BR102018015157B1 - Dispositivo de rolamento de eixo e bomba - Google Patents

Dispositivo de rolamento de eixo e bomba Download PDF

Info

Publication number
BR102018015157B1
BR102018015157B1 BR102018015157-6A BR102018015157A BR102018015157B1 BR 102018015157 B1 BR102018015157 B1 BR 102018015157B1 BR 102018015157 A BR102018015157 A BR 102018015157A BR 102018015157 B1 BR102018015157 B1 BR 102018015157B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
shaft
bearing
pump
spring
bearing device
Prior art date
Application number
BR102018015157-6A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102018015157A2 (pt
Inventor
Andreas Wild
Nicolas LAGAS
Original Assignee
Sulzer Management Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sulzer Management Ag filed Critical Sulzer Management Ag
Publication of BR102018015157A2 publication Critical patent/BR102018015157A2/pt
Publication of BR102018015157B1 publication Critical patent/BR102018015157B1/pt

Links

Abstract

A presente invenção refere-se a um dispositivo de rolamento de eixo (1) para uma bomba (2), em que o dispositivo de rolamento de eixo (1) compreende um rolamento antiatrito (8, 81, 815), o qual pode estar conectado a um eixo de bomba axialmente deslocável (5). Uma mola (7, 71, 72) está disposta no rolamento antiatrito (8, 81, 815) de tal modo, que uma força de mola (F) pode ser transmitida para um anel externo do rolamento antiatrito (8, 81, 815) por meio da mola (7, 71, 72) em uma condição de montagem do dispositivo de rolamento de eixo (1). Um elemento de levantamento (3) preso no eixo de bomba (5) e um contraelemento correspondente (4) estão separados um do outro pela força de mola em um estado de partida e/ou em um estado de desligamento da bomba (2). A invenção ainda refere-se a uma bomba (2) com um dispositivo de rolamento de eixo correspondente (1).

Description

[0001] A presente invenção refere-se a um dispositivo de rolamento de eixo com um dispositivo de levantamento integrado de acordo com o preâmbulo da reivindicação independente 1. A invenção ainda se refere a uma bomba com um dispositivo de rolamento de eixo de acordo com a invenção de acordo com o preâmbulo da reivindicação independente 12. A invenção ainda se refere a um rolamento de acordo com o preâmbulo da reivindicação independente 13.
[0002] Os rolamentos são utilizados sempre que forças que atuam em certas direções precisam ser compensadas ou os movimentos de um objeto em direções indesejadas precisam ser impedidos. Dois principais tipos de rolamentos são utilizados em bombas, rolamentos radiais e rolamentos axiais.
[0003] Quando operando bombas centrífugas, um empuxo axial é gerado o qual atua na direção do lado de sucção. Para liberar este empuxo, um disco de alívio é instalado no lado de pressão do eixo cuja função depende da pressão de bomba. Se o líquido de transporte não tiver a pressão requerida, por exemplo, quando ligando ou desligando a bomba, pode haver um contato com o disco de alívio e o contradisco. Isto causa desgaste, eventualmente resultando na falha do sistema. Os dispositivos de levantamento são utilizados para atravessar as fases críticas durante a partida e o desligamento. Como os discos de alívio estão no topo um do outro quando a unidade de bomba está paralisada, contato ocorre em baixas velocidades rotacionais, por exemplo, quando ligando ou desligando a unidade de bomba, e assim, resultando em sinais de desgaste. A razão para isto é que nenhuma correlação de forças hidraulicamente estáveis pode ser conseguida nos discos de alívio e assim nenhuma folga de alívio pode ser formada. Para assegurar uma partida ou desligamento sem contato da unidade de bomba, um deslocamento do eixo de bomba e assim uma folga é criada pelos dispositivos de levantamento.
[0004] Bombas centrífugas com um dispositivo de levantamento são conhecidas da EP 0 694 696 B1. Estas criam um empuxo axial sobre um eixo de rotor axialmente deslocável de uma bomba centrífuga. O dispositivo consiste em um primeiro corpo o qual pode estar conectado no eixo de rotor e o qual tem um ímã permanente e um segundo ímã permanente sendo fixamente disposto, em que os dois ímãs permanentes estão designados um para o outro de tal modo que as forças magnéticas atuantes retêm o eixo de rotor em uma posição de repouso ou que estas atuam de tal modo sobre o eixo de rotor no caso de um deslocamento da posição de repouso causado pela operação da bomba centrífuga, que estas geram uma força oposta à direção de deslocamento. A desvantagem desta solução é o alto custo associado com esta, o que é causado pelos dispendiosos ímãs permanentes.
[0005] Uma bomba centrífuga com um dispositivo de levantamento e um rolamento eletromagnético é conhecida da EP 0 355 796 A2. Dispositivos de alívio têm sido utilizados por um longo tempo para compensar pelo empuxo axial de uma bomba centrífuga em funcionamento. Um típico dispositivo de alívio de uma bomba centrífuga compreende um disco de alívio rotativo e um contradisco de alívio fixo, os quais formam uma folga que estende na direção radial, através de cuja folga uma parte do fluido pressurizado dentro da bomba centrífuga flui para o exterior. Como um resultado, o eixo da bomba centrífuga é mantido em uma direção axial em um estado de equilíbrio entre a força gerada pelo empuxo axial e a contraforça gerada pelo dispositivo de alívio. Fases de transição podem ocorrer durante a operação da bomba centrífuga, por exemplo, quando ligando ou parando, quando o fluido pode ter uma baixa pressão, de modo que o eixo não pode ser mantido em um estado de equilíbrio. Em tal situação de transição, existe um risco que os dois discos do dispositivo de alívio possam tocar um com o outro, o que poderia danificá-los. Para evitar tal dano, uma força é exercida sobre a posição axial do eixo durante a fase de transição ou durante a paralisação da bomba centrífuga por meio de um eletroímã controlado de tal modo que os dois discos do dispositivo de alívio não toquem um com o outro.
[0006] Este dispositivo bem conhecido tem a desvantagem que a posição axial do eixo precisa ser detectada por um sensor e controlada por meio de eletroímãs controláveis. O dispositivo bem conhecido tem a desvantagem adicional, que o deslocamento máximo possível na direção axial é muito pequeno.
[0007] Um elemento de alívio é conhecido da WO 2015/074903, o qual está acoplado à prova de torque no eixo. Uma folga reguladora está formada com o contraelemento dispondo um dispositivo para espaçamento sobre o contraelemento para manter o elemento de alívio afastado do contraelemento. O dispositivo para espaçamento tem um elemento de força, de preferência uma mola, o qual gera uma força oposta ao empuxo axial. Este dispositivo bem conhecido tem a desvantagem, que a substituição das partes de desgaste tal como o elemento de geração de força é laboriosa.
[0008] Uma principal desvantagem dos dispositivos de levantamento conhecidos do estado da técnica é que o comprimento da bomba é aumentado por certos dispositivos e um alojamento separado é necessário ou a geometria de dispositivo é complexa e dispendiosa.
[0009] É, portanto, um objetivo da invenção prover um dispositivo de rolamento de eixo com um dispositivo de levantamento de projeto estrutural simples, o qual é adequado para uma produção simples e econômica e o qual pode ser utilizado simultaneamente em uma disposição de rolamento axial para receber cargas de alta pressão, enquanto evitando os efeitos adversos e altos custos conhecidos do estado da técnica.
[0010] Este objetivo é atendido por um dispositivo de rolamento de eixo com as características da reivindicação independente 1 para utilização em uma bomba de acordo com a reivindicação independente 12 e um rolamento que tem as características da reivindicação independente 13.
[0011] As reivindicações dependentes referem-se a modalidades especificamente preferidas da invenção.
[0012] De acordo com a invenção, um dispositivo de rolamento de eixo para a bomba está proposto. Neste caso, o dispositivo de rolamento de eixo compreende um rolamento antiatrito, o qual pode estar conectado a um eixo de bomba axialmente deslocável. Uma mola está disposta no rolamento antiatrito de tal modo que uma força de mola pode ser transmitida para o rolamento antiatrito por meio da mola em uma condição de montagem do dispositivo de rolamento de eixo de tal modo que um elemento de levantamento preso no eixo de bomba e um contraelemento correspondente estão separados um do outro em um estado de partida e/ou em um estado de desligamento da bomba. Especificamente, a mola está disposta no rolamento antiatrito de tal modo que a força de mola F atua paralela ao eixo geométrico do eixo de bomba. Assim, a mola está disposta no rolamento antiatrito de tal modo que uma força de mola F atua sobre o anel externo do rolamento antiatrito, de modo que um empuxo axial do eixo de bomba pode ser compensado em um estado de desligamento e/ou em um estado de partida. Um elemento de levantamento preso no eixo de bomba e um contraelemento correspondente estão separados um do outro em um estado de partida e/ou em um estado de desligamento pela força de mola da mola. Após o estado de partida, quando a autolubrificação da bomba iniciou, um filme lubrificante forma entre o elemento de levantamento e o contraelemento, de modo que o elemento de levantamento e o contraelemento possam correr um sobre o outro substancialmente sem desgaste por meio de um filme lubrificante de um fluido lubrificante localizado entre estes. Na prática, a bomba pode ser uma bomba centrífuga, especificamente a bomba centrífuga de estágio único ou múltiplos estágios.
[0013] Na prática, o dispositivo de rolamento de eixo pode estar disposto sobre o lado de acionamento e/ou sobre o lado de não acionamento.
[0014] É, portanto, essencial para a invenção que o rolamento antiatrito esteja disposto no eixo de bomba de tal modo que uma pressão axial possa ser exercida sobre o eixo de bomba através da mola, de modo que o elemento de levantamento e o contraelemento estejam separados um do outro no estado de partida pela pressão axial da mola, de modo a impedir o desgaste do elemento de levantamento e do contraelemento devido à falta de lubrificação.
[0015] Especificamente vantajosamente, o alojamento de rolamento do rolamento antiatrito e/ou um anel de pressão disposto no rolamento antiatrito podem ter uma superfície de pressão sobre a qual a força de mola pode atuar.
[0016] Na prática, a mola está disposta entre o rolamento antiatrito e o alojamento, de modo que a força de mola possa atuar.
[0017] É crucial que um dispositivo de levantamento esteja integrado no dispositivo de rolamento de eixo e assim de preferência nenhum alojamento adicional é necessário para um dispositivo de levantamento separado.
[0018] Na prática, o dispositivo de levantamento está conectado à prova de torque no eixo, o contraelemento está conectado no alojamento de bomba estacionário, isto é, imóvel, de modo que um deslocamento do elemento de levantamento contra o contraelemento acontece por movimento axial do eixo de bomba.
[0019] É significativo para a invenção que o dispositivo de rolamento de eixo seja um rolamento radial.
[0020] Em geral, um empuxo axial é referido abaixo como o efeito de uma força a qual atua na direção axial sobre o eixo de bomba e o qual é causado pela rotação dos impulsores da bomba. Em geral, uma mola é referida abaixo como uma mola, especificamente uma mola espiral, especialmente uma mola de disco, a qual exerce uma força de mola que correlaciona com a constante de mola. Em geral, um anel de pressão é referido abaixo como um anel em forma de disco, especialmente um anel circular em forma de disco estando disposto dentro do alojamento de rolamento do antiatrito, o qual está disposto ao redor do eixo de bomba e o qual é usualmente feito de um metal adequado ou outro material adequado, de modo que as foças de mola que atuam axialmente possam ser transmitidas para o anel externo do rolamento antiatrito através da circunferência do anel de pressão por meio do anel de pressão. Em geral, uma força de mola é referida abaixo como uma força, a qual é causada por uma mola, especificamente uma mola espiral, especialmente uma mola de disco e a qual atua sobre o eixo de bomba contra o empuxo axial através do rolamento antiatrito, especificamente através do anel de pressão e do rolamento antiatrito. Em geral, um estado de partida é referido abaixo como o estado da bomba, no qual a bomba é ligada e parte, especificamente o estado no qual nenhum filme lubrificante está ainda entre o contraelemento e o elemento de levantamento, especificamente o estado no qual a força de mola é maior do que o empuxo axial em um tal grau que o elemento de levantamento e o contraelemento estão separados um do outro. Em geral, um estado de desligamento é referido abaixo como o estado da bomba, no qual a bomba é parada e desliga, especificamente o estado no qual um filme lubrificante entre o contraelemento e o elemento de levantamento diminui, especificamente o estado no qual a força de mola é maior do que o empuxo axial em um tal grau que o elemento de levantamento e o contraelemento estão separados um do outro. Em geral, um fluido lubrificante é referido abaixo como um fluido com propriedades lubrificantes, especificamente, um fluido lubrificante pode também ser um lubrificante. Na prática, um fluido lubrificante é diretamente o produto bombeado ou, em casos especiais, um fluido lubrificante separado. Em geral, um dispositivo de rolamento de eixo é referido abaixo como um rolamento, o qual pode suportar forças axiais e radiais.
[0021] As vantagens da bomba de acordo com a invenção e o dispositivo de rolamento de eixo ou dispositivo de levantamento de acordo com a invenção são especificamente:
[0022] - dispositivo de rolamento de eixo configurado construtivamente simples com dispositivo de levantamento
[0023] - dispositivo de rolamento de eixo tem uma geometria de dispositivo substancialmente menor do que as bombas com um dispositivo de levantamento adicional e portanto, este não aumenta o comprimento de bomba
[0024] - este pode ser produzido economicamente
[0025] - este permite uma fácil substituição de partes de desgaste.
[0026] Na prática, é possível que o dispositivo de rolamento de eixo seja um rolamento radial.
[0027] Na modalidade da invenção, o dispositivo de rolamento de eixo compreende um rolamento antiatrito com um anel interno e um anel externo.
[0028] Em uma modalidade da invenção que é especificamente vantajosa na prática, a mola está suportada por um anel de pressão no anel externo do rolamento antiatrito. Assim, como já mencionado, um anel de pressão está disposto entre o rolamento antiatrito e a mola no alojamento de rolamento do rolamento antiatrito, de modo que a força de mola é transmitida através do anel de pressão para o rolamento antiatrito e assim para o eixo de bomba. Esta disposição é de preferência utilizada para molas espirais, enquanto que utilizando molas de disco, a força atua especificamente diretamente sobre o anel externo.
[0029] Em outra modalidade específica da invenção, pelo menos três molas estão dispostas sobre a circunferência do rolamento antiatrito e/ou o anel de pressão, especificamente na mesma distância. As molas podem estar dispostas entre o alojamento e o rolamento antiatrito e/ou o anel de pressão, especificamente distribuídas sobre a circunferência do rolamento antiatrito e/ou do anel de pressão e dispostas na mesma distância umas das outras em um modo especificamente vantajoso.
[0030] Em outra modalidade da invenção importante para a prática, a mola pode ser projetada como uma mola de disco que enrola ao redor do eixo de bomba.
[0031] Na modalidade da invenção, o rolamento antiatrito pode ser um rolamento de esferas e/ou um rolamento de rolos cilíndricos. Os rolamentos podem ser abertos, semiabertos ou fechados. Dependendo do tipo de rolamento, um anel de pressão é requerido para prover uma superfície de pressão para a transmissão de força.
[0032] É também possível que o rolamento de esferas seja primariamente um rolamento de esferas ranhurado e/ou um rolamento de esferas angular.
[0033] Na prática, a superfície de contato do elemento de levantamento e/ou do contraelemento pode ser revestida, especificamente revestida com cerâmica. Assim, o desgaste dos dois elementos pode ser minimizado.
[0034] Neste caso, o elemento de levantamento e/ou o contraelemento e/ou o anel de pressão e/ou o rolamento antiatrito podem compreender um material composto reforçado com fibra ou um material sintético termoplástico, especificamente um poliéter cetona. O elemento de levantamento e/ou o contraelemento e/ou o anel de pressão e/ou o rolamento antiatrito podem ser feitos de um ou mais destes materiais, especialmente também de um material composto. O rolamento antiatrito pode também ser feito de cerâmica. O anel de pressão é de preferência feito de aço.
[0035] Está claro que a superfície de contato do elemento de levantamento e/ou do contraelemento pode também ser revestida com um lubrificante sólido e/ou com uma cerâmica. Fazendo isto, as propriedades deslizantes são aperfeiçoadas e o desgaste de ambos os elementos é minimizado. Um revestimento de cerâmica pode ser especificamente carbureto de silício.
