BR102015015414B1 - colheitadeira - Google Patents

colheitadeira Download PDF

Info

Publication number
BR102015015414B1
BR102015015414B1 BR102015015414-3A BR102015015414A BR102015015414B1 BR 102015015414 B1 BR102015015414 B1 BR 102015015414B1 BR 102015015414 A BR102015015414 A BR 102015015414A BR 102015015414 B1 BR102015015414 B1 BR 102015015414B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
transmission element
sieve
adjustable
adjustable transmission
pivot
Prior art date
Application number
BR102015015414-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102015015414A8 (pt
Inventor
Bart M.A Missotten
Bart Moutton
Bruno De Cooman
Marc E. Ramon
Frederick Tallir
Original Assignee
Cnh Industrial Belgium Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cnh Industrial Belgium Nv filed Critical Cnh Industrial Belgium Nv
Priority to BR102015015414-3A priority Critical patent/BR102015015414B1/pt
Publication of BR102015015414A8 publication Critical patent/BR102015015414A8/pt
Publication of BR102015015414B1 publication Critical patent/BR102015015414B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Combined Means For Separation Of Solids (AREA)
  • Compositions Of Oxide Ceramics (AREA)

Abstract

COLHEITADEIRA COM SAPATA DE LIMPEZA DE CURSO VARIÁVEL A invenção se refere a uma colheitadeira, que compreende uma peneira que é móvel por uma montagem de acionamento de peneira para executar um movimento de reciprocar peneira tendo um curso de peneiração e um ângulo de lançamento de peneira, em que a montagem de acionamento de peneira compreende: uma transmissão entre o eixo de saída giratório do acionamento giratório e peneira, cuja transmissão compreende um dispositivo excêntrico, pelo menos um elemento de transmissão, e uma pluralidade de pivôs de ligação, em que a transmissão (20) compreende um primeiro elemento de transmissão não ajustável (31, 41) que é conectado de forma pivotal ao dispositivo excêntrico (21), em que o primeiro elemento de transmissão não ajustável (31, 41) é adicionalmente conectado de forma pivotal ao elemento de transmissão ajustável (40), cujo elemento de transmissão ajustável (40) é adicionalmente conectado de forma pivotal ao chassi de colheitadeira (1a), e em que o primeiro elemento de transmissão não ajustável (31, 41) é adicionalmente conectado de forma pivotal à peneira através de pelo menos um elemento de transmissão não ajustável adicional (31, 32, 33).

Description

COLHEITADEIRA
[001] A invenção refere-se a uma colheitadeira, em particular ao acionamento de uma peneira na sapata de limpeza de uma colheitadeira.
[002] Colheitadeiras são amplamente usadas na colheita de vários tipos de grão. Tipicamente, uma colheitadeira compreende uma barra cortadora, que corta a cultura a partir do campo. A cultura colhida é picada no interior da colheitadeira. Os caules da cultura colhida são genericamente removidos a partir da colheitadeira através de uma sacapalha e uma mistura de grão e partículas menores de material diferente de grão permanece na colheitadeira.
[003] essa mistura é transportada para uma sapata de limpeza, na qual o grão picado é separado a partir do material diferente de grão. A sapata de limpeza compreende genericamente uma ou mais peneiras, que realizam um movimento de reciprocar durante uso. O grão peneirado é então coletado e transportado para o tanque de grãos da colheitadeira, que é genericamente esvaziada periodicamente.
[004] A peneira ou peneiras da sapata de limpeza são genericamente dispostas em um ângulo relativo a horizontal, com a extremidade frontal da peneira (isto é, a extremidade mais próxima à barra cortadora) mais baixa do que a extremidade traseira da peneira. O movimento de reciprocar da peneira faz com que o grão seja lançado para cima e para trás pela peneira. Uma ventoinha sopra ar sobre e através da peneira, para pegar as partículas mais leves do material diferente do grão e manter as mesmas transportadas pelo ar até que sejam sopradas para fora da colheitadeira.
[005] A eficácia do processo de peneiração depende de muitas variáveis do processo de colheita e das condições de colheita, como o tamanho de partícula da mistura, tamanho de grão, teor de umidade e ângulo do terreno sobre o qual a colheitadeira se move. Por exemplo, quando a colheitadeira se move morro abaixo, o ângulo da peneira em relação a horizontal se tornará mais íngreme, com o resultado de que a mistura de grão e material diferente de grão se desloca sobre a peneira mais lentamente e mais material acumula sobre a peneira. Por outro lado, quando a colheitadeira se move morro acima, o ângulo da peneira em relação a horizontal se tornará mais plano, com o resultado de que a mistura de grão e material diferente de grão desloca sobre a peneira mais rapidamente e mais grão sai da colheitadeira com o material diferente de grão.
[006] EP 1712122 propõe ajustar a frequência e o curso da peneira para casar o movimento da peneira com os parâmetros efetivos do processo de colheita por meio de aplicar atuadores lineares. Esses atuadores lineares são, por exemplo, cilindros ou atuadores magnéticos.
[007] O sistema conhecido de EP 1712122, entretanto, tem vários problemas de durabilidade nas condições de trabalho duras no interior de uma colheitadeira.
[008] O objetivo da invenção é fornecer um modo aperfeiçoado para ajustar o movimento da peneira.
[009] A colheitadeira de acordo com a invenção compreende um chassi de colheitadeira e uma sapata de limpeza para separar grão picado a partir de material diferente de grão. Essa sapata de limpeza compreende pelo menos uma peneira e uma montagem de acionamento de sapata associada. A peneira é móvel pela montagem de acionamento de peneira para executar um movimento de peneira de reciprocar. O movimento de peneira de reciprocar tem vários parâmetros de movimento, incluindo curso de peneirar e ângulo de lançamento de peneira. O curso de peneira é a distância entre a posição principal e a última posição da peneira durante o movimento de peneira. O ângulo de lançamento de peneira é o ângulo sob o qual o grão é lançado para cima a partir da peneira durante o movimento de reciprocar da peneira, em relação a horizontal. Genericamente, a peneira segue um percurso que tem o formato de um arco, cujo arco tem um centro de curvatura. O ângulo uma linha reta através desse centro de curvatura e através do ponto a meio caminho do arco faz em relação a vertical, casa genericamente com o ângulo de lançamento.
[010] A frequência de peneira, que é a frequência do movimento de reciprocar da peneira, também é um parâmetro. O curso de peneira, ângulo de lançamento de peneira e frequência de peneira juntos determinam a aceleração da peneira durante o movimento de peneirar. A acelerarão da peneira varia, genericamente em um modo senoidal, durante o movimento de peneira de reciprocar.
[011] O movimento de reciprocar de peneira genericamente ocorrerá principalmente no plano da peneira, porém algum movimento adicional em outras direções é possível também.
[012] A montagem de acionamento de peneira compreende um acionamento rotativo, cujo acionamento rotativo compreende um eixo de saída giratório. Esse eixo de saída giratório pode, por exemplo, ser um eixo de partida de energia, por exemplo, um eixo que é acionado por uma correia ou uma correia dentada que é acionada por um eixo de acionamento em outro lugar na colheitadeira.
[013] A montagem de acionamento de peneira compreende ainda uma transmissão que conecta o eixo de saída giratório do acionamento giratório à peneira. A transmissão recebe um movimento rotacional a partir do eixo de saída giratório do acionamento giratório e transforma isso no movimento de peneira, que é imposto na peneira pela transmissão.
[014] A transmissão compreende um dispositivo excêntrico, pelo menos um elemento de transmissão, e uma pluralidade de pivôs de ligação. O dispositivo excêntrico tem uma entrada que é conectada ao eixo de saída giratório e uma saída que é conectada de forma pivotal a um elemento de transmissão através de um pivô de ligação. O eixo de saída giratório impõe seu movimento rotacional sobre a entrada. O dispositivo excêntrico tem uma excentricidade.
[015] Opcionalmente, o dispositivo excêntrico compreende um disco excêntrico que é acionado pelo acionamento giratório. O eixo de saída giratório engata o disco excêntrico em um local na direção contrária a partir do centro do disco excêntrico. Nesse caso, a excentricidade do dispositivo excêntrico é a distância a partir do centro do disco até o local onde o eixo de saída giratório do acionamento giratório engata o disco excêntrico. Em tal modalidade, o disco excêntrico é opcionalmente disposto em um anel de mancal estendendo em torno da circunferência do disco, ou há ponto de contato entre tal disco excêntrico e um anel estendendo em torno desse disco excêntrico, em que o diâmetro interno do anel seja maior que o diâmetro externo do disco excêntrico. Nos dois casos, o anel forma um ponto de ligação.
[016] Opcionalmente, o dispositivo excêntrico é uma manivela, que tem uma entrada que é conectada ao eixo de saída giratório do acionamento giratório e uma saída que é conectada de forma pivotal a um elemento de transmissão através de um pivô de ligação. Nesse caso, a excentricidade do dispositivo excêntrico é a distância entre a entrada que é conectada ao eixo de saída giratório do acionamento giratório e uma saída que é conectada de forma pivotal a um elemento de transmissão através de um pivô de ligação.
[017] Cada elemento de transmissão é associado a pelo menos dois pivôs de ligação associados. Cada pivô de ligação associado conecta de forma pivotal o elemento de transmissão com um de: outro elemento de transmissão, o dispositivo excêntrico, a peneira e/ou o chassi de colheitadeira.
[018] Por exemplo, em um sistema onde apenas um elemento de transmissão está presente, esse elemento de transmissão pode ser conectado ao dispositivo excêntrico através de um primeiro pivô de ligação que é disposto, por exemplo, adjacente a uma extremidade do elemento de transmissão. O primeiro pivô de ligação é nesse caso, por exemplo, um anel em torno de um disco excêntrico ou um pivô a uma manivela. Esse elemento de transmissão único é ligado à peneira através de um segundo pivô de ligação que é disposto, por exemplo, adjacente a uma segunda extremidade do elemento de transmissão. Opcionalmente, esse elemento de transmissão é associado a um terceiro pivô de ligação, que, por exemplo, provê uma conexão pivotável ao chassi da colheitadeira.
[019] Em modalidades onde múltiplos elementos de transmissão estão presentes, por exemplo, um elemento de transmissão pode estar presente que é conectado ao dispositivo excêntrico através de um primeiro pivô de ligação que é disposto, por exemplo, adjacente a uma extremidade do elemento de transmissão. O primeiro pivô de ligação é nesse caso, por exemplo, um anel em torno de um disco excêntrico ou um pivô para uma manivela. Esse elemento de transmissão é, por exemplo, ligado a outro elemento de transmissão através de um segundo pivô de ligação que é disposto, por exemplo, adjacente a uma segunda extremidade do elemento de transmissão. É adicionalmente possível que haja pelo menos um elemento de transmissão que é conectado ao outro elemento de transmissão através de um primeiro pivô de ligação que é disposto, por exemplo, adjacente a uma extremidade do elemento de transmissão e ainda a outro elemento de transmissão através de um segundo pivô de ligação que é disposto, por exemplo, adjacente a uma segunda extremidade do elemento de transmissão.
[020] Em modalidades onde múltiplos elementos de transmissão estão presentes, os elementos de transmissão e seus pivôs de ligação associados formam opcionalmente um sistema de ligação.
[021] Durante uso operacional normal da montagem de acionamento de peneira, quando a peneira está executando o movimento de peneira, cujo movimento de peneira é acionado pela montagem de acionamento de peneira quando a colheitadeira está colhendo cultura, genericamente todos os pivôs de ligação que são associados ao mesmo elemento de transmissão têm uma distancia fixa em relação entre si. Além disso, nessa situação, a excentricidade do dispositivo excêntrico é fixada, o que significa que permanece constante durante uso operacional normal da montagem de acionamento de peneira.
[022] De acordo com a invenção, pelo menos um elemento de transmissão é um elemento de transmissão ajustável no qual a distância entre pelo menos dois pivôs de ligação associados ao elemento de transmissão ajustável é ajustável para ajustar o curso de peneirar e/ou ângulo de lançamento de peneira. Por ajustar o curso de peneirar e/ou ângulo de lançamento de peneira, o movimento de peneira pode ser ajustado para o processo de colheita efetivo e as condições de colheita, como o tamanho de partícula da mistura de grão e material diferente de grão, tamanho de grão, teor de umidade da mistura de grão e material diferente de grão e ângulo do terreno sobre o qual a colheitadeira move. O ajuste do curso de peneira e/ou ângulo de lançamento de peneira e/ou ajuste da frequência de peneira adicionalmente tem um impacto sobre a aceleração da peneira, que também influencia o processo de peneirar.
