BR102017021637B1 - Montagem de filtro e método de substituir uma montagem de filtro dentro de um filtro de manga - Google Patents

Montagem de filtro e método de substituir uma montagem de filtro dentro de um filtro de manga Download PDF

Info

Publication number
BR102017021637B1
BR102017021637B1 BR102017021637-3A BR102017021637A BR102017021637B1 BR 102017021637 B1 BR102017021637 B1 BR 102017021637B1 BR 102017021637 A BR102017021637 A BR 102017021637A BR 102017021637 B1 BR102017021637 B1 BR 102017021637B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
filter
section
coupling
tubular
axially
Prior art date
Application number
BR102017021637-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102017021637A2 (pt
Inventor
Jeff Allen Canfield
Original Assignee
Parker-Hannifin Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US15/289,802 external-priority patent/US10195559B2/en
Application filed by Parker-Hannifin Corporation filed Critical Parker-Hannifin Corporation
Publication of BR102017021637A2 publication Critical patent/BR102017021637A2/pt
Publication of BR102017021637B1 publication Critical patent/BR102017021637B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D46/00Filters or filtering processes specially modified for separating dispersed particles from gases or vapours
    • B01D46/0002Casings; Housings; Frame constructions
    • B01D46/0005Mounting of filtering elements within casings, housings or frames
    • B01D46/002
    • B01D46/0024
    • B01D46/008
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D46/00Filters or filtering processes specially modified for separating dispersed particles from gases or vapours
    • B01D46/02Particle separators, e.g. dust precipitators, having hollow filters made of flexible material

Abstract

CONECTOR E SEÇÕES DE FILTRO PLISSADAS UNIDAS. Uma montagem de filtro e baghouse é fornecida para remover pelo menos parcialmente matéria particulada de um fluxo de gás. A montagem de filtro inclui uma primeira e uma segunda seção de filtro a serem acopladas juntas por um acoplador para estabelecer comunicação fluida entre as primeira e segunda seções de filtro quando conectadas. O acoplador inclui uma primeira parte de acoplamento incluindo uma passagem interior através a qual o fluxo de gás pode passar em uma direção axial entre as primeira e segunda seções de filtro e um gancho se projetando da primeira parte de acoplamento. O acoplador inclui uma gaxeta que engata de modo vedante as primeira e segunda partes de acoplamento quando a primeira parte de acoplamento é conectada com a segunda parte de acoplamento para formar uma vedação substancialmente à prova de gás.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] Esta invenção em geral se refere a uma montagem de filtro para uso em um filtro de manga. Em particular, a presente invenção se refere a um conector unindo seções de filtro de meios plissados para formar uma montagem de filtro.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Existe um controle regulatório ambiental crescente por todo o mundo. Muito do controle regulatório está focalizado na redução de poluentes transmitidos pelo ar e emissões de certas fontes industriais, tais como usinas de energia e instalações de produção de materiais. Uma técnica conhecida para controlar os poluentes e emissões de fontes industriais é separar matéria particulada indesejável que é carregada em um fluxo de gás por filtragem de tecido. Tal filtragem de tecido é realizada em um aparelho de coleta de poeira conhecido na indústria como um “filtro de manga”.
[003] O filtro de manga inclui tipicamente um alojamento dividido em dois plenums por uma placa tubular. Um plenum é um plenum de “ar sujo” que se comunica com uma entrada e recebe gás carregado de particulado ou “sujo” de uma fonte na usina. O outro plenum é um plenum de “ar limpo” que recebe gás limpos depois da filtragem e se comunica com uma saída para direcionar o gás limpo para longe do filtro de manga. Uma pluralidade de filtros de tecido cilíndricos relativamente longos, comumente chamados “sacos”, são suspensos da placa tubular o plenum de ar sujo. Cada saco tem uma extremidade inferior fechada e é instalado sobre uma gaiola. Cada saco é montado na placa tubular em sua extremidade superior e se pendura verticalmente para baixo no plenum de ar sujo. A parte de extremidade superior do saco é aberta e o interior de cada saco está em comunicação fluida com o plenum de ar limpo. Em operação, o gás carregado de particulados é conduzido no plenum de ar sujo. Como o gás carregado de particulado flui através do filtro de manga, os particulados carregados pelo gás engatam o exterior dos sacos de filtro de tecido e se acumulam em ou os meio dos sacos de filtro de tecido ou são separados do fluxo de gás e caem em uma câmara acumuladora na parte inferior do plenum de ar sujo. O gás limpo então flui através dos meios dos sacos de filtro de tecido, no interior dos sacos de filtro de tecido, para o plenum de ar limpo e através da saída. Embora muitos filtros de manga sejam feitos de acordo com esta estrutura bacia, podem existir numerosas diferenças operacionais e estruturais entre os filtros de manga.
[004] Existe interesse em substituir sacos de filtro de tecido por cartuchos de filtro de meios plissados para aumentar a área de filtragem efetiva enquanto ocupa o mesmo, ou menos, espaço dentro do filtro de manga. No entanto, existem certas barreiras para substituição fácil de sacos de filtro de tecido por cartuchos de filtro e meios plissados. Em alguns desenhos de filtro de manga, os sacos de filtro de tecido podem ter um comprimento de cerca de quatro metros. O plenum de ar limpo frequentemente tem uma altura de folga que é substancialmente menor que 1uatro metros, por exemplo, cerca de dois metros. Em geral não é um problema instalar sacos de filtro de tecido no filtro de manga desde que os sacos de filtro de tecido são dobráveis, flexíveis e não rígidos. Um cartucho de filtro de meios plissados relativamente longo e rígido não pode ser instalado sem manipulação considerável, se pode ser instalado devido ao espaço de acesso limitado no plenum de ar limpo.
[005] A fim de ocupar o mesmo espaço dentro do filtro de manga como um saco de filtro de tecido, o comprimento do cartucho de filtro de meios plissados seria relativamente longo e pode ser até cerca de quatro metros em comprimento ou mais. Isto apresenta um problema para os fabricantes de filtro porque existem limites efetivos quanto à largura do meio de filtro que pode ser plissado com maquinaria de produção atual. A maquinaria de produção atual usada para plissar meio de filtro não pode tipicamente acomodar meio de filtro contínuo com mais que cerca de dois metros de largura. Tal cartucho de filtro longo também seria relativamente difícil de manipular, transportar e instalar.
[006] Estruturas de conector convencional incluíram partes roscadas de modo compatível que são roscadas juntas para conectar duas seções de filtro axialmente alinhadas. Tais conectores roscados são difíceis de conectar quando existem imperfeições nas roscas propriamente ditas, e esforços para minimizar a formação de tais imperfeições durante a fabricação provou ser dispendiosos. A despeito de melhores esforços para minimizar tais imperfeições durante a fabricação, pode ainda resultar em um número inaceitável de conectores roscados de modo incompatível que será difícil conectar. Consequentemente existe uma necessidade na indústria para aperfeiçoamentos na estrutura do filtro, incluindo um conector para acoplar uma pluralidade de seções de filtro axialmente alinhadas juntas.
[007] Adicionalmente, muitas transportadoras têm regulamentos sobre o máximo de um comprimento ou largura máxima que elas estão dispostas a enviar ou que o preço para enviar um pacote sobre certo comprimento ou largura é desproporcionalmente mais dispendioso para enviar que duas ou mais embalagens menores que quando combinadas satisfazem as dimensões da embalagem maior única. Consequentemente existe uma necessidade na indústria para uma montagem de filtro tendo múltiplas seções de filtro que podem ser enviadas em embalagens menores que então conectadas por um acoplador para a montagem de filtro.
[008] A invenção fornece tal conector para seções de filtro plissadas unidas. Estas e outras vantagens da invenção, bem como aspectos da invenção adicionais, serão evidentes a partir da descrição da invenção fornecida aqui.
BREVE SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[009] De acordo com um aspecto, é fornecida uma montagem de filtro compreendendo uma primeira seção de filtro tendo um primeiro meio de filtro fixado a uma primeira parte de acoplamento e uma segunda seção de filtro tendo um segundo meio de filtro fixado em uma segunda parte de acoplamento. As primeira e segunda partes de acoplamento formando um acoplamento para prender seletivamente a primeira seção de filtro na segunda seção de filtro. O acoplamento comunicando de modo fluido uma primeira cavidade interna do primeiro meio de filtro com uma segunda cavidade interna do segundo meio de filtro. A primeira parte de acoplamento incluindo uma primeira seção tubular em comunicação fluida com a primeira cavidade interna e incluindo uma primeira parte de gancho se estendendo radialmente. A segunda parte de acoplamento incluído uma segunda seção tubular em comunicação fluida com a segunda cavidade interna e incluindo uma segunda parte de gancho se estendendo radialmente. A primeira ou segunda seção tubular recebendo axialmente a outra da segunda ou primeira seção tubular e um elemento de vedação radialmente localizado entre as primeira e segunda seções tubulares impedindo o fluido de desviar das primeira e segunda partes de acoplamento. As primeira e segunda partes de gancho sendo configuradas para deslizar axialmente além uma da outra ao conectar a primeira seção de filtro na segunda seção de filtro e engatar axialmente ao tentar desconectar axialmente a primeira seção de filtro da segunda seção de filtro.
[010] De acordo com outro aspecto, é fornecida uma montagem de filtro tendo uma primeira parte de gancho formada a partir de uma pluralidade de seções radialmente flexíveis. As seções radialmente flexíveis flexionando radialmente de um estado não flexionado conforme as primeira e segunda partes de gancho deslizam axialmente além uma da outra ao conectar a primeira seção de filtro na segunda seção de filtro e então retornar radialmente para do estado não flexionado depois de deslizar axialmente além da segunda parte de gancho de modo que as primeira e segunda partes de gancho engatarão axialmente ao tentar desconectar axialmente a primeira seção de filtro da segunda seção de filtro.
[011] De acordo com outro aspecto, é fornecida uma montagem de filtro onde pelo menos uma fenda é formada na primeira parte de gancho entre uma da pluralidade de seções radialmente flexíveis adjacentes.
[012] De acordo com outro aspecto, é fornecida uma montagem de filtro onde a primeira parte de gancho tem que ser flexionada radialmente antes de desconectar a primeira seção de filtro da segunda seção de filtro.
[013] De acordo com ainda outro aspecto, é fornecida uma montagem de filtro onde a segunda seção de filtro tem um terceiro acoplamento de filtro substancialmente idêntico à primeira parte de acoplamento. A terceira seção de filtro incluindo uma quarta parte de acoplamento substancialmente idêntica à segunda parte de acoplamento. O terceiro acoplamento de filtro conectando com o quarto acoplamento de filtro para conectar a terceira seção de filtro na segunda seção de filtro.
[014] De acordo com ainda outro aspecto, é fornecida uma montagem de filtro onde a primeira seção de filtro inclui um elemento de montagem para montar a primeira seção de filtro em uma placa tubular e a segunda seção de filtro ainda inclui uma tampa de extremidade fechada.
[015] De acordo com ainda outro aspecto, é fornecida uma montagem de filtro onde a segunda seção de filtro inclui um elemento de montagem para montar a segunda seção de filtro em uma placa tubular e a terceira seção de filtro ainda inclui uma tampa de extremidade fechada.
[016] De acordo com ainda outro aspecto, é fornecida uma montagem de filtro onde as partes flexíveis da primeira parte de gancho flexionam radialmente para fora e têm um diâmetro interno menor que um diâmetro externo da segunda parte de gancho.
[017] De acordo com ainda outro aspecto, é fornecida uma montagem de filtro onde a primeira seção tubular tem uma parte se estendendo para dentro e a segunda seção tubular tem uma parte se estendendo para dentro e uma segunda seção tubular tem uma parte de topo e que o contato entre a parte se estendendo para dentro e a parte de topo impede o movimento radial da primeira parte de acoplamento com relação à segunda parte de acoplamento.
[018] De acordo com ainda outro aspecto de uma montagem de filtro onde uma ranhura é fornecida na seção tubular da segunda parte de acoplamento e onde uma gaxeta está localizada na ranhura.
[019] De acordo com ainda outro aspecto, é fornecida uma montagem de filtro onde 544,31 a 725,75 kg (1200 a 1600 libras) de força de tração axial é exigida para desconectar axialmente as primeira e segunda partes de gancho.
[020] De acordo ainda com outro aspecto, é fornecida uma montagem de filtro onde a primeira parte de acoplamento é formada como uma parte de uma primeira tampa de extremidade em uma primeira extremidade axial de uma primeira peça do meio de filtro e a segunda parte de acoplamento é formada como parte de uma segunda tampa de extremidade em uma segunda extremidade axial de uma segunda peça de meio de filtro.
[021] De acordo com outro aspecto, é fornecido um acoplador para prender a primeira seção de filtro em uma segunda seção de filtro. O acoplador tendo uma primeira parte de acoplamento e uma segunda parte de acoplamento. A primeira parte de acoplamento incluindo uma primeira seção tubular e uma primeira parte de gancho se estendendo radialmente e a segunda parte de acoplamento incluindo uma segunda seção tubular e uma segunda parte de gancho se estendendo radialmente. A primeira ou a segunda seção tubular recebendo axialmente a outra da segunda ou primeira seção tubular e um elemento de vedação radialmente localizado entre as primeira e segunda seções tubulares impedindo o fluido de desviar entre as primeira e segunda partes de acoplamento. As primeira e segunda partes de gancho sendo configuradas para deslizar axialmente além uma da outra e engatar axialmente ao tentar desconectar axialmente as primeira e segunda partes de gancho.
[022] De acordo com ainda outro aspecto, o acoplador tendo uma primeira parte de gancho que é formada a partir de uma pluralidade de seções radialmente flexíveis. As seções radialmente flexíveis flexionando radialmente de um estado não flexionado conforme as primeira e segunda partes de gancho deslizam axialmente alem uma da outra ao acoplar a primeira parte de acoplamento para a segunda parte de acoplamento e então retornando radialmente para o estado não flexionado depois de deslizar axialmente além da segunda parte de gancho tal que as primeira e segunda partes de gancho engatarão axialmente ao tentar desconectar axialmente as primeira e segunda partes de acoplamento.
[023] De acordo com ainda outro aspecto, o acoplador tendo fendas formadas na primeira parte de gancho entre seções radialmente flexíveis adjacentes.
[024] De acordo com ainda outro aspecto, o acoplador onde a primeira parte de gancho deve ser radialmente flexionada antes de desconectar a primeira parte de acoplamento da segunda parte de acoplamento.
[025] De acordo com ainda outro aspecto, o acoplador onde a primeira parte de gancho flexiona radialmente para fora e tem um diâmetro interno menor que um diâmetro externo da segunda parte de gancho.
[026] De acordo com ainda outro aspecto, o acoplador onde a primeira ou segunda seção tubular recebendo axialmente a outra da segunda ou primeira seção tubular tem uma parte se estendendo para dentro que atua para impedir a inserção da primeira ou segunda seção tubular sendo axialmente recebida.
[027] De acordo com ainda outro aspecto, o acoplador onde uma ranhura é fornecida na primeira ou segunda seção tubular e o elemento de vedação está localizado na ranhura.
[028] De acordo com ainda outro aspecto, o acoplador onde 544,31 a 725,75 kg (1200 a 1600 libras) de força de tração axial é exigida para desconectar axialmente as primeira e segunda partes de gancho.
[029] De acordo com outra modalidade, um método de substituir uma montagem de filtro dentro de um filtro de manga é fornecido incluindo remover uma montagem de filtro a ser substituída de uma placa tubular e deixar uma abertura vaga na placa tubular. Então selecionar uma primeira seção de filtro tendo um elemento de montagem acoplado a uma primeira extremidade axial de uma primeira peça de meio de filtro tubular e uma primeira parte de acoplamento localizada em uma segunda extremidade axial da primeira peça de meio de filtro. Então selecionar uma segunda seção de filtro tendo uma segunda parte de acoplamento acoplada a uma primeira extremidade axial de uma segunda peça de meio de filtro tubular para fornecer comunicação fluida entre as primeira e segunda seções de filtro e uma tampa de extremidade fechada acoplada a uma segunda extremidade axial de uma segunda peça de meio de filtro tubular.
[030] De acordo com ainda outro aspecto, o método ainda compreende parcialmente inserir a segunda seção de filtro na abertura vaga na placa tubular.
[031] De acordo com ainda outro aspecto, o método compreendendo acoplar a primeira parte de acoplamento na segunda parte de acoplamento de modo que um elemento de vedação radialmente localizado entre as primeira e segunda partes de acoplamento impede o desvio de fluido entre as mesmas.
[032] De acordo com ainda outro aspecto, o método ainda compreende deslizar axialmente as primeira e segunda seções de filtro acopladas axialmente ao longo da abertura da placa tubular até que uma vedação à prova de gás é formada entre o elemento de montagem e a placa tubular.
[033] Outros aspectos, objetivos, e vantagens da invenção se tornarão mais evidentes a partir da descrição detalhada seguinte quando tomada em conjunto com os desenhos anexos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[034] Os desenhos anexos incorporados em e formando uma parte do relatório ilustram vários aspectos da presente invenção e, junto com a descrição, servem para explicar os princípios da invenção. Nos desenhos: A Figura 1 é uma vista esquemática do interior de um filtro de manga em que uma pluralidade de montagens de filtro são carregadas para remover pelo menos parcialmente matéria particulada presa dentro de um fluxo de gás; A Figura 2 é uma vista em perspectiva de uma montagem de filtro de acordo com um aspecto da invenção; A Figura 3 é uma vista em seção transversal da montagem de filtro da Figura 2 incluindo uma ilustração exemplar da montagem de filtro acoplada a uma placa tubular; A Figura 4 é uma vista em perspectiva de um acoplador incluindo uma primeira parte de acoplamento e uma segunda parte de acoplamento de acordo com um aspecto da invenção; A Figura 5 é uma vista lateral do acoplador da Figura 4; A Figura 6 é uma vista em seção transversal do acoplador da Figura 5; e A Figura 7 é uma vista em seção transversal de uma montagem de filtro parcialmente montada ilustrando uma segunda seção de filtro conectada a um terceiro filtro que tem uma primeira parte de acoplamento localizada em uma extremidade axial de uma peça de meio de filtro e uma segunda parte de acoplamento localizada na outra extremidade axial do meio de filtro.
[035] Enquanto a invenção será descrita em conexão com certas modalidades preferidas, não existe intenção de limitá-la àquelas modalidades. Ao contrário, a intenção é cobrir todas as alternativas, modificações e equivalentes como incluídos dentro do espírito e escopo da invenção, como definido pelas reivindicações anexas.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[036] Todas as referências, incluindo publicações, pedidos de patente, e patentes citados aqui são incorporados por referência na mesma medida que se cada referência fosse individual e especificamente indicada para ser incorporada por referência e fosse mostrada em sua totalidade aqui.
[037] Um filtro de manga 2 é ilustrado na Figura 1. O filtro de manga 2 é feito de qualquer material adequado, tal como metal laminado. O filtro de manga 2 inclui lados 11 e uma cobertura 9. Gás carregado de particulado flui dentro do filtro de manga 2 a partir de uma entrada 4, como representado pela seta D na entrada 4. O gás carregado de particulado é filtrado por uma pluralidade de montagens de cartuchos relativamente longos ou filtro 1 (ver Figura 2) construídas de acordo com um ou mais aspectos da invenção, localizadas dentro do filtro de manga 2. O gás limpo sai através de uma saída 8 do filtro de manga 2, como representado pela seta C na saída 8 depois de passar através das montagens de filtro 1.
[038] O filtro de manga 2 é dividido em um plenum de “ar sujo” 3 e um plenum de “ar limpo” 5 por uma placa tubular 7 feita de um material adequado, tal como metal laminado. A placa tubular 7 tem pelo menos uma parte que é substancialmente planar. A entrada 4 está em comunicação fluida com o plenum de ar sujo 3. A saída 8 está em comunicação fluida com o plenum de ar limpo 5.
[039] Uma pluralidade de aberturas 6 se estendem através da parte planar da placa tubular 7. Uma montagem de filtro 1 é instalada em uma respectiva abertura 6, e pode se estender opcionalmente pelo menos parcialmente através da respectiva abertura 6. A montagem de filtro 1 pode ser suspensa pela placa tubular 7 propriamente dita, ou por qualquer outro suporte adequado adjacente às aberturas 6 nas quais a montagem de filtro 1 deve ser instalada.
[040] O plenum de ar limpo 5 tem uma dimensão mínima ou altura de folga tomada em uma direção normal à placa tubular 7 que define um espaço de acesso.
[041] O plenum de ar sujo 3 tem uma altura tomada em uma direção normal à placa tubular 7 na qual uma montagem de filtro 1 pode ser instalada sem engatar os lados 11 do filtro de manga 2. A altura do plenum de ar sujo 3 é tipicamente maior que a altura do plenum de ar limpo 5.
[042] O filtro de manga 2 é ilustrado como tendo uma cobertura não móvel 9. Assim, o acesso ao plenum de ar limpo 5 e ao filtro de manga 2 é limitado para instalação das montagens de filtro 1. Será evidente para um técnico no assunto que a cobertura 9 pode ter painéis de acesso que são removíveis ou móveis para uma posição que não inibe o acesso ao plenum de ar limpo 5.
[043] O filtro de manga 2 também tem uma câmara de acúmulo definida por paredes inclinadas 13 localizada em uma extremidade inferior do plenum de ar sujo 3. As montagens de filtro 1 são ilustradas como não se estendendo na câmara de acúmulo, mas será evidente que as montagens de filtro podem ser estender dentro da câmara de acúmulo.
[044] Uma banda de montagem circunferencialmente resiliente 12 é localizada em uma das aberturas 6 na placa tubular 7. A banda 12 pode ser feita de qualquer material adequado, como um metal, tal como aço inoxidável, e pode também ser coberta com um tecido. A banda 12 assegura que a montagem de filtro 1 possa ser usada com aberturas 6 que não foram precisamente cortadas, permitindo uma tolerância de fabricação adequada sem afetar de modo significante o desempenho do filtro de manga 2 devido ao vazamento entre a placa tubular 7 e as montagens de filtro 1.
[045] A banda 12 é construída com um diâmetro externo substancialmente igual ao diâmetro interno da abertura 6. A banda 12 pode ser facilmente deformada de seu formato normalmente circunferencial e inserida na abertura 6. A superfície exterior da banda 12 engata de modo justo a superfície definindo a abertura 6. A banda 12 fornece uma vedação entre a montagem de filtro 1 e a abertura 6 na placa tubular 7 para minimizar a passagem de gás do plenum de ar sujo 3 dentro do plenum de ar limpo 5 entre a montagem de filtro 1 e a placa tubular 7 (ver Figura 3).
[046] Voltando às Figuras 2 a 3, as montagens de filtro 1 filtram particulados do gás carregado de particulado quando passa através de cada montagem de filtro 1. Cada montagem de filtro 1 é feito de uma primeira seção de filtro 42 e uma segunda seção de filtro 44. As primeira e segunda seções de filtro 42, 44 são axialmente alinhadas em uma pilha de ponta a ponta e conectadas juntas em uma relação à prova de fluido por um acoplador 10 fornecido por primeira e segunda partes de acoplamento interconectadas 100, 200 (ver Figuras 4 a 6).
[047] Cada montagem de filtro 1 tem uma luva de montagem 40 (ver Figuras 2 e 3) para interagir com a abertura 6 da placa tubular 7 de modo que as montagens de filtro pendem de modo substancialmente vertical. A luva de montagem 40 tipicamente agüenta o peso inteiro da montagem de filtro 1 quando a montagem de filtro 1 pende da placa tubular 7. Tipicamente, a luva de montagem 40 tem um diâmetro externo que é maior que o diâmetro externo da banda 12, que veda a luva de montagem 40 na placa tubular 7 (ver Figura 3).
[048] Como será entendido, a luva de montagem 40 pode ser feita de qualquer material adequado, tal como, mas não limitado a, metal estampado, metal estirado, ou metal formado de outra forma, de modo que quando a montagem de filtro 1 é inserida na placa tubular 7 a luva de montagem 40 é capaz de suportar o peso completo da montagem de filtro 1 mesmo depois que foi completamente carregada com matéria particulada quando a montagem de filtro 1 pende como uma extensão em balanço a partir da placa de tubo 7.
[049] Com referência adicional à Figura 1, cada montagem de filtro 1 tem um eixo central longitudinal 32, e um comprimento total tomado em uma direção paralela ao eixo 32. O comprimento da montagem de filtro 1 é tipicamente maior que a altura de folga do plenum de ar limpo 5 e de preferência menor que a altura de acesso do plenum de ar sujo 3 pelo menos na localização mais perto da periferia interna do alojamento 2. Será evidente que poderiam ser utilizados qualquer número e comprimentos de montagens de filtro 1 que são adequados para as exigências de filtragem do filtro de manga 2.
[050] O comprimento da montagem de filtro 1 pode ser qualquer comprimento desejado que seja apropriado para as exigências de filtragem particulares. Em um exemplo, pelo menos uma das primeira e segunda seções de filtro 42, 44 da montagem de filtro 1 tem um comprimento na faixa de um metro a dois metros. De preferência, o comprimento da primeira ou segunda seção de filtro 42 ou 44 é menor que a altura de folga no espaço de acesso do pleno de ar limpo 5. Será evidente que o comprimento da primeira seção de filtro 42 pode ser diferente do comprimento da segunda seção de filtro 44. Por exemplo, em uma modalidade, a primeira seção de filtro 42 pode ter 1 metro de comprimento e a segunda seção de filtro 44 pode ter dois metros de comprimento.
[051] Com referência primária à Figura 3, o meio de filtro 20 da primeira seção de filtro 42 e da segunda seção de filtro 44 é formado em um formato substancialmente tubular e cria uma cavidade interna definida pela superfície interior 22 do meio de filtro 20. O meio de filtro 20 da primeira seção de filtro 42 tem um comprimento de filtragem efetivo ou extensão axial L1 (ver Figura 2), enquanto o meio de filtro 20 da segunda seção de filtro 44 tem um comprimento de filtragem efetivo ou extensão axial L2 (ver Figura 2).
[052] De acordo com uma modalidade, as primeira e segunda seções de filtro 42, 44 podem ter meio de filtro 20 que é um meio de filtro plissado. No entanto, será entendido que as primeira e segunda seções de filtro 42, 44 não são exigidas para ter meio de filtro 20 que é plissado e o meio de filtro 20 poderia assumir a forma de quaisquer outras configurações materialmente diferentes em geral conhecidas na técnica. Por exemplo, de acordo com outras modalidades não limitantes exemplares, as primeira e segunda seções de filtro 42, 44 podem ter meio de filtro 20 na forma de, mas não limitada a, uma estrutura em formato de tubo e o meio de filtro 20 pode ser, mas não limitado a ser composto de, um meio de filtro PEACH®, fabricado por PECOFacet de Mineral Wells, Texas, outras construções tubulares enroladas de meio de filtro, meio de filtro de fibra de vidro, tubos de meio de filtro sintético plissado, meio de filtro de fibra de vidro plissado, meio de filtro de celulose plissado, meio de filtro de carbono, meio de filtro soprado ou meio de filtro de corda enrolada.
[053] Voltando à Figura 3, a primeira seção de filtro 42 é aberta em sua primeira extremidade axial 41 bem como sua segunda extremidade axial 43. A luva de montagem 40 está localizada na primeira extremidade axial 41 e uma primeira parte de acoplamento 100 está localizada na segunda extremidade axial 43. A primeira parte de acoplamento 100 atua para conectar a primeira seção de filtro 42 com a segunda seção de filtro 44. A primeira seção de filtro 42 tem uma tampa de extremidade aberta 28 que é acoplada na luva de montagem 40. A tampa de extremidade aberta 28 e a luva de montagem 40 podem ser formadas como uma peça única ou podem ser formadas como duas peças separadas e acopladas juntas. Será entendido que se a tampa de extremidade aberta 28 e a luva de montagem 40 são formadas como duas peças separadas então elas podem ser acopladas juntas para formar uma vedação à prova de gás por quaisquer meios em geral conhecidos na técnica, tais como, mas não limitados a, solda a ponto, gaxetas e/ou adesivos.
[054] A luva de montagem 40 e a tampa de extremidade aberta 28 definem uma extremidade axial aberta 21 da primeira seção de filtro 42 para comunicação fluida com o plenum de ar limpo 5. A primeira seção de filtro 42 tem uma seção transversal em geral circular.
[055] Como será entendido, a tampa de extremidade aberta 28 e a primeira parte de acoplamento 100 são feitas de um material adequado, tal como metal estampado, estirado ou formado de outro modo e pode ser conectados ao meio de filtro 20 por quaisquer meios conhecidos na técnica, tais como, mas não limitado a adesivos ou um material de enchimento 36, de modo que uma vedação robusta forte é formada entre a tampa de extremidade aberta 28 e o meio de filtro 20 bem como entre a primeira parte de acoplamento 100 e o meio de filtro 20. Adicionalmente, a tampa de extremidade aberta 28 poderia ser plástica, com meio de filtro 20 embutido na mesma.
[056] A primeira seção de filtro 42 ilustrada na Figura 3 também tem um núcleo de suporte perfurado 47 que pode fornecer suporte estrutural para a primeira seção de filtro 42. O núcleo de suporte perfurado 47 tem aberturas que permitem o fluxo de fluido através do núcleo de suporte perfurado 47. O núcleo de suporte perfurado 47 pode ser feito de qualquer material adequado, tal como metal estampado estirado ou formado de outro modo, ou plástico.
[057] A tampa de extremidade aberta 28 e a primeira parte de acoplamento 100 podem ser acopladas no meio de filtro 20 bem como qualquer outra parte da primeira seção de filtro 42, tal como, mas não limitado ao núcleo de suporte perfurado 47. Em uma modalidade exemplar, a tampa de extremidade aberta 28 e/ou a primeira parte de acoplamento 100 pode ser formadas como peças separadas e então acopladas ao núcleo de suporte perfurado 47, por qualquer meio em geral conhecido na técnica, tal como, mas não limitado a, solda a ponto ou adesivos. Em outra modalidade exemplar, a tampa de extremidade aberta 28 e/ou a primeira parte de acoplamento 100 e o núcleo de suporte perfurado 47 podem ser formados por um único material, tal como, mas não limitado a, um metal estampado ou estirado ou um plástico. Assim, eliminar a necessidade de acoplar a tampa de extremidade aberta 28 e/ou a primeira parte de acoplamento 100 no núcleo de suporte perfurado 47.
[058] Como será facilmente entendido, acoplar a tampa de extremidade aberta 28 e/ou a primeira parte de acoplamento 100 no núcleo de suporte perfurado 47 fornece suporte estrutural adicional para a primeira seção de filtro 42 ou quaisquer seções de filtro adicionais (ver Figura 7) que podem ser conectadas na primeira seção de filtro 42, mesmo se as seções de filtro que formam a montagem de filtro 1 adquiriram um acúmulo pesado de particulados.
[059] A seguir, a segunda seção de filtro 44 também inclui um meio de filtro 20. A segunda seção de filtro 44 tem uma primeira extremidade axial 45 e uma segunda extremidade axial 46. A segunda parte de acoplamento 200 é acoplada no meio de filtro 20 na primeira extremidade axial 45 da segunda seção de filtro 44 e o meio de filtro 20 é acoplado a uma tampa de extremidade fechada 30 na segunda extremidade axial 46.
[060] A segunda parte de acoplamento 200 e a tampa de extremidade fechada 30 são feitas de um material adequado, tal como um metal estampado, estirado ou formado de outro modo, ou um plástico. A segunda parte de acoplamento 200 e a tampa de extremidade fechada 30 podem ser acopladas no meio de filtro 20 por quaisquer meios conhecidos na técnica, tais como, mas não limitados a adesivos ou um material de enchimento 36 ou embutindo, se formado de plástico. Como será entendido, o material de enchimento 36 forma uma vedação à prova de ar forte e robusta entre a tampa de extremidade fechada 30 e o meio de filtro 20 bem como entre a segunda parte de acoplamento 200 e o meio de filtro 20.
[061] Como será entendido, a tampa de extremidade fechada 30 e a segunda parte de acoplamento 200 podem ser acopladas no meio de filtro 20 ou qualquer outra seção da segunda seção de filtro 44 por quaisquer meios conhecidos na técnica. Por exemplo, a tampa de extremidade fechada 30 pode ser acoplada a ou integralmente formada com um núcleo perfurado 47, como discutido acima com relação à primeira seção de filtro 42.
[062] Voltando às Figuras 4 a 6, e com referência primária à Figura 6, a primeira parte de acoplamento 100 tem uma seção tubular 104 tendo um colar 102 se estendendo de uma primeira extremidade da seção tubular 104 e uma parte de acoplamento 106 se estendendo da extremidade oposta da seção tubular 104.
[063] O colar 102 é fixado na segunda extremidade axial 43 (ver Figura 3) da primeira seção de filtro 42, e define uma passagem interior 110 (ver Figura 6). O colar 102 recebe a parte do meio de filtro 20 que termina na segunda extremidade axial 43 da primeira seção de filtro 42.
[064] O colar 102 define um copo 108 formado por uma base de copo 120 que está se estendendo perpendicularmente com relação ao eixo 32. Uma parede de copo exterior 118 se estende perpendicularmente a partir da base de copo120 para formar o copo 108 com a base de copo 120. A parede interior 123 da seção tubular 104 se estende além da base de copo 120 para formar uma parede de copo interior 119 oposta à parede de copo exterior 118 (ver Figura 6). O copo 108 tem uma altura 199 definida pela parede de copo exterior 118 e a parede de copo interior 119. O copo 108 tem uma largura 198 definida pela base de copo 120. Será entendido que a altura 199 e a largura 198 do copo 108 dependerão das características e tamanho do meio de filtro 20, tal como, mas não limitado à espessura 99 (ver Figura 3) do meio de filtro 20 sendo usado na primeira seção de filtro 42.
[065] A base de copo 120, a parede de copo exterior 118, e a parede de copo interior 119 fornecem uma área de superfície de contato entre o copo 108 e uma peça de meio de filtro 20. De acordo com uma modalidade não limitante, um adesivo ou material de enchimento 36 pode ser aplicado na base de copo 120, a parede de copo exterior 118, e a parede de copo interior 119 e uma peça do meio de filtro 20 pode ser inserida no copo 108, de modo que é formada uma vedação forte e robusta entre o copo 108 e o meio de filtro 20. No entanto, como será entendido, a vedação forte e robusta formada entre o copo 108 e a peça de meio de filtro 20 pode ser formada por quaisquer meios em geral conhecidos na técnica e não é limitada a ser criada pelo uso de adesivos ou materiais de enchimento 36.
[066] O colar 102 também tem uma luva de colar 122, que está se estendendo perpendicularmente a partir da base de copo 120 e se estende oposta à parede de copo exterior 118 e está radialmente para dentro da parede de copo exterior 118. A luva de colar 122 é presa na seção tubular 104 para criar uma vedação forte e robusta entre o colar 102 e a seção tubular 104. A luva de colar 122 pode ser presa na seção tubular 104 por quaisquer meios em geral conhecidos na técnica, tais como, mas não limitado a, solda a ponto ou adesivos.
[067] A seção tubular 104 é composta de uma primeira seção tubular cilíndrica 112 e uma segunda seção tubular cilíndrica 114 com uma projeção se estendendo para dentro formando uma ranhura anular externa 113 disposta entre a primeira seção tubular cilíndrica 112 e a segunda seção tubular cilíndrica 114.
[068] Como será entendido, a seção tubular 114 tem um diâmetro ligeiramente maior que a segunda parte de acoplamento 200, que permite a inserção da segunda parte de acoplamento 200 na seção tubular 114 da primeira parte de filtro 100. Para impedir a segunda seção de filtro 44 de inclinar com relação à primeira seção de filtro 42 devido a esta folga de desenho a parte de topo 220 da segunda parte de acoplamento 200 contata a ranhura 113 da primeira parte de acoplamento 100 quando o gancho 127 da primeira parte de acoplamento 100 é engatado com o gancho de acoplamento 228 da segunda parte de acoplamento 200.
[069] Além disso, a ranhura 113 impede um usuário de inserir de modo inadvertido a segunda parte de acoplamento 200 muito longe dentro da parte tubular 104 da primeira parte de acoplamento 100 atuando como um ponto de parada para a qual a extremidade da parte de topo 220 da segunda parte de acoplamento 200 não pode mais ser inserida dentro da parte tubular 104 da primeira parte de acoplamento 100 (ver Figuras 3 e 7).
[070] A segunda seção cilíndrica 114 termina em uma parte de acoplamento 106. A parte de acoplamento 106 compreende seções 125. Cada seção 125 inclui uma parede 124, uma parte curvada 126, e uma borda 128. A parede 124 se estende radialmente para fora com relação à segunda seção tubular cilíndrica 114 e a parte curvada 126 se curva radialmente para dentro com relação à parede 124 até terminar na borda radialmente interna 128.
[071] Seções adjacentes 125 têm um espaço 121 entre as mesmas, de modo que a parede 124 é conectada na parte tubular 104, mas cada seção 125 não é conectada diretamente com outras seções 125. Isto provê as seções 125 com um grau de flexibilidade radial que permite que as seções 125 tenham um estado radialmente não estendido e estado radialmente estendido.
[072] No estado radialmente não estendido, as seções 125 estão em seu estado natural (por exemplo, estado não flexionado) com relação ao eixo 32. No estado estendido, as seções 125 são flexionadas radialmente para fora com relação ao eixo 32 por meio de uma força sendo aplicada nas seções 125.
[073] Voltando às Figuras 4 a 6 e com referência primária à Figura 6, a segunda parte de acoplamento 200 tem uma parte tubular 202 que tem uma parte de topo 220 que define uma abertura 210. Se estendendo perpendicularmente a partir da parte de topo 220, estão uma primeira seção cilíndrica 222 e uma segunda seção cilíndrica 224 com uma ranhura 213 espaçada entre a primeira seção cilíndrica 222 e a segunda seção cilíndrica 224 formada por uma projeção se estendendo para dentro.
[074] Uma gaxeta 204 assenta dentro da ranhura 213 e uma vedação forte e robusta é formada entre a gaxeta 204 e a ranhura 213. A segunda parte de acoplamento 200 também tem uma segunda projeção se estendendo para dentro 215 localizada entre a segunda seção cilíndrica 224 e uma terceira seção cilíndrica 226.
[075] A segunda parte de acoplamento 200 também tem uma primeira projeção se estendendo para fora 217 formada entre a terceira seção cilíndrica 226 e uma quarta seção cilíndrica 236. Como será ainda discutida abaixo, a primeira projeção se estendendo para fora 217 da segunda parte de acoplamento 200 e as seções 125 da primeira parte de acoplamento 100 também atuam como um batente para impedir que a segunda parte de acoplamento 200 seja inserida muito longe dentro da seção tubular 104 da primeira parte de acoplamento 100 quando as primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200 são conectadas juntas (ver Figura 3).
[076] A segunda parte de acoplamento 200 também tem um elemento de base 206 que consiste de uma base horizontal 232 que se estende perpendicular com relação à quarta seção cilíndrica 236. A base horizontal 232 tem uma primeira parte cilíndrica 230 se estendendo axialmente da base horizontal 232 e uma segunda parte cilíndrica 234 se estendendo axialmente da base horizontal 232 oposta à primeira parte cilíndrica 230. A segunda parte cilíndrica 234 está radialmente para fora da primeira parte cilíndrica 230.
[077] Para formar a primeira parte de acoplamento 200, a primeira parte cilíndrica 230 é presa na parte tubular 202 para criar uma vedação forte e robusta entre um elemento de base 206 e a parte tubular 202 da segunda parte de acoplamento 200 (ver Figura 3). A primeira parte cilíndrica 230 pode ser presa na parte tubular 202 por quaisquer meios em geral conhecidos na técnica, tal como, mas não limitado a, solda a ponto ou adesivos.
[078] Adicionalmente, durante o processo de fabricação, a primeira projeção se estendendo para fora 217 da parte tubular 202 pode atuar como uma maneira de posicionar precisamente o elemento de base 206 com relação à seção tubular 202, que ajuda a assegurar que a parte tubular 202 e o elemento de base 206 são apropriadamente localizados e alinhados durante o processo de fabricação da segunda parte de acoplamento 200.
[079] A primeira parte cilíndrica 230 termina em uma parte de gancho de acoplamento 218 da segunda parte de acoplamento 200 e fornece um gancho de acoplamento 228 que se estende pelo menos parcialmente em torno do raio da segunda parte de acoplamento 200. O gancho de acoplamento 228 fornece uma ranhura de acoplamento ou prendedor 219 que ajuda a impedir a segunda parte de acoplamento 200 e a primeira parte de acoplamento 100 de desconectar depois que as primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200 foram acopladas juntas para formar uma vedação forte e robusta entre a primeira seção de filtro 42 e a segunda seção de filtro 44.
[080] A segunda parte cilíndrica 234, a quarta seção cilíndrica 236 e a base horizontal 232 atuam para formar uma cavidade 221. A cavidade 221 tem uma altura 299 definida pela segunda parte cilíndrica 234 e uma largura 298 definida pela base horizontal 232. Será entendido que a altura 299 e largura 298 da cavidade 221 dependerão das características do meio de filtro 20, tal como, mas não limitado à espessura 98 (ver Figura 3) do meio de filtro 20 sendo usado na segunda seção de filtro 44.
[081] O material de enchimento 36 pode ser aplicado na cavidade 221 e o meio de filtro 20 na primeira extremidade axial 45 (ver Figura 2) da segunda seção de filtro 44 e então o meio de filtro 20 pode ser inserido na cavidade 221 onde o material de enchimento 36 criará uma vedação forte e robusta entre a cavidade 221 e o meio de filtro 20.
[082] Ao combinar as primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200, as seções 125 da primeira parte de acoplamento 100 começarão em seu estado não estendido. Então as primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200 serão alinhadas axialmente e uma força axial será aplicada nas primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200 para encaixar as primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200. Durante o processo de encaixe, a força axial aplicada nas primeira e segunda partes de acoplamento 100 200 faz as seções 125 da primeira parte de acoplamento 100 flexionarem radialmente para fora em seu estado estendido. O contorno da parte curvada 126 e o gancho de acoplamento 228 facilitam esta orientação radial de seções 125.
[083] Em uma modalidade preferida, a parte de acoplamento 106 terá um diâmetro D1 definido pelas bordas 128 das seções 125 que será menor que o diâmetro mais externo D2 do gancho de acoplamento 228 enquanto no estado não estendido, e a parte de acoplamento 106 terá um diâmetro definido pelas bordas 128 das seções 125 que será maior que o diâmetro mais externo do gancho de acoplamento 228 enquanto no estado estendido (por exemplo, durante a conexão das primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200).
[084] A parte curvada 126 e a borda 128 atuam para fornecer um gancho 127 que engata com o gancho de acoplamento 228 da segunda parte de acoplamento 200 que atua para impedir a segunda parte de acoplamento 200 e a primeira parte de acoplamento 100 de desalojarem axialmente depois que as primeira e segunda seções de filtro 42, 44 são conectadas pelas primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200 e particularmente a parte curvada 126 e o gancho de acoplamento 228.
[085] Uma vez que as seções 125 foram flexionadas para entrar em seu estado estendido, elas passam sobre o gancho de acoplamento 228 da segunda parte de acoplamento 200. Então, depois que força axial suficiente foi aplicada nas primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200 de modo que as seções 125 passaram sobre o gancho de acoplamento 228, as seções 125 retornarão para seu estado não estendido onde o gancho 127 da primeira parte de acoplamento 100 e o gancho de acoplamento 228 da segunda parte de acoplamento 200 prendem axialmente as primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200 juntas, que por sua vez prende as primeira e segunda seções de filtro 42, 44 juntas.
[086] A prevenção do desalojamento das primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200 também impede que a vedação formada entre a gaxeta 204 da segunda parte de acoplamento e o interior da parede 123 da primeira parte de acoplamento 100 se rompa de modo inadvertido depois que as primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200 são conectadas.
[087] Em uma modalidade preferida, depois que as primeira e segunda seções de filtro 42, 44 são conectadas pela primeira parte de acoplamento 100 da primeira seção de filtro 42 e a segunda parte de acoplamento 200 da segunda seção de filtro 44, exigiria entre 544,31 a 725,75 kg (1200 a 1600 libras) de força de tração para separar as primeira e segunda seções de filtro 42, 44 devido à conexão feita entre as primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200.
[088] Um método de efetuar montagem e instalação da montagem de filtro 1 é descrito abaixo. O método é direcionado a instalar a montagem de filtro relativamente longa 1 em um filtro de manga 2 novo ou existente.
[089] O método inclui fornecer uma primeira e segunda seção de filtro 42, 44. A primeira seção de filtro 42 tendo um primeiro anel tubular do meio de filtro 20 com um elemento de montagem 40 localizado em uma primeira extremidade axial 41 e uma primeira parte de acoplamento 100 localizada em uma segunda extremidade axial 43 do meio de filtro 20. O fluido pode fluir através das primeira e segunda extremidades axiais 41, 43 da primeira seção de filtro 42. Uma segunda seção de filtro 44 é também fornecida tendo um segundo anel tubular de meio de filtro 20 com uma segunda parte de acoplamento 200 localizada em uma primeira extremidade axial 45 do meio de filtro 20 e uma tampa de extremidade fechada 30 localizada em uma segunda extremidade axial 46 do meio de filtro 20.
[090] O(s) instalador(es) localizado no plenum de ar limpo 5 conecta as primeira e segunda seções de filtro 42, 44 juntas. As primeira e segunda seções de filtro 42, 44 são alinhadas ao longo do eixo 32 como mostrado nas Figuras 2 e 3, e as primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200 são engatadas por meio de uma direção axial 302 (ver Figura 5).
[091] As primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200 são colocadas juntas na direção axial 302 (ver Figura 5) em uma extensão suficiente para fazer a segunda parte de acoplamento 200 se estender telescopicamente dentro da seção tubular 104 da primeira parte de acoplamento 100 (como visto na Figura 3). Isto faz a gaxeta 204 localizada na segunda parte de acoplamento 200 criar uma vedação forte e segura no interior da parede 123 da parte tubular 104 da primeira parte de acoplamento 100.
[092] Durante o processo de acoplamento, as seções 125 entram em seu estado estendido flexionando radialmente para fora com relação ao eixo 32 para passar sobre o gancho de acoplamento 128 da segunda parte de acoplamento 200.
[093] Uma vez que força axial suficiente foi aplicada na primeira parte de acoplamento 100 para empurrar as seções 125 sobre o gancho de acoplamento 228, as seções 125 retornarão ao seu estado não estendido e engatar com a ranhura de acoplamento ou prendedor 219 criada pelo gancho de acoplamento 228.
[094] Como discutido acima, a ranhura 113 da primeira parte de acoplamento 100 impede um usuário de inserir de modo inadvertido a segunda parte de acoplamento 200 muito longe dentro da parte tubular 104 da primeira parte de acoplamento 100 atuando como um ponto de parada para o qual a parte de topo 220 da segunda parte de acoplamento 200 pode não ser mais inserido axialmente dentro da parte tubular 104 da primeira parte de acoplamento 100 (ver Figura 3).
[095] Adicionalmente, como também discutido acima, quando a segunda parte de acoplamento 200 é inserida dentro da seção tubular 104 da primeira parte de acoplamento 100, a parte de topo 220 da segunda parte de acoplamento 200 e a ranhura 113 da primeira parte de acoplamento 100 (ver Figura 3) fazem contato, o que impede a segunda seção de filtro 44 inclinar com relação à primeira seção de filtro 42 quando a montagem de filtro 1 é acoplada com uma placa tubular 7 (ver Figura 1).
[096] O engate das seções 125 da parte de acoplamento de flange 106 com o prendedor 219 da parte de gancho 218 atua para assegurar que uma vedação forte e robusta 104 não está rompida entre a gaxeta 204 e o interior da parede 123 da seção tubular 104 da primeira parte de acoplamento 100 impedindo a primeira parte de acoplamento 100 de mover em uma direção axial para longe da segunda parte de acoplamento 200, de modo que a segunda parte de acoplamento 200 seria desalojada da parte tubular 104 da primeira parte de acoplamento 100. Como discutido acima, isto também impede o desalojamento inadvertido da gaxeta 204 do interior da parede 123 da seção tubular 104, que criou a vedação forte e robusta entre as primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200 das primeira e segunda seções de filtro 42, 44.
[097] Finalmente, o(s) instalador(es) conectará a luva de montagem 40 da montagem de filtro 1 a uma abertura vaga 6 da placa tubular 7 para criar uma vedação substancialmente à prova de gás entre a banda de montagem 12 localizada na abertura 6 da placa de tubo 7 e a montagem de filtro 1 montada.
[098] Será evidente que em um método alternativo para instalar a montagem de filtro 1, o(s) instalador(es) pode primeiro conectar a primeira seção de filtro 42 na banda de montagem 12 localizada na abertura vaga 6 da placa tubular 7 por meio da luva de montagem 40 para criar uma vedação substancialmente à prova de gás entre a banda de montagem 12 localizada na abertura vaga 6 da placa tubular 7 e a primeira seção de filtro 42. Então o usuário pode conectar a segunda seção de filtro 44 com a primeira seção de filtro 42 usando as mesmas etapas descritas acima para criar uma vedação substancialmente à prova de gás entre as primeira seção de filtro 42 e a segunda seção de filtro 44 e para completar a montagem da montagem de filtro 1.
[099] Será evidente que em um método alternativo para instalar a montagem de filtro 1, o(s) instalador(es) pode primeiro inserir a segunda seção de filtro 44 parcialmente através da abertura 6 da placa tubular 7. Então como a segunda seção de filtro 44 é parcialmente inserida através da abertura 6 da placa tubular 7, o instalador pode conectar a segunda seção de filtro 44 na primeira seção de filtro 42 usando as mesmas etapas descritas acima para criar uma vedação substancialmente à prova de gás entre as primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200 da primeira seção de filtro 42 e a segunda seção de filtro 44 para completar a montagem da montagem de filtro 1. Então, o instalador pode usar uma força axial na montagem de filtro montada 1 em uma direção da abertura 6 da placa tubular 7 até que a luva de montagem 40 da primeira seção de filtro 42 crie uma vedação substancialmente à prova de gás com a banda de montagem 12 localizada na abertura vaga 6 da placa tubular 7.
[0100] A seguir para desconectar as primeira e segunda seções de filtro instaladas 42, 44 acopladas juntas pelas primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200, as seções 125 da parte de acoplamento de flange 106 pode ser manualmente deslocada para elevar a borda 128 das seções de flange 125 uma distância adequada radialmente para fora com relação ao gancho de acoplamento 228 para permitir que as seções 125 passem sobre o gancho de acoplamento 228.
[0101] Uma vez que uma separação suficiente foi criada entre as seções 125 da primeira parte de acoplamento 100 e o gancho de acoplamento 228 da segunda parte de acoplamento 200, um usuário pode então aplicar uma força axial separando a primeira parte de acoplamento 100 da segunda parte de acoplamento 200 ao desconectar as primeira e segunda seções de filtro 42, 44.
[0102] Será evidente que uma montagem de filtro 1’ com uma estrutura ligeiramente diferente pode incluir opcionalmente uma terceira seção de filtro 49’ e mesmo seções de filtro adicionais (não mostradas). A terceira ou seções de filtro adicionais 49’ estão localizadas entre e conectadas na segunda seção de filtro 44 e na primeira seção de filtro 42 para fornecer flexibilidade em estabelecer um comprimento da montagem de filtro 1’. A terceira seção de filtro 49’ teria extremidades axiais abertas e estrutura de conexão em ambas as extremidades.
[0103] Voltando à Figura 7, ilustrando uma modalidade exemplar de uma montagem de filtro parcialmente montada 1’ com as segunda e terceira seções de filtro 44’, 49’ acopladas juntas e pode incluir todos os outros aspectos discutidos aqui.
[0104] Uma montagem de filtro 1’ parcialmente montada tem segunda seção de filtro 44’ que não é conectada com a primeira seção de filtro 42 tendo uma luva de montagem 40 para acoplar a montagem de filtro 1’ em uma placa tubular 7 (ver Figuras 2 e 3). Em vez disto, a segunda seção de filtro 44’ é conectada a uma terceira seção de filtro 49’. A terceira seção de filtro 49’ tem uma peça de meio de filtro 20 e um primeiro elemento de acoplamento 100 acoplado ao meio de filtro 20 na segunda extremidade axial 43’ da terceira seção de filtro 49’ e um segundo elemento de acoplamento 200’ acoplado ao meio de filtro na primeira extremidade axial 41’ da terceira seção de filtro 49’.
[0105] Como será entendido, a primeira seção de filtro 42 tendo um elemento de montagem 40 localizado em sua primeira extremidade axial 41 (ver Figuras 2 e 3) poderia conectar sua primeira parte de acoplamento 100 na segunda parte de acoplamento 200’ da terceira seção de filtro 49’. Isto resultaria em uma montagem de filtro 1’ tendo uma terceira seção de filtro 49’ entre a primeira seção de filtro 42 (ver Figuras 2 e 3) e a segunda seção de filtro 44’.
[0106] Como também será entendido, qualquer número de terceiras seções de filtro 49’ pode ser diretamente conectadas juntas interpostas axialmente entre uma primeira e segunda seções de filtro 42, 44 para fornecer uma montagem de filtro 1’ de um comprimento desejado.
[0107] Em outra modalidade exemplar, a primeira seção de filtro 42 tem uma primeira parte de acoplamento 100 com um gancho de acoplamento 228 e a segunda seção de filtro 44 tem uma segunda parte de acoplamento 200 com uma parte de acoplamento 106 incluindo seções 125 que formam o gancho 127.
[0108] De acordo com outra modalidade exemplar está previsto que uma primeira seção de filtro 42 tem uma primeira parte de acoplamento 100 com um gancho de acoplamento 228 localizado ao longo do interior da parede 123 da seção tubular 104 e a segunda seção de filtro 44 tem uma segunda parte de acoplamento 200 com uma parte de acoplamento 106 tendo um gancho 127 feito de seções 125 que se estendem radialmente para dentro na direção do eixo 32 quando as seções 125 estão em seu estado estendido.
[0109] Na modalidade exemplar acima, as primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200 serão conectadas alinhando as primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200 e aplicando uma força axial nas primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200 de modo que a segunda parte de acoplamento 200 entra telescopicamente na seção tubular 104 da primeira parte de acoplamento 100. Ao inserir telescopicamente a segunda parte de acoplamento 200 na primeira parte de acoplamento 100, as seções 125 localizadas na segunda parte de acoplamento 200 encontrarão o gancho de acoplamento 228 localizado ao longo do interior da parede 123 da seção tubular 104 da primeira parte de acoplamento 100.
[0110] Depois que força axial suficiente é aplicada nas primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200, as seções 125 flexionarão radialmente para dentro na direção do eixo 32 e entram em seu estado estendido para passar sobre o gancho de acoplamento 228. Uma vez que as seções 125 passaram sobre o gancho de acoplamento 228, as seções 125 retornarão a seu estado não estendido onde o gancho de acoplamento 228 da primeira parte de acoplamento 100 e o gancho 127 da segunda parte de acoplamento 200 atuará para prender as primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200 juntas, que por sua vez prenderão as primeira e segunda seções de filtro 42, 44 respectivas juntas para formar uma montagem de filtro 1.
[0111] De acordo com outra modalidade exemplar está previsto que uma primeira seção de filtro 42 tem uma primeira parte de acoplamento 100 com um gancho de acoplamento 228 localizado ao longo o exterior da parede 123 da seção tubular 104, e uma segunda seção de filtro 44 tem uma segunda parte de acoplamento 200 com uma parte de acoplamento 106 incluído um gancho 127 que é feito de seções 125 que se estendem radialmente para fora com relação ao eixo 32 quando estão em seu estado estendido.
[0112] Na modalidade exemplar acima, as primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200 serão alinhadas axialmente e uma força axial será aplicada nas primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200 colocando-as juntas, de modo que a primeira parte de acoplamento 100 entra telescopicamente na segunda parte de acoplamento 200. Quando a primeira parte de acoplamento 100 entrou telescopicamente na segunda parte de acoplamento 200, as seções 125 localizadas na segunda parte de acoplamento 200 encontrarão o gancho de acoplamento 228 localizado ao longo do exterior da parede 123 da seção tubular 104 da primeira parte de acoplamento 100.
[0113] Depois que força axial suficiente é aplicada nas primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200, as seções 125 flexionarão radialmente para fora com relação ao eixo 32 e entram em seu estado estendido para passar sobre o gancho de acoplamento 228 que está localizado no exterior da parede 123 da seção tubular 104 do primeiro elemento de acoplamento 100. Depois que as seções 125 passaram sobre o gancho de acoplamento 228, as seções 125 retornarão para seu estado não estendido onde o gancho de acoplamento 228 atuará para prender as primeira e segunda partes de acoplamento 100, 200, juntas, que por sua vez prenderão as primeira e segunda seções de filtro 42, 44 juntas para formar uma montagem de filtro 1.
[0114] O uso dos termos “um” e “uma” e “o” e “a” e referentes similares no contexto da descrição da invenção (especialmente no contexto das reivindicações seguintes) deve ser construído para cobrir o singular e o plural, a menos que de outro modo indicado aqui ou claramente contradito pelo contexto. Os termos “compreendendo”, “tendo”, “incluindo” e “contendo” devem ser construídos como termos em aberto (isto é, significando “incluindo, mas não limitado a”), a menos que de outro modo indicado. A recitação de faixas de valores aqui é destinada meramente a servir como um método abreviado de referir individualmente a cada valor separado que se encontra dentro da faixa, a menos que de outro modo indicado aqui, e cada valor separado é incorporado no relatório como se fosse individualmente citado aqui ou de outro modo claramente contradito pelo contexto. O uso de qualquer um e todos os exemplos, ou linguagem exemplar (por exemplo, “tal como”) fornecido aqui, é destinado meramente a iluminar melhor a invenção e não representa uma limitação no escopo da invenção, a menos que reivindicado de outro modo. Nenhuma linguagem no relatório deve ser construída como indicando qualquer elemento não reivindicado como essencial à pratica da invenção.
[0115] Modalidades preferidas desta invenção são descritas aqui, incluindo o melhor modo conhecido dos inventores para realizar a invenção. Variações daquelas modalidades preferidas podem se tornar evidente para técnicos no assunto na leitura da descrição precedente. Os inventores esperam que especialistas empreguem tais variações quando apropriado, e os inventores pretendem que a invenção seja praticada de outra forma que a especificamente descrita aqui. Consequentemente, esta invenção inclui todas as modificações e equivalentes do assunto citado nas reivindicações anexas como permitido pela lei aplicável. Além do mais, qualquer combinação dos elementos acima descritos em todas as variações possíveis dos mesmos é abrangida pela invenção a menos que de outro modo indicado aqui ou de outro modo claramente contradito pelo contexto.

Claims (15)

1. Montagem de filtro (1), CARACTERIZADA pelo fato de que compreende: um acoplador (10) para prender uma primeira seção de filtro em uma segunda seção de filtro, o acoplador (10) compreendendo: uma primeira parte de acoplamento (100) e uma segunda parte de acoplamento (200); em que a primeira parte de acoplamento (100) incluindo uma primeira seção tubular (104) e uma primeira parte de gancho se estendendo radialmente (106, 127); a segunda parte de acoplamento (200) incluindo uma segunda seção tubular (202) e uma segunda parte de gancho se estendendo radialmente (218, 228); a primeira ou a segunda seção tubular (104, 202) recebem axialmente na mesma, a outra da segunda ou primeira seção tubular (104, 202); um elemento de vedação (204) radialmente localizado entre as primeira (104) e segunda (202) seções tubulares impedindo o fluido de desviar entre as mesmas; em que as primeira (106, 127) e segunda (218, 228) partes de gancho são configuradas para deslizar axialmente além uma da outra e engatar axialmente ao tentar desconectar axialmente as primeira e segunda partes de gancho, a primeira seção de filtro (42) tendo um primeiro meio de filtro (20) fixado à primeira parte de acoplamento (100); a segunda seção de filtro (44) tendo um segundo meio de filtro (20) fixado à segunda parte de acoplamento (200); em que o acoplador (10) prende de modo seletivo a primeira seção de filtro (42) à segunda seção de filtro (44), o acoplador (10) comunicando de modo fluido uma primeira cavidade interna do primeiro meio de filtro (20) a uma segunda cavidade interna do segundo meio de filtro (20); em que a primeira seção tubular (104) está em comunicação fluida com a primeira cavidade interna, e a segunda seção tubular (202) está em comunicação fluida com a segunda cavidade interna, e em que as primeira (106, 127) e segunda (218, 228) partes de gancho são configuradas para deslizar axialmente além uma da outra ao conectar a primeira seção de filtro (42) na segunda seção de filtro (44) e engatar axialmente ao tentar desconectar axialmente a primeira seção de filtro (42) da segunda seção de filtro (44).
2. Montagem de filtro (1), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a segunda seção de filtro (44, 44’) tem um terceiro acoplamento de filtro substancialmente idêntico à primeira parte de acoplamento (100); ainda compreendendo uma terceira seção de filtro (49’) incluindo uma quarta parte de acoplamento substancialmente idêntica à segunda parte de acoplamento (200), o terceiro acoplamento de filtro conectando com o quarto acoplamento de filtro para conectar a terceira seção de filtro (49’) na segunda seção de filtro (44, 44’).
3. Montagem de filtro (1), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a primeira seção de filtro (44) ainda inclui um elemento de montagem (40) para montar a primeira seção de filtro (42) em uma placa tubular (7) e a segunda seção de filtro (44) ainda inclui uma tampa de extremidade fechada (30).
4. Montagem de filtro (1), de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA pelo fato de que a segunda seção de filtro (44, 44’) ainda inclui um elemento de montagem (40) para montar a segunda seção de filtro (44, 44’) em uma placa tubular (7) e a terceira seção de filtro (49’) ainda inclui uma tampa de extremidade fechada (30).
5. Montagem de filtro (1), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a primeira seção tubular (104) tem uma parte se estendendo para dentro (113) e a segunda seção tubular (202) tem uma parte de topo (220); em que o contato entre a parte se estendendo para dentro (113) e a parte de topo (220) impede a segunda seção de filtro (44) de se inclinar com relação à primeira seção de filtro (42).
6. Montagem de filtro (1), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a primeira parte de acoplamento (100) é formada como uma parte de uma primeira tampa de extremidade (28) em uma primeira extremidade axial (41) de uma primeira peça do meio de filtro (20) e a segunda parte de acoplamento (200) é formada como parte de uma segunda tampa de extremidade (30) em uma segunda extremidade axial (46) de uma segunda peça de meio de filtro (20).
7. Montagem de filtro (1), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a primeira parte de gancho (106, 127) é formada a partir de uma pluralidade de seções radialmente flexíveis (125), as seções radialmente flexíveis (125) flexionando radialmente a partir de um estado não flexionado conforme as primeira (106, 127) e segunda (218, 228) partes de gancho deslizam axialmente além uma da outra ao conectar a primeira seção de acoplamento (100) na segunda seção de acoplamento (200) e então retornar radialmente para o estado não flexionado depois de deslizar axialmente além da segunda parte de gancho (218, 228) de modo que as primeira e segunda partes de gancho engatarão axialmente ao tentar desconectar axialmente as primeira e segunda partes de acoplamento (100, 200).
8. Montagem de filtro (1), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADA pelo fato de que uma fenda (121) é formada na primeira parte de gancho (106, 127) entre uma da pluralidade de seções radialmente flexíveis (125) adjacentes; e/ou em que a primeira parte de gancho (106, 127) é radialmente flexionada para fora e tem um diâmetro interno menor do que um diâmetro externo da segunda parte de gancho (218, 228).
9. Montagem de filtro (1), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADA pelo fato de que a primeira ou segunda seção tubular (104, 202) recebendo axialmente a outra da segunda ou primeira seção tubular tem uma parte se estendendo para dentro (113, 213) que atua para impedir a inserção excessiva da primeira ou segunda seção tubular (100, 200) sendo axialmente recebida.
10. Montagem de filtro (1), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADA pelo fato de que uma ranhura (113, 213) é fornecida na primeira ou segunda seção tubular (100, 200); e o elemento de vedação (204) está localizado na ranhura.
11. Montagem de filtro (1), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADA pelo fato de que 544,31 a 725,75 kg (1200 a 1600 libras) de força de tração axial é exigida para desconectar axialmente as primeira (106, 127) e segunda (218, 228) partes de gancho.
12. Método de substituir uma montagem de filtro (1), como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 11, dentro de um filtro de manga (2), o método CARACTERIZADO pelo fato de que inclui: remover uma montagem de filtro (1) a ser substituída de uma placa tubular (7) e deixar uma abertura vaga (6) na placa tubular (7); selecionar uma primeira seção de filtro (42) tendo um elemento de montagem (40) acoplado a uma primeira extremidade axial (41) de uma primeira peça de meio de filtro tubular (20) e uma primeira parte de acoplamento (100) compreendendo uma primeira parte de gancho se estendendo radialmente (106, 127) localizada em uma segunda extremidade axial (43) da primeira peça de meio de filtro (20); e selecionar uma segunda seção de filtro (44) tendo uma segunda parte de acoplamento (200) compreendendo uma segunda parte de gancho se estendendo radialmente (218, 228) acoplada a uma primeira extremidade axial (45) de uma segunda peça de meio de filtro tubular (20) para fornecer comunicação fluida entre as primeira e segunda seções de filtro (42, 44) e uma tampa de extremidade fechada (30) acoplada a uma segunda extremidade axial (46) de uma segunda peça de meio de filtro tubular (20), em que as primeira (106, 127) e segunda (218, 228) partes de gancho são configuradas para deslizar axialmente além uma da outra e axialmente engatar ao tentar desconectar axialmente as primeira e segunda partes de gancho.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que ainda compreende parcialmente inserir a segunda seção de filtro (44) axialmente na abertura vaga (6) na placa tubular (7).
14. Método, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de que ainda compreende: acoplar a primeira parte de acoplamento (100) na segunda parte de acoplamento (200) de modo que um elemento de vedação (204) radialmente localizado entre as primeira e segunda partes de acoplamento (100, 200) impede o desvio de fluido entre as mesmas.
15. Método, de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO pelo fato de que ainda compreende: deslizar axialmente as primeira e segunda seções de filtro (42, 44) acopladas axialmente ao longo da abertura (6) da placa tubular (7) até que uma vedação à prova de gás seja formada entre o elemento de montagem (40) e a placa tubular (7).
BR102017021637-3A 2016-10-10 2017-10-09 Montagem de filtro e método de substituir uma montagem de filtro dentro de um filtro de manga BR102017021637B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US15/289,802 US10195559B2 (en) 2016-10-10 2016-10-10 Connector and joined pleated filter sections
US15/289.802 2016-10-10

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102017021637A2 BR102017021637A2 (pt) 2018-06-12
BR102017021637B1 true BR102017021637B1 (pt) 2023-05-30

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN102316958B (zh) 滤清器元件与滤清器系统
CN101249357B (zh) 过滤器组件
US7927392B2 (en) Twist and lock connection for pleated filter element with flange-to-flange locking means
CN105964076B (zh) 具有平衡密封的空气过滤器
JP5133420B2 (ja) フィルタエレメント及びフィルタシステム
BR112015029990B1 (pt) Cartucho de filtro e montagem de limpador de ar
CN104136090B (zh) 过滤器元件
US7905935B2 (en) Twist and lock connection for pleated filter element
EP2570174A2 (en) Air cleaner arrangements
US8540805B2 (en) Filter assembly for use in a turbine system
BR112015012650B1 (pt) Cartucho de filtro e montagem de filtro de ar
BR112017020850B1 (pt) Sistema de filtro de ar para motores de combustão interna e elemento secundário
CN109803743A (zh) 特别是用于气体过滤的过滤器装置和圆形过滤器元件
US20150336041A1 (en) Segmented Filter Assembly
BRPI1107117A2 (pt) conjunto de filtro de ar e dispositivo de filtragem com um conjunto de filtro de ar
BR112015031406B1 (pt) Elemento e montagem de filtro
US9644536B2 (en) Inlet air filter arrangement, inlet air filter cartridge, and equipment for supporting inlet air filter cartridges for a gas turbine or a combustion turbine
CN107002609A (zh) 具有卡口连接件的清洁侧水分离过滤元件和具有此种过滤元件的燃料过滤器
BR112015023461B1 (pt) Filtro coalescente
US20130305669A1 (en) Wire Cage for a Filter Bag
BR102017021637B1 (pt) Montagem de filtro e método de substituir uma montagem de filtro dentro de um filtro de manga
CA2981393C (en) Connector and joined pleated filter sections
BR112019000186B1 (pt) Elemento de filtro para uso com aberturas de folha tubular e método de montar uma pluralidade de elementos de filtro
CN206837596U (zh) 封水组件、滤芯、水路板组件以及净水器
EP4144430B1 (en) Filter assembly and system