[0036] De acordo com a invenção, uma bomba com um dispositivo de rolamento de eixo de acordo com a invenção está adicionalmente proposta. Neste caso, o dispositivo de rolamento de eixo compreende um eixo de bomba axialmente deslocável, um rolamento antiatrito e uma mola. O rolamento antiatrito está de preferência conectado no eixo de bomba e a mola está disposta no rolamento antiatrito. Especificamente, a mola está disposta no rolamento antiatrito de tal modo que a força de mola F atua paralela ao eixo geométrico do eixo de bomba. Assim, a mola está presa no rolamento antiatrito de tal modo que uma força de mola F atua sobre o anel externo do rolamento antiatrito, de modo que um empuxo axial do eixo de bomba possa ser compensado no estado de desligamento e/ou no estado de partida. Um elemento de levantamento preso no eixo de bomba e um contraelemento correspondente estão separados um do outro pela força de mola da mola em um estado de desligamento e/ou em um estado de partida. Após o estado de partida, quando a autolubrificação da bomba iniciou, um filme de lubrificante forma entre o elemento de levantamento e o contraelemento, de modo que o elemento de levantamento e o contraelemento possam correr um sobre o outro substancialmente sem desgaste por meio de um filme lubrificante de um fluido lubrificante localizado entre estes. Na prática, a bomba pode ser uma bomba centrífuga, especificamente uma bomba centrífuga de estágio único ou múltiplos estágios.
[0037] De acordo com a invenção, um rolamento para uma bomba e um dispositivo de rolamento de eixo está adicionalmente proposto. Neste caso, o rolamento compreende um rolamento antiatrito, o qual pode estar conectado a um eixo de bomba axialmente deslocável e uma mola, a qual está disposta no rolamento antiatrito de tal modo, que a força de mola pode ser transmitida para o rolamento antiatrito por meio da mola em uma condição de montagem do rolamento.
[0038] A seguir a invenção será explicada em mais detalhes por meio de modalidades com referência aos desenhos.
[0039] Os desenhos esquemáticos mostram:
[0040] Figura 1: uma ilustração esquemática de um rolamento antiatrito;
[0041] Figura 2: uma primeira modalidade do dispositivo de rolamento de eixo de acordo com a invenção;
[0042] Figura 3: uma seção de outra modalidade do dispositivo de rolamento de eixo de acordo com a invenção em diferentes perspectivas;
[0043] Figura 4: uma seção de outra modalidade do dispositivo de rolamento de eixo de acordo com a invenção;
[0044] Figura 5: outra modalidade do dispositivo de rolamento de eixo de acordo com a invenção;
[0045] Figura 6: uma seção longitudinal do dispositivo de rolamento de eixo de acordo com a invenção em diferentes estados de operação.
[0046] A Figura 1 mostra uma ilustração esquemática de um rolamento antiatrito 8, 81, 815. Neste caso, o rolamento antiatrito 8 está projetado como um rolamento de esferas 81, especificamente como um rolamento de esferas ranhurado 815. O rolamento antiatrito 8, 81, 815 compreende um anel externo 812, um anel interno 813 e as esferas 811 dispostas entre estes com uma gaiola de rolamento 814. O anel interno 813 está conectado à prova de torque a um eixo de bomba 5, de modo que, como mostrado por meio de exemplo na Figura 2, a força F causada por uma mola 7, 71, 72 do dispositivo de levantamento atua sobre o anel externo 812. No estado de operação, um deslocamento do anel interno 813 e do eixo de bomba acoplado à prova de torque 5 é causado pela força F atuando sobre o anel externo 812. Este modo de ação fundamental entre a mola 7, 71, 72 e o rolamento antiatrito 8, 81, 815 está mostrado na Figura 2, por exemplo, por meio disto na Figura 1 a representação da mola foi omitida.
