BR102014029664A2 - sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico - Google Patents

sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico Download PDF

Info

Publication number
BR102014029664A2
BR102014029664A2 BR102014029664A BR102014029664A BR102014029664A2 BR 102014029664 A2 BR102014029664 A2 BR 102014029664A2 BR 102014029664 A BR102014029664 A BR 102014029664A BR 102014029664 A BR102014029664 A BR 102014029664A BR 102014029664 A2 BR102014029664 A2 BR 102014029664A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
electrical
electric charge
mobile electric
mobile
energizing system
Prior art date
Application number
BR102014029664A
Other languages
English (en)
Inventor
Mariana Vilela Martins
Phabio Junckes Setubal
Rodrigo Santos Rengel
Original Assignee
Whirlpool Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Whirlpool Sa filed Critical Whirlpool Sa
Priority to BR102014029664A priority Critical patent/BR102014029664A2/pt
Publication of BR102014029664A2 publication Critical patent/BR102014029664A2/pt

Links

Landscapes

  • Power-Operated Mechanisms For Wings (AREA)

Abstract

sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico. a presente invenção pertence ao campo tecnológico de sistemas eletrônicos aplicados em eletrodomésticos. problema a ser resolvido: atualmente, a detecção da presença ou aproximação de componentes móveis (portas, gavetas, prateleiras, dentre outros) é realizada por sistemas eletromecânicos que incluem pelo menos um interruptor e/ou uma chave de contato em geral (micro switch), o qual é acionado por contato físico desencadeado, de forma direta ou indireta, pelo próprio componente móvel. resolução do problema: é revelado um circuito de detecção de componentes móveis integrado ao sistema de energização de carga elétrica móvel (aquecedores elétricos, dentre outros). para tanto, um meio de mensuração de grandezas elétricas (amperímetro, voltímetro, ohmímetro, dentre outros) é adicionado ao referido sistema de energização de carga elétrica móvel. considerando que o fechamento do componente móvel gera uma variação em pelo menos uma grandeza elétrica existente no circuito elétrico definido entre a central eletrônica do refrigerador e a carga elétrica móvel do componente móvel, basta que o referido meio de mensuração de grandezas elétricas seja excitável a partir da variação de pelo menos uma grandeza elétrica existente no circuito elétrico definido entre a central eletrônica do refrigerador e a carga elétrica móvel do componente móvel.

Description

“SISTEMA DE ENERGIZAÇÃO DE CARGA ELÉTRICA MÓVEL APLICADO EM ELETRODOMÉSTICO” Campo da Invenção [0001] A invenção em questão refere-se a um sistema de energização de cargas móveis aplicado em eletrodomésticos, incluindo um circuito de detecção de componente móvel e, mais particularmente, incluindo um circuito de detecção de componente móvel provido de uma carga elétrica móvel energizada pelo referido sistema.
[0002] Preferencialmente, mas não limitativamente, a invenção em questão compreende um sistema de energização de carga elétrica móvel - como, por exemplo, uma resistência elétrica ou uma interface de acionamento que, disposta em um componente móvel de um eletrodoméstico, como por exemplo, uma porta, uma prateleira ou uma gaveta - que inclui ainda um circuito capaz de detectar a presença do referido componente móvel sem que a energização da carga elétrica móvel seja afetada.
Fundamentos da Invenção [0003] Como é do conhecimento dos técnicos versados no assunto, eletrodomésticos em geral compreendem pelo menos um componente móvel, o qual pode ser manipulado através da interação de um usuário.
[0004] No caso de refrigeradores e eletrodomésticos congêneres, portas, gavetas, prateleiras, formas de gelo, dentre outros, podem ser considerados componentes móveis, no caso de lavadoras e eletrodomésticas congêneres, tampas, filtros, cestos, dentre outros, podem ser considerados componentes móveis, e no caso de equipamentos de cocção, portas, prateleiras, alguns tipos de fontes ou componentes de aquecimento, dentre outros, podem ser considerados componentes móveis.
[0005] Neste sentido, é notório verificar que o atual estado da técnica compreende uma pluralidade de soluções dedicadas à detecção da presença ou aproximação destes componentes móveis. Em linhas gerais, as informações referentes à detecção da presença ou aproximação de um componente móvel podem ser utilizadas para os mais diversos fins, incluindo desde o acionamento de um sistema de segurança (desacionamento de funções operacionais, como ocorre em lavadoras) até o acionamento de sistemas de travamento (acionamento de pressurização da câmara de refrigeração, como ocorre em refrigeradores).
[0006] A grande maioria das soluções dedicadas à detecção da presença ou aproximação de componentes móveis, em eletrodomésticos, compreende uma construção que envolve, via de regra, interruptores e chaves de contato em geral (micro switch), os quais são acionados por contato físico do próprio componente móvel. Vale destacar que o atual estado da técnica compreende também uma infinidade de concretizações de interruptores e chaves de contato em geral utilizados em eletrodomésticos, para a detecção da presença (do fechamento ou da abertura de uma porta, em especial) de componentes móveis.
[0007] Por outro lado, e ainda de acordo com os ensinamentos definidos no atual estado da técnica, apenas alguns dos componentes móveis de eletrodomésticos compreendem uma carga elétrica móvel que requer energização elétrica. Isto porque, de forma mais simplista, as cargas que requerem energização elétrica são dispostas no corpo fixo do referido eletrodoméstico.
[0008] Um exemplo de carga elétrica móvel, que disposta em um componente móvel, requer energização elétrica, é descrita no documento patentário US3939666, o qual se refere a uma estrutura de vedação entre duas portas verticais de uma mesma câmara de refrigeração, ou mullion, provida de pelo menos um meio de aquecimento. Neste exemplo, a referida estrutura de vedação, ou mullion, encontra-se anexada em um dentre as duas portas verticais, e prevê, em seu interior, uma resistência elétrica que, energizada por uma fonte elétrica disposta no interior do refrigerador, tem por objetivo impedir a condensação da umidade do ar nas interfaces de vedação.
[0009] Muito embora o atual estado da técnica já compreenda inúmeras soluções dedicadas à detecção da presença ou aproximação destes componentes móveis e inúmeras soluções dedicadas à energização de cargas móveis dispostas em componentes móveis, é possível verificar que inexistem soluções aplicadas em eletrodomésticos que exploram a possível interdependência entre um sistema de energização de cargas móveis e um circuito de detecção de componentes móveis, e é com base neste cenário que surge a invenção em questão.
Objetivos da invenção [0010] Portanto, é um dos objetivos da invenção em questão revelar um sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico, incluindo circuito de detecção de componente móvel, onde a interdependência entre ambos possibilita a não utilização de interruptores e chaves de contato em geral {micro switch) para a detecção da presença ou aproximação destes componentes móveis.
[0011] Sendo assim, é um dos objetivos da invenção em questão desenvolver um eletrodoméstico isento de interruptores e chaves de contato em geral (micro switch), mas ainda sim capaz de compreender meios de detecção da presença ou aproximação destes componentes móveis.
[0012] Mais particularmente, é um dos objetivos da invenção em questão que sistemas gerais do eletrodoméstico (sistema de iluminação, sistema de travamento, dentre outros) sejam acionados, de forma direta ou indireta, sem a necessidade de interruptores e chaves de contato em geral (micro switch), através do circuito de detecção de componente móvel presente no sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico.