[023] A natureza do sistema de transmissão pode tornar necessário que um pivô de ligação se mova ao longo de certa trajetória em relação ao elemento de transmissão associado durante operação normal da montagem de acionamento de peneira, por exemplo para compensar movimentos impostos pelo dispositivo excêntrico. Como esse movimento não causa um ajuste do curso de peneirar ou ângulo de lançamento de peneira, não é considerado como ajuste da distância entre pelo menos dois pivôs de ligação associados a um elemento de transmissão ajustável.
[024] A invenção provê uma montagem de acionamento de peneira robusta, que é bem adequada para lidar com as condições duras que estão presentes no interior de uma colheitadeira durante o processo de colheita.
[025] Em uma modalidade possível, o ajuste da distância entre pelo menos dois pivôs de ligação associados ao elemento de transmissão ajustável não é possível durante uso operacional normal da montagem de acionamento de peneira, porém somente quando a montagem de acionamento de peneira está inativa ou em um modo de ajuste dedicado. Preferivelmente, nenhuma colheita de cultura ocorre quando a montagem de acionamento de peneira está no modo de ajuste.
[026] Em uma modalidade possível, o elemento de transmissão ajustável compreende uma unidade de ajuste para ajustar a distância entre pelo menos dois pivôs de ligação associados ao elemento de transmissão ajustável.
[027] A unidade de ajuste pode ser projetada em muitos modos. Em uma modalidade, a unidade de ajuste compreende um acionador linear, por exemplo, um acionador hidráulico. O acionador linear é opcionalmente integrado no elemento de transmissão ajustável. Em uma modalidade possível, o acionador linear é disposto para ajustar o comprimento do elemento de transmissão ajustável, e com o mesmo a distância entre pelo menos dois pivôs de ligação associados ao elemento de transmissão ajustável.
[028] Em uma modalidade possível, a unidade de ajuste compreende uma ou mais engrenagens.
[029] Em uma modalidade possível, a unidade de ajuste compreende um primeiro segmento de elo, um segundo segmento de elo e um pivô de ajuste que conecta o primeiro segmento de elo com o segundo segmento de elo. O pivô de ajuste permite que o primeiro segmento de elo e o segundo segmento de elo pivotem em relação mútua quando o ajuste da distância entre pelo menos dois pivôs de ligação associados ao elemento de transmissão ajustável é feito.
[030] Em uma modalidade possível, a unidade de ajuste compreende um dispositivo de travamento que é adaptado para travar a distância entre pelo menos dois pivôs de ligação associados ao elemento de transmissão ajustável. Desse modo, pode ser assegurado que a distância entre pelo menos dois pivôs de ligação associados ao elemento de transmissão ajustável permaneça fixo durante uso operacional normal da peneira e montagem de acionamento de peneira.
[031] Em uma modalidade possível, a colheitadeira compreende ainda um módulo de ajuste que é adaptado para ajustar a distância entre pelo menos dois pivôs de ligação associados ao elemento de transmissão ajustável. O módulo de ajuste compreende opcionalmente componentes mecânicos, componentes hidráulicos, componentes elétricos ou uma combinação dos mesmos.
[032] Em uma modalidade possível, o módulo de ajuste compreende um módulo de entrada que está presente na cabine do motorista da colheitadeira. O módulo de entrada permite que o motorista coloque em um ajuste desejado para o curso de peneira e/ou ângulo de lançamento de peneira. Além de ou alternativamente, o ajuste desejado pode ser determinado por um algoritmo de controle. O ajuste desejado pode ser baseado em variáveis do processo de colheita e condições de colheita, como o tamanho de partícula da mistura, tamanho de grão, teor de umidade e ângulo do terreno sobre o qual a colheitadeira se move. Nessa modalidade, o módulo de ajuste compreende ainda um controlador de ajuste e um atuador de ajuste. O atuador de ajuste aciona a unidade de ajuste do dispositivo excêntrico ajustável. O controlador de ajuste controla o atuador de ajuste com base nos ajustes que recebe a partir do módulo de entrada.
[033] O módulo de entrada e o controlador de ajuste são conectados entre si por uma conexão de dados entre si, cuja conexão de dados é uma conexão com fio ou através de uma conexão sem fio. No caso da conexão sem fio, opcionalmente, tanto o módulo de entrada como o controlador de ajuste compreende um receptor bem como um receptor.
[034] O atuador de ajuste, por exemplo, compreende uma bomba hidráulica e um reservatório para fluido hidráulico se a unidade de ajuste do elemento de transmissão ajustável compreender um atuador hidráulico. Se a unidade de ajuste do elemento de transmissão ajustável compreender uma ou mais engrenagens, o atuador de ajuste, por exemplo, compreende um motor elétrico, por exemplo, um servomotor.
[035] Em uma modalidade alternativa, o módulo de ajuste compreende uma alavanca, um botão ou outro atuador mecânico para acionar diretamente a unidade de ajuste do elemento de transmissão ajustável.
[036] Em uma modalidade possível, a montagem de acionamento de peneira compreende um primeiro elemento de transmissão não ajustável que é conectado de forma pivotal ao dispositivo excêntrico. O primeiro elemento de transmissão não ajustável é adicionalmente conectado de forma pivotal a um elemento de transmissão ajustável, e o elemento de transmissão ajustável é adicionalmente conectado de forma pivotal ao chassi de colheitadeira. Nessa modalidade, o primeiro elemento de transmissão não ajustável é adicionalmente conectado de forma pivotal à peneira através de pelo menos um elemento de transmissão não ajustável adicional.
[037] Opcionalmente, nessa modalidade, o dispositivo excêntrico compreende um disco excêntrico, e o primeiro elemento de transmissão não ajustável compreende um elemento externo que estende em torno do disco excêntrico. O elemento externo é adicionalmente conectado de modo pivotal ao elemento de transmissão ajustável e também conectado de forma pivotal a pelo menos um dos elementos de transmissão não ajustáveis adicionais que conectam de forma pivotal o primeiro elemento de transmissão não ajustável à peneira.
[038] Modalidades possíveis serão descritas em mais detalhe abaixo em referência ao desenho, no qual em um modo não limitador modalidades exemplares da invenção será mostradas.
[039] O desenho mostra na:
Figura 1: uma colheitadeira agrícola convencional,
Figura 2: esquematicamente, uma peneira e uma montagem de acionamento de peneira;
Figura 3: esquematicamente, uma primeira modalidade de uma transmissão de uma montagem de acionamento de peneira de acordo com a invenção,
Figura 4: esquematicamente, uma segunda modalidade de uma transmissão de uma montagem de acionamento de peneira de acordo com a invenção,
Figura 5: esquematicamente, uma terceira modalidade de uma transmissão de uma montagem de acionamento de peneira de acordo com a invenção,
Figura 6: esquematicamente, uma quarta modalidade de uma transmissão de uma montagem de acionamento de peneira de acordo com a invenção,
Figura 7: esquematicamente, uma quinta modalidade de uma transmissão de uma montagem de acionamento de peneira de acordo com a invenção,
Figura 8: esquematicamente, vários exemplos de elementos de transmissão ajustáveis e pivôs de ligação associados,
Figura 9: esquematicamente, uma primeira modalidade de um dispositivo excêntrico ajustável, em vista frontal e em seção transversal,
Figura 10: esquematicamente, uma segunda modalidade de um dispositivo excêntrico ajustável, em vista lateral,
Figura 11: esquematicamente, a segunda modalidade da figura 10, em vista frontal,
Figura 12: esquematicamente, uma terceira modalidade de um dispositivo excêntrico ajustável, em vista frontal e em perspectiva.
[040] A figura 1 mostra uma colheitadeira agrícola convencional 1 tendo um chassi de colheitadeira 1a. A colheitadeira 1 inclui genericamente uma máquina de debulhar 2 operável para receber material de cultura a partir de um mecanismo de colheita 3 em uma extremidade frontal da colheitadeira 1. A máquina de debulhar 2 separa grãos menores, sementes, vagens e material de planta relacionado a partir de caules maiores, talos, folhas, cascas e outros elementos do material de cultura, bem como vinhas, ervas daninhas e similares que podem estar presentes no material de cultura colhido. O material menor cai a partir da máquina de debulhar 2 em um ou mais trados (não mostrados) dispostos abaixo da máquina de debulhar 2, que coleta o material menor e transporta o mesmo para uma sapata de limpeza 4. O material menor é uma mistura de grão e material diferente de grão.
[041] Na modalidade da figura 1, a sapata de limpeza 4 compreende múltiplas peneiras. Entretanto, modalidades mais simples, onde apenas uma única peneira está presente são possíveis também.
[042] A sapata de limpeza 4 da figura 1 inclui uma peneira relativamente grossa, superior 5. Essa peneira grossa 5 recebe a mistura de grão e material diferente de grão a partir da máquina de debulhar 2. Além disso, uma peneira relativamente fina, inferior 6 é fornecida. Essa peneira fina 6 recebe grão ou sementes que passam através da peneira grossa 5. Peneiras 5, 6 separam o grão ou semente a partir do outro material restante, como fragmentos de vagem e similares. O grão ou semente é coletado abaixo das peneiras 5, 6, onde um trado 7 é fornecido que transporta o grão ou sementes limpos para um elevador, que por sua vez transporta o grão ou sementes limpos para cima até um tanque de grão.
[043] As peneiras 5, 6 são reciprocadas para executar um movimento de reciprocar de peneira por uma montagem de acionamento de peneira 8 para facilitar peneiração do material de cultura através das mesmas. O movimento de reciprocar de peneira também transporta o material sobre a peneira em direção à parte traseira da colheitadeira 1 por lançar o material para cima e para trás.
[044] Material que não passa através das peneiras 5, 6 é movido para trás na peneira grossa 5 ou peneira fina 6 por movimento recíproco de peneira. Cai a partir da extremidade traseira das peneiras 5, 6 através de uma abertura na parte traseira da colheitadeira 1 ou para dentro de um trado de retorno para ser levado de volta para a máquina de debulhar 2 ou peneira grossa 5. Opcionalmente, uma ventoinha 9 é fornecida que sopra uma corrente de ar sobre as peneiras 5, para pegar as partículas mais leves do material diferente do grão e manter as mesmas transportadas pelo ar até que sejam sopradas para fora da colheitadeira 1.
[045] A figura 2 mostra esquematicamente uma peneira 10, que durante uso operacional normal executa um movimento de reciprocar de peneira, genericamente indicado pela seta A.
[046] A figura 2 mostra ainda esquematicamente a montagem de acionamento de peneira 8. A montagem de acionamento de peneira 8 compreende um acionamento giratório 11 com um eixo de saída 12. Uma transmissão 20 é disposta para fornecer uma conexão entre o eixo de saída giratório 12 do acionamento giratório 11 e peneira 10. A transmissão 20 é adaptada para transformar um movimento rotacional do eixo de saída giratório 12 no movimento de reciprocar de peneira da peneira 10.