[0047] A Figura 2 mostra uma ilustração esquemática de uma primeira modalidade do dispositivo de rolamento de eixo 1 de acordo com a invenção. O dispositivo de rolamento de eixo 1 compreende um rolamento antiatrito 8, 81, 815, um anel de pressão 6 e uma mola 7, 71, 72. O rolamento antiatrito 8, 81, 815 está projetado como um rolamento de esferas ranhurado 815. A mola 7, 71, 72 está disposta entre o alojamento 9 e o anel de pressão 6 de tal modo, que uma força de mola F atua sobre o rolamento de esferas ranhurado 815 através do anel de pressão 6, que as superfícies de contato 34 do elemento de levantamento 3 e do contraelemento 4 estão separadas e uma folga S está presente. No estado de operação, a força de mola F contra-atua o empuxo axial A causado pela rotação dos impulsores. A interrupção de eixo geométrico 10 mostra que o dispositivo de rolamento de eixo 1 com o dispositivo de levantamento integrado pode estar disposto no eixo de bomba 5 em qualquer distância do elemento de levantamento 3 e do contraelemento 4. Especificamente, a mola 7, 71, 72 está disposta no rolamento de esferas ranhurado 815 de tal modo, que a força de mola F atua paralela ao eixo geométrico do eixo de bomba. Assim, a mola 7, 71, 72 está disposta no rolamento de esferas ranhurado 815 de tal modo que a força de mola F atua sobre o anel externo do rolamento de esferas ranhurado 815, de modo que um empuxo axial A do eixo de bomba 5 pode ser compensado em um estado de desligamento e/ou em um estado de partida. Um elemento de levantamento 3 preso no eixo de bomba 5 e um contraelemento correspondente 4 estão separados um do outro em um estado de partida e/ou em um estado de desligamento pela força de mola F da mola 7, 71, 72. Após o estado de partida, quando a autolubrificação da bomba 2 iniciou, um filme lubrificante forma entre o elemento de levantamento 3 e o contraelemento 4, de modo que o elemento de levantamento 3 e o contraelemento 4 possam correr um sobre o outro substancialmente sem desgaste por meio de um filme lubrificante de um fluido lubrificante localizado entre estes.
[0048] A Figura 3 mostra uma seção de outra modalidade do dispositivo de rolamento de eixo 1 de acordo com a invenção em diferentes perspectivas. A mola 7, 71, 72 está projetada como uma mola espiral 71 que enrola ao redor do eixo de bomba 5. A força de mola F atua diretamente sobre o anel externo 812 do dispositivo de rolamento de eixo 1, por meio de que o elemento de levantamento 3 e o contraelemento 4 estão separados um do outro. A mola espiral 71 está disposta entre o alojamento 9 e o rolamento antiatrito 8, 81, 815. Especificamente, a mola espiral 71 está disposta no rolamento antiatrito 8, 81, 815 de tal modo que a força de mola F atua paralela ao eixo geométrico do eixo de bomba 5. Assim, a mola espiral 71 está disposta no rolamento antiatrito 8, 81, 815 de tal modo que a força de mola F atua sobre o anel externo do rolamento antiatrito 8, 81, 815, de modo que um empuxo axial A do eixo de bomba 5 pode ser compensado em um estado de desligamento e/ou em um estado de partida. Um elemento de levantamento 3 preso no eixo de bomba 5 e um contraelemento correspondente 4 estão separados um do outro em um estado de partida e/ou um estado de desligamento pela força de mola F da mola espiral 71.
[0049] A Figura 4 mostra uma seção de outra modalidade do dispositivo de rolamento de eixo 1 de acordo com a invenção. As molas 7, 71, 72 estão projetadas como molas espirais únicas 71 e a força de mola F atua sobre o rolamento antiatrito 8, 81, 815 do dispositivo de rolamento de eixo 1 e assim sobre o eixo de bomba 5 através do anel de pressão 6. As molas espirais 71 estão distribuídas sobre a circunferência do anel de pressão 6 na mesma distância d. As molas espirais 71 podem estar dispostas entre o alojamento 9 e o rolamento antiatrito 8, 81, 815 e/ou o anel de pressão 6. Especificamente, as molas espirais 71 estão dispostas no anel de pressão 6 de tal modo, que a força de mola F atua paralela ao eixo geométrico do eixo de bomba 5. Assim, as molas espirais 71 estão dispostas no anel de pressão 6 de tal modo que uma força de mola F atua sobre o anel de pressão 6, de modo que um empuxo axial A do eixo de bomba 5 pode ser compensado em um estado de desligamento e/ou em um estado de partida. Um elemento de levantamento 3 preso no eixo de bomba 5 e um contraelemento correspondente 4 estão separados um do outro em um estado de partida e/ou em um estado de desligamento pela força de mola F das molas espirais 71.
[0050] A Figura 5 mostra outra modalidade do dispositivo de rolamento de eixo 1 de acordo com a invenção. As molas 7, 71, 72 estão projetadas como molas de disco e a força de mola F atua sobre o rolamento antiatrito 8, 81, 815 do dispositivo de rolamento de eixo 1 e assim sobre o eixo de bomba 5. As molas de disco 72 estão dispostas em direções opostas por meio de exemplo como dois pares, cada um com cinco molas de disco 72. A pessoa versada na técnica compreende que outras disposições com mais ou menos molas de disco 72 e como diferentes tipos de disposição são também possíveis. As molas de disco 72 estão dispostas entre o alojamento 9 e o rolamento antiatrito 8, 81, 815. Especificamente, as molas de disco 72 estão dispostas no rolamento antiatrito 8, 81, 815 de tal modo que a força de mola F atua paralela ao eixo geométrico do eixo de bomba 5. Assim, as molas de disco 72 estão dispostas no rolamento antiatrito 8, 81 de tal modo que uma força de mola F atua, de modo que um empuxo axial A do eixo de bomba 5 pode ser compensado em um estado de desligamento e/ou em um estado de partida. Um elemento de levantamento 3 preso no eixo de bomba 5 e um contraelemento correspondente 4 estão separados um do outro em um estado de partida e/ou em um estado de desligamento pela força de mola F das molas de disco 72.
[0051] A Figura 6 mostra uma ilustração esquemática de uma seção longitudinal do dispositivo de rolamento de eixo 1 de acordo com a invenção em diferentes estados de operação Z1, Z2. O dispositivo de rolamento de eixo 1 tem o mesmo projeto como descrito na Figura 1. De acordo com a ilustração, a bomba 2 está em um estado de operação Z1 no lado inferior da figura. O estado de operação Z1 descreve um estado de operação no qual o empuxo axial A é maior do que o força de mola F. No lado superior da ilustração, a bomba 2 está em um estado de operação Z2, o qual corresponde ao estado de partida e/ou desligamento e/ou a condição de montagem e na qual o empuxo axial A é menor do que a força de mola F. No estado de operação Z2, quando o empuxo axial A não é ainda suficiente para superar a força de mola F, o elemento de levantamento 3 e o contraelemento 4 estão separados por uma folga S de tal modo, que um filme lubrificante pode formar entre as duas superfícies de contato 34 e os dois componentes não desgastam após o estado de partida e/ou durante o estado de desligamento. Se o empuxo axial A causado pela rotação dos impulsores for maior do que o força de mola F, o eixo de bomba 5 é deslocado e assim o elemento de levantamento 3 de tal modo, que a folga S é reduzida. A mola 7, 71, 72 é comprimida deslocando o eixo de bomba 5. O elemento de levantamento 3 e o contraelemento 4 podem deslizar um no topo do outro reduzindo a largura da folga S e podem atuar como um dispositivo de alívio para o empuxo axial A dos impulsores.

Claims (11)

1. Dispositivo de rolamento de eixo (1) para uma bomba (2), que compreende um rolamento antiatrito (8, 81, 815), o qual pode estar conectado a um eixo de bomba axialmente deslocável (5) em que uma mola (7, 71, 72) está disposta no rolamento antiatrito (8, 81, 815) de tal modo, que uma força de mola (F) pode ser transmitida para o rolamento antiatrito (8, 81, 815) por meio da mola (7, 71, 72) em uma condição de montagem do dispositivo de rolamento de eixo (1) de tal modo, que um elemento de levantamento (3) preso no eixo de bomba (5) e um contraelemento correspondente (4) estão separados um do outro em um estado de partida e/ou em um estado de desligamento da bomba (2) caracterizado pelo fato de que o rolamento antiatrito (8, 81, 815) é um rolamento radial.
2. Dispositivo de rolamento de eixo (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de rolamento de eixo (1) compreende um rolamento antiatrito (8, 81, 815) com um anel interno (813) e um anel externo (812).
3. Dispositivo de rolamento de eixo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a mola (7, 71, 72) está suportada através de um anel de pressão (6) no alojamento de rolamento do rolamento antiatrito (8, 81, 815).
4. Dispositivo de rolamento de eixo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que pelo menos três molas (71), especificamente na mesma distância (d), estão dispostas sobre a circunferência do rolamento antiatrito (8, 81, 815) e/ou do anel de pressão (6).
5. Dispositivo de rolamento de eixo (1), de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que a mola (7, 71, 72) está formada como uma mola de disco (72) disposta ao redor do eixo de bomba (5).
6. Dispositivo de rolamento de eixo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o rolamento antiatrito (8, 81, 815) é um rolamento de esferas (81, 815) e/ou um rolamento de rolos cilíndricos.
7. Dispositivo de rolamento de eixo (1), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o rolamento de esferas (81, 815) é um rolamento de esferas ranhurado (815) e/ou um rolamento de esferas angular.
8. Dispositivo de rolamento de eixo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que as superfícies de contato (34) do elemento de levantamento (3) preso no eixo de bomba (5) e do contraelemento correspondente (4) são revestidas, especificamente revestidas com cerâmica.
9. Dispositivo de rolamento de eixo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o elemento de levantamento (3) e/ou o contraelemento (4) e/ou um anel de pressão (6) e/ou o rolamento antiatrito (8, 81, 815) compreendem um material composto reforçado com fibra ou um material sintético termoplástico, especificamente um poliéter cetona.
10. Dispositivo de rolamento de eixo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que as superfícies de contato (34) do elemento de levantamento (3) preso no eixo de bomba (5) e do contraelemento correspondente (4) são revestidas com um lubrificante sólido.
11. Bomba (2), caracterizada pelo fato de compreender um dispositivo de rolamento de eixo (1) como definido em qualquer uma das reivindicações precedentes.
BR102018015157-6A 2017-08-23 2018-07-25 Dispositivo de rolamento de eixo e bomba BR102018015157B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP17187563.6 2017-08-23
EP17187563 2017-08-23

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102018015157A2 BR102018015157A2 (pt) 2019-06-04
BR102018015157B1 true BR102018015157B1 (pt) 2023-06-27

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11415142B2 (en) Shaft bearing device with a lifting device
JP5461172B2 (ja) 同軸磁気カップリングを有する回転ポンプ
ES2658939T3 (es) Compresor de refrigerador de alta capacidad
US5951169A (en) Thrust bearing
JPH06159362A (ja) 磁気軸受装置
BR102014012901B1 (pt) Conjunto que compreende um eixo rotativo e dispositivo de mancal magnético radial compreendendo tal conjunto
CN105927579A (zh) 一种无内漏轴向力自平衡的离心式流体输送装置
RU2015145328A (ru) Вращающаяся установка с шейками вала под самоустанавливающиеся подшипники и способы работы
CN111051716B (zh) 一种设置有轴承中设置轴承的装置
KR20180018178A (ko) 에어포일 베어링
JP2006508315A (ja) 玉軸受およびこの形式の軸受が装備された真空ポンプ
JP6694895B2 (ja) エアコンプレッサーないし液体ポンプを備える機械
PT1212542E (pt) Um rolamento deslizante radial/axial combinado.
WO2017157702A1 (en) A centrifugal pump with balancing means and a method of balancing axial forces of the centrifugal pump
EP3118460B1 (en) Turbo machine
BR102018015157B1 (pt) Dispositivo de rolamento de eixo e bomba
BR112017025033B1 (pt) Arranjo de cilindro
RU2398975C2 (ru) Радиальный подшипниковый узел скольжения
EP3436703B1 (en) Impeller-type liquid ring compressor
BR102013012379B1 (pt) Bomba de estágios múltiplos para transportar um fluido de bomba
JP3997578B2 (ja) 高速回転機器
CN112983889A (zh) 具有提升装置的泵
JP6138897B2 (ja) 真空ポンプ
BR112021005957A2 (pt) bomba de múltiplos estágios
JP2021148132A (ja) タッチダウン軸受