BR102019011820A2 - Acessório para ativar a circulação sanguínea - Google Patents

Acessório para ativar a circulação sanguínea Download PDF

Info

Publication number
BR102019011820A2
BR102019011820A2 BR102019011820-2A BR102019011820A BR102019011820A2 BR 102019011820 A2 BR102019011820 A2 BR 102019011820A2 BR 102019011820 A BR102019011820 A BR 102019011820A BR 102019011820 A2 BR102019011820 A2 BR 102019011820A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
accessory
bags
blood circulation
flexible
blood
Prior art date
Application number
BR102019011820-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Armando Barros Monteiro
Original Assignee
Armando Barros Monteiro
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Armando Barros Monteiro filed Critical Armando Barros Monteiro
Priority to BR102019011820-2A priority Critical patent/BR102019011820A2/pt
Publication of BR102019011820A2 publication Critical patent/BR102019011820A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61HPHYSICAL THERAPY APPARATUS, e.g. DEVICES FOR LOCATING OR STIMULATING REFLEX POINTS IN THE BODY; ARTIFICIAL RESPIRATION; MASSAGE; BATHING DEVICES FOR SPECIAL THERAPEUTIC OR HYGIENIC PURPOSES OR SPECIFIC PARTS OF THE BODY
    • A61H9/00Pneumatic or hydraulic massage
    • A61H9/005Pneumatic massage
    • A61H9/0078Pneumatic massage with intermittent or alternately inflated bladders or cuffs
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61HPHYSICAL THERAPY APPARATUS, e.g. DEVICES FOR LOCATING OR STIMULATING REFLEX POINTS IN THE BODY; ARTIFICIAL RESPIRATION; MASSAGE; BATHING DEVICES FOR SPECIAL THERAPEUTIC OR HYGIENIC PURPOSES OR SPECIFIC PARTS OF THE BODY
    • A61H11/00Belts, strips or combs for massage purposes
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61HPHYSICAL THERAPY APPARATUS, e.g. DEVICES FOR LOCATING OR STIMULATING REFLEX POINTS IN THE BODY; ARTIFICIAL RESPIRATION; MASSAGE; BATHING DEVICES FOR SPECIAL THERAPEUTIC OR HYGIENIC PURPOSES OR SPECIFIC PARTS OF THE BODY
    • A61H11/00Belts, strips or combs for massage purposes
    • A61H2011/005Belts, strips or combs for massage purposes with belt or strap expanding and contracting around an encircled body part

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Pain & Pain Management (AREA)
  • Physical Education & Sports Medicine (AREA)
  • Rehabilitation Therapy (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Massaging Devices (AREA)

Abstract

o presente pedido de patente idealiza um acessório para ativar a circulação sanguínea, que pertence ao campo dos artigos medicinais, de uso mais precisamente para prevenção e tratamento de patologias do sistema cardiovascular; mais precisamente foi desenvolvido para ser utilizado preferencialmente nas pernas e membros, envolvendo essas regiões, visando o tratamento e prevenção de tromboses; o estado da técnica antecipa diversos tipos de dispositivos e meias para o mesmo fim, porém as tradicionais meias elásticas são constituídas simplesmente por tecidos tramados com fios elástico; e os dispositivos que compreendem sistemas de ar comprimido e similares, possuem construtividades complexas e não podem ser utilizadas no cotidiano, se limitando aos pacientes acamados em ambientes hospitalares ou similares; diferentemente o objeto do presente pedido é constituído a partir de tubos flexíveis (4) ou bolsas infláveis (7) conformadas em anéis abertos posicionados em espiral ascendente e montados entre duas camadas de tecido (2) e (3), sendo que os tubos flexíveis (4) ou bolsas (7) inflam de baixo para cima em espiral gradativo e esvaziam de cima para baixo, em ciclos, que pode ser programando manualmente ou através de um aplicativo.

Description

ACESSÓRIO PARA ATIVAR A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA Campo da invenção
[001] A presente patente de invenção tem por objeto um prático e inovador acessório para ativar a circulação sanguínea, pertencente ao campo dos artigos medicinais, de uso mais precisamente para prevenção e tratamento de patologias do sistema cardiovascular.
[002] A mais comum e perigosa são os diversos tipos de tromboses que afetam o sistema circulatório principalmente em pacientes de idade avançada e que levam uma vida mais sedentária ou mesmo em viagens longas que ficam quase sempre em posição sentada.
[003] O objeto do presente pedido de patente se refere a um acessório, para ativação da circulação nos membros do corpo, principalmente das pernas, provocando o retorno venal e evitando os males ocasionados pela má circulação como, por exemplo, a trombose, isso ocorrerá através de suas ações mecânicas que serão programadas, acionadas e controladas, manualmente ou por meio de um aplicativo.
[004] O acessório em apresentação poderá ser utilizado para vários fins além da ativação da circulação sanguínea, como relaxamento e bem estar através do ar que será injetado com temperatura ambiente, quente ou frio nos tubos flexíveis ou bolsas flexíveis contidas no acessório. Atuando também como massageador através do processo de inflar e esvaziar, pressionando vários elementos contra a pele do usuário, tais como: imã, esfera de cerâmica, entre outros. Estes elementos podem ser inseridos no tecido de revestimento ou nos próprios tubos ou nas bolsas flexíveis.
[005] A inovação consiste em um acessório portátil que poderá ser utilizado em qualquer localidade, proporcionando conforto, prevenção e bem estar ao usuário, em seu trabalho, em suas viagens, no seu dia a dia, quando estiver inerte ou sem atividade. O acessório ativará a circulação sanguínea dos seus membros, principalmente os inferiores como se ele estivesse fazendo exercícios, evitando doenças ocasionadas pela má circulação como: trombose, inchaços e cansaços principalmente nas pernas.
[006] Tem-se, portanto, no pedido de patente em questão, um acessório que apresenta um formato tubular aberto, que pode ser similar a uma meia, desenvolvido preferencialmente para a ativação da circulação sanguínea através de um conjunto de tubos ou bolsas que podem ser inflados e esvaziados em ciclos, dessa forma movimentando o fluxo sanguíneo.
Estado da técnica
[007] Diversos tipos de tromboses afetam o sistema circulatório principalmente em pacientes de idade avançada e que levam uma vida mais sedentária ou mesmo em viagens longas que ficam quase sempre em posição sentada.
[008] Como é de conhecimento por parte dos especialistas na técnica, diversos sistemas e métodos são disponibilizados para a prevenção e tratamento dessas patologias.
[009] Nesse aspecto e no sentido de precisar o estado da técnica, podem ser citados alguns documentos de patente que versam sobre equipamentos e sistemas com as mesmas finalidades conceituais, porém sem alcançar o mérito inventivo e os diferenciais ora revelados, conforme segue abaixo.
[010] O documento de patente DE102017116220A1, intitulado de "DISPOSITIVO DE TREINAMENTO PARA MELHORAR O REFLUXO SANGUÍNEO VENOSO NAS PERNAS E O PODER E CONTROLE DOS MÚSCULOS DO TORNOZELO"; se refere a um dispositivo de treinamento, destinado ao uso como dispositivo para exercícios de tornozelo para melhorar a força, flexibilidade, resistência e controle do tornozelo e seus tecidos moles circundantes, especialmente após a cirurgia, bem como para melhorar ou ativar a circulação sanguínea, especialmente nas pernas de um ser humano para promover o refluxo sanguíneo venoso, bem como a profilaxia da chamada trombose de viagem, que pode ocorrer especialmente durante ou após longos períodos de permanência em ônibus, trem ou viagens aéreas.
[011] O documento de patente US5186163A, intitulado de "DISPOSITIVO DE COMPRESSÃO"; apresenta um dispositivo para induzir o fluxo sanguíneo no membro de um paciente que é promovido pela repetição de um ciclo de aplicação sequencial de pressões compressivas contra o membro do paciente através de uma manga flexível e pressurizável que possui câmaras de pressão progressivamente dispostas ao longo do membro em relação ao coração do paciente. Especificamente, as câmaras de pressão do distal ao proximal são pressurizadas até que estejam em suas pressões apropriadas, de modo a colapsar as veias do membro. No final da compressão mais proximal, uma câmara do pé é comprimida a uma pressão substancialmente maior do que as outras câmaras para forçar o sangue do pé até o membro, fazendo com que as veias colapsadas se abrissem, minimizando a distensão das veias e aumentando a transmissão de sangue o membro.
[012] O documento de patente WO2017159927A, intitulado de "APARELHOS DE DRENAGEM E PRENSAGEM DE SANGUE, E MEIA DE COMPRESSÃO PARA CIRURGIA MONTADA SOBRE O MESMO E MÉTODO PARA ENROLAR O MESMO", se refere a um aparelho de drenagem e prensagem de sangue capaz de pressionar a extremidade superior de um local de operação para interromper o sangramento e, ao mesmo tempo, drenar o sangue fora das veias no local da operação durante uma cirurgia do membro e capaz de diminuir significativamente a possibilidade de trombose e dor pós-operatória. O aparelho de drenagem e prensagem de sangue compreende: um anel que é feito de um material elástico, o qual é conformado para ter uma forma de anel oco tendo uma secção transversal circular de modo que o membro de um corpo possa ser inserido ali; e uma porção de fixação proporcionada para envolver uma circunferência externa do anel, e fornecida para apertar seletivamente o anel de modo a que o oco do anel seja apertado.
[013] O documento de patente, US4738249A, intitulada de "MÉTODO E APARELHO PARA AUMENTAR A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA"; revela um o método que compreende: colocar uma porção isolada do corpo do paciente dentro de uma câmara constituída por material substancialmente impermeável ao gás; formar uma vedação substancialmente hermética entre a câmara e a porção isolada do corpo do paciente; constrição venosa da porção isolada do corpo do paciente; evacuar ar suficiente de dentro da câmara para criar um vácuo parcial dentro da câmara; mantendo o vácuo parcial dentro da câmara por um período de tempo suficiente para que a pressão arterial do paciente ingira sangue contido dentro da porção isolada do corpo do paciente com sangue e distender o sangue; liberando a constrição venosa; e permitir que ar suficiente entre na câmara para, pelo menos parcialmente, dissipar o vácuo existente dentro da dita câmara, permitindo assim ao sangue dentro da porção isolada do corpo do paciente retornar de sua condição distendida para uma condição não distendida e forçar sangue contido dentro da porção isolada do corpo do paciente. Após a conclusão do ciclo de ingurgitamento, se restaura o acesso venoso irrestrito do fluxo de sangue; é preferencialmente seguido pela aplicação de pressão no membro para evitar a estagnação do sangue no membro a ser tratado, após o qual o ciclo de ingurgitamento é automaticamente repetido.
[014] O documento US20170246073A1, intitulada de "MEIA DE COMPRESSÃO PIEZOELÉTRICA"; fornece uma meia de compressão que compreende um corpo de tecido tubular e um material piezoelétrico que é incorporado no corpo de tecido tubular. O material piezoelétrico muda de forma em resposta à energia de atuação para gerar uma força de compressão. Quando a meia de compressão é colocada na perna de um usuário, a força de compressão pode comprimir sangue.
[015] O documento de patente US6589194B1, intitulada de "DISPOSITIVOS DE COMPRESSÃO AUTO ALIMENTADOS E MÉTODOS PARA PROMOVER CIRCULAÇÃO E COMPRESSÃO TERAPÊUTICA"; revela um dispositivo de compressão autoalimentado para utilização na promoção da circulação; o referido dispositivo incorpora uma pluralidade de mangas insufláveis dispostas sequencialmente para aplicar compressão a um corpo ou membro e que compreende ainda uma bomba, um sistema de tubagem e uma ligadura ou bota para envolver o dispositivo em sua totalidade. Um método para usar pressão autogerada na promoção da circulação em condições incluindo, mas não limitadas a edemas linfáticos e traumáticos, doenças venosas, úlceras de membros, varizes, fadiga muscular, medicina esportiva, tratamento de celulite, pés diabéticos, massagem nos pés para recreação ou aprimoramentos cosméticos.
[016] O documento de patente US6007559A, intitulado de "MÉTODOS E APARELHOS DE ASSISTÊNCIA VASCULAR" revela um dispositivo de assistência vascular que mantém uma pressão estática graduada como a pressão mínima em todos os momentos durante o uso. Pelo menos duas câmaras insufláveis que envolvem porções selecionadas de um membro aplicam pressão elevada a porções selecionadas de um membro para libertar sangue daí. As câmaras infláveis também aplicam pressão estática que é graduada de distal a proximal ao longo de porções selecionadas de um membro, como do tornozelo ao quadril. Uma câmara de pé inflável separada pode ser incluída e não é necessariamente utilizada em conjunto com as fases de compressão para as câmaras infláveis de tornozelo, panturrilha ou coxa. Um nível de pressão desejado é gerado e mantido em um acumulador de pressão; e um regulador de pressão e uma válvula reguladora controlam a pressão nas câmaras infláveis. As câmaras insufláveis entre o tornozelo e o quadril são insufladas até uma pressão dinâmica predeterminada e uniforme que é mantida nas câmaras insufláveis durante um período de tempo predeterminado. A pressão é então diminuída para um nível de pressão estática que é graduado em pressão da câmara inflável mais distal para a câmara inflável mais proximal entre o tornozelo e o quadril. O ciclo é repetido após manter a pressão estática graduada por cerca de quarenta e cinco segundos.
[017] O documento de patente JP2007204884A, intitulado de "MEIA ELÁSTICA"; revela uma meia que têm função opressiva nos membros inferiores do usuário, e seguram microcápsulas, contendo substância fisiologicamente ativa, nas superfícies internas do corpo das meias. A substância fisiologicamente ativa compreende terpeno ou similares, tal como ácido ursocólico ou derivados do ácido ursocólico. A meia elástica faz o sangue venoso circular suavemente através da função opressiva. A alta pressão da meia elástica, o atrito entre o elástico da meia e a pele e a fricção entre as fibras do elástico da meia agem sobre as microcápsulas, de modo que as cascas das microcápsulas sejam gradualmente quebradas para liberar a substância fisiologicamente ativa, como o ácido ursocólico, a qual suaviza a sensação de tensão do usuário, para que continue utilizando a meia elástica.
[018] O documento de patente DE3631022C2, intitulado de "MEIAS TERAPÊUTICAS"; revela uma meia terapêutica que produz um perfil de pressão para o tratamento de várias doenças venosas.
[019] O documento de patente JP2003339883A, intitulado de "MEIA ELÁSTICA PARA TRATAMENTO DE BAIXA FREQUÊNCIA"; revela uma meia elástica capaz de realizar simultaneamente a terapia de pressão e a terapia de baixa frequência por um aparelho de tratamento de baixa frequência usando a meia elástica, pois o tratamento de baixa frequência e a terapia de pressão são realizados de forma independente e não simultaneamente realizada em tratamento convencional; os tecidos da meia elástica são verticalmente aderidos como um sanduíche através de borracha condutora usando adesivo condutivo, e a baixa frequência é permitida a fluir diretamente para a pele a partir do exterior.
[020] O documento de patente US5022387A, intitulado de "MEIA ANTIEMBOLISMO USADO EM COMBINAÇÃO COM UM DISPOSITIVO DE COMPRESSÃO PNEUMÁTICA INTERMITENTE", revela um dispositivo para aplicar pressão compressiva contra o membro do paciente compreendendo uma meia que tem um segmento de manga elíptica circunferencial que aplica uma pressão compressiva contra o membro que diminui do tornozelo até o topo da meia; uma manga de pressão alongada para envolver o comprimento do membro do paciente sobre a meia, tendo a referida manga uma pluralidade de câmaras de pressão de fluido separadas progressivamente dispostas ao longo da manga desde uma porção inferior do membro até uma porção superior do membro próximo do coração do paciente em relação à referida porção inferior; um dispositivo para formar uma pluralidade de pulsos intermitentemente de pressão de fluido e um dispositivo para conectar os pulsos de pressão às câmaras na luva para aplicar uma pressão compressiva contra os membros do paciente pela manga que diminui da porção inferior para superior.
Pontos deficientes do estado da técnica
[021] As tradicionais meias elásticas, as quais são constituídas simplesmente por materiais elásticos, que comprimem mais forte no tornozelo e decrescem em direção à coxa. São elementos passivos sem controle, cujo funcionamento depende apenas da pressão exercida pelos fios elastoméricos que compões a sua trama. Tratam-se de simples meias constituídas a partir de um tecido elastomérico.
[022] Já os modelos de dispositivos compressivos atuados por sistema de ar comprimido, possuem uma construtividade complexa e de elevado custo, o que impossibilita a sua utilização na rotina diária. Pelas complexidades das suas estruturas construtivas as suas utilizações se limitam aos pacientes que se encontram acamados, em quartos hospitalares ou similares.
Solução proposta
[023] Foi pensando nesses inconvenientes que, após inúmeras pesquisas e estudos, o inventor, pessoa ligada ao ramo, criou e desenvolveu o objeto da presente patente, idealizando um acessório para ativar a circulação sanguínea em que nem só as qualidades mecânicas e funcionais foram consideradas no projeto de sua fabricação, mas também a forma, a disposição e a localização de suas partes e componentes que, corretamente posicionadas, trouxeram um aumento de eficiência sem acarretar ônus algum.
[024] Assim, a presente patente foi projetada visando obter um dispositivo com menor número de peças possível, convenientemente configuradas e arranjadas para permitir que o acessório para ativar a circulação sanguínea desempenhe suas funções com eficiência e versatilidade inigualáveis, sem os inconvenientes já mencionados.
[025] O acessório para ativar a circulação sanguínea, em apresentação, foi desenvolvido preferencialmente para prevenção e tratamento de tromboses que afetam o sistema circulatório, mas também pode ser utilizada para outros fins como, por exemplo, massagem, relaxamento e bem estar, etc. e apresenta uma forma predominantemente tubular aberta e flexível para envolver o membro a ser tratado.
[026] O acessório para ativação da circulação sanguínea numa forma preferencial similar a uma meia é composto por bolsas de materiais flexíveis ou tubos flexíveis estruturadas na forma de uma espiral ascendente montada em tecidos elásticos, pequenos motores, baterias, válvulas para inflar e esvaziar o acessório, bicos conectores, para a regulagem do diâmetro do acessório para melhor adaptação ao usuário no momento da utilização, proporcionando ao mesmo comodidade e conforto.
[027] O acessório quando inflado pressiona a musculatura contra os vasos sanguíneos com uma massagem em forma de ordenha de baixo para cima, impulsionando o sangue, e ao esvaziar, permitirá que o sangue retorne, assim sucessivamente de acordo com a programação desejada pelo usuário, dita programação, é efetuada em uma pequena caixa de controle, inserida no acessório, que pode ser ativada e programada manualmente ou por Aplicativo.
[028] Dentro de suas versões e formatos poderão ser produzidos da seguinte forma: aberto com sistemas de encaixes em diversos posicionamentos, com conectores de engates rápidos, entre outros modelos de sistemas que possam proporcionar a melhor adequação ao volume da perna e dos membros do usuário.
[029] O acessório pode ser inflado por ar frio ou quente, água fria ou quente, entre outras substâncias que possuam ativos a circulação sanguínea, e pode ser constituído de tecido de diversos tipos e materiais como: emborrachado, tecidos sintéticos, entre outros que possam melhorar a eficiência e design do produto.
[030] Seu conceito inovador permite que se obtenha um excelente nível de funcionalidade, oferecendo um acessório para ativar a circulação sanguínea, que possui grande durabilidade, tendo sido criado, principalmente, para a compressão dos músculos através de um sistema de tubos e/ou bolsas que pode ser inflado de forma intermitente a fim de movimentar o fluxo sanguíneo.
[031] Quando aplicado nas pernas ou membros, os tubos ou bolsas, ao serem inflados, farão a compressão da musculatura da respectiva região, que por sua vez pressionarão os vasos sanguíneos impulsionando o sangue para cima e ao serem esvaziados, através de válvula de pressão, o sangue retornará.
[032] Esse processo se repetirá por dezenas, centenas ou milhares de vezes automaticamente, programando o seu sistema manualmente ou através de um Aplicativo.
[033] O acessório pode apresentar preferencialmente o formato de uma meia, podendo ser programado e acionado manualmente ou através de Aplicativos.
[034] Conforme descrito anteriormente o acessório em apresentação poderá ser utilizado para vários fins além da ativação da circulação sanguínea, como: relaxamento e bem estar através do ar que será injetado com temperatura ambiente, quente ou frio nos tubos flexíveis ou bolsas flexíveis contidas no acessório. Atuando também como massageador através do processo de inflar e esvaziar, pressionando vários elementos contra a pele do usuário, tais como: imã, esfera de cerâmica, entre outros. Estes elementos podem ser inseridos no tecido de revestimento ou nos próprios tubos ou nas bolsas flexíveis.
[035] É de se compreender assim que o dispositivo em questão é extremamente simples em sua construtividade, sendo, portanto, de fácil exequibilidade, porém, são obtidos excelentes resultados práticos e funcionais, oferecendo uma construtividade inovadora sobre os produtos conhecidos.
[036] Idealizado com conceito inovador, resulta em um conjunto harmônico, de aspecto bastante peculiar e, sobretudo característico, sendo que, além do aspecto construtivo, o produto destaca-se pela sua versatilidade e comodidade de utilização.
Breve descrição dos desenhos da invenção
[037] A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do presente invento e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou o seguinte:
[038] A FIG. 1 - Mostra uma vista em perspectiva superior dos tubos flexíveis que integram o acessório para compressão e estimulação dos vasos sanguíneos.
[039] A FIG. 2 - Mostra uma vista em perspectiva superior do acessório para compressão e estimulação dos vasos sanguíneos.
[040] A FIG. 3 - Mostra uma vista em perspectiva superior explodida do modelo do acessório para compressão e estimulação dos vasos sanguíneos que utiliza tubos flexíveis expansivos.
[041] A FIG. 4 - Mostra uma vista em perspectiva superior do modelo variante do acessório para compressão e estimulação dos vasos sanguíneos, constituído por bolsas infláveis.
[042] A FIG. 5 - Mostra uma vista em perspectiva do acessório para compressão e estimulação dos vasos sanguíneos, constituído por bolsas infláveis, aplicado na perna de um usuário.
[043] A FIG. 6 - Mostra o acessório para compressão e estimulação dos vasos sanguíneos, constituído por tubos flexíveis, aplicado na perna de um usuário.
[044] A FIG. 7 - Mostra o detalhe da porção superior do acessório para compressão e estimulação dos vasos sanguíneos, onde se podem ver os elementos circulares que auxiliam na ativação da circulação sanguínea da derme.
[045] A FIG. 8 - Mostra uma vista em corte do acessório para compressão e estimulação dos vasos sanguíneos e a região da panturrilha, onde se pode ver os tubos inferiores inflados exercendo forças de compressão (setas horizontais) sobre os músculos adjacentes e o sangue venoso fluindo para cima (seta vertical).
Descrição detalhada da invenção
[046] De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, o "ACESSÓRIO PARA ATIVAR A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA", objeto da presente patente, compreende um dispositivo destinado a circulação sanguínea das pernas, e membros, além de relaxamento e bem estar.
[047] Mais precisamente o acessório para ativar a circulação sanguínea (1), em apresentação, é compreendido por uma estrutura flexível constituída por duas camadas de tecidos (2) e (3) que entremeiam uma pluralidade de tubos flexível (4) conformados em forma de um anel aberto e posicionados verticalmente e espaçados entre si como uma espiral ascendente.
[048] As extremidades de cada tubo flexível (4) ou anel tubular flexível são dotadas de terminais tubulares de engate rápido (5) e (5A). Os tubos flexíveis (4) depois de conectados por meios dos referidos engates rápidos (5) e (5A) formarão um circuito tubular fechado formando uma espiral ascendente.
[049] Os tubos flexíveis (4) são alimentados por um dispositivo constituído por um compressor acionado por um motor elétrico alimentado por uma bateria elétrica, encerrados em um compartimento posicionado na face externa da camada de tecidos (3).
[050] Ditas camadas de tecidos (2) e (3) podem ser constituídas por diversos tipos de materiais como: emborrachado, tecidos sintéticos, entre outros que possam melhorar a eficiência e o design do produto.
[051] Numa forma opcional o acessório para ativar a circulação sanguínea (1A), pode ser constituído por uma pluralidade de bolsas (7) infláveis flexíveis e alongadas, de comprimentos substancialmente maiores que as larguras, unidas lateralmente, por técnica de costura (11), solda, colagem ou outras. Ditas bolsas (7) são dotadas de terminais de engates rápidos (5) e (5A) em cada uma de suas extremidades.
[052] As bolsas (7) infláveis flexíveis são alimentadas por um dispositivo constituído por um compressor acionado por um motor elétrico alimentado por uma bateria elétrica, encerrados em um compartimento, o qual é posicionado nas faces externas das bolsas (7).
[053] Os tubos flexíveis (4) ou bolsas (7) que integram o acessório para ativar a circulação sanguínea (1) e (1A) são infladas de baixo para cima, fazendo a compressão da musculatura (8), que por sua vez pressionará os vasos sanguíneos, impulsionando o sangue (9) para cima, conforme pode ser observado na figura 8 e o esvaziamento ocorre de cima para baixo, fazendo com que o sangue retorne.
[054] Mais exatamente os tubos flexíveis (4) ou bolsas (7) se inflam de baixo para cima em espiral gradativo provocando o retorno venoso com eficiência e esvazia de cima para baixo, em ciclos. Esse processo se repetirá por dezenas, centenas ou milhares de vezes automaticamente, sendo que o seu sistema pode ser programando manualmente ou através de um Aplicativo.
[055] As tubulações flexíveis (4) ou as bolsas (7) que integram o acessório para ativar a circulação sanguínea (1) e (1A) podem ser infladas por ar frio ou quente, água fria ou quente, entre outras substâncias que possuam ativos a circulação sanguínea.
[056] O acessório poderá ter vários formatos como, por exemplo, de uma meia, sendo que em algumas de suas versões poderá conter elementos (10) variados que possam de alguma formar auxiliar na ativação da circulação sanguínea da derme, tais como pequenas peças de metal, material composto, cerâmica, imãs, componentes infravermelhos, entre outros, fixados nos acessórios em seus diversos modelos constituídos por tubos flexíveis (4), conforme a figura 1, figura 2, figura 3 e figura 6 ou por bolsas (7) como mostram as figura 4 e figura 5.
[057] Os referidos elementos (10) podem ser fixados diretamente nos tubos (4) e/ou nas bolsas (7), como também nos tecidos que os envolvem, proporcionando ao usuário maior sensação de conforto, relaxamento e comodidade, sendo que a sua maior importância dentro do que se propõem o acessório para ativar a circulação sanguínea (1) e (1A) sempre será a ação de compressão de baixo para cima ativando o fluxo sanguíneo e retorno venal evitando os males da má circulação sanguínea, prevenindo de várias doenças vasculares, principalmente dos membros inferiores.
[058] O modelo mostrado na figura 4 é uma das versões do acessório para ativar a circulação sanguínea (1A) que poderá ser em formato de meia, possuindo ao invés de tubos, bolsas (7) de materiais flexíveis, que podem ser infladas com ar frio, ar quente, gel, entre outras substâncias que possam levar benefícios a circulação sanguínea e a musculatura, tendo como principal objetivo a ação de pressionar a musculatura dos membros de cima para baixo em sistema de ordenha ativando o fluxo sanguíneo e o retorno venoso no momento em que estiver inflando e desinflando através da programação do seus sistemas de acionamento mecânicos ou inteligentes através de aplicativos, assim seguindo o processo impulsionando a corrente sanguínea para cima e para baixo.
[059] É certo que quando o presente invento for colocado em prática, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada teve a finalidade de descrição e não de limitação.

Claims (4)

  1. "ACESSÓRIO PARA ATIVAR A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA", compreende um acessório destinado à circulação sanguínea das pernas e membros, caracterizada por compreender uma estrutura flexível constituída por duas camadas de tecidos (2) e (3) que entremeiam uma pluralidade de tubos flexíveis (4) conformados em forma de anéis abertos e posicionados verticalmente e espaçados entre si como uma espiral ascendente, sendo que as extremidades de cada tubos flexível (4) ou anel tubular flexível são dotadas de terminais tubulares de engate rápido (5) e (5A), ditos tubos flexíveis (4) são conectados a um compressor acionado por um motor elétrico alimentado por uma bateria elétrica encerrados em um compartimento (6) posicionado na camada externa (3).
  2. "ACESSÓRIO PARA ATIVAR A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por opcionalmente poder ser constituído por uma pluralidade de bolsas (7) infláveis, flexíveis e alongadas, de comprimentos substancialmente maiores que as larguras, unidas lateralmente, por técnica de costura (11), solda ou outras, sendo que as referidas bolsas (7) são dotadas de terminais tubulares de engates rápidos (5) e (5A), ditas bolsas (7) são conectadas a um compressor acionado por um motor elétrico alimentado por uma bateria elétrica encerrados em um compartimento (6), o qual é posicionado nas faces externas das bolsas (7).
  3. "ACESSÓRIO PARA ATIVAR A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por opcionalmente conter elementos (10) que podem ser pequenas peças de metal, material composto, cerâmica, imãs, componentes infravermelhos, entre outros, afixados diretamente nos tubos flexíveis (4) e nas bolsas (7), nas faces voltadas para o usuário, como também nos tecidos que os envolvem.
  4. "ACESSÓRIO PARA ATIVAR A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato dos tubos flexíveis (4) e as bolsas (7) inflarem de baixo para cima em espiral gradativo e esvaziarem de cima para baixo, em ciclos, cujo processo se repete por dezenas, centenas ou milhares de vezes automaticamente, sendo que o seu sistema pode ser programando manualmente ou através de um Aplicativo.
BR102019011820-2A 2019-06-11 2019-06-11 Acessório para ativar a circulação sanguínea BR102019011820A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019011820-2A BR102019011820A2 (pt) 2019-06-11 2019-06-11 Acessório para ativar a circulação sanguínea

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019011820-2A BR102019011820A2 (pt) 2019-06-11 2019-06-11 Acessório para ativar a circulação sanguínea

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102019011820A2 true BR102019011820A2 (pt) 2020-12-22

Family

ID=74190222

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102019011820-2A BR102019011820A2 (pt) 2019-06-11 2019-06-11 Acessório para ativar a circulação sanguínea

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102019011820A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR102581829B1 (ko) 치료용 압박 기구 및 사용 방법
EP1009355B1 (en) Device for pressurizing limbs
ES2664319T3 (es) Dispositivos para revascularización funcional mediante presión alterna
US6589194B1 (en) Self-powered compression devices and methods for promoting circulation and therapeutic compression
US7637879B2 (en) Method and apparatus for assisting vascular flow through external compression synchronized with venous phasic flow
US20040111048A1 (en) Compression device for treatment of chronic venous insufficiency
US6893409B1 (en) Foot mounted venous compression device
US20120316480A1 (en) Therapeutic compression apparatus
US20090204037A1 (en) Compression Apparatus for Applying Intermittent Pressure to the Leg
US20220160574A1 (en) Therapeutic compression system and methods of use
US20220387249A1 (en) Therapeutic compression apparatus, system and methods of use
US20210290478A1 (en) Thigh therapeutic compression apparatus, system, and methods of use
US20210275386A1 (en) Therapeutic compression apparatus and methods of use
BR102019011820A2 (pt) Acessório para ativar a circulação sanguínea
US20180343971A1 (en) Venous thromboembolism prevention footwear
CN209847788U (zh) 一种预防下肢深静脉血栓的器械
WO2012142155A2 (en) Therapeutic compression apparatus
JP2016165365A (ja) 深部静脈血栓予防具
WO2024107864A1 (en) Multiple bladder therapeutic compression apparatus,system and methods of use
WO2024107456A1 (en) Elastic-inelastic therapeutic compression apparatus, system and methods of use
JPH0356737B2 (pt)
WO2023211761A2 (en) Saphenous vein compression systems and methods of use

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.