Sumário da Invenção [0013] Todos os objetivos da invenção em questão são alcançados por meios do sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico, objeto da invenção em questão.
[0014] Para tanto, o eletrodoméstico compreende pelo menos uma estrutura fixa e pelo menos um componente móvel, sendo que a estrutura fixa do eletrodoméstico compreendendo pelo menos uma interface de conexão elétrica e o componente móvel do eletrodoméstico compreendendo pelo menos uma interface de conexão elétrica e pelo menos uma carga elétrica móvel.
[0015] O sistema de energização de carga elétrica móvel propriamente dito compreende pelo menos uma central eletrônica hábil de energizar pelo menos uma carga elétrica móvel contida no componente móvel a partir conexão elétrica entre as referidas interfaces de conexão elétrica.
[0016] De acordo com a invenção em questão, o sistema de energização de carga elétrica móvel compreende ainda pelo menos um meio de mensuração de grandezas elétricas disposto em pelo menos um trecho do circuito elétrico definido entre a central eletrônica e a carga elétrica móvel, o qual é sendo excitável por pelo menos uma grandeza elétrica existente no circuito elétrico definido entre a central eletrônica e a carga elétrica móvel. Em linhas gerais, o estado do componente móvel, em relação à estrutura fixa, sendo estimado com base na grandeza elétrica mensurada pelo meio de mensuração de grandezas elétricas.
[0017] Em linhas gerais, o meio de mensuração de grandezas elétricas pode compreender um circuito análogo a um amperímetro (excitável a partir da variação da corrente elétrica que circula pelo circuito elétrico definido entre a central eletrônica e a carga elétrica móvel), um circuito análogo a um voltímetro (excitável a partir da variação da tensão elétrica aplicada à carga elétrica móvel), ou ainda, circuito análogo a um ohmímetro (excitável a partir da variação da resistência elétrica do circuito elétrico definido entre a central eletrônica e a carga elétrica móvel).
[0018] Neste sentido, o meio de mensuração de grandezas elétricas pode compreender pelo menos um módulo de saída de sinais hábil de enviar informações sobre a ocorrência de variação de pelo menos uma grandeza elétrica existente no circuito elétrico definido entre a central eletrônica e a carga elétrica móvel à referida central eletrônica, ou ainda, um módulo de saída de sinais hábil de enviar informações sobre a ocorrência de variação de pelo menos uma grandeza elétrica existente no circuito elétrico definido entre a central eletrônica e a carga elétrica móvel à pelo menos um módulo de comando/acionamento adicional.
[0019] As interfaces de conexão elétrica podem, por sua vez, compreender conectores incluindo pelo menos uma porção metálica (conectores macho-fêmea incluindo pelo menos uma porção metálica) ou placas metálicas.
[0020] De acordo com a invenção em questão, o estado do componente móvel, em relação à estrutura fixa, pode ser estimado com base na variação do valor da grandeza elétrica mensurada pelo meio de mensuração de grandezas elétricas, com base na verificação da ocorrência de pelo menos um pico na grandeza elétrica mensurada pelo meio de mensuração de grandezas elétricas, ou ainda, com base na manutenção do valor da grandeza elétrica mensurada pelo meio de mensuração de grandezas elétricas.
[0021] Por último, vale ainda citar que de forma preferencial, o sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico compreende ainda pelo menos uma resistência elétrica eletricamente associada em paralelo à carga elétrica móvel.
Descrição Resumida dos Desenhos [0022] A invenção em questão é pormenorizadamente detalhada com base nas figuras abaixo listadas, as quais: [0023] A figura 1 ilustra, de forma esquemática, um eletrodoméstico incluindo o sistema de energização de carga elétrica móvel com circuito de detecção de componente móvel; na figura em questão, o componente móvel do eletrodoméstico encontra-se afastado de seu referencial de encaixe e/ou acoplamento;
[0024] A figura 2 ilustra, de forma esquemática, um eletrodoméstico incluindo o sistema de energização de carga elétrica móvel com circuito de detecção de componente móvel; na figura em questão, o componente móvel do eletrodoméstico encontra-se encaixado/acoplado ao seu referencial de encaixe e/ou acoplamento; e [0025] A figura 2 ilustra, de forma esquemática, parte de um eletrodoméstico incluindo o sistema de energização de carga elétrica móvel com circuito de detecção de componente móvel; na figura em questão é ilustrada a existência de uma componente elétrico adicional.
Descrição Detalhada da Invenção [0026] Como é do conhecimento dos técnicos versados no assunto, já são existentes eletrodomésticos compreendendo cargas elétricas (nomenclatura utilizada para componente que elétrico que demanda e consumo potência elétrica) dispostas no interior ou junto a um componente móvel. A invenção em questão destina-se exatamente a este tipo de eletrodo.
