BR102014002233A2 - Design de lente assimétrica e método para prevenir e/ou desacelerar a progressão da miopia - Google Patents

Design de lente assimétrica e método para prevenir e/ou desacelerar a progressão da miopia Download PDF

Info

Publication number
BR102014002233A2
BR102014002233A2 BR102014002233-3A BR102014002233A BR102014002233A2 BR 102014002233 A2 BR102014002233 A2 BR 102014002233A2 BR 102014002233 A BR102014002233 A BR 102014002233A BR 102014002233 A2 BR102014002233 A2 BR 102014002233A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
myopia
progression
eye
retarding
preventing
Prior art date
Application number
BR102014002233-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Xin Wei
Noel A Brennan
Khaled A Chehab
Jeffrey H Roffman
C Benjamin Wooley
Original Assignee
Johnson & Johnson Vision Care
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Johnson & Johnson Vision Care filed Critical Johnson & Johnson Vision Care
Publication of BR102014002233A2 publication Critical patent/BR102014002233A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/04Contact lenses for the eyes
    • G02C7/041Contact lenses for the eyes bifocal; multifocal
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/06Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses bifocal; multifocal ; progressive
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/04Contact lenses for the eyes
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C2202/00Generic optical aspects applicable to one or more of the subgroups of G02C7/00
    • G02C2202/24Myopia progression prevention

Abstract

RESUMO Patente de Invenção: "DESIGN DE LENTE ASSIMÉTRICA E MÉTODO PARA PREVENIR E/OU DESACELERAR A PROGRESSÃO DA MIOPIA". A presente invenção refere-se a lentes de contato que incorporam perfis de potência radial assimétricos que aumentam a potência dióptrica radial do centro até a margem da zona óptica das lentes e podem ser utilizadas para prevenir e/ou desacelerar a progressão da miopia. Os perfis de potência variam ao longo de diferentes meridianos.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DESIGN DE LENTE ASSIMÉTRICA E MÉTODO PARA PREVENIR E/OU DESACELERAR A PROGRESSÃO DA MIOPIA".
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO 1. Campo da invenção
A presente invenção refere-se a lentes oftálmicas, e mais particularmente, a lentes de contato projetadas para desacelerar, retardar ou prevenir a progressão da miopia. As lentes oftálmicas da presente invenção compreendem perfis de potência radial assimétricos que 10 aumentam a potência dióptrica radial do centro até a margem da zona óptica das lentes para prevenir e/ou desacelerar a progressão da miopia.
2. Discussão da Técnica Relacionada
Condições comuns que levam à acuidade visual reduzida são miopia e hipermetropia, para as quais as lentes corretivas na forma de 15 óculos, ou lentes de contato rígidas ou gelatinosas, são prescritas. As condições são geralmente descritas como o desequilíbrio entre o comprimento do olho e o foco dos elementos ópticos do olho, olhos com miopia focando em frente ao plano retinal e olhos com hipermetropia focando atrás do plano retinal. A miopia tipicamente se desenvolve porque 20 o comprimento axial do olho cresce e se torna mais longo do que o comprimento focal dos componentes ópticos do olho, isto é, o olho se torna muito alongado. A hipermetropia tipicamente se desenvolve porque o comprimento axial do olho é muito curto comparado ao comprimento focal dos componentes ópticos do olho, isto é, o olho não cresce o suficiente.
A miopia tem uma alta taxa de prevalência em muitas regiões
do mundo. De maior preocupação com essa condição é a possível progressão para miopia alta, por exemplo maior do que cinco (5) dióptros, o que dramaticamente afeta a habilidade da pessoa de funcionar sem auxílios ópticos. A miopia alta é também associada com um risco aumentado de doença retinal, catarata, e glaucoma.
Lentes corretivas são utilizadas para alterar o foco bruto do olho para proporcionar uma imagem mais nítida no plano retinal, pelo deslocamento do foco da frente do plano para corrigir miopia, ou de trás do plano para corrigir hipermetropia, respectivamente. No entanto, a abordagem corretiva para as condições não aborda a causa da condição, mas é meramente prostética ou sintomática.
A maioria dos olhos não tem simples miopia ou hipermetropia, mas
tem astigmatismo miópico ou astigmatismo hipermetrópico. Erros astigmáticos de foco fazem com que a imagem de uma fonte de ponto de Iuz se forme como duas linhas mutuamente perpendiculares em diferentes distâncias focais. Em uma discussão anteriormente mencionada, os termos miopia e hipermetropia 10 são utilizados para incluir miopia simples ou astigmatismo miópico e hipermetropia e astigmatismo hipermetrópico respectivamente.
A emetropia descreve o estado de visão nítida em que um objeto no infinito está em foco relativamente preciso com as lentes do olho relaxadas. Em olhos adultos normais ou emetrópicos, a Iuz de tanto objetos distantes quanto objetos próximos e passando pela região central ou paraxial da abertura ou pupila é focada pela lente do cristalino dentro do olho próximo ao plano retinal onde a imagem invertida é sentida. É observado, no entanto, que a maior parte dos olhos normais exibe uma aberração esférica longitudinal positiva, geralmente na região de cerca de +0,5 dióptros (D) por uma abertura de 5 mm, significando que raios passando através da abertura ou pupila em sua periferia são focadas +0,5 D na frente do plano retinal quando o olho está focado no infinito. Como utilizado aqui a medida D é a potência dióptrica, definida como o recíproco da distância focal de uma lente ou sistema óptico, em metros. Também como utilizado aqui, o termo "adicionar" deve ser definido como potência positiva adicional para auxiliar a enxergar mais nitidamente em distâncias mais próximas.
A aberração esférica do olho normal não é constante. Por exemplo, a acomodação, isto é, a alteração na potência óptica do olho derivada primariamente por mudança na lente interna do cristalino faz com que a aberração esférica se altere de positiva para negativa.
Emetropização é o processo pelo qual o crescimento do olho é autorregulado para alcançar uma combinação ótima entre o comprimento óptico e axial do olho. A emetropização é responsável pela Ieptocurtose aparente na distribuição do erro refrativo em humanos e foi demonstrado que age em vários animais para compensar os erros induzidos por deprivação visual. A miopia de início juvenil é uma forma comum de erro refrativo que se inicia na infância e progride até a metade ao final da adolescência.
Enquanto o comprimento do olho aumenta durante a vida, o crescimento é mais pronunciado durante a infância. Foi observado que a aberração esférica do olho muda com a idade em crianças (Stine, 1930; Jenkins, 1963), de aberração esférica negativa em crianças mais novas do 10 que cerca de 6 anos de idade quando focado em objetos distantes, para aberração esférica positiva a cerca de 6 a 7 anos de idade. A maioria dos adultos possui aberração esférica positiva do olho focado no infinito para o resto de suas vidas.
A patente US n° 6.045.578 apresenta um método de alterar o 15 foco do olho, que incluir modificar a aberração esférica do sistema ocular por uma direção e grau relacionados a alterar o crescimento no comprimento do olho, em outras palavras, a emetropização pode ser regulada por aberração esférica. Nesse processo, a córnea de um olho miópico é equipada com uma lente que tem sua superfície externa formada com potência dióptrica 20 crescente longe do centro da lente. Os raios de Iuz paraxiais que entram na porção central da lente são focados na retina do olho, produzindo uma imagem nítida de um objeto. Os raios de Iuz marginais que entram na porção periférica da córnea são focados em um plano entre a córnea e a retina, e produzem aberração esférica positiva da imagem na última. Essa aberração 25 esférica positiva produz um efeito fisiológico no olho que tende a inibir o crescimento do olho, assim mitigando a tendência do olho miópico de se tornar mais longo. Quanto maior a aberração esférica, mais profundo é o efeito na progressão da miopia. No entanto, aumentos na magnitude da potência de adição da lente de contato tendem a piorar a visão foveal.
Consequentemente, existe uma necessidade de melhorar a
correção da visão à distância e/ou criar uma potência de adição efetiva maior em lentes de contato que ao mesmo tempo previne e/ou desacelera a progressão da miopia pela introdução de aberração positiva enquanto mantendo boa visão foveal.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
O design da lente assimétrica da presente invenção supera as limitações da técnica anterior assegurando melhor correção da visão à distância com uma potência de adição efetiva maior nas lentes.
De acordo com um aspecto, a presente invenção é direcionada para uma lente oftálmica para ao menos um dentre desacelerar, retardar ou prevenir a progressão da miopia. A lente oftálmica compreende uma zona 10 óptica configurada com uma aberração assimétrica positiva para criar um efeito fisiológico no olho, sendo que a aberração assimétrica positiva inclui perfis de potência radial assimétricos com potência dióptrica crescente de um centro até uma margem da zona óptica e sendo que os perfis de potência radial assimétricos são variáveis ao longo de diferentes meridianos 15 radiais, e uma zona periférica envolvendo a zona óptica.
De acordo com outro aspecto, a presente invenção é direcionada a um método para ao menos um de desacelerar, retardar ou prevenir a progressão da miopia pela alteração do foco do olho por uma direção e grau para alterar o crescimento do olho. O método compreende introduzir perfis de potência 20 radial assimétricos com potência dióptrica crescente de um centro até uma margem de uma zona óptica de uma lente oftálmica e alterar os perfis de potência radial assimétricos ao longo de diferentes meridianos radiais.
A lente de contato da presente invenção é projetada com potência dióptrica crescente do centro geométrico à margem da zona óptica 25 da lente de contato, e essas potências são alteradas ao longo de diferentes meridianos. Como aqui descrito, foi demonstrado que aberração esférica positiva produz um efeito fisiológico no olho que tende a inibir o crescimento do olho, assim mitigando a tendência de o olho mióptico se tornar mais longo. O design da lente de contato da presente invenção fornece uma po30 tência de adição efetiva maior nas regiões da lente que vão tender a ter o impacto mais significante na fisiologia do olho relativa à progressão da miopia. É fato conhecido, ainda, que a aberração esférica de maior magnitude aumenta o efeito na desaceleração, retardamento ou prevenção da progressão da miopia, mas em níveis maiores, afeta negativamente a acuidade visual. Consequentemente, a presente invenção utiliza aberração assimétrica para significativamente aumentar a potência de adição efetiva en5 quanto mantém correção foveal razoavelmente boa devido ao fato de que a acuidade visual é menos sensível à aberração assimétrica. A lente da presente invenção pode também ser personalizada para alcançar tanto boa correção da visão foveal quanto maior eficácia do tratamento com base no tamanho médio da pupila dos olhos do indivíduo.
O design das lentes de contato da presente invenção fornece
um meio simples, com boa relação custo/benefício e eficaz e um método para prevenir e/ou desacelerar a taxa de progressão de miopia que está crescendo em todo o mundo.
BREVE DESCRICÀO DOS DESENHOS As características e vantagens mencionadas anteriormente
bem como outras da presente invenção serão aparentes a partir da descrição mais particular a seguir de modalidades preferenciais da invenção, conforme ilustrado nos desenhos anexados.
A figura 1 é uma ilustração diagramática de uma lente de contato e sistema óptico do olho de acordo com a técnica anterior.
As figuras 2A e 2B ilustram os perfis de potência para o primeiro design simétrico e o primeiro design assimétrico de acordo com a presente invenção.
As figuras 3A e 3B ilustram os perfis de potência para o segundo design simétrico e o segundo design simétrico de acordo com a presente invenção.
A figura 4 ilustra o perfil de potência do terceiro design assimétrico de acordo com a presente invenção.
A figura 5 ilustra o perfil de potência para este quarto design assimétrico de acordo com a presente invenção.
A figura 6A ilustra as curvas MTF para o quarto design assimétrico de acordo com a presente invenção. A figura 6B ilustra as curvas MTF para o quinto design assimétrico de acordo com a presente invenção.
A figura 7 é uma representação diagramática de uma lente de contato exemplificadora de acordo com a presente invenção.
DESCRICÀO DETALHADA DAS MODALIDADES
PREFERENCIAIS
Foi demonstrado que aberração esférica positiva produz um efeito fisiológico no olho que tende a inibir o crescimento do olho, assim mitigando a tendência do olho miópico de se tornar mais comprido. A figura 1 ilustra uma 10 lente da técnica anterior 100 que introduz aberração esférica positiva na região periférica. A córnea convexa 102 de um olho miópico 104 foi equipada com uma lente 100 que tem sua superfície interior 106 formada esfericamente e sua superfície exterior 108 formada como parte de um elipsoide que tem potência dióptrica crescente, isto é, raio de curvatura decrescente, para longe do 15 eixo 101 da lente 100 e da córnea 102, isto é, um elipsoide oblato. Os raios de Iuz paraxial 110 que entram na porção central 112 da lente 100 são focados na retina 114 do olho 104, produzindo uma imagem nítida de um objeto. Os raios de Iuz marginais 116 que entram na porção periférica 118 da lente 100 e passam para a córnea 102 são focados em um plano entre a córnea 102 e a 20 retina 114, e produzem aberração esférica positiva da imagem na última. A aberração esférica positiva produz um efeito fisiológico no olho que tende a inibir o crescimento do olho, assim mitigando a tendência do olho miópico de se tornar mais longo.
A presente invenção refere-se a um design de lente que forne25 ce uma potência de adição efetiva maior nas regiões da lente que tenderá a ter impacto mais significativo na fisiologia do olho relativa à progressão da miopia enquanto fornece uma correção da visão à distância similar ou melhor à da técnica anterior. A técnica anterior utiliza aberração esférica positiva simétrica que de fato tem efeito na progressão da miopia. É fato 30 conhecido, ainda, que aberração esférica de magnitude maior aumenta o efeito na progressão da miopia mas em níveis mais altos, afeta negativamente a acuidade visual. A presente invenção utiliza a aberração assimétrica para aumentar significativamente a potência de adição efetiva enquanto mantém correção foveal razoavelmente boa devido ao fato de que a acuidade visual é menos sensível à aberração assimétrica.
Consequentemente, a presente invenção é direcionada a um de5 sign de lente com potência dióptrica crescente do centro até a margem da zona óptica da lente e com tais perfis de potência que variam ao longo de diferentes meridianos. Em particular, para ser compatível com o tamanho da entrada da pupila para a população pediátrica, por exemplo, o diâmetro da zona óptica mencionada acima está entre 2 mm e 11 mm. Para maximizar a eficácia do 10 tratamento para desacelerar a progressão da miopia e otimizar a correção da visão foveal, a potência dióptrica diferencial entre o centro e a margem da zona óptica é de preferência entre 0,5 D e 25,0 D para diferentes meridianos.
De acordo com uma modalidade exemplificadora, os perfis de potência assimétricos podem ser descritos por
15
P(r, θ) = ΣΓ=ο Ci(0)r21 (1)
onde r representa a distância radial do centro das lentes geométricas, 2i representa graus de termos polinomiais, C , (Θ) representa o coeficiente de termos polinomiais específicos e é uma função de θ, Θ representa o ângulo entre um meridiano específico e um eixo de referência, por exemplo, o eixo x (eixo horizontal) em coordenadas cartesianas, e P (r, Θ) define a potência radial de um design óptico. É importante notar que outros perfis de potência podem ser utilizados, por exemplo funções de degrau, funções de rampa e/ou quaisquer outras curvas; no entanto, com a equação (1), C , (Θ) é manipulado ou variado para satisfazer a correção da visão e fornecer boa eficácia de tratamento para desaceleração da progressão da miopia. Para medir a correção da visão, a acuidade neural a 4,5 EP (entrada da pupila) e 6,5 EP é utilizada como determinante da qualidade da imagem retinal. Mais uma vez é importante observar que quaisquer outros meios e/ou métodos adequados, por exemplo, área da curva MTF, razão de strehl, que mede o quanto a qualidade da imagem retinal é boa podem ser utilizados. A acuidade neural é dada por L^Ilpsf(Xy) gN(x,y)dx dy
NS= _
0_“>s/dl (x, y) gN (xy)dx dy ^ (2)
onde psf ou função espalhamento do ponto é a imagem de um ponto de objeto e é calculada como a magnitude ao quadrado da transformada de Fourier inversa da função da pupila P(X1Y) onde P(X1Y) é dado por
5
P(X,Y) = A (X,Y) exp (ikW(X,Y)), (3)
onde k é o número da onda (2TT/comprimento de onda) e A(X, Y) é uma função de apodização óptica das coordenadas da pupila X,Y, psídl é o psf limitado por difração para o mesmo diâmetro da pupila, e gN (X,Y) é uma 10 função Gaussiana bivariada de pesagem neural. Para uma definição mais completa e cálculo da acuidade neural consulte "Accuracy and precision of objective refraction from wave front aberrations", Larry N. Thibos et al., Journal of Vision (2004) 4, 329-351, que discute o problema para a determinação da melhor correção de um olho utilizando aberrações de frente de onda. A frente 15 de onda da lente de contato e do olho é a soma de cada uma dada por
Wcl + oiho (X, Y) = WCL(X, Y) + W0Iho (X, Y). (4)
Para predizer eficiência do tratamento precisa-se de um cálculo da magnitude da aberração esférica. Na presença de ambas aberrações esféricas de ordem baixa e alta, a potência de adição efetiva é uma medida melhor prara indicar a aberração esférica. A potência de adição efetiva é dada por
potência_adição = potência_média(zona externa) - potência_média(zona interna), (5)
em que a seleção do tamanho da zona interna e da zona externa é genérica.
Com referência á figura 7, há uma vista diagramática ilustrada de uma lente de contato 700 de acordo com a presente invenção. A lente de contato 700 compreende uma zona óptica 702 e uma zona periférica 704. A zona óptica 702 compreende uma zona interna 706 e uma zona externa 708. Nos seguintes exemplos, o diâmetro da zona óptica 702 é selecionado para ser 8 mm, o diâmetro da zona interna substancialmente circular 706 é selecionado para ser 4 mm, e os diâmetros do contorno da zona externa anular 708 são 5 mm e 6,5 mm como medidos a partir do centro geométrico da lente 700. É importante observar que a figura 7 apenas ilustra uma modalidade exemplificadora da presente invenção. Por exemplo, nessa modalidade exemplificadora, o contorno externo da zona externa 708 não necessariamente coincide com a margem externa da zona óptica 702, enquanto que em outras modalidades exemplificadores eles podem coincidir. A zona periférica 704 contorna a zona óptica 702 e fornece características de lente de contato padrão, incluindo posicionamento da lente e centralização. De acordo com uma modalidade exemplificadora, a zona periférica 704 pode incluir um ou mais mecanismos de estabilização para reduzir a rotação da lente quando sobre o olho.
É importante observar que as várias zonas na figura 7 são ilustradas como círculos concêntricos, as zonas podem compreender quaisquer formatos redondos ou não redondos adequados como um formato elíptico. Por exemplo, em modalidades exemplificadoras que têm uma dis20 tribuição da potência radial a alguma distância do eixo, a região óptica iria provavelmente ter um formato elíptico.
A Tabela 1 abaixo resume os resultados para um primeiro design assimétrico, ASY100, em função de um primeiro design simétrico SYM100, para acuidade neural e potência de adição efetiva com entradas Co(0), C-i(0), 25 C2(0), C3(0) e C4(0) em equação (1). As figuras 2A e 2B ilustram os perfis de potência para o primeiro design simétrico e o primeiro design assimétrico respectivamente. Como pode ser visto pelos dados na tabela, uma potência de adição efetiva de 3,19 D para o design assimétrico em função de uma potência de adição efetiva de 2,80 D para o design simétrico pode ser alcançada com 30 resultados similares para a medida da acuidade neural quando C3(0) = -0,02 + 1,42 e"5 0. Consequentemente, uma potência de adição efetiva maior é alcançável com esse design sem impacto na acuidade visual. DESIGN SYM 101 ASY 100 NS 4,5 -0,90 -0,90 NS 6,5 - 1,64 - 1,65 ADIÇÃO P 2,80 D 3,19 D Co(0) -2,88 -2,88 C-ι (0) -0,23 -0,23 C2(0) 0,19 0,19 C3(0) -0,02 - 0,02 + 1,42e5 0 C4(0) 0,00 0,00 Tabela 1
A Tabela 2 abaixo resume os resultados para um segundo design assimétrico, ASY 101, em função de um design simétrico, SYM101, para acuidade neural e potência de adição efetiva com entradas Co(0), Ci(0), C2(0), C3(0) 5 e C4(0) na equação (1). As figuras 3A e 3B ilustram os perfis de potência para o segundo design simétrico e o segundo design assimétrico respectivamente. Como pode ser visto pelos dados na tabela, uma potência de adição efetiva de 3,54 D para o design assimétrico em função de uma potência de adição efetiva de 3,15 D para o design simétrico pode ser alcançada com resultados similares 10 para a medida de acuidade neural quando Co(0) = -0,02 + 1,42e5 0. Consequentemente, uma potência de adição efetiva maior é alcançável com esse de
sign sem impacto na acuid ade visual. DESIGN SYM100 ASY101 NS 4,5 -0,82 -0,83 NS 6,5 - 1,56 - 1,57 ADIÇÃO P 3,15 D 3,54 D Co(0) -3,02 -3,02 C-ι (0) -0,47 -0,47 C2(0) 0,27 0,27 C3(0) -0,02 - 0,02 + 1,42e5 0 C4(0) 0,00 0,00 Tabela 2
A Tabela 3 abaixo resume os resultados de um terceiro design assimétrico, ASY102, em função dos primeiro e segundo projetos simétricos SYM100 e SYM101 para acuidade neural e potência de adição efetiva com en5 tradas Co(0), Ci(0), C2(0), C3(0) e C4(0) na equação 1. A figura 4 ilustra o perfil de potência para o terceiro design assimétrico. Como pode ser visto pelos dados na tabela, uma potência de adição efetiva de 6,00 D pode ser alcançada com esse design assimétrico com melhores resultados para medida de acuidade neural quando Co(0) - C4(0) são variados como apresentados aqui. Conse10 quentemente, uma potência de adição efetiva significativamente maior é alcançável com esse design com uma melhora na acuidade visual.
DESIGN SYM100 SYM101 ASY102 NS 4,5 -0,90 -0,82 -0,32 NS 6,5 - 1,64 - 1,56 - 1,07 ADIÇÃO P 2,75 D 3,04 D 6,00 D Co(0) -2,88 -3,02 -2,91 C-ι (Θ) -0,23 -0,47 -0,11 +3,9Oe40 C2(0) 0,19 0,27 - 0,02 - 2,76e4 0 C3(0) -0,02 -0,03 0,02 + 1,66e5 0 C4(0) 0,00 0,00 - 0,00 + 5e6 0 Tabela 3
A Tabela 4 abaixo resume os resultados para um quarto design 15 assimétrico, ASY 103, em função dos primeiro e o segundo projetos simétricos SYM100 e SYM101 para acuidade neural e potência de adição efetiva com entradas Co(0), Ci(0), C2(0), C3(0) e C4(0) na equação 1. A figura 5 ilustra o perfil de potência do quarto design assimétrico. Como pode ser visto pelos dados na tabela, uma potência de adição efetiva de 6,00 D pode ser 20 alcançada com esse design assimétrico com resultados similares para medida da acuidade neural em comparação com o terceiro design assimétrico quando Co(0) - C4(0) são variados como apresentado aqui. Conseqüentemente, uma potência de adição efetiva significativamente maior é alcançável com esse design com uma melhora na acuidade visual.
DESIGN SYM100 SYM101 ASY103 NS 4,5 -0,90 -0,82 -0,35 NS 6,5 - 1,64 - 1,56 - 1,10 ADIÇÃO P 2,75 D 3,04 D 6,00 D Co(0) -2,88 -3,02 -2,91+0,0049 0 Ci(0) -0,23 -0,47 -0,11 -0,0038 0 C2(0) 0,19 0,27 - 0,02 + 3,68e4 0 C3(0) -0,02 -0,03 0,02 + 5,63e5 0 C4(0) 0,00 0,00 -0,00-2,31 e60 Tabela 4
A função de transferência de modulação (MTF) é uma ferramenta
para a estimativa objetiva da capacidade de formação da imagem de um sistema óptico, por exemplo, o olho. Quanto mais alta a curva MTF, melhor a correção da imagem que um sistema óptico irá ter. Além disso, uma vez que todas as cenas de ocorrência natural que o olho humano vê podem ser de10 compostas (análise de Fourier) em combinações lineares de retículos em diferentes direções e frequências, a MTF pode também ser utilizada para indicar a correção da qualidade da imagem para sinais visuais em diferentes direções. Consequentemente, há uma MTF tangencial ou horizontal que caracteriza a qualidade da correção da imagem para retículos horizontais, e MTF sagital ou 15 vertical que caracteriza a qualidade da correção da imagem para retículos verticais. As representações gráficas são ilustradas e discutidas subsequentemente em uma comparação entre o quarto design assimétrico, ASY103, e um quinto design assimétrico apresentado abaixo.
A Tabela 5 abaixo resume os resultados para um quinto design assimétrico, ASY104, em função do quarto design assimétrico para a medida da acuidade neural e potência de adição efetiva com entradas Co(0), C-i(0), C2(0), C3(0) e C4(0) na equação 1. Como pode ser visto pelos dados na tabela, uma potência de adição efetiva de 6,00 D pode ser alcançada com esse design assimétrico com resultados idênticos para a medida da acuidade neural quando Co(0) - C4(0) são variados como apresentado aqui. O que difere nos dois projetos pode ser visto a partir das curvas MTF nas figuras 6A e 6B.
DESIGN ASY103 ASY104 NS 4,5 -0,35 -0,35 NS 6,5 - 1,10 - 1,10 ADIÇÃO P 6,0 D 6,00 D Co(0) -2,91 +0,0049 0 - 2,91 + 0,0049 (0-90) Ci(0) -0,11 -0,0038 0 -0,11 -0,0038 (0-90) C2(0) - 0,02 +3,68e"4 0 - 0,02 + 3,68e4 (0-90) C3(0) 0,02 +5,68e"5 0 0,02 + 5,63e5 (0-90) C4(0) -0,00-2,31 e_60 - 0,00 - 2,31 e6 (0-90) Tabela 5
A figura 6A ilustra as curvas MTF do quarto design assimétrico em que a curva para os retículos verticais 602 é maior do que a curva para os retículos horizontais 604. A figura 6B ilustra as curvas MTF para o quinto design assimétrico em que a curva para os retículos horizontais 606 é maior 10 do que a curva para os retículos verticais 608. O que isso significa é que para o quarto design assimétrico há pior qualidade de imagem para sinais visuais horizontais do que sinais verticais, enquanto que para o quinto design assimétrico há pior qualidade de imagem para sinais visuais verticais do que para sinais horizontais. Para propósitos de controle de miopia, uma 15 correção da qualidade de imagem pior implica em melhor eficácia no tratamento. Portanto, em situações em que se lê livros da língua inglesa onde sinais horizontais dominam, o quarto design assimétrico é mais efetivo. De forma similar, em situações em que se lê certos documentos asiáticos onde os sinais verticais dominam, o quinto design assimétrico é mais efetivo. 20 O quinto design assimétrico é simplesmente o quarto design girado em noventa (90) graus e é dado pela equação
Ρ(Γ,Θ, oc)=Zr=oCi(0-c<)r2'i(6) onde todas as variáveis são as mesmas como na equação (1) e OC é o ângulo entre o eixo de referência e o eixo x (eixo horizontal x) em coordenadas cartesianas. A seleção de ^ depende das experiências visuais diárias e amistrofia no sistema de visão. Em outras palavras, os perfis de potência 5 podem ser girados em qualquer ângulo correspondendo à domiância direcional da cena visual.
É importante observar que como o tamanho da entrada da pupila do olho varia entre a subpopulação pediátrica, em certas modalidades exemplificadores, o design da lente pode ser personalizado para alcançar tan10 to boa correção da visão foveal quanto grande eficácia no tratamento com base no tamanho médio da pupila dos olhos do paciente. Além disso, como o tamanho da pupila correlaciona com a refração e idade para pacientes pediátricos, em certas modalidades exemplificadores, a lente pode ser adicionalmente otimizada para subgrupos da subpopulação pediátrica com 15 idade e/ou refração específicas com base em seus tamanhos de pupila. Essencialmente, os perfis de potência podem ser ajustados ou customizados para o tamanho da pupila para alcançar um equilíbrio ótimo entre a correção da visão foveal e a potência de adição efetiva.
As lentes de contato atualmente disponíveis permanecem um meio de baixo custo para correção da visão. As lentes de plástico fino se ajustam sobre a córnea do olho para corrigir defeitos de visão, incluindo miopia ou hipometropia, hiperopia ou hipermetropia, astigmatismo, isto é, asfericidade na córnea, e presbiopia, isto é, a perda da capacidade da lente do cristalino para se acomodar. As lentes de contato estão disponíveis em uma variedade de formas e são produzidas a partir de uma variedade de materiais para fornecer funcionalidade diferente. As lentes de contato macias de uso diário são produzidas, tipicamente, a partir de materiais plásticos de polímero macio combinados com água para permeabilidade ao oxigênio. As lentes de contato macias de uso diário podem ser descartadas diariamente ou descartadas após uso prolongado. As lentes de contato descartáveis diariamente são geralmente usadas por um único dia e, então, jogadas fora, enquanto as lentes de contato descartáveis de uso prolongado são geralmente usadas durante um período de até trinta dias. As lentes de contato macias coloridas usam materiais diferentes para fornecer funcionalidade diferente. Por exemplo, uma lente de contato com tonalidade de visibilidade usa uma tonalidade leve para ajudar ao usuário a localizar uma lente de contato que foi deixada cair, lentes de contato com tonalidade de intensificação possuem uma tonalidade translúcida que se destina a melhorar a cor natural do olho de uma pessoa, a lente de contato com tonalidade de cor compreende uma tonalidade mais escura e opaca destinada a mudar a cor do olho de uma pessoa e a lente de contato com tonalidade para filtração de Iuz funciona para aumentar certas cores enquanto muda outras. As lentes de contato rígidas permeáveis a gás são produzidas a partir de polímeros contendo siloxano mas são mais rígidas do que as lentes de contato macias e, assim, mantêm seu formato e são mais duráveis. As lentes de contato bifocais são projetadas especificamente para pacientes com presbiopia e estão disponíveis em ambas as variedades macia e rígida. As lentes de contato tóricas são projetadas especificamente para pacientes com astigmatismo e, também, estão disponíveis em ambas as variedades macia e rígida. Lentes de combinação que combinam diferentes aspectos dos acima, também, estão disponíveis, por exemplo, lentes de contato híbridas.
É importante notar que o design da lente assimétrica da presente invenção pode ser incorporado em qualquer número de lentes de contato diferentes formadas de qualquer número de materiais. Especificamente, o design de lente assimétrica da presente invenção pode ser utilizado em qualquer das 25 lentes de contato descritas aqui, incluindo, lentes de contato gelatinosas de uso diário, lentes de contato rígidas permeáveis a gás, lentes de contato bifocais, lentes de contato tóricas e lentes de contato híbridas. Além disso, apesar de a invenção ser descrita com respeito a lentes de contato, é importante observar que o conceito da presente invenção pode ser utilizado em lentes de óculos, 30 lentes intraoculares, dispositivos intracórneos e extracórneos.
Apesar de acreditar-se que o que foi mostrado e descrito são as modalidades mais práticas e preferenciais, é óbvio que divergências de projetos e métodos específicos descritos e mostrados serão sugeridas por aqueles versados na técnica e podem ser usadas sem que se desvie do caráter e âmbito da invenção. A presente invenção não é restrita a construções particulares descritas e ilustradas, mas deve ser construída de modo coeso com todas as modificações que possam estar no escopo das reivindicações.

Claims (12)

1. Lente oftálmica para ao menos um dentre desacelerar, retardar ou prevenir a progressão de miopia, sendo que a lente oftálmica compreende: uma zona óptica configurada com uma aberração assimétrica positiva para criar um efeito fisiológico no olho, sendo que a aberração assimétrica positiva inclui perfis de potência radial assimétricos com potência dióptrica crescente de um centro até uma margem da zona óptica e sendo que os perfis de potência radial assimétricos são variáveis ao longo de diferentes meridianos radiais; e uma zona periférica circundante à zona óptica.
2. Lente oftálmica para ao menos um dentre desacelerar, retardar ou prevenir a progressão da miopia, de acordo com a reivindicação 1, em que a lente oftálmica compreende uma lente de contato.
3. Lente oftálmica para ao menos um dentre desacelerar, retardar ou prevenir a progressão da miopia, de acordo com a reivindicação 1, em que a lente oftálmica compreende uma lente de óculos.
4. Lente oftálmica para ao menos um dentre desacelerar, retardar ou prevenir a progressão da miopia, de acordo com a reivindicação 1, em que a zona periférica compreende um ou mais mecanismos de estabilização.
5. Lente oftálmica para ao menos um dentre desacelerar, retardar ou prevenir a progressão da miopia, de acordo com a reivindicação 1, em que os perfis de potência radial assimétricos podem ser girados em um ângulo que corresponde a uma dominância direcional desejada de uma cena visual.
6. Lente oftálmica para ao menos um dentre desacelerar, retardar ou prevenir a progressão da miopia, de acordo com a reivindicação 1, em que os perfis de potência radial assimétricos são ajustáveis com base no tamanho da pupila para alcançar um equilíbrio entre a correção da visão foveal e a potência de adição efetiva.
7. Lente oftálmica para ao menos um dentre desacelerar, retardar ou prevenir a progressão da miopia, de acordo com a reivindicação 1, em que a zona óptica compreende um diâmetro na faixa de cerca de 2 mm a cerca de 11 mm.
8. Lente oftálmica para ao menos um dentre desacelerar, retardar ou prevenir a progressão da miopia, de acordo com a reivindicação 1, em que a potência dióptrica de um centro até uma margem da zona óptica está na faixa de cerca de 0,5 D a cerca de 25 D.
9. Método para ao menos um dentre desacelerar, retardar ou prevenir a progressão da miopia pela alteração do foco do olho por uma direção e grau para alterar o crescimento do olho, sendo que o método compreende a introdução de perfis de potência radial assimétricos com potência dióptrica crescente de um centro a uma margem de uma zona óptica de uma lente oftálmica e variação dos perfis de potência radial assimétricos ao longo de diferentes meridianos radiais.
10. Método para ao menos um dentre desacelerar, retardar ou prevenir a progressão da miopia alterando o foco do olho por uma direção e grau para alterar o crescimento do olho, de acordo com a reivindicação 9, em que os perfis de potência radial assimétricos são giratórios em um ângulo que corresponde a uma dominância direcional desejada de uma cena visual.
11. Método para ao menos um dentre desacelerar, retardar ou prevenir a progressão da miopia pela alteração do foco do olho por uma direção e grau para alterar o crescimento do olho, de acordo com a reivindicação 9, em que os perfis de potência radial assimétricos são ajustáveis com base no tamanho da pupila para alcançar um equilíbrio entre a correção da visão foveal e a potência de adição efetiva.
12. Método para ao menos um dentre desacelerar, retardar ou prevenir a progressão da miopia alterando o foco do olho por uma direção e grau para alterar o crescimento do olho, de acordo com a reivindicação 9, que compreende, ainda, a adição de uma ou mais zonas de estabilização em uma zona periférica da lente oftálmica.
BR102014002233-3A 2013-01-30 2014-01-29 Design de lente assimétrica e método para prevenir e/ou desacelerar a progressão da miopia BR102014002233A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13/753,767 US8998408B2 (en) 2013-01-30 2013-01-30 Asymmetric lens design and method for preventing and/or slowing myopia progression

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102014002233A2 true BR102014002233A2 (pt) 2014-09-16

Family

ID=50002641

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102014002233-3A BR102014002233A2 (pt) 2013-01-30 2014-01-29 Design de lente assimétrica e método para prevenir e/ou desacelerar a progressão da miopia

Country Status (13)

Country Link
US (1) US8998408B2 (pt)
EP (1) EP2762953B1 (pt)
JP (1) JP6765778B2 (pt)
KR (1) KR102140425B1 (pt)
CN (1) CN104020577B (pt)
AU (2) AU2014200420B2 (pt)
BR (1) BR102014002233A2 (pt)
CA (1) CA2840673C (pt)
DK (1) DK2762953T3 (pt)
HK (1) HK1200919A1 (pt)
RU (1) RU2594245C2 (pt)
SG (1) SG2014005706A (pt)
TW (1) TWI587035B (pt)

Families Citing this family (42)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
TWI588560B (zh) 2012-04-05 2017-06-21 布萊恩荷登視覺協會 用於屈光不正之鏡片、裝置、方法及系統
CN102692730B (zh) * 2012-06-15 2013-12-04 戴明华 控制离焦及眼屈光度的多元镜片及其应用
US9201250B2 (en) 2012-10-17 2015-12-01 Brien Holden Vision Institute Lenses, devices, methods and systems for refractive error
KR102199677B1 (ko) 2012-10-17 2021-01-08 브리엔 홀덴 비전 인스티튜트 리미티드 굴절 오류를 위한 렌즈들, 디바이스들, 방법들 및 시스템들
US20170115509A1 (en) * 2014-08-20 2017-04-27 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. High plus center treatment zone lens design and method for preventing and/or slowing myopia progression
US9625739B2 (en) 2014-08-20 2017-04-18 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Pupil size-independent lens design and method for preventing and/or slowing myopia progression
US9638936B2 (en) 2014-08-20 2017-05-02 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. High plus treatment zone lens design for preventing and/or slowing myopia progression
US9417463B2 (en) * 2014-08-20 2016-08-16 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Lens design and method for minimizing visual acuity variation experienced by myopia progressors
US9733494B2 (en) * 2014-08-29 2017-08-15 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Free form lens design and method for preventing and/or slowing myopia progression
US10061143B2 (en) * 2014-08-29 2018-08-28 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Multifocal lens design for preventing and/or slowing myopia progression
US9594259B2 (en) * 2014-08-29 2017-03-14 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Mask lens design and method for preventing and/or slowing myopia progression
US10877294B2 (en) * 2015-06-23 2020-12-29 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Contact lens comprising non-coaxial lenslets for preventing and/or slowing myopia progression
US11061255B2 (en) 2015-06-23 2021-07-13 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Ophthalmic lens comprising lenslets for preventing and/or slowing myopia progression
CN110308570A (zh) 2015-09-15 2019-10-08 星欧光学股份有限公司 隐形眼镜产品
US10371964B2 (en) 2015-09-15 2019-08-06 Largan Medical Co., Ltd. Contact lens product
US10845622B2 (en) 2015-09-15 2020-11-24 Largan Medical Co., Ltd. Multifocal contact lens and contact lens product
US10268050B2 (en) 2015-11-06 2019-04-23 Hoya Lens Thailand Ltd. Spectacle lens
CN109313360A (zh) * 2016-06-07 2019-02-05 郑惠川 眼科镜片和其制造方法
SG10202102156YA (en) 2016-08-01 2021-04-29 Univ Washington Ophthalmic lenses for treating myopia
TWI639028B (zh) * 2016-09-02 2018-10-21 星歐光學股份有限公司 隱形眼鏡產品
WO2018195600A1 (en) * 2017-04-28 2018-11-01 Brien Holden Vision Institute Systems, methods and devices for controlling the progression of myopia
CN110914743B (zh) 2017-05-08 2021-08-13 视窗视觉公司 用于降低近视的接触镜片及用于制造该接触镜片的方法
SG11202004409PA (en) * 2017-11-24 2020-06-29 Univ Montreal Medical device and method for management of ocular axial length growth in the context of refractive error evolution
US10901237B2 (en) * 2018-01-22 2021-01-26 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Ophthalmic lens with an optically non-coaxial zone for myopia control
US10884264B2 (en) 2018-01-30 2021-01-05 Sightglass Vision, Inc. Ophthalmic lenses with light scattering for treating myopia
CN110221454A (zh) * 2018-03-01 2019-09-10 依视路国际公司 镜片元件
EP3553594B1 (en) * 2018-04-11 2022-09-28 Essilor International Lens element
EP3561578A1 (en) * 2018-04-26 2019-10-30 Essilor International (Compagnie Generale D'optique) Lens element
WO2019166653A1 (en) 2018-03-01 2019-09-06 Essilor International Lens element
US11947197B2 (en) 2018-03-29 2024-04-02 Reopia Optics, Inc. Spectacles for presbyopia treatment and myopia progression control and associated methods
US10921612B2 (en) 2018-03-29 2021-02-16 Reopia Optics, Llc. Spectacles and associated methods for presbyopia treatment and myopia progression control
US11681161B2 (en) 2018-03-29 2023-06-20 Reopia Optics, Inc. Anti-myopia-progression spectacles and associated methods
EP3736617A1 (de) * 2019-05-10 2020-11-11 Carl Zeiss Vision International GmbH Verfahren zum herstellen eines optischen korrektionsmittels
KR20220066330A (ko) * 2019-09-25 2022-05-24 엔탈믹 홀딩 피티와이 리미티드 근시용 안경 솔루션의 장치 및 방법
KR20210040537A (ko) 2019-10-04 2021-04-14 주식회사 인터로조 피로 완화용 콘택트 렌즈
FR3104746A1 (fr) 2019-12-12 2021-06-18 Ophtalmic Compagnie LENTILLES DE CONTACT ANTI FATIGUE VISUELLE ET PROCEDE PERMETTANT d’OBTENIR DE TELLES LENTILLLES
EP4104007A4 (en) * 2020-02-14 2024-03-27 Nthalmic Holding Pty Ltd CONTACT LENS FOR NEAR-SIGHTEDNESS WITH OR WITHOUT ASTIGMATISM
EP3923061A1 (en) * 2020-06-12 2021-12-15 Essilor International Lens element
EP3923062A1 (en) * 2020-06-12 2021-12-15 Essilor International Lens element
CN112263451B (zh) * 2020-10-28 2022-11-08 中国人民解放军陆军特色医学中心 一种抑制近视度数加深的矫正仪
CN112578578B (zh) * 2020-12-02 2023-12-12 明月镜片股份有限公司 一种离焦面型近视防控镜片
TWI763344B (zh) * 2021-03-03 2022-05-01 永勝光學股份有限公司 隱形眼鏡鏡片

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6045578A (en) 1995-11-28 2000-04-04 Queensland University Of Technology Optical treatment method
ATE452611T1 (de) 2003-11-19 2010-01-15 Vision Crc Ltd Geräte zur veränderung der relativen krümmung des felds und der positionen von peripheren achsenverschobenen fokalpositionen
US7401922B2 (en) * 2005-04-13 2008-07-22 Synergeyes, Inc. Method and apparatus for reducing or eliminating the progression of myopia
AU2006301940B2 (en) 2005-10-12 2012-03-29 Carl Zeiss Vision Australia Holdings Limited Ophthalmic lens element for myopia correction
US7481533B2 (en) 2006-10-30 2009-01-27 Johnson & Johnson Vision Care, Inc Method for designing multifocal contact lenses
WO2008131479A1 (en) 2007-04-27 2008-11-06 The Institute For Eye Research Limited Determination of optical adjustments for retarding myopia progression
US8690319B2 (en) * 2007-05-21 2014-04-08 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Ophthalmic lenses for prevention of myopia progression
TWI467266B (zh) * 2007-10-23 2015-01-01 Vision Crc Ltd 眼科鏡片元件
SG10201506615RA (en) * 2008-04-18 2015-10-29 Holden Brien Vision Inst Myopia control means
US8960901B2 (en) * 2009-02-02 2015-02-24 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Myopia control ophthalmic lenses
ES2345027B1 (es) 2009-03-12 2011-09-30 Universidad De Murcia Dispositivo de correccion optica de refraccion en la retina periferica de manera asimetrica para el control de la progresion de la miopia.
US8246167B2 (en) * 2009-12-17 2012-08-21 Crt Technology, Inc. Systems and methods for the regulation of emerging myopia

Also Published As

Publication number Publication date
DK2762953T3 (en) 2018-06-14
TWI587035B (zh) 2017-06-11
AU2017202382B2 (en) 2019-01-17
CA2840673A1 (en) 2014-07-30
US20140211147A1 (en) 2014-07-31
KR20140098006A (ko) 2014-08-07
EP2762953B1 (en) 2018-04-11
KR102140425B1 (ko) 2020-08-03
AU2014200420A1 (en) 2014-08-14
AU2017202382A1 (en) 2017-04-27
AU2014200420B2 (en) 2017-06-15
HK1200919A1 (en) 2015-08-14
TW201447419A (zh) 2014-12-16
CN104020577B (zh) 2019-03-12
US8998408B2 (en) 2015-04-07
SG2014005706A (en) 2014-08-28
EP2762953A1 (en) 2014-08-06
CN104020577A (zh) 2014-09-03
JP6765778B2 (ja) 2020-10-07
JP2014149527A (ja) 2014-08-21
RU2594245C2 (ru) 2016-08-10
CA2840673C (en) 2022-01-04
RU2014102943A (ru) 2015-08-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102014002233A2 (pt) Design de lente assimétrica e método para prevenir e/ou desacelerar a progressão da miopia
US9977257B2 (en) Multifocal lens design and method for preventing and/or slowing myopia progression
KR102573936B1 (ko) 근시 진행을 예방하고/하거나 늦추기 위한 비-동축 렌즐릿을 포함하는 콘택트 렌즈
CN105388630B (zh) 用于预防和/或减慢近视发展的掩模镜片设计和方法
JP6862082B2 (ja) 眼用レンズ
BR102015020643A2 (pt) design de lente de forma natural e método para impedir e/ou desacelerar o avanço da miopia
BR102019009512A2 (pt) lentes oftálmicas compreendendo lentículas para impedir e/ou desacelerar a progressão da miopia
BR102019001147A2 (pt) Lente oftálmica com uma zona opticamente não coaxial para controle de miopia
BR102015019798A2 (pt) design de lente independente do tamanho da pupila e método para prevenir e/ou desacelerar a progressão da miopia
TWI673538B (zh) 具有依據屈光異常程度之瞳孔尺寸矯正的老花鏡片
BR102015019808A2 (pt) design de lente de zona de tratamento positiva alta e método para prevenir e/ou desacelerar a progressão da miopia
PT1691741E (pt) Aparelhos para alterar a curvatura de campo relativa e as posições dos pontos focais periféricos situados fora do eixo
CN105388632B (zh) 用于最小化近视进展者所经历的视敏度变化的镜片设计和方法
BR102017016700A2 (pt) Lente de contato com desempenho visual aprimorado e auréola minimizada utilizando a apodização da pupila
BR102015026450A2 (pt) método para planejamento de lentes de contato com superfície posterior semipersonalizada
BR102016014697A2 (pt) Contact lenses that understand non-coaxial lenticles to prevent and / or decace the progression of miopia

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements