BR102016028826A2 - balança para sistema de detecção de postura do corpo humano, para diagnóstico médico - Google Patents

balança para sistema de detecção de postura do corpo humano, para diagnóstico médico Download PDF

Info

Publication number
BR102016028826A2
BR102016028826A2 BR102016028826-6A BR102016028826A BR102016028826A2 BR 102016028826 A2 BR102016028826 A2 BR 102016028826A2 BR 102016028826 A BR102016028826 A BR 102016028826A BR 102016028826 A2 BR102016028826 A2 BR 102016028826A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cells
patient
measuring cells
detection system
weight
Prior art date
Application number
BR102016028826-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Pavan Dos Santos Rogério
Original Assignee
Pavan Dos Santos Rogério
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pavan Dos Santos Rogério filed Critical Pavan Dos Santos Rogério
Priority to BR102016028826-6A priority Critical patent/BR102016028826A2/pt
Publication of BR102016028826A2 publication Critical patent/BR102016028826A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B5/00Measuring for diagnostic purposes; Identification of persons
    • A61B5/40Detecting, measuring or recording for evaluating the nervous system
    • A61B5/4005Detecting, measuring or recording for evaluating the nervous system for evaluating the sensory system
    • A61B5/4023Evaluating sense of balance

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Medical Informatics (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Neurosurgery (AREA)
  • Biophysics (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Neurology (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Physiology (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Surgery (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Measurement Of The Respiration, Hearing Ability, Form, And Blood Characteristics Of Living Organisms (AREA)

Abstract

para receber o peso do paciente ao pisar sobre quatro células medidoras de peso (2), (3), (4) e (5), impondo pressão sobre estas, sendo identificado em um painel (12) igualdade ou diferenças de indicação dessa pressão para detecção de postura correta ou incorreta. no caso de semelhança de peso o médico entende que o paciente possui postura correta e, em caso de diferença o médico entende postura incorreta e então solicita exames adequados para auxiliar no diagnóstico e nos procedimentos médicos posteriores. a balança (1) irá auxiliar também no acompanhamento do paciente identificando avanços ou regressões para orientação e auxílio no tratamento, podendo até mesmo evitar, no caso de medições favoráveis, exames de alta complexidade.

Description

(54) Título: BALANÇA PARA SISTEMA DE DETECÇÃO DE POSTURA DO CORPO HUMANO, PARA DIAGNÓSTICO MÉDICO (51) Int. Cl.: A61B 5/00 (73) Titular(es): ROGÉRIO PAVAN DOS SANTOS (72) Inventor(es): ROGÉRIO PAVAN DOS SANTOS (85) Data do Início da Fase Nacional:
08/12/2016 (57) Resumo: Para receber o peso do paciente ao pisar sobre quatro células medidoras de peso (2), (3), (4) e (5), impondo pressão sobre estas, sendo identificado em um painel (12) igualdade ou diferenças de indicação dessa pressão para detecção de postura correta ou incorreta. No caso de semelhança de peso o médico entende que o paciente possui postura correta e, em caso de diferença o médico entende postura incorreta e então solicita exames adequados para auxiliar no diagnóstico e nos procedimentos médicos posteriores. A balança (1) irá auxiliar também no acompanhamento do paciente identificando avanços ou regressões para orientação e auxílio no tratamento, podendo até mesmo evitar, no caso de medições favoráveis, exames de alta complexidade.
Figure BR102016028826A2_D0001
I
1/7 (
t [ “BALANÇA PARA SISTEMA DE DETECÇÃO DE POSTURA DO
CORPO HUMANO, PARA DIAGNÓSTICO MÉDICO” [1] Refere-se o presente relatório descritivo, ao pedido de patente de invenção para uma balança desenvolvida para que, no momento de uso pelo paciente, através de pressão de seu peso imposta contra células medidoras, indicar no marcador de um painel, postura correta ou errada.
[2] Através da balança o médico responsável pode ter um diagnóstico inicial ou verificar no paciente possíveis problemas decorrentes de má postura, que serão analisados após exames posteriores. A balança torna-se especialmente útil durante um , tratamento por exemplo, quando o médico responsável pode ir ' analisando, também através dessa possibilidade de diagnóstico inicial, evolução, estabilidade ou regressão no tratamento, conforme a postura do paciente.
ESTADO DA TÉCNICA [3] Como é de conhecimento na área médica, as irregularidades decorrentes de má formação óssea, muscular, deformidades ocorridas por causa de acidentes, ou mesmo problemas físicos adquiridos ao longo do tempo, por mais graves ou menores que sejam acabam por refletir na postura natural do corpo do ser humano.
[4] Isso acarreta uma busca instintiva do corpo para obter uma compensação para esses possíveis danos. Com essa tentativa natural t de adequação determinadas partes do corpo estão sujeitas a maior ou menor esforço durante as atividades diárias ou mesmo descanso do paciente e isso, a longo prazo acabam por provocar má postura, que deve ser corrigida.
[5] Tais problemas podem ser detectados por meio de
2/7 equipamentos de alta complexidade ou mesmo de certa agressividade ao ser humano como no caso de tomografias, ultrassonografias, exames feitos por raios X e etc., evidentemente, necessários para que sejam tomadas as providências de tratamento, cirurgia ou outros procedimentos médicos. Esses exames conhecidos, acima citados, têm alto custo e demandam longo tempo de espera.
[6] Ainda assim, estando o paciente em tratamento por exemplo, sua evolução deve passar por novos exames e novas situações de espera, trazendo preocupações com custos elevados e etc.
[7] Uma situação ideal seria a detecção inicial, de forma rápida, através de um exame mais simplificado que indicasse ao médico possíveis problemas na postura do paciente para que, em seguida fosse encaminhado para os exames mais rigorosos acima citados, evitando agravamento e o aparecimento de outros males.
OBJETIVO DA PATENTE [8] E exatamente essa a proposta do mecanismo em questão, a balança motivo desse pedido de patente, pela qual, após a subida do paciente (com ajustes em relação ao tamanho e ao alinhamento dos seus pés) no posicionamento sobre quatro células ou unidades medidoras de peso devidamente arranjadas entre si, são detectadas e indicadas diferenças ou semelhanças de peso entre essas referidas células em um painel. Essas diferenças ou semelhanças, analisadas pelo médico no momento da pesagem indicarão postura correta ou errada do paciente, de forma simples e rápida.
[9] No caso de semelhança de peso na indicação pelas células medidoras o médico entende que o paciente possui postura correta e, caso observe e visualize no painel as medidas que indicam postura incorreta, então solicita exames adequados para auxiliar no
3/7 diagnóstico e nos procedimentos médicos posteriores.
[10] A balança irá auxiliar também no acompanhamento do paciente identificando avanços ou regressões para orientação e auxílio no tratamento, podendo até mesmo evitar, no caso de medições favoráveis, exames de alta complexidade.
[11] Explicada superficialmente, passa a balança e o sistema que a mesma envolve a ser melhor detalhado através dos desenhos anexos, pelos quais se vêem:
[12] Figura 1 - vista em perspectiva da balança mostrando-se, em sua superfície de piso, as células medidoras de peso dispostas lado a lado, aos pares, formando um par frontal, direito e esquerdo e um par traseiro, direito e esquerdo. Como se observa, para o sistema de ajuste as células medidoras traseiras incorporam respectivas guias semicirculares com pinos alinhados a pares de furos, ao passo que as células medidoras frontais incorporam respectivas linhas orientadoras. As células medidoras de peso são ligadas à uma placa de circuito impresso (não mostrada) alojada no interior do corpo da balança, integrada aos correspondentes marcadores (de peso) de um painel externo. O painel possui também um marcador de peso total k
y relacionado à imposição de pressão contra as células medidoras;
[13] Figura 2 - vista em perspectiva segundo figura anterior, mostrando que as guias semicirculares foram acopladas por seus pinos, aos respectivos pares de furos desejados. Assim, pelo distanciamento estudado os mesmos recebem as guias, que podem posicionadas nesses furos gradualmente para que os variados tamanhos de pés assentem-se plena e uniformemente tanto nas células medidoras traseiras quanto nas células medidoras frontais. As linhas orientadoras formam um ajuste em relação ao ângulo de abertura ou de fechamento dos pés do paciente, mantendo os dois
4/7 pés em idêntico posicionamento;
[14] Figura 3 - vista segundo figura anterior. Nessa figura são mostradas esquematicamente apenas as plantas dos pés, encostados petos calcanhares nas respectivas guias semicirculares, ao passo que, pelas linhas orientadoras os mesmos pés estão alinhados em relação ao ângulo de sua abertura ou fechamento, em idêntico alinhamento;
[15] Figura 4 - vista esquemática frontal do paciente após subir na balança. Uma linha imaginária, tracejada, indica que o paciente possui postura correta, pisando uniformemente em todas as células medidoras de peso. Consequentemente o seu peso é distribuído uniformemente pelas células medidoras que, pelos marcadores correspondentes do painel externo indicam medida de peso igual;
[16] Figura 5 - vista segundo figura anterior, em perspectiva, mostrando esquematicamente apenas a planta dos pés do paciente (após subir na balança). Como se observa, as guias recebem o encosto e apoio dos calcanhares do paciente nas células medidoras traseiras, direita e esquerda e, naturalmente apoia as plantas dos pés nas células medidoras frontais direita e esquerda, alinhados entre si. A postura do paciente é correta e o peso é distribuído uniformemente pelas células medidas de peso que indicam, consequentemente, medidas iguais no painel externo, além da medida total;
[17] Figura 6 - vista esquemática frontal do paciente com postura inadequada, após subir na balança. Como se observa, ao pender e impor pressão de seu peso não uniformemente pelas células medidoras, os marcadores correspondentes das células sob maior pressão indicam as alterações no painel externo que irão mostrar ao médico, essa postura incorreta;
5/7 [18] Figura 7 - vista em perspectiva mostrando esquematicamente apenas a planta dos pés do paciente. Sua postura é incorreta, conforme a postura da vista anterior, impondo pressão maior nas células medidoras esquerdas, e o problema é visualizado pelas alterações indicadas no painel externo;
[19] Figura 8 - vista em perspectiva mostrando esquematicamente apenas a planta dos pés do paciente também com postura incorreta, desta vez impondo pressão maior nas células medidoras frontais.
[20] Em conformidade com os desenhos anexos, a “BALANÇA PARA SISTEMA DE DETECÇÃO DE POSTURA DO CORPO HUMANO, PARA DIAGNÓSTICO MÉDICO”, objeto desse presente pedido de patente de invenção, como mostra em especial a figura 1, refere-se a uma balança (1) cujo corpo recebe, superior e externamente, quatro células retangulares (unidades medidoras de peso), sendo duas células traseiras dispostas lado a lado - direita (2) e esquerda (3), e duas células frontais também dispostas a lado direita (4) e esquerda (5), de modo que as quatro arestas comuns destas células (2), (3), (4) e (5) sejam levemente distanciadas entre si e os seus respectivos vértices (6) comuns estejam alinhados junto um ponto perfeitamente centralizado (7) na superfície de piso da balança (1).
[21] As células medidoras traseiras (2) e (3) recebem, cada qual, em torno do ponto central de suas superfícies de piso, uma série de pares de furos de ajuste (8) estudadamente espaçados entre si, abrangendo variados padrões principais de tamanhos de pés humanos. Os pares de furos de ajuste (8) são correspondentes ao acoplamento de pinos (9) de uma guia (10) semicircular. Já as células medidoras frontais (4) e (5) são dotadas, em suas superfícies de piso, de linhas orientadoras (11) de abertura ou fechamento
6/7 angular dos pés humanos, sendo dispostas também paralela e estudadamente espaçadas entre si.
[22] Assim sendo, os furos de ajustes (8) de suas respectivas células (2) e (3) em combinação com as linhas orientadoras (11) das células medidoras frontais (4) e (5), servirão, respectivamente, como encosto do calcanhar humano e alinhamento dos pés.
[23] Essas células medidoras (2), (3), (4) e (5), também como mostra a figura 1, têm os seus circuitos ligados no interior da balança (1), a uma placa de circuito impresso, por sua vez integrada a um painel externo (12) com quatro marcadores individuais (2a), (3a), (4a) e (5a) correspondentes a cada uma dessas células medidoras (2), (3), (4) e (5), bem como um marcador de peso total (13).
[24] Assim constituída, a balança (1) será usada para detectar o nível de comprometimento de postura do corpo humano e, se achado um problema (postura incorreta), iniciar-se a investigação médica e exames adicionais para o diagnóstico e tratamento.
[25] Para tanto, como mostra a figura 2, as guias semicirculares serão introduzidas por seus pares de pinos (9), nos pares correspondentes de furos de ajuste (8) conforme o tamanho dos pés do usuário, ou seja, esse ajuste ao longo dos pares de furos (8) deverá possibilitar que a planta dos pés do paciente sempre esteja distribuída de modo uniforme, impondo pressão entre as células medidoras traseiras (2) e (3) e frontais (4) e (5).
[26] Após subir na balança (1) encostando os calcanhares nas guias (8) das células traseiras, direita (2) e esquerda (3) e já com o ajuste conforme o tamanho de seus pés, encostando os calcanhares nas guias (8) das células traseiras, direita (2) e esquerda (3), o paciente ainda terá um ajuste em relação ao posicionamento angular dos seus
7/7 r
*
R pés nas células medidoras frontais direita (4) e esquerda (5). Para tanto, o médico deverá se utilizar das linhas orientadoras (11) das duas células (4) e (5), as quais deverão estar com seus pontos comuns alinhados nos pontos correspondentes para cada pé do paciente. Dessa forma é achada, na superfície de piso da balança, o ângulo de abertura e ou fechamento angular para os pés e posicionamento idêntico destes, como mostra a figura 3.
[27] Como decorrência desses ajustes, através da pressão dos pés e estando o paciente (P) em pé de forma natural segundo suas condições físicas, pelo sistema de peso das células medidoras (2),
Λ (3), (4) e (5), caso o paciente (P) não tenha qualquer problema de postura, como mostra a figura 4, a pressão imposta por seu corpo será uniforme para todas as quatro células medidoras (2), (3), (4) e (5) e os marcadores correspondentes (2a), (3a), (4a) e (5a) do painel (9) estarão, consequentemente, com medidas idênticas entre si, indicando, portanto, postura normal, como mostra também a figura
5.
[28] Caso o paciente (P) esteja com postura incorreta, como mostra a figura 6, irá pender naturalmente o corpo, seja para a frente, para trás, para a direita ou para a esquerda, provocando imposição de peso maior detectada pelas células medidoras (2) ou (3) ou (4) ou (5) correspondentes, como mostram as figuras 7 e 8. Nessa condição i
| a medida maior detectada pela célula medidora (2) ou (3) ou (4) ou | (5) sob maior pressão será indicada no marcador (2a) ou (3a) ou < (4a) ou (5a) do painel externo (9), visualizada pelo médico responsável que, então terá os parâmetros para formular um diagnóstico inicial e, com base em outros exames, dar prosseguimento a um tratamento adequado ao paciente.
1/3

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1 - “BALANÇA”, constituída por uma balança (1) cuja superfície de piso é caracterizada por receber, superior e externamente, quatro células retangulares (unidades medidoras de peso), sendo duas células traseiras dispostas lado a lado - direita (2) e esquerda (3), e duas células frontais também dispostas a lado - direita (4) e esquerda (5), de modo que as quatro arestas comuns destas células (2), (3), (4) e (5) sejam levemente distanciadas entre si e os seus respectivos vértices (6) comuns estejam alinhados junto um ponto perfeitamente centralizado (7) na superfície de piso da balança (1), sendo que as referidas células medidoras traseiras (2) e (3) incorporam guias (8), cada qual posicionada em pontos exatamente idênticos nessas respectivas células (2) e (3), sendo que as células medidoras traseiras (2) e (3) recebem, cada qual, em torno do ponto central de suas superfícies de piso, uma série de pares de furos de ajuste (8) estudadamente espaçados entre si, correspondentes ao acoplamento de pinos (9) de uma guia (10) semicircular ao passo que as células medidoras frontais (4) e (5) são dotadas, em suas superfícies de piso, de linhas orientadoras (11) dispostas também paralela e estudadamente espaçadas entre si.
  2. 2 - “SISTEMA DE DETECÇÃO DE POSTURA DO CORPO HUMANO, PARA DIAGNÓSTICO MÉDICO”, de acordo com a balança (1) da reivindicação 1, caracterizado pelos furos de ajuste (8) serem estudadamente espaçados entre si de modo a abranger variados padrões principais de tamanhos de pés humanos e as linhas orientadoras (11) formarem guias de abertura ou fechamento angular dos pés humanos.
  3. 3 - “SISTEMA DE DETECÇÃO DE POSTURA DO CORPO HUMANO, PARA DIAGNÓSTICO MÉDICO”, de acordo com
    2/3 reivindicação 2, caracterizado pelos furos de ajuste (8), em combinação com as linhas orientadoras (11) das células medidoras frontais (4) e (5), servirem, respectivamente, como encosto do calcanhar humano e para alinhamento angular dos pés.
  4. 4 - “SISTEMA DE DETECÇÃO DE POSTURA DO CORPO
    HUMANO, PARA DIAGNÓSTICO MÉDICO”, de acordo com
    I ϋ reivindicações 2 e 3, caracterizado pelas guias (8) das células medidoras traseiras, direita (2) e esquerda (3) serem acopladas nos furos de ajuste (8) correspondentes ao tamanho dos pés, para que estes pressionem uniformemente tanto as células medidoras traseiras (2) e (3) quanto as células medidoras frontais (4) e (5), sendo os pés mantidos em alinhamento idêntico em relação à sua abertura ou fechamento angular através de pontos comuns das linhas orientadoras (11) das células frontais (4) e (5), sendo tais células (2), (3), (4) e (5) ligadas, no interior da balança (1), a uma placa de circuito impresso, por sua vez, integrada a um painel externo (12) com quatro marcadores individuais (2a), (3a), (4a) e (5a) correspondentes a cada uma dessas células medidoras (2), (3), (4) e
    I $ (5), além de um marcador da (13) totalidade do peso imposto.
  5. 5 - “SISTEMA DE DETECÇÃO DE POSTURA DO CORPO HUMANO, PARA DIAGNÓSTICO MÉDICO”, de acordo com reivindicações 2, 3 e 4, no caso do paciente (P) não ter problema de postura, caracterizado pela pressão imposta por seu peso ser uniforme em todas as quatro células medidoras (2), (3), (4) e (5) cujos marcadores correspondentes (2a), (3a), (4a) e (5a) do painel (12) marcarão medidas idênticas entre si.
  6. 6 - “SISTEMA DE DETECÇÃO DE POSTURA DO CORPO HUMANO, PARA DIAGNÓSTICO MÉDICO”, de acordo com reivindicações 2, 3, 4 e 5, no caso do paciente (P) com postura r
    í
    3/3 incorreta pendendo naturalmente o corpo, seja para a frente, para trás, para a direita ou para a esquerda, caracterizado pela imposição de peso maior detectada pelas células medidoras (2) ou (3) ou (4) ou (5) que, sob maior pressão, indicarão no marcador
    I (2a) ou (3a) ou (4a) ou (5a) do painel externo (12) essa condição, | visualizada pelo médico responsável.
    *r *
    1 /8
    Ν>
    2/8
    Μ ro
    3/8
    4/8
BR102016028826-6A 2016-12-08 2016-12-08 balança para sistema de detecção de postura do corpo humano, para diagnóstico médico BR102016028826A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102016028826-6A BR102016028826A2 (pt) 2016-12-08 2016-12-08 balança para sistema de detecção de postura do corpo humano, para diagnóstico médico

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102016028826-6A BR102016028826A2 (pt) 2016-12-08 2016-12-08 balança para sistema de detecção de postura do corpo humano, para diagnóstico médico

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102016028826A2 true BR102016028826A2 (pt) 2018-08-14

Family

ID=63451598

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102016028826-6A BR102016028826A2 (pt) 2016-12-08 2016-12-08 balança para sistema de detecção de postura do corpo humano, para diagnóstico médico

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102016028826A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Gilbert et al. Relationship between hip external rotation and turnout angle for the five classical ballet positions
Garrett et al. Reliability of measuring forward head posture in a clinical setting
Rome Ankle joint dorsiflexion measurement studies. A review of the literature
Gatt et al. Clinical assessment of ankle joint dorsiflexion: a review of measurement techniques
JP7129097B2 (ja) 新生児の電気インピーダンストモグラフィーイメージングのためのセンサベルトおよび位置決め補助具
Moll et al. An objective clinical method to measure spinal extension
Auyeung et al. Estimation of stature by measuring fibula and ulna bone length in 2443 older adults
PT105144A (pt) Aparelho para medir a laxidez do joelho
BR112019009514A2 (pt) dispositivo de medição da circunferência de um objeto e conjunto
WO2014206379A1 (es) Sistema de posicionamiento de los pies para estudios de resonancia magnética
Dayton et al. Experimental comparison of the clinical measurement of ankle joint dorsiflexion and radiographic tibiotalar position
BR102016028826A2 (pt) balança para sistema de detecção de postura do corpo humano, para diagnóstico médico
Pringle Intra-instrument reliability of 4 goniometers
Pérez-Gurbindo et al. Haemodialysis patients have worse postural balance with an associated risk of falls
Thoms et al. Effect of subject position on the reliability of measurement of active ankle joint dorsiflexion
CN210902957U (zh) 一种便于判断突眼度是否正常的突眼测量装置
RU122863U1 (ru) Устройство для определения положения глазного яблока в глазнице
Farid et al. Ultrasonography measurement of inferior vena cava diameter of blood donors as predictors for early blood loss in tertiary hospital northeastern, malaysia
US20180344216A1 (en) Indication Device
Erduran et al. AB0807 Validity of the quadriceps angle measurement in patients with varus knee osteoarthritis: compare the goniometric and photogrammetry method to radiography method
RU2386392C1 (ru) Способ диагностики статических нарушений скелета у больных с вертеброгенными болевыми синдромами
WO2017132779A1 (es) Caliper para altura de rodilla
RU2743068C1 (ru) Способ определения ротации верхней челюсти в горизонтальной плоскости относительно основания черепа на компьютерных томограммах
RU2614505C1 (ru) Способ определения внутренней ротации голени
TR202014087A2 (tr) Vücut ağırlığı ölçüm cihazı.

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired