BR102018076299A2 - processo de produção de cubas em pedras naturais - Google Patents

processo de produção de cubas em pedras naturais Download PDF

Info

Publication number
BR102018076299A2
BR102018076299A2 BR102018076299-0A BR102018076299A BR102018076299A2 BR 102018076299 A2 BR102018076299 A2 BR 102018076299A2 BR 102018076299 A BR102018076299 A BR 102018076299A BR 102018076299 A2 BR102018076299 A2 BR 102018076299A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
stone
water
natural
cooled
production
Prior art date
Application number
BR102018076299-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Gustavo Cesar Rocha
Original Assignee
Dekor Art Comercial Ltda- Me.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dekor Art Comercial Ltda- Me. filed Critical Dekor Art Comercial Ltda- Me.
Priority to BR102018076299-0A priority Critical patent/BR102018076299A2/pt
Publication of BR102018076299A2 publication Critical patent/BR102018076299A2/pt

Links

Images

Landscapes

  • Processing Of Stones Or Stones Resemblance Materials (AREA)

Abstract

A presente patente de invenção refere-se a um processo de produção de cubas em pedras naturais, que seguem as seguintes etapas: a) seleção e aquisição da pedra natural entre 2 e 80 cm (preferencialmente 15 cm) de altura; b) desbaste da pedra utilizando-se artesanalmente talhadeiras manuais e discos de corte diamantados (fig.01), resfriados ou não com água, em Máquina Serra Mármore Elétrica ou Pneumática.; c) utilização de broca diamantada de furo de torneira (fig.02), com escariador ou não, resfriada ou não com água, em Lixadeira Manual, Furadeira Manual, ou Furadeira de Bancada, Elétricas ou Pneumáticas, Tempo do procedimento: até 60 minutos; d) utilização de lixas abrasivas para polimento (fig.03), resfriadas ou não com água; e) lavagem final da peça, utilizando-se água.

Description

PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CUBAS EM PEDRAS NATURAIS
[001] A presente patente de invenção refere-se a um processo de produção de cubas em pedras naturais, com ou sem translucidez. As pedras naturais podem ser mármores, stones, ardósias, rochas ornamentais, ônix, entre outras de mesma natureza.
PROBLEMA QUE A INVENÇÃO SE PROPOE A RESOLVER
[002] Atualmente as pedras naturais são muito utilizadas na arquitetura para decoração de ambientes, principalmente por se tratar de um produto que carrega consigo uma questão histórica e que remete à uma atmosfera rústica e aconchegante. Presentes cada vez mais em projetos residenciais e comerciais, os revestimentos de pedras são uma ótima alternativa devido à sua grande diversidade de materiais dos quais são produzidos, permitindo desta forma uma infinidade de combinações. Além disso, as pedras são de origem exclusivamente natural, o que pode resultar em diversas formas, cores e texturas. Por isso é normal que em uma mesma peça, ocorram variações de tonalidades, veios e granulações, que formam peças únicas e exclusivas e dão todo o charme que é característico deste produto.
[003] Inicialmente cabe comentar que a sensação humana de bem estar está diretamente relacionada com os padrões estéticos que rodeiam cada indivíduo. Dessa forma, é um costume comum do ser humano buscar decorar os ambientes que frequenta, principalmente sua residência e seu local de trabalho, com peças decorativas que lhe agradem e proporcionem bem estar. Nesse sentido, o uso de cerâmicas, mármores e outras pedras naturais, como peças de decoração tem estado presente nos ambientes em geral.
[004] Extrair e movimentar blocos de mármore e pedras naturais, mesmo com o avanço tecnológico, ainda é uma atividade complexa, imagine o esforço empreendido pelos pioneiros. No Brasil, a primeira extração foi feita na década de 50. No início o processo era todo manual, feito de maneira rústica com uso de pás e enxadas. O bloco era arrastado por caminhões pelas estradas de chão até uma linha férrea de onde era levado para as capitais que existiam indústrias do setor. Quase dez anos depois foram instalados os primeiros teares para desdobrar os blocos em chapas. Em 1970 teve início a produção de equipamentos pesados para o setor. Atualmente a maior parte do processo é executada por máquinas, o que garante mais segurança para quem trabalha nas jazidas e qualidade do material, além de agilidade na produção.
[005] A partir do momento que o resultado estético é o objetivo principal nesse setor, é necessário realizar procedimentos de ambientação para produção de cubas que, nos dias de hoje, são bastante requisitadas pelos consumidores em geral.
[006] Mesmo com todos os avanços tecnológicos atualmente são conhecidos processos de produção de cubas que demandam muito tempo e trabalho manual para deixar a pedra natural no design desejado.
ESTADO DA TÉCNICA
[007] As Etapas do processo consistem em: A pedra que é extraída em blocos que variam de 10 a 30 toneladas; o corte é feito com uso de máquinas de fio diamantado (hoje o tempo médio é de 2 horas. Há pouco mais de 20 anos levava até 15 dias); a secagem é feito com o deslocamento dos blocos em chapas nos teares (equipamentos mais modernos chegam a concluir a serragem em até nove horas, antes esse tempo podia superar semanas); na etapa do Polimento as chapas possuem espessura média de 2 cm e são polidas e resinadas, o material pode ser cortado para usos diversos como ladrilhos, bancadas, cubas.
[008] Dentre os processos conhecidos podemos citar o procedimento descrito acima e que consiste em três fases: extração, serragem e beneficiamento. O beneficiamento consiste em polimento ou esmerilhamento, lustro, corte e bisoteamento (acabamento final).
[009] O processo produtivo, atualmente utilizado pelas empresas, comporta a fabricação de novos itens ou linhas de produtos sem necessidade de alterações significativas no conjunto de máquinas existentes nas empresas.
[010] De maneira desvantajosa esse processo atual é de elevado custo, devido à baixa produção em pequena escala, podendo tornar-se inviável, até mesmo porque necessita de um grande espaço para armazenagem e produção.
[011] Outro inconveniente se dá pelo fato de que o processo em temperaturas elevadas, pode provocar alterações no produto final, e/ou ainda defeitos geométricos na peça, podendo ocasionar fissuras ou quebras, e por estas razões as peças devem ser descartadas.
[012] Fazendo uma busca nos bancos de dados patentárias foram encontradas as seguintes patentes que tratam de matéria parecida mas com tratativas e soluções totalmente diferentes da patente aqui pretendida.
[013] A patente BR 102014020881-0, intitulada “PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PEÇA DE REVESTIMENTO COM GRAFISMO EM PEDRAS NATURAIS” prevê um processo de fabricação de peças de revestimento a partir de pedras naturais, o qual compreende essencialmente uma primeira etapa, de corte de uma peça de revestimento em pedra natural de maneira conveniente, para obtenção de seu formato final conforme necessidade de aplicação, em seguida, uma segunda etapa de deposição, de pelo menos uma camada de tinta ou de pigmentos para formação de grafismos na face a ser decorada, e uma terceira etapa, onde a peça de revestimento em pedra natural é submetida ao processo de cura, a partir da exposição do grafismo à radiação de luz ultravioleta, dispensando a necessidade de submeter a peça a temperaturas elevadas. Vantajosamente o processo ora inovado, é adequado para fabricação de peças de revestimento com grafismos em pedras naturais, o qual permite manter as características naturais de resistência e estética das peças, possibilita a utilização de formulações de tintas contendo componentes reativos, reduzindo significativamente as emissões de gases poluentes, possibilita ainda maior economia de energia, além de aumentar a produtividade já que o processo de cura ocorre em uma fração de segundos, a partir da incidência de luz ultravioleta diretamente na superfície decorada. A patente trata de procedimento de tinturação das pedras.
[014] A patente BR 11 2017 009240 9, “PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PEÇAS CONSTRUTIVAS, A PARTIR DE MATERIAIS DE RESÍDUOS DE PEDRA NATURAL E/OU MINERAL E PEÇA CONSTRUTIVA OBTIDA ATRAVÉS DO DITO PROCESSO” fala de um processo e uma peça construtiva feita a partir de materiais de resíduos de pedra natural e/ou mineral, aglutinantes e aditivos e/ou resíduos vegetais e/ou resíduos animais e/ou resíduos industriais que pode ser aplicada em aplicações distintas dentro do setor da construção, tais como, por exemplo, na fabricação de bancadas de cozinha, revestimento de paredes, painéis de isolamento acústico e/ou térmico, etc. Durante o processo, aplica-se calor ao molde, de modo que a qualidade da peça final obtida seja melhorada.
[015] A patente PI 1106915-5, “ESTRUTURA DE ELEMENTOS PRÉ-FABRICADOS E ACESSÓRIOS DE FIXAÇÃO, RESPECTIVO PROCESSO DE OBTENÇÃO E SEU USO” refere-se a uma estrutura para piscina, de elementos pré-fabricados, encaixados e reforçados entre si, essencialmente a base de argamassa composta por inertes, adjuvantes, ligantes, fibra e coloração impregnada na argamassa, preferencialmente erigida fora de terra e respectivos processo de obtenção. A presente estrutura é composta de elementos prefabricados e acessórios de fixação, apresentando pilares (1) com sapata metálica (6) previamente fixa, em fábrica, ao pilar (1), sendo o pilar cumeado por capacete metálico (7, 8) igualmente fixo em fábrica ao pilar (1), e com o perfil metálico (49 e 50) fixo ao pilar (1), através de parafuso e bucha, finalizando com um perfil de acabamento, por encaixe, para ocultar as cabeças dos parafusos utilizados para a fixação dos perfis metálicos (49) ao pilar (1), fixados ao solo e formando, com recurso a uma guia (9), o perímetro da piscina, e os pilares são ladeados por travessas (3) (34) (22) (21), empilhadas entre elas. Todos os elementos pré-fabricados, compostos de argamassa, conferem um acabamento tipo deck, imitação madeira ou pedra natural reconstituída, com colocação de um painel para fixação de skimmer (20), cujo conjunto é cintado por uma bordadura (4, 47).
[016] A patente PI 1000818-7, “PROCESSO PARA APROVEITAMENTO DE FRAGMENTOS (SOBRAS OU REJEITOS) DE PEDRA NATURAL, PORCELANATOS, CERÂMICAS OU QUALQUER TIPO DE MATERIAL PASSÍVEL DE POLIMENTO, PARA OBTENÇÃO DE REVESTIMENTO ECOLÓGICO, E REVESTIMENTO ECOLÓGICO OBTIDO” fala de um revestimento de textura diferenciada e assemelhada a pedra, altamente resistente, de maior durabilidade, com resultado estético totalmente inovador, a um custo reduzido, para ser usado como acabamento em construções civis, constituído através do reaproveitamento de agregados de pedra ou material passível de polimento, como no caso o material cerâmico ou porcelanato, que passam por um processo de moagem, estabelecendo-se uma determinada granulometria, conforme a estética desejada, o qual é estruturado com materiais cimentícios, aditivos e água, feitos mediante vibração e compactação sob vácuo, passando por secagem, cura, desmoldagem, calibragem, podendo ser escovado ou polido, retificado, indo para secagem e recebendo uma impermeabilização extra forte, visando evitar a retenção se sujeiras ou manchas, novamente secagem e embalagem.
[017] A patente PI 0618167-8, “PROCESSO E DISPOSITIVO PARA TRATAR E CONSOLIDAR BLOCOS E LAJES DE PEDRA” refere-se a um sistema (1) para tratar e consolidar, com resinas endurecíveis, blocos de pedra monolíticos ou de múltiplas camadas (1) compostos de uma pluralidade de camadas de pedra, particularmente para reparar defeitos estruturais dos blocos ou para produzir vários tipos de painéis compostos nos quais a dita pedra natural é conectada a outras camadas de pedra ou folhas ou redes ou painéis formados de diferentes materiais para formar painéis compostos, o sistema compreendendo pelo menos de uma folha estanque ao líquido e ao gás (2) adaptada para formar um alojamento contentor (3) de um bloco (1); pelo menos uma camada permeável à resina disposta entre o bloco (1) e a folha (2) adaptada para criar uma distância entre o bloco (1) e a folha (2) através da qual a resina pode fluir; pelo menos uma tubulação de fechamento (20), compreendendo um corpo central (5) e uma cobertura (6), tal tubulação de fechamento (20) sendo equipada com um meio de conexão adaptado para conectar o interior do alojamento contentor (3) a pelo menos um duto de controle de pressão, pelo menos um duto (15) conectado a uma primeira bomba de vácuo (21), pelo menos um duto de inserção de ar (19) dentro do alojamento contentor (3) e um meio de passagem vedante de pelo menos um duto de suprimento de resina (1) suprido pelo meio de armazenamento, condicionamento e mistura de resina; e uma autoclave (13) equipada dentro da mesma com pelo menos uma plataforma de suporte (11) do bloco (1) envolto na camada permeável à resina e na folha (2). Além disso, é descrito um processo para tratar e consolidar blocos de pedra natural com resinas endurecíveis usando o sistema (10).
[018] A patente PI 0013062-1, “TELHA COMPOSTA QUE TEM UMA FACE VISÍVEL DE PEDRA NATURAL, E PROCESSO DE FABRICAÇÃO” trata de uma telha composta com lado visível de pedra natural, preferivelmente de mármore, do tipo que compreende uma placa da pedra natural que tem uma espessura reduzida e fixada com firmeza por meios adesivos a uma folha de suporte de enrijecimento, sendo que o dito suporte tem uma composição particular que é adaptada às características físicas da placa de pedra natural.
[019] A PI 0003097-0 “PEDRA PRÉ-MOLDADA, PROCESSO DE OBTENÇÃO DE PEDRA PRÉ-MOLDADA E PAREDE OBTIDA A PARTIR DE PEDRA PRÉ-MOLDADA” trata especialmente de uma pedra composta, na essência, por um produto artificial, cuja forma e aplicação está no mesmo setor técnico da pedra natural, destinando-se ao revestimento de paredes e similares, com vantagens significativas a nível de custo, praticidade, beleza e outros aspectos que estão vinculados à sua produção industrial facilitada, reduzindo a mão de obra de fabricação e transporte; destacando-se ainda pelo detalhe particular do emprego da matéria prima no processo de acabamento da superfície externa das placas; a pedra pré-moldada gera uma concepção geométrica representada por módulos, notadamente de pedras pré-moldadas (P1) diferentes que, no conjunto, encaixam-se a outros módulos, em qualquer que seja o ângulo de rotação utilizado na sua fixação (0<198>, 90<198>, 180<198> ou 270<198>); formando quatro diferentes tipos de placas (1A/2A, 1B/2B), as quais assumem diferentes formas geométricas; as placas possuem quatro lados iguais (3), porém passíveis de serem virados para todos os lados a 90<198>; o processo de obtenção usa cimento, areia, água, minérios, plásticos e outros.
[020] A patente americana US2012096793 “Unidade de construção de formato irregular, por ex. pedra para formar a parede, tem eixo maior e eixo menor perpendiculares entre si, e lados conjugados em rotação centralizada em torno do respectivo eixo com o qual o lado correspondente é interseccionado” refere-se a unidade tem uma superfície traseira oposta a uma superfície frontal. Uma superfície de contorno externa é estendida perpendicularmente da superfície frontal até a superfície traseira, onde a superfície de contorno externa é de formato irregular. Um conjunto de lados coincidentes é colocado na superfície de contorno externa, onde dois dos lados correspondentes são interseccionados com um eixo maior, e outros dois lados coincidentes são interceptados com um eixo menor. O eixo principal e o eixo menor são perpendiculares entre si, e os lados coincidentes estão em rotação centralizada em torno de um eixo respectivo com o qual o lado correspondente é interseccionado.
[021] A patente russa RU2623382 “Método de radiação de minério por observação de minério com aplicação de placas” fala que no processo de britagem de minério usando uma placa operando em modo estável, opere o dispositivo de britagem na forma de placas montadas na frente de uma tremonha que consiste nos elementos constituintes, por exemplo, blocos de aço (cubos ou hastes curtas) embutidos no base de aço das células, e a construção em massa de metal proporcional a magnitude das cargas de impacto (queda de altura e pedaços de tamanho de minério), e operando no modo dinâmico. Para estabilizar a operação do dispositivo de britagem, ele é colocado em um vaso como uma caixa de blocos, no fundo do qual um material do tipo areia é derramado, o que garante a deformação do dispositivo de britagem na forma de uma placa, em um plano vertical (verticalmente), e a caixa de metal é montada em um concreto armado ou fundação de rocha feita com um declive de 5-6 graus em direção ao arranjo para excluir polarização em direção ao funil e ligá-los com cordas e âncoras com um lado matriz para estabilidade. A caixa não tem a liberdade de deslocamento no plano horizontal também devido ao design em forma de panqueca. No processo de trabalho, o desenho desmontável permite substituir os desmontados devido ao uso de cubos ou hastes de aço, coletando o material triturado é produzido em uma tremonha cuja inclinação da vertical varia de acordo com as cargas de energia e a altura da queda pedaços e é 45-50 graus para rudispours profundos.
[022] A patente chinesa CN101948115 “Processamento de rocha contendo potássio envolve misturar e reagir rocha contendo potássio pulverizado e ácido fluosilícico” fala de rocha contendo potássio é pulverizada de forma grosseira e pulverizada até que a granularidade seja de 100-200 malhas. O material pulverizado adicionado a fluido fluosilico e feito reagir para obter suspensão mista compreendendo fluosilicato de potásio, fluosilicato de alumínio e siliica gel.
[023] A patente CN103758538 “Rachado telhado espeleologia região grouting enchimento método de simulação semelhante” divulga um método de simulação similar de preenchimento de uma estrutura de espatulação de telhado rachado. O método inclui as etapas que uma taxa de similaridade geométrica de um modelo experimental de simulação similar é determinada; uma placa inferior de leito de carvão e um leito de carvão são colocados de acordo com a relação de similaridade geométrica e um esquema de assentamento; o comprimento lateral ae o número n de camadas de cubos de um telhado imediato são determinados, e então a colocação do telhado imediato é conduzida; materiais semelhantes de simulação são colocados acima dos estratos de rocha dos cubos , e uma estrada de enchimento de cimentação e furos de perfuração de cimentação são reservados em posições correspondentes; etapas de corte aberto e instalação de suporte de simulação de face de trabalho são conduzidas. Devido ao fato de que o regularcubos são utilizados para simular o telhado imediato, as exigências de um enchimento de reboco de uma região de desmoronamento de telhado rachado podem ser atendidas em um experimento de simulação similar para a realização simultânea de mineração e espeleologia de um telhado rachado; os coeficientes de expansão de ruptura de um telhado rachado após a escavação podem ser controlados ajustando o comprimento lateral dos cubos e a altura livre da caverna do telhado rachado, pode ser garantido que o enchimento rachado da região de espatulação do telhado que enche o experimento similar da simulação pode simular o campo e os problemas que na técnica anterior são utilizados materiais semelhantes para simular o processo de espeleologia da região de espeleologia, a simulação é imprecisa e o resultado da simulação que não está em conformidade com a situação real é resolvido.
[024] A patente CN205421685 “Decorar tijolos de construção” divulga um tijolo de construção decorativo, incluindo o corpo de tijolo que cubos ocosselado a forma, na haste de suporte vertical interna cruzada entre si que é equipado com tijolo, uma pluralidade de cavidades são cortadas em separado com o interior do corpo de tijolo para a haste de reforço, estão equipados com o orifício de enchimento no corpo de tijolo superfície superior que a cavidade corresponde, um todo orgânico é equipado com a camada de esmalte colorido em um lado do corpo de tijolo, tem tudo configurado ranhura quadrada em outras cinco faces do corpo de tijolo, é equipado com o buraco de passagem para corresponder na face entalhada é estabelecida para apoiar a haste e o corpo de tijolo. O modelo de utilidade refere-se a um tijolo de edifício decorar considera como a parede superficial com a camada de esmalte colorido ao construir colocando tijolos ou pedras , utilizou o efeito de decoração de subcamada de esmalte, pode salvar o presenteprocesso de reboco, nivelamento, embutindo telha cerâmica ou rabiscar esfregando de tijolo edifício após a construção, colocando tijolos ou pedras , o tijolo de construção último recesso que está equipado com reduziu na largura do corpo corpo folga entre tijolo e tijolo, derrama em material expandido no tijolo edifício em, não só melhorou o desempenho de isolamento térmico do corpo de tijolo.
[025] Visando solucionar esses inconvenientes, a presente invenção propõe um processo de produção de cubas em pedras naturais, que otimiza tempo, espaço, energia e resultado superiores ao tradicional.
DESCRIÇÃO DA TÉCNICA
[026] O presente processo de produção de cubas em pedras naturais compreende seguir as seguintes etapas:
1a Etapa
[027] Seleção e aquisição da pedra natural que se adapte as medidas de uma cuba padrão, entre 2 e 80 cm (preferencialmente 15 cm) de altura ou altura desejada de acordo com o design da peça.
[028] Estudo e elaboração do projeto da peça.
2a Etapa
[029] Desbaste da pedra utilizando-se artesanalmente talhadeiras manuais e discos de corte diamantados (fig.01) em variados tamanhos, resfriados ou não com água, em Máquina Serra Mármore Elétrica ou Pneumática, para cortes em declínio ou curvas côncavas, obtendo-se o design mais apropriado para a peça.
[030] Tempo do procedimento: até 120 horas, a depender do grau de dureza da pedra trabalhada.
3a Etapa
[031] Utilização de broca diamantada de furo de torneira (fig.02), com escariadorou não, resfriada ou não com água, em Lixadeira Manual, Furadeira Manual, ou Furadeira de Bancada, Elétricas ou Pneumáticas, para colocação da válvula de escoamento da água da cuba.
[032] Tempo do procedimento: até 60 minutos.
4a Etapa
[033] Utilização de lixas abrasivas para polimento (fig.03), resfriadas ou não com água (usadas no polimento de mármores e granitos) para acabamento final das cubas. Polimento e retirada de pontas afiadas, caso haja necessidade ou demanda.
[034] Tempo do procedimento: Até 240 minutos, a depender do grau de dureza da pedra trabalhada.
5a Etapa
[035] Lavagem final da peça, utilizando-se água, para tirar o excesso de poeira e/ou lama.
[036] Após tem-se a cuba pronta para vendo e/ou uso (fig.04 e fig.05).

Claims (4)

  1. PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CUBAS EM PEDRAS NATURAIS, caracterizado por compreender as seguintes etapas:
    • a) seleção e aquisição da pedra natural entre 2 e 80 cm (preferencialmente 15 cm) de altura;
    • b) desbaste da pedra utilizando-se artesanalmente talhadeiras manuais e discos de corte diamantados (fig.01), resfriados ou não com água, em Máquina Serra Mármore Elétrica ou Pneumática;
    • c) utilização de broca diamantada de furo de torneira (fig.02), com escariador ou não, resfriada ou não com água, em Lixadeira Manual, Furadeira Manual, ou Furadeira de Bancada, Elétricas ou Pneumáticas, Tempo do procedimento: até 60 minutos;
    • d) Utilização de lixas abrasivas para polimento (fig.03), resfriadas ou não com água;
    • e) Lavagem final da peça, utilizando-se água.
  2. PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CUBAS EM PEDRAS NATURAIS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela etapa “b” compreender tempo do procedimento de até 120 horas.
  3. PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CUBAS EM PEDRAS NATURAIS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela etapa “c” compreender tempo do procedimento de até 240 minutos.
  4. PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CUBAS EM PEDRAS NATURAIS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelas pedras naturais poderem ser mármores, stones, ardósias, rochas ornamentais, ônix, entre outras de mesma natureza.
BR102018076299-0A 2018-12-17 2018-12-17 processo de produção de cubas em pedras naturais BR102018076299A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102018076299-0A BR102018076299A2 (pt) 2018-12-17 2018-12-17 processo de produção de cubas em pedras naturais

