BR102018015026B1 - WATER RINSE SYSTEM FOR A SELF-PROPELLED AGRICULTURAL SPRAYER AND SELF-PROPELLED AGRICULTURAL SPRAYER - Google Patents

WATER RINSE SYSTEM FOR A SELF-PROPELLED AGRICULTURAL SPRAYER AND SELF-PROPELLED AGRICULTURAL SPRAYER Download PDF

Info

Publication number
BR102018015026B1
BR102018015026B1 BR102018015026-0A BR102018015026A BR102018015026B1 BR 102018015026 B1 BR102018015026 B1 BR 102018015026B1 BR 102018015026 A BR102018015026 A BR 102018015026A BR 102018015026 B1 BR102018015026 B1 BR 102018015026B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
rinse
tank
product
outlet valve
liquid
Prior art date
Application number
BR102018015026-0A
Other languages
Portuguese (pt)
Other versions
BR102018015026A2 (en
Inventor
Nathan P. Brooks
Roy A. Bittner
Original Assignee
Cnh Industrial America Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US15/657,942 external-priority patent/US10369585B2/en
Application filed by Cnh Industrial America Llc filed Critical Cnh Industrial America Llc
Publication of BR102018015026A2 publication Critical patent/BR102018015026A2/en
Publication of BR102018015026B1 publication Critical patent/BR102018015026B1/en

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01MCATCHING, TRAPPING OR SCARING OF ANIMALS; APPARATUS FOR THE DESTRUCTION OF NOXIOUS ANIMALS OR NOXIOUS PLANTS
    • A01M7/00Special adaptations or arrangements of liquid-spraying apparatus for purposes covered by this subclass
    • A01M7/0089Regulating or controlling systems

Abstract

SISTEMA DE ENXÁGUE AUTOMÁTICO PARA UM PULVERIZADOR AGRÍCOLA E PULVERIZADOR AGRÍCOLA Trata-se de um sistema de monitoração e controle de enxágue para um pulverizador autopropulsionado, que é configurado para permitir o enxágue automático dos componentes de canalização e tubulação do pulverizador com um enxágue líquido, pelo controle automático do tempo e do sequenciamento das válvulas eletrônicas após o recebimento de um comando de enxágue. Os aspectos do enxágue podem ser configurados por um operador, tal como a possibilidade de o tanque de produto ser enxaguado, a duração de cada enxágue e o número de ciclos de enxágue. As válvulas e o fluxo de líquido podem ser monitorados em tempo real a partir de uma HMI de tela sensível ao toque durante o enxágue. Consequentemente, o pulverizador pode ser minuciosamente enxaguado ao pressionar um único botão para gerar o comando de enxágue, sem precisar que o operador atue manualmente as válvulas e/ou estágios de readmissão da sequência de enxágue.AUTOMATIC RINSE SYSTEM FOR AN AGRICULTURAL SPRAYER AND AGRICULTURAL SPRAYER This is a rinse control and monitoring system for a self-propelled sprayer, which is configured to allow automatic rinsing of the sprayer's plumbing and piping components with a liquid rinse, at least automatic control of timing and sequencing of electronic valves after receiving a rinse command. Aspects of the rinse can be configured by an operator, such as whether the product tank can be rinsed, the duration of each rinse, and the number of rinse cycles. Valves and liquid flow can be monitored in real time from a touchscreen HMI during rinsing. Consequently, the sprayer can be thoroughly rinsed at the press of a single button to generate the rinse command, without requiring the operator to manually actuate the valves and/or readmission stages of the rinse sequence.

Description

CAMPO DA INVENÇÃOFIELD OF THE INVENTION

[001] A invenção refere-se, de um modo geral, a um equipamento de aplicação de produtos agrícolas, tal como pulverizadores autopropulsionados e, em particular, a um sistema de monitoramento e controle de fluxo para um pulverizador autopropulsionado que é configurado para receber um comando de enxágue, após o qual um sistema de controle controla um ou mais dos sistemas de válvulas para enxaguar componentes de canalização do pulverizador autopropulsionado com um líquido de enxágue.[001] The invention relates, in general, to an agricultural product application equipment, such as self-propelled sprayers, and, in particular, to a monitoring and flow control system for a self-propelled sprayer that is configured to receive a rinse command, after which a control system controls one or more of the valve systems to rinse plumbing components of the self-propelled sprayer with a rinse liquid.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃOBACKGROUND OF THE INVENTION

[002] Ao longo do tempo, os pulverizadores agrícolas se tornaram maiores para aumentar a eficiência de máquina com lanças mais largas que podem cobrir mais área em uma única passada. Os sistemas operacionais de pulverizadores têm se tornado correspondentemente mais poderosos e complexos. Tais sistemas operacionais complexos incluem sistemas de entrega de produto que direcionam produto armazenado para as múltiplas seções pulverizadoras da lança, e podem incluir enxágue e sistemas de ar para a purga líquida e pneumática de várias linhas do pulverizador. É geralmente desejável enxaguar o sistema de entrega de produto de vez em quando com um líquido de enxágue, tal como água limpa. No entanto, para enxaguar o sistema, os operadores normalmente precisam sequenciar e programar manualmente várias válvulas para fazer o líquido de enxágue percorrer através do circuito de pulverização. Isso pode levar a uma série de possíveis problemas, como desalinhamento das válvulas, não enxaguar o suficiente para limpar adequadamente os canos, colocar desnecessariamente o operador em contato com substâncias químicas nocivas e/ou adicionar mais etapas para o operador lembrar.[002] Over time, agricultural sprayers have become larger to increase machine efficiency with wider booms that can cover more area in a single pass. Sprayer operating systems have become correspondingly more powerful and complex. Such complex operating systems include product delivery systems that direct stored product to multiple boom sprayer sections, and may include rinse and air systems for liquid and pneumatic purging of multiple sprayer lines. It is generally desirable to rinse the product delivery system from time to time with a rinse liquid, such as clean water. However, to flush the system, operators typically need to manually sequence and program multiple valves to run flushing liquid through the spray circuit. This can lead to a number of potential issues such as valve misalignment, not rinsing enough to properly clean the pipes, unnecessarily bringing the operator into contact with harmful chemicals, and/or adding more steps for the operator to remember.

DESCRIÇÃO DA INVENÇÃODESCRIPTION OF THE INVENTION

[003] Um sistema de monitoramento e controle de enxágue para um pulverizador autopropulsionado é configurado para permitir o enxágue automático dos componentes de canalização e tubulação do pulverizador com um enxágue líquido, pelo controle automático do tempo e do sequenciamento das válvulas eletrônicas após o recebimento de um comando de enxágue. Os aspectos do enxágue podem ser configurados por um operador, tal como a possibilidade de o tanque de produto ser enxaguado, a duração de cada enxágue e o número de ciclos de enxágue. As válvulas e o fluxo de líquido podem ser monitorados em tempo real a partir de uma HMI de tela sensível ao toque durante o enxágue. Consequentemente, o pulverizador pode ser minuciosamente enxaguado ao pressionar um único botão para gerar o comando de enxágue, sem precisar que o operador atue manualmente as válvulas e/ou estágios de readmissão da sequência de enxágue.[003] A rinsing control and monitoring system for a self-propelled sprayer is configured to allow automatic rinsing of the plumbing and piping components of the sprayer with a liquid rinse, by automatically controlling the time and sequencing of electronic valves upon receipt of a rinse command. Aspects of the rinse can be configured by an operator, such as whether the product tank can be rinsed, the duration of each rinse, and the number of rinse cycles. Valves and liquid flow can be monitored in real time from a touchscreen HMI during rinsing. Consequently, the sprayer can be thoroughly rinsed at the press of a single button to generate the rinse command, without requiring the operator to manually actuate the valves and/or readmission stages of the rinse sequence.

[004] De acordo com um aspecto da invenção, um sistema de enxágue “de um toque” para pulverizadores permite que canos, válvulas, tanques pulverizadores e similares sejam mais eficientemente limpos para armazenamento, transporte ou um novo produto químico. Os pulverizadores podem fornecer controle eletrônico completo de qualquer uma e de todas as válvulas com esferas, as bombas de produto, os tanques coletores e um controlador lógico. O sistema de “um toque” pode permitir que um operador do pulverizador pressione um único botão para fornecer enxágue automático, que pode incluir verificar o sistema por prontidão para o enxágue, sequenciamento e temporização das válvulas eletrônicas para completar um ciclo de enxágue, quando estiver pronto, e executar múltiplos ciclos de enxágue, se desejado, sem que demandas adicionais sejam colocadas sobre o operador. O botão poderia ser, por exemplo, um botão físico que é configurado na cabine do operador, e/ou um botão virtual que é implementado por meio de uma HMI de tela sensível ao toque, computador de campo, terminal virtual (VT) ou similares. Como resultado, um operador não precisa girar manualmente válvulas pulverizadoras com as mãos, ou não é exigido que lembre estágios corretos ou sequências para o enxágue minucioso. Consequentemente, tal enxágue automático pode assegurar que sequências de enxágue consistentes e corretas sejam fornecidas para pulverizadores quando o enxágue é desejado.[004] According to one aspect of the invention, a "one touch" rinsing system for sprayers allows pipes, valves, spray tanks and the like to be more efficiently cleaned for storage, transport or a new chemical. Sprayers can provide complete electronic control of any and all ball valves, product pumps, header tanks and a logic controller. The “one touch” system can allow a sprayer operator to press a single button to provide automatic rinsing, which can include checking the system for rinsing readiness, sequencing and timing the electronic valves to complete a rinsing cycle, when required. ready, and run multiple rinse cycles if desired, without additional demands being placed on the operator. The button could be, for example, a physical button that is configured in the operator's cabin, and/or a virtual button that is implemented through a touchscreen HMI, field computer, virtual terminal (VT) or similar . As a result, an operator is not required to manually turn spray valves by hand, or required to remember correct stages or sequences for thorough rinsing. Consequently, such automatic rinsing can ensure that consistent and correct rinsing sequences are provided to sprayers when rinsing is desired.

[005] De acordo com um aspecto da invenção, enxágue automático pode usar um controlador lógico para sequenciar válvulas controladas eletronicamente de uma maneira que limpe apropriadamente os canos com várias combinações de estados de válvula. O enxágue automático pode iniciar as bombas, controlar as válvulas, temporizar as sequências e repetir até que um certo número de ciclos seja completo. O enxágue automático pode ser completamente personalizável para o pulverizador dependendo da configuração de válvulas, dos tanques e da canalização. O enxágue automático pode executar um algoritmo para determinar uma solução ideal para enxaguar a máquina, conforme configurado. O algoritmo pode incluir entrada de um usuário, que inclui se as seções particulares do pulverizador devem ser limpas ou não, tal como os tanques de produto, a duração ou temporização de cada enxágue, e/ou o número de ciclos de enxágue. O controlador lógico poderia ser colocado em um barramento da Organização Internacional de Normalização (ISO) ou um barramento de Rede Área do Controlador (CAN), de modo que um operador pudesse facilmente interagir com o controlador lógico por meio de uma HMI de tela sensível ao toque, um computador de campo, terminal virtual (VT) ou similares.[005] According to one aspect of the invention, automatic flushing can use a logic controller to sequence electronically controlled valves in a manner that properly cleans pipes with various combinations of valve states. Automatic rinsing can start pumps, control valves, time sequences, and repeat until a certain number of cycles are complete. Auto-rinse is completely customizable for the sprayer depending on valve, tank and piping configuration. The automatic rinse can run an algorithm to determine an optimal solution for rinsing the machine as configured. The algorithm can include input from a user, which includes whether or not particular sections of the sprayer should be cleaned, such as the product tanks, the duration or timing of each rinse, and/or the number of rinse cycles. The logic controller could be placed on an International Organization for Standardization (ISO) bus or a Controller Area Network (CAN) bus, so that an operator could easily interact with the logic controller via a touchscreen HMI. touch, a field computer, virtual terminal (VT) or similar.

[006] Especificamente, então, um aspecto da presente invenção fornece um sistema de enxágue para um pulverizador agrícola autopropulsionado. O sistema de enxágue pode incluir: um sistema de armazenamento de produto que tem um tanque de produto que armazena um produto líquido agrícola em um chassis do pulverizador; um sistema de armazenamento de líquido de enxágue que tem um tanque de enxágue que armazena um líquido de enxágue no chassis; uma lança de pulverização sustentada pelo chassis do pulverizador e que define múltiplas seções pulverizadoras para receber o produto líquido e o líquido de enxágue, e que entregam, seletivamente, o produto líquido e o líquido de enxágue para um campo; um sistema de válvula a bordo, que inclui uma válvula de saída do tanque de produto, configurado para atuar entre uma posição fechada, que impede o fluxo do produto líquido para fora do tanque de produto, e uma posição aberta, que permite o fluxo do produto líquido para fora do tanque de produto, e uma válvula de saída do tanque de enxágue configurada para atuar entre uma posição fechada, que impede o fluxo do líquido de enxágue para fora do tanque de enxágue, e uma posição aberta, que permite o fluxo do líquido de enxágue para fora do tanque de enxágue; um sistema de válvulas da lança que inclui múltiplas válvulas de alimentação da seção pulverizadora, no qual cada uma das válvulas de alimentação da seção pulverizadora é configurada para atuar entre uma posição fechada, que impede o fluxo do produto líquido e do líquido de enxágue através de uma seção pulverizadora respectiva, e uma posição aberta, que permite o fluxo do produto líquido e do líquido de enxágue através da seção pulverizadora respectiva; componentes de canalização que conectam o sistema de armazenamento de produto, o sistema de armazenamento de líquido de enxágue e a lança de pulverização por meio dos sistemas de válvulas a bordo e na lança; e um sistema de controle para controlar os sistemas de válvulas a bordo e na lança, sendo que o sistema de controle é configurado para receber um comando de enxágue, após o qual o sistema de controle controla uma ou mais dentre a válvula de saída do tanque de produto, a válvula de saída do tanque de enxágue e as válvulas de alimentação da seção pulverizadora para enxaguar pelo menos alguns dos componentes de canalização com o líquido de enxágue.[006] Specifically, then, one aspect of the present invention provides a rinsing system for a self-propelled agricultural sprayer. The rinse system may include: a product storage system having a product tank that stores a liquid agricultural product in a sprayer chassis; a rinse liquid storage system having a rinse tank that stores a rinse liquid in the chassis; a spray lance supported by the sprayer chassis and defining multiple spray sections to receive the liquid product and the rinse liquid, and which selectively deliver the liquid product and the rinse liquid to a field; an on-board valve system, including a product tank outlet valve, configured to actuate between a closed position, which prevents the flow of liquid product out of the product tank, and an open position, which allows the flow of product liquid product out of the product tank, and a rinse tank outlet valve configured to actuate between a closed position, which prevents the flow of rinse liquid out of the rinse tank, and an open position, which allows the flow rinse liquid out of the rinse tank; a boom valve system including multiple spray section feed valves, in which each of the spray section feed valves is configured to actuate between a closed position, which prevents the flow of liquid product and rinse liquid through a respective spray section, and an open position, which allows the flow of liquid product and rinsing liquid through the respective spray section; piping components that connect the product storage system, rinse liquid storage system, and spray lance through the onboard and boom valve systems; and a control system for controlling the onboard and boom valve systems, the control system being configured to receive a flush command, after which the control system controls one or more of the tank outlet valves of product, the rinse tank outlet valve and the spray section feed valves to rinse at least some of the piping components with the rinse liquid.

[007] Outros aspectos, objetos, características e vantagens da invenção se tornarão evidentes para as pessoas com habilidade na técnica a partir da descrição detalhada que se segue e dos desenhos anexos. Deve ser entendido, no entanto, que a descrição detalhada e exemplos específicos, embora indiquem realizações preferidas da presente invenção, são dados a título de ilustração e não de limitação. Muitas mudanças e modificações podem ser feitas dentro do escopo da presente invenção sem se afastar do espírito da mesma, e a invenção inclui todas das tais modificações.[007] Other aspects, objects, features and advantages of the invention will become apparent to persons skilled in the art from the detailed description that follows and the accompanying drawings. It should be understood, however, that the detailed description and specific examples, while indicating preferred embodiments of the present invention, are given by way of illustration and not limitation. Many changes and modifications can be made within the scope of the present invention without departing from the spirit thereof, and the invention includes all such modifications.

BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOSBRIEF DESCRIPTION OF THE DRAWINGS

[008] As realizações exemplificativas preferidas da invenção são ilustradas nos desenhos anexos, nos quais numerais de referência similares representam partes similares ao longo dos mesmos. A Figura 1 é uma elevação lateral de um pulverizador autopropulsionado com um sistema de monitoramento, controle e enxágue de fluxo de fluido, de acordo com a presente invenção; A Figura 2 é uma elevação frontal do pulverizador autopropulsionado da Figura 1; A Figura 3 é uma vista pictórica parcialmente esquemática simplificada do sistema de monitoramento, controle e enxágue de fluxo de fluido; A Figura 4 é uma captura de tela simplificada de uma tela sensível ao toque do sistema de monitoramento, controle e enxágue de fluxo de fluido da Figura 3; A Figura 5 é um fluxograma de um processo usado por um motor de regras do sistema de monitoramento, controle e enxágue de fluxo de fluido; A Figura 6 é um fluxograma de um processo usado por um motor de enxágue do sistema de monitoramento, controle e enxágue de fluxo de fluido; e A Figura 7 é um fluxograma de um processo usado para receber informações de configuração de enxágue para personalizar um ou mais aspectos de enxágue pelo motor de enxágue.[008] Preferred exemplary embodiments of the invention are illustrated in the accompanying drawings, in which like reference numerals represent like parts throughout. Figure 1 is a side elevation of a self-propelled sprayer with a fluid flow monitoring, control and rinsing system in accordance with the present invention; Figure 2 is a front elevation of the self-propelled sprayer of Figure 1; Figure 3 is a simplified partially schematic pictorial view of the fluid flow monitoring, control and rinsing system; Figure 4 is a simplified screen shot of a touch screen of the fluid flow monitoring, control and rinsing system of Figure 3; Figure 5 is a flowchart of a process used by a rules engine of the fluid flow monitoring, control, and rinsing system; Figure 6 is a flowchart of a process used by a rinse motor of the Fluid Flow Monitoring, Control and Rinsing System; and Figure 7 is a flowchart of a process used to receive rinse setup information to customize one or more rinse aspects by the rinse engine.

DESCRIÇÃO DAS REALIZAÇÕESDESCRIPTION OF ACHIEVEMENTS

[009] Referindo-se agora aos desenhos e, especificamente, à Figura 1, um sistema de monitoramento, controle e enxágue de fluxo de fluido mostrado como o sistema de fluxo 5 de um sistema de controle geral 6 é fornecido para controlar um sistema de produto 7, um sistema de enxágue 9 e um sistema de purga de ar 11, explicado em maior detalhe em outro lugar no presente documento, e é mostrado para uso com um pulverizador agrícola. O pulverizador agrícola é mostrado, no presente documento, como um veículo pulverizador agrícola autopropulsionado ou pulverizador autopropulsionado 15 que tem uma lança de pulverização 17. Embora o pulverizador 15 seja mostrado como um pulverizador autopropulsionado em lança montado na dianteira, entende-se que versões autopropulsionadas do pulverizador 15 podem ter ou lanças montadas na dianteira ou lanças montadas na traseira, tais como as disponíveis de CNH Industrial, que incluem os pulverizadores Miller Nitro e da Série Condor e os pulverizadores da Série New Holland Guardian.[009] Referring now to the drawings, and specifically to Figure 1, a fluid flow monitoring, control and rinsing system shown as the flow system 5 of a general control system 6 is provided to control a system of product 7, a rinse system 9 and an air purge system 11, explained in greater detail elsewhere in the present document, and shown for use with an agricultural sprayer. The agricultural sprayer is shown herein as a self-propelled agricultural sprayer vehicle or self-propelled sprayer 15 having a spray lance 17. Although the sprayer 15 is shown as a front-mounted self-propelled boom sprayer, it is understood that self-propelled versions 15 sprayer can have either front-mounted booms or rear-mounted booms, such as those available from CNH Industrial, which include Miller Nitro and Condor Series sprayers and New Holland Guardian Series sprayers.

[010] Ainda em referência à Figura 1, pulverizador 15 inclui o chassi 20 que tem a armação de chassis 25 que suporta vários conjuntos, sistemas e componentes. Esses vários conjuntos, sistemas e componentes incluem a cabine 30, o motor 35 e o sistema hidráulico 40. O sistema hidráulico 40 recebe potência a partir do motor 35, e inclui pelo menos uma bomba hidráulica que pode estar em uma disposição de hidróstato para fornecer pressão hidráulica para operar os componentes hidráulicos dentro do sistema hidráulico 40. Para os pulverizadores com acionamentos hidrostáticos, máquinas motrizes hidráulicas são conectadas de maneira operacional à bomba (ou bombas) hidráulica para girar as rodas 45. Em aplicações de acionamento mecânico, uma transmissão mecânica recebe potência a partir do motor 35, e entrega potência para girar as rodas 45 por meio de componentes de linha de transmissão que transmitem potência, tal como eixos de acionamento, diferenciais e outros conjuntos de engrenagens em alojamentos do tipo portal, do tipo caixas de deposição ou outros alojamentos.[010] Still referring to Figure 1, sprayer 15 includes the chassis 20 that has the chassis frame 25 that supports various assemblies, systems and components. These various assemblies, systems and components include the cab 30, the engine 35 and the hydraulic system 40. The hydraulic system 40 receives power from the engine 35, and includes at least one hydraulic pump which may be in a hydrostat arrangement to supply hydraulic pressure to operate the hydraulic components within the hydraulic system 40. For sprayers with hydrostatic drives, hydraulic prime movers are operatively connected to the hydraulic pump (or pumps) to turn the wheels 45. In mechanically driven applications, a mechanical transmission receives power from the engine 35, and delivers power to turn the wheels 45 through driveline components that transmit power, such as driveshafts, differentials and other gear sets in portal-type, gearbox-type housings. deposition or other accommodation.

[011] Ainda em referência à Figura 1, o sistema de produto 7 inclui um sistema de armazenamento de produto 47 com o tanque de produto 49 que armazena um produto líquido agrícola 50 no pulverizador 15 em um chassis do pulverizador 15. O produto 50 inclui qualquer um de uma variedade de produtos líquidos agrícolas, tais como várias pesticidas, herbicidas, fungicidas, fertilizantes líquidos e outros líquidos que incluem suspensões líquidas benéficas para aplicação em campos agrícolas por meio da lança 17. O sistema de enxágue 9 inclui um sistema de armazenamento de líquido de enxágue 51, que tem tanque de enxágue 53 que armazena um líquido de enxágue 54 tal como água ou outro líquido de enxágue adequado. O sistema de purga de ar 11 inclui um sistema de armazenamento de ar comprimido 55 que tem um compressor de ar 57 conectadas de maneira operacional ao tanque de ar 59 que armazena ar 60 comprimido pelo compressor 57. O sistema de fluxo 5 é configurado para direcionar seletivamente o produto líquido 50, o líquido de enxágue 54, ou o ar 60 através de vários caminhos de fluxo definidos através do pulverizador 15 e da lança 17, dependendo da possibilidade de um procedimento de pulverização, um procedimento de enxágue, ou uma purga pneumática ou procedimento de sopro para fora da lança estar sendo realizado. Durante os procedimentos de pulverização e enxágue, o sistema de fluxo 5 energiza uma bomba 61 para transportar ou o produto líquido 50 ou o líquido de enxágue 54 para a lança 17.[011] Still referring to Figure 1, the product system 7 includes a product storage system 47 with the product tank 49 that stores a liquid agricultural product 50 in the sprayer 15 on a sprayer chassis 15. The product 50 includes any of a variety of agricultural liquid products such as various pesticides, herbicides, fungicides, liquid fertilizers and other liquids including beneficial liquid suspensions for application to agricultural fields via the lance 17. The rinsing system 9 includes a storage system of rinsing liquid 51, having a rinsing tank 53 that stores a rinsing liquid 54 such as water or other suitable rinsing liquid. The air purge system 11 includes a compressed air storage system 55 which has an air compressor 57 operatively connected to the air tank 59 which stores air 60 compressed by the compressor 57. The flow system 5 is configured to direct selectively liquid product 50, rinse liquid 54, or air 60 through various defined flow paths through sprayer 15 and lance 17, depending on the possibility of a spray procedure, a rinse procedure, or a pneumatic purge or boom blow-out procedure is being performed. During the spraying and rinsing procedures, the flow system 5 energizes a pump 61 to convey either the liquid product 50 or the rinsing liquid 54 to the lance 17.

[012] Referindo-se agora à Figura 2, a bomba 61 empurra ou o produto líquido 50 ou o líquido de enxágue 54 através dos componentes de canalização, tais como peças interconectadas de tubulação, e através de um sistema de fluxo da lança 63 que inclui segmentos de tubulação da lança 65 para liberação para fora dos bocais de pulverização 70 que são espaçados entre si ao longo da largura da lança 17 durante as operações de pulverização ou de enxágue do pulverizador 15. Consequentemente, tais componentes de canalização podem conectar o sistema de armazenamento de produto 47, o sistema de armazenamento de líquido de enxágue 51 e a lança 17 por meio de um sistema de válvula a bordo e sistema de válvulas da lança, como será descrito no presente documento. Os grupos ou bancos dos múltiplos bocais de pulverização adjacentes 70 definem múltiplas seções pulverizadoras 72 de um sistema de pulverização do pulverizador 15. Durante os procedimentos de pulverização, as seções pulverizadoras 72 definidas ao longo da lança 17 entregam, seletivamente, o produto 50 para liberação sobre um campo agrícola em locais que correspondem às posições das seções pulverizadoras ativadas 72. A lança 17 é conectada ao chassi 20 com o conjunto de braço de elevação 75 que é configurado para mover a lança 17 para cima e para baixo para ajustar a altura de aplicação do produto 50.[012] Referring now to Figure 2, the pump 61 pushes either the liquid product 50 or the rinse liquid 54 through plumbing components, such as interconnected pieces of piping, and through a lance flow system 63 that includes segments of boom piping 65 for release out of spray nozzles 70 that are spaced apart along the width of boom 17 during spraying or rinsing operations of sprayer 15. Accordingly, such piping components can connect the system storage system 47, rinse liquid storage system 51 and lance 17 by means of an on-board valve system and lance valve system, as will be described herein. Groups or banks of multiple adjacent spray nozzles 70 define multiple sprayer sections 72 of a spray system from sprayer 15. During spraying procedures, sprayer sections 72 defined along boom 17 selectively deliver product 50 for release over an agricultural field at locations corresponding to the positions of the activated sprayer sections 72. The boom 17 is connected to the chassis 20 with the lift arm assembly 75 which is configured to move the boom 17 up and down to adjust the height of product application 50.

[013] Ainda em referência à Figura 2, a lança 17 inclui múltiplos segmentos da lança 80 conectados longitudinalmente para fornecer a largura correspondente da lança montada 17. Os segmentos da lança 80 incluem a seção central 85 e os braços esquerdo e direito da lança 87, 89 que se estendem em direções opostas a partir de seção central 85. Os braços esquerdo e direito da lança 87, 89 têm múltiplos segmentos com pares de segmentos da lança primária 90, segmentos da lança secundária 95 e segmentos da lança de separação 100 que se estendem em direções opostas ao longo dos respectivos braços esquerdo e direito da lança 87, 89 espelhados em torno de um eixo geométrico longitudinal do pulverizador 15. Os segmentos esquerdo e direito correspondentes dos pares de segmentos da lança primária, secundária e de separação 90, 95, 100 são substancialmente idênticos, então, apenas um será descrito, sendo que a descrição se aplica tanto ao segmento esquerdo quanto ao segmento direito dos braços esquerdo e direito da lança 87, 89. O segmento primário de lança 90 tem uma extremidade interior da lança primária 105 que é conectada, com a articulação 110, à extremidade exterior da seção central 115, com a articulação 110 configurada para permitir pivotação horizontal geralmente para trás dos segmentos primário, secundário e de separação da lança 90, 95, 100 em direção ao chassis 20 ao dobrar a lança 17 para alcançar uma posição armazenada. O segmento primário de lança 90 se estende a partir de extremidade interior da lança primária 105, para longe da seção central 85, para a extremidade exterior da lança primária 120. A articulação 125 é disposta entre a extremidade exterior da lança primária 120 e a extremidade interior da lança secundária 130, e é configurada para permitir o dobramento dos segmentos secundário e de separação 95, 100 em relação ao segmento da lança primária 90 para alcançar a posição armazenada. Para o dobramento horizontal dos segmentos secundário e de separação 95, 100 contra o segmento da lança primária 90, a articulação 125 permite a pivotação horizontal dos segmentos secundário e de separação 95, 100 em direção ao segmento da lança primária 90. Para o dobramento vertical dos segmentos secundário e de separação 95, 100 contra o segmento da lança primária 90, a articulação 125 permite a pivotação vertical dos segmentos secundário e de separação 95, 100 em direção ao segmento da lança primária 90. O segmento de lança secundário 95 se estende a partir da extremidade interior da lança secundária 130, para longe do segmento da lança primária 90, para a extremidade exterior da lança secundária 135. A junta de separação 140 é disposta entre a extremidade exterior da lança secundária 135 e a extremidade interior da lança de separação 145, e é configurada para permitir deflexão momentânea do segmento da lança de separação 100 para longe da sua posição estendida para fora durante colisões com as colheitas, com o solo e/ou outros obstáculos. O segmento da lança de separação 100 se estende a partir de extremidade interior da lança de separação 145, para longe do segmento da lança secundária 95, para a extremidade exterior da lança de separação 150. Na posição armazenada da lança 17, os segmentos da lança secundária e de separação 95, 100 são dobrados contra o segmento da lança primária 90. O segmento da lança primária 90 é dobrado em direção ao chassis 20, de modo que a extremidade exterior da lança de separação 150 esteja próxima à extremidade interior da lança primária 105, dobrada em direção à dianteira do pulverizador 15 com a extremidade exterior da lança primária 120 e a extremidade interior da lança secundária 130 dobradas em direção à traseira do pulverizador 15.[013] Still referring to Figure 2, the boom 17 includes multiple boom segments 80 connected longitudinally to provide the corresponding width of the assembled boom 17. The boom segments 80 include the center section 85 and the left and right arms of the boom 87 , 89 extending in opposite directions from center section 85. The left and right boom arms 87, 89 have multiple segments with pairs of primary boom segments 90, secondary boom segments 95 and breakaway boom segments 100 that extend in opposite directions along respective left and right boom arms 87, 89 mirrored about a longitudinal axis of sprayer 15. Corresponding left and right segments of primary, secondary, and separation boom segment pairs 90, 95, 100 are substantially identical, so only one will be described, the description applying to both the left and right segments of the left and right boom arms 87, 89. The primary boom segment 90 has an inner end of the primary boom 105 which is connected, with pivot 110, to the outer end of center section 115, with pivot 110 configured to permit generally rearward horizontal pivoting of the primary, secondary and separation boom segments 90, 95, 100 towards the chassis 20 by folding boom 17 to reach a stowed position. The primary boom segment 90 extends from the inner end of the primary boom 105, away from the center section 85, to the outer end of the primary boom 120. Hinge 125 is disposed between the outer end of the primary boom 120 and the outer end of the primary boom 120. inside the secondary boom 130, and is configured to allow the secondary and separation segments 95, 100 to fold relative to the primary boom segment 90 to reach the stowed position. For horizontal folding of secondary and separator segments 95, 100 against primary boom segment 90, linkage 125 allows horizontal pivoting of secondary and separator segments 95, 100 toward primary boom segment 90. For vertical folding of the secondary and separator segments 95, 100 against the primary boom segment 90, the linkage 125 allows vertical pivoting of the secondary and separator segments 95, 100 towards the primary boom segment 90. The secondary boom segment 95 extends from the inner end of the secondary boom 130, away from the primary boom segment 90, to the outer end of the secondary boom 135. The separator gasket 140 is disposed between the outer end of the secondary boom 135 and the inner end of the secondary boom 135. separation boom 145, and is configured to allow momentary deflection of the separation boom segment 100 away from its outwardly extended position during collisions with crops, the ground and/or other obstacles. The breakaway boom segment 100 extends from the inside end of the breakaway boom 145, away from the secondary boom segment 95, to the outside end of the breakaway boom 150. In the stored position of the breakaway boom 17, the breakaway boom segments secondary boom segment 95, 100 are folded against the primary boom segment 90. The primary boom segment 90 is folded towards the chassis 20 so that the outer end of the separation boom 150 is close to the inner end of the primary boom 105, bent toward the front of the sprayer 15 with the outer end of the primary boom 120 and the inner end of the secondary boom 130 bent toward the rear of the sprayer 15.

[014] Referindo-se agora à Figura 3, adicionalmente ao sistema de fluxo 5, o sistema de controle 6 inclui vários subsistemas de controle configurados para controlar outras operações do pulverizador 15, tal como controlar o controle direcional, velocidade, freio, mudança de marcha e outras operações do pulverizador 15, que incluem controlar os movimentos da lança 17, tal como ajustes de altura e procedimentos de dobramento e desdobramento.[014] Referring now to Figure 3, in addition to the flow system 5, the control system 6 includes several control subsystems configured to control other operations of the sprayer 15, such as controlling directional control, speed, brake, change of running and other operations of the sprayer 15, which include controlling the movements of the boom 17, such as height adjustments and folding and unfolding procedures.

[015] Ainda em referência à Figura 3, o sistema de controle 6 tem pelo menos um controlador mestre ou controlador de máquina, mostrado como o controlador (ou controladores) 153. O controlador (ou controladores) 153 inclui um microprocessador e pode ser implementado como um controlador lógico programável (PLC) em outro computador industrial, juntamente com software correspondente e memória adequada para armazenar tal software e hardware, incluindo condutores de interconexão para transmissão de energia e sinal e comunicação para controle dos componentes eletrônicos, eletromecânicos, pneumáticos e hidráulicos do pulverizador 15. A comunicação pode ser feita através de um ou mais sistemas de barramento serial tal como um barramento (ou barramentos) CAN (rede de área de controlador) entre o controlador 153 e vários dispositivos inteligentes, bem como sensores, atuadores e/ou outros componentes do pulverizador 15 para monitorar e controlar os sistemas e componentes correspondentes do pulverizador 15, os quais podem ser estabelecidos como nós no barramento. O barramento (ou barramentos) de CAN pode implementar um ISO ou outra especificação ou protocolo adequado. Dessa maneira, o sistema de controle 6 é configurado para controlar o controle direcional, velocidade, freio, mudança de marcha e outras operações do pulverizador 15, que incluem o movimento da lança 17 adicionalmente à monitoramento e controle de fluxo de fluido através do sistema de fluxo 5.[015] Still referring to Figure 3, the control system 6 has at least one master controller or machine controller, shown as the controller (or controllers) 153. The controller (or controllers) 153 includes a microprocessor and can be implemented as a programmable logic controller (PLC) in another industrial computer, together with corresponding software and adequate memory to store such software and hardware, including interconnecting conductors for power and signal transmission and communication for control of electronic, electromechanical, pneumatic and hydraulic components of the sprayer 15. Communication may be via one or more serial bus systems such as a CAN bus (or buses) (controller area network) between the controller 153 and various intelligent devices as well as sensors, actuators and/or sensors. or other components of the sprayer 15 for monitoring and controlling the corresponding systems and components of the sprayer 15, which may be established as nodes on the bus. The CAN bus (or buses) may implement an ISO or other suitable specification or protocol. In this way, the control system 6 is configured to control the directional control, speed, brake, gear shift and other operations of the sprayer 15, which include the movement of the boom 17 in addition to the monitoring and control of fluid flow through the control system. flow 5.

[016] Ainda em referência à Figura 3, o sistema de controle 6 tem múltiplas interfaces de controle do operador que permitem controle de operador dos sistemas e componentes de pulverizador 15. As interfaces de controle do operador podem incluir um manete 155, um VT (terminal virtual) ou computador de campo 160, e o monitor 163 com uma tela sensível ao toque 165 como uma HMI (interface entre máquina e humano). O manete 155 é móvel para frente e para trás para controlar velocidade e direção de pulverizador 15, e tem uma empunhadura com botões para controlar várias funções do pulverizador 15, que incluem características de movimento tais como o controle de alcance e velocidade. Os botões de controle da lança e de pulverização no manete 155 são configurados para controlar a desativação/ativação da seção pulverizadora de posição da lança, tal como desligar sequencialmente as seções a partir de qualquer uma das extremidades, a partir do lado de fora em direção à outra extremidade, e ligar as seções em direções opostas respectivas. O computador de campo 160 pode ser configurado para controlar procedimentos do tipo agricultura de precisão, bem como vários componentes e sistemas do pulverizador 15. O monitor do pulverizador 163 com tela sensível ao toque 165 é mostrado integrado em um painel de instrumentos ou painel de controle da cabine 30. A tela sensível ao toque 165 exibe informações da situação, tal como a situação (ou situações) em tempo real do sistema de produto 7, do sistema de enxágue 9, e do sistema de purga de ar 11 e componentes correspondentes. A tela sensível ao toque 165 pode se comunicar com um controlador (ou controladores) e tem vários botões exibidos, conforme são geralmente mostrados como botões gráficos 170, para controlar o sistema de produto 7, o sistema de enxágue 9, e o sistema de purga de ar 11 e componentes correspondentes através do envio de sinais de controle pelo controlador (ou controladores), e pode receber sinais de retroalimentação como comunicação bidirecional através de um barramento de ISO e/ou barramento de CAN. O controlador (ou controladores) pode incluir um controlador lógico programável (PLC), ou outro computador industrial, para comunicar através do barramento ISO e/ou barramento de CAN para controlar vários sistemas e componentes do pulverizador 15, junto com software correspondente e memória adequada para armazenar tal software e hardware, incluindo condutores que se interconectam para transmissão de potência e sinal para controlar os componentes eletrônicos, eletromecânicos e hidráulicos do pulverizador 15. Dessa maneira, o sistema de fluxo 5 é configurado para controlar o controle direcional, velocidade, freio, mudança de marcha e outras operações do pulverizador 15, adicionalmente às operações de altura e de dobramento da lança 17, e controlar o sistema de produto 7, o sistema de enxágue 9, e o sistema de purga de ar 11 e componentes correspondentes.[016] Still referring to Figure 3, the control system 6 has multiple operator control interfaces that allow operator control of the sprayer systems and components 15. The operator control interfaces may include a lever 155, a VT ( virtual terminal) or field computer 160, and the monitor 163 with a touch screen 165 as an HMI (Human Machine Interface). The lever 155 is movable back and forth to control the speed and direction of the sprayer 15, and has a handle with buttons for controlling various functions of the sprayer 15, which include movement features such as range and speed control. The boom and spray control buttons on handle 155 are configured to control disabling/activating the boom position sprayer section, such as sequentially shutting off the sections from either end, from outside towards to the other end, and connect the sections in respective opposite directions. Field computer 160 can be configured to control precision farming type procedures as well as various sprayer components and systems 15. Sprayer monitor 163 with touch screen 165 is shown integrated into an instrument panel or control panel from the cabin 30. The touch screen 165 displays situation information, such as the real-time status (or situations) of the product system 7, the rinse system 9, and the air purge system 11 and corresponding components. The touch screen 165 can communicate with a controller (or controllers) and has a number of buttons displayed, as they are generally shown as graphic buttons 170, for controlling the product system 7, the rinse system 9, and the purge system of air 11 and corresponding components by sending control signals by the controller (or controllers), and can receive feedback signals as bi-directional communication via an ISO bus and/or CAN bus. The controller (or controllers) may include a programmable logic controller (PLC), or other industrial computer, to communicate via the ISO bus and/or CAN bus to control various systems and components of the sprayer 15, along with corresponding software and adequate memory. to store such software and hardware, including conductors that interconnect for transmission of power and signal to control the electronic, electromechanical and hydraulic components of the sprayer 15. In this way, the flow system 5 is configured to control the directional control, speed, brake , gear shifting and other operations of the sprayer 15, in addition to height and folding operations of the boom 17, and controlling the product system 7, the rinsing system 9, and the air purge system 11 and corresponding components.

[017] Ainda em referência à Figura 3, através do controlador 153, a tela sensível ao toque 165 é conectada de maneira operacional ao sistema de válvula a bordo 175 que se comunica com o sistema de produto 7, o sistema de enxágue 9 e o sistema de purga de ar 11, e é controlável para mudar características tais como caminho do fluxo e o tipo particular de fluido que é implementado no pulverizador 15. Através do controlador 153, a tela sensível ao toque 165 é também conectada de maneira operacional ao sistema de válvulas da lança 180 controlável para mudar características do sistema de fluxo da lança 63, tal como mudar um caminho do fluxo através do sistema de fluxo da lança 63, que pode incluir desativar e ativar as seções pulverizadoras 72 para impedir ou permitir produto de pulverização 50 através da seção pulverizadora 72, respectivamente. O sistema de válvulas a bordo 175 inclui várias válvulas, tais como válvulas com esferas atuadas eletronicamente, que incluem a válvula de saída do tanque de produto 180 configurada para atuar entre as posições fechada e aberta, respectivamente, impedindo e permitindo o fluxo de produto líquido 50 para fora de uma saída do tanque de produto 49 em direção à bomba 61. A válvula de saída do tanque de enxágue 185 do sistema de válvula a bordo 175 é configurada para atuar entre as posições fechada e aberta, respectivamente, impedindo e permitindo o fluxo de líquido de enxágue 54 para fora de uma saída do tanque de enxágue 53 em direção à bomba 61. As válvulas de saída do tanque de produto e de enxágue 180, 185 alimentam uma linha de alimentação da bomba comum 190, conectada a uma entrada da bomba 61. A válvula de recirculação 195 pode ser disposta a jusante de bomba 61, conectada ao tubo de saída da bomba 200 que, quando aberto, permite que o líquido bombeado pela bomba 61 flua através de um circuito de recirculação definido através da tubulação que conecta de volta ao tanque de produto 49, em vez de fluir através de uma linha de alimentação da lança 205 conectada à tubulação da lança 65. A válvula de saída o tanque de ar 210 do sistema de válvula a bordo 175 é configurada para atuar entre as posições fechada e aberta, respectivamente, impedindo e permitindo o fluxo de ar comprimido 60 para fora de uma saída do tanque de ar 59. A válvula de saída do tanque de ar 210 alimenta uma linha de ar 215 que se conecta à linha de alimentação da lança 205 para purgar pneumaticamente, ou soprar para fora, da tubulação da lança 65 e dos bocais de pulverização 70 (Figura 2).[017] Still referring to Figure 3, through the controller 153, the touch screen 165 is operationally connected to the onboard valve system 175 that communicates with the product system 7, the rinse system 9 and the air purge system 11, and is controllable to change characteristics such as the flow path and the particular type of fluid that is implemented in the sprayer 15. Through the controller 153, the touch screen 165 is also operatively connected to the system. of boom valves 180 controllable to change characteristics of the boom 63 flow system, such as changing a flow path through the boom 63 flow system, which may include disabling and activating the spray sections 72 to prevent or allow spray product 50 through spray section 72, respectively. The onboard valve system 175 includes various valves, such as electronically actuated ball valves, which include the product tank outlet valve 180 configured to actuate between the closed and open positions, respectively, preventing and allowing the flow of liquid product. 50 out of a product tank outlet 49 toward the pump 61. The rinse tank outlet valve 185 of the onboard valve system 175 is configured to actuate between the closed and open positions, respectively, preventing and allowing the rinse liquid flow 54 out of a rinse tank outlet 53 toward pump 61. Rinse and product tank outlet valves 180, 185 feed a common pump feed line 190 connected to an inlet of the pump 61. The recirculation valve 195 can be arranged downstream of the pump 61, connected to the pump outlet tube 200 which, when open, allows the liquid pumped by the pump 61 to flow through a recirculation circuit defined through the piping which connects back to product tank 49, rather than flowing through a boom feed line 205 connected to boom piping 65. The outlet valve on the air tank 210 of the onboard valve system 175 is configured to actuate between the closed and open positions, respectively, preventing and allowing the flow of compressed air 60 out of an air tank outlet 59. The air tank outlet valve 210 feeds an air line 215 that connects to the air tank outlet 210. boom feed 205 to pneumatically purge, or blow out, piping from boom 65 and spray nozzles 70 (Figure 2).

[018] Ainda em referência à Figura 3, o sistema de válvulas da lança 180 inclui várias válvulas, tais como válvulas com esferas atuadas eletronicamente, que incluem as válvulas de alimentação da seção pulverizadora 220, sendo que cada uma recebe um fluido a partir da tubulação da lança 65 e entrega, seletivamente, o fluido para uma das respectivas seções pulverizadoras 72 de lança 17 e um dos respectivos bocais de pulverização 70 (Figura 2) da seção pulverizadora particular 72. Cada uma dentre as válvulas de saída do tanque de produto, de enxágue e de ar 180, 185, 210 e as válvulas de alimentação da seção pulverizadora 220 inclui um atuador 225 que pode ser energizado para deslocar um corpo de válvula 230 entre as posições aberta e fechada. A atuação das válvulas de saída do tanque de produto, de enxágue e de ar 180, 185, 210 e da ventoinha de energização/desenergização 61, pelas instruções do operador inseridas através da tela sensível ao toque 165, pode ser avaliada e modificada por um motor de regras 250. O motor de regras 250 pode ser implementado através do controlador 153 para realizar avaliações e tomar várias decisões, como é explicado em maior detalhe em outro lugar no presente documento.[018] Still referring to Figure 3, the boom valve system 180 includes several valves, such as electronically actuated ball valves, which include the feed valves of the sprayer section 220, each of which receives a fluid from the piping of lance 65 and selectively delivers the fluid to one of the respective spraying sections 72 of lance 17 and one of the respective spraying nozzles 70 (Figure 2) of the particular spraying section 72. Each of the product tank outlet valves , rinse and air 180, 185, 210 and spray section feed valves 220 include an actuator 225 which can be energized to move a valve body 230 between open and closed positions. The actuation of the product, rinse and air tank outlet valves 180, 185, 210 and the on/off fan 61, by operator instructions entered through the touch screen 165, can be evaluated and modified by a rules engine 250. Rules engine 250 may be implemented through controller 153 to perform evaluations and make various decisions, as is explained in greater detail elsewhere in this document.

[019] Ainda em referência à Figura 3, o sistema de controle 6 pode ser configurada para receber um comando de enxágue, após o qual o sistema de controle 6 pode controlar uma ou mais de a válvula de saída do tanque de produto 180, a válvula de saída do tanque de enxágue 185 e as válvulas de alimentação da seção pulverizadora 220 para enxaguar pelo menos alguns dos componentes de canalização com o líquido de enxágue 54. Para implementar um sistema de enxágue de “de um toque” para enxágue automático, o comando de enxágue pode ser enviado por um único botão de enxágue pressionado por um operador do pulverizador. Em um aspecto, o botão de enxágue poderia ser um botão físico de enxágue 380 que é configurado na cabine do operador. No entanto, em outro aspecto, o botão de enxágue poderia ser um botão virtual de enxágue 382, que é implementado por meio da tela sensível ao toque 165 ou por meio do computador de campo 165. Consequentemente, o comando de enxágue pode ser comunicado ao controlador 153 por meio do barramento de ISO e/ou barramento de CAN. Como resultado, o pulverizador pode ser enxaguado consistentemente e corretamente, sem exigir que o operador atue manualmente as válvulas e/ou os estágios de readmissão da sequência de enxágue, como será adicionalmente descrito no presente documento.[019] Still referring to Figure 3, the control system 6 can be configured to receive a rinse command, after which the control system 6 can control one or more of the product tank outlet valve 180, the rinse tank outlet valve 185 and spray section feed valves 220 for flushing at least some of the plumbing components with flushing liquid 54. To implement a "one touch" rinse system for automatic rinsing, the Rinse command can be sent by a single rinse button pressed by a sprayer operator. In one aspect, the rinse button could be a physical rinse button 380 that is configured in the operator's cab. However, in another aspect, the rinse button could be a virtual rinse button 382, which is implemented via touch screen 165 or via field computer 165. Accordingly, the rinse command can be communicated to the 153 controller via ISO bus and/or CAN bus. As a result, the sprayer can be rinsed consistently and correctly without requiring the operator to manually actuate the valves and/or the readmission stages of the rinsing sequence, as will be further described herein.

[020] Referindo-se agora à Figura 4, uma das telas operacionais da tela sensível ao toque 165 é mostrada fornecendo uma exibição visual do sistema de produto 7, do sistema de enxágue 9, do sistema de purga de ar 11, da lança 17 e situações correspondentes por meio de representações gráficas em ícones. As representações gráficas na Figura 4 têm os mesmos rótulos que os homólogos do componente (ou componentes) e do sistema (ou sistemas), mostrados na Figura 3, cujas situações são representadas, apenas com um rótulo “A” seguindo cada rótulo numérico. Pelo menos algumas de tais representações gráficas definem os botões 170 que podem ser pressionados para controlar componentes correspondentes. Os botões 170 incluem o botão de fechar/abrir do tanque de produto 255 que, quando pressionado, controla o fechamento e a abertura da válvula de saída do tanque de produto 180 (Figura 3). O botão de fechar/abrir do tanque de enxágue 260, quando pressionado, controla o fechamento e a abertura da válvula de saída do tanque de enxágue 185 (Figura 3). O botão (ou botões) de ativar/desativar a recirculação 265, quando pressionado, controla o fechamento e a abertura da válvula (ou válvulas) de recirculação 195 (Figura 3). O botão de ativar/desativar da bomba 270, quando pressionado, energiza e desenergiza a bomba 61 (Figura 3) para transportar ou o produto líquido 50 ou o líquido de enxágue 54 em direção à lança 17 (Figura 3) ou através do circuito de recirculação, de volta em direção ao tanque de produto 49. O botão de fechar/abrir do tanque de ar 275, quando pressionado, controla o fechamento e a abertura da válvula de saída do tanque de ar 210 (Figura 3), liberando o ar comprimido a jusante através da linha de ar 215. O botão (ou botões) de ativar/desativar da seção pulverizadora 280, quando pressionado, controla o fechamento e a abertura das válvulas de alimentação da seção pulverizadora 220 (Figura 3).[020] Referring now to Figure 4, one of the operating screens of the touch screen 165 is shown providing a visual display of the product system 7, the rinse system 9, the air purge system 11, the lance 17 and corresponding situations through graphical representations in icons. The graphical representations in Figure 4 have the same labels as the component (or components) and system (or systems) counterparts, shown in Figure 3, whose situations are represented, only with an “A” label following each numeric label. At least some of such graphical representations define buttons 170 that can be pressed to control corresponding components. The buttons 170 include the product tank close/open button 255 which, when pressed, controls the closing and opening of the product tank outlet valve 180 (Figure 3). The rinse tank close/open button 260, when pressed, controls the closing and opening of the rinse tank outlet valve 185 (Figure 3). The recirculation on/off button (or buttons) 265, when pressed, controls the closing and opening of the recirculation valve (or valves) 195 (Figure 3). Pump on/off button 270, when pressed, energizes and de-energizes pump 61 (Figure 3) to convey either liquid product 50 or rinse liquid 54 towards lance 17 (Figure 3) or through the pump circuit. recirculation, back towards the product tank 49. The air tank 275 close/open button, when pressed, controls the closing and opening of the air tank outlet valve 210 (Figure 3), releasing the air compressed downstream through air line 215. Spray section on/off button 280, when pressed, controls closing and opening of spray section feed valves 220 (Figure 3).

[021] Ainda em referência à Figura 4, os botões 170 e outras representações gráficas de componentes na tela sensível ao toque 165 são configurados para mudar visualmente para fornecer uma indicação visual da situação. A situação pode incluir um caminho (ou caminhos) do fluxo ativo e/ou inativo definido por um circuito de produto 285, circuito de enxágue 290, circuito de recirculação 295, ou circuito de fluxo de ar 300 a partir dos respectivos sistemas de produto, enxágue e de purga 7, 9, e 11 (Figura 3), os quais são graficamente representados como ícones do sistema de produto, de enxágue e de purga de ar 7A, 9A e 11A. O circuito de produto 285 é definido ao longo de um caminho do fluxo que flui a partir do tanque de produto 49A, através da válvula de saída do tanque de produto 180A, da linha de alimentação da bomba 190A, da bomba 61A, do tubo de saída da bomba 200A, e para o interior e através de lança 17A. O circuito de enxágue 290 é definido ao longo de um caminho do fluxo que flui a partir do tanque de enxágue 53A, através da válvula de saída do tanque de enxágue 185A, da linha de alimentação da bomba 190A, da bomba 61A, do tubo de saída da bomba 200A, e para o interior e através de lança 17A. O circuito (ou circuitos) de recirculação 295 é definido ao longo de um caminho do fluxo que flui a partir do tanque de produto ou de enxágue 49A, 53A, através da válvula de saída do tanque de produto ou de enxágue 180A, 185A, da linha de alimentação da bomba 190A, da bomba 61A, do tubo de saída da bomba 200A, da válvula (ou válvulas) de recirculação 195 e para o tanque de produto 49A. O circuito de fluxo de ar 300 é definido ao longo de um caminho de fluxo que flui a partir do tanque de ar 59A, através da válvula de saída do tanque de ar 175A e, para o interior e através de lança 17A. A indicação visual de situação pode incluir exibir um dos circuitos de produto, de enxágue, de recirculação e de ar 285, 290, 295, 300 ativos atualmente e seus componentes incluídos no caminho do fluxo correspondente em uma cor comum que é visualmente notável, tal como ser mais clara e mais em negrito do que as outras, em que os circuitos inativos de produto, de enxágue, de recirculação e de ar 285, 290, 295, 300 são acinzentados ou brancos/sem cor.[021] Still referring to Figure 4, the buttons 170 and other graphical representations of components on the touch screen 165 are configured to change visually to provide a visual indication of the situation. The situation may include an active and/or inactive flow path (or paths) defined by a 285 product loop, 290 rinse loop, 295 recirculation loop, or 300 airflow loop from the respective product systems, rinse and purge 7, 9, and 11 (Figure 3), which are graphically represented as product, rinse, and purge system icons 7A, 9A, and 11A. The product circuit 285 is defined along a flow path flowing from the product tank 49A, through the product tank outlet valve 180A, the pump feed line 190A, the pump 61A, the pump outlet 200A, and into and through lance 17A. The rinse circuit 290 is defined along a flow path flowing from the rinse tank 53A, through the rinse tank outlet valve 185A, the feed line to the pump 190A, the pump 61A, the pump outlet 200A, and into and through lance 17A. The recirculation loop (or loops) 295 is defined along a flow path flowing from the product or rinse tank 49A, 53A, through the product or rinse tank outlet valve 180A, 185A, to the supply line to pump 190A, pump 61A, pump outlet pipe 200A, recirculation valve (or valves) 195, and to product tank 49A. Air flow path 300 is defined along a flow path flowing from air tank 59A, through air tank outlet valve 175A, and into and through lance 17A. Visual status indication may include displaying one of the currently active product, rinse, recirculation, and air circuits 285, 290, 295, 300 and its components included in the corresponding flow path in a common color that is visually noticeable, such as how to be lighter and bolder than others where product, rinse, recirculation, and air idle circuits 285, 290, 295, 300 are gray or white/no color.

[022] Ainda em referência à Figura 4, os botões da válvula tal como o botão de fechar/abrir 255 do tanque de produto, botão de fechar/abrir 260 do tanque de enxágue, o botão (ou botões) de ativar/desativar a recirculação 265, o botão de fechar/abrir 275 do tanque de ar e o botão (ou botões) de ativar/desativar 280 da seção pulverizadora são configurados para mudarem visualmente para representar a situação, tal como a situação atual, por meio da mudança da orientação de uma barra de referência 305. A barra de referência 305 é uma representação gráfica de corpos de válvula 230 (Figura 3) da válvula de saída do tanque de produto 180, válvula de saída do tanque de enxágue 185, válvula (ou válvulas) de recirculação 195, válvula de saída do tanque de ar 210, e válvulas de alimentação da seção pulverizadora 220 correspondentes. As barras 305 são dispostas horizontalmente ou perpendicularmente em relação à direção de fluxo através do segmento (ou segmentos) da tubulação respectivo dos eixos geométricos longitudinais ao representarem uma situação fechada da válvula correspondente, e vertical ou alinhadas com a direção de fluxo através dos eixos geométricos longitudinais do segmento (ou segmentos) da tubulação respectiva ao representar uma situação aberta da válvula correspondente.[022] Still referring to Figure 4, the valve buttons such as the close/open button 255 of the product tank, close/open button 260 of the rinse tank, the button (or buttons) to activate/deactivate the recirculation 265, the air tank close/open button 275 and the spray section on/off button (or buttons) 280 are configured to change visually to represent the situation, such as the current situation, by changing the orientation of a datum bar 305. Datum bar 305 is a graphical representation of valve bodies 230 (Figure 3) of product tank outlet valve 180, rinse tank outlet valve 185, valve (or valves) recirculation valve 195, air tank outlet valve 210, and corresponding spray section feed valves 220. The bars 305 are disposed horizontally or perpendicularly with respect to the flow direction through the respective piping segment (or segments) of the longitudinal geometric axes when representing a closed situation of the corresponding valve, and vertically or in line with the flow direction across the geometric axes. longitudinal sections of the respective piping segment (or segments) when representing an open situation of the corresponding valve.

[023] Ainda em referência à Figura 4, as representações gráficas podem também definir o botão virtual de enxágue 382 (“autoenxágue”), bem como um virtual botão de ajuste do enxágue 384 (“ajuste do enxágue”). O botão de ajuste do enxágue 384 pode ser usado para receber informações de configuração de enxágue a partir de um operador para personalizar um ou mais aspectos de enxágue, como será descrito no presente documento.[023] Still referring to Figure 4, the graphical representations can also define the virtual rinse button 382 ("autorinse"), as well as a virtual rinse adjustment button 384 ("rinse adjustment"). Rinse Adjustment Knob 384 can be used to receive rinse setup information from an operator to customize one or more aspects of rinsing, as will be described herein.

[024] Referindo-se agora às Figuras 3 e 4, a situação aberta e/ou fechada de cada uma das válvula de saída do tanque de produto 180, da válvula de saída do tanque de enxágue 185, da válvula (ou válvulas) de recirculação 195, da válvula de saída do tanque de ar 210 e das válvulas de alimentação da seção pulverizadora 220 pode ser determinada para a representação da orientação das barras 305 (Figura 4) na tela sensível ao toque 165, a título de comunicações bidirecionais com o controlador 153 (Figura 3). O controlador 153 comanda sinais para as válvulas 180, 185, 195, 210, 220 para energizar o atuador respectivo 225 para deslocar o corpo de válvula correspondente 230 para a posição aberta na posição fechada, dependendo dos procedimentos e do desempenho desejado do sistema do pulverizador 15 (Figura 1) em um dado instante, que pode ser inserido através da tela sensível ao toque 165 e/ou, de outro modo, comandado pelo controlador 153. Cada uma dentre as válvulas 180, 185, 195, 210, 220 envia uma resposta para retroalimentar um sinal para o controlador 153, que corresponde a sua posição aberta ou fechada como uma situação atual da válvula. Com base nessa situação atual da válvula, o controlador 153 comanda as barras correspondentes 305 a exibirem na respectiva orientação fechada ou aberta, juntamente com indicar visualmente o caminho do fluxo correspondente para o circuito ativo, os resultados a partir das situações das válvulas.[024] Referring now to Figures 3 and 4, the open and/or closed situation of each of the product tank outlet valve 180, the rinse tank outlet valve 185, the drain valve (or valves) recirculation 195, the air tank outlet valve 210 and the sprayer section feed valves 220 can be determined for the representation of the orientation of the bars 305 (Figure 4) on the touch screen 165, by way of bidirectional communications with the controller 153 (Figure 3). Controller 153 commands signals to valves 180, 185, 195, 210, 220 to energize the respective actuator 225 to move the corresponding valve body 230 from the open position to the closed position, depending on procedures and the desired performance of the sprayer system 15 (Figure 1) at a given instant, which may be entered via touch screen 165 and/or otherwise commanded by controller 153. Each of the valves 180, 185, 195, 210, 220 sends a response to feed back a signal to the controller 153 which corresponds to its open or closed position as a current status of the valve. Based on this current valve situation, the controller 153 commands the corresponding bars 305 to display in the respective closed or open orientation, along with visually indicating the corresponding flow path for the active circuit, the results from the valve situations.

[025] Referindo-se agora às Figuras 3-5, motor de regras 250 (Figura 3) é configurada para avaliar solicitações do operador inseridas através dos botões 170 da tela sensível ao toque 165 (Figura 4), permitir e implementar a solicitação, implementar a solicitação junto com um comando de correção, e/ou negar a solicitação, sendo que pelo menos algumas das quais pode ser acompanhada por uma mensagem exibida na tela sensível ao toque 165 que pode incluir pedir confirmação do operador, fornecer um erro ou mensagem de alerta.[025] Referring now to Figures 3-5, rules engine 250 (Figure 3) is configured to evaluate operator requests entered via touch screen buttons 170 165 (Figure 4), allow and implement the request, implement the request along with a correction command, and/or deny the request, at least some of which may be accompanied by a message displayed on the touch screen 165 which may include asking for operator confirmation, providing an error or message alert.

[026] Em referência agora à Figura 5, e com referências adicionais às Figuras 3 e 4, o processo 300 esquematicamente representa um processo que o motor de regras 250 (Figura 3) pode implementar ao avaliar as solicitações do operador, para impedir estados errôneos de operação dentro dos sistemas do pulverizador 15. Como representado no bloco 305, o processo 300 inicia quando o uso do pulverizador 15 começa. Como representado nos blocos 310 e 315, quando um operador faz uma solicitação à tela sensível ao toque 165 para controlar e mudar o estado de um componente (ou componentes) do sistema de produto 7, do sistema de enxágue 9, do sistema de purga de ar 11 e da lança 17, o torque do motor de regras 50 avalia a solicitação para determinar se a solicitação é errônea. Isso pode ser feito por meio da consulta a uma tabela de consultas ou outros valores armazenados, no controlador 153 ou em outro lugar, que correspondem a estados potencialmente errôneos. Os exemplos de solicitações incluem pressionar vários dos botões da válvula, tal como o botão de fechar/abrir 255 do tanque de produto, o botão de fechar/abrir 260 tanque de enxágue, o botão (ou botões) de ativar/desativar 265 a recirculação, o botão de ativar/desativar 270 a bomba, o botão de fechar/abrir 275 o tanque de ar e o botão (ou botões) de ativar/desativar 280 a seção pulverizadora para ativar ou desativar os circuitos de produto, de enxágue e de ar 285, 290, 295, 300, a bomba 61 ou várias das seções pulverizadoras 72. Como representado no bloco 315, o motor de regras 250 determina que a solicitação não é errônea, e o controlador 153 executa a solicitação conforme representado no bloco 320, tal como pelo envio de um comando para atuar a válvula (ou válvulas) correspondente ou, ligar ou desligar a bomba 61. Se, no bloco 315, o motor de regras 250 determina que a solicitação é errônea, o motor de regras 250 determina a possibilidade de a solicitação de liberação ser uma candidata a ser sobrescrita e, assim, ser permitida pelo operador, conforme representado no bloco 325. Uma solicitação errônea, que é uma candidata a ser sobrescrita, inclui solicitações que, em algumas situações, poderiam ser aceitáveis. Isso pode incluir uma solicitação para ativar o circuito de recirculação 295 (Figura 3) ao pressionar um dos botões 265 de recirculação quando o circuito de enxágue 290 é ativado. Essa solicitação resultaria em o líquido de enxágue 54 ser bombeado através do circuito de recirculação 295 para o tanque de produto 49. Essa ação pode ser aceitável se o tanque de produto 49 estiver vazio, e o propósito da solicitação é realizar enxágue a bordo do tanque de produto 49. Como representado no bloco 330, o controlador 153 exibe uma mensagem de alerta na tela sensível ao toque 165 que indica que o líquido de enxágue 54 seria bombeado para o tanque de produto 49. Como representado no bloco 335, o controlador 153 exibe uma solicitação por confirmação a partir do operador de que esse é o procedimento que o operador quer realizar. Se o operador não confirma, então, a solicitação não é executada e o motor de regras 250 aguarda a próxima solicitação no bloco 310. Se o operador confirma que a solicitação corresponde ao procedimento destinado, então, o controlador 153 executa a solicitação no bloco 320. Referindo-se novamente ao bloco 325, a solicitação errônea pode não ser uma candidata à substituição pelo operador. Isso pode acontecer quando a solicitação leva a um alto risco de comprometimento da integridade de um componente de um dos sistemas ou de outras características de desempenho do sistema. Durante tal situação, o motor de regras 250 determina a possibilidade de a solicitação ser uma candidata para a correção, conforme representado no bloco 340. Se esse for o caso, conforme representado no bloco 345, o motor de regras 250 fornece um comando de correção que converte a solicitação errônea para uma solicitação aceitável. Como representado no bloco 350, isso pode incluir o agrupamento de comandos adicionais com o comando que corresponde à solicitação errônea. Um tal comando (ou comandos) adicional agrupado é um comando de correção para desativar um dentre os circuitos de produto e de enxágue 285, 290 já ativados quando o operador solicita o ligamento do outro circuito de produto e de enxágue 285, 290. Interromper a entrega do produto líquido 50 ou do líquido de enxágue 54, antes de iniciar a entrega do outro, assegura que apenas um dentre o produto líquido 50 e o líquido de enxágue 54 é entregue à bomba 61 em qualquer dado instante, evitando a alimentação simultânea dos líquidos diferentes. O comando de correção e/ou os comandos adicionais agrupados como um comando errôneo resolvido é, então, executado no bloco 320. Referindo-se novamente ao bloco 340, se a solicitação errônea não for uma candidata à correção, o novo comando de correção é gerado. Isso pode acontecer em situações que poderiam levar à falha rápida da peça, tal como cavitação de um lado de sucção da bomba 61 quando nem o produto líquido 50, nem o líquido de enxágue 54, estiver sendo alimentado à entrada da bomba 61. Energizar a bomba 61 tanto com a válvula do tanque de produto 180 (Figura 3) quanto com a válvula de saída do tanque de enxágue 185 desligadas poderia levar à cavitação no lado de sucção de bomba 61. Em tal situação, conforme representado no bloco 350, o controlador 153 exibe uma mensagem de erro na tela sensível ao toque 165 e não realiza a ação solicitada. A mensagem de erro pode incluir uma descrição dos estados dos componentes relacionados à solicitação errônea junto com uma recomendação para resolver a solicitação errônea, tal como recomendar a abertura de uma dentre as válvulas de saída 180, 185 do tanque de produto e de enxágue antes de ativar a bomba 61. Esse processo é repetido enquanto o pulverizador 15 estiver sendo usado, conforme representado nos blocos 360 e 365.[026] Referring now to Figure 5, and with additional references to Figures 3 and 4, the process 300 schematically represents a process that the rules engine 250 (Figure 3) can implement when evaluating operator requests, to prevent erroneous states of operation within the systems of sprayer 15. As depicted at block 305, process 300 begins when use of sprayer 15 begins. As shown at blocks 310 and 315, when an operator makes a request to the touch screen 165 to control and change the state of a component (or components) of the product system 7, the rinse system 9, the water purge system air 11 and boom 17, rules engine torque 50 evaluates the request to determine if the request is erroneous. This may be done by querying a lookup table or other values stored, at controller 153 or elsewhere, which correspond to potentially erroneous states. Examples of prompts include pressing various of the valve buttons, such as the product tank close/open 255 button, the rinse tank close/open 260 button, the recirculation on/off button (or buttons) 265 , the on/off button 270 the pump, the close/open button 275 the air tank and the on/off button (or buttons) 280 the sprayer section to activate or deactivate the product, rinsing and air 285, 290, 295, 300, the pump 61, or various of the sprayer sections 72. As represented in block 315, the rules engine 250 determines that the request is not erroneous, and the controller 153 executes the request as represented in block 320 , such as by sending a command to actuate the corresponding valve (or valves), or turning pump 61 on or off. If, at block 315, the rules engine 250 determines that the request is erroneous, the rules engine 250 determines the possibility that the release request is a candidate to be overwritten and thus allowed by the operator, as represented in block 325. An erroneous request, which is a candidate to be overwritten, includes requests that, in some situations, could be acceptable. This may include a request to activate the recirculation circuit 295 (Figure 3) by pressing one of the recirculation buttons 265 when the rinse circuit 290 is activated. This request would result in rinse liquid 54 being pumped through recirculation loop 295 to product tank 49. This action may be acceptable if product tank 49 is empty, and the purpose of the request is to perform on-board rinsing of the tank of product 49. As depicted at block 330, controller 153 displays an alert message on touch screen 165 indicating that rinse liquid 54 would be pumped into product tank 49. As depicted at block 335, controller 153 displays a prompt for confirmation from the operator that this is the procedure the operator wants to perform. If the operator does not confirm, then the request is not executed and the rules engine 250 waits for the next request in block 310. If the operator confirms that the request matches the intended procedure, then the controller 153 executes the request in block 320 Referring again to block 325, the erroneous request may not be a candidate for operator replacement. This can happen when the request leads to a high risk of compromising the integrity of a component of one of the systems or other performance characteristics of the system. During such a situation, rule engine 250 determines whether the request is a candidate for correction, as represented in block 340. If this is the case, as represented in block 345, rule engine 250 provides a correction command which converts the erroneous request to an acceptable request. As depicted at block 350, this may include bundling additional commands with the command that corresponds to the erroneous request. One such grouped additional command (or commands) is a correction command to deactivate one of the product and rinse circuits 285, 290 already activated when the operator requests the activation of the other product and rinse circuit 285, 290. delivery of the liquid product 50 or the rinse liquid 54, before starting the delivery of the other, ensures that only one of the liquid product 50 and the rinse liquid 54 is delivered to the pump 61 at any given time, avoiding the simultaneous feeding of the different liquids. The correction command and/or additional commands grouped as a resolved error command is then executed at block 320. Referring again to block 340, if the error request is not a candidate for correction, the new correction command is generated. This can happen in situations that could lead to rapid part failure, such as cavitation of the suction side of pump 61 when neither liquid product 50 nor rinse liquid 54 is being fed to the inlet of pump 61. pump 61 with both the product tank valve 180 (Figure 3) and the rinse tank outlet valve 185 turned off could lead to cavitation on the suction side of pump 61. In such a situation, as represented in block 350, the controller 153 displays an error message on the touch screen 165 and does not take the requested action. The error message may include a description of the states of components related to the erroneous request along with a recommendation to resolve the erroneous request, such as recommending opening one of the product and rinse tank outlet valves 180, 185 before activate pump 61. This process is repeated while sprayer 15 is being used, as represented in blocks 360 and 365.

[027] Referindo-se novamente à Figura 3, o controlador 153 pode incluir um motor de enxágue 386 que é configurado para controlar o enxágue no pulverizador 15. O motor de enxágue 386 pode receber o comando de enxágue, o qual pode ser enviado, por exemplo, pelo botão físico de enxágue 380 ou pelo botão virtual de enxágue 382, para enxágue “de um toque”/automático no pulverizador 15. O motor de enxágue 386 pode também receber as informações de configuração de enxágue, as quais podem ser enviadas, por exemplo, pelo botão de ajuste do enxágue 384.[027] Referring again to Figure 3, the controller 153 can include a rinse motor 386 that is configured to control the rinse in the sprayer 15. The rinse motor 386 can receive the rinse command, which can be sent, for example, by physical rinse button 380 or virtual rinse button 382, for "one touch"/automatic rinsing on sprayer 15. Rinse motor 386 may also receive rinse setup information, which may be sent , for example, by the rinse adjustment knob 384.

[028] Com referência adicional à Figura 6, um fluxograma de um processo 400, usado pelo motor de enxágue 386, é fornecido de acordo com um aspecto da presente invenção. Começando na etapa 402 (“início”), o processo 400 pode ser iniciado por um operador que pressiona o botão físico de enxágue 380 ou o botão virtual de enxágue 382. Em seguida, na etapa 404, o motor de enxágue 386 pode invocar o motor de regras 250 para avaliar o comando de enxágue, para determinar a possibilidade de o comando de enxágue ser errôneo com base na configuração atual do pulverizador 15. Isso pode ser feito por meio da consulta a uma tabela de consultas ou outros valores armazenados, no controlador 153 ou em outro lugar, que correspondem a estados potencialmente errôneos. Um estado errôneo do motor de regras 250 pode determinar um comando de enxágue para enxaguar o tanque de produto 49 enquanto o tanque de produto ainda contém uma quantidade de produto 50 que ultrapassa um limiar. Consequentemente, o motor de regras 250 pode impedir um estado errôneo de produto/enxágue misturado no qual tanto a válvula de saída de produto quanto a válvula de saída do tanque de enxágue estão na posição aberta, e uma quantidade de produto 50 que ultrapassa o limiar permanece. No entanto, um comando de enxágue para enxaguar o tanque de produto 49 enquanto o tanque de produto ainda contém uma quantidade de produto 50 que ultrapassa o limiar pode, no entanto, ser tratado como um candidato a ser substituído, conforme é descrito acima com relação à Figura 5, e, assim, permitido pelo operador.[028] With further reference to Figure 6, a flowchart of a process 400, used by the rinse engine 386, is provided in accordance with an aspect of the present invention. Starting at step 402 ("start"), the process 400 may be initiated by an operator pressing the physical rinse button 380 or the virtual rinse button 382. Then, at step 404, the rinse motor 386 may invoke the rules engine 250 to evaluate the rinse command to determine whether the rinse command is likely to be erroneous based on the current sprayer configuration 15. This may be done by querying a query table or other stored values in the controller 153 or elsewhere, which correspond to potentially erroneous states. An erroneous state of the rules engine 250 may cause a rinse command to rinse the product tank 49 while the product tank still contains an amount of product 50 that exceeds a threshold. Consequently, the rules engine 250 can prevent an erroneous mixed product/rinse state in which both the product outlet valve and the rinse tank outlet valve are in the open position, and an amount of product 50 that exceeds the threshold remains. However, a rinse command to rinse the product tank 49 while the product tank still contains an amount of product 50 which exceeds the threshold can nevertheless be treated as a candidate to be replaced, as described above with respect to to Figure 5, and thus allowed by the operator.

[029] Se o motor de regras 250 determina que a solicitação não é errônea, o processo 400 pode continuar para a etapa 406, na qual o motor de enxágue 386 pode executar um algoritmo para determinar uma solução ideal para enxaguar o pulverizador 15, conforme configurado. Na etapa 406, o motor de enxágue 386 pode considerar informações referentes à configuração do pulverizador 15, tal como o sistema de armazenamento de produto 47, o sistema de armazenamento de líquido de enxágue 51, a lança de pulverização 17, o sistema de válvula a bordo 175, o sistema de válvulas da lança 180, a bomba 61 e/ou componentes de canalização que conectam tais sistemas e bombas. Isso pode ser feito por meio da consulta a uma tabela de consultas, ou a outros valores armazenados, no controlador 153 ou em outro lugar.[029] If the rules engine 250 determines that the request is not erroneous, the process 400 can continue to step 406, in which the rinse engine 386 can run an algorithm to determine an optimal solution for rinsing the sprayer 15, as configured. In step 406, the rinse motor 386 may consider information regarding the configuration of the sprayer 15, such as the product storage system 47, the rinse liquid storage system 51, the spray lance 17, the valve system to board 175, boom valve system 180, pump 61 and/or plumbing components connecting such systems and pumps. This may be done by looking up a lookup table, or other values stored, at controller 153 or elsewhere.

[030] O motor de enxágue 386 pode também considerar informações de configuração de enxágue fornecidas por um operador na etapa de entrada 407. Com referência adicional à Figura 7, um fluxograma de um processo de entrada de informações da configuração de enxágue 500, usado para receber informações de configuração de enxágue para personalizar um ou mais aspectos de enxágue pelo motor de enxágue 386, é fornecido de acordo com um aspecto da presente invenção. As informações de configuração de enxágue podem ser recebidas, por exemplo, por um usuário que inicia o processo de entrada de informações da configuração de enxágue 500, na tela sensível ao toque 165, por meio do botão de ajuste do enxágue 384. Em um aspecto, o processo de entrada de informações da configuração de enxágue 500 pode incluir uma primeira etapa de entrada 502 para selecionar seções do pulverizador 15 para enxágue. Tais seções podem incluir, por exemplo, o sistema de armazenamento de produto 47, a lança de pulverização 17, o sistema de válvula a bordo 175, o sistema de válvulas da lança 180, a bomba 61 e/ou componentes de canalização que conectam tais sistemas e bombas. Em seguida, uma segunda etapa de entrada 504 pode permitir a seleção de durações para o enxágue. As durações para o enxágue podem controlar tempos nos quais cada um dentre o sistema de válvula a bordo 175 e/ou o sistema de válvulas da lança 180 é atuado durante o enxágue. Em um aspecto, um operador pode simplesmente ser incitado a um enxágue “básico” no qual o sistema de válvula a bordo 175 e/ou o sistema de válvulas da lança 180 são rapidamente atuados, tal como na ordem de segundos, ou a um enxágue “estendido”, no qual o sistema de válvula a bordo 175 e/ou o sistema de válvulas da lança 180 são atuados com maior atraso, tal como na ordem de minutos. Finalmente, uma terceira etapa de entrada 506 pode permitir selecionar um número de ciclos de enxágue para enxaguar, tal como 1, 2, 3 ou 4 ciclos de enxágue. Cada ciclo de enxágue pode fornecer atuação, por exemplo, de cada uma dentre a válvula de saída do tanque de produto 180, a válvula de saída do tanque de enxágue 185 e/ou as válvulas de alimentação da seção pulverizadora 220 em uma posição aberta, que permite o fluxo do líquido de enxágue 54, e em uma posição fechada, que impede o fluxo do líquido de enxágue 54. Menos ciclos de enxágue podem ser desejáveis para enxágue mais rápido, enquanto mais ciclos de enxágue podem ser desejáveis para enxágue mais extenso.[030] The rinse engine 386 may also consider rinse configuration information provided by an operator in the input step 407. With further reference to Figure 7, a flowchart of a rinse configuration information input process 500, used to receiving rinse setup information to customize one or more rinse aspects by rinse motor 386 is provided in accordance with one aspect of the present invention. Rinse setup information may be received, for example, by a user initiating the rinse setup information entry process 500, at the touch screen 165 via the rinse set button 384. In an aspect , the rinse setup information entry process 500 may include a first input step 502 for selecting sections of the sprayer 15 for rinsing. Such sections may include, for example, the product storage system 47, the spray lance 17, the on-board valve system 175, the lance valve system 180, the pump 61 and/or plumbing components that connect such sections. systems and pumps. Then a second input step 504 may allow the selection of durations for the rinse. The durations for the rinse can control the times that each of the onboard valve system 175 and/or the boom valve system 180 is actuated during the rinse. In one aspect, an operator may simply be prompted to a "basic" rinse in which the onboard valve system 175 and/or boom valve system 180 are rapidly actuated, such as on the order of seconds, or to a "extended", in which the onboard valve system 175 and/or the boom valve system 180 are actuated with greater delay, such as on the order of minutes. Finally, a third step input 506 may allow selecting a number of rinse cycles for rinsing, such as 1, 2, 3 or 4 rinse cycles. Each rinse cycle can provide actuation, for example, of each of the product tank outlet valve 180, the rinse tank outlet valve 185, and/or the spray section feed valves 220 in an open position, which allows the flow of rinse liquid 54, and in a closed position which prevents the flow of rinse liquid 54. Fewer rinse cycles may be desirable for faster rinsing, while more rinse cycles may be desirable for longer rinsing .

[031] Referindo-se novamente à Figura 6, após o motor de enxágue 386 determinar uma solução ideal para enxaguar o pulverizador 15 na etapa 406, o processo 400 pode continuar para a etapa 408 na qual o motor de enxágue 386 pode executar a solução ideal pelo ajuste inicial do sistema de válvula a bordo 175, do sistema de válvulas da lança 180 e/ou da bomba 61, conforme necessário, em uma primeira sequência de válvulas. Então, o processo 400 pode continuar para a etapa 410 na qual o motor de enxágue 386 pode controlar a bomba 61 para enxaguar elementos selecionados do pulverizador 15, tal como de acordo com as seleções na etapa 502 (Figura 5), talvez em uma primeira direção de fluxo de líquido. Na etapa de decisão 412, o motor de enxágue 386 pode monitorar a duração de enxágue na primeira sequência de válvulas, e pode permanecer em um primeiro laço (“A”) na primeira sequência de válvulas até uma expiração temporizada, tal como de acordo com as seleções na etapa 504 (Figura 5). Após alcançar a expiração temporizada, o processo 400 pode continuar para a etapa de decisão 414, na qual o motor de enxágue 386 pode determinar a possibilidade de o ciclo de enxágue atual estar completo. Se o ciclo de enxágue atual não estiver completo, o processo 400 pode retornar à etapa 408, na qual o motor de enxágue 386 pode ajustar o sistema de válvula a bordo 175, o sistema de válvulas da lança 180 e/ou a bomba 61, conforme necessário, em uma segunda sequência de válvulas. Então, o processo 400 pode continuar novamente para a etapa 410, na qual o motor de enxágue 386 pode controlar a bomba 61 para enxaguar elementos selecionados do pulverizador 15, talvez em uma segunda direção de fluxo de líquido. Consequentemente, na etapa de decisão 414, o motor de enxágue 386 pode monitorar a sequência de enxágue, e pode permanecer em um segundo laço (“B”) até que a sequência esteja completa.[031] Referring again to Figure 6, after the rinse engine 386 determines an ideal solution for rinsing the sprayer 15 in step 406, the process 400 can continue to step 408 in which the rinse engine 386 can execute the solution ideal by initial adjustment of the onboard valve system 175, the boom valve system 180 and/or the pump 61, as needed, in a first valve sequence. Then process 400 may continue to step 410 in which rinse motor 386 may control pump 61 to rinse selected elements of sprayer 15, as per the selections in step 502 (Figure 5), perhaps in a first instance. liquid flow direction. At decision step 412, the rinse motor 386 may monitor the rinse duration on the first valve sequence, and may remain in a first loop ("A") on the first valve sequence until a timed expiration, as per the selections in step 504 (Figure 5). After reaching the timed expiration, process 400 may continue to decision step 414, in which rinse motor 386 may determine whether the current rinse cycle is likely to be complete. If the current rinse cycle is not complete, process 400 may return to step 408, in which rinse motor 386 may adjust onboard valve system 175, boom valve system 180, and/or pump 61, as needed, on a second sequence of valves. Then process 400 may continue again to step 410, in which rinse motor 386 may control pump 61 to rinse selected elements of sprayer 15, perhaps in a second liquid flow direction. Consequently, at decision step 414, the rinse motor 386 may monitor the rinse sequence, and may remain in a second loop ("B") until the sequence is complete.

[032] No entanto, se o ciclo de enxágue atual estiver completo, o processo 400 pode continuar para a etapa de decisão 416. Na etapa de decisão 416, o motor de enxágue pode determinar a possibilidade de um número necessário de ciclos de enxágue ter sido completado, tal como de acordo com as seleções na etapa 506 (Figura 5). Se o número necessário de ciclos de enxágue não tiver sido completado, o processo pode retornar para a etapa 408 para começar outro ciclo de enxágue em um terceiro laço (“C”). No entanto, se o número necessário de ciclos de enxágue tiver sido completado, o processo pode retornar para a etapa 402 para aguardar um próximo comando de enxágue.[032] However, if the current rinse cycle is complete, the process 400 can continue to decision step 416. In decision step 416, the rinse engine can determine whether a required number of rinse cycles have been completed, as per the selections in step 506 (Figure 5). If the required number of rinse cycles have not been completed, the process may return to step 408 to begin another rinse cycle in a third loop ("C"). However, if the required number of rinse cycles have been completed, the process may return to step 402 to wait for the next rinse command.

[033] Assim, por meio da tela sensível ao toque 165, a visão completa e controle dos vários sistemas de fluido de pulverizador 15, incluindo padrões de ativação e desativação de válvulas no pulverizador 15, inclusive para enxágue, podem ser alcançados sem usar o computador de campo 160.[033] Thus, through the touch screen 165, the complete view and control of the various sprayer fluid systems 15, including patterns of activation and deactivation of valves in the sprayer 15, including for rinsing, can be achieved without using the field computer 160.

[034] Embora o melhor modo contemplado pelos inventores da realização da presente invenção seja revelado acima, a prática da invenção acima não está limitada a isso. Será evidente que várias adições, modificações e rearranjos das características da presente invenção podem ser feitas sem se desviar do espírito e do escopo do conceito inventivo subjacente.[034] Although the best mode contemplated by the inventors of carrying out the present invention is disclosed above, the practice of the above invention is not limited thereto. It will be apparent that various additions, modifications and rearrangements of features of the present invention can be made without departing from the spirit and scope of the underlying inventive concept.

Claims (19)

1. SISTEMA DE ENXÁGUE PARA UM PULVERIZADOR AGRÍCOLA AUTOPROPULSIONADO, em que o sistema de enxágue compreende: um sistema de armazenamento de produto (47) que tem um tanque de produto (49) que armazena um produto líquido agrícola (50) em um chassi (20) do pulverizador (15); um sistema de armazenamento de líquido de enxágue (51) que tem um tanque de enxágue (53) que armazena um líquido de enxágue (54) no chassi (20); uma lança de pulverização (17) sustentada pelo chassi (20) do pulverizador (15) e que define múltiplas seções pulverizadoras (72) para receber o produto líquido (50) e o líquido de enxágue (54) e, seletivamente, entregar o produto líquido (50) e o líquido de enxágue (54) a um campo; uma bomba (61) disposta entre a lança de pulverização (17) e o tanque de produto (49) e o tanque de enxágue (53) para entregar o produto líquido (50) e o líquido de enxágue (54), a partir dos tanques de produto e enxágue (49, 53), para a lança de pulverização (17), respectivamente, em que a bomba (61) é configurada para entregar o líquido de enxágue (54) na primeira e na segunda direções de fluxo de líquido durante um ciclo de enxágue; um sistema de válvula a bordo (175) que inclui uma válvula de saída (180) do tanque de produto (49) configurada para atuar entre uma posição fechada, que impede o fluxo do produto líquido (50) para fora do tanque de produto (49), e uma posição aberta, que permite o fluxo do produto líquido (50) para fora do tanque de produto (49), e uma válvula de saída (185) do tanque de enxágue (53) configurada para atuar entre uma posição fechada, que impede o fluxo do líquido de enxágue (54) para fora do tanque de enxágue (53), e uma posição aberta, que permite o fluxo do líquido de enxágue (54) para fora do tanque de enxágue (53); um sistema de válvulas da lança (180) que inclui múltiplas válvulas de alimentação da seção pulverizadora (220), em que cada uma das válvulas de alimentação da seção pulverizadora (220) é configurada para atuar entre uma posição fechada, que impede o fluxo do produto líquido (50) e do líquido de enxágue (54) através de uma seção pulverizadora (220) respectiva, e uma posição aberta, que permite o fluxo do produto líquido (50) e do líquido de enxágue (54) através da seção pulverizadora (220) respectiva; componentes de canalização que conectam o sistema de armazenamento de produto (47), o sistema de armazenamento de líquido de enxágue (51) e a lança de pulverização (17) por meio dos sistemas de válvulas a bordo e na lança (180); e um sistema de controle (6) conectado de modo operativo aos sistemas de válvulas a bordo e na lança (180), sendo que o sistema de controle (6) inclui uma interface de usuário adaptado para receber uma instrução de usuário relacionado a operação da válvula de saída (180) do tanque de produto (49), a válvula de saída (185) do tanque de enxágue (53) e cada uma das múltiplas válvulas de alimentação da seção pulverizadora caracterizado pelo fato de que o sistema de controle é configurado para: avaliar a instrução do usuário e determinar se a instrução de usuário recebida é errônea, e se for, fornecer ao usuário ao menos um primeiro sinal indicando que a instrução do usuário é errônea e um segundo sinal indicando que a instrução do usuário pode ser sobrescrita; e atuar uma ou mais dentre a válvula de saída (180) do tanque de produto (49), a válvula de saída (185) do tanque de enxágue (53) e as válvulas de alimentação da seção pulverizadora (220) para enxaguar pelo menos alguns dos componentes de canalização com o líquido de enxágue (54) em resposta a uma das instruções de usuário não-errônea e uma instrução do usuário errônea sobrescrita; inibir a energização da bomba (61) com ambas a válvula de saída (180) do tanque de produto (49) e a válvula de saída (185) do tanque de enxague (53) nas posições fechadas.1. RINSE SYSTEM FOR A SELF-PROPELLED AGRICULTURAL SPRAYER, wherein the rinse system comprises: a product storage system (47) having a product tank (49) that stores a liquid agricultural product (50) in a chassis ( 20) of the sprayer (15); a rinse liquid storage system (51) having a rinse tank (53) that stores a rinse liquid (54) in the chassis (20); a spray lance (17) supported by the chassis (20) of the sprayer (15) and defining multiple sprayer sections (72) to receive the liquid product (50) and the rinsing liquid (54) and selectively deliver the product liquid (50) and the rinse liquid (54) to a field; a pump (61) arranged between the spray lance (17) and the product tank (49) and the rinse tank (53) to deliver the liquid product (50) and the rinse liquid (54) from the product and rinse tanks (49, 53), to the spray lance (17), respectively, wherein the pump (61) is configured to deliver the rinse liquid (54) in the first and second liquid flow directions during a rinse cycle; an on-board valve system (175) including a product tank (49) outlet valve (180) configured to actuate between a closed position, which prevents the flow of liquid product (50) out of the product tank ( 49), and an open position, which allows the flow of liquid product (50) out of the product tank (49), and an outlet valve (185) of the rinse tank (53) configured to act between a closed position , which prevents the flow of rinse liquid (54) out of the rinse tank (53), and an open position, which allows the flow of rinse liquid (54) out of the rinse tank (53); a boom valve system (180) including multiple spray section feed valves (220), each of the spray section feed valves (220) being configured to actuate between a closed position, which prevents the flow of liquid product (50) and rinse liquid (54) through a respective spray section (220), and an open position, which allows the flow of liquid product (50) and rinse liquid (54) through the spray section (220) respective; piping components connecting the product storage system (47), the rinsing liquid storage system (51) and the spray lance (17) through the valve systems on board and in the lance (180); and a control system (6) operatively connected to the onboard and boom valve systems (180), the control system (6) including a user interface adapted to receive a user instruction relating to the operation of the outlet valve (180) of the product tank (49), the outlet valve (185) of the rinsing tank (53) and each of the multiple feed valves of the spray section characterized by the fact that the control system is configured for: evaluating the user instruction and determining whether the received user instruction is erroneous, and if so, providing the user with at least a first signal indicating that the user instruction is erroneous and a second signal indicating that the user instruction can be overwritten; and actuating one or more of the product tank (49) outlet valve (180), the rinse tank (53) outlet valve (185), and the spray section feed valves (220) to rinse at least some of the components plumbing with the rinsing liquid (54) in response to one of the non-erroneous user instructions and an overwritten erroneous user instruction; inhibit energizing the pump (61) with both the outlet valve (180) of the product tank (49) and the outlet valve (185) of the rinse tank (53) in the closed positions. 2. SISTEMA DE ENXÁGUE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a interface de usuário do sistema de controle (6) inclui uma entrada de configuração adaptada para permitir o usuário para configurar um ou mais aspectos do enxágue.2. RINSE SYSTEM, according to claim 1, characterized in that the user interface of the control system (6) includes a configuration entry adapted to allow the user to configure one or more aspects of the rinse. 3. SISTEMA DE ENXÁGUE, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a interface de usuário inclui um seletor para permitir que o usuário configure o sistema de enxágue (9) para enxaguar o tanque de produto (49) com o líquido de enxágue (54).3. RINSE SYSTEM, according to claim 2, characterized in that the user interface includes a selector to allow the user to configure the rinse system (9) to rinse the product tank (49) with the liquid rinse (54). 4. SISTEMA DE ENXÁGUE, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a interface de usuário inclui um seletor para permitir que o usuário configure o sistema de enxágue (9) para uma duração para enxaguar, em que a duração para enxaguar controla um instante no qual cada uma dentre a válvula de saída (180) do tanque de produto (49), a válvula de saída (185) do tanque de enxágue (53) e as válvulas de alimentação da seção pulverizadora (220) são atuadas durante o enxágue.4. RINSE SYSTEM, according to claim 2, characterized in that the user interface includes a selector to allow the user to configure the rinse system (9) for a duration to rinse, in which the duration to rinse controls an instant at which each of the outlet valve (180) of the product tank (49), the outlet valve (185) of the rinsing tank (53) and the feed valves of the sprayer section (220) are actuated during rinsing. 5. SISTEMA DE ENXÁGUE, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a interface de usuário inclui um seletor para permitir que o usuário configure o sistema enxágue (9) para um número de ciclos de enxágue para o enxágue, em que cada ciclo de enxágue fornece atuação de cada uma dentre a válvula de saída (180) do tanque de produto (49), a válvula de saída (185) do tanque de enxágue (53) e as válvulas de alimentação da seção pulverizadora (220) em uma posição aberta que permite o fluxo do líquido de enxágue (54), e em uma posição fechada, que impede o fluxo do líquido de enxágue (54).5. RINSE SYSTEM, according to claim 2, characterized in that the user interface includes a selector to allow the user to configure the rinse system (9) for a number of rinse cycles for rinsing, in which each rinse cycle provides actuation of each of the product tank (49) outlet valve (180), the rinse tank (53) outlet valve (185) and the spray section feed valves (220) in an open position which allows the flow of rinsing liquid (54), and in a closed position which prevents the flow of rinsing liquid (54). 6. SISTEMA DE ENXÁGUE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a interface de usuário inclui uma tela sensível ao toque (165) com um primeiro conjunto de botões (170) que controla o sistema de válvulas da lança (180), um segundo conjunto de botões (170) que controla o sistema de válvula a bordo (180) e um botão de enxágue para receber o comando de enxágue.6. RINSE SYSTEM, according to claim 1, characterized in that the user interface includes a touch screen (165) with a first set of buttons (170) that controls the lance valve system (180 ), a second set of buttons (170) which controls the on-board valve system (180) and a rinse button for receiving the rinse command. 7. SISTEMA DE ENXÁGUE, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o comando de enxágue é comunicado ao sistema de controle (6) através de um barramento da Organização Internacional de Normalização (ISO) ou um barramento de Rede de Área do Controlador (CAN).7. RINSE SYSTEM, according to claim 6, characterized in that the rinse command is communicated to the control system (6) through an International Organization for Standardization (ISO) bus or an Area Network bus of the Controller (CAN). 8. SISTEMA DE ENXÁGUE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a interface de usuário do sistema de controle (6) inclui um mostrador, o mostrador é configurado para mostrar um primeiro sinal quando a bomba (61) é ativada, tanto com a válvula de saída (180) do tanque de produto (49) na posição fechada, quanto com a válvula de saída (185) do tanque de enxágue (53) na posição fechada.8. RINSE SYSTEM, according to claim 1, characterized in that the user interface of the control system (6) includes a display, the display is configured to show a first signal when the pump (61) is activated , both with the outlet valve (180) of the product tank (49) in the closed position, and with the outlet valve (185) of the rinsing tank (53) in the closed position. 9. SISTEMA DE ENXÁGUE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a interface de usuário do sistema de controle (6) inclui um mostrador, o mostrador é configurado para exibir o primeiro sinal em resposta a uma solicitação para ativar a bomba (61) quando tanto a válvula de saída (180) do tanque de produto (49) quanto a válvula de saída (185) do tanque de enxágue (53) estão na posição fechada.9. RINSE SYSTEM, according to claim 1, characterized in that the user interface of the control system (6) includes a display, the display is configured to display the first signal in response to a request to activate the pump (61) when both the outlet valve (180) of the product tank (49) and the outlet valve (185) of the rinse tank (53) are in the closed position. 10. SISTEMA DE ENXÁGUE, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a interface de usuário do sistema de controle (6) compreende um mostrador, o mostrador configurado para exibir o primeiro sinal quando tanto a válvula de saída (180) do tanque de produto (49) quanto a válvula de saída (185) do tanque de enxágue (185) estão na posição aberta.10. RINSE SYSTEM, according to claim 8, characterized in that the user interface of the control system (6) comprises a display, the display configured to display the first signal when both the outlet valve (180) of the product tank (49) and the outlet valve (185) of the rinse tank (185) are in the open position. 11. SISTEMA DE ENXÁGUE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um sistema de purga de ar (11) que compreende um tanque de ar (59) que armazena ar (60) comprimido e em que, o sistema de válvula a bordo (175) compreende adicionalmente uma válvula de saída (210) do tanque de ar (59) configurada para atuar entre uma posição fechada, que impede o fluxo do ar (60) comprimido em direção à lança de pulverização (17), e uma posição aberta, que permite o fluxo do ar (60) comprimido para fora do tanque de ar (59) para a lança de pulverização (17) para purgar pneumaticamente os bocais de pulverização (70) da lança de pulverização (17); e o sistema de controle (6) é configurado para controlar a válvula de saída (210) do tanque de ar (59) durante o enxágue.11. RINSE SYSTEM, according to claim 1, characterized in that it additionally comprises an air purge system (11) comprising an air tank (59) that stores compressed air (60) and in which, the On-board valve system (175) further comprises an outlet valve (210) of the air tank (59) configured to act between a closed position, which prevents the flow of compressed air (60) towards the spray lance (17 ), and an open position, which allows compressed air (60) to flow out of the air tank (59) into the spray lance (17) to pneumatically purge the spray nozzles (70) from the spray lance (17 ); and the control system (6) is configured to control the outlet valve (210) of the air tank (59) during rinsing. 12. SISTEMA DE ENXÁGUE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a interface de usuário inclui um monitor (163) que exibe um estado atual de cada uma dentre a válvula de saída (180) do tanque de produto (49), a válvula de saída (185) do tanque de enxágue (53) e as válvulas de alimentação da seção pulverizadora (220), sendo que o estado atual corresponde ao caso de a válvula de saída (180) do tanque de produto (49), a válvula de saída (185) do tanque de enxágue (53) e as válvulas de alimentação da seção pulverizadora (220) estarem nas posições fechada ou aberta em um instante atual.12. RINSE SYSTEM, according to claim 1, characterized in that the user interface includes a monitor (163) that displays a current status of each of the outlet valve (180) of the product tank (49 ), the outlet valve (185) of the rinsing tank (53) and the feed valves of the spraying section (220), the current state corresponding to the case that the outlet valve (180) of the product tank (49 ), the outlet valve (185) of the rinse tank (53) and the feed valves of the spray section (220) are in the closed or open positions at a current instant. 13. PULVERIZADOR AGRÍCOLA AUTOPROPULSIONADO que compreende: um chassi (20); um sistema de armazenamento de produto (47) que tem um tanque de produto (49) que armazena um produto líquido agrícola (50) no chassi (20); um sistema de armazenamento de líquido de enxágue (51) que tem um tanque de enxágue (53) que armazena um líquido de enxágue (54) no chassi (20); uma lança de pulverização (17) sustentada pelo chassi (20) e que inclui múltiplos bocais de pulverização (70) que entregam, seletivamente, o produto líquido (50) e o líquido de enxágue (54) a um campo; uma bomba (61) disposta entre a lança de pulverização (17) e cada um dentre o tanque de produto (49) e o tanque de enxágue (53) para transportar o produto líquido (50) e o líquido de enxágue (54) em direção à lança de pulverização (17); um sistema de válvula a bordo (175) que inclui: uma válvula de saída (180) do tanque de produto (49) configurada para atuar entre uma posição fechada, que impede o fluxo do produto líquido (50) para fora do tanque de produto (49), e uma posição aberta, que permite o fluxo do produto líquido (50) para fora do tanque de produto (49) para a bomba (61), para entrega em direção à lança de pulverização (17); uma válvula de saída (185) do tanque de enxágue (53) configurada para atuar entre uma posição fechada, que impede o fluxo do líquido de enxágue (54) para fora do tanque de enxágue (53), e uma posição aberta, que permite o fluxo do líquido de enxágue (54) para fora do tanque de enxágue (53) para a bomba (61) para entrega em direção à lança de pulverização (17); componentes de canalização que conectam o sistema de armazenamento de produto (47), o sistema de armazenamento de líquido de enxágue (51) e a lança de pulverização (17) por meio dos sistemas de válvulas a bordo e na lança (180); e um sistema de controle (6) conectado de modo operativo aos sistemas de válvulas a bordo e na lança (180), sendo que o sistema de controle (6) inclui uma interface do operador adaptada para receber um comando de enxágue de um usuário com relação a operação da válvula de saída (180) do tanque de produto (49), a válvula de saída (185) do tanque de enxágue (53) e cada um das múltiplas válvulas de alimentação da seção de pulverização (220) e um monitor (163) para exibir um estado atual de cada uma dentre a válvula de saída (180) do tanque de produto (49), a válvula de saída (185) do tanque de enxágue (53) e as válvulas de alimentação da seção pulverizadora (220), sendo que o estado atual corresponde ao caso de a válvula de saída (180) do tanque de produto (49), a válvula de saída (185) do tanque de enxágue (53) e as válvulas de alimentação da seção pulverizadora (220) estarem nas posições fechada ou aberta em um instante atual, caracterizado pelo sistema de controle (6) ser configurado para: avaliar o comando de enxágue para determinar se o comando de enxágue recebido é errôneo, e se for, exibir ao usuário ao menos um de um primeiro sinal indicando que o comando de enxágue é errôneo e um segundo sinal indicando que o comando de enxágue pode estar sobrescrito; e atuar uma ou mais dentre a válvula de saída (180) do tanque de produto (49), a válvula de saída (185) do tanque de enxágue (53) e as válvulas de alimentação da seção pulverizadora (220) para enxaguar pelo menos alguns dos componentes de canalização com o líquido de enxágue (54) em resposta à um dentre o comando de enxágue não-errôneo e um comando de enxágue errôneo sobrescrito; inibir a energização da bomba (61) com ambas a válvula de saída (180) do tanque de produto (49) e a válvula de saída (185) de tanque de enxágue (53).13. SELF-PROPELLED AGRICULTURAL SPRAYER comprising: a chassis (20); a product storage system (47) having a product tank (49) that stores a liquid agricultural product (50) in the chassis (20); a rinse liquid storage system (51) having a rinse tank (53) that stores a rinse liquid (54) in the chassis (20); a spray lance (17) supported by the chassis (20) and including multiple spray nozzles (70) that selectively deliver the liquid product (50) and the rinse liquid (54) to a field; a pump (61) arranged between the spray lance (17) and each of the product tank (49) and the rinse tank (53) for transporting the liquid product (50) and the rinse liquid (54) in towards the spray lance (17); an on-board valve system (175) including: a product tank (49) outlet valve (180) configured to actuate between a closed position, which prevents flow of liquid product (50) out of the product tank (49), and an open position, which allows the flow of liquid product (50) out of the product tank (49) to the pump (61), for delivery towards the spray lance (17); an outlet valve (185) of the rinse tank (53) configured to actuate between a closed position, which prevents the flow of rinse liquid (54) out of the rinse tank (53), and an open position, which allows flowing the rinsing liquid (54) out of the rinsing tank (53) to the pump (61) for delivery towards the spray lance (17); piping components connecting the product storage system (47), the rinsing liquid storage system (51) and the spray lance (17) through the valve systems on board and in the lance (180); and a control system (6) operatively connected to the on-board and boom valve systems (180), the control system (6) including an operator interface adapted to receive a rinse command from a user with in relation to the operation of the outlet valve (180) of the product tank (49), the outlet valve (185) of the rinse tank (53) and each of the multiple feed valves of the spray section (220) and a monitor (163) to display a current status of each of the product tank (49) outlet valve (180), the rinse tank (53) outlet valve (185) and the spray section feed valves ( 220), and the current state corresponds to the case of the outlet valve (180) of the product tank (49), the outlet valve (185) of the rinsing tank (53) and the feed valves of the sprayer section ( 220) are in the closed or open positions at a current instant, characterized in that the control system (6) is configured to: evaluate the rinse command to determine whether the received rinse command is erroneous, and if so, display to the user at least one of a first signal indicating that the rinse command is erroneous and a second signal indicating that the rinse command may be overwritten; and actuating one or more of the product tank (49) outlet valve (180), the rinse tank (53) outlet valve (185), and the spray section feed valves (220) to rinse at least some of the components piping with the rinse liquid (54) in response to one of the non-erroneous rinse command and an overridden erroneous rinse command; inhibit energizing the pump (61) with both the outlet valve (180) of the product tank (49) and the outlet valve (185) of the rinse tank (53). 14. PULVERIZADOR AGRÍCOLA AUTOPROPULSIONADO, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a interface de operador do sistema de controle (6) inclui uma entrada de configuração adaptada para permitir que o usuário configure um ou mais aspectos do enxágue.14. SELF-PROPELLED AGRICULTURAL SPRAYER, according to claim 13, characterized in that the operator interface of the control system (6) includes a configuration input adapted to allow the user to configure one or more aspects of rinsing. 15. PULVERIZADOR AGRÍCOLA AUTOPROPULSIONADO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que a interface de operador inclui um seletor para permitir que o usuário configure o sistema de enxágue (9) para enxaguar o tanque de produto (49) com o líquido de enxágue (54).15. SELF-PROPELLED AGRICULTURAL SPRAYER, according to claim 14, characterized in that the operator interface includes a selector to allow the user to configure the rinsing system (9) to rinse the product tank (49) with the liquid rinse (54). 16. PULVERIZADOR AGRÍCOLA AUTOPROPULSIONADO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que a interface de operador inclui um seletor para permitir que o usuário configure o sistema de enxaguei (9) para uma duração para enxaguar, em que a duração para enxaguar controla o instante no qual cada uma dentre a válvula de saída (180) do tanque de produto (49), a válvula de saída (185) do tanque de enxágue (53) e as válvulas de alimentação da seção pulverizadora (220) são atuadas durante o enxágue.16. SELF-PROPELLED AGRICULTURAL SPRAYER, according to claim 14, characterized in that the operator interface includes a selector to allow the user to configure the rinsing system (9) for a rinsing duration, in which the rinsing duration controls the instant at which each of the outlet valve (180) of the product tank (49), the outlet valve (185) of the rinsing tank (53) and the feed valves of the sprayer section (220) are actuated during rinsing. 17. PULVERIZADOR AGRÍCOLA AUTOPROPULSIONADO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que a interface de operador inclui um seletor para permitir que o usuário configure o sistema de enxague (9) para um número de ciclos de enxágue para o enxágue, em que cada ciclo de enxágue fornece a atuação de cada uma dentre a válvula de saída (180) do tanque de produto (49), a válvula de saída (185) do tanque de enxágue (53) e as válvulas de alimentação da seção pulverizadora (220) em uma posição aberta, que permite o fluxo do líquido de enxágue, e em uma posição fechada, que impede o fluxo do líquido de enxágue.17. SELF-PROPELLED AGRICULTURAL SPRAYER, according to claim 14, characterized in that the operator interface includes a selector to allow the user to configure the rinsing system (9) for a number of rinsing cycles for rinsing, in that each rinse cycle provides the actuation of each of the outlet valve (180) of the product tank (49), the outlet valve (185) of the rinse tank (53) and the feed valves of the sprayer section ( 220) in an open position, which allows the flow of rinsing liquid, and in a closed position, which prevents the flow of rinsing liquid. 18. PULVERIZADOR AGRÍCOLA AUTOPROPULSIONADO, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o monitor (163) do sistema de controle (6) é configurado para exibir um primeiro sinal quando a bomba é ativada tanto com a válvula de saída (180) do tanque de produto (49) na posição fechada quanto com a válvula de saída (185) do tanque de enxágue (53) na posição fechada.18. SELF-PROPELLED AGRICULTURAL SPRAYER, according to claim 13, characterized in that the monitor (163) of the control system (6) is configured to display a first signal when the pump is activated both with the outlet valve (180 ) of the product tank (49) in the closed position and with the outlet valve (185) of the rinse tank (53) in the closed position. 19. PULVERIZADOR AGRÍCOLA AUTOPROPULSIONADO, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que o monitor (163) do sistema de controle (6) é configurado para exibir o primeiro sinal quando tanto a válvula de saída (180) do tanque de produto (49) quanto a válvula de saída (185) do tanque de enxágue (53) estão na posição aberta.19. SELF-PROPELLED AGRICULTURAL SPRAYER, according to claim 18, characterized in that the monitor (163) of the control system (6) is configured to display the first signal when both the outlet valve (180) of the product tank (49) and the outlet valve (185) of the rinse tank (53) are in the open position.
BR102018015026-0A 2017-07-24 2018-07-23 WATER RINSE SYSTEM FOR A SELF-PROPELLED AGRICULTURAL SPRAYER AND SELF-PROPELLED AGRICULTURAL SPRAYER BR102018015026B1 (en)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US15/657,942 2017-07-24
US15/657,942 US10369585B2 (en) 2017-07-24 2017-07-24 Automatic rinse system for an agricultural sprayer

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102018015026A2 BR102018015026A2 (en) 2019-03-19
BR102018015026B1 true BR102018015026B1 (en) 2023-07-04

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10369585B2 (en) Automatic rinse system for an agricultural sprayer
US9554506B2 (en) Fluid flow monitoring and control system for an agricultural sprayer
US10338801B2 (en) Agricultural vehicle calibration via human machine interface
EP3650124B1 (en) Method of spraying multiple fluids from an agricultural machine
RU2123778C1 (en) Agricultural movable spraying apparatus
US7850905B2 (en) On board monitor for endoscope reprocessor
EP3417706B1 (en) Agricultural sprayer
US10814341B2 (en) Armrest control center with spray boom control
US20200390079A1 (en) Sprayer Boom Charging System
BR102022003284A2 (en) CLEANING SYSTEM FOR AN AGRICULTURAL SPRAYER
BR102018015026B1 (en) WATER RINSE SYSTEM FOR A SELF-PROPELLED AGRICULTURAL SPRAYER AND SELF-PROPELLED AGRICULTURAL SPRAYER
US20160310978A1 (en) Sprayer Boom System with Multi-direction Spray Section Activation Control
US10569704B2 (en) Ambient lighting system for an agricultural machine
CA2911160C (en) Device for cleaning containers
US20160316739A1 (en) Machine controller allowing concurrent functions
EP3915349B1 (en) System and method for automatic configuration detection and assignment of control of a plurality of hydraulic circuits of an associated work vehicle
US20200236844A1 (en) Automatic Driveline Calibration For An Agricultural Machine
CN209879803U (en) Fire engine learning system and fire engine
US10726647B2 (en) Fault detection system for an agricultural machine
JP4781180B2 (en) Chemical spraying device
US10488874B2 (en) Overhead display having multi-color indicators for indicating machine states
JP4922034B2 (en) Painting equipment
JP2009118825A (en) Chemical fluid spraying system and method for spraying chemical fluid
JP2008104418A (en) Self-traveling pest controller
KR20220133433A (en) Operation Method of Fine Spray System for Smart Farm