BR102013028646A2 - sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas - Google Patents

sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas Download PDF

Info

Publication number
BR102013028646A2
BR102013028646A2 BR102013028646A BR102013028646A BR102013028646A2 BR 102013028646 A2 BR102013028646 A2 BR 102013028646A2 BR 102013028646 A BR102013028646 A BR 102013028646A BR 102013028646 A BR102013028646 A BR 102013028646A BR 102013028646 A2 BR102013028646 A2 BR 102013028646A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
dispensing equipment
beverage dispensing
container
equipment according
automatic activation
Prior art date
Application number
BR102013028646A
Other languages
English (en)
Inventor
Adilson Salcher
Lucio Alende Reffatti
Luiz Afranio Alves Ferreira
Original Assignee
Whirlpool Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Whirlpool Sa filed Critical Whirlpool Sa
Priority to BR102013028646A priority Critical patent/BR102013028646A2/pt
Publication of BR102013028646A2 publication Critical patent/BR102013028646A2/pt

Links

Landscapes

  • Devices For Dispensing Beverages (AREA)

Abstract

sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas. a presente invenção refere-se a um sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas, o qual compreende características técnicas, construtivas e funcionais inovadoras e capazes de simplificar esses equipamentos dispensadores, propiciando principalmente uma substancial redução de custos e complexidade nas linhas de produção. mais particularmente, o sistema segundo a presente invenção é compreendido por uma bandeja de acoplamento (21) cooperante com um recipiente (22), sendo que a mencionada bandeja de acoplamento (21) é provida de cavidade (23) para a acomodação do referido recipiente (22), sendo que dentro da referida cavidade (23) é previsto um elemento de interação (24) que é conectado a um mecanismo articulado (25), cuja extremidade está em contato com um botão de acionamento (28), ainda, o referido recipiente (22) é dotado de pelo menos um elemento de interação (24’) que interage com o referido elemento de interação (24) da bandeja de acoplamento (21)

Description

Relatório Descritivo de Patente de Invenção para “SISTEMA PARA ACIONAMENTO AUTOMÁTICO DE EQUIPAMENTOS DISPENSADORES DE BEBIDAS” Campo da invenção A presente invenção refere-se a um sistema para acionamento de equipamentos dispensadores de bebidas, preferencialmente do tipo filtro de água e aparelhos distribuidores de água e outras bebidas e/ou gelo. Sendo que esses equipamentos dispensadores podem ser constituídos por aparelhos independentes, como aqueles adaptados e comumente instalados em aparelhos refrigeradores.
Mais particularmente, o sistema para acionamento de equipamentos dispensadores de bebidas, segundo a presente invenção, compreende características técnicas, construtivas e funcionais inovadoras e capazes de simplificar esses equipamentos dispensadores, propiciando principalmente uma substancial redução de custos e complexidade nas linhas de produção.
Fundamentos da Invenção De acordo com os conhecimentos gerais disponíveis no estado da técnica, são conhecidos inúmeros modelos e tipos de aparelhos cuja finalidade é promover o dispensamento de líquidos, especialmente água quando se trata de aparelhos domésticos.
Mais particularmente, existem aqueles equipamentos dispensadores independentes, tais como filtros e bebedouros que são instalados diretamente rede hidráulica ou utilizam reservatórios separados para a alimentação da água, mas também há aqueles tipos de equipamentos dispensadores que são incorporados em outros aparelhos eletrodomésticos, tais com geladeiras, freezers e refrigeradores no geral.
Normalmente, seja qual for o modelo de equipamento dispensador de água, eles são dotados, basicamente, por pelos menos um canal condutor cuja extremidade é provida de uma bica, e pelo menos um mecanismo de acionamento para promover o dispensamento da água em um reservatório. Dentre os modelos mais tradicionais, sabe-se que esse mecanismo de acionamento é constituído por uma alavanca prevista na bica de dispensamento que movimenta uma válvula de fluxo e, conforme o usuário empurra essa alavanca, a água pode ser dispensada no reservatório.
Existem, ainda, alguns modelos de equipamentos dispensadores que possuem elementos elétricos e eletrônicos capazes de permitir a substituição da referida alavanca por simples botões e botoeiras que liberam o fluxo de água conforme o usuário pressiona este referido botão.
Apesar de bastante funcionais até os dias atuais, nota-se que tais modelos de equipamentos dispensadores apresentavam propostas que exigiam a intervenção direta do usuário quanto ao controle da quantidade dispensada pela bica. Em outras palavras, nestes modelos de equipamentos conhecidos no estado da técnica exigiam que o usuário controlasse efetivamente a quantidade de líquidos que era dispensada em seu recipiente e, com isso, de forma evidente, provocava alguns inconvenientes, tais como a ausência de um controle preciso na quantidade dispensada, riscos de transbordamento e desperdício do produto dispensado. Além disso, no caso daqueles modelos com mecanismos elétricos e eletrônicos, existia um nível de complexidade bastante considerável, no que se refere a necessidade de ajustes e durabilidade dos componentes envolvidos, principalmente no caso de dispensadores de líquidos que, certamente, poderíam sofrer com a umidade.
No intuito de se propor uma solução alternativa para esses equipamentos dispensadores de água do estado da técnica, foram desenvolvidos alguns sistemas de acionamento capazes de detectar a presença do recipiente e, em alguns casos, monitorar a quantidade de líquidos que a bica está dispensando com base no monitoramento do volume despejado no recipiente. Por exemplo, os documentos CN 202891602, C 202553547, KR 2005016069. US 5491333, PI 10031088-0, PI 1101083-5; US5690403 e PI 0403994-7 já revelam equipamentos dispensadores de água e outros líquidos, sendo compreendidos por construtividades substancialmente complexas.
Mais especificamente, é possível observar que esses modelos de equipamentos dispensadores de líquidos são dotados de sistemas para acionamento da bica dispensadora que compreende uma série de elementos elétricos e eletrônico que acaba afetando as linhas de produção, mas principalmente os custos envolvidos para fabricação e montagem desses aparelhos.
Isso porque, os sistemas de acionamento desses equipamentos do estado da técnica são constituídos por uma série de sensores, câmeras, circuitos e dispositivos elétricos e eletrônicos capazes de monitorar a disposição do copo ou do usuário, bem como mensurar a quantidade de líquido que está sendo despejada no recipiente. Logicamente, como deve ser apreciado pelos técnicos no assunto, todos esses componentes são caros e exigem cuidados especiais de manipulação e instalação e, consequentemente, acabam afetando substancialmente os custos envolvidos.
Em síntese, como é possível constatar esses sistemas para acionamento automático de equipamentos dispensadores de água revelam estruturas relativamente complexas, caras e, principalmente, requerem elementos, componentes e dispositivos elétricos e eletrônicos complementares o que acaba comprometendo os custos e, inviabilizando a sua aplicação em qualquer aparelho eletrodoméstico.
Objetivos da invenção Dessa forma, é objetivo da presente invenção prover um sistema para acionamento de equipamentos dispensadores de bebidas, em especial para o fornecimento de água, o qual pode ser aplicado em equipamentos independentes ou naqueles agregados à outros aparelhos eletrodomésticos, tais como em geladeiras, freezers e refrigeradores no geral.
Mais preferencialmente, o sistema segundo a presente invenção, tem por finalidade solucionar de forma simples, eficiente e econômica as limitações e os inconvenientes revelados pelos sistemas para acionamento automático dos equipamentos de dispensamento de bebidas conhecidos no estado da técnica. É objetivo da presente invenção prover um sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de água, cujas características construtivas permitem eliminar o uso de componentes adicionais para monitorar o recipiente.
Além disso, também é objetivo da presente invenção, prover um sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de água capaz de eliminar os componentes elétricos e eletrônicos responsáveis pela detecção e efetivo acionamento do equipamento dispensador.
Sumário da Invenção Neste sentido, com a finalidade de se atingir os objetivos e efeitos técnicos acima mencionados, a presente invenção refere-se a um sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas, sendo constituído por uma bandeja de acoplamento que coopera diretamente com um recipiente, sendo que esta bandeja de acoplamento compreende uma cavidade para a acomodação do referido recipiente, e possui ainda um elemento de interação que é conectado a um mecanismo articulado cuja extremidade está em contato direto com um botão de acionamento. Adicionalmente, o referido recipiente é dotado de pelo menos um elemento de interação que interage diretamente com o referido elemento de interação da bandeja de acoplamento para promover o acionamento de uma válvula.
De acordo com uma concretização preferencial da presente invenção, o referido mecanismo articulado é formado por uma haste primaria e uma haste secundária, sendo que a referida haste primária é conectada no elemento de interação disposto na cavidade da bandeja de acoplamento, e a haste secundária, cooperante com a haste primária em uma de suas extremidades, é também cooperante com o dito botão de acionamento na sua outra extremidade.
Segundo uma realização possível do sistema de acionamento automático, objeto da presente invenção, a referida haste primaria é pivotada no plano horizontal, enquanto a referida haste secundária é pivotada no plano vertical.
Adicionalmente, também conforme uma concretização preferencial da presente invenção, o referido botão de acionamento é responsável por acionar a eletroválvula, a qual é controlada por uma unidade de controle que recebe um sinal oriundo de um medidor de fluxo, cuja finalidade é detectar o volume de bebida predeterminado, para comunicar à unidade de controle que, automaticamente desliga a eletroválvula (V).
De acordo com uma realização preferencial da presente invenção, os referidos elementos de interação são cooperantes através da movimentação rotacional da referida embalagem dentro da cavidade da dita bandeja de acoplamento.
Alternativamente, o sistema para acionamento automático, segundo uma concretização da presente invenção, pode compreender uma chave para seleção do volume desejado e, de acordo com a capacidade dos recipientes exclusivos e disponíveis pelo usuário. Ainda, deve ficar claro que o volume de bebida despejado é pré-programado e é totalmente dependente da capacidade volumétrica do recipiente utilizado.
Descrição Resumida dos Desenhos As características, vantagens e efeitos técnicos da presente invenção, tal como acima indicados, serão melhores compreendidas por um técnico no assunto a partir da descrição detalhada feita a seguir, cuja finalidade é apenas descrever de forma meramente exemplificativa, e não limitativa, realizações preferenciais da invenção com referência às figuras esquemáticas anexas, nas quais: A Figura 1 mostra uma vista em perspectiva de um equipamento dispensador de bebidas, tal como um filtro de água residencial, que compreende um sistema para acionamento automático, de acordo com a presente invenção; A Figura 2 mostra uma vista ampliada da bandeja de acoplamento do sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas, segundo a presente invenção; A Figura 3 mostra outra vista ampliada da bandeja de acoplamento do sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas, segundo a presente invenção; A Figura 4 mostra uma vista ampliada inferior da bandeja de acoplamento do sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas, conforme a presente invenção; e A Figura 5 mostra um diagrama esquemático de uma configuração construtiva do sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas, de acordo com a presente invenção.
Descrição Detalhada da Invenção De acordo com as figuras esquemáticas acima indicadas, alguns exemplos de concretizações preferenciais e possíveis da presente invenção serão descritos de forma mais detalhada a seguir, porém, deve ficar claro que se trata de uma descrição meramente exemplificativa e não limitativa, visto que o presente sistema para acionamento de equipamentos dispensadores de bebidas, pode compreender diferentes detalhes e aspectos estruturais e dimensionais sem, com isso, fugir do seu escopo de proteção.
Assim, conforme ilustram as figuras anexas, o sistema para acionamento pode ser aplicado em qualquer tipo e modelo de equipamento dispensador de bebida 10 provido de ao menos uma eletroválvula (V) que, preferencialmente pode ser uma válvula solenoide, sendo que o sistema para acionamento, objeto da presente invenção, é compreendido por uma bandeja de acoplamento 21 cooperante com um recipiente 22.
Mais particularmente, a referida bandeja de acoplamento 21 é dotada de cavidade 23 para a acomodação do referido recipiente 22, dentro da qual é previsto um elemento de interação 24 responsável por cooperar com um elemento de interação 24’ disposto na base do dito recipiente 22. O referido elemento de interação 24 da base de acoplamento 21 é conectado a um mecanismo articulado 25 que é constituído por pelo menos uma haste primária 26 e uma haste secundária 27, sendo que a referida haste primária 26 está interligada ao referido elemento de interação 24, e a referida haste secundária 27 cooperante com a haste primária 26 e, ainda, com um botão de acionamento 28.
De acordo com uma concretização preferencial da presente invenção a referida haste primaria 26 é pivotada no plano horizontal, enquanto a referida haste secundária 27 é pivotada no plano vertical, de modo que o movimento da haste primária 26 faz com que a haste secundária 27 acione o botão de acionamento 28.
Adicionalmente, segundo uma concretização possível da presente invenção, o referido botão de acionamento 28 aciona a eletroválvula (V), a qual é controlada por uma unidade de controle (UC) que recebe um sinal oriundo de um medidor de fluxo (F), de modo que, a partir do momento em que um determinado volume de bebida passa pelo referido medidor, este comunica a unidade de controle (UC) que, automaticamente desliga a eletroválvula (V).
Dessa forma, como deve ser apreciado, o sistema para acionamento de equipamentos dispensadores de bebidas, objeto da presente invenção, consegue fornecer um volume preciso de água, exatamente para abastecer a quantidade do recipiente 22 que é preferencialmente exclusivo e deve ser provido em sua base do dito elemento de interação 24’ capaz de promover a movimentação do elemento de interação 24 da bandeja 21 que, por sua vez, movimentará as ditas hastes primária 26 e secundária 27 que acionará o botão de acionamento 28.
Segundo uma realização preferencial da presente invenção, os referidos elementos de interação 24, 24’, são cooperantes através da movimentação rotacional da referida embalagem 22 dentro da cavidade 23 da dita bandeja de acoplamento 21.
Adicionalmente, deve ficar claro que o sistema para acionamento automático, segundo a presente invenção, compreende uma configuração cujo volume dispensado de bebida é predeterminado de acordo com a capacidade volumétrica do dito recipiente 22.
Entretanto, eventualmente, o presente sistema pode compreender, de forma complementar, uma chave para seleção do volume desejado e, de acordo com a capacidade dos recipientes 22 exclusivos e disponíveis pelo usuário.
Assim, conforme é possível constatar, o sistema para acionamento automático 20 de equipamento dispensadores de bebidas, segundo a presente invenção, compreende uma combinação e cooperação entre a bandeja de acoplamento 21 e o recipiente 22, de modo que o usuário, ao posicionar o seu recipiente 22 na cavidade 23 e rotaciona-la, promoverá interação entre os elementos 24 e 24’, de modo a provocar o deslocamento da haste primária 26 que movimentará a haste secundária 27, a qual, por fim, pressionará o botão de acionamento 28. Neste momento, um sinal é enviado à unidade de controle (UC) que promoverá energizará a eletroválvula (V), liberando o fluxo de água oriundo de uma fonte ou reservatório (R). O medidor de fluxo (F) monitora a quantidade de bebida que é fornecida para o recipiente 22 e, no momento que se detecta o volume predefinido, emite-se um segundo sinal à unidade de controle (UC) que promoverá a desativará a eletroválvula (V).
Como pode ser observado, o usuário precisa simplesmente posicionar e rotacionar o seu recipiente que o volume de bebida predefinido será despejado em seu recipiente, sem exigir qualquer outro esforço, como apertar outro botão, posicionar o recipiente debaixo da bica de forma precisa para não ocorrer vazamentos, ou seja, com uma única mão o usuário consegue abastecer automaticamente o seu recipiente com o volume exato da sua capacidade, sem se preocupar com o volume despejado, uma vez que, o sistema já está pré-programado para despejar uma determinada capacidade volumétrica que é totalmente dependente da capacidade volumétrica do recipiente.
Por fim, diante de todo o acima exposto, é importante destacar que a presente descrição tem como única finalidade apresentar de modo exemplificativo realizações preferenciais do sistema para acionamento de equipamentos dispensadores de bebidas, segundo a invenção em questão. Logo, como bem compreendem os técnicos no assunto, são possíveis numerosas modificações, variações e combinações construtivas dos elementos que exercem a mesma função substancialmente da mesma forma para alcançar os mesmos resultados, as quais devem ser incluídas dentro do escopo de proteção delimitado pelas reivindicações anexas.

Claims (8)

1. Sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas, que é compreendido por uma bandeja de acoplamento (21) cooperante com um recipiente (22), sendo caracterizado pelo fato de que: a dita bandeja de acoplamento (21) é dotada de cavidade (23) para a acomodação do dito recipiente (22), sendo que dentro da referida cavidade (23) é previsto um elemento de interação (24) que é conectado a um mecanismo articulado (25), cuja extremidade está em contato com um botão de acionamento (28); o dito recipiente (22) é dotado de pelo menos um elemento de interação (24’) que interage com o referido elemento de interação (24) da bandeja de acoplamento (21).
2. Sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito mecanismo articulado (25) é constituído por pelo menos uma haste primária (26) e uma haste secundária (27).
3. Sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a referida haste primária (26) é conectada ao referido elemento de interação (24), e a referida haste secundária (27), cooperante com a haste primária (26) em uma de suas extremidades, é também cooperante com o dito botão de acionamento (28).
4. Sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita haste primaria (26) é pivotada no plano horizontal, enquanto a referida haste secundária (27) é pivotada no plano vertical.
5. Sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito botão de acionamento (28) aciona a eletroválvula (V), a qual é controlada por uma unidade de controle (UC) que recebe um sinal oriundo de um medidor de fluxo (F) que detecta o volume de bebida para se comunicar com a unidade de controle (UC) que, automaticamente desliga a eletroválvula (V).
6. Sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os ditos elementos de interação (24, 24’) são cooperantes através da movimentação rotacional da referida embalagem (22) dentro da cavidade (23) da dita bandeja de acoplamento (21).
7. Sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende uma chave para seleção do volume desejado e, de acordo com a capacidade dos recipientes (22) exclusivos disponíveis.
8. Sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o volume de bebida despejado é pré-programado e é totalmente dependente da capacidade volumétrica do recipiente (22).
BR102013028646A 2013-11-06 2013-11-06 sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas BR102013028646A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013028646A BR102013028646A2 (pt) 2013-11-06 2013-11-06 sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013028646A BR102013028646A2 (pt) 2013-11-06 2013-11-06 sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013028646A2 true BR102013028646A2 (pt) 2015-09-29

Family

ID=54700150

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013028646A BR102013028646A2 (pt) 2013-11-06 2013-11-06 sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102013028646A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9066496B2 (en) Automatic smart watering apparatus
US11668516B2 (en) Water prefilling assembly for use in a refrigerating appliance
BR112017021704B1 (pt) Sistema de dispensação de bebidas
US20150197417A1 (en) Self-filling refrigerator water pitcher
BR112015017615B1 (pt) Aparelho dispensador para a dispensação de sabão líquido, loção ou outro líquido
BR112014027146B1 (pt) dispensadores de fluido com dosagem ajustável
JP2016199300A (ja) 飲料サーバ
BRPI0704954A (pt) sistema sensor para um dispensador de refrigerador
ITTO20120418A1 (it) Dispositivo per misurare il livello del latte e relativo metodo di misura
BRPI1106812A2 (pt) detecÇço e/ou caracterizaÇço de fluxo para distribuiÇço de bebida em um refrigerador
BR102012016750B1 (pt) Dispensador de bebida, sistema e método para a dispensa de bebida
ES2826380T3 (es) Procedimiento de control de un aparato de distribución de productos alimenticios
US9364109B2 (en) Hydration system
BRPI1107158A2 (pt) Inserção para produção de bebida com desvio de água embutido
CN103908156B (zh) 一种饮水设备
US9114345B2 (en) Low power water filter monitoring system
BR102013028646A2 (pt) sistema para acionamento automático de equipamentos dispensadores de bebidas
JP6008183B2 (ja) 供給装置
US9334148B2 (en) Beverage dispenser for refrigerator
CN105342459A (zh) 饮水设备及其定量水供应装置
CN104433811A (zh) 咖啡饮水机
US11401150B2 (en) Automated fluid dispenser system
JP2019142592A (ja) 飲料サーバ
WO2020085928A2 (pt) Sistemas e processos de distribuição de produtos edíveis para um recipiente regulados pelo referido recipiente
US20140146635A1 (en) Bulk Container With Integrated Dispensing Capability

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2487 DE 04-09-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.