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102018076299-0A BR102018076299A2 (pt) 2018-12-17 2018-12-17 processo de produção de cubas em pedras naturais

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102018076299A2 true BR102018076299A2 (pt) 2020-07-07

Family

ID=71451305

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102018076299-0A BR102018076299A2 (pt) 2018-12-17 2018-12-17 processo de produção de cubas em pedras naturais

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102018076299A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Warland Modern practical masonry
Malacrino Constructing the ancient world: Architectural techniques of the Greeks and Romans
Salimov et al. Use of Local Building Materials in the Natural Climate of Central Asia
CN106760146A (zh) 一种建筑用装配式瓷陶砖及使用该瓷陶砖的建筑工艺
CN206737184U (zh) 一种夯土景观墙
McKay Building construction
Antipov et al. The Faceted Palace in Novgorod the Great: The main problems of restoration
Dernie New stone architecture
BR102018076299A2 (pt) processo de produção de cubas em pedras naturais
Gopi Basic civil engineering
Bennett The Art of Precast Concrete: Colour, Texture, Expression
CN106639135A (zh) 一种新型装配式h型预制复合墙板及其制备方法
CN113266091A (zh) 一种空间扭转曲面木纹清水混凝土墙面施工工艺
Ferrata et al. Architectural decoration in Roman and late antique Caesarea Maritima and its periphery: Production, importation and reuse
Adam Building materials, construction techniques and chronologies
CN114876155A (zh) 不发火细石混凝土磨光地面施工工艺
Mitchell et al. Building construction
McKay McKay's building construction
CN107152103A (zh) 一种清水砖装饰墙
Fakhratov et al. Organizational and Technological Solutions for the Construction of Enclosing Structures Made of Cellular Concrete of Multi-Storey Buildings
Zhadanovsky et al. Rational Organizational and Technological Solutions for Plastering
Albu et al. Opportunities for rehabilitation of facades of historic buildings in Moldova with limestone elements
Skopintsev et al. Comparative analysis of the materials’ choice for the brick restoration technologies in the cultural heritage sites’ facades
Orlenko et al. RESTORATION AND PRESERVATION PROCEDURE OF ARCHITECTURAL MONUMENTS. RAILWAY STATIONS WITH MONUMENTAL ART OF THE SOCIALIST PERIOD (ON THE EXAMPLES OF UKRAINE AND POLAND).
CN109424191A (zh) 基于对建筑物内的大理石、花岗岩铺设工艺

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]