[047] Por alterar a velocidade rotacional do eixo de saída giratório 12 do acionamento giratório 11, a freqüência de peneira do movimento de reciprocar de peneira pode ser alterado.
[048] A figura 3 mostra uma primeira modalidade de uma transmissão 20 de uma montagem de acionamento de peneira de acordo com a invenção. Nessa modalidade, a transmissão 20 compreende um único elemento de transmissão ajustável. Não há dispositivo excêntrico ajustável; nessa modalidade, o dispositivo excêntrico tem uma excentricidade fixa.
[049] A transmissão 20 da figura 3 compreende um dispositivo excêntrico 21, que é um dispositivo excêntrico não ajustável. O dispositivo excêntrico tem um disco excêntrico 22 que é conectado ao eixo de saída giratório do acionamento giratório (não mostrado na figura 3) em um modo fixo, fazendo com que o disco excêntrico 22 gire juntamente com o eixo de saída giratório, por exemplo, como indicado pela seta. O disco excêntrico 22 é conectado ao eixo de saída giratório do acionamento giratório em um local na direção contrária a partir do centro do disco excêntrico 22.
[050] A transmissão 20 compreende ainda três elementos de transmissão 31, 32, 40. Um elemento de transmissão é um elemento de transmissão ajustável 40.
[051] A transmissão 20 compreende ainda seis pivôs de ligação 50, 51, 52, 53, 54, 55. O pivô de ligação 50 conecta o disco excêntrico 22 do dispositivo excêntrico 21 ao primeiro elemento de transmissão não ajustável 31 em um modo pivotável. Nesse exemplo, o pivô de ligação 50 é formado por um mancal que estende em torno do disco excêntrico 22 do dispositivo excêntrico. O pivô de ligação 51 conecta o primeiro elemento de transmissão não ajustável 31 ao segundo elemento de transmissão não ajustável 32 em um modo pivotável. Uma fenda 39 foi fornecida no segundo elemento de transmissão não ajustável 32 para permitir que o primeiro elemento de transmissão não ajustável 31 faça os movimentos que são impostos sobre o mesmo pelo dispositivo excêntrico 21.
[052] A modalidade da figura 3 é um exemplo de uma modalidade na qual é necessário que um pivô de ligação mova ao longo de certa trajetória em relação ao elemento de transmissão associado durante operação normal da montagem de acionamento de peneira. Esse movimento não causa ajuste do curso de peneiração ou do ângulo de lançamento de peneira, e, portanto não é considerado como um ajuste da distância entre pelo menos dois pivôs de ligação associados a um elemento de transmissão ajustável.
[053] O segundo elemento de transmissão não ajustável 32 é conectado de forma pivotável ao chassi de colheitadeira através de pivô de ligação 54 e à peneira através do pivô de ligação 55. Assim, o curso que o pivô de ligação 55 faz corresponde ao curso de peneiração.
[054] O elemento de transmissão 40 é um elemento de transmissão ajustável. É conectado ao chassi de colheitadeira através do pivô de ligação 53 e ao primeiro elemento de transmissão não ajustável 31 através do pivô de ligação 52. Nessa modalidade, o elemento de transmissão ajustável 40 é formado por um atuador, por exemplo, um atuador hidráulico. O atuador hidráulico atua como a unidade de ajuste e como o elemento de transmissão ajustável ao mesmo tempo.
[055] Os elementos de transmissão 31, 32, 40 e pivôs de ligação 50, 51, 52, 53, 54, 55 juntos formam um sistema de ligação que é acionado pelo dispositivo excêntrico 21.
[056] Quando é desejado ajustar o curso de peneiração, o curso feito pelo pivô de ligação 55 deve ser ajustado. Na modalidade da figura 3, isso é obtido por ajuste do comprimento do elemento de transmissão ajustável 40. Como os pivôs de ligação 53, 53 são dispostos nas duas extremidades do elemento de transmissão ajustável 40, a alteração do comprimento do elemento de transmissão ajustável 40 também muda a distância entre os dois pivôs de ligação 52, 53 que são associados ao elemento de transmissão ajustável 40.
[057] Isso resulta em um ajuste do curso feito por pivô de ligação 55 e com o mesmo em um ajuste do curso de peneiração.
[058] Quando o comprimento do elemento de transmissão ajustável foi ajustado, é fixo novamente e permanecerá fixo durante operação normal da montagem de acionamento de peneira.
[059] A figura 4 mostra uma segunda modalidade de uma transmissão 20 de uma montagem de acionamento de peneira de acordo com a invenção. Nessa modalidade, a transmissão 20 compreende um único elemento de transmissão ajustável. Não há dispositivo excêntrico ajustável; nessa modalidade o dispositivo excêntrico tem uma excentricidade fixa.
[060] A transmissão 20 da figura 4 compreende um dispositivo excêntrico 21, que é um dispositivo excêntrico não ajustável. O dispositivo excêntrico tem um disco excêntrico 22 que é conectado ao eixo de saída giratório do acionamento giratório (não mostrado na figura 4) em um modo fixo, fazendo com que o disco excêntrico 22 gire juntamente com o eixo de saída giratório, por exemplo, como indicado pela seta. O disco excêntrico 22 é conectado ao eixo de saída giratório do acionamento giratório em um local na direção contrária a partir do centro do disco excêntrico 22.
[061] A transmissão 20 compreende ainda quatro elementos de transmissão 31, 32, 33, 40. Um elemento de transmissão é um elemento de transmissão ajustável 40.
[062] A transmissão 20 compreende ainda sete pivôs de ligação 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56. O pivô de ligação 50 conecta o disco excêntrico 22 ao primeiro elemento de transmissão não ajustável 31 em um modo pivotável. Nesse exemplo, o pivô de ligação 50 é formado por um mancal que estende em torno do disco excêntrico 22 do dispositivo excêntrico 21. O pivô de ligação 51 conecta o primeiro elemento de transmissão não ajustável 31 ao segundo elemento de transmissão não ajustável 32 em um modo pivotável. O pivô de ligação 52 conecta o segundo elemento de transmissão não ajustável 32 ao elemento de transmissão ajustável 40 em um modo pivotável. O pivô de ligação 56 conecta o segundo elemento de transmissão não ajustável 32 ao terceiro elemento de transmissão não ajustável 33 em um modo pivotável.
[063] O terceiro elemento de transmissão não ajustável 33 é conectado de forma pivotal ao chassi de colheitadeira através do pivô de ligação 54 e à peneira através do pivô de ligação 55. Assim, o curso que o pivô de ligação 55 faz corresponde ao curso de peneiração.
[064] O elemento de transmissão 40 é um elemento de transmissão ajustável. É conectado ao chassi de colheitadeira através do pivô de ligação 53 e ao segundo elemento de transmissão não ajustável 32 através do pivô de ligação 52. Nessa modalidade, o elemento de transmissão ajustável 40 é formado por um atuador, por exemplo, um atuador hidráulico. O atuador hidráulico atua como a unidade de ajuste e como o elemento de transmissão ajustável ao mesmo tempo.
[065] Os elementos de transmissão 31, 32, 33, 40 e os pivôs de ligação 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56 juntos formam um sistema de ligação que é acionado pelo dispositivo excêntrico 21.
[066] Quando se deseja ajustar o curso de peneiração, o curso feito pelo pivô de ligação 55 deve ser ajustado. Na modalidade da figura 4, isso é obtido por ajustar o comprimento do elemento de transmissão ajustável 40. Como os pivôs de ligação 53, 52 são dispostos nas duas extremidades do elemento de transmissão ajustável 40, a alteração do comprimento do elemento de transmissão ajustável 40 também muda a distância entre os dois pivôs de ligação 52, 53 que são associados ao elemento de transmissão ajustável 40.
[067] Isso resulta em um ajuste do curso feito pelo pivô de ligação 55 e com o mesmo em um ajuste do curso de peneiração.
[068] Quando o comprimento do elemento de transmissão ajustável foi ajustado, é fixo novamente e permanecerá fixo durante operação normal da montagem de acionamento de peneira.
[069] A figura 5 mostra uma terceira modalidade de uma transmissão 20 de uma montagem de acionamento de peneira de acordo com a invenção. Nessa modalidade, a transmissão 20 compreende um elemento de transmissão ajustável. Não há dispositivo excêntrico ajustável, o dispositivo excêntrico tem uma excentricidade fixa.
[070] A transmissão 20 da figura 5 compreende um dispositivo excêntrico 21, que é um dispositivo excêntrico não ajustável. O dispositivo excêntrico tem um disco excêntrico 22 que é conectado ao eixo de saída giratório do acionamento giratório (não mostrado na figura 4) em um modo fixo, fazendo com que o disco excêntrico 22 gire juntamente com o eixo de saída giratório, por exemplo, como indicado pela seta. O disco excêntrico 22 é conectado ao eixo de saída giratório do acionamento giratório em um local na direção contrária do centro do disco excêntrico 22.
[071] Na modalidade da figura 5, a transmissão 20 compreende um elemento de transmissão ajustável 40. Nessa modalidade, o elemento de transmissão ajustável 40 é formado por um atuador, por exemplo, um atuador hidráulico.
[072] Nessa modalidade, há também um primeiro elemento de transmissão não ajustável 41. Esse primeiro elemento de transmissão não ajustável 41 compreende um elemento externo 42 que estende em torno do disco excêntrico 22 e tem dois braços 43. Um mancal estende em torno do disco excêntrico 22 para formar o pivô de ligação 50.
[073] O elemento externo 42 é associado a dois pivôs de ligação 52, 53 que estão situados nos braços 43. O pivô de ligação 53 conecta de forma pivotal o primeiro elemento de transmissão não ajustável 41 ao elemento de transmissão ajustável 40. O pivô de ligação 51 conecta de forma pivotal o primeiro elemento de transmissão não ajustável 41 a um segundo elemento de transmissão não ajustável 31.
[074] O segundo elemento de transmissão não ajustável 31 é conectado de forma pivotal à peneira 10 através do pivô de ligação 55. A transmissão 20 da figura 5 compreende ainda um terceiro elemento de transmissão não ajustável 32. O terceiro elemento de transmissão não ajustável 32 é conectado de forma pivotal à peneira também através do pivô de ligação 55. Além disso, é conectado de forma pivotal ao chassi de colheitadeira através do pivô de ligação 54.
[075] Nessa modalidade da transmissão, o curso de peneiração e o ângulo de lançamento de peneira podem ser ambos ajustados por alterar a posição relativa do elemento externo 42 e o primeiro elemento de transmissão não ajustável 41 e localização de onde o eixo de saída giratório do acionamento giratório é fixo ao disco excêntrico 22 do dispositivo excêntrico 21. Após o ajuste ter ocorrido, a posição relativa do elemento externo 42 do primeiro elemento de transmissão não ajustável 41 e disco excêntrico 22 é fixo novamente e permanecerá assim durante uso operacional normal da montagem de acionamento de peneira.
[076] A posição relativa do elemento externo 42 do primeiro elemento de transmissão não ajustável 41 e disco excêntrico 22 pode ser ajustada por alterar a distância entre os pivôs de ligação 52, 53 que são associados ao elemento de transmissão ajustável 40.
[077] Em operação normal da montagem de acionamento de peneira, o pivô de ligação 51 segue um percurso P na forma de um loop fechado. Quando a posição relativa do elemento externo 42 e do primeiro elemento de transmissão não ajustável 41 e disco excêntrico é alterada, o formato do percurso P também muda, e com o mesmo o ângulo de lançamento e curso de peneiração do movimento de reciprocar de peneira também mudará.
[078] A figura 6 mostra uma quarta modalidade de uma transmissão 20 de uma montagem de acionamento de peneira de acordo com a invenção. Essa modalidade compreende seis elementos de transmissão não ajustáveis e um elemento de transmissão ajustável. Onze pivôs de ligação estão presentes.
[079] A transmissão 20 da figura 6 compreende um dispositivo excêntrico 21, que é um dispositivo excêntrico não ajustável. O dispositivo excêntrico tem um disco excêntrico 22 que é conectado ao eixo de saída giratório do acionamento giratório (não mostrado na figura 6) em um modo fixo, fazendo com que o disco excêntrico 22 gire juntamente com o eixo de saída giratório. O disco excêntrico 22 é conectado ao eixo de saída giratório do acionamento giratório em um local na direção contrária a partir do centro do disco excêntrico 22.
[080] Na modalidade da figura 6, a transmissão 20 compreende um primeiro elemento de transmissão ajustável 40. Nessa modalidade, o primeiro elemento de transmissão ajustável 40 é formado por um atuador, por exemplo, um atuador hidráulico. O atuador hidráulico atua como a unidade de ajuste e como o elemento de transmissão ajustável ao mesmo tempo.
[081] O dispositivo excêntrico 21 é conectado de forma pivotal a um primeiro elemento de transmissão não ajustável 31 através do pivô de ligação 50. Nesse exemplo, o pivô de ligação 50 é formado por um mancal que estende em torno do disco excêntrico 22 do dispositivo excêntrico 21. Primeiro elemento de transmissão não ajustável 31 é conectado de forma pivotal a um segundo elemento de transmissão não ajustável 31 através do pivô de ligação 51. O segundo elemento de transmissão não ajustável 32 é conectado de forma pivotal a um terceiro elemento de transmissão não ajustável 33 através do pivô de ligação 57 e a um quarto elemento de transmissão não ajustável 34 através do pivô de ligação 56. O quarto elemento de transmissão não ajustável 34 é conectado de forma pivotal à peneira 10 através do pivô de ligação 55 e conectado de forma pivotal ao chassi de colheitadeira através do pivô de ligação 58. O quinto elemento de transmissão não ajustável 35 é conectado de forma pivotal à peneira 10 através do pivô de ligação 598 e conectado de forma pivotal ao chassi de colheitadeira através do pivô de ligação 60.
[082] O terceiro elemento de transmissão não ajustável 33 é conectado de forma pivotal ao chassi de colheitadeira através do pivô de ligação 54 e ao elemento de transmissão ajustável 40 através do pivô de ligação 53.
[083] Em uma variante dessa modalidade, o quarto elemento de transmissão não ajustável 34 e o pivô de ligação 56 são omitidos. O segundo elemento não ajustável é então diretamente pivotável conectado à peneira através do pivô de ligação 55. Um efeito da presença do quarto elemento de transmissão não ajustável 34 é que permite ajustar o curso de peneiração sem alterar o ângulo de lançamento.
[084] Quando se deseja ajustar o curso de peneiração, o curso feito pelo pivô de ligação 55 deve ser ajustado. Na modalidade da figura 6, isso é obtido por ajustar o comprimento do elemento de transmissão ajustável 40. Como os pivôs de ligação 53, 52 são dispostos nas duas extremidades do elemento de transmissão ajustável 40, a alteração do comprimento do elemento de transmissão ajustável 40 também muda a distância entre os dois pivôs de ligação 52, 53 que são associados ao elemento de transmissão ajustável 40.
[085] Isso resulta em um ajuste do curso feito pelo pivô de ligação 55 e com o mesmo em um ajuste do curso de peneiração.
[086] Quando o comprimento do elemento de transmissão ajustável foi ajustado, é fixo novamente e permanecerá fixo durante operação normal da montagem de acionamento de peneira.
[087] A figura 7 mostra uma quinta modalidade de uma transmissão 20 de uma montagem de acionamento de peneira de acordo com a invenção. Essa modalidade compreende um elemento de transmissão não ajustável e um elemento de transmissão ajustável. Quatro pivôs de ligação estão presentes.
[088] A transmissão 20 da figura 7 compreende uma manivela 25 como o dispositivo excêntrico 21. A manivela é uma manivela não ajustável. A manivela 25 tem uma entrada de manivela 26 e uma saída de manivela 27. A entrada de manivela 26 é conectada ao eixo de saída giratório do acionamento giratório (não mostrado na figura 7) em um modo fixo, fazendo com que a manivela 25 gire juntamente com o eixo de saída giratório, por exemplo, como indicado pela seta.
[089] A manivela 25 é conectada de forma pivotal ao elemento de transmissão não ajustável 31 através do pivô de ligação 50. O elemento de transmissão não ajustável 31 é conectado de forma pivotal ao elemento de transmissão ajustável 40 através do pivô de ligação 51. O elemento de transmissão ajustável 40 é conectado de forma pivotal ao chassi de colheitadeira através do pivô de ligação 52. O elemento de transmissão ajustável 40 é adicionalmente conectado de forma pivotal à peneira 10 através do pivô de ligação 55. O elemento de transmissão ajustável 40 compreende ainda um pivô de ajuste 45. Ao contrário de um pivô de ligação, o pivô de ajuste 45 não fornece uma conexão pivotável durante uso operacional normal da montagem de acionamento de peneira. Durante o uso operacional normal, o pivô de ajuste é travado.
[090] Nessa modalidade, o pivô de ligação 51 é pivotável em torno do pivô de ajuste 45 quando o elemento de transmissão ajustável é ajustado para ajustar o curso da peneira. Por pivotar o pivô de ligação 51 em torno do pivô de ajuste 45, a distância do pivô de ligação 51 até os pivôs de ligação 52 e 55 associados ao mesmo elemento de transmissão 40 é ajustada. O ajuste dessa distância muda o curso de peneiração.
[091] Na modalidade da figura 7, como exemplo, o pivô de ajuste 45 é disposto na linha reta que conecta os pivôs de ligação 52 e 55. Essa linha e a linha reta que conecta o pivô de ligação 51 e pivô de ajuste 45 estão sob um ângulo relativo α como indicado na figura 7. Ao ajustar o curso de peneiração por meio de pivotar o pivô de ligação 51 em torno do pivô de ajuste 45, esse ângulo α é ajustado. Após o ajuste, o ângulo α é fixo novamente e permanecerá fixo durante operação normal da montagem de acionamento de peneira.
[092] A figura 8 mostra vários exemplos de elementos de transmissão ajustável 40 e pivôs de ligação associados.
[093] No exemplo da figura 8A, o elemento de transmissão ajustável 40 compreende um primeiro segmento de elo 46, um segundo segmento de elo 47, um pivô de ajuste 45 e um dispositivo de travamento 44. O elemento de transmissão ajustável 40 é associado a três pivôs de ligação 51, 52, 55 para conectar de forma pivotal o elemento de transmissão ajustável 40 com um ou mais outros elementos de transmissão, o dispositivo excêntrico, a peneira e/ou chassi de colheitadeira.
[094] O elemento de transmissão ajustável 40 da figura 8A é ajustado por ajustar o ângulo α como indicado na figura 8A. Por ajustar o ângulo α, a distância de pivô de ligação 51 até os pivôs de ligação 52 e 55 é ajustada. Após o ajuste, o ângulo α é fixo novamente e permanecerá fixo durante operação normal da montagem de acionamento de peneira.
[095] O dispositivo de travamento 44 trava o ângulo α durante operação normal da montagem de acionamento de peneira. O dispositivo de travamento 44 pode, por exemplo, ser um atuador travável (por exemplo, um cilindro hidráulico) ou um eixo rosqueado.
[096] Opcionalmente, o dispositivo de travamento 44 compreende um atuador de ajuste que executa o ajuste do ângulo α e após o ajuste, fixa o ângulo α durante operação normal da montagem de acionamento de peneira.
[097] A figura 8B mostra um segundo exemplo de um elemento de transmissão ajustável 40. No exemplo da figura 8B, o elemento de transmissão ajustável 40 compreende um primeiro segmento de elo 46, um segundo segmento de elo 47, um pivô de ajuste 45 e um dispositivo de travamento 44. O elemento de transmissão ajustável 40 é associado a dois pivôs de ligação 52, 55 para conectar de forma pivotável o elemento de transmissão ajustável 40 com um ou mais outros elementos de transmissão, o dispositivo excêntrico, a peneira e/ou o chassi de colheitadeira.
[098] O elemento de transmissão ajustável 40 da figura 8B é ajustado por ajustar o ângulo α como indicado na figura 8B. Por ajustar o ângulo α, a distância entre o pivô de ligação 52 e o pivô de ligação 55 é ajustada. Após o ajuste, o ângulo α é fixado novamente e permanecerá fixo durante operação normal da montagem de acionamento de peneira.
[099] O dispositivo de travamento 44 trava o ângulo α durante operação normal da montagem de acionamento de peneira. O dispositivo de travamento 44 pode, por exemplo, ser um atuador travável (por exemplo, um cilindro hidráulico) ou um eixo rosqueado.
[0100] Opcionalmente, o dispositivo de travamento 44 compreende um atuador de ajuste que executa o ajuste do ângulo α e após o ajuste, fixa o ângulo α durante operação normal da montagem de acionamento de peneira.
[0101] O elemento de transmissão ajustável 40 como mostrado na figura 8B pode, por exemplo, ser aplicado ao invés de um atuador linear. É particularmente adequado para uso em ambientes duros, pois é uma modalidade robusta.
[0102] A figura 8C mostra um terceiro exemplo de um elemento de transmissão ajustável 40. No exemplo da figura 8C, o elemento de transmissão ajustável 40 compreende uma placa de chassi 49 com uma fenda 48. O elemento de transmissão ajustável 40 é associado a três pivôs de ligação 51, 52, 55 para conectar de modo pivotal o elemento de transmissão ajustável 40 com um ou mais outros elementos de transmissão, o dispositivo excêntrico, a peneira e/ou o chassi de colheitadeira.
[0103] No exemplo da figura 8C, o pivô de ligação 51 pode ser disposto em qualquer posição na fenda. Por alterar a posição do pivô de ligação 51 na fenda 48, a distância do pivô de ligação 51 até os pivôs de ligação 52 e 55 é ajustado. Após o ajuste, a posição do pivô de ligação 51 na fenda 48 é fixa novamente e permanecerá fixa durante operação normal da montagem de acionamento de peneira.
[0104] Por exemplo, o pivô de ligação 51 compreende um prendedor. O prendedor é afrouxado quando a posição do pivô de ligação 51 na fenda 48 é ajustada, e o prendedor é apertado novamente quando essa posição tem de ser fixada.
[0105] Opcionalmente, como mostrado na figura 8C, a fenda 48 tem o formato de um segmento de círculo, com um centro de curvatura 45*. O centro de curvatura 45* forma um pivô de ajuste virtual.
[0106] Um elemento de transmissão ajustável do tipo mostrado na figura 8C pode, por exemplo, ser usado na modalidade da figura 7.
[0107] Nas modalidades acima, o dispositivo excêntrico 21 tem uma excentricidade fixa, e um ou mais dos elementos de transmissão é/são ajustável(is). Abaixo, algumas modalidades de dispositivos excêntricos ajustáveis serão discutidas.
[0108] É possível que a transmissão compreenda um dispositivo excêntrico ajustável em vez de ou além de um ou mais elementos de transmissão ajustáveis.
[0109] O dispositivo excêntrico ajustável é conectado à peneira através de um ou mais elementos de transmissão. Esses elementos de transmissão podem ser ajustáveis ou não ajustáveis.
[0110] Em uma modalidade possível, a transmissão de uma colheitadeira de acordo com a invenção compreende um dispositivo excêntrico ajustável e somente um ou mais elementos de transmissão não ajustáveis (nenhum elemento de transmissão ajustável).
[0111] Em uma modalidade possível, a transmissão de uma colheitadeira de acordo com a invenção compreende um dispositivo excêntrico ajustável e uma combinação de elementos de transmissão ajustável e não ajustável.
[0112] Em uma modalidade possível, a transmissão de uma colheitadeira de acordo com a invenção compreende um dispositivo excêntrico ajustável e somente um ou mais elementos de transmissão ajustáveis (nenhum elemento de transmissão não ajustável).
[0113] A figura 9 mostra uma primeira modalidade de um dispositivo excêntrico ajustável 21, em vista frontal e em seção transversal.
[0114] Na modalidade da figura 9, um eixo de entrada 60 com linha central 60* é fornecido. O eixo de entrada 60 é dotado de um flange excêntrico 61. O eixo oco 62, em particular a linha central 62* do eixo oco 62, forma a saída. Um pivô de ligação (não mostrado na figura 9) conecta de modo pivotal o eixo oco 62 a um elemento de transmissão, e o eixo pivô desse pivô de ligação coincide com a linha central 62* do eixo oco 62.
[0115] Assim, nessa modalidade, a excentricidade é igual à distância entre a linha central 60* do eixo 60 e a linha central 62* do eixo oco 62.
[0116] O dispositivo excêntrico ajustável 21 compreende ainda elemento intermediário 63 e engrenagem 64. A engrenagem 64 é disposta em uma protrusão 65 do elemento intermediário 63 e engata um dente interno que é fornecido no interior do eixo oco 62. O elemento intermediário 63 é excentricamente conectado ao flange excêntrico 61. O elemento intermediário 63 é excentricamente posicionado em relação à linha central 60* do eixo de entrada 60. O eixo oco 62 é montado sobre o elemento intermediário 63.
[0117] Durante uso operacional normal da montagem de acionamento de peneira, a engrenagem 64, o elemento intermediário 63, o eixo oco 62 e o eixo de entrada 60 mantêm uma posição fixa em relação mútua. Assim, a distância entre a linha central 60* do eixo 60 e a linha central 62* do eixo oco 62 (e desse modo a excentricidade) permanece constante.
[0118] Quando a excentricidade, a distância entre a linha central 60* do eixo 60 e a linha central 62* do eixo oco 62, deve ser ajustada para ajustar o curso de peneiração ou ângulo de lançamento de peneira, a engrenagem 64 gira em torno da protrusão 65 e com o mesmo em relação ao eixo oco 62. Com o mesmo, a posição angular do eixo oco 62 em relação ao elemento intermediário 63 muda. Como a conexão entre o elemento intermediário 63 e o flange excêntrico 61 do eixo de entrada 60 permanece fixa, a excentricidade do eixo oco em relação à linha central 60* do eixo de entrada 60 muda. Com o mesmo, a distância entre a linha central 60* do eixo 60 e a linha central 62* do eixo oco 62 muda.
[0119] Devido a isso, a excentricidade do dispositivo central muda, e com o mesmo o curso de peneiração e/ou o ângulo de lançamento de peneira é ajustado.
[0120] Após o ajuste ter sido feito, a engrenagem 64, o elemento intermediário 63, o eixo oco 62 e o eixo de entrada 60 novamente mantêm uma posição fixa em relação mútua.
[0121] A figura 10 e a figura 11 mostram uma segunda modalidade de um dispositivo excêntrico ajustável 21.
[0122] Nessa modalidade, duas engrenagens 70, 71 estão presentes que estão em engate entre si. A engrenagem 70 é montada no eixo 72, engrenagem 71 é montada no eixo 73. O eixo 73 é montado excentricamente em um eixo oco 74, que estende em torno do eixo 72 sobre o qual a outra engrenagem 70 é montada. Nessa modalidade, o eixo de saída 75 é montado na engrenagem 71 que é montada excentricamente no eixo oco 74, e a entrada nessa modalidade é o eixo de entrada 72 sobre o qual a outra engrenagem 70 é montada.
[0123] O eixo de saída 75 é conectado de modo pivotal ao primeiro elemento de transmissão não ajustável 31 através do pivô de ligação 50. O primeiro elemento de transmissão não ajustável 31 é conectado de forma pivotal ao segundo elemento de transmissão não ajustável 32 através do pivô de ligação 51. O segundo elemento de transmissão não ajustável 32 é conectado de forma pivotal ao chassi de colheitadeira através do pivô de ligação 52 e à peneira 10 através do pivô de ligação 55.
[0124] Durante uso operacional normal da montagem de acionamento de peneira, as engrenagens 70, 71 mantêm uma posição angular fixa em relação mútua. Giram em torno do eixo de entrada 72 juntos, porém não giram em relação um ao outro. Durante uso operacional normal da montagem de acionamento de peneira, a engrenagem 71 gira em torno do eixo de entrada 72 e não em torno do eixo 73.
[0125] Quando o curso de peneiração deve ser ajustado, as engrenagens 70, 71 são feitas girar de certo modo uma em relação à outra. Desse modo, a distância entre o eixo de entrada 72 e o eixo de saída 75 muda, e com o mesmo a excentricidade muda.
[0126] Após o ajuste ter sido feito, as engrenagens 70, 71 novamente mantêm uma posição angular fixa em relação mútua.
[0127] A figura 10 mostra adicionalmente uma modalidade possível de um mecanismo para ajustar a posição angular relativa das engrenagens 70, 71.
[0128] Para essa finalidade, o eixo de entrada 72 foi dotado de uma primeira polia 80. Essa primeira polia 80 aciona uma segunda polia 82 através da correia 81. Opcionalmente, a primeira e segunda polia 80, 82 são polias dentadas e a correia 81 é uma correia dentada. Alternativamente, a primeira e a segunda polia 80, 82 são polias planas e a correia 81 é uma correia plana. A primeira polia 80 gira com o eixo de entrada 72.
[0129] A segunda polia 82 aciona a terceira polia 83 através do eixo 84, o acoplamento de fricção 85 e eixo 86. A terceira polia 83 aciona a quarta polia 88 através da correia 87. O acoplamento de fricção 85 compreende placas de fricção que engatam entre si para transferir a rotação do eixo 84 ao eixo 86. Opcionalmente, a terceira e quarta polia 83, 88 são polias dentadas e a correia 87 é uma correia dentada. Alternativamente, a terceira e quarta polia 83, 88 são polias planas e a correia 87 é uma correia plana. A quarta polia 88 gira com o eixo oco 74. Assim, o eixo de entrada 72 e eixo oco giram na mesma velocidade angular.
[0130] Para ajustar a excentricidade do dispositivo excêntrico 21 com o objetivo de ajustar o curso de peneiração e/ou ângulo de lançamento de peneira, as placas de fricção do acoplamento de fricção 85 são separadas, assim o eixo 84 não mais é acoplado ao eixo 86. Genericamente, as placas de fricção serão somente separadas por um curto período de tempo, por exemplo, alguns segundos ou mesmo menos de um segundo. Devido a isso, o eixo de entrada 72 gira em relação ao eixo oco 74 e as engrenagens 70, 71 giram em relação mútua.
[0131] As placas de fricção são então colocadas em engate entre si novamente, o que resulta em uma posição angular relativa fixa das engrenagens 70, 71 novamente.
[0132] Em uma variante da modalidade da figura 10 e 11, um acoplamento de fricção pode ser disposto entre a primeira polia 80 e quarta polia 88. As correias 81, 87, segunda polia 82, terceira polia 83, eixos 84, 86 e acoplamento de fricção 85 podem ser então omitidos.
[0133] A figura 12 mostra uma terceira modalidade de um dispositivo excêntrico ajustável 21, na vista frontal e em perspectiva.
[0134] Na modalidade da figura 12, o eixo de entrada 90 é conectado de forma fixa ao flange 91, de modo que o flange 91 gire juntamente com o eixo de entrada 90 em torno da linha central do eixo de entrada 90. O flange 91 é conectado de forma pivotal à engrenagem 92. A engrenagem 92 é dotada de um dente em sua circunferência externa. O eixo de saída 93 é conectado de forma fixa à engrenagem 92 e conectado de forma pivotal a um elemento de transmissão (não mostrado na figura 12) através de um pivô de ligação. O eixo de saída 93 gira juntamente a engrenagem 92.
[0135] A modalidade da figura 12 compreende ainda uma engrenagem anular 94 que é dotada de dentes tanto no diâmetro interno como no diâmetro externo. A engrenagem 92 engata o dente no diâmetro interno da engrenagem anular 94.
[0136] Durante uso operacional normal, a engrenagem anular 94 é estacionária, o que significa que não gira. A engrenagem 92 gira no interior da engrenagem anular 94, quando a engrenagem 92 é acionada pelo eixo de entrada 90 e flange 91. Quando a engrenagem 92 move para a esquerda em relação ao eixo de entrada 90, o eixo de saída 95 moverá para a direita em relação ao centro de engrenagem 92, devido à rotação da engrenagem 92 que é invocada pela engrenagem anular 94. A geometria do mecanismo pode ser escolhida de tal modo que os movimentos para a esquerda e para a direita que são impostos eixo de saída equilibram entre si, assim o eixo de saída move para cima e para baixo ao longo de uma linha reta.
[0137] A modalidade da figura 12 compreende ainda uma engrenagem de ajuste 95 que é montada no eixo de ajuste 96. A engrenagem de ajuste 95 engata o dente no diâmetro externo da engrenagem anular 94. A engrenagem de ajuste 95 e eixo de ajuste 96 não giram durante uso operacional normal da montagem de acionamento de peneira.
[0138] Quando ajuste do curso de peneiração e/ou ânulo de lançamento de peneira é desejada, a engrenagem de ajuste 95 e eixo de ajuste 96 são girados, genericamente menos de 360°. A engrenagem de ajuste 95 aciona a engrenagem anular 94, que por sua vez aciona a engrenagem 92 que é fixamente conectada ao eixo de saída 93. Devido a isso, a posição do eixo de saída 93 em relação ao eixo de entrada 90 muda. Após o ajuste ser feito, a engrenagem de ajuste 95 e eixo de ajuste 96 são estacionários novamente, como também a engrenagem anular 94.
[0139] Após o ajuste, o movimento do eixo de saída 93 será diferente do que anteriormente. Por exemplo, a distância entre o ponto mais elevado atinge e o ponto mais baixo que atinge em relação ao eixo de entrada 90 será diferente. Isso influencia o curso de peneiração e/ou o ângulo de lançamento de peneira.

Claims (7)

  1. Colheitadeira que compreende um chassi de colheitadeira (1a) e uma sapata de limpeza (4) para separar grão picado de material diferente de grão,
    a dita sapata de limpeza (4) compreendendo pelo menos uma peneira (5, 6, 10) e uma montagem de acionamento de peneira associada (8),
    a dita peneira (5, 6, 10) sendo móvel pela dita montagem de acionamento de peneira (8) para executar um movimento de reciprocar peneira tendo um curso de peneiração e um ângulo de lançamento de peneira, em que a montagem de acionamento de peneira compreende:
    um acionamento giratório (11), cujo acionamento giratório (11) compreende um eixo de saída giratório (12),
    uma transmissão (20) que fornece uma conexão entre o eixo de saída giratório (12) do acionamento giratório (11) e a peneira (10), cuja transmissão (20) é adaptada para transformar um movimento rotacional do eixo de saída rotativo (12) no movimento de reciprocar peneira da peneira (10),
    cuja transmissão compreende um dispositivo excêntrico (21), um ou mais elementos de transmissão (31, 32, 33, 34, 40) e uma pluralidade de pivôs de ligação (50, 51, 52, 53, 54, 55),
    em que o dispositivo excêntrico (21) tem uma entrada que é conectada ao eixo de saída giratório (12) e uma saída que é conectada de forma pivotal a um ou mais elementos de transmissão (31, 32, 33, 34, 40) através de uma da pluralidade de pivôs de ligação (50, 51, 52, 53, 54, 55), cujo dispositivo excêntrico (21) tem uma excentricidade para induzir movimento de pelo menos um elemento de transmissão, e
    em que cada elemento de transmissão (31, 32, 33, 34, 40) é associado a pelo menos dois pivôs de ligação associados (50, 51,52, 53, 54, 55), em que cada pivô de ligação associado conecta de forma pivotal o dito elemento de transmissão com um dentre: outro elemento de transmissão de um ou mais elementos de transmissão (31, 32, 33, 34, 40), o dispositivo excêntrico (21), a peneira (10) e/ou o chassi de colheitadeira (1a),
    e em que pelo menos um elemento de transmissão é um elemento de transmissão ajustável (40) no qual a distância entre pelo menos dois pivôs de ligação associados ao dito elemento de transmissão ajustável (40) é ajustável para ajustar o curso de peneiração e/ou ângulo de lançamento de peneira,
    CARACTERIZADA pelo fato de que a transmissão (20) compreende um primeiro elemento de transmissão não ajustável (31, 41) que é conectado de forma pivotável ao dispositivo excêntrico (21), em que o primeiro elemento de transmissão não ajustável (31, 41) é adicionalmente conectado de forma pivotal ao elemento de transmissão ajustável (40), cujo elemento de transmissão ajustável (40) é adicionalmente conectado de forma pivotal ao chassi de colheitadeira (1a), e
    em que o primeiro elemento de transmissão não ajustável (31, 41) é adicionalmente conectado de forma pivotal à peneira através de pelo menos um elemento de transmissão não ajustável adicional (32, 33).
  2. Colheitadeira, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o dispositivo excêntrico (21) compreende um disco excêntrico (22), e o primeiro elemento de transmissão não ajustável (41) compreende um elemento externo (42) que se estende em torno do dito disco excêntrico (22),
    cujo elemento externo (42) é adicionalmente conectado de forma pivotal ao elemento de transmissão ajustável (40) e também conectado de forma pivotal a pelo menos um dos elementos de transmissão não ajustável adicionais (32, 33) que conectam de forma pivotal o primeiro elemento de transmissão não ajustável à peneira.
  3. Colheitadeira, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o elemento de transmissão ajustável (40) compreende uma unidade de ajuste para ajustar a distância entre pelo menos dois pivôs de ligação associados ao dito elemento de transmissão ajustável.
  4. Colheitadeira, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADA pelo fato de que a unidade de ajuste compreende um atuador linear.
  5. Colheitadeira, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 4, CARACTERIZADA pelo fato de que a unidade de ajuste compreende um primeiro segmento de elo (46), um segundo segmento de elo (47) e um pivô de ajuste (45) que conecta o primeiro segmento de elo (46) com o segundo segmento de elo (47), cujo pivô de ajuste permite que o primeiro segmento de elo (46) e o segundo segmento de elo (47) pivotem em relação um ao outro quando o ajuste da distância entre pelo menos dois pivôs de ligação associados ao elemento de transmissão ajustável é feito.
  6. Colheitadeira, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 5, CARACTERIZADA pelo fato de que a unidade de ajuste compreende um dispositivo de travamento (44) que é adaptado para travar a distância entre pelo menos dois pivôs de ligação associados ao elemento de transmissão de ajuste.
  7. Colheitadeira, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADA pelo fato de que o dispositivo excêntrico compreende um disco excêntrico (22) e/ou uma manivela (25).
BR102015015414-3A 2015-06-25 2015-06-25 colheitadeira BR102015015414B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102015015414-3A BR102015015414B1 (pt) 2015-06-25 2015-06-25 colheitadeira

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102015015414-3A BR102015015414B1 (pt) 2015-06-25 2015-06-25 colheitadeira

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102015015414A8 BR102015015414A8 (pt) 2018-02-27
BR102015015414B1 true BR102015015414B1 (pt) 2021-04-06

Family

ID=62043426

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015015414-3A BR102015015414B1 (pt) 2015-06-25 2015-06-25 colheitadeira

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102015015414B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR102015015414A8 (pt) 2018-02-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102015008935B1 (pt) colheitadeira combinada com sapata de limpeza de curso variável
US8827782B2 (en) Auger drive coupler assembly having a friction clutch for a combine harvester
US9622415B2 (en) Cleaning system for a combine harvester with an eccentric sieve drive
BR112019020738A2 (pt) sistema de ajuste para grades tipo palheta de uma colheitadeira agrícola
RU2661403C2 (ru) Выполненная в виде ременной передачи система привода самоходного зерноуборочного комбайна
BR102016020716A2 (pt) sapata de limpeza para uma máquina agrícola, e, máquina de colheita agrícola
BR102017005704A2 (pt) Agricultural harvest
BR102016009856B1 (pt) Colheitadeira agrícola
US10575468B2 (en) Apparatus for setting concave clearance and pinch point in a combine harvester
BE1021871B1 (nl) Maaidorser.
BR102016015254A2 (pt) Combined harvest?
BR102013023744B1 (pt) colhedora combinada
BR102015015414B1 (pt) colheitadeira
BR102015015414A2 (pt) Combined harvest with variable course cleaning shoe
BR102015008822B1 (pt) seção de limpeza de uma colheitadeira agrícola e método de alteração de um comprimento de um curso experimentado
US1808785A (en) Thrashing machine
RU2314673C2 (ru) Жалюзийное решето очистки
BR102019013372A2 (pt) Ciclone com turbinas para colheitadeira de sementes de capim ou congênere
RU2677352C1 (ru) Очистка зерноуборочного комбайна
RU2003125502A (ru) Зерноуборочный комбайн
US187607A (en) Improvement in thrashing-machines
RU2788345C1 (ru) Молотильно-сепарирующее устройство зерноуборочного комбайна
US91412A (en) Ublitjs bcbkholbek
BR102023010242A2 (pt) Conjunto de limpeza para uma colhedora combinada
US165931A (en) Improvement in grain-separators

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B03H Publication of an application: rectification [chapter 3.8 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/06/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.