BR102020007226A2 - protetor descartável para estetoscópio - Google Patents

protetor descartável para estetoscópio Download PDF

Info

Publication number
BR102020007226A2
BR102020007226A2 BR102020007226-9A BR102020007226A BR102020007226A2 BR 102020007226 A2 BR102020007226 A2 BR 102020007226A2 BR 102020007226 A BR102020007226 A BR 102020007226A BR 102020007226 A2 BR102020007226 A2 BR 102020007226A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
stethoscope
protector
disposable
fact
previous
Prior art date
Application number
BR102020007226-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Flávio Alexandre Soares
Original Assignee
Flávio Alexandre Soares
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Flávio Alexandre Soares filed Critical Flávio Alexandre Soares
Priority to BR102020007226-9A priority Critical patent/BR102020007226A2/pt
Publication of BR102020007226A2 publication Critical patent/BR102020007226A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B7/00Instruments for auscultation
    • A61B7/02Stethoscopes
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D65/00Wrappers or flexible covers; Packaging materials of special type or form
    • B65D65/38Packaging materials of special type or form
    • B65D65/46Applications of disintegrable, dissolvable or edible materials
    • B65D65/466Bio- or photodegradable packaging materials
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02WCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO WASTEWATER TREATMENT OR WASTE MANAGEMENT
    • Y02W90/00Enabling technologies or technologies with a potential or indirect contribution to greenhouse gas [GHG] emissions mitigation
    • Y02W90/10Bio-packaging, e.g. packing containers made from renewable resources or bio-plastics

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Medical Informatics (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Surgery (AREA)
  • Acoustics & Sound (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Biodiversity & Conservation Biology (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Accommodation For Nursing Or Treatment Tables (AREA)

Abstract

Patente de invenção: “PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO”. A presente invenção refere-se a um protetor de estetoscópio, que tem como objetivo impedir, que o dito equipamento tenha contato direto como o corpo do paciente infectado e em seguida, por falta de higienização, possa infectar outro doente. O protetor possui em uma de suas faces, um formato de cortes anatômicos, que permite o perfeito encaixe nos estetoscópios existente no mercado, possibilitando tanto a ausculta pulmonar quanto cardíaca. O protetor é descartável, sendo utilizado apenas um, para cada paciente no momento da ausculta pulmonar e ou cardíaca, feita por parte de profissionais de saúde. O PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO torna-se indispensável neste momento em que a transmissão de vírus como o COVID-19, tem altos índices de contaminação mundial, resultando em pandemias. É uma invenção de baixo custo produtivo e de grande importância do ponto de vista sanitário, por ser mais um item no auxilio da prevenção de transmissão de bactérias e vírus.

Description

Campo Técnico
[001] A Presente invenção refere-se a um protetor para estetoscópio com o objetivo de ser utilizado por profissionais da área de saúde, quando em atendimento nos consultórios, postos de saúde, hospitais e similares com a finalidade de evitar a contaminação de pacientes por bactérias e vírus, que podem disseminar infecções pelo contato do estetoscópio mal higienizado, de um paciente para outro.
Antecedentes
[002] Hoje em dia nos consultórios, postos de saúde, hospitais e similares a utilização e manuseio do estetoscópio, não dispõe de nenhuma proteção e ou certeza de que o profissional de saúde fará a desinfecção do equipamento para sua utilização nos pacientes, principalmente em atendimentos emergenciais em hospitalares públicos, o que aumenta o risco de disseminação e transmissão de bactérias e vírus. As precauções de contato devem ser utilizadas em consonância as precauções padrão.
[003] O contato é a via mais comum e importante de transmissão de doenças infecciosas. A transmissão por contato indireto envolve o contato do doente com um objeto intermediário, geralmente inanimado, como por exemplo, o estetoscópio. O uso de equipamentos e protetores descartáveis, confeccionadas e fabricadas com tecido-não-tecido (TNT) de alta qualidade e com filtro interno de retenção bacteriológica tem sido utilizados mundialmente no combate à transmissão e propagação de bactérias e vírus.
[004] Hoje nos mercados brasileiro e mundial existem protetores de estetoscópio confeccionados em poli tereftalato de etileno e silicone que são produtos não descartáveis, exigindo uma higienização constante como na utilização do estetoscópio sem proteção. Além desse inconveniente, são protetores que possuem tamanhos diferentes, exigindo a compra de acordo com o tamanho e espessura de cada estetoscópio, sendo inviáveis para locais onde há grande número de profissionais de saúde com estetoscópios de diferentes medidas.
Sumário da invenção
[005] O objetivo da presente invenção é proteger de forma integral e segura os pacientes contra doenças transmissíveis por bactérias e vírus provenientes de estetoscópios infectados não higeinizados. PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO, pode ser confeccionado em tecido- não-tecido (TNT), papeis impermeáveis, fibras biodegradáveis e SMS que trata-se de um composto triplo, unido termicamente, formado por duas camadas externas de não-tecido e uma camada interna de filtro de retenção bacteriológica. Pelo fato do SMS ser fabricado com um denso aglomerado de microfibras, tem como propriedades a alta resistência e barreira contra micro-organismos, bactérias e vírus.
[006] A estes materiais podem-se aplicar produtos bactericidas não prejudiciais ao contato com a pele humana. A utilização do PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO é simples e rápida, pois o mesmo é confeccionado em tamanho único baseado nos padrões internacionais de medidas de estetoscópios utilizados por diversos profissionais da área de saúde no mundo.
[007] O PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO é composto de duas faces, onde a face que entrará em contato com o corpo do paciente, protege a campânula ou diafragma do contato direto com o corpo. A outra face possui um corte com um centímetro de largura que vai da abertura principal do protetor ate um corte circular de dois cm de diâmetro no centro da face. O usuário encaixa a campânula ou diafragma na abertura deslizando-o para frente até que o corpo de ligação entre a campânula e o diafragma se encaixe no dito corte circular central. Assim o protetor estará fixado ao estetoscópio para sua utilização. Para manter a integridade do PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO, deverá ser utilizada uma embalagem, de preferência individual, que o mantenha estéril ate o momento de sua utilização.
[008] A presente invenção, PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO, poderá ser mais bem compreendido, através da seguinte descrição detalhada, em consonância com as figuras em anexo, onde:
[009] A figura 1 representa a face onde o estetoscópio será acoplado ao PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO.
[010] A figura 2 representa a face do PROTETOR, que entrara em contato com o corpo do paciente após estar acoplado ao estetoscópio.
[011] Com referência as estas figuras pode-se observar que o PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO é composto de um corpo único com duas faces (1) (6), que poderão ser confeccionadas em tecido-não-tecido (TNT), papeis impermeáveis, fibras biodegradáveis e SMS. A face que fará contato com o corpo do paciente (6) é uma barreira, para que não haja nenhum contato do equipamento com o corpo do mesmo. A outra face (1) é composta de um corte côncavo (2), na parte inferior com o objetivo de facilitar o acoplamento do estetoscópio ao protetor.
[012] Há um corte vertical (3) que liga o corte côncavo (2) da parte inferior ao corte circular central (4), projetado para o encaixe do corpo, do estetoscópio, localizado entre a campânula e o diafragma. A campânula ou o diafragma entrarão no protetor pela abertura onde há o corte côncavo inferior do mesmo (2) de forma envelopada, deslizando-o até que o corpo de ligação entre a campânula e o diafragma esteja acoplado.
[013] De acordo com as figuras 1 e 2, as laterais do PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO (5), poderão ser costuradas ou fundidas em alta temperatura de acordo com a técnica produtiva empregada e ou normas sanitárias vigentes no País onde for comercializado.

Claims (10)

1. PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO, caracterizada por constituir-se de um corpo único, composto por duas faces, onde uma delas entrara em contato com o corpo do paciente e a outra onde o estetoscópio será acoplado.
2. PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a face de contato com o corpo do paciente é totalmente fechada.
3. PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a face onde o estetoscópio será acoplado é composta em sua base inferior por um corte côncavo, que possibilita o melhor encaixe do mesmo.
4. PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o corte vertical de 1 centímetros de largura possibilita o deslizamento do corpo entre a campanula e o diafragma para o centro do dito protetor.
5. PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a face de acoplamento ao estetoscópio possui um corte circular central de 2 centímetros de diâmetro.
6. PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que poderá ser produzida, em formato de circulo ou quadrado, de acordo com as necessidades técnicas de utilização, exigências e ou legislação.
7. PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que poderão ser confeccionadas em tecido-não-tecido (TNT), papeis impermeáveis, fibras biodegradáveis e ou SMS.
8. PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que se for fabricado no formato quadrado deverá ter como medidas 6 centímetros por 6 centímetros ou 6 centímetros de diâmetro sendo produzido no formato circular.
9. PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que é um equipamento essencial a prevenção do corona vírus em hospitais e unidades de saúde.
10. PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de poder ser utilizado por quaisquer estetoscópios comercializados, atendendo às medidas existentes.
BR102020007226-9A 2020-04-11 2020-04-11 protetor descartável para estetoscópio BR102020007226A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020007226-9A BR102020007226A2 (pt) 2020-04-11 2020-04-11 protetor descartável para estetoscópio

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020007226-9A BR102020007226A2 (pt) 2020-04-11 2020-04-11 protetor descartável para estetoscópio

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102020007226A2 true BR102020007226A2 (pt) 2020-06-30

Family

ID=71451217

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102020007226-9A BR102020007226A2 (pt) 2020-04-11 2020-04-11 protetor descartável para estetoscópio

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102020007226A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2023168504A1 (pt) * 2022-03-05 2023-09-14 Alexandre Soares Flavio Protetor descartável para estetoscópio

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2023168504A1 (pt) * 2022-03-05 2023-09-14 Alexandre Soares Flavio Protetor descartável para estetoscópio

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Wong et al. Absence of nosocomial influenza and respiratory syncytial virus infection in the coronavirus disease 2019 (COVID-19) era: implication of universal masking in hospitals
US20130341223A1 (en) Disposable cover for stethoscope
US20160000508A1 (en) BARRIER KiT FOR EMT MONITORING EQUIPMENT
BR102020007226A2 (pt) protetor descartável para estetoscópio
BR202020007226Y1 (pt) Protetor descartável para estetoscópio
Cruickshank Epidemiology of some skin infections
WO2023168504A1 (pt) Protetor descartável para estetoscópio
Ponde et al. Regional anesthesia in the coronavirus disease (COVID-19) pandemic: Clinical guidelines by AORA, India
Berkowitz et al. Attitudes of pediatric nurses facing HIV risk
Palen et al. Surgical masks vs N95 respirators for preventing influenza
BR202012024470U2 (pt) Capa protetora descartável para estetoscópio
Ananda et al. HIV-negative drug addict diagnosed with AIDS and tuberculosis at autopsy: A case report and brief review of literature
Badlou COVID-19WAR
Edwards The 5 C's-A critical care nurse's mandate on infection control
O'Sullivan Gonorrhoea in the Skin
Smith et al. Skills for Midwifery Practice Australian & New Zealand Edition
Anetor A retrospective view of Lassa fever outbreak in Nigeria (2012-2017)
Kumar et al. Case of eustachian valve endocarditis and the importance of synergistic antibiotic therapy
BRMU8801954U2 (pt) aperfeiçoamento construtivo introduzido em protetor descartável para estetoscópio
CN209253238U (zh) 包皮环切术后阴茎保护器
Reddy COVID-19 prevention and management: overview
Jenewari Monkeypox pox in Nigeria: epidemiology and prevention
Acharya et al. Hearing Aid Battery Ingestion: Medical Error or Poor Design
ZAFAR Knowledge and Awareness of Ebola Virus Disease among Medical Students
Slawson Hazards in the operating theatre. Serum hepatitis.

Legal Events

Date Code Title Description
B03B Publication of an application: publication anticipated [chapter 3.2 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B15J Others concerning applications: changing of nature [chapter 15.10 patent gazette]

Free format text: PEDIDO RENUMERADO DEVIDO A MUDANCA DE NATUREZA DE BR102020007226-9 PARA BR202020007226-4.