BR102016021478A2 - Sistema auto-limpante com radiação uv-c para agropecuária - Google Patents

Sistema auto-limpante com radiação uv-c para agropecuária Download PDF

Info

Publication number
BR102016021478A2
BR102016021478A2 BR102016021478-5A BR102016021478A BR102016021478A2 BR 102016021478 A2 BR102016021478 A2 BR 102016021478A2 BR 102016021478 A BR102016021478 A BR 102016021478A BR 102016021478 A2 BR102016021478 A2 BR 102016021478A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
self
cleaning system
radiation
agriculture
floor
Prior art date
Application number
BR102016021478-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Geane Brandenburg Brenner Carla
Original Assignee
Geane Brandenburg Brenner Carla
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Geane Brandenburg Brenner Carla filed Critical Geane Brandenburg Brenner Carla
Priority to BR102016021478-5A priority Critical patent/BR102016021478A2/pt
Publication of BR102016021478A2 publication Critical patent/BR102016021478A2/pt

Links

Landscapes

  • Apparatus For Disinfection Or Sterilisation (AREA)
  • Housing For Livestock And Birds (AREA)

Abstract

resumo sistema auto-limpante com radiação uv-c para agropecuária a presente invenção pertence ao setor tecnológico da agropecuária e refere-se, mais especificamente, a um sistema auto-limpante com radiação de esterilização uv-c que manterá o ambiente do animal livre de bactérias, vírus, fungos e outros agentes nocivos ao animal. para isso, foi desenvolvido um sobre piso (1) vazado com orifícios em formato de losango (2) com diâmetro adequado para o conforto e segurança do animal. tal disposição faz com que os dejetos fluam livrando o animal do contato com os mesmos e mantendo o sobre piso paralelo ao solo. estes dejetos formam uma lâmina de efluente gerado na baia da pocilga/baia que será irradiada por lâmpadas germicidas uv-c (3) dispostas em calhas de alumínio altamente reflexivas (4) interligadas por reatores de alimentação e fios protegidos por mangueiras de silicone. este sistema poderá ser colocado em qualquer tipo de instalação utilizada na pecuária e tem como principal objetivo o desenvolvimento de um sistema auto-limpante adaptável em instalações antigas, bem como, a utilização do mesmo sistema em novas instalações.

Description

(54) Título: SISTEMA AUTO-LIMPANTE COM RADIAÇÃO UV-C PARA AGROPECUÁRIA (51) Int. Cl.: A01K 1/015 (73) Titular(es): CARLA GEANE
BRANDENBURG BRENNER (72) Inventor(es): CARLA GEANE BRANDENBURG BRENNER (74) Procurador(es): LEÃO PROPRIEDADE INTELECTUAL (57) Resumo: RESUMO SISTEMA AUTOLIMPANTE COM RADIAÇÃO UV-C PARA AGROPECUÁRIA A presente invenção pertence ao setor tecnológico da agropecuária e referese, mais especificamente, a um sistema autolimpante com radiação de esterilização UV-C que manterá o ambiente do animal livre de bactérias, vírus, fungos e outros agentes nocivos ao animal. Para isso, foi desenvolvido um sobre piso (1) vazado com orifícios em formato de losango (2) com diâmetro adequado para o conforto e segurança do animal. Tal disposição faz com que os dejetos fluam livrando o animal do contato com os mesmos e mantendo o sobre piso paralelo ao solo. Estes dejetos formam uma lâmina de efluente gerado na baia da pocilga/baia que será irradiada por lâmpadas germicidas UV-C (3) dispostas em calhas de alumínio altamente reflexivas (4) interligadas por reatores de alimentação e fios protegidos por mangueiras de silicone. Este sistema poderá ser colocado em qualquer tipo de instalação utilizada na pecuária e tem como principal objetivo o desenvolvimento de um sistema autolimpante adaptável em instalações antigas, bem como, a utilização do mesmo sistema em novas instalações.
Figure BR102016021478A2_D0001
1/10
SISTEMA AUTO-LIMPANTE COM RADIAÇÃO UV-C PARA AGROPECUÁRIA
Setor tecnológico da invenção [01] De uma maneira geral a presente invenção pertence ao setor tecnológico da agropecuária e se refere, mais especificamente, a um sistema auto-limpante com radiação de esterilização UV-C que objetiva manter o ambiente do animal livre de bactérias, vírus, fungos e outros agentes nocivos.
Estado da técnica conhecido [02] A agropecuária consiste no conjunto de atividades primárias, representando atividades econômicas que extraem e/ou modificam matéria-prima, levando-as para outras indústrias a fim de se transformarem em novos produtos para o consumo humano ou para a fabricação de roupas, medicamentos, biocombustíveis, entre muitos outros. Geralmente, essas atividades consistem na agricultura, pesca, pecuária e mineração, e economicamente estão diretamente relacionadas ao Produto Interno Bruto (PIB) de um determinado lugar.
[03] Portanto, o desenvolvimento deste setor é de extrema importância para a sobrevivência humana e são constantes os estudos e pesquisas que objetivam aprimorar as técnicas aplicadas nos processos e estruturas necessários à agropecuária, o que se torna notório quando observada a evolução dos métodos de cultivo e de criação de animais ao longo dos anos. Entretanto, apesar da evolução tecnológica, muitas propriedades continuam utilizando métodos tradicionais de cultivo e de criação de rebanhos, sobretudo nos países subdesenvolvidos, onde há pouco investimento na mecanização das atividades rurais. Em relação a suinocultura, setor da pecuária, atualmente o Brasil encontrase em quarto lugar no ranking de produção e exportação mundial de carne suína. De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os principais países produtores consistem na China (51 %), União Europeia (20%), os Estados Unidos (10%) e o Brasil (3%). Vale destacar que aspectos como nutrição, genética, sanidade do animal, manejo adequado e uma produção integrada estão diretamente relacionados ao aprimoramento geral destes sistemas pecuários.
4/23
2/10 [04] A suinocultura é a parte da zootecnia especial que trata da criação de suínos para a produção de alimentos e derivados, representando mundialmente um total de aproximadamente 40% do consumo de carne. Apesar da carne de suínos ser consumida em grande escala, a produção descuidada por parte dos produtores e com falta de cuidados quanto à higienização durante muitos anos fortaleceu imagem de produto prejudicial à saúde.
[05] A dificuldade de controle sobre parasitas pode desencadear sérios problemas como epidemias e doenças (Circovirose Suína, Peste Suína Clássica, Rotavirose, Erisipela Suína, bem como, Colibacilose em aves, bovinos e suínos). Portanto, é evidente a preocupação em encontrar-se soluções que facilitem a limpeza de baias, evitando a contaminação ambiental pelo tratamento não adequado dos dejetos dos animais.
[06] Já a bovinocultura, que consiste na lida com bovinos, se tornou uma prática altamente explorada devido às suas múltiplas finalidades. Sendo assim, os bovinos que antigamente eram utilizados para transporte e na tração de máquinas da agricultura, se tornaram foco de valor agregado devido ao amplo fornecimento de matéria-prima (leite, carne, couro, entre outras, atingindo até mesmo o estrume considerado fundamental para adubação de campos da agricultura). Essa prática também deve obedecer a certos padrões, a fim de evitar a contaminação ambiental pelo tratamento não adequado dos dejetos dos animais. Ou seja, é de extrema importância de que as baias de criação de bovinos sejam constantemente vistoriadas e controladas, mantendo adequados o ambiente em que se encontram os animais livre de bactérias, vírus, fungos e outros agentes nocivos.
[07] Atualmente, no que diz respeito às baias/pocilgas construídas com lâminas d'água (padrões antigos) observa-se uma inclinação do piso que tem como objetivo o deslizamento dos dejetos dos animais para uma tubulação de descarte. A lâmina d'água deve apresentar pelo menos 1 metro de largura comparada a uma baia que tenha de 3 a 4 metros de comprimento, com uma profundidade de cerca de 10 centímetros, sendo que o piso da baia deve sempre apresentar uma inclinação de aproximadamente 10% no sentido da frente da baia para a lâmina d'água. Esta
5/23
3/10 inclinação mantém os animais em um plano inclinado o que não é interessante para a saúde e bem-estar do animal. Tendo isso em vista torna-se clara a necessidade de um sistema que resolva esta questão, diminuindo o contato dos animais com os dejetos, mantendo-os em um plano plenamente horizontal, resolvendo também problemas de higienização das baias a partir de limpeza do efluente da lâmina d'água com lâmpadas germicidas, conforme proposto no presente invento. Em alguns casos de criação de suínos se verifica a aplicação de uma estrutura dotada de vincos para que os dejetos passem através do piso de madeira/alvenaria para uma superfície inferior, diminuindo o contato do animal com os mesmos. Entretanto tal disposição não é aplicada em pocilgas com lâmina d'água e independente disto, consistem em estruturas planas que não resolveriam o inconveniente da inclinação das pocilgas em questão, além de não apresentarem possibilidade de auto-limpeza com esterilização do material efluente através da disposição de lâminas germicidas na estrutura.
[08] Dito isto, existem algumas alternativas que representam o atual estado da técnica e que são descritas em documentos de patentes. Alguns exemplos podem ser observados como no caso da patente de invenção n° MU 7101039-4 - “Baia para suinocultura. A solução em questão é construída em uma edificação tipo galpão constituído de uma pluralidade de divisões delimitadoras de baias, apresentando um alinhamento longitudinal de baias provido de um corredor longitudinal de circulação da equipe de tratadores sendo cada uma das baias provida de um piso com certa declividade desde o corredor da edificação até próximo de sua borda extrema, na qual é definida uma canaleta rebaixada e contínua interligando todas as baias do alinhamento. Além disso, a mureta de separação entre baias se estende do muro longitudinal no corredor até a beira da canaleta nas quais é aplicada uma lâmina d'água corrente que se direciona para uma canaleta coletora que transporta a água corrente com detritos e rejeitos de cada baia. Conforme descrito acima, tal alternativa apresenta o principal inconveniente que a presente invenção soluciona relacionado à inclinação do piso da pocilga e carece de sistema de auto-limpeza.
6/23
4/10 [09] A patente de invenção n° PI 0215952-0 - “Assoalho e método para procriação para criação doméstica descreve uma superfície de piso de uma pocilga para porcos criados dotada de acabamento em concreto e tubos de ar instalados por toda a superfície de piso. Uma extremidade dos tubos periféricos externos é conectada a uma unidade de bombeamento colocada fora da pocilga, de modo que o ar é suprido de modo uniforme à inteira superfície do piso de concreto. O assoalho compreende o uso de material de fibra orgânica no qual micróbios aeróbicos são absorvidos, decompondo de modo suficiente os excrementos dos porcos. Apesar de representar uma solução aplicada à higienização do sistema de criação, tal alternativa mantém a inclinação relacionada ao piso das baias e apresenta uma complexidade na fabricação do material de fibra orgânica de absorção de microrganismos.
[010] Além disso, algumas alternativas de patentes internacionais podem ser observadas, como no caso da patente chinesa n° CN 103039373 - “Slit floor for pigs” em que é descrito um piso dotado de fenda para criação de suínos. Ditas fendas alongadas apresentam suas seções transversais com formato trapezoidal, direcionadas para o andar inferior, separando o estrume e a urina de forma imediata. Entretanto, conforme explicado acima, esta estrutura não soluciona a questão da inclinação da pocilga/baia, além de não apresentar estrutura autolimpante a partir da ação de radiação UV-C oriunda de lâmpadas conectadas à estrutura, conforme o presente invento. Apresentando o mesmo inconveniente acima, o modelo de utilidade chinês n° CN 201541554 - “Leaks floor for hog house” também revela um piso de vazamento para baias de porco a partir de uma estrutura de aço dotada de fendas que apresentam uma largura de 1,5 a 2,5 cm, de forma a não prender os cascos dos porcos, e garantindo que as fezes sejam facilmente retiradas das baias.
[011] Com isso, a partir de todos os inconvenientes existentes nos sistemas e equipamentos atualmente utilizados, descritos acima no estado da técnica, é visível a existência de uma lacuna na criação de um sistema que objetive o desenvolvimento de um método auto-limpante para adaptação em pocilgas e/ou
7/23
5/10 baias já construídas com lâminas d'água (padrões antigos), sem destruição e sem afetar a estrutura já existente. Ainda é válido mencionar que não se conhece atualmente um sistema que proponha o desenvolvimento de um sobre piso que mantenha os animais em um plano plenamente horizontal, e de fácil remoção, dotado de fissuras para escoamento dos excrementos e higienização através de radiação ultravioleta. Tais características são objetos da presente invenção, a qual confere ao processo de criação uma facilidade e otimização da produção para o setor pecuário.
Novidades e objetivos da invenção [012] Com o objetivo de sanar as falhas do estado atual da técnica destacadas acima, a presente patente de invenção visa propor uma solução para o problema principal envolvendo a dificuldade de higienização e a inclinação existente em pocilgas e/ou baias atualmente existentes. A solução proposta visa atingir os benefícios técnicos citados a partir da implementação de um sistema auto-limpante com radiação de esterilização UV-C que manterá o ambiente do animal livre de bactérias, vírus, fungos e outros agentes nocivos ao animal, e ainda degrada\quebra moléculas de fármacos e outros agentes utilizados durante a criação animal. Para isso, foi desenvolvido um sobre piso (1) vazado com orifícios (2) em formato de losango com diâmetro adequado para o conforto e segurança do animal. Exemplificativamente no presente invento é descrita uma solução mais direcionada à suinocultura, entretanto, cabe ressaltar que tal sistema auto-limpante pode apresentar variações que adequem o sistema para outros tipos de produção, aplicando-o na criação de diferentes animais, desde que mantenha as características essenciais descritas no presente relatório descritivo.
[013] Os dejetos formarão uma lâmina de efluente gerado na baia da pocilga e/ou baia que é irradiada por lâmpadas germicidas UV-C fixadas em calhas de alumínio altamente reflexivas, que possuem a energia fornecida através de reatores de alimentação. Este sistema poderá ser colocado em qualquer tipo de instalação utilizada na pecuária e tem como principal objetivo o desenvolvimento de um
8/23
6/10 sistema auto-limpante adaptável em instalações antigas, bem como, a utilização do mesmo sistema em novas instalações.
[014] A construção do sobre piso é realizada em material polimérico, dotado de orifícios para saída de excrementos e é de fácil remoção, esse formato facilita a higienização nas baias e mantém a horizontalidade do sistema, atuando diretamente sobre o bem-estar animal. A viabilidade do projeto justifica-se pelo sistema auto-limpante (exigido pelas empresas integradoras nas instalações, dentro das normas de sanidade, manejo e bem-estar animal), por ser construído a partir de produtos de alta tecnologia, com boas propriedades antioxidantes e baixo peso estrutural, o que auxilia no manejo e na instalação do sistema.
[015] Além disso, a adequação deste sistema aos alojamentos já existentes nas propriedades produtoras, livra o produtor de demolições e gastos desnecessários, ou até mesmo, no caso de novas construções, resulta em uma excelente alternativa de aplicação com um sistema que apresenta uma diminuição significativa relacionada ao tempo de manejo diário dos animais. Assim sendo, o sistema em questão poderá ser adaptado, respeitando sempre o formato de esquadro com desnível, variando conforme a necessidade (tipo de produção, local de instalação), podendo ser colocado em qualquer tipo de instalação utilizado nas práticas da pecuária.
Descrição dos desenhos anexos [016] A fim de que a presente invenção seja plenamente compreendida e levada à prática por qualquer técnico deste setor tecnológico, a mesma será descrita de forma clara, concisa e suficiente, tendo como base os desenhos anexos, que a ilustram e subsidiam abaixo listados:
[017] Figura 1 representa simplificadamente a baia dotada de cocho, corredor e cano de escoamento a partir de um ponto de vista frontal, representando a disposição da estrutura (sobre piso) que compõe o sistema auto-limpante com radiação UV-C, de acordo com a presente invenção.
9/23
7/10 [018] Figura 2 representa o sobre piso polimérico ilustrando os elementos/pés de sustentação que acompanham a inclinação do solo de forma a manter a sua horizontalidade.
[019] Figura 3 representa a estrutura polimérica que corresponde ao sobre piso, dotado de orifícios no formato de losangos para escoamento, a partir de um ponto de vista superior, representando as porções fechadas que correspondem aos locais de posicionamento longitudinal das calhas germicidas.
[020] Figura 4 representa exemplificativamente e em detalhe a calha reflexiva de alumínio que compreende as lâmpadas de radiação UV-C.
[021 ] Figura 5 representa, em perspectiva a partir de um ponto inferior, a estrutura polimérica dotada de orifícios, pés de apoio e calhas reflexivas que conferem ao invento a inclinação necessária para manter o sobre piso paralelo ao solo, bem como a higienização da baia, conforme o presente invento.
[022] Figura 6 representa em perspectiva o sobre piso polimérico compreendendo os pés de sustentação da estrutura.
[023] Figura 7 representa, em perspectiva, o sobre piso polimérico compreendendo os pés de sustentação da estrutura.
[024] Figura 8 representa o sobre piso polimérico a partir de um ponto de vista inferior, compreendendo as calhas dispostas no sentido longitudinal à baia com interligação dos fios elétricos protegidos através de mangueira de silicone.
Descrição detalhada da invenção [025] Em busca das novidades e objetivos acima descritos, a patente, objeto do presente relatório descritivo, revela um sistema auto-limpante para adaptação em pocilgas e/ou baias construídas com lâminas d'água com padrões antigos, bem como, a utilização do mesmo sistema em novas instalações. O sobre piso (1) proposto para o sistema é apresentado na Figura 1, que demonstra como o mesmo é disposto sobre o piso inclinado (9) da baia, estendendo-se desde o cocho (7), presente em cada lado do corredor (10) até a extremidade de formação da poça formada pelo escoamento da lâmina d'água e mantendo o sobre piso (1) paralelo ao solo. O sistema é de fácil remoção, sendo que o sobre piso (1) apresenta
10/23
8/10 aberturas e/ou orifícios (2) para escoamento dos excrementos dos animais. Além disso, conforme representado na Figura 2, a solução em questão prevê a disposição de estruturas/pés de sustentação (5), que têm como objetivo manter a horizontalidade do sobre piso em relação ao solo, corrigindo a inclinação existente nos sistemas de pocilgas e/ou baias com lâmina d'água. Vale ressaltar que tal proposta pode ser implementada em qualquer sistema agropecuário que necessite de limpeza de excrementos, adequando-o de acordo com os diferentes tipos de instalações, animais e tamanhos das baias.
[026] O sistema auto-limpante com radiação de esterilização UV-C, é obtido a partir da instalação de lâmpadas germicidas (3) em calhas reflexivas (4) dispostas espaçadamente na estrutura que corresponde ao sobre piso (1) e manterá o ambiente do animal livre de bactérias, vírus, fungos e outros agentes nocivos ao animal. O sobre piso (1), confeccionado em material polimérico, apresenta um formato retangular correspondente à área da pocilga e/ou baia. O mesmo é vazado com orifícios (2) em formato de losango, os quais devem apresentar um diâmetro máximo de 4cm, variando conforme a produção, e não podem apresentar desníveis que prejudiquem o conforto e segurança do animal.
[027] Através dos orifícios (2) os dejetos fluem para o piso inferior da pocilga/baia, livrando o animal do contato com os mesmos. Os dejetos formam uma lâmina de efluente gerado na baia da pocilga/baia que será irradiada pelas lâmpadas germicidas UV-C (3). As lâmpadas germicidas (3) devem ser fixadas à porção inferior do sobre piso, dispostas em calhas de alumínio (4) altamente reflexivas, com a conexão dos fios elétricos protegida por mangueira de silicone (11), exemplificativamente ilustrada na Figura 8. Cada calha (4) apresenta pelo menos 1 lâmpada, preferencialmente 2 lâmpadas e são dispostas 2 calhas por m2 da área correspondente à lâmina de efluente. Independentemente do tamanho da baia/pocilga, o sistema necessita de um reator de alimentação das lâmpadas (3) a cada 2 calhas, que é interligado entre as calhas de alumínio (4) através da fiação protegida por mangueiras (11) a fim de evitar contato com a água e/ou quaisquer fluidos.
11/23
9/10 [028] A estrutura do piso auto-limpante compreende laterais de caibro, as quais são parafusadas na parede da baia, não possuindo caibro inferior devido à passagem da lâmina de efluente no piso inferior (9) da baia/pocilga. Além disso, o sobre piso (1) possui seu sistema de apoio através de pés de sustentação (5) dispostos aleatoriamente ou linearmente na porção inferior do sobre piso (1) polimérico. Vale ressaltar que a extremidade (12) do sobre piso (1), indicada na Figura 5, direcionada ao cocho da baia (7), não necessariamente compreende pés de sustentação (5) visto que pode ser apoiada diretamente no solo/cocho (7). Acompanhando a disposição das calhas exemplificativamente apresentadas na posição transversal na Figura 5, a Figura 6 demonstra sua vista superior contendo as porções fechadas (8) correspondentes ao posicionamento das calhas (4).
[029] Conforme também observado na Figura 7, a partir de um afastamento do cocho (7), o sobre piso (1) deve necessariamente apresentar os pés de sustentação (5), a fim de manter a estabilidade da estrutura. Os pés de sustentação (5) devem apresentar uma altura que aumenta proporcionalmente conforme o afastamento do cocho (7), comprimento da baia e ângulo e inclinação do piso da baia (9), sendo que sua extremidade de contato com o solo deve apresentar a mesma inclinação do piso da baia. Vale ressaltar que para tal disposição sempre será respeitado o formato de esquadro com desnível variando conforme a necessidade (tipo de produção, local de instalação) e este sistema poderá ser colocado em qualquer tipo de instalação utilizado no setor da pecuária.
[030] Para a implementação das calhas refletivas (4), representadas em detalhes na Figura 4, e, consequentemente das lâmpadas UV-C (3), as porções (8) sobre a lâmina d'agua do sobre piso (1) devem ser totalmente fechadas, conforme observado nas regiões delimitadas nas Figura 3 e 6, ou seja, nessas porções (8) são dispensados os orifícios (2) de escoamento do sobre piso (1), pois inferiormente a estas porções estão posicionadas, longitudinalmente, as calhas e lâmpadas com devidas instalações elétricas. As calhas refletivas (4) das lâmpadas UV-C (3) devem ser instaladas com sua superfície voltada para o chão da pocilga e/ou baia, a fim de que a radiação emitida seja direcionada aos dejetos para
12/23
10/10 tratamento. As mesmas podem ser implementadas transversal ou longitudinalmente sobre a região de formação da poça d’água, entretanto, preferencialmente uma configuração longitudinal deve ser utilizada para resultar em uma maior área de ação das lâmpadas sobre o produto do escoamento.
[031] Além disso, exemplificativamente, as lâmpadas germicidas UV-C (3) apresentam uma potência nominal de 25W, tensão nominal e de construção de 46,0V, corrente nominal e corrente da lâmpada de 0,6A, e um comprimento de onda UV-C de 200 a 280nm, mais preferencialmente 254nm, com bulbo de quartzo que permite a passagem da radiação. Este tipo de lâmpada é aplicado na purificação eficiente do ar, água e outras superfícies, proporciona uma purificação eficaz e ecologicamente correta, sem químicos, com baixo teor de mercúrio. Além disso, apresentam um tempo de vida útil longo devido a seus revestimentos.
[01] É importante salientar que as figuras e descrição realizadas não possuem o condão de limitar as formas de execução do conceito inventivo ora proposto, mas sim de ilustrar e tornar compreensíveis as inovações conceituais reveladas nesta solução. Desse modo, as descrições e imagens devem ser interpretadas de forma ilustrativa e não limitativa, podendo existir outras formas equivalentes ou análogas de implementação do conceito inventivo ora revelado e que não fujam do espectro de proteção delineado na solução proposta.
[02] Tratou-se no presente relatório descritivo de um aperfeiçoamento em sistemas de manejo de animais a partir da criação de um sistema auto-limpante com radiação de esterilização UV-C que tem como principal objetivo manter o ambiente do animal livre de bactérias, vírus, fungos e outros agentes nocivos ao animal, dotado de novidade, atividade inventiva, suficiência descritiva, aplicação industrial e, consequentemente, revestido de todos os requisitos essenciais para a concessão do privilégio pleiteado.
13/23
1/2

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1 - SISTEMA AUTO-LIMPANTE COM RADIAÇÃO UV-C PARA AGROPECUÁRIA o qual apresenta ligação com o cocho, piso inferior das baias e canos de escoamento caracterizado por compreender um sobre piso (1) de material polimérico dotado orifícios (2) com pés de sustentação (5) em sua porção inferior; porções fechadas (8) de lâmpadas germicidas UV-C (3) dispostas em calhas reflexivas de alumínio (4); ditas calhas refletivas (4) com lâmpadas germicidas (3) são alocadas espaçadamente na superfície inferior do sobre piso (1); e reatores de alimentação das lâmpadas germicidas (3) a cada 2 calhas.
  2. 2 - SISTEMA AUTO-LIMPANTE COM RADIAÇÃO UV-C PARA AGROPECUÁRIA, de acordo com a reivindicação 1, e ainda caracterizado pelos pés de sustentação (5) serem dispostos aleatoriamente ou linearmente na porção inferior do sobre piso (1).
  3. 3 - SISTEMA AUTO-LIMPANTE COM RADIAÇÃO UV-C PARA AGROPECUÁRIA, de acordo com a reivindicação 1, e ainda caracterizado pelos orifícios (2) compreenderem losangos e apresentarem um diâmetro máximo de 4cm.
  4. 4 - SISTEMA AUTO-LIMPANTE COM RADIAÇÃO UV-C PARA AGROPECUÁRIA, de acordo com a reivindicação 1, e ainda caracterizado pela disposição de 2 calhas (4) por m2 da área correspondente à lâmina de efluente.
  5. 5 - SISTEMA AUTO-LIMPANTE COM RADIAÇÃO UV-C PARA AGROPECUÁRIA, de acordo com a reivindicação 1, e ainda caracterizado pelas lâmpadas germicidas UV-C (3) apresentarem um comprimento de onda UV-C de 200 a 280nm, mais preferencialmente 254nm, com bulbo de quartzo.
  6. 6 - SISTEMA AUTO-LIMPANTE COM RADIAÇÃO UV-C PARA AGROPECUÁRIA, de acordo com as reivindicações 1 e 5, e ainda caracterizado pelo potencial nominal, tensão nominal e de construção, corrente nominal e corrente da lâmpada e comprimento de onda UV-C das lâmpadas germicidas UVC (3) opcionalmente variarem conforme o tamanho de baia.
    14/23
    2/2
  7. 7 - SISTEMA AUTO-LIMPANTE COM RADIAÇÃO UV-C PARA AGROPECUÁRIA, de acordo com a reivindicações 1 e 5, e ainda caracterizado pelas lâmpadas germicidas UV-C (3) apresentarem uma potência nominal de 25W, tensão nominal e de construção de 46,0V, corrente nominal e corrente da lâmpada de 0,6A.
  8. 8 - SISTEMA AUTO-LIMPANTE COM RADIAÇÃO UV-C PARA AGROPECUÁRIA, de acordo com a reivindicação 1, e ainda caracterizado pelas lâmpadas germicidas UV-C (3) serem interligadas por fios elétricos protegidos por mangueira de silicone (11).
  9. 9 - SISTEMA AUTO-LIMPANTE COM RADIAÇÃO UV-C PARA AGROPECUÁRIA, de acordo com a reivindicação 1, e ainda caracterizado pelo sobre piso (1) compreender laterais de caibro parafusadas à parede da baia.
    15/23
    1/4
BR102016021478-5A 2016-09-16 2016-09-16 Sistema auto-limpante com radiação uv-c para agropecuária BR102016021478A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102016021478-5A BR102016021478A2 (pt) 2016-09-16 2016-09-16 Sistema auto-limpante com radiação uv-c para agropecuária

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102016021478-5A BR102016021478A2 (pt) 2016-09-16 2016-09-16 Sistema auto-limpante com radiação uv-c para agropecuária

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102016021478A2 true BR102016021478A2 (pt) 2018-04-03

Family

ID=62066709

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102016021478-5A BR102016021478A2 (pt) 2016-09-16 2016-09-16 Sistema auto-limpante com radiação uv-c para agropecuária

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102016021478A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2021016693A1 (pt) 2019-07-26 2021-02-04 Duvoisin Charles Adriano Sistema e método eletroesterilizador de camas de confinamento de animais, através do sinergismo dos campos elétricos pulsados e ondas eletromagnéticas condensadas aplicadas em equipamentos/implementos agrícolas correspondentes

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2021016693A1 (pt) 2019-07-26 2021-02-04 Duvoisin Charles Adriano Sistema e método eletroesterilizador de camas de confinamento de animais, através do sinergismo dos campos elétricos pulsados e ondas eletromagnéticas condensadas aplicadas em equipamentos/implementos agrícolas correspondentes
CN114449890A (zh) * 2019-07-26 2022-05-06 C·A·迪瓦森 适用于相应农业设备/器具的使用脉冲电场和凝聚电磁波的协同作用的动物圈舍垫的电灭菌系统和方法

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN204132139U (zh) 一种多层立体猪舍
CN203675819U (zh) 一种猪舍
KR101733559B1 (ko) 동물 분뇨 순환처리를 위한 축사 시스템
CN205161456U (zh) 一种自动温控猪舍
CN205585015U (zh) 一种清洁健康的养猪场猪舍
US4175515A (en) Sanitary unit for confined environmental controlled feeding of hogs
DK162562B (da) Staldkonstruktion
CN105104227A (zh) 一种养猪用的饮水装置
BR102016021478A2 (pt) Sistema auto-limpante com radiação uv-c para agropecuária
CN210202852U (zh) 一种肉牛养殖用新型牛舍
CN202565917U (zh) 一种新型生猪养殖圈舍
CN205962304U (zh) 一种养鸭房
CN211297998U (zh) 分区养殖系统
CN205648645U (zh) 一种可移动的养猪饮水装置
CN205161442U (zh) 一种猪舍
CN206136903U (zh) 一种恒温养鸡房
CN112314447A (zh) 一种畜牧兽医用畜牧饲养舍
CN205794465U (zh) 一种智能鸭舍
CN103704149B (zh) 一种动物圈舍的排粪结构
RU2614061C2 (ru) Модуль сельскохозяйственного сооружения и модульная ферма для содержания сельскохозяйственных животных и птицы
CN205143179U (zh) 一种肉鸭低网床鸭舍
CN212279501U (zh) 一种禽白血病净化场区
CN202551870U (zh) 一种多层饲养笼
CN214282673U (zh) 圆形猪圈
CN208047665U (zh) 一种畜牧兽医用牲畜饲养舍

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06V Preliminary requirement: requests without searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements