BR102015028300A2 - Intelligent electronic reactor - Google Patents

Intelligent electronic reactor Download PDF

Info

Publication number
BR102015028300A2
BR102015028300A2 BR102015028300-8A BR102015028300A BR102015028300A2 BR 102015028300 A2 BR102015028300 A2 BR 102015028300A2 BR 102015028300 A BR102015028300 A BR 102015028300A BR 102015028300 A2 BR102015028300 A2 BR 102015028300A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
generator
drive shaft
resonator
pin
equipment
Prior art date
Application number
BR102015028300-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Tonon Fraga Guilherme
Original Assignee
Tonon Fraga Guilherme
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tonon Fraga Guilherme filed Critical Tonon Fraga Guilherme
Priority to BR102015028300-8A priority Critical patent/BR102015028300A2/pt
Publication of BR102015028300A2 publication Critical patent/BR102015028300A2/pt

Links

Landscapes

  • Connection Of Motors, Electrical Generators, Mechanical Devices, And The Like (AREA)
  • Control Of Eletrric Generators (AREA)
  • Permanent Magnet Type Synchronous Machine (AREA)

Abstract

reator eletrônico inteligente trat,i-se de urn] ecluipamento que poderá gerar energia limpa, autossustentavel, através de campos magnéticos provenientes de imãs, e ainda otimização do sistema através de acionamentos simplificados e fornecimento de energia, regulada por controle que evita e corrige eventuais falhas, tais como no momento de toda geração, da auto alimentação, alimentação externa, perdas de geração, corrente, diferença de potencial. controlados e corrigidos via microprocessadores, portanto tal reator será composto por tampa superior (1); base (2); carretel ressonador (3); pino de fixação (4); rotor central (5); rolamento de apoio inferior (6); rolamento de apoio superior (7); pino de travamento do eixo motriz (8); eixo motriz (9); imã permanente (10): porca de fixação (ii); motor propulsor (12); cilindros com lutos (13); pino de sustentação ( 14): coxiiis dc borracha (1 5 ) e painel de controle (16) formando uni conjunto clue proporcionará a preservação do meio ambiente através de sua energia limpa. hens como virá gradatiianiente substituir os sistemas existentes de geração de energia.

Description

"REATOR ELETRÔNICO INTEL 1GEN 11Γ [001] Refere-se a presente patente de invenção a um reator eletrônico inteligente, mais precisamente a um gerador síncrono trifásico. auto alimentado, com imãs permanentes, sem excitação externa, e que será impulsionado mecanicamente com partidas assistidas ou manuais, girando um rotor central, sendo que toda geração, auto-alimentaçào. alimentação externa, perdas de geração corrente, diferença de potencial será eletronicamente monitorado e consequentemente controlado via microprocessadores.
[002] Sabe-se que capacidade aparentemente misteriosa de ímãs cm influenciar o movimento à distância, sem qualquer fonte de energia aparente, há muito tem apelado para a imaginação dos inventores.
[003] Quanto a isso. atualmente existem diversos geradores de energia elétrica que podem ser classificados em: eletromagnéticos, eletrotérmicos, eletroquimicos, fotoelétricos que utilizam as mais variadas formas de energias (magnética, química, térmica, luminosa) para coinerter em energia elétrica.
[004] Dentre estes geradores o mais eficiente quanto à quantidade de energia elétrica produzida são os geradores eletromagnéticos, a base do seu funcionamento é a indução eletromagnética dentro do seguinte princípio "Uma segunda bobina que transporta corrente movimentando dentro da primeira induz uma força eletromotriz e corrente no circuito". Existem dois tipos básicos de geradores eletromagnéticos: Os geradores de campo magnético estacionário e armadura móvel usado para pequena geração de energia; e os geradores de campo magnético móvel e armadura fixa os mais eficientes e usados atualmente para produção de energia elétrica. Dada sua importância e uso menciono o funcionamento dos geradores eletromagnéticos de armadura fixa e campo magnético móvel que é da seguinte maneira: a energia mecânica (das turbinas hidráulicas, a gás ou a vapor) das diversas formas de energia movimenta um Rotor (bobina que contém eletroímãs que gera campo magnético) dentro de um Estator (bobina com um conjunto de condutores). Ao efetuar esse processo provoca-se a indução eletromagnética, ou seja. um fluxo de campos magnéticos (campo magnético do Rotor, segunda bobina) variando através de um circuito provoca a indução de uma força eletromotriz e de correntes induzidas no circuito (armadura do Estator. primeira bobina). Dessa maneira é que a maior parte da energia elétrica atualmente é gerada. Estes geradores eletromagnéticos de campo magnético móvel têm como inconveniência a necessidade de uma grande demanda de energia para movimentar o Rotor. Com isso gasta-se uma enorme quantidade de combustíveis fósseis, água. vento, sol para gerar energia mecânica que irá movimentar a estrutura pesada do Rotor. 1005] Assim como descrito acima, e com o a capacidade de otimização foi encontrado em registros, o "GFRADOR ELETROMAGNÉTICO DE ENERGIA ELETRICA". A presente invenção refere-se a um Gerador Eletromagnético de Energia Elétrica baseado na indução eletromagnética. Sua função é proporcionar uma maior eficiência na geração como também aumentar a oferta de energia elétrica dos geradores eletromagnéticos atuais que tem como inconveniência a necessidade de uma grande demanda de energia para movimentar a estrutura pesada do Rotor. Este Gerador Eletromagnético de Energia Elétrica resolve este problema variando somente o fluxo de campos magnéticos que causa a indução eletromagnética e não movimentando a estrutura que fornece o campo magnético e assim evita o consumo de uma enorme quantidade de energia. O gerador eletromagnético é constituído por uma Fonte de Corrente Contínua. Um Dispositivo que Chovia a C oriente Contínua. Duas bobinas sendo que a segunda é chamada de Indutora e a primeira Induzida. Um dispositivo estabilizador de corrente.
[006] Outra também que mostra o surgimento de corrente com a utilização de campo magnético, encontra-se o EQUIPAMENTO ELETROMAGNÉTICO CAPTOR DE ELÉTRONS. GERADOR DE CAMPO ELETROMAGNÉTICO. A invenção refere-se a um equipamento compreende pelo menos um dispositivo gerador de campo eletromagnético (1) - alimentado por fonte de energia elétrica - cujas espiras são envolvidas por pelo menos um mesmo elemento condutor em circuito fechado em si mesmo (4). que é ligado por indução a pelo menos um elemento condutor de interligação (5). ligado ou não a uma malha de aterramento; interligações estas que provocam como efeito técnico novo, o surgimento dc uma corrente elétrica que se mantém circulando no elemento condutor em circuito fechado em si mesmo (4). para a geração de potentes campos eletromagnéticos para o-' mais diversos usos. com um ínfimo consumo de energia elétrica.
[007] Utilizando-se de imãs com suas propriedades magnéticas para rotação de eixos e produção de força eletromotriz. revela-se no estado da técnica o "GERADOR ELETROMAGNÉTICO”, que compreende em geradores como. é descrito um gerador magnético composto por um motor magnético acoplado a uma máquina elétrica. O motor magnético compreende um rotor disposto, em rotação, sobre o dito eixo, com forma de estrela e apresentando uma pluralidade de projeções, cada uma de ditas projeções compreendendo, na sua extremidade radialmente externa, de um lado. uma reentrância e. do lado oposto, um imã permanente. O dito rotor é encerrado no interior de um estator. na forma de um cinturão, o dito cinturão sendo fixado na carcaça e apresentando a forma de uma canaleta com abertura voltada para dentro, a qual é destinada a receber uma série de imãs permanentes, ditos imãs dispostos lado a lado e de modo a cobrir toda a superfície interna da canaleta. Λ dita máquina elétrica compreende meios magnéticos fixos: e meios magnéticos móveis acionados pelo eixo. cuja rotação relativa produz uma força eletromotriz.
[008] Como visto acima, as invenções aqui reveladas no estado da técnica, permitiram gerar energia e força eletromotriz através de campos magnéticos, seja por arranjos de bobinas e imãs. Nota-se também, que na grande parte das vezes, a tentativa de criar meios para geração de energia limpa e autossustentavel torna-se falha, pois ainda necessita-se de alguma forma de energia para o acionamento do sistema criado, por tal motivo, a compensação ainda não se torna viável. Muitos outros conseguem aperfeiçoar seus equipamentos para que seu rendimento seja considerável, mas mesmo assim há falhas, e a energia ainda é insuficiente para sua utilização em grandes escalas.
[009] Com o intuito de gerar energia limpa, autossustentavel, através de campos magnéticos provenientes de imãs. e ainda otimização do sistema através de acionamentos simplificados e fornecimento de energia, regulada por controle que evita e corrige eventuais falhas, e que dessa forma permite alimentar-se da própria energia gerada e ainda fornecer excedentes energéticos elevados para quaisquer fins, desenvolveu-se então o REATOR ELETRÔNICO IN I EXIGENTE tem como objetivo a criação de um sistema de geração de energia em forma contínua e ininterrupta, como também permite que toda geração, auto alimentação, alimentação externa, perdas de geração, corrente, diferença de potencial será eletronicamente monitorado e consequentemente controlado via microprocessadores.
[010] O reator eletrônico inteligente será então aplicado ao mercado nacional de geração de energia elétrica como alternativa viável de sustentabilidade. bem como proporcionar a preservação do meio ambiente através de energia limpa. Esta irá substituir gradativamente os sistemas existentes de geração de energia, como: I lidrelétricas, I ermoelétricas. Energia Eólica. Energia Solar. Energia Atômica, e outras.
[011J Assim atenderemos a vários segmentos consumidores de energia elétrica em larga escala, onde estaremos suprindo as demandas existentes em: Hospitais: Escolas; Residências. Iluminação Pública: Parques Industriais; Segurança Eletrônica; Hotéis: Metrôs; Telecomunicações; Centrais de 11: Colheitas Mecanizadas; Portos; Aeroportos; Embarcações; outros.
[012] Logo o gerador de energia apresentado neste documento de Patente de Invenção, terá como principal objetivo à superação dos males causados pelas várias formas existentes de geração de energia, que acabam degradando o meio ambiente e a saúde da população em geral.
[013] O reator eletrônico inteligente, poderá ser melhor compreendido através da descrição detalhada em consonância com as seguinte liguras em anexo, onde: FIGURA 01 Apresenta uma vista lateral da montagem do reator eletrônico inteligente. FIGURA 02 Apresenta uma vista superior da tampa superior de fechamento, mostrando parte de rolamento central para evitar atritos e aquecimento indesejados do reator eletrônico inteligente. FIGURA 03 Apresenta uma vista superior da base de apoio do gerador do reator eletrônico inteligente. FIGURA 04 Apresenta uma vista lateral do carretei ressonador do reator eletrônico inteligente. FIGURA 05 Apresenta uma vista lateral do pino de fixação do carretei do reator eletrônico inteligente. FIGURA 06 Apresenta uma vista lateral do rotor central do gerador do reator eletrônico inteligente. FIGURA 07 Apresenta uma vista lateral do rolamento de apoio inferior do reator eletrônico inteligente. FIGURA 08 Apresenta uma vista lateral do rolamento de apoio superior do reator eletrônico inteligente. FIGURA 09 Apresenta uma vista lateral do furo e pino de travamento do eixo motriz ao rotor central do gerador do reator eletrônico inteligente. FIGURA 10 Apresenta uma vista lateral do eixo motriz do reator eletrônico inteligente. FIGURA 11 Apresenta uma vista lateral do rotor do reator eletrônico inteligente com as aplicações do imã permanente de neodímio. FIGURA 12 Apresenta uma vista lateral da porca de fixação do carretei no pino do reator eletrônico inteligente FIGURA 13 Apresenta uma vista lateral do motor propulsor do reator eletrônico inteligente. FIGURA 14 Apresenta uma vista lateral da montagem do gerador e do cilindro do reator eletrônico inteligente. FIGURA 15 Apresenta uma vista lateral do pino de sustentação do equipamento ao cilindro do reator eletrônico inteligente. FIGURA 16 Apresenta uma vista lateral do cilindro de proteção do reator eletrônico inteligente. FIGURA 17 Apresenta uma vista frontal do painel de controle externo do gerador do reator eletrônico inteligente. |014] A seguir será mostrada a relação das figuras apresentadas e que elucidam com precisão o gerador de energia: 1015 ] Na Figura 01 demonstra a vista lateral da montagem do gerador, sendo as peças do mesmo, enumeradas e representadas em seguida.
[016J A Figura 02 demonstra uma \ista superior da tampa superior (1) de fechamento, revelando parte de rolamento central para evitar atritos e aquecimento indesejados.
[017] A Figura 03 observa-se uma vista superior da base (2) de apoio do gerador, visualizando todos os furos para sustentação dos pinos de fixação (4) que sustentam os carretéis ressonadores (3) (fig. 04) do gerador. E ao centro, vê-se o rolamento para evitar atritos e aquecimentos.
[018] Na Figura 04 observa-se uma vista lateral do carretei ressonador (3). mostrando posicionamento do furo para apoio nos pinos e mostrando bobinas enroladas de maneira específica para a aplicação e seu núcleo preenchidos de material específico para tal.
[019] A Figura 05 observa-se uma vista lateral do pino de fixação (4) do carretei ressonador (3) e a base para os litros, previamente demonstrado na (lig.03). visualizando o apoio para o carretei ressonador (3) e as roscas para a fixação do pino de fixação (4) à base (2).
[020] A Figura 06 observa-se uma vista lateral do rotor central (5) do gerador, mostrando o eixo e detalhes na parte inferior e superior para evitar acúmulo de poeira. detritos, entre outros, também adicionando aletas para a circulação de ar interna no equipamento evitando assim possíveis travamentos.
[021] Λ Figura 07 observa-se uma vista lateral do rolamento de apoio inferior (6) . como mostrado anteriormente (fig.03) visualizando o posicionamento do rolamento.
[022J A Figura 08 observa-se uma vista lateral do rolamento de apoio superior (7) . como mostrado anteriormente (fig.02) visualizando o posicionamento na tampa superior (1).
[023] A Figura 09 observa-se uma vista lateral do furo e pino de travamento do eixo motriz (8) (fig.10) ao rotor central (5) do gerador (fig.06) mostrando posicionamento para fazer a transferência do giro do eixo motriz (9) para o rotor principal.
[024] A Figura 10 ainda observa-se uma \ista lateral do eixo motriz (9), mostrando o furo para a aplicação do pino de trauimento do eixo motriz (8) (fig.09) e apoios para os rolamentos inferiores e superiores.
[025] Na Figura 11 observa-se uma vista lateral do rotor central (5) (fig.06) com as aplicações do imã permanente (10) de neodímio especíllco para aplicação visualizando o posicionamento, com o espaçamento específico entre o rotor central (5) e o carretei ressonador (3) (fig.04).
[026] A Figura 12 observa-se uma vista lateral da porca de fixação (11) do carretei ressonador (3) (fig.04) no pino de fixação (4) (tig.05) visualizando posicionamento e uso de arruela para melhor fixação do carretei ressonador (3).
[027] A Figura 13 observa-se uma vista lateral do motor propulsor (12). que será acoplado na parte superior do gerador sincrono (fig.01) transferindo a rotação pelo eixo motriz (9) (tig. 10) para girar o rotor central (5) (fig.06).
[028] A Figura 14 observa-se uma vista lateral da montagem do gerador, mostrando o acoplamento do motor propulsor 112) (lig. 13) ao eixo motriz (9) (lig. 10) e fixação do motor propulsor (12) por meio de pinos na tampa superior (1) de fechamento (fig.02).
[029] A Figura 14 observa-se também uma vista lateral da montagem do cilindro com dutos (13) (lig. 17) para a refrigeração do equipamento, com detalhes para a fixação do equipamento no mesmo.
[030] A Figura 15 observa-se uma vista lateral do pino de sustentação (14) do equipamento ao cilindro com dutos (13) (tig.16) de proteção, visualizando o destaque para a utilização dos coxins de borracha (15) com a finalidade de diminuir possíveis vibrações do equipamento e detalhe do pedestal utilizando o mesmo pino de fixação (4) ao cilindro com dutos (13) externo.
[031] Λ Figura 16 observa-se uma \ista lateral do cilindro com dutos (13) de proteção detalhando os dutos para ventilação, evitando altas temperaturas e protegendo o sistema de agentes exteriores.
[032] A Figura 17 observa-se uma vista frontal do painel de controle (16) externo do gerador com detalhe para as luzes de verificação individual de fases, sendo R. S. T. as fases geradas, monitores de variáveis no display LCI) e botões de ativação, desativação e emergência. No painel de controle externo serão alocados todos componentes de controle eletrônico micro processados que garantem o perfeito funcionamento do gerador.
[033] Com referencia a essa figuras pode-se observar que o reator eletrônico inteligente compreende em um gerador Síncrono Trifásico, auto alimentado, com imãs permanentes, sem excitação externa, será impulsionado mecanicamente com partidas assistidas ou manuais, girando o rotor central representado na figura 06 e gerando uma diferença de potencial por meio das bobinas presentes nos carretéis ressonadores (fig.04) e. toda geração, auto alimentação, alimentação externas, perdas de geração, corrente, diferencia de potencial será eletronicamente monitorado e consequentemente controlado via microprocessadores.
[034] FUNCIONAMENTO: [035] O equipamento possui um sistema de resfriamento dependendo de sua capacidade de produção, ou de sua condição de uso. ele utiliza aletas no rotor central (5). tanto na parte inferior quanto na superior, gerando uma circulação de ar dentro do equipamento e minimizando a temperatura.
[036] A tampa superior (1) (tig. 02) e a base (2) do equipamento funcionam não apenas para apoio, mas para adquirir uma blindagem no equipamento, funcionando como uma espécie dc gaiola de faraday, evitando fugas, ruídos e interferências eletromagnéticas. Na parte inferior da base (2) são utilizados os coxins de borracha (14) para absorver a vibração que o equipamento gera. além disso, utilizando pedestais também emborrachados na parte externa do cilindro de proteção (fig.16), para apoio do equipamento e inibir qualquer vibração que passe pelos coxins primários.
[037] Λ disposição dos imãs permanentes (10) é feita no rotor central (5) (fig.06). e são simetricamente posicionados e estrategicamente instalados para o perfeito funcionamento da geração desejada, evitando problemas de insullciência de geração ocasionando a perda da auto-alimentação ou o não cumprimento da corrente desejada.
[038] Λ auto-alimentação do sistema é feita após a partida do rotor central (5) (fig.06) e após ele atingir uma geração necessária determinada eletronicamente para a necessidade específica, monitorando o diferencial de potencial, temperatura, controle de fase individual, velocidade, corrente de consumo e controle da frequência em hertz para após essas checagens, a auto alimentação iniciar. Esse controle eletrônico é feito via microprocessadores instalados em uma placa eletrônica no painel de controle (16) (fig.17) externo do gerador podendo ter a opção de ligar desligar o equipamento remotamente, via controle, telefone, aplicativos, etc.
[039] Como visto acima, as incorporações preferenciais da escolha dos materiais, dimensionamento e capacidade da auto alimentação, de forma que a junção dos componentes aqui descritos seja uma alternativa viável, e assim sigam de forma que não tendam a limitar a presente invenção, podendo haver variações construtivas que sejam equivalentes sem, no entanto, fugir do escopo de proteção da invenção.
REIVINDICAÇÃO

Claims (1)

1. REATOR ELETRÔNICO INTELIGENTE caracterizado por tampa superior (1) que compreenderá no fechamento, e quando aberto revela um rolamento central para evitar atritos e aquecimento indesejáveis; por apresentar base (2) de apoio do gerador onde pode-se visualizar todos os furos para sustentação dos pinos de fixação (4) que sustentam os carreteis ressonadores (3) do gerador: os carreteis ressonadores (3) compreende o posicionamento do furo para apoio nos pinos de fixação (4) à base (2); por apresentar rotor central (5) do gerador, que compreende rolamento de apoio inferior (6) e rolamento de apoio superior (7) para evitar acumulo de poeira, detritos, entre outros, também adicionando aletas para a circulação de ar interno no equipamento evitando travamentos; por apresentar pino de travamento do eixo motriz (8) ao rotor central (5) do gerador, de forma a fazer a transferência do giro do eixo motriz (9) para o rotor principal: em tal eixo motriz (9) haverá furo para a aplicação do pino de travamento do eixo motriz (8) e apoios para os rolamentos de apoio inferiores (6) e superiores (7): por apresentar imã permanente (10) de neodímio aplicados ao rotor central (5). com espaçamento específico entre o mesmo e o carretei ressonador (3): por apresentar no pino de fixação (4) uma porca dc fixação (II) e arruela para melhor fixação do carretei ressonador (3): na parte superior do gerador síncrono será acoplado o motor propulsor (12). e assim irá transferir a rotação pelo eixo motriz (9) para girar o rotor central (5), e ainda tal acoplamento do motor propulsor (12) ao eixo motriz (9) é feita por meio de pinos na tampa superior (1) de fechamento; por apresentar cilindro com dutos (13) para refrigeração do equipamento evitando altas temperaturas e protegendo o sistema de agentes exteriores, no qual permite um pino de sustentação (14) do equipamento ao cilindro com dutos (13) de proteção e também a utilização dos coxins de borracha (15) com a finalidade de diminuir possíveis vibrações do equipamento; por apresentar painel de controle (16) externo do gerador com detalhe para as luzes de verificação individual de fases, sendo R. S. T. as fases geradas, monitores de variáveis no display LCD e botões de ativação, desativação e emergência, no qual ainda serão alocados todos componentes de controle eletrônico micro processadores que garantem o perfeito funcionamento do gerador.
BR102015028300-8A 2015-11-10 2015-11-10 Intelligent electronic reactor BR102015028300A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102015028300-8A BR102015028300A2 (pt) 2015-11-10 2015-11-10 Intelligent electronic reactor

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102015028300-8A BR102015028300A2 (pt) 2015-11-10 2015-11-10 Intelligent electronic reactor

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102015028300A2 true BR102015028300A2 (pt) 2017-12-05

Family

ID=62566763

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015028300-8A BR102015028300A2 (pt) 2015-11-10 2015-11-10 Intelligent electronic reactor

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102015028300A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2371579T3 (es) Procedimiento y aparato para un generador superconductor accionado por una turbina eólica.
JP2020519224A (ja) ターボ機械のスタータ/ジェネレータ用の相変化材料を備えた電気機械
ES2855683T3 (es) Máquina eléctrica rotativa
ES2656821B1 (es) Generador síncrono para aerogeneradores
KR101324546B1 (ko) 양극 평형을 이용한 시간차 발전기
JPWO2015147068A1 (ja) ラジアルギャップ型超電導同期機、着磁装置、及び着磁方法
ES2972667T3 (es) Turbina eólica que tiene un generador superconductor y procedimiento para operar la misma
KR101550962B1 (ko) 에너지 저장 장치
CN103780036A (zh) 双定子结构的高温超导永磁风力发电机
BR102015028300A2 (pt) Intelligent electronic reactor
JP7318096B2 (ja) 磁性材料で作製された真空容器を含む超伝導発電機
JP2014204644A (ja) モノポール構成の発電機
KR20210045679A (ko) 모터 일체형 빌렛 유도가열 장치
US20090045687A1 (en) Inertia permanent magnet generator unit
KR20140024077A (ko) 선박용 발전기
KR101252267B1 (ko) 히트파이프를 이용한 초전도 회전기 냉각장치
KR20130021008A (ko) 자기장 차폐물을 이용한 고효율발전기
US20110121581A1 (en) Nuvolt power system "NPS"
RO132674A2 (ro) Turbină eoliană cu suspensie magnetică şi generator magnetoelectric încorporat
KR102242897B1 (ko) 태양광패널을 이용한 소형 전동 발전기
BR112021013116A2 (pt) Sistema gerador de potência de indução, método para gerar eletricidade com a utilização de indução magnética e método de modificar um gerador de indução tradicional para aumentar a potência efetiva
KR101056400B1 (ko) 회전전기기용 회전자코어
JP2011159468A (ja) 誘導加熱装置およびそれを備える発電システム
TWM537346U (zh) 磁浮發電機
BR102012002011B1 (pt) Gerador de indução duplamente enrolado sem escovas com excitação independente

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired