APERFEIÇOAMENTO EM DISPOSITIVO CADEADO ANTI-ARROMBAMENTO
Campo de utilização [001] O presente invento trata-se de dispositivo cadeado para trancamento de uma infinidade de objetos como portões, correntes, porta, entre outros. Para isso, aplica princípio que dificulta a abertura do dispositivo cadeado por objetos tipo “chave micha” ou qualquer outro que não seja a chave correta para o segredo do respectivo dispositivo cadeado.
Estado da técnica [002] Os cadeados atuais são compostos normalmente por quatro peças principais: corpo, cilindro (com os pinos de segredo, molas e onde é introduzido a chave), o gancho e o sistema de travamento do gancho, que usualmente é a lingueta.
[003] O corpo é a parte que sustenta as outras peças, pode ter diversas formas: retangular, quadrada, cilíndrica, etc.
[004] No cilindro é onde fica o segredo de abertura do gancho através dos pinos de segredo. Cada pino que vai dentro do cilindro, tem um comprimento diferente, e a chave quando introduzida, faz com que todos os pinos fiquem rentes ao cilindro, liberando o cilindro e permitindo que rode. Quando o cilindro roda, a lingueta se desloca para fora da ranhura do gancho e consequentemente, o cadeado abre.
[005] Ainda, os pinos que ficam no corpo do cadeado, são todos do mesmo tamanho. Atrás dos pinos do corpo, ficam as molas que quando retirada a chave, fazem os pinos do corpo penetrarem no cilindro, bloqueando o mesmo.
[006] Este tipo de configuração de cadeado, faz com que o gancho seja extremamente suscetível a violação, pois fica completamente exposto, fora do corpo do cadeado. Basta serrar o gancho com serra apropriada para a liberação dos objetos trancados pelo cadeado convencional.
[007] A fim de resolver este inconveniente dos cadeados tradicionais, é revelado neste relatório, cadeado sem o tradicional gancho e lingueta, com sistema totalmente diverso do que se observa nos cadeados existentes no mercado. No lugar do gancho aplica-se um pino com ranhuras tipo parafuso, que é introduzido na fechadura. Consequentemente, para o adequado travamento do pino, em vez da aplicação de sistema com lingueta, é aplicado sistema por trava dentada que é liberada por meio de sistema composto por pinos de abertura, lâmina de abertura e chapa superior.
[008] Da mesma forma que no cadeado convencional, quando é introduzida a chave, os pinos do segredo se alinham e o cilindro é liberado, ficando assim livre para o giro. No entanto, em vez de movimentar uma lingueta, o giro do cilindro empurra uma peça cilíndrica, que por sua vez empurra a lâmina de abertura, que por sua vez pressiona os pinos de abertura, que por sua vez empurram a lâmina superior e trava dentada, trava dentada que está fixa na lâmina superior. Dessa forma o cadeado é aberto. A lâmina superior e a trava dentada voltam a posição de fechamento devido mola fita localizada no espaço entre a parede da fechadura e a lâmina superior.
[009] A dita peça cilíndrica, aqui denominada de destravador, desliza por uma cavidade levemente abaulada do cilindro, permitindo sua movimentação suave e seu deslocamento na direção da lâmina de abertura, assim levando a abertura da fechadura e liberação do pino utilizado para o trancamento.
[010] A seguir são listadas alguns documentos de patente que mais se aproximam do invento aqui revelado. Apesar de alguns documentos descreverem cadeados com características a fim de evitar violação, nenhum apresenta princípio proposto no dispositivo cadeado descrito neste relatório.
[011] A anterioridade CN203257216 apresenta uma topologia de cadeado destinado à prevenção de arrombamento do mesmo, propondo um procedimento de tranca ordinário, no entanto, conferindo a característica de penetração do gancho do cadeado para dentro do corpo do cadeado, ocultando-o, de maneira a tornar mais difícil o arrombamento do mesmo. O documento ora pleiteado neste documento, embora concebido idealizando o melhoramento do campo técnico referente a cadeados quanto a arrombamentos, este soluciona o problema técnico abordando uma topologia inteiramente melhorada, conferindo um sistema de trancamento interno, tal que o pino de travamento se encontra no interior do corpo do cadeado, conferindo, assim, uma maior resiliência do dispositivo contra intempéries e tentativas desarmar o cadeado.
[012] O documento CN201406911 discorre acerca de uma topologia de cadeado que propõe uma disposição tal que o cilindro de fechadura é arranjado internamente a um casquilho, que por sua vez dificulta o acesso à fechadura sem o instrumento próprio de abertura do cadeado. Novamente, tal solução atua no problema técnico referente ao desativamento do dispositivo de trancamento de maneira imprópria. No entanto, o mesmo prevê a disposição clássica de cadeados que engloba um gancho para o trancamento, e ainda não prevê cobertura física para o mesmo, tornando o cadeado vulnerável para arrombamentos e ações impróprias de destravamento conduzidas no gancho do cadeado.
[013] O documento W02012070921 propõe um sistema de segurança destinado à robustez contra tentativas ilícitas destravamento do sistema. Tal sistema, no entanto, propõe uma disposição pouco elegante, conferindo o uso de dois cadeados, sendo um posicionado internamente de uma estrutura metálica, no intuito de dificultar o acesso a um dos cadeados. A invenção de cadeado ora pleiteada neste documento também é destinado para fins de resiliência do sistema de segurança sob ataques. Este, por sua vez, aborda tal problema técnico de maneira mais elegante, conferindo ao sistema, primeiramente, apenas um cadeado em si, onde este apresenta uma disposição que isola o cilindro por intermédio uma tampa metálica, impedindo o acesso a ele por um agente que não tenha a chave própria. Ainda, o sistema proposto prevê duas peças metálicas posicionadas internamento do corpo do cilindro, de modo a proteger os pinos de segredo o cadeado, pois é sabido que os cadeados presentes no estado da técnica convergem uma característica comum que é a exposição da fenda para a introdução da chave. Sabe-se que este local é frequentemente alvo de ataques, uma vez que é possível acessar os pinos de segredo por esta fenda.
[014] A anterioridade PI 1101686-8 discorre acerca de uma disposição engloba um corpo de cadeado e uma haste única com sistema cônico de proteção. Tal haste confere à anterioridade a característica referente a haste, ou pino, estar complemente interna ao corpo do cadeado, dificultando a abertura imprópria do cadeado. No entanto, a resolução deste problema técnico, de ocultação do elemento de travamento, direciona os ataques para a fenda de abertura do cadeado, elemento este que tal anterioridade não prevê inovações no que tange robustez no acesso aos pinos de secretos, culminando na vulnerabilidade do dispositivo proposto pela anterioridade.
[015] Do mesmo modo, a anterioridade MU8601604-0 apresenta um sistema de tranca, desta vez direcionado para portar de aço, que engloba uma haste de travamento e um sistema de travamento baseado em fechadura. Talvez inovação não confere quaisquer medidas para proteção do acesso aos pinos de segredo da fechadura, tornando o cadeado vulnerável.
[016] A invenção abordada no documento WO2016029991 concerne um cadeado destinado a atrelar correntes e elementos similares. Sua construção não engloba ganchos no seu sistema de travamento, mas apresenta princípio distinto de travamento e destravamento.
[017] O documento CN203531571 revela cadeado com gancho exposto e princípio de travamento e destravamento amplamente aplicado nos cadeados tradicionais.
Sumário [018] O dispositivo cadeado aqui revelado, resolve um problema técnico presente nos cadeados existentes no estado da técnica quando minimiza a exposição do pino de trancamento, assim evitando o serramento desse pino. Para isso, aplica sistema de travamento e destravamento do pino, diferente do amplamente conhecido e ultrapassado sistema de trancamento por lingueta.
[019] Como observado no estado da técnica acima descrito, não se observa dispositivo de trancamento que previna a violação do pino ou gancho de travamento de forma eficiente. O aqui denominado “APERFEIÇOAMENTO EM DISPOSITIVO CADEADO ANTI-ARROMBAMENTO” não deixa o pino de travamento exposto, diferente dos cadeados existentes no estado da técnica, dificultando o corte do pino. Para isso, é dispensado a aplicação de linguetas, usualmente utilizada nos cadeados tradicionais, para o travamento do pino. Dessa forma, o presente invento, se vale de travamento via trava dentada e princípio de destravamento da fechadura diferente do princípio dos cadeados existentes no estado da técnica.
Descrição das figuras [020] A Figura 1 representa vista em perspectiva evidenciando o conjunto cilindro(1) e fechadura(2), instalados no corpo do cadeado.
[021] A Figura 2 representa vista em perspectiva explodida do cilindro(1), fechadura(2), instalados no corpo do cadeado.
[022] A Figura 3 representa vista em perspectiva explodida da fechadura(2), e cilindro(1) evidenciando trava dentada(22) mola fita(21) pino de abertura(23) lâmina de abertura(24) chapa superior(25) parede inferior(26), parede superior(27), segredos(13), orifícios limitadores(15) e orifício para mola de retorno(16).
[023] A Figura 4 representa vista em perspectiva inferior explodida da fechadura(2), e cilindro(1) evidenciando trava dentada(22) mola fita(21) pino de abertura(23) lâmina de abertura(24) chapa superior(25) parede inferior(26), parede superior(27), cavidade(14) e segredos(13).
[024] A Figura 5 representa vista em perspectiva do conjunto cilindro(1) e fechadura(2) em posição de funcionamento em modo fechado.
[025] A Figura 6 representa vista em perspectiva do conjunto cilindro(1) e fechadura(2) em posição em funcionamento em modo aberto.
Descrição detalhada [026] O aqui denominado APERFEIÇOAMENTO EM DISPOSITIVO CADEADO ANTI-ARROMBAMENTO tem como partes principais cilindro(1) e fechadura(2). O conjunto cilindro(1) e fechadura(2) funcionam de forma conjunta. Para o funcionamento, são instaladas em um corpo, podendo este corpo possuir diferentes configurações: cilíndrica, prismática, etc.
[027] O cilindro(1) e a fechadura(2) ficam dispostos um ao lado do outro, tendo o destravador(12) como peça em comum entre os dois, que fica em espaço formado pela cavidade(14) e uma abertura da fechadura(2), na face voltada para o cilindro(1). O cilindro(1) apresenta cavidade(14) com leve abaulamento, em sua parede externa, e destravador(12) encaixado no espaço formado pela cavidade(14) e a parede da fechadura(2) voltada pro cilindro(1). O cilindro(1) compreende em sua parede, um ou mais segredos(13), orifício para mola de retorno(16) e orifício limitador(15), na parede externa. Esses segredos(13) obedecem ao mesmo princípio dos cadeados tradicionais, tendo seus pinos de segredo(13) alinhados quando a chave com as ranhuras corretas é introduzida no cilindro(1). Os orifícios limitadores(15), juntamente com prolongamentos no corpo do cadeado na direção dos orifícios limitadores(15), atuam para limitar a rotação do cilindro(1) a um intervalo adequado de funcionamento. Isto para evitar eventuais falhas no funcionamento do cadeado. A mola, localizada no orifício para mola de retorno(16), atua para que o cilindro(1), após a rotação, volte para a posição inicial de fechamento.
[028] Na fechadura(2), existe mola fita(21) que fica no espaço entre a parede superior(27) da fechadura(2) e a chapa superior(25), trava dentada(22) que fica fixada junto à chapa superior(25) no interior da fechadura(2), quatro ou mais pinos de abertura(23) que tem, cada um, uma extremidade fixa a chapa superior(25) e outra fixa a lâmina de abertura(24). A trava dentada(22) apresenta um ou mais “dentes”, tendo a função de prender o pino quando a fechadura(2) se encontra no modo fechado.
[029] No “APERFEIÇOAMENTO EM DISPOSITIVO CADEADO ANTI-ARROMBAMENTO”, quando há o giro do cilindro(1), o destravador(12), que se encontra na cavidade(14), é deslocado no sentido da lâmina de abertura(24), que está localizada na fechadura(2). O formato côncavo da cavidade(14) em forma de “rampa” possibilita o deslizamento do destravador(12), que tem formato cilíndrico, quando o cilindro(1) é girado. Esse deslocamento do destravador(12) empurra a lâmina de abertura(24) que por sua vez pressiona os pinos de abertura(23), que por sua vez, pressionam a chapa superior(25), assim, deslocando a trava dentada(22). No momento que a chapa superior(25) desloca-se, devido a pressão dos pinos de abertura(23), a fechadura(2) se encontra na posição aberta, pois a trava dentada(22) desloca-se junto com a chapa superior(25), possibilitando a retirada do pino, parafuso, ou qualquer outro objeto adequado, que esteja sendo aplicado no dispositivo cadeado.
[030] Para que o processo de abertura ocorra, existe folga entre a parede inferior(26) da fechadura(2) e lâmina de abertura(24). Nessa folga, os pinos de abertura(23) se sobressaem o suficiente para quando forem pressionados, após giro do cilindro(1), empurrem a chapa superior(25) e destravem o dispositivo cadeado. Evidente, que entre a parede superior(27) e a chapa superior(25) há folga com espessura mínima igual a fração do pino de abertura(23) sobressalente na folga da parede inferior(26) com a lâmina de abertura(24). Isto para que a chapa superior(25) possa se movimentar, e abrir o dispositivo cadeado.
Lista de Referência [031] Cilindro(1) [032] Destravador(12) [033] Segredos(13) [034] Cavidade(14) [035] Orifícios limitadores(15) [036] Orifício para mola de retorno(16) [037] Fechadura(2) [038] Mola fita(21) [039] Trava dentada(22) [040] Pino de abertura(23) [041] Lâmina de abertura(24) [042] Chapa superior(25) [043] Parede inferior(26) [044] Parede superior(27) REIVINDICAÇÕES