BRMU8801954U2 - aperfeiçoamento construtivo introduzido em protetor descartável para estetoscópio - Google Patents
aperfeiçoamento construtivo introduzido em protetor descartável para estetoscópio Download PDFInfo
- Publication number
- BRMU8801954U2 BRMU8801954U2 BRMU8801954-3U BRMU8801954U BRMU8801954U2 BR MU8801954 U2 BRMU8801954 U2 BR MU8801954U2 BR MU8801954 U BRMU8801954 U BR MU8801954U BR MU8801954 U2 BRMU8801954 U2 BR MU8801954U2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- stethoscope
- protector
- improvement introduced
- diaphragm
- constructive improvement
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61B—DIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
- A61B46/00—Surgical drapes
- A61B46/10—Surgical drapes specially adapted for instruments, e.g. microscopes
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61B—DIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
- A61B17/00—Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets
- A61B2017/0023—Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets disposable
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61B—DIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
- A61B7/00—Instruments for auscultation
- A61B7/02—Stethoscopes
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Surgery (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Biomedical Technology (AREA)
- Heart & Thoracic Surgery (AREA)
- Medical Informatics (AREA)
- Molecular Biology (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)
- Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)
Abstract
APERFEIçOAMENTO CONSTRUTIVO INTRODUZIDO EM PROTETOR DESCARTáVEL PARA ESTETOSCóPIO. Se refere, mais particularmente a um protetor descartável notadamente desenvolvido para ser utilizado em exames clínicos e similares e cuja finalidade visa favorecer a biossegurança, através da manutenção de barreira mecânica, impossibilitando o contato do diafragma do estetoscópio (DE), com a pele de pacientes, mantendo o diafragma livre de bactérias e o paciente sem a possibilidade de adquirir microorganismos presentes no estetoscópio. Com esta proteção, a contaminação se torna nula e a utilização de substancias químicas tóxicas e corrosivas não se faz necessária. Segundo a presente invenção, o protetor de estetoscópio é confeccionado material resiliente, constituído por uma estrutura única com tensão adequada para compor uma espécie de garra ao redor do diafragma, sendo dita estrutura composta por porção principal ordinariamente circula. A borda externa (A) circular prevê ajuste e adaptação hermética (Fig.3e), cuja finalidade principal é de servir de escora durante abertura quando da introdução (Fig.3d) e remoção do protetor.
Description
RELATÓRIO DESCRITIVO DE PATENTE DE MODELO DEUTILIDADE
"APERFEIÇOAMENTO CONSTRUTIVO INTRODUZIDO EMPROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO"
O presente pedido de patente de modelode utilidade trata de um novo "APERFEIÇOAMENTO CONSTRUTIVOINTRODUZIDO EM PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO"
CAMPO TÉCNICO
Trata a presente invenção de um protetor daárea da saúde, notadamente desenvolvido para atuar como elemento deproteção durante procedimentos de inspeção clínica e diagnóstico e cujafinalidade extrínseca visa favorecer a biossegurança através damanutenção do isolamento da região do diafragma quando em contatocom a pele do paciente a ser examinado. Este protetor tem a finalidadede mantendo o ambiente asséptico, de modo que, qualquer tipo decontaminação seja descartada durante o procedimento, facilitando amanutenção da biossegurança, evitando a constante limpeza comsoluções desinfetantes, que por uso constante poderiam danificar oaparelho, e por fim impossibilitando a infecção cruzada.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
Segundo os profissionais da área saúde, oestetoscópio é um instrumento de uso universal no ambiente hospitalar,ambulatorial e em consultórios, que entra em contato direto com muitospacientes, podendo ser um veículo de contaminação e disseminaçãoGENNÉ(1996).
Ao revisar a literatura, podemos afirmar que segundoMALUF(2002), após analisar 30 diafragmas de estetoscópios, emambiente hospitalar, pode concluir que 87% apresentavam-secontaminados e desta forma, poderiam causar disseminação deinfecções hospitalares.
Desta forma, a utilização de substânciasquímicas auxiliares de desinfecção, se torna de fundamental importânciana manutenção e preservação da limpeza e biossegurança, acordeGUINTO(2002) .
As substâncias químicas são amplamentevariadas e, em cada caso específico, busca-se eliminar e manter oambiente livre de bactéria, vírus, fungos e leveduras, porém nenhumaconsegue 100% de êxito, apresentando falhas que podem causar adisseminação bacteriana e infecções severas e por outro lado o usoconstante destes fármacos, podem, alterar o som do exame e causarcorrosão do aparelho, MILAM(2001).Os autores MARIELLA(1997);Bernard(1999); ZACHARY(2001) comenta que o álcool isopropil á 70%,apresenta-se eficiente na desinfecção de diafragmas de estetoscópios.
Segundo PARMAR(2004), comenta em seus estudos que é freqüente acontaminação dos estetoscópios e indica a solução de álcool etílico à66%, para desinfecção.
O ambiente em que vivemos é repleto debactérias, fungos, vírus e leveduras e no caso dos hospitais, asbactérias se tornam cada vez mais resistentes pelo contato cotidianocom substancias químicas, tornando-se resistentes e por este motivo osdesinfetantes e substancias auxiliares na desinfecção não apresentam-se com tanta eficiência.
Outro método de manutenção da cadeia asséptica é a barreira física ouseja, o uso de proteção esterilizada, como por exemplo o preservativomasculino. Este é um método contraceptivo muito antigo, existindo provas dasua utilização em civilizações históricas da Antigüidade, como a chinesa, naqual os preservativos eram feitos de papel de seda untado com óleo, a egípcia,que utilizava intestinos de animais cozidos, ou ainda a cretense (1600 a.C), daqual existem relatos acerca do rei Minos de Knossos recorrer a bexigasnatatórias de peixes como preservativo. No século XVI o anatomista italianoGabriel Fallopius recomendava um incômodo saquinho feito de linho eamarrado com um laço, que é considerado o primeiro preservativo (vulgocamisinha), provavelmente utilizado para evitar doenças venéreas. Um séculodepois, um médico inglês - conhecido como dr. Condom - resolveu criar umprotetor feito com tripa de animais para o rei Carlos II de Inglaterra, a fim deevitar o nascimento de tantos filhos ilegítimos (No entanto não há qualquerevidência de que tal médico tenha realmente existido). Em 1939, com adescoberta do processo de vulcanização da borracha, os preservativospassaram a ser fabricados com esse material e ficaram elásticos. Este é ométodo contraceptivo mais utilizado em todo o mundo, que ajuda não só noplanejamento familiar como também evita a transmissão das mais terríveisDSTs. É feito de látex ou poliuretano e geralmente vem já lubrificado, existindoem várias cores, aromas e tamanhos.
Inúmeras são as indicações do uso doestetoscópio, tais como: medicina; odontologia, enfermagem, veterinário,fisioterapeutas, entre outras especialidades. E em todas asespecialidades da saúde exigem cautela quando nos referimos ainfecção cruzada, ou seja a transmissão de bactérias, vírus, fungos eleveduras por instrumentos sem assepsia adequada.Como podemosevitar tal propagação de infecções?
Ao pesquisar junto ao mercado consumidor, aempresa BHSBrasil, Captec, lança no mercado um protetor deestetoscópio, NÂO DESCARTÁVEL, com ação antimicrobiana e funçãoantichoque. Após vasta pesquisa com médicos e os mais variadosusuários de estetoscópio, impossibilitaram a utilização deste produto,pela demora na colocação deste protetor, pela "garantia" da açãoantimicrobiana e pela perda na qualidade de auscultação dos pacientes.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Pensando em implementar melhorias aomercado consumidor, os requerentes, depois de inúmeras pesquisasdesenvolveram este ""APERFEIÇOAMENTO CONSTRUTIVOINTRODUZIDO EM PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO", oqual deve obter posição de destaque dentre os seus congêneres epersonalizar-se ante o mercado consumidor pelo fato do protetor,notadamente desenvolvido para a proteção e biossegurança dodiafragma do estetoscópio, onde este visa favorecer, principalmente amanutenção do isolamento mecânico, mantendo-se o ambienteplenamente asséptico, de modo que qualquer tipo de contaminação sejatotalmente descartada e diminuída durante a intervenção clínica,impossibilitando conseqüentemente, a infecção cruzada, a disseminaçãode infecções hospitalares e o atendimento de maior número depacientes com segurança, inutilização do uso de substâncias químicasauxíliares de desinfecção, que danificam o diafragma e causam corrosãonos componentes do estetoscópio.
O protetor de estetoscópio, ora desenvolvido, éconfeccionado em material resiliente, com propriedades elásticas, defina espessura, resistente, de fácil manuseio e introdução,DESCARTÁVEL, constituído por uma estrutura única, composta porporção principal ordinariamente circular.
A porção principal do protetor de estetoscópioprevê características circular, apresentando uma constrição na porçãomediana, favorecendo a adaptação anatômica do diafragma doestetoscópio(DE). Sua borda (A) apresentasse com maior formato,também circular, porém de maior diâmetro e espessura, quandorelacionado com o terço médio (B) do protetor de estetoscópio
A borda interna da referida porção principal doprotetor prevê reforço de material, podendo ser em silicone, látex ousimilar, cuja finalidade de melhorar a resistência e estabilidade, junto dodiafragma, sem prejuízo no processo de auscultação dos pacientes.
A função do protetor para estetoscópio residena manutenção da biossegurança, evitando o contato direto dodiafragma junto ao paciente, impossibilitando a troca demicroorganismos, evitando a perda de tempo na tentativa dedesinfecções com substâncias químicas, que danificam e corroem oscomponentes do estetoscópio e que também podem causar alergiasquando em contato direto a pele dos pacientes.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS : "APERFEIÇOAMENTO CONSTRUTIVOINTRODUZIDO EM PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO"
A complementar a presente descrição de modoa obter uma melhor compreensão das características do presenteinvento e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo,acompanha a descrição em anexo, um conjunto de desenhos, onde, demaneira exemplificada, embora não limitativa, se representou oseguinte:
a figura 1 mostra uma vista, em perspectiva, doprotetor de estetoscópio;
a figura 2 mostra uma vista superior do protetordo estetoscópio;
a figura 3 mostra detalhadamente eseqüencialmente, o ciclo de utilização do protetor descartável, iniciando-se pela sua colocação(fig.3a; fig.3b; fig.3c e fig.3d) eadaptação(fig.3e) até o seu descarte(fig.3f).DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO:
Com referências aos desenhos ilustrados, apresente Invenção "APERFEIÇOAMENTO CONSTRUTIVO INTRODUZIDOEM PROTETOR DESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO", se refere, maisparticularmente a um protetor descartável (Fig. 1) notadamentedesenvolvido para ser utilizado em exames clínicos e similares, e cujafinalidade visa favorecer a biossegurança, através da manutenção debarreira mecânica, impossibilitando o contato do diafragma doestetoscópio (DE), com a pele de pacientes, mantendo o diafragma livrede bactérias e o paciente sem a possibilidade de adquirirmicroorganismos presentes no estetoscópio. Com esta proteção, acontaminação se torna nula, e a utilização de substâncias químicastóxicas e corrosivas, diminuída drasticamente.
Segundo a presente invenção, o protetor deestetoscópio (fig. 1) é confeccionado em material resiliente de pequenaespessura, preferencialmente, constituído por uma estrutura única comtensão adequada para compor uma espécie de garra ao redor dodiafragma, sendo dita estrutura composta por porção principalordinariamente circular (fig.3a).
A borda externa (A) circular prevê ajuste eadaptação hermética (fig. 3e), cuja finalidade principal é de servir de escoradurante abertura quando da introdução e remoção do protetor (P).
Apesar de detalhada a invenção, é importanteentender que a mesma não limita sua aplicação aos detalhes e etapasaqui descritos. A invenção é capaz de outras modalidades e de serpraticada ou executada em uma variedade de modos e formatos. Deveficar entendido que a terminologia aqui empregada é para a finalidadede descrição e não de limitação.
Claims (5)
1.) "APERFEIÇOAMENTO CONSTRUTIVO INTRODUZIDO EM PROTETORDESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÒPIO", trata-se de um protetor (Fig.1)com tensão adequada e cuja finalidade extrínseca e intrínseca visafavorecer a biossegurança, através da manutenção do isolamento dodiafragma do estetoscópio(DE) em relação a pele do paciente envolvido;caracterizado pelo formato circular ser constituído por uma estruturaúnica composta por porção principal circular.
2.) "APERFEIÇOAMENTO CONSTRUTIVO INTRODUZIDO EM PROTETORDESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÒPIO", de acordo com a 1areivindicação, caracterizado por ser descartável, ou seja, de uso único.
3.) "APERFEIÇOAMENTO CONSTRUTIVO INTRODUZIDO EM PROTETORDESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÒPIO", de acordo com a 1a reivindicação,caracterizado pelo material de espessura fina elástica e resiliente, quefacilitam sua introdução e remoção, sem alterar a ausculta, tornando seu usocompatível com o cotidiano clínico, de hospitais, ambulatórios, consultóriosmédicos, odontológicos e veterinários, dentre outros.
4.) "APERFEIÇOAMENTO CONSTRUTIVO INTRODUZIDO EM PROTETORDESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÒPIO", de acordo com a 1a reivindicaçãoe numa opção preferencial, caracterizado pelos meios de travamentoassociados a propriedades elásticas do silicone, látex ou similares.
5.) "APERFEIÇOAMENTO CONSTRUTIVO INTRODUZIDO EM PROTETORDESCARTÁVEL PARA ESTETOSCÓPIO", de acordo com a 1a reivindicaçãoe numa opção preferencial, caracterizado pelo formato anatômico do protetordescartável, compatível com o diafragma do estetoscópio, apresentando fácilintrodução e remoção, não necessitando de tempo excessivo, possibilitando atroca entre pacientes, sem prejuízo de tempo.
Priority Applications (2)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRMU8801954-3U BRMU8801954U2 (pt) | 2008-09-18 | 2008-09-18 | aperfeiçoamento construtivo introduzido em protetor descartável para estetoscópio |
PCT/BR2008/000294 WO2010031151A1 (en) | 2008-09-18 | 2008-09-24 | Protecting device for stethoscope |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRMU8801954-3U BRMU8801954U2 (pt) | 2008-09-18 | 2008-09-18 | aperfeiçoamento construtivo introduzido em protetor descartável para estetoscópio |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRMU8801954U2 true BRMU8801954U2 (pt) | 2010-05-18 |
Family
ID=42039035
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRMU8801954-3U BRMU8801954U2 (pt) | 2008-09-18 | 2008-09-18 | aperfeiçoamento construtivo introduzido em protetor descartável para estetoscópio |
Country Status (2)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRMU8801954U2 (pt) |
WO (1) | WO2010031151A1 (pt) |
Families Citing this family (3)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US11628031B2 (en) | 2016-06-28 | 2023-04-18 | Sano Curatio, LLC | Barrier dispenser and method of using the same |
US10271919B2 (en) | 2016-06-28 | 2019-04-30 | Sano Curatio, LLC | Barrier dispenser and method of using the same |
USD1033626S1 (en) | 2021-09-28 | 2024-07-02 | Sano Curatio, LLC | Dispenser for barrier materials |
Family Cites Families (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FR2609626A1 (fr) * | 1987-01-15 | 1988-07-22 | Delavigne Camille | Protege-brassard d'appareil a tension et protege-membrane de stethoscope |
-
2008
- 2008-09-18 BR BRMU8801954-3U patent/BRMU8801954U2/pt not_active Application Discontinuation
- 2008-09-24 WO PCT/BR2008/000294 patent/WO2010031151A1/en active Application Filing
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
WO2010031151A1 (en) | 2010-03-25 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
Kurbanova et al. | EFFICIENCY OF DISINFECTION OF DENTAL INSTRUMENTS AND PRODUCTS CONTAMINATED WITH VARIOUS MICROORGANISMS | |
US20130341223A1 (en) | Disposable cover for stethoscope | |
BRMU8801954U2 (pt) | aperfeiçoamento construtivo introduzido em protetor descartável para estetoscópio | |
Vuković et al. | Mycobacterium fortuitum endocarditis associated with cardiac surgery, Serbia | |
Aljamali et al. | Review on Hospital Bacteria (Causes, Infections, Prevention) | |
Levenson et al. | A plastic isolator for operating in a sterile environment | |
Rutala et al. | Effective high-level disinfection of cystoscopes: is perfusion of channels required? | |
WO2014043777A1 (pt) | Aperfeiçoamento construtivo introduzido em protetor universal descartável para estetoscópio | |
Haskey | Nursing critically ill patients in the intensive care unit | |
Ziady et al. | Prevent and Control Infection: Application Made Easy | |
Mahmood et al. | A survey of infection control practices in the delivery room and nursery to investigate and control the high rate of neonatal sepsis: An experience at a secondary care hospital | |
Cheng et al. | Effect Comparison of Double-Stranded Quaternary Disinfectant Wipes and Chlorine Disinfectant of Sterilizing the Surface of the Operating Room | |
Gigli | Preventive measures for hospital infections in a “nest” | |
Wadsworth | Mouth disinfection in the prophylaxis and treatment of pneumonia | |
WO2023168504A1 (pt) | Protetor descartável para estetoscópio | |
HMD | ASSMENT OF NURSES KNOWLEDGE REGARDING DAILY NEWBORN CARE AT ALRIBAT UNIVERSITY HOSPITAL KHARTOUM-SUDAN-2018 | |
RU96748U1 (ru) | Насадка одноразовая для диагностических поверхностных датчиков аппаратов ультразвуковой диагностики | |
Jingjing et al. | Aplicacion de Bolsa de Ostomia Capelina en Ninos con Bajo Peso Corporal y Fistula Intestinal. | |
Sahoo et al. | Disinfection Procedures in Dental Office: An Overview. | |
Dong et al. | A study regarding measurements of bacterial contamination levels in radiology room within the department of radiological technology | |
CN201840697U (zh) | 血压计消毒器皿 | |
Kingston | Principles of infectious diseases control in the community | |
BRPI0705077A (pt) | protetor para estetoscópio | |
BIGELOW | ASEPSIS AND ANTISEPSIS. | |
Flora et al. | Microbial World |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B11A | Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing | ||
B11Y | Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired | ||
B15Z | Prolongation of time limit refused |
Free format text: NEGADA A SOLICITACAO DE DEVOLUCAO DE PRAZO REQUERIDA ATRAVES DA PETICAO NO 018120035965/SP DE 26.09.2012, UMA VEZ QUE NAO FICOU COMPROVADA A JUSTA CAUSA, CONFORME DEFINIDA NO ART. 221 DA LPI 9279/96 E NO ART. 2O DA RESOLUCAO 116/04. A COPIA DO PARECER PODERA SER SOLICITADA ATRAVES DO FORMULARIO 1.05. DESTA DATA CORRE O PRAZO DE 60 (SESSENTA) DIAS PARA EVENTUAL RECURSO DO INTERESSADO |