[0027] Mais particularmente, a invenção destina-se a eletrodomésticos cujo funcionamento/energização da carga elétrica móvel é interdependente ao posicionamento do componente móvel em relação a um referencial fixo, como por exemplo, um eletrodoméstico que, incluindo uma carga elétrica móvel em uma de suas portas, só é capaz de acionar a referida carga elétrica móvel quando a porta é fechada.
[0028] Neste sentido, é o maior mérito da invenção em questão utilizar o já existente sistema de energização de carga elétrica móvel para realizar a detecção da alteração da posição do referido componente móvel em relação a um referencial fixo. Assim, e de acordo com a aplicação preferencial da invenção em questão, é almejado verificar a abertura e/ou fechamento da porta de um refrigerador por meio do sistema de energização de carga elétrica móvel, sendo que para tanto, basta incluir um circuito ou componente eletricamente excitável à energização ou desenergização da citada carga elétrica móvel.
[0029] De acordo com a concretização preferencial da invenção em questão, conforme ilustrado nas figuras 1 e 2, o eletrodoméstico compreende pelo menos uma estrutura fixa 1 e um componente móvel 2. Neste caso, gabinete é considerado a estrutura fixa 1 e uma porta é considerada o componente móvel 2.
[0030] A estrutura fixa 1 (gabinete) compreende, dentre outros elementos, uma interface de conexão elétrica 31.
[0031] O componente móvel 2 (porta) compreende, por sua vez, uma interface de conexão elétrica 32 e uma carga elétrica móvel 21, a qual é energizada pela central eletrônica 5.
[0032] A referida central eletrônica 5 (energizada por uma fonte de tensão elétrica 6), a qual compreende uma central eletrônica equivalente às centrais eletrônicas congêneres já conhecidas pelos técnicos no assunto, é hábil de energiza a carga elétrica móvel 21 contida no componente móvel 2 apenas quando existe conexão elétrica entre as referidas interfaces de conexão elétrica 31 e 32, ou seja, apenas quando o componente móvel 2 (porta) está suficientemente próximo da estrutura fixa 1 (gabinete) de modo a haver contato elétrico entre as referidas interfaces de conexão elétrica 31 e 32.
[0033] Em linhas gerais, e de forma não limitativa, as interfaces de conexão elétrica 31 e 32 podem compreender deste conectores incluindo pelo menos uma porção metálica (conectores macho-fêmea) até simples placas metálicas. A ideia geral é que o contato entre as citadas interfaces de conexão elétrica 31 e 32 possibilite a existência de um circuito elétrico definido entre a central eletrônica 5 e a carga elétrica móvel 21, permitindo que a referida central eletrônica 5 energize a carga elétrica móvel 21 quanto a porta do gabinete for fechada e, em contrapartida, desenergizando a carga elétrica móvel 21 quanto a porta do gabinete for aberta.
[0034] Toda a concretização até o momento descrita já consta no atual estado da técnica.
[0035] Assim, o ineditismo da invenção em questão consiste no fato o referido sistema de energização de carga elétrica móvel compreende pelo menos um meio de mensuração de grandezas elétricas 4 que, disposto em pelo menos um trecho do circuito elétrico definido entre a central eletrônica 5 e a carga elétrica móvel 21, é excitável a partir da variação de pelo menos uma grandeza elétrica 7 existente no circuito elétrico definido entre a central eletrônica 5 e a carga elétrica móvel 21.
[0036] O referido meio de mensuração de grandezas elétricas 4 pode compreender um circuito análogo a um amperímetro (excitável a partir da variação da corrente elétrica que circula pelo circuito elétrico definido entre a central eletrônica 5 e a carga elétrica móvel 21), circuito análogo a um voltímetro (excitável a partir da variação da tensão elétrica aplicada à carga elétrica móvel 21), ou ainda, um circuito análogo a um ohmímetro (excitável a partir da variação da resistência elétrica do circuito elétrico definido entre a central eletrônica 5 e a carga elétrica móvel 21).
[0037] Independentemente de sua concretização elétrica (que não compreende, para todos os efeitos, o núcleo da invenção em questão), o meio de mensuração de grandezas elétricas 4 compreende ainda pelo menos um módulo de saída de sinais hábil de enviar informações sobre a ocorrência de variação de pelo menos uma grandeza elétrica existente no circuito elétrico definido entre a central eletrônica 5 e a carga elétrica móvel 21. Tais sinais de saída, que podem compreender um simples pulso elétrico, ou um sinal mais complexo, pode ser enviado à própria central eletrônica 5 e/ou a um módulo de comando/acionamento adicional.
[0038] Assim, e com base nos detalhes acima explanados, pode-se resumir a invenção da seguinte forma: Sabe-se que em eletrodomésticos que incluem cargas elétricas em um de seus componentes móveis, o acionamento/desacionamento da referida carga elétrica (que ocorre apenas quando o componente móvel se aproxima/desaproxima de um referencial fixo) gera, de forma intrínseca, uma variação de grandezas elétricas no circuito de energização (alimentação elétrica).
[0039] Caso a porta seja mantida aberta ou fechada, as grandezas elétricas do referido circuito de energização (que envolvem, em linhas gerais, a central eletrônica 5, as interfaces de conexão elétrica 31 e 32, e a carga elétrica móvel 21) tendem a permanecerem constantes. No entanto, e durante a mudança de estado da referida porta - de aberta para fechada, ou de fechada para aberta -, as grandezas elétricas do referido circuito de energização tendem a sofrer uma brusca e mudança.
[0040] Como o meio de mensuração de grandezas elétricas 4 é excitável por estas mudança, é correto afirmar que o mesmo “percebe” quando a porta é aberta ou fechada, sendo possível utilizar esta “percepção” para verificar alteração do estado da porta.
[0041] No contexto da invenção em questão, é importante enfatizar que a expressão “estado da porta” ou “estado do componente móvel 2 (em relação à estrutura fixa 1) refere-se ao posicionamento da porta (componente móvel 2). Assim, é esperado que a porta (componente móvel 2).
[0042] Assim, quando se afirma que o estado do componente móvel 2, em relação à estrutura fixa 1, é estimado com base na grandeza elétrica 7 mensurada pelo meio de mensuração de grandezas elétricas 4, almeja-se dizer que a (variação de valor, ocorrência de pico, ou manutenção de valor) grandeza elétrica 7 mensurada pelo meio de mensuração de grandezas elétricas 4 possibilita verificar se o componente móvel 2 está em estado “aberto” (vide figura 1) ou em estado “fechado” (vide figura 2).
[0043] Adicionalmente, e considerando que o meio de mensuração de grandezas elétricas 4 pode compreender um amperímetro, um voltímetro ou um ohmímetro, é possível também, além de constatar a mera alteração do estado da porta em função da alteração de grandezas elétricas, constatar o atual estado da porta (aberta ou fechada) através da mera verificação destas grandezas elétricas.
[0044] Desta forma, e conforme ilustrado na figura 1, a porta aberta (componente móvel 2 distante da estrutura fixa 1) define um circuito elétrico aberto, onde a tensão elétrica e corrente elétrica tendem a zero, e a resistência elétrica tende ao infinito. Por outro lado, e conforme ilustrado na figura 1, a porta fechada (componente móvel 2 junto à estrutura fixa 1) define um circuito elétrico fechado, onde a tensão elétrica e corrente elétrica assumem valores positivos, e a resistência elétrica tende à zero.
[0045] Com base nestas lógicas predefinidas, e conhecendo o tipo do meio de mensuração de grandezas elétricas 4, é possível constatar se a porta está aberta ou fechada.
[0046] Evidentemente, o meio de mensuração de grandezas elétricas 4 compreende ainda pelo menos um módulo de saída de sinais, o qual é utilizado para comunicar a “leitura” que o mesmo faz para algum sistema que, com base nesta informação, executa uma ou outra função. Em um exemplo clássico, quando a porta é aberta (componente móvel 2 distante da estrutura fixa 1) o meio de mensuração de grandezas elétricas 4 gera e envia um “sinal de porta aberta” à central eletrônica 5, a qual aciona um sistema de iluminação (não ilustrado).
[0047] Vale enfatizar que não é o núcleo inventivo da invenção em questão definir protocolos de comunicação entre o meio de mensuração de grandezas elétricas 4 e demais módulos de acionamento, ou ainda, definir quais são as ações a serem tomadas a partir da constatação de “porta aberta” e/ou “porta fechada”.
[0048] Adicionalmente, e conforme ilustrado na figura 3, o referido sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico, compreende ainda uma resistência elétrica 8 eletricamente associada em paralelo à carga elétrica móvel 21, A referida resistência elétrica 8 atua como uma espécie de componente de “segurança” em casos onde a citada carga elétrica móvel 21 apresenta mau funcionamento (quando a carga elétrica móvel “queima”).
[0049] Nesta eventualidade, é a resistência elétrica 8 que permite que alteração do estado do componente móvel 2 continue gerando uma variação na grandeza elétrica 7 (existente no circuito elétrico definido entre a central eletrônica 5 e a carga elétrica móvel 21) a ser lida pelo meio de mensuração de grandezas elétricas 4.
[0050] Sem a adição da resistência elétrica 8, a “queima” da carga elétrica móvel 21 implicaria na interrupção do circuito elétrico definido entre a central eletrônica 5 e a carga elétrica móvel 21, e na consequente não variação na grandeza elétrica 7. No entanto, a citada resistência elétrica 8 tende a atuar, na eventual “queima” da carga elétrica móvel 21, como uma “carga elétrica reserva” a qual, mesmo não atingindo os objetivos específicos da citada carga elétrica móvel 21 é suficiente para manter a continuidade elétrica ente as interfaces de conexão elétrica 31 e 32 (quando o componente móvel 2 está junto à estrutura fixa 1).
[0051] Evidente, e como é do conhecimento dos técnicos versados no assunto, a resistência elétrica 8, para que não prejudique o funcionamento normal da carga elétrica móvel 21, deve apresentar um valor de resistência elétrica extremamente superior em relação ao calor de resistência elétrica da carga elétrica móvel 21.
[0052] Novamente, o mérito da invenção em questão consiste no fato de apresentar um eletrodoméstico que, isento de interruptores e chaves de contato em geral (micro switch) de verificação de estado de porta, utiliza o já existente sistema de energização de carga elétrica móvel para uma nova função: verificar a condição de um componente móvel 2 em relação a uma estrutura fixa 1.

Claims (16)

1. Sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico, onde: o eletrodoméstico compreende pelo menos uma estrutura fixa (1) e pelo menos um componente móvel (2); a referida estrutura fixa (1) do eletrodoméstico compreendendo pelo menos uma interface de conexão elétrica (31); o referido componente móvel (2) do eletrodoméstico compreendendo pelo menos uma interface de conexão elétrica (32) e pelo menos uma carga elétrica móvel (21); o sistema de energização de carga elétrica móvel compreendendo pelo menos uma central eletrônica (5) hábil de energizar pelo menos uma carga elétrica móvel (21) contida no componente móvel (2) a partir conexão elétrica entre as referidas interfaces de conexão elétrica (31 e 32); o sistema de energização de carga elétrica móvel sendo especialmente caracterizado pelo fato de compreender ainda pelo menos um meio de mensuração de grandezas elétricas (4) disposto em pelo menos um trecho do circuito elétrico definido entre a central eletrônica (5) e a carga elétrica móvel (21); o referido meio de mensuração de grandezas elétricas (4) sendo excitável por pelo menos uma grandeza elétrica (7) existente no circuito elétrico definido entre a central eletrônica (5) e a carga elétrica móvel (21); e o estado do componente móvel (2), em relação à estrutura fixa (1), sendo estimado com base na grandeza elétrica (7) mensurada pelo meio de mensuração de grandezas elétricas (4).
2. Sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o meio de mensuração de grandezas elétricas (4) compreende um circuito análogo a um amperímetro.
3. Sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o referido meio de mensuração de grandezas elétricas (4) é excitável a partir da variação da corrente elétrica que circula pelo circuito elétrico definido entre a central eletrônica (5) e a carga elétrica móvel (21).
4. Sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o meio de mensuração de grandezas elétricas (4) compreende um circuito análogo a um voltímetro.
5. Sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o referido meio de mensuração de grandezas elétricas (4) é excitável a partir da variação da tensão elétrica aplicada à carga elétrica móvel (21).
6. Sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o meio de mensuração de grandezas elétricas (4) compreende um circuito análogo a um ohmímetro.
7. Sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o referido meio de mensuração de grandezas elétricas (4) é excitável a partir da variação da resistência elétrica do circuito elétrico definido entre a central eletrônica (5) e a carga elétrica móvel (21).
8. Sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o meio de mensuração de grandezas elétricas (4) compreende pelo menos um módulo de saída de sinais hábil de enviar informações sobre a ocorrência de variação de pelo menos uma grandeza elétrica existente no circuito elétrico definido entre a central eletrônica (5) e a carga elétrica móvel (21) à referida central eletrônica (5).
9. Sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o meio de mensuração de grandezas elétricas (4) compreende pelo menos um módulo de saída de sinais hábil de enviar informações sobre a ocorrência de variação de pelo menos uma grandeza elétrica existente no circuito elétrico definido entre a central eletrônica (5) e a carga elétrica móvel (21) à pelo menos um módulo de comando/acionamento adicional.
10. Sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as interfaces de conexão elétrica (31 e 32) compreendem conectores incluindo pelo menos uma porção metálica.
11. Sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que as interfaces de conexão elétrica (31 e 32) compreendem conectores macho-fêmea incluindo pelo menos uma porção metálica.
12. Sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as interfaces de conexão elétrica (31 e 32) compreendem placas metálicas.
13. Sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o estado do componente móvel (2), em relação à estrutura fixa (1), é estimado com base na variação do valor da grandeza elétrica (7) mensurada pelo meio de mensuração de grandezas elétricas (4).
14. Sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o estado do componente móvel (2), em relação à estrutura fixa (1), é estimado com base na verificação da ocorrência de pelo menos um pico na grandeza elétrica (7) mensurada pelo meio de mensuração de grandezas elétricas (4).
15. Sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o estado do componente móvel (2), em relação à estrutura fixa (1), é estimado com base na manutenção do valor da grandeza elétrica (7) mensurada pelo meio de mensuração de grandezas elétricas (4).
16. Sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender ainda pelo menos uma resistência elétrica (8) eletricamente associada em paralelo à carga elétrica móvel (21).
BR102014029664A 2014-11-27 2014-11-27 sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico BR102014029664A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102014029664A BR102014029664A2 (pt) 2014-11-27 2014-11-27 sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102014029664A BR102014029664A2 (pt) 2014-11-27 2014-11-27 sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102014029664A2 true BR102014029664A2 (pt) 2016-06-28

Family

ID=56139185

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102014029664A BR102014029664A2 (pt) 2014-11-27 2014-11-27 sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102014029664A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN103900342B (zh) 风门闭合到位检测装置及制冷装置
US9595846B2 (en) Automatic transfer switch
US8564158B2 (en) Appliance having user detection functionality for controlling operation thereof
US8421275B2 (en) Apparatus for providing zero standby power control in an appliance
CN102906511B (zh) 监视电器的加热电路中的故障
CN106163361A (zh) 用于家用电器的门锁定装置
ES2895438T3 (es) Control inalámbrico y monitorización de estado para barbacoa eléctrica con circuitería de protección de corriente
CN103003483B (zh) 具有用于家用电器的监视装置的加热电路
CN210442446U (zh) 用于家用电器门的检测电路模块
US20160054369A1 (en) Method and Circuit for Determining Dispersion of Electric Power Towards Ground In Electric Appliances
CN204028250U (zh) 冰箱性能检测设备
EP2733449A3 (en) Household Appliance with a Detection System for an Ambient Condition
CN106165045A (zh) 用于家用电器的门锁定装置
TR201611518A2 (tr) Sebt günü moduna sahi̇p buzdolabi
BR102014029664A2 (pt) sistema de energização de carga elétrica móvel aplicado em eletrodoméstico
US20140000665A1 (en) Dishwasher appliance with low voltage electrical components
US20170052515A1 (en) System for appliance auto restart after a power supply line interrupt
US11320153B2 (en) System and method for selectively covering an appliance
CN106052267A (zh) 冰箱门体的开闭控制方法与冰箱
WO2017149367A1 (en) Multiple input power control system and power outlet device
JP2005174058A (ja) 家庭内情報システム
US10934654B1 (en) Relay monitor circuit and secondary relay control for an appliance
CN209248045U (zh) 进风口堵塞检测装置和电磁炉
CN107861701A (zh) 一种电器设备多面显示控制方法及电器设备
US10760829B2 (en) Appliance with high capacity capacitor

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired