BR102013032778B1 - padrão primário para a calibração de transdutores de torque através da variação angular de braço de reação - Google Patents
padrão primário para a calibração de transdutores de torque através da variação angular de braço de reação Download PDFInfo
- Publication number
- BR102013032778B1 BR102013032778B1 BR102013032778-6A BR102013032778A BR102013032778B1 BR 102013032778 B1 BR102013032778 B1 BR 102013032778B1 BR 102013032778 A BR102013032778 A BR 102013032778A BR 102013032778 B1 BR102013032778 B1 BR 102013032778B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- torque
- reaction arm
- calibration
- weight
- standard
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- G—PHYSICS
- G01—MEASURING; TESTING
- G01L—MEASURING FORCE, STRESS, TORQUE, WORK, MECHANICAL POWER, MECHANICAL EFFICIENCY, OR FLUID PRESSURE
- G01L25/00—Testing or calibrating of apparatus for measuring force, torque, work, mechanical power, or mechanical efficiency
-
- G—PHYSICS
- G01—MEASURING; TESTING
- G01L—MEASURING FORCE, STRESS, TORQUE, WORK, MECHANICAL POWER, MECHANICAL EFFICIENCY, OR FLUID PRESSURE
- G01L3/00—Measuring torque, work, mechanical power, or mechanical efficiency, in general
Landscapes
- Physics & Mathematics (AREA)
- General Physics & Mathematics (AREA)
- Force Measurement Appropriate To Specific Purposes (AREA)
Abstract
PADRÃO PRIMÁRIO PARA A CALIBRAÇÃO DE TRANSDUTORES DE TORQUE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO ANGULAR DE BRAÇO DE REAÇÃO, pertencente ao setor técnico da metrologia mecânica, especificamente ao campo de teste ou calibração de aparelhos para a medição de força, torque, trabalho, potência mecânica ou eficiência mecânica, mais especificamente dos padrões de referência para calibração de transdutores de torque e calibradores de torquímetros, refere-se a equipamento e programa de computador para calibração de transdutores de torque estático através da aplicação de um valor conhecido de torque (dito torque de referência). Os métodos de referência atuais mais comuns de calibração de transdutores de toque são realizados através da aplicação de massas a um braço de reação. A presente invenção visa ser solução para o problema mencionado, evitando degraus e retornos ao zero durante etapas crescentes ou decrescentes de aplicação de torque. Além disso, evita o processo manual do executor da calibração na colocação/recolocação de pesos, pois, além de utilizar um valor fixo de pesos-padrão por calibração efetuada, prevê um mecanismo automatizado de movimentação do braço. Também, prevê a calibração dos dois sentidos (horário e anti-horário) com a mesma montagem, sem que seja necessária a remoção e posterior reposicionamento do (...).
Description
01. Pertencente ao setor técnico da metrologia mecânica, especificamente ao campo de teste ou calibração de aparelhos para a medição de força, torque, trabalho, potência mecânica ou eficiência mecânica, mais especificamente dos padrões de referência para calibração de transdutores de torque e calibradores de torquímetros, refere-se a equipamento e programa de computador associado para calibração de transdutores de torque estático através da aplicação de um valor conhecido de torque (dito torque de referência).
02. A invenção visa evitar degraus e retornos ao zero durante etapas crescentes ou decrescentes de aplicação de torque realizada manualmente pela colocação ou recolocação de pesos, pois, além de utilizar um valor fixo de pesos- padrão por calibração efetuada, contem um mecanismo automatizado de movimentação do braço. Ainda, prevê a calibração dos dois sentidos (horário e anti-horário) com a mesma montagem, sem que seja necessária a remoção e posterior reposicionamento do transdutor em calibração, utilizando, para tal, um sistema de braço com reposicionamento angular, de modo que se varie o braço de aplicação da força (para que seja gerado um torque), ao invés de se variar o peso aplicado à sua extremidade. Sensores de medição de ângulo digitais fornecem um sinal com informação da posição angular do braço de modo que seja calculado o torque efetivo aplicado.
03. Na cadeia metrológica de torque, transdutores de torque são usados para a calibração de torquímetros e chaves torquimétricas. Desse modo, a rastreabilidade de tal grandeza tem padrões de referência no topo da cadeia que são, por sua vez, rastreados geralmente à grandeza força, que tem rastreabilidade diretamente associada à grandeza massa. Assim, soluções corriqueiras à calibração de transdutores de torque preveem a utilização de pesos-padrão (força peso gerada por meio de massas calibradas aceleradas pelo campo gravitacional terrestre) ligados a um braço com dimensão calibrada, de modo que um torque seja aplicado/gerado ao eixo onde se encontra acoplado o transdutor a ser calibrado.
04. Como mencionado, as soluções existentes para o problema da calibração de transdutores de torque estático utilizam a conversão de um valor aplicado de força, gerado a partir da massa de pesos-padrão acelerados pela ação da gravidade terrestre, em torque, através de um braço de reação. Como sabido dos conceitos de física, um torque é o produto vetorial da força aplicada pelo vetor deslocamento, e seu módulo (valor absoluto) pode ser calculado pelo produto da magnitude da força aplicada pela distância do ponto de aplicação da força até o eixo de rotação do corpo que sofre a ação do torque. Como a distância efetiva para o cálculo do torque é a distância em linha perpendicular à direção do vetor força, a distância a ser utilizada no cálculo do torque é a projeção horizontal do vetor deslocamento, dada pelo produto escalar entre a distância do ponto de aplicação da força e a direção perpendicular à direção da força.
05. As realizações atuais e corriqueiras para o problema exposto preveem um braço colocado em posição horizontal, de modo que o torque gerado seja: Torque = Lbra(l>Pm Onde: Lbraço representa o comprimento do braço [m] e Pmassas representa a força peso gerada pela massa dos pesos padrão [N].
06. O braço normalmente é concebido como tendo múltiplos de um metro de comprimento, de modo que o torque final seja um múltiplo do peso aplicado à sua extremidade. Normalmente o posicionamento horizontal do braço é feito de forma manual, por “gabaritos” mecânicos ou sistemas de auto-ajuste (ANTON T. KOVAC (Austrália). Anton T. Kovac. TORQUE CALIBRATION ARM. AU4273585, 24 maio 1984, 28 nov. 1985.), sem que a incerteza relativa a esse processo seja levada em conta no cálculo da incerteza combinada do torque do padrão primário. Alternativas vêm sendo propostas de forma a se viabilizar a automação do processo de carregamento de pesos (YAKAMOTO, A.; KENO, K - Automatic Torque Calibration Device. US2011/0308295USA, 2011). Também, pedidos de patentes vêm sendo depositados propondo soluções para a aplicação em ambos os sentidos (LI ZHANG [China], Junqing Wang [CN]; Li Zhang [CN], Torductor calibration equipment. CN101216363, 09 jan. 2008, 09 jul. 2008) (GASSMANN THEISS MESSTECH (Alemanha). Gasmann Helmut [DE]; Allgeier Thomas [GB]. Torque measuring equipment for calibration of industrial torque sensors, has lever bearing arrangement having strain controlled joint comprising spiral springs. DE10032978, 06 jul. 2000, 24 jan. 2002), (HORIBA LTD (Japão). Shiomi Kazuhiro (JP). DEVICE FOR CALIBRATING TORQUE SENSOR FOR DYNAMO. JP2000019049, 03 jul. 1998, 21 jan. 2000) e (CT TECH DES IND MECANIQUES (França). Delcher Christophe [FR]. Calibration device for constraint measuring apparatus of screw/nut system, has guiding unit authorizing rotation of stop piece when driving unit applies torque on head, where driving unit is formed by groove, lever arm and standard weights. FR2940436, 19 dez. 2008, 25 jun. 2010) e para que se possam aplicar valores de torque de forma gradual e sem degraus (EATON CORP (USA). Heilman Gregory P (USA). Device for calibrating torque transducers. US4543814, 09 mar. 1984, 01 out. 1985.). Portanto, o presente invento visa ser solução dos seguintes problemas: - Falta de linearidade na aplicação do torque; - Esforço físico para colocação e remoção de pesos; - Dificuldade na automação do processo de calibração; - Desmontagem do transdutor para a calibração no sentido anti-horário; - Consideração da contribuição da incerteza da posição angular do braço de reação; - Restrição de capacidade no método manual de aplicação de peso.
07. Nenhuma das soluções propostas resolve, em apenas uma configuração, todos os problemas citados, tampouco fornecem uma maneira de se integrar a incerteza do posicionamento horizontal do braço. A avaliação da incerteza de cada componente do sistema de calibração é imprescindível, especialmente no contexto de padrões primários para a medição de determinada grandeza física (MERLO, S. The uncertainty of torque primary standards: a comprehensive analysis. Measurement v. 29, p. 279-285, 2001. RÕSKE, D. Some problems concerning the lever arm length in torque metrology. Measurement, v. 20, p. 23-32, 1997). Além disso, “PADRÃO PRIMÁRIO PARA A CALIBRAÇÃO DE TRANSDUTORES DE TORQUE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO ANGULAR DE BRAÇO DE REAÇÃO” compreende uma configuração para a geração de valores de torque de referência, que alia a solução para problemas técnicos conhecidos da área da metrologia de torque com a possibilidade de se aumentar a capacidade máxima do padrão primário sem esforços manuais por parte do operador.
08. Outro conceito de máquinas de torque consiste em se variar o comprimento do braço de força linear (ALLGEIER, T.; KOLWINSKI, U.; SCHWIND, D. Jockey-weight lever machines for force and torque. Anais do TC3 do IMEKO de 2002). Esse tipo de padrão possui a característica desfavorável da dificuldade em se implementar o conceito de braço telescópico, no qual as massas que gerarão a força peso se deslocam ao longo de seu comprimento.
09. A dissertação de Freitas (FREITAS, L. C. C. Estudo sobre a implantação primária de torque no Brasil. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. 2006, 97p. Dissertação de Mestrado Profissional) trata da implantação de padrões primários de torque no Brasil, mais especificamente no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO. O texto fornece um panorama da rede metrológica de torque, detalha os diferentes tipos de abordagens para a calibração de transdutores de torque e torquímetros (método direto sem apoio, método direto utilizando transdutor de força em uma das extremidades do braço e na outra um ponto de apoio onde é introduzido o transdutor de torque e método direto utilizando braço e massas com um ponto de apoio).
010. A dissertação também explora os valores da época em termos de Capacidades de Medição e Calibração - CMC (menor incerteza expandida que pode ser declarada por um laboratório) de vários Institutos Nacionais de Metrologia. O menor valor em 2006, segundo o autor, era de 0,002% e o valor conseguido pelo INMETRO com o projeto desenvolvido, utilizando o conceito existente e mais bem difundido de braço horizontal, foi de 0,01%, sendo que os valores recomendados, segundo a Associação Europeia de Institutos Nacionais de Metrologia - EURAMET, variam entre 0,005% e 0,01%.
011. FIGURA 1 - Desenho esquemático em perspectiva mostrando o equipamento e os componentes, sendo: (1) Braço de reação para aplicação de torque; (2) Nível eletrônico do sentido anti-horário; (3) Mancais de rolamento; (4) Peso padrão calibrado em Newtons; (6) Pino-trava para posição de “zero”; (8) Transdutor de torque a ser calibrado; (10) Caixa de redução; (12) Motor servocontrolado; (13) Sistema embarcado com microcontrolador ou Computador para aquisição de dados e controle do padrão primário; (14) Mesa de posicionamento tridimensional.
012. FIGURA 2 - Desenho esquemático em vista lateral do equipamento, mostrando o equipamento e os componentes, sendo: (1) Braço de reação para aplicação de torque; (2) Nível eletrônico do sentido anti-horário; (3) Mancais de rolamento; (4) Peso padrão calibrado em Newtons; (5) Eixo de aplicação da força; (6) Pino-trava para posição de “zero”; (7) Eixo esquerdo do braço de reação; (8) Transdutor de torque a ser calibrado; (9) Acoplamento transdutor-eixo; (10) Caixa de redução; (11) Flange de acoplamento transdutor-caixa de redução; (12) Motor servocontrolado; (14) Mesa de posicionamento tridimensional; (15) Vão para movimentação do braço de reação; (16) Corrente de suporte do peso padrão.
013. FIGURA 3 - Desenho esquemático em perspectiva do equipamento, mostrando o equipamento e os componentes, sendo: (2) Nível eletrônico do sentido anti-horário; (5) Eixo de aplicação da força; (6) Pino-trava para posição de “zero”; (7) Eixo esquerdo do braço de reação; (14) Mesa de posicionamento tridimensional; (15) Vão para movimentação do braço de reação; (17) Sistema de aplicação do peso padrão; (18) Nível eletrônico do sentido horário.
014. FIGURA 4 - Desenho esquemático em vista lateral do equipamento, mostrando o equipamento e os componentes, sendo: (1) Braço de reação para aplicação de torque; (2) Nível eletrônico do sentido anti-horário; (4) Peso padrão calibrado em Newtons; (5) Eixo de aplicação da força; (6) Pino-trava para posição de “zero”; (16) Corrente de suporte do peso padrão; (19) Corte do piso do laboratório; (20) Apoio do peso padrão; (21) Cama de suporte do peso padrão; (22) Dispositivo para fixação da corrente; (23) Rolamento; (24) Contrapeso do braço de reação; (25) Base para instalação do mancai de rolamento.
015. FIGURA 5 - Fluxograma do programa de computador para controle do sistema para calibração e da aquisição de dados do sistema de padrão primário.
016. FIGURA 6 - Fluxograma do programa de computador para operação do equipamento visando a aquisição de dados.
017. FIGURA 7 - Gráfico comparativo da diferença entre a solução de “PADRÃO PRIMÁRIO PARA A CALIBRAÇÃO DE TRANSDUTORES DE TORQUE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO ANGULAR DE BRAÇO DE REAÇÃO” e a solução comumente utilizada pelo estado da técnica para a calibração de transdutores de torque estáticos.
018. DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
019. O equipamento de “PADRÃO PRIMÁRIO PARA A CALIBRAÇÃO DE TRANSDUTORES DE TORQUE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO ANGULAR DE BRAÇO DE REAÇÃO” constitui-se de um braço (1) instrumentado, em uma primeira concretização, com um nível eletrônico (2), articulado com dois mancais de rolamento (3), com rolamentos simples ou aerostáticos para redução do nível de atrito no eixo do braço; um peso fixo (4) calibrado acoplado à extremidade do braço através de um raio articulado ou cilindro de aplicação de força (5), e, ainda, em um dos lados do braço (1) uma trava (6) para manter o braço (1) na posição vertical quando não em uso. Em um dos mancais de rolamento (3), o eixo do braço (7) é acoplado ao transdutor de torque (8) por meio de cubos e/ou adaptadores (9) diversos (retangular, hexagonal, etc.). Do outro lado do transdutor é acoplado o eixo de saída da caixa de redução (10) por meio de adaptadores (11). A caixa de redução (10) é ligada a um motor servo-controlado (12), realimentado pelo sinal de saída do nível eletrônico.
020. O equipamento deve ter a seguinte montagem ou características: • Motor (12) acoplado a uma caixa de redução (10), ambos instalados sobre uma mesa de posicionamento por coordenadas cartesianas (14); • Os cubos (9) e flanges de acoplamento (11), de modo que permitam a conexão mecânica entre o eixo do braço de reação (7) e a caixa de redução (10), para a aplicação de torque ao transdutor (8); • Mancais de rolamento (3) capazes de suportar o peso de toda a estrutura sobre o piso de um laboratório (19) e permitir a instalação de rolamentos (23) que reduzam o atrito do eixo do braço de reação (7); • Um vão (15) no piso do laboratório (19), constituindo uma estrutura rebaixada para a movimentação do braço de reação (1); • Um eixo de aplicação de força (5), conectado a uma corrente de suporte de peso (16), por sua vez conectada ao peso padrão (4) por meio de um dispositivo de fixação (12); • Uma cama de sustentação do peso (21), sobre um apoio (20); • Uma Base para instalação do mancal de rolamento (25) no piso do laboratório (19) feito em concreto, de modo que o vão (15) não necessite ser por demais profundo e que o braço de reação (1) não fique demasiadamente erguido sobre o chão do laboratório (19); • Um braço de reação (1) simétrico em relação ao seu eixo (7), constituído por uma metade responsável pela aplicação de força para geração de torque e outra metade (24) responsável por contrabalancear o peso da outra metade e não influenciar nos valores de torque de referência gerados pelo peso (4); • Um segundo nível eletrônico (18), dito de redundância, para o cálculo mais preciso da incerteza relativa à posição angular do braço de reação (1); • Um sistema embarcado ou computador (13), responsável pelo controle automático da posição angular do braço de reação (1), bem como pela aquisição de dados de calibração; • Sistema embarcado, utilizando microcontrolador responsável por executar o software de controle e calibração;
021. O motor servocontrolado é ligado a um sistema embarcado com microcontrolador ou computador (13), que realiza tanto o controle do sistema, cuja malha é mostrada na Figura 5, quanto a aquisição dos dados da calibração, com programa de computador cujo algoritmo é apresentado na Figura 6. A Figura 5 mostra também o esquema geral de aquisição de dados do sistema de padrão primário proposto.
022. O algoritmo, que pode variar de acordo com a norma na qual se baseia o procedimento de calibração, por exemplo, ABNT NBR 12240:2000 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12240: Materiais metálicos - Calibração e classificação de instrumentos de medição de torque. Rio de Janeiro: ABNT, 2000.), é executado para a devida parada nos pontos de calibração e leitura dos dados. Para cada ponto de calibração, o sistema automático captura a posição angular do nível eletrônico. Quando o braço se encontra na posição vertical, nenhum torque é aplicado ao transdutor, sendo esta a posição de referência do nível eletrônico, quando sua indicação é nula. Variando a posição angular através do acionamento do motor, o torque aplicado é, então, estimado: Torque = LbraçoPmassassen(0) Onde: θ representa o ângulo entre o braço e a linha vertical.
023. Caso o torque calculado não seja igual ao ponto de calibração desejado, o algoritmo da FIG. 6 é responsável pela correção da posição do braço. Para o correto posicionamento e montagem do transdutor, propõe-se também a instalação de uma plataforma de posicionamento (14) em três dimensões (x,y,z).
024. A descrição acima representa a concretização preferida, sendo que outras concretizações incluem: • Substituição dos níveis eletrônicos por sensores do tipo encoders para a medição da posição angular do braço de reação; Substituição do peso fixo por conjuntos de pesos padrão, de forma que se possa configurar o equipamento para a calibração de transdutores de menor ou maior capacidade; • Inclusão de dois níveis eletrônicos, um para cara sentido de giro (horário e anti-horário), de forma que o torque gerado pelo peso próprio do nível eletrônico seja contrabalanceado pelo nível diametralmente oposto; • Instalação dos sensores de nível sobre o eixo, de forma que o raio seja teoricamente nulo, visando minimizar os efeitos possíveis diferenças entre as distâncias dos níveis ao eixo do braço.
025. Em quaisquer das concretizações, um transdutor de ângulo apenas é suficiente, mas opta-se por manter dois de forma a haver redundância e uma maior confiabilidade metrológica.
026. Nas Figuras 1 a 4, pode-se notar o dispositivo na posição de "zero” torque aplicado (desligado), bem como o equipamento em funcionamento, com aplicação de torque ao transdutor em calibração.
027. O procedimento de calibração de transdutores de torque utilizando “PADRÃO PRIMÁRIO PARA A CALIBRAÇÃO DE TRANSDUTORES DE TORQUE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO ANGULAR DE BRAÇO DE REAÇÃO” consome uma fração do tempo normal de calibração, devido à automação do processo e da montagem única do artefato em calibração (sentido horário e anti- horário). Também, aumenta-se significativamente a qualidade dos resultados, pois se elimina o efeito do torque em degraus e retorno ao zero a cada ponto de calibração, além de possibilitar a aplicação de torques contínuos (sempre estáticos) ao instrumento. A resolução do nível eletrônico fornece o passo mínimo entre um ponto de calibração e outro, sendo que a resolução pode ser relativamente alta. Além disso, aumenta-se sobremaneira a confiabilidade metrológica, pois possibilita a inserção da componente de incerteza da posição angular do braço.
028. EXEMPLO
029. A Figura 7 ilustra a diferença entre a solução de “PADRÃO PRIMÁRIO PARA A CALIBRAÇÃO DE TRANSDUTORES DE TORQUE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO ANGULAR DE BRAÇO DE REAÇÃO” e a solução comumente utilizada pelo estado da técnica para a calibração de transdutores de torque estáticos.
030. Como a solução atual depende da utilização de pesos padrão, normalmente não se possui disponível um número grande de pesos calibrados, de forma que se possam utilizar incrementos pequenos de força para a calibração. Dessa forma, por exemplo, caso se tenha disponíveis quatro pesos de 100 N e um peso de 50 N, devido às combinações possíveis, a curva de carregamento tem a forma da linha tracejada. Utilizando “PADRÃO PRIMÁRIO PARA A CALIBRAÇÃO DE TRANSDUTORES DE TORQUE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO ANGULAR DE BRAÇO DE REAÇÃO” tem-se a curva em linha cheia da mesma figura.
Claims (5)
1. PADRÃO PRIMÁRIO PARA A CALIBRAÇÃO DE TRANSDUTORES DE TORQUE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO ANGULAR DE BRAÇO DE REAÇÃO caracterizado por um braço de reação (1) conectado a um peso padrão (4) calibrado em unidades de força, capaz de gerar um torque de referência a um eixo (7) através da posição angular medida por um nível eletrônico (2), instalado em equipamento composto por braço de reação para aplicação de torque (1 ); nível eletrônico do sentido anti-horário (2); mancais de rolamento (3); peso padrão calibrado em Newtons (4); eixo de aplicação da força (5); pino-trava para posição de "zero" (6); eixo esquerdo do braço de reação (7); acoplamento transdutor-eixo (9); caixa de redução (1O); flange de acoplamento transdutor-caixa de redução (11); motor servo controlado (12); sistema embarcado com microcontrolador ou computador para aquisição de dados e controle do padrão primário (13); mesa de posicionamento tridimensional (14); vão para movimentação do braço de reação (15); corrente de suporte do peso padrão (16); sistema de aplicação do peso padrão (17); nível eletrônico do sentido horário (18); corte do piso do laboratório (19); apoio do peso padrão (20); cama de suporte do peso padrão (21 ); dispositivo para fixação da corrente (22); rolamento (23); contrapeso do braço de reação (24); base para instalação do mancal de rolamento (25);
2. PADRÃO PRIMÁRIO PARA A CALIBRAÇÃO DE TRANSDUTORES DE TORQUE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO ANGULAR DE BRAÇO DE REAÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por: a. O sistema de travamento mecânico (6) ser capaz de posicionar o braço em posição vertical antes do início de uma calibração e em modo "desligado"; b. Motor (12) acoplado a uma caixa de redução (10), ambos instalados sobre uma mesa de posicionamento por coordenadas cartesianas (14); c. Os cubos (9) e os flanges de acoplamento (11) permitirem a conexão mecânica entre o eixo do braço de reação (7) e a caixa de redução (10) para a aplicação de torque ao transdutor (8); d. Os mancais de rolamento (3) serem capazes de suportar o peso de toda a estrutura sobre o piso de um laboratório (19) e permitirem a instalação de rolamentos (23) que reduzam o atrito do eixo do braço de reação (7); e. Um vão (15) no piso do laboratório (19), constituindo uma estrutura rebaixada para a movimentação do braço de reação (1); f. O eixo de aplicação de força (5) estar conectado a uma corrente de suporte de peso (16), esta por sua vez estar conectada ao peso padrão (4) por meio de um dispositivo de fixação (12); g. Uma cama de sustentação do peso (21) sobre um apoio (20); h. Uma Base para instalação do mancal de rolamento (25) no piso do laboratório (19) feito em concreto, de modo que o vão (15) não necessite ser por demais profundo e que o braço de reação (1) não fique demasiadamente erguido sobre o chão do laboratório (19); i. Um braço de reação (1) simétrico em relação ao seu eixo (7), constituído por uma metade responsável pela aplicação de força para geração de torque e outra metade (24) responsável por contrabalancear o peso da outra metade e não influenciar nos valores de torque de referência gerados pelo peso (4); j. Um segundo nível eletrônico (18), dito de redundância, para cálculo mais preciso da incerteza relativa à posição angular do braço de reação (1); k. Um sistema embarcado com microcontrolador ou computador (13), responsável pelo controle automático da posição angular do braço de reação (1), bem como pela aquisição de dados de calibração;
3. PADRÃO PRIMÁRIO PARA A CALIBRAÇÃO DE TRANSDUTORES DE TORQUE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO ANGULAR DE BRAÇO DE REAÇÃO, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado por substituição dos níveis eletrônicos (2 e 18) por sensores do tipo encoders para a medição da posição angular do braço de reação;
4. PADRÃO PRIMÁRIO PARA A CALIBRAÇÃO DE TRANSDUTORES DE TORQUE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO ANGULAR DE BRAÇO DE REAÇÃO, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado por a substituição do peso fixo por conjuntos de pesos padrão (21), de forma que se possa configurar o equipamento para a calibração de transdutores de menor ou maior capacidade;
5. PADRÃO PRIMÁRIO PARA A CALIBRAÇÃO DE TRANSDUTORES DE TORQUE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO ANGULAR DE BRAÇO DE REAÇÃO, de acordo com as reivindicações 1e 2, caracterizado por a inclusão de dois níveis eletrônicos (2 e 18), um para cara sentido de giro (horário e anti-horário), de forma que o torque gerado pelo peso próprio do nível eletrônico seja contrabalanceado pelo nível diametralmente oposto.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102013032778-6A BR102013032778B1 (pt) | 2013-12-19 | 2013-12-19 | padrão primário para a calibração de transdutores de torque através da variação angular de braço de reação |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102013032778-6A BR102013032778B1 (pt) | 2013-12-19 | 2013-12-19 | padrão primário para a calibração de transdutores de torque através da variação angular de braço de reação |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102013032778A2 BR102013032778A2 (pt) | 2015-12-08 |
BR102013032778B1 true BR102013032778B1 (pt) | 2021-03-16 |
Family
ID=54837905
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102013032778-6A BR102013032778B1 (pt) | 2013-12-19 | 2013-12-19 | padrão primário para a calibração de transdutores de torque através da variação angular de braço de reação |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR102013032778B1 (pt) |
Families Citing this family (2)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN107101758B (zh) * | 2017-05-23 | 2019-06-11 | 北京航空航天大学 | 一种涡轮泵动态扭矩测量装置 |
CN110146270B (zh) * | 2019-05-31 | 2020-12-01 | 上海理工大学 | 一种激光扫描振镜电机的力学性能测试平台 |
-
2013
- 2013-12-19 BR BR102013032778-6A patent/BR102013032778B1/pt active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
BR102013032778A2 (pt) | 2015-12-08 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
Castro et al. | Dynamic calibration of the positioning accuracy of machine tools and coordinate measuring machines using a laser interferometer | |
JP3735129B2 (ja) | 三次元座標測定装置 | |
US8567084B2 (en) | Profile measuring instrument | |
US20110172951A1 (en) | Methods for processing measurements from an accelerometer | |
JP2017527352A (ja) | 位置検出器 | |
CN106705823A (zh) | 一种线位移传感器现场校准方法 | |
US20110107609A1 (en) | Window frame deflection measurement device and method of use | |
US20210389111A1 (en) | Metrology Device with Automated Compensation and/or Alert for Orientation Errors | |
US11073383B2 (en) | Geometric error measurement method for feed drive system and computer-readable recording medium having program recorded for executing same | |
BR102013032778B1 (pt) | padrão primário para a calibração de transdutores de torque através da variação angular de braço de reação | |
JP2017500543A (ja) | 変形センサ・パッケージおよび方法 | |
CN114112358B (zh) | 机械臂的刚度测量方法和刚度测量系统 | |
IT202000011857A1 (it) | Apparecchiatura per l’azzeramento, la taratura e la misurazione di strumenti di misura | |
JP2007101279A (ja) | 直交座標運動機構の補正係数決定方法および測定データの収集方法 | |
CN104697712A (zh) | 一种回转体工件质心检验方法 | |
JP2007218773A (ja) | 回転防止装置およびこの回転防止装置を使用した地中密度の算出方法 | |
JPH049701A (ja) | キー溝測定装置及びその使用方法 | |
JP4841142B2 (ja) | ねじの許容差検査のための方法およびシステム | |
JP2001105357A5 (ja) | 産業用ロボットにおけるキャリブレーション方法およびワイヤ式リニアスケールおよびその測定方法 | |
Stoup et al. | Accuracy and versatility of the NIST M48 coordinate measuring machine | |
KR101030743B1 (ko) | 구조물 곡면부의 직선거리 측정장치 | |
EP2405234B1 (en) | Form measuring instrument | |
Zakharenko et al. | Measurements of the Geometric Parameters of Thread Gauges | |
Wadhwani et al. | Effect of viewing angles on measurement errors when using an implant cantilever beam torque-limiting device | |
KR20160016131A (ko) | 피스톤 장착 기반의 피스톤 링 합구틈새 검사 장치, 그리고 이를 이용한 피스톤 링 합구틈새 측정 방법 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law | ||
B06A | Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law | ||
B09A | Decision: intention to grant | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/12/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |