BR102013019647A2 - Formulação útil para espargimento - Google Patents
Formulação útil para espargimento Download PDFInfo
- Publication number
- BR102013019647A2 BR102013019647A2 BR102013019647A BR102013019647A BR102013019647A2 BR 102013019647 A2 BR102013019647 A2 BR 102013019647A2 BR 102013019647 A BR102013019647 A BR 102013019647A BR 102013019647 A BR102013019647 A BR 102013019647A BR 102013019647 A2 BR102013019647 A2 BR 102013019647A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- oil
- formulation
- stabilizer
- active ingredient
- optionally
- Prior art date
Links
Landscapes
- Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
Abstract
RESUMO Patente de Invenção: "FORMULAÇÃO ÚTIL PARA ESPARGIMENTO". A presente invenção refere-se a uma formulação apropriada para espargimento compreendendo uma fase óleo compreendendo pelo menos um ingrediente ativo e um estabilizador, onde o estabilizador compreende pelo menos um óleo vegetal epoxidado, e opcionalmente pelo menos um emulsificante e/ou um aditivo retardador de vapor. A formulação ainda pode compreender uma fase aquosa compreendendo pelo menos um agente dispersante e opcionalmente pelo menos um agente antiespumante e/ou agente espessante. 1/1
Description
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "FORMULA- ÇÃO ÚTIL PARA ESPARGIMENTO".
Campo da Invenção A presente invenção refere-se a formulações estáveis apropria- das para espargimento de substâncias úteis, por exemplo, inseticida, herbi- cida, fungicida, repelente de insetos, desodorantes e/ou administração de droga.
Antecedentes da Invenção Formulações apropriadas para espargimento são bem conheci- das. Por exemplo, EP0331474 A1 descreve formulações de espargimento compreendendo uma fase óleo compreendendo ingrediente ativo, um emul- sificante e um retardador de evaporação.
Entretanto, emulsões de óleo em água (EW) têm o problema de instabilidade que pode comprometer a eficácia de tais formulações quando usadas como formulações de espargimento. Em particular, instabilidade conduz a aumento de tamanhos de partículas de EW com o tempo e vidra em prateleira pobre.
Da mesma maneira, há uma necessidade de fabricação de for- mulações EW mais estáveis.
Sumário da Invenção A presente invenção é endereçada aos problemas acima, e em particular provê novas formulações com estabilidade aperfeiçoada.
De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, é provida uma formulação apropriada para espargimento compreendendo uma fase óleo compreendendo pelo menos um ingrediente ativo e um estabiliza- dor, onde o estabilizador compreende pelo menos um óleo vegetal epoxida- do, e opcionalmente pelo menos um emulsificante e/ou um aditivo retardador de vapor.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, é provi- do um processo de preparação de uma formulação de acordo com qualquer aspecto da presente invenção, compreendendo preparação de uma fase óleo compreendendo pelo menos um ingrediente ativo e um estabilizador, onde o estabilizador compreende pelo menos um óleo vegetal epoxidado, e opcionalmente pelo menos um emulsificante e/ou um aditivo de retardo de vapor.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, é provi- do um recipiente de espargimento compreendendo a formulação de acordo com qualquer aspecto da presente invenção.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, é provi- do um uso da formulação de acordo com qualquer aspecto da presente in- venção, opcionalmente diluída com água, ou um uso do recipiente de espar- gimento de acordo com qualquer aspecto da presente invenção, para contro- le de insetos, pestes acarinas ou plantas indesejadas.
Breve Descrição das Figuras A Figura 1 mostra resultados de um teste de estabilidade condu- zido para duas formulações, uma compreendendo um estabilizador e a outra não compreendendo um estabilizador. Tamanhos de partículas para as duas formulações foram medidos em 24 meses para comparação de sua estabili- dade relativa. Em particular, a Fig. 1(a) mostra o diâmetro médio de volume de tamanho de partícula de formulação FI-09138 (ou "Composição 1") não compreendendo um estabilizador e Fig. 1 (b) mostras o diâmetro médio de volume de tamanho de partícula de formulação FI-09139 (ou "Composição Comparativa 1") compreendendo óleo de soja epoxidado (comercialmente disponível como Amepon SB/65) como um estabilizador em 0,55% peso / peso. O diâmetro médio de volume d(v,0,5) é o diâmetro onde 50% da distri- buição de tamanho de partículas estão acima e 50% estão abaixo como ba- se em volume.
Etapas de preparação para as duas formulações comparadas podem ser encontradas nos Exemplos, tais como, Exemplo de Fabricação 1 (com estabilizador) e Exemplo de Fabricação Comparativo 1 (sem estabili- zador). A Figura 2 mostra os resultados dos perfis de retardo de evapo- ração de duas formulações em comparação com um padrão comercial, Aqua Resigen EW (Bayer Crop Science). As duas formulações são FI-10077 (ou "Composição 1", incluindo retardador de vapor) e FI-10078 (ou "Composição Comparativa 2", não incluindo Retardador de Vapor). Para avaliar perfil de retardamento de evaporação idêntico como a descrição em EP0331474 A1, uma gotícula de emulsão diluída é suspensa em um arame fino sobre uma placa de petri e sua área de seção transversa é medida sob um microscópio por 10 minutos. Isto pode ser repetido em diferentes diluições para uma da- da formulação. Na figura 2, este teste foi conduzido para uma diluição das formulações de 10 vezes em água. As etapas de preparação para as duas formulações comparadas podem ser encontradas nos Exemplos, ou seja, Exemplo de Fabricação 1 (com retardador de vapor) e Exemplo de Fabrica- ção Comparativo 2 (sem retardador de vapor).
Descrição Detalhada da Invenção As realizações da presente invenção são primariamente relacio- nadas com formulações estáveis apropriadas para espargimento de subs- tâncias úteis, por exemplo, inseticida, herbicida, fungicida, acaricida, repe- lente de inseto, regulador de crescimento de insto, regulador de crescimento de planta, corante, perfume, bactericida, lubrificante, medicamento, tinta, laca de polimento, tratamento têxtil, desodorante e/ou droga.
Tomando o exemplo de uma formulação inseticida, algumas rea- lizações da presente invenção podem ser relacionadas com uma formulação de óleo-em-água apropriada para espargimento ou para diluição com água para formação de uma formulação de espargimento para uso dentro e fora de casa no campo de saúde pública, ou controle de peste e vetor. Por e- xemplo, estas formulações que podem ser espargidas podem estar na forma de um espargimento de volume ultrabaixo ou espargimento de espaço de névoa térmica.
Os termos "um" e "uma" são aqui usados para referirem-se a um ou mais de um (isto é, pelo menos um) do objeto gramático do artigo. Por meio de exemplo, "um elemento" significa um elemento ou mais de um ele- mento.
Uma emulsão é uma mistura de dois ou mais líquidos que são normalmente imiscíveis. Em uma emulsão, um ou mais líquidos (a fase dis- persa) são dispersos no outro (a fase contínua). Isto pode acontecer, por exemplo, após mistura vigorosa, homogeneização ou mesmo exposição de líquidos imiscíveis a energia de ultrassom. "Emulsões óleo em água" assim referem-se a emulsões compreendendo uma fase óleo dispersa dentro de uma fase aquosa. Devido à natureza imiscível dos líquidos, muitas emulsões são instáveis e tendem a separar em diferentes fases com o tempo, por e- xemplo, uma emulsão de óleo em água pode separar em uma fase óleo e uma fase aquosa.
Emulsões de óleo em água podem ser tornadas mais estáveis através de adição de emulsificantes, tais como emulsificantes comercialmen- te disponíveis e tensoativos como aqueles disponíveis sob a marca registra- da BRIJ fhttD://www.siamaaldrich.cm/matenals-science/matehal-science- products.html?TabSePaae=9541703) e Genapol df). Entretanto, formulações típicas compreendendo tais emulsificantes e tensoativos ainda exibem instabilidade em tamanhos de partículas. Um e- xemplo pode ser visto a partir de Fig. 1 (a), que mostra que o diâmetro medi- ano de volume para uma formulação sem um estabilizador aumenta com o tempo, indicando instabilidade em tamanho de partículas. O termo "controle de pestes" refere-se à regulação ou gerencia- mento de uma peste, usualmente porque ela é percebida ser prejudicial à saúde de um sujeito, à ecologia ou à economia. Em particular, controle de uma espécie de peste refere-se à manutenção das espécies de pestes em um nível que não é prejudicial para a saúde de um sujeito, a ecologia ou a economia.
Exemplos de pestes nocivas (insetos/acarina nocivos) contra os quais o presente composto exibe um efeito de controle incluem os seguintes: Hemíotera Delphacidae (planthoppers) como Laodelphax striatellus (gafa- nhoto marrom pequeno), Nilaparvata lugens (gafanhoto marrom), Sogatella furcifere (gafanhoto de arroz de costas brancas); cigarrinhas tais como Ne- photettix cincticeps, Nephotettix virescens; Aphididae (afídeos); besouros de plantas; Aleyrodidae (moscas brancas); cochonilhas; Tingidae (lace bugs);
Psyllidae; e assim por diante;
Lecidóctera Pyralidae como Chilo suppressalis (broca de tronco de arroz), Cnaphalocrocis medinalis (leafroller de arroz), Plodia interpunctella (maripo- sa da farinha Indiana); Noctuidae como Spodoptera litura (lagarta de agrotí- deo de tabaco), Pseudaletia separata (lagarta de arroz), Mamestra brassicae (lagarta de repolho); Pieridae como Pieris rapae crucivora (lagarta de repo- lho comum), Tortricidae como Adoxophyes spp.; Carposinidae; Lyonetiidae;
Lymantiidae; Plusiinae; Agrotis spp. como Agrotis segetum (lagarta de nabo), Agrotis epsilon (lagarta preta); Helicoverpa spp.; Heliotis spp.; Plutella xylos- tella (mariposa de costas de diamante); Parnara guttata (saltão de arroz);
Tinea pellionella (mariposa de roupas casemaking); Tineola bisselliella (ma- riposa de roupas webbing); e assim por diante; Díotera Culex spp. como Culex pipiens pallens (mosquito comum), Culex tritaeniorhynchus; Aedes spp. como Aedes aegypti, Aedes albopictus; Ano- pheles spp. como Anopheles sinensis; Chironomidae (mosquito pólvorra);
Muscidae como Musca domestica (mosca doméstica), Muscina stabulans (mosca de estábulo falsa); Calliphoridae; Sarcophagidae; Anthomyiidae co- mo Delia platura (gusano de semente de milho), Fannia canicularis (mosca doméstica pequena), Delia antiqua (gusano de cebola); Tephritidae (moscas de frutas); Drosophilidae; Psychodidae (moscas mariposas); Tabanidae; Si- muliidae (moscas negras); Stomoxyidae; e assim por diante;
Coleóotera (besouros) lagartas de de raiz de milho como Diabrotica virgifera (lagarta de raiz de milho do oeste), Diabrotica undecimpunctata howardi (lagarta de raiz de milho do sul); Scarabaeidae como Anômala Sitophilus zeamais (gorgulho de milho), Lissorhoptrus oryzophilus (gorgulho de água de arroz), gorgulho bola, Callosobruchus chinensis (gorgulho de feijão adzuki); Tenebrionidae (besouros do escuro) como Tenebrio molitor (lagarta de farinha amarela), Tribolium castaneum (besouro de farinha vermelha); Chrysomelidae (besou- ros de folha) como Oulema oryzae (besouro de folha de arroz, Phyllotreta striolata (besouro pulga listrado), Aulacophora femoralis (besouro de folha de abóbora); Anobiidae; Epilachna spp. tal como Epilachna vigintioctopunctata (twenty-eight-spotted ladybird); Lyctidae (besouros powderpost); Bostrychi- dae (besouros powderpost falsos); Cerambycidae; Paederus fuscipes (be- souro robe); e assim por diante;
Dictvoptera Blatella germânica (barata Alemã); Periplaneta fuliginosa (barata smokybrown); Periplaneta americana (barata Americana); Periplaneta brun- nea (barata marrom); Blatta orientalis (barata orienta); e assim por diante;
Thvsanoctera Thrips palmi; western flower trips; Thrips hawaiiensis; e assim por diante;
Hvmenootera Formicidae (formigas); Vespidae (vespas); Bethylidae; Tenthre- dinidae (sawflies) como Athalis rosae ruficorni (sawfly de repolho); e assim por diante;
Ortootera Gryllotalpidae (grilos mole); Acrididae (gafanhotos); e assim por diante;
Sifonaptera Pulex irritans; Ctenocephalides felis (pulga de gato); e assim por diante;
Anoplura Pediculus humanus humanus (piolho de corpo); Pthirus púbis (piolho caranguejo) e assim por diante;
Isoptera Reticulitermes speratus, Coptotermes formosanus (cupim subter- râneo de FormoOsa); e assim por diante; Ácaros de poeira doméstica Dermanyssidae como Dermatophagoides farinae (ácaro de poei- ra doméstica Americano), Dermatophagoides pteronyssinus; Acaridae como Tyrophagus putrescentiae (ácaro de mofo), Aleuroglyphus ovatus; e assim por diante;
Os outros ácaros Glycyphagidae como Glycyphagus privatus, Glycyphagus do- mesticus, Glycyphagus destructor, Cheyletidae como Chelacaropsis malac- censis, Cheyletus fortis; Tarsonemidae; Chortoglyphus spp.; Haplochthonius simplex e semelhantes; Tetranychidae como Tetranychus urticae (carmine spider mite); Tetranychus kanzawai (ácaro aranha Kanzawa); Panonychus citri (ácaro vermelho de citrus); Panonychus ulmi (ácaro vermelho Europeu); e assim por diante;
Carraoatos Ixodidae como Haemaphysalis longiconi; O termo "sujeito" inclui ambos, sujeitos humanos e animais e suas partes. Sujeitos animais incluem, mas não são limitados a mamíferos, animais domésticos e animais de criação. Os sujeitos animais podem incluir, mas não são limitados a, cães, gatos, pássaros, cavalos, gado, porcos, car- neiros, cabras, galinhas, pato e peru.
De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, é provida uma formulação apropriada para espargimento compreendendo uma fase óleo compreendendo pelo menos um ingrediente ativo e um estabiliza- dor, onde o estabilizador compreende pelo menos um óleo vegetal epoxida- do, e opcionalmente pelo menos um emulsificante e/ou um aditivo retardador de vapor. O termo "compreendendo" é aqui definido como "incluindo prin- cipalmente, mas não necessariamente unicamente". Ainda, o termo "com- preendendo" será automaticamente lido por aqueles versados na técnica como incluindo "consistindo em". As variações da palavra "compreendendo", tal como "compreende", têm correspondentemente significados variados.
Através de adição de um estabilizador, tal como um óleo vegetal epoxidado, formulações de acordo com qualquer aspecto da presente inven- ção têm um excelente aperfeiçoamento em estabilidade de distribuição de tamanho de partícula sobre o tempo e sobre uma faixa de temperaturas. Um exemplo de um tal óleo vegetal epoxidado pode ser óleo de soja epoxidado, tal como é comercialmente disponível de fornecedores como Ametech SRL, sob o nome de produto de Amepon SB/65 (httD:/7www.ametech.it/pr agro ad stabilizing agente prmt.php).
Como pode ser visto a partir da Fig. 1(a), uma formulação sem um estabilizador mostra um rápido aumento do diâmetro médio de volume com o tempo e sobre uma faixa de diferentes temperaturas, indicando insta- bilidade em tamanhos de partículas. Em comparação, Fig. 1 (b) mostra que formulações com um estabilizador mantêm um tamanho de partícula relati- vamente estável quando estocadas na mesma faixa de temperaturas. Com- paração de diâmetros médios de volume das duas formulações, tamanhos de partículas foram maiores para a composição da técnica anterior sobre a maior parte do período de dois anos, em todas as condições / temperaturas de estocagem testadas. Etapas de preparação para as duas formulações comparadas podem ser encontradas nos exemplos, ou seja, Exemplo de Fabricação 1 (com estabilizador) e Exemplo de Fabricação Comparativo 1 (sem estabilizador).
Entretanto, é entendido que realizações da presente invenção não são limitadas a realizações onde o estabilizador é óleo de soja epoxida- do. Por exemplo, realizações da presente invenção podem compreender pelo menos um óleo vegetal epoxidado derivado de pelo menos um óleo ve- getal selecionado do grupo consistindo em óleo de soja, óleo Jatrofa, óleo de linhaça, óleo neem, óleo de palma, óleo de coco, óleo de semente de algo- dão, óleo de amendoim, óleo de oliva, óleo de semente de colza, óleo de açafrão, óleo sésamo, óleo de girassol, óleo de amêndoa, óleo de beechnut, óleo de caju, óleo de noz, óleo de macadamia, óleo mongongo, óleo de pe- can, óleo de noz de pinho, óleo de pistachio, e óleo de noz. Em algumas rea- lizações, o estabilizador é óleo de soja epoxidado.
Realizações da presente invenção ainda podem compreender uma fase aquosa compreendendo pelo menos um agente dispersante e op- cionalmente pelo menos um agente antiespumante e/ou agente espessante.
Em algumas realizações da presente invenção, a formulação a- inda pode compreender uma fase aquosa compreendendo pelo menos um agente dispersante. Em algumas realizações, a formulação ainda pode com- preender pelo menos um selecionado do grupo consistindo em agentes anti- espumantes e agentes espessantes.
Agentes dispersantes são substâncias adicionadas a uma sus- pensão, um colóide ou uma emulsão, para aperfeiçoar a separação de partí- culas e para prevenir deposição ou formação de grumos de partículas. Por exemplo, algumas realizações da presente invenção podem compreender um ou mais agentes dispersantes como álcool polivinílico (comercialmente disponível, por exemplo, Gohsenol GL-05 de Gohsenol . com), Goma Arábi- ca, sal de ligno sulfonato de sódio e/ou sal de sódio de ácido policarboxílico.
Um agente antiespumante é uma substância que reduz e impe- de a formação de espuma. Por exemplo, algumas realizações da presente invenção podem compreender um ou mais agentes antiespumantes tal como polímero de silicone ativo ou semelhantes. Exemplos comercialmente dispo- níveis podem incluir emulsão Antiespuma C (Dow Corning Ásia, Corp.) e/ou Silcolapse 5000 (Rhodia).
Agentes espessantes são substâncias que aumentam a viscosi- dade de uma solução ou mistura de liquido / sólido. Apropriados agentes espessantes podem incluir gomas xantano e silicatos minerais. Por exemplo, algumas realizações da presente invenção podem compreender um ou mais agentes espessantes como Veegum G (silicato de alumínio magnésio de R.T. Vanderbilt), Kelzan S (goma xantano disponível de CP Kelco), carboxi metil celulose, goma carageenan e/ou guar. A estender a vida de prateleira das formulações propostas, al- gumas realizações da presente invenção também podem compreender pre- servativos como 1,2-benz-isotiazolin-3-ona (disponível comercialmente de Lonza como Proxel GXL) e/ou mistura de 5-cloro-2-metil-4-isothazolin-3-on, 2-metil-4-isotiazolin-3-ona e bronopol (comercialmente disponível de Kl Ka- sei como Biohope L). O termo "opcionalmente" com relação a qualquer elemento de uma reivindicação ou frase é pretendido significar que o elemento sujeito é requerido, ou alternativamente, não é requerido. Ambas alternativas são pre- tendidas estarem dentro do escopo da reivindicação ou frase. Uso de termos mais amplos tais como compreende, inclui, tendo, etc., devem ser entendi- dos para proverem suporte para termos mais restritos como consistindo em, consistindo essencialmente em, compreendidos substancialmente por, etc. É entendido que as realizações da presente invenção não são limitadas a formulações pesticidas. Por isso, realizações da presente inven- ção podem compreender pelo menos um agente ativo selecionado do grupo consistindo em um inseticida, herbicida, fungicida, acaricida, repelente de inseto, regulador de crescimento de inseto, regulador de crescimento de planta, corante, perfume, bactericida, lubrificante, medicamento, tinta, laca de polimento, tratamento têxtil, desodorante e droga.
Para os propósitos deste relatório descritivo, o termo "ingredien- te ativo" é usado para significar qualquer substância biologicamente ativa tal como um composto que é capaz de afirmar o desejado efeito biológico, por exemplo, um efeito inseticida, herbicida, fungicida, acaricida, repente de in- seto, desodorante e/ou terapêutico. Para os propósitos deste relatório descri- tivo, o termo "ingrediente ativo" é também entendido incluir sinergistos ou adjuvantes. Um sinergisto ou adjuvante é qualquer agente apropriado para modificação de efeito de outros agentes, tal como um inseticida, herbicida, fungicida, acaricida, repelente de inseto, regulador de crescimento de inseto, regulador de crescimento de planta, corante, perfume, bactericida, lubrifican- te, medicamento, tinta, laca de polimento, tratamento têxtil, desodorante e/ou droga. Por exemplo, sinergistos ou adjuvantes podem ser usados em combi- nação com herbicidas, inseticidas, fungicidas e outros agentes pesticidas que controlam ou eliminam pestes indesejadas, de modo a aperfeiçoar sua eficácia. Sinergistos ou adjuvantes podem não ser eles próprios eficazes em controle ou eliminação de pestes, ou em provimento de terapia. Ao invés, sinergistos ou adjuvantes podem exercer um efeito sobre a indicação de do- ença ou peste, de modo que a habilidade dos pesticida ou droga para pene- trar, alvejar ou proteger o organismo alvo é aperfeiçoada. Por exemplo, é acreditado que o sinergisto pesticida butóxido de piperonila pode inibir a quebra de compostos pesticidas em insetos. Por isso, inibição desta quebra permite que maiores concentrações do pesticida (tal como um composto pi- retróide) permaneçam dentro de peste alvo por um período mais longo (http:/7npi c. orst.edu/factsbeets/pboaen.odf). Da mesma maneira, as formula- ções da presente invenção também podem compreender um ou mais adju- vantes.
As formulações da presente invenção também podem compre- ender um ou mais aditivos tais como tensoativos, emulsificantes, retardado- res de vapor, óleos e sais. Estes aditivos podem ser capazes de aperfeiçoar propriedades de formulação tais como espalhamento, penetração, tamanho de gotícula ou outras características. Por exemplo, algumas realizações da presente invenção podem ser diluídas em água para serem usadas em um espargimento de espaço de névoa térmica ou de volume ultrabaixo (ULV).
Tais aplicações podem requerer que as gotículas espargidas percorram uma longa distância (-100 m) com mínima evaporação de água de modo a atingir áreas alvos ou pestes em um desejável tamanho de gotícula. Para obter mí- nima evaporação de água, as formulações da presente invenção podem compreender um ou mais retardadores de vapor. Retardadores de vapor são substâncias capazes de retardar a evaporação da água de gotas do espar- gimento em particular em uma formulação preparada para espargimento so- bre uma área alvo. A área alvo pode ter uma população de pestes percebida ser prejudicial para a saúde de um sujeito, a ecologia ou a economia. Retar- dadores de vapor são bem conhecidos na preparação de formulações para espargimento. Por exemplo, EP0331474 A1 descreve uma formulação apro- priada para espargimento compreendendo uma fase óleo compreendendo ingrediente ativo, um emulsificante e retardador de evaporação. Realizações da presente invenção podem compreender um ou mais aditivos, por exem- plo, pelo menos um retardador de vapor. Em particular, formulações da pre- sente invenção podem compreender mais de um retardador de vapor tal co- mo álcool cetílico e/ou pelo menos um ácido graxo. Mais em particular, o pelo menos um ácido graxo pode compreender ácido esteárico e/ou ácido palmítico. Como pode ser visto a partir da Fig. 2, uma formulação sem um retardador de vapor mostra uma rápida diminuição em área de seção trans- versa de gotícula sobre um período de 10 minutos. Em comparação, uma formulação com retardadores de vapor mantém uma área de seção trans- versa de gotícula relativamente estável sobre o mesmo período. O perfil de retardo de evaporação da formulação com retardadores de vapor é similar àquele de um padrão comercial, Aqua Resigen EW (Bayer Crop Science).
Etapas de preparação para as duas formulações comparadas podem ser encontradas nos Exemplos, ou seja, Exemplo de Fabricação 1 (com retarda- dor de vapor) e Exemplo de Fabricação Comparativo 2 (sem retardador de vapor).
Em algumas realizações da presente invenção, a formulação pode compreender um ingrediente ativo onde o ingrediente ativo compreen- de pelo menos um composto piretróide.
Em geral, compostos piretróides são grosseiramente divididos no assim chamado agente de nocaute superior em um efeito de nocaute, e o assim chamado agente de morte superior em um efeito letal. Exemplos de agentes de nocaute e de morte incluem metoflutrim e cifenotrim, respectiva- mente. Praticamente, é desejável ter-se ambos efeitos de nocaute e morte em um inseticida, mas no presente não são conhecidos compostos piretrói- des simples tendo ambos efeitos que sejam de custo efetivo.
Em particulares realizações da presente invenção relacionadas a formulações pesticidas, formulações de acordo com qualquer aspecto da presente invenção podem compreender como o ingrediente ativo pelo me- nos um composto piretróide e opcionalmente pelo menos um sinergisto pes- ticida. O composto piretróide pode ser selecionado do grupo consistindo em aletrim, ftaltrim, praletrim, furametrim, empentrim, fenotrim, permetrim, cife- notrim, cipermetrim, decametrim, tralometrim, deltametrim, bifentrim, ciflu- trim, etofenprox, transflutrim, cicloprotrim, acrinatrim, fenvalerato, esfenvale- rato, flucitrinate, teflutrim, esbiotrim, fenpropatrim, tetrametrim, fluvalinate, cialotrim, resmetrim, meperflutrim, teflumetrim, dimeflutrim, Piretrina I, Pire- trina II, Cinerina I, Cinerina II, jasmolina I, jasmolina II e metoflutrim. Em par- ticular, o pelo menos um ingrediente ativo pode compreender cifenotrim e/ou metoflutrim e opcionalmente butóxido de piperonila.
Cifenotrim é o nome comum de um inseticida piretróide com no- me IUPAC: ciclo propano-1-carboxilato de [ciano-(3-fenoxi fenil) metil]-2,2- dimetil-3-(2-metil prop-1-enila). Ele também é conhecido pelo nome comerci- al GOKILAHT e tem a seguinte fórmula estrutural e identificadores: Fórmula Estrutural Nomenclatura Nome comum cifenotrim (ver Composição) (BSI, E-ISO); cyphénothrine ((f) F-ISO) Nome IUPAC ciclo propano carboxilato de (RS)-a-ciano-3-fenoxi benzil (1 RS,3RS;1 RS,3SR)-2,2-dimetil-3-(2-metil prop-1-enila) (ver Composição) Roth: ciclo propano carboxilato de (RS)-a-ciano-3-fenoxi benzil (1 R)-cis-trans-2,2-dimetil-3-(2-metil prop-1 -enila) Nome de Chemical Abstracts: ciclo propano carboxilato de ciano-(3-fenoxi fenil) metil-2,2-dimetil-3-(2-metil-1 -propenila) Outros nomes: d-cifenotrim CAS RN [39515-40-7] estereoquímica não-estabelecida EC n° 254-484-5 Códigos de desenvolvimento S-2703 Forte (Sumitomo Chemical) Código Smiles: N#CC(0C(=0)C1 C(/C=C(/C)C)C1 (C)C)c3cccc(Oc2ccccc2)c3 Para os propósitos deste relatório descritivo, o termo "cifenotrim" é para ser entendido significar tanto um enantiômero oticamente puro de cifenotrim como uma mistura de enantiômeros de cifenotrim. Por exemplo, realizações da presente invenção podem compreender enantiômeros S- e R- de cifenotrim em graus variáveis de excesso enantiomérico. Em particular, em algumas realizações, a presente invenção pode compreender cifenotrim racêmico como o ingrediente ativo e outras realizações podem compreender o enantiômero-S de cifenotrim, conhecido pelo nome comercial GOKILAHT- S como o ingrediente ativo.
Metoflutrim é o nome comum de um inseticida piretróide com nome IUPAC: (EZ)-(1 RS,3RS;1 RS,3SR)-2,2-dimetil-3-prop-1 -enil ciclo propano carboxilato de 2,3,5,6-tetra flúor-4-(metoxi metil) benzila. Ele também é conhecido pelo nome comercial SUMIONE e tem a seguinte fórmula estrutural e identificadores: Fórmula Estrutural: Nomenclatura Nome comum: metoflutrim (BSI, E-ISO); métofluthrine ((f) F-ISO) Nome IUPAC: (EZ)-(1 RS,3RS;1 RS,3SR)-2,2-dimetil-3-prop-1 - enil ciclo propano carboxilato de 2,3,5,6-tetra flúor-4-(metoxi metil) benzila, mas, ver Composição Nome Chemical Abstracts: CAS RN[240494-70-6] Códigos de Desenvolvimento S-1264 (Sumitomo Chemical) Código Smiles sem estereoquímica: COCcl c(F)c(F)c(C0C(=0)C2C(C=CC)C2(C)C)c(F)c1 F
Formulações da presente invenção compreendendo ingredientes ativos inseticidas mostraram melhor eficácia de morte e nocaute comparadas com a técnica anterior, baseado em testes de laboratório e experimentos de campo conduzidos na Malásia & Turquia.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, é provido um recipiente de espargimento compreendendo a formulação de acordo com qualquer aspecto da presente invenção.
Realizações da presente invenção relacionando-se a formulações inseticidas são principalmente usadas para preparação de agentes líquidos tais como espargimentos de óleos, concentrados emulsificáveis e aerossóis. Elas também podem ser usadas para preparação de espirais de mosquitos, esteira para fumigadores elétricos, outros fumigadores, formulações voláteis não-aquecimento aplicadas sobre resina ou papel, formulações de névoias, isca venenosa, grânulos, pós e formulações UVL (formulações para aplicação de volume ultrabaixo).
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, é provido um processo de prpearação de uma formulação apropriada para espargimento, compreendendo preparação de uma fase óleo compreendendo pelo menos um ingrediente ativo e um estabilisador, onde o estabilizador compreende pelo menos um óleo vegetal epoxidado, e opcionalmente pelo menos um emulsificante e/ou um aditivo retardador de vapor.
Em algumas realizações, o processo ainda compreende adição de uma fase aquosa compreendendo pelo menos um agente dispersante e opcionalmente pelo menos um agente antiespumante e/ou agente espessante.
Em algumas realizações, o processo pode compreender as etapas de: (i) mistura e aquecimento de fase óleo de modo a dissolver componentes da fase óleo; (ii) mistura e aquecimento de fase aquosa de modo a dissolver componentes da fase aquosa; (iii) mistura e aquecimento de solução espessante de modo a dissolver componentes da solução espessante; (iv) resfriamento de cada uma de fase óleo, fase aquosa e solução espessante; (v) adição de fase óleo à fase aquosa gradualmente sob agitação para formar uma mistura; (vi) homogeneização de mistura de etapa (v) para obter uma mistura homogeneizada; (vii) mistura de solução espessante com a mistura homogeneizada para formar (vi) a formulação inseticida.
Para os propósitos deste relatório descritivo, os termos "temperatura ambiente", "condições ambientes" e "condições tropicais" são usados intercambiavelmente para referirem-se a temperaturas ambientes experimentadas em países tropicais, isto é, aproximadamente 30°C +/- 4°C, preferivelmente aproximadamente 30°C +/- 2°C.
Em algumas realizações, o processo pode compreender preparação de uma fase óleo compreendendo pelo menos um estabilizador, onde o estabilizador pode compreender pelo menos um óleo vegetal epoxidado, onde o pelo menos um óleo vegetal epoxidado é derivado de pelo menos um óleo vegetal selecionado do grupo consistindo em óleo de soja, óleo Jatrofa, óleo de linhaça, óleo neem, óleo de palma, óleo de coco, óleo de semente de algodão, óleo de amendoim, óleo de oliva, óleo de semente de colza, óleo de açafrão, óleo de sésamo, óleo de girassol, óleo de amêndoa, óleo de noz faia, óleo de cajú, óleo de hazelnut, óleo de macadâmia, óleo mongongo, óleo de peca, óleo de noz de pinho, óleo pistachio, e óleo de noz.
Em algumas realizações, o estabilizante é óleo de soja epoxidado.
Em algumas realizações, o processo pode compreender preparação de uma fase óleop compreendendo pelo menos um ingrediente ativo, onde o ingrediente ativo é pelo menos um selecionado do grupo consistindo em um inseticida, herbicida, fungicida, acaricida, repelente de inseto, desodorante e droga.
Em algumas realizações, o ingrediente ativo compreende pelo menos um piretróide.
Em algumas realizações, o composto piretróide é selecionado do grupo consistindo em aletrim, ftaltrim, praletrim, furametrim, empentrim, feno- trim, permetrim, cifenotrim, cipermetrim, decametrim, tralometrim, deltame- trim, bifentrim, ciflutrim, etofenprox, transflutrim, cicloprotrim, acrinatrim, fen- valerato, esfen vale rato, flucitrinate, teflutrim, esbiotrim, fenpropatrim, tetra- metrim, fluvalinate, cialotrim, resmetrim, meperflutrim, teflumetrim, dimeflu- trim, Piretrina I, Piretrina II, Cinerina I, Cinerina II, jasmolina I, jasmolina II e metoflutrim.
Em algumas realizações, a formulação pode compreender cife- notrim e/ou metoflutrim e opcionalmente butóxido de piperonila.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, é provido um uso da formulação de acordo com qualquer aspecto da presente invenção, opcionalmente diluída com água, ou um uso do recipiente de espargimento de acordo com qualquer aspecto da presente invenção para controlar insetos, pestes de acarinos ou plantas indesejadas.
Tendo agora descrito genericamente a invenção, a mesma será mais facilmente entendida através de referência aos exemplos que se seguem os quais são providos a título de iloustração, e não são pretendidos serem limitantes da presente invenção.
Exemplos Daqui por diante, a presente invenção será descrita em mais detalhes por meio de exemplos de preparação e exemplos testes aos quais a presente invenção não é limitada. Nos exemplos que se seguem, os termos "parte(s)" significa em peso.
Exemplo de fabricação 1 A Composição 1 é obtida através das seguintes etapas: Uma fase óleo foi preparada através de dissolução de 0,1 parte em peso de metoflutrim, 6 partes rim e 10 partes em peso de butóxido de piperonila em 9,45 partes em peso de solvente hidrocarboneto aromático. E ainda, 0,55 parte em peso de estabilizador (óleo de soja epoxidado), 2,25 partes em peso de aditivo A retardador de vapor (álcool cetílico), 0,75 parte em peso de aditivo B retardador de vapor (mistura de ácido esteárico e ácido palmítico), 0,6 parte em peso de emulsificante A (Genopol O 200, nome de produto de Clariant Int. Ltd.), 0,46 parte em peso de emulsificante B (Brij S20-PA-SG, nome de produto de CRODA SINGAPORE, PTE LTD) e 0,94 parte em peso de emulsificante C (Brij O10-SS-RB, nome de produtoi de CRODA EUROPE LTD, Rawcliffe Bridge, UH) foram adicionadas e misturadas por agitação para obter uma fase óleo.
Separadamente da preparação de fase óleo descrita acima, uma fase aquosa foi preparada através de dissolução de 1,5 partes em peso de álcool polivinílico em 45 partes em peso de água deionizada. E ainda, 0,1 parte em peso de agente antiespumante (Antifoam C, nome de produto de Dow Corning Asia, Corp.) foi adicionada e misturada por agitação para obter uma fase aquosa de álcool polivinílico.
Separadamente das preparações descritas acima de fase óleo e fase aquosa, 0,2 parte em peso de aditivos preservativos (1,2- benzisotiazolin-3-ona), 0,15 parte em peso de agente espessante (siligato de magnésio alumínio), 0,075 parte em peso de agente espessante (goma xantano) e 14 partes em peso de água deionizada foram misturadas por agitação para obter uma solução espessante.
Uma emulsão óleo-em-água foi obtida através da adição de 46,6 partes em peso de uma fase aquosa a 32 partes em peso de fase óleo descrita acima, agitando a mesma por 90 minutos em 3000 rpm para emulsificar e dispersar a mesma. 14,425 partes em peso da solução espessante descrita acima foram adicionadas à emulsão óleo-em-água obtida e, ainda, 6,975 partes em peso de água deionizada foram adicionadas para obter uma quantidade total da composição 1.
Exemplo de fabricação 2 A Composição 2 é obtida através de preparação exatamente similar ao exemplo de fabricação 1 exceto que 9,45 partes em peso de solvente hidrocarboneto aromático de exemplo de fabricação 1 são trocadas por 9,45 partes em peso de 1-fenil-1-xilil etano.
Exemplo de fabricação 3 A Composição 3 é obtida através de preparçaão exatamente similar a exemplo de fabricação 1 exceto que 9,45 partes em peso de solvente hidrocarboneto aromático de exemplo de fabricação 1 são trocadas para 9,45 partes em peso de 1 -fenil-1 -etil fenil etano.
Exemplo de fabricação 4 A Composição 4 é obtida através das seguintes etapas:Uma solução de fase óleo uniforme é preparada através de colocação de 0,15 partes em peso de metoflutrim, 7,5 partes em peso de Cifenotrim e 15 partes em peso de butóxido de piperonila e 15 partes em peso de solvente hidrocarboneto aromático. E ainda, 0,75 parte em peso de estalizador (óleo de soja epoxidado), 4,0 partes em peso de aditivo retardador de vapor (álcool cetílico), 0,8 parte em peso de emulsificante A (Genopol O 200, nome de produto de Clariant Int. Ltd.), 1,8 partes em peso de emulsificante C (Brij O10-SS-RB, nome de produto de CRODA EUROPE LTD, Rawcliffe Bridge, UK) são adicionados e agitados para obter uma fase óleo.
Uma fase aquosa é preparada através de colocação de 40 partes em peso de água deionizada, 0,1 parte em peso de agente antiespuma (Antifoam C, nome de produto de Dow Corning Asia, Corp.), e 1,5 partes em peso de álcool polivinílico em um outro recipiente, e agitando o mesmo.
Uma emulsão óleo-em-água é obtida através de adição de 45 partes em peso da fase óleo descrita acima a 41,6 partes em peso da fase aquosa descrita acima, e ainda, agitando por 90 minutos em 3000 rpm para emulsificar e dispersar. Além disso, 9,4 partes em peso de uma solução espessante contendo 0,2 parte em peso de agente espessante (silicato de magnésio alumínio), 0,1 parte em peso de agente espessante (goma xantano) e 0,2 parte em peso de aditivos preservativos (1,2-benzisotiazolin- 3-ona) é adicionada à emulsão óleo-em-água obtida, e ainda, 4 partes em peso de água são adicionadas para obter uma quantidade total da composição 4.
Exemplo de fabricação comparativo 1 Composição comparativa 1 foi obtida através de preparação similar a exemplo de fabricação 1 exceto que 0,55 parte em peso de estabilisador (óleo de soja epoxidado) de exemplo de fabricação 1 não foi adicionada, e ainda, que 9,45 partes em peso de solvente hidrocarboneto aromático foram substituídas por 10 partes em peso de solvente hidrocarboneto aromático.
Exemplo de fabricação comparativo 2 Composição comparativa 2 foi obtida através de preparação similar ao exemplo de fabricação 1 exceto que 2,25 partes em peso de aditivo retardador de vapor A (álcool cetílico), 0,75 parte em peso de aditivo retardador de vapor B (mistura de ácido esteárico e ácido palmítico) não foram adicionadas, e ainda, que 9,45 partes em peso de solvente hidrocarboneto aromático foram trocadas em 12,45 partes em peso de solvente hidrocarboneto aromático.
Estudo Comparativo 1 O seguinte estudo avalia o papel de estalizador e agente dispersante na direção de estabilidade do produto final, em particular uma formulação proposta para espargimento, FO-12039 ("Composição 1") que compreende estabilizador e agente dispersante. Três variações sobre a receita para FO-12039 ("Composição 1") foram preparadas, por exemplo: - FI-12292 sem estabilizador, - FI-12293 sem agente dispersante; e - Fl-12294sem estabilizante e sem agente dispersante.
Padrões comerciais Aqua Resigen EW e Aqua K-Othrine EW foram incluídos no estudo como formulações controles parra comparação. FI-12292, FI-12293 e FI-12294 foram preparadas com as seguintes receitas: FI-12292, FI-12293 e FI-12294 foram preparadas usando as seguintes etapas: a) Preparação de fase óleo i) a fase óleo foi preparada através de pesagem de SumiOne TG, Gokilaht-S TG, butóxido de piperonila TG, solvente, emulsificantes, e estabilizador (se algum, Amepon SB/65) emum recipiente. ii) a seguir, o recipiente foi aquecido a 60°C. iii) álcool cetílico e Edenor ST 1 MY BD (mistura de ácido esteárico e ácido palmítico) foram adicionados gradualmente na mistura de óleo sob agitação constante. iv) agitação foi realizada por ~20 minutos até todos os itens serem inteiramente dissolvidos. v) a solução foi resfriada para temperatura ambiente. b) Preparação de fase aquosa i) emulsão antiespuma C foi pesada no recipiente seguido por água purificada. ii) A solução foi então agitada em temperatura ambiente. iii) Gohsenol GL-05 (se algum) foi adicionado gradualmente na fase aquosa sob agitação constante. Agitação foi procedida por aproximadamente ~10 minutos em temperatura ambiente até todas as partículas de Gohsenol GL-05 terem sido uniformemente distribuídas. iv) O recipiente foi aquecido a 60°C. v) A solução foi resfriada para temperatura ambiente. c) Preparação de solução espessante i) Proxel GXL(S) foi pesado no recipiente seguido por água purificada. ii) A solução foi então agitada usando um agitador de laboratório em temperatura ambiente. iii) Veegum G afoi adicionada gradualmente na fase aquosa sob agitação constante. A seguir, Kelzan S foi adicionado na mesma solução.
Agitação foi procedida por aproximadamente ~10 minutos em temperatura ambiente até todas as partículas sólidas serem uniformemente distribuídas. iv) O recipiente foi aquecido a 60°C. v) A solução foi então resfriada para temperatura ambiente. d) Homogeneização & mistura final i) Sob mistura de alto cisalhamento usando um homogeneizador TK Robomic Type A (Premix), a fase óleo foi lentamente adicionada na solução de Gohsenol GL-05. ii) A velocidade de homogeneização foi fixada em 7000 rpm. iii) Por último, solução espessante foi adicionada na emulsão e agitada usando um agitador de laboratório em temperatura ambiente por ~20 minutos para formar uma emulsão óleo em água homogenea.
Os seguintes testes foram realizados: a) Tamanho de partícula / VMD de produtos acabados - Esta medição pode ser conduzida através de uso de Malvern Mastersizer 2000 com base no procedimento operacional básico. b) Teste de estabilidade de emulsão - inspeção de amostras recentemente homogeneizadas ou amostras iniciais para qualquer separação, sedimentaçã, formação de óleo1 ou creme2 após etapas de diluição3, sobre 2 horas a 30+/-2°C, e após 72 horas em condições ambientes; 1formação de óleo: A formação de uma fase líquida não miscível com água, na parte de cima ou de fundo de emulsão. 2formação de creme: A formação de uma camada contendo uma proporção da fase dispersa maior que aquela no restante da emulsão, na parte de cima ou de fundo de emulsão. 3etapas de diluição: - 90 ml_ de água4 padrão WHO foram vertidos em um cilindro de medição de 100 ml_. O cilindro foi então imerso em um banho de água mantido a 30+/-2°C por 1 hora; - 10 mL do espargimento de espaço EWforam adicionados no cilindro em gotas usando uma pipeta de medição; - O cilindro foi tampado e invertido 20 vezes continuamente; - O cilindro foi então novamente imerso no banho de água por 2 horas e 30+/-2°C; e - qualquer formação de óleo1, formação de creme2, separação ou sedimentação foi observada após 2 horas e novamente após 72 horas. Água4 padrão WHO: Dois tipos como abaixo: - água dura padrão WHO 0,304 g de cloreto de cálcio anidro e 0,139 g de cloreto de magnésio hexaidratado dissolvidos em água destilada e levados para 1 litro.
Isto provê água com uma dureza de 342 mg/L calculada como carbonato de cálcio.
- água mole padrão WHO
Uma parte da água dura padrão WHO diluída com nove partes de água destilada para render 34,2 mg/L de dureza. c) Taxa de separação e teste de teor ativo - se há separação, altura de amostra total e a altura de cada camada foram medidas para calcular a taxa de separação. Camadas foram isoladas usando uma seringa de agulha e analisadas para teor ativo de modo a verificar uniformidade após separação.
Todas as soluções recentes pareceram como líquideo viscoso esbranquiçado; Com dispersão em águas padrões WHO em razão de 1:9, todas as formulações formaram emulsões estáveis sobre as primeiras 2 horas.
Em 72 horas após diluição, formulações sem o agente dispersante (FI-12293 & FI-12294) e ambos padrões comerciais, tiveram notável formação de óleo ou formação de creme. A formulação proposta FO- 12039 ("Composição 1") e formulação FI-12292 (sem estalizador mas tendo agente dispersante) permaneceram estáveis. b) Taxa de separação e teste de teor ativo Para o estudo de taxa de separação, cada formulação foi bem misturada, então embalada em garrafas de vidro claro de 100 ml_ (3 garrafas para cada amostra) e estocadas sob as condições de 54, 40, temperatura ambiente (isto é, 30+/-2°C) e -5°C.
As amostras foram recuperadas semanalmente e verificadas sobre os seguintes parâmetros: i) Aparência física & taxa de separação Tamanhos de partículas para os produtos padrões comerciais de Bayer foram maiores comparados ao tamanho de partícula de Composição 1. Na separação (para nAqua K-Othrine EW & Aqua Resigen EW), o tamanho de partícula de cada camada também foi significantemente diferente, isto é, as partículas de camada superior foram maiores que as partículas de camada média ou inferior. Sob estocagem em alta temperatura, as partículas de Aqua K-Othrine EW & Aqua Resigen EW tenderam a aumentar em tamanho mas o exemplo de fabricação 1 permaneceu estável, sem aumento ou diminuição em seu tamanho de partícula sob todas as condições de estocagem. A partir dos resultados acima, nós podemos ver que as gotículas de formulação em amostras sem estabilizante cresceram para cerca de duas vezes o tamanho. Da mesma maneira, a presença de um estabilizador (Amepon SB/65) é essencial para minimizar o aumento em tamanho de partícula. Como visto anteriormente, a presença de agente dispersante (Gohsenol GL-05) na formulação ajudou a obter um pequeno tamanho de partícula de menos que 1 micrometro. A presença de um agente dispersante (Gohsenol GL-05) é necessária para obter o tamanho de partículas finas (menos que 1 micrometro). iii) teor de ingredientes ativos de cada camada com separação Das análises de teor de ingrediente ativo, foi verificado que o te- or de deltametrim em Aqua K-OThrine EW não foi homogêneo por todo o recipiente quando a formulação separou. O teor ativo na camada inferior foi 83% menor que o teor estabelecido. A mesma questão foi observada para Aqua Resigen EW onde maiores teores de ativos foram observados na ca- mada superior comparada às camadas do meio e inferior. Entretanto, o teor de ativo da Composição 1 permaneceu uniforme.
Como pode ser visto a partir de acima, a presença de estabiliza- dor e agente dispersante aperfeiçoa a estabilidade de uma formulação de espargimento. Existem benefícios para ter-se uma formulação estável versus uma formulação instável(separada). Em uma formulação instável que se se- para em camadas, o ingrediente ativo não é uniformemente distribuído por toda a formulação. Devido à separação e falta de uniformidade de ingredien- te ativo, o usuário final têm de agitar bem o produto antes de uso. Falha para assegurar boa homogeneidade antes de uso afetará e eficácia do produto.
Por outro lado, se o produto não separa em qualquer extensão séria, há me- nos necessidade de a garrafa ser agitada antes de uso, e menos chance de aplicação de erros de dosagem que possam acontecer.
Claims (20)
1. Formulação apropriada para espargimento, caracterizada pelo fato de que compreende uma fase óleo compreendendo pelo menos um in- grediente ativo e um estabilizador, onde o estabilizador compreende pelo menos um óleo vegetal epoxidado, e opcionalmente pelo menos um emulsi- ficante e/ou um aditivo retardador de vapor.
2. Formulação de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que ainda compreende uma fase aquosa compreendendo pelo menos um agente dispersante.
3. Formulação de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que ainda compreende pelo menos um selecionado do grupo consistindo em agentes antiespumantes e agentes espessantes.
4. Formulação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que o pelo menos um óleo vegetal epoxida- do é derivado de pelo menos um óleo vegetal selecionado do grupo consis- tindo em óleo de soja, óleo Jatrofa, óleo de linhaça, óleo neem, óleo de pal- ma, óleo de coco,óleo de semente de algodão, óleo de amendoim, óleo de oliva, óleo de semente de colza, óleo açafrão, óleo de sésamo, óleo de gi- rassol, óleo de amêndoa, óleo de noz faia, óleo de caju, óleo de hezalnut, óleo de macadâmia, óleo mongongo, óleo pecan, óleo de noz de pinho, óleo de pistachio, e óleo de noz.
5. Formulação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que o estabilizador é óleo de soja epoxida- do.
6. Formulação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que o ingrediente ativo é pelo menos um selecionado do grupo consistindo em um inseticida, herbicida, fungicida, a- caricida, repelente de inseto, desodorante e droga.
7. Formulação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que o ingrediente ativo compreende pelo menos um composto piretróide.
8. Formulação de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que o composto piretróide é selecionado do grupo consistindo em aletrim, ftaltrim, praletrim, furametrim, empentrim, fenotrim, permetrim, cifenotrim, cipermetrim, decametrim, tralometrim, deltametrim, bifentrim, ci- flutrim, etofenprox, transflutrim, cicloprotrim, acrinatrim, fenvalerato, esfenva- lerato, flucitrinate, teflutrim, esbiotrim, fenpropatrim, tetrametrim, fluvalinate, cialotrim, resmetrim, meperflutrim, teflumetrim, dimeflutrim, Piretrina I, Pire- trina II, Cinerina I, Cinerina II, jasmolina I, jasmolina II e metoflutrim.
9. Formulação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo fato de que o pelo menos um ingrediente ativo compreende cifenotrim e/ou metoflutrim e opcionalmente butóxido de pípe- ronila.
10. Recipiente de espargimento, caracterizado pelo fato de que compreende uma formulação, como definida em qualquer uma das reivindi- cações 1 a 9.
11. Processo para preparar uma formulação apropriada para es- pargimento, caracterizado pelo fato de que compreendendo a preparação de uma fase óleo compreendendo pelo menos um ingrediente ativo e um esta- bilizador, onde o estabilizador compreende pelo menos um óleo vegetal e- poxidado, e opcionalmente pelo menos um emulsificante e/ou um aditivo retardador de vapor.
12. Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que ainda compreende adição de uma fase aquosa compreen- dendo pelo menos um agente dispersante e opcionalmente pelo menos um agente antiespumante e /ou agente espessante.
13. Processo de acordo com qualquer a reivindicações 11 ou 12, caracterizado pelo fato de que o pelo menos um óleo vegetal epoxidado é derivado de pelo menos um óleo vegetal selecionado do grupo consistindo em óleo de soja, óleo Jatrofa, óleo de linhaça, óleo neem, óleo de palma, óleo de coco,óleo de semente de algodão, óleo de amendoim, óleo de oliva, óleo de semente de colza, óleo açafrão, óleo de sésamo, óleo de girassol, óleo de amêndoa, óleo de noz faia, óleo de caju, óleo de hezalnut, óleo de macadâmia, óleo mongongo, óleo pecan, óleo de noz de pinho, óleo de pis- tachio, e óleo de noz.
14. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 13, caracterizado pelo fato de que o estabilizador é óleo de soja epoxi- dado.
15. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 14, caracterizado pelo fato de que o ingrediente ativo é pelo menos um selecionado do grupo consistindo em um inseticida, herbicida, fungicida, a- caricida, repelente de inseto, desodorante e droga.
16. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 15, caracterizado pelo fato de que o ingrediente ativo compreende pelo menos um piretróide.
17. Processo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que o composto piretróide é selecionado do grupo consistindo em aletrim, ftaltrim, praletrim, furametrim, empentrim, fenotrim, permetrim, cifenotrim, cipermetrim, decametrim, tralometrim, deltametrim, bifentrim, ciflutrim, etofenprox, transflutrim, cicloprotrim, acrinatrim, fenvalerato, esfenvalerato, flucitrinate, teflutrim, esbiotrim, fenpropatrim, tetrametrim, fluvalinate, cialotrim, resmetrim, meperflutrim, teflumetrim, dimeflutrim, Piretrina I, Piretrina II, Cinerina I, Cinerina II, jasmolina I, jasmolina II e metoflutrim.
18. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 17, caracterizado pelo fato de que a formulação compreende cifenotrim e/ou metoflutrim e opcionalmente butóxido de piperonila.
19. Uso de uma formulação, como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 9, opcionalmente diluída com água, ou o recipiente de espargimento como definido na reivindicação 10, caracterizado pelo fato de ser para controle de insetos, pestes de acarinos, ou plantas indesejadas.
20. Invenção, em qualquer forma de suas concretizações ou em qualquer categoria aplicável de reivindicação, por exemplo, produto, proces- so ou uso englobadas pela matéria inicialmente descrita, revelada ou ilustra- da no presente pedido de patente.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
MYPI2012003530A MY177908A (en) | 2012-08-03 | 2012-08-03 | A formulation useful for spraying |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102013019647A2 true BR102013019647A2 (pt) | 2015-03-10 |
Family
ID=51730271
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102013019647A BR102013019647A2 (pt) | 2012-08-03 | 2013-08-01 | Formulação útil para espargimento |
Country Status (5)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR102013019647A2 (pt) |
MY (1) | MY177908A (pt) |
PH (1) | PH12013000229A1 (pt) |
SA (1) | SA113340780B1 (pt) |
SG (1) | SG196743A1 (pt) |
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US12075781B2 (en) | 2021-12-16 | 2024-09-03 | United Industries Corporation | Ready-to-use barrier and knockdown pesticides |
-
2012
- 2012-08-03 MY MYPI2012003530A patent/MY177908A/en unknown
-
2013
- 2013-07-18 SG SG2013055728A patent/SG196743A1/en unknown
- 2013-07-24 PH PH12013000229A patent/PH12013000229A1/en unknown
- 2013-08-01 SA SA113340780A patent/SA113340780B1/ar unknown
- 2013-08-01 BR BR102013019647A patent/BR102013019647A2/pt not_active Application Discontinuation
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US12075781B2 (en) | 2021-12-16 | 2024-09-03 | United Industries Corporation | Ready-to-use barrier and knockdown pesticides |
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
SA113340780B1 (ar) | 2016-02-21 |
SG196743A1 (en) | 2014-02-13 |
MY177908A (en) | 2020-09-25 |
PH12013000229A1 (en) | 2016-01-18 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
KR101539767B1 (ko) | 수성 에어로졸 조성물 | |
KR20120090830A (ko) | 열 증산용 살충 부재 및 열 증산에 의한 해충 방제 방법 | |
KR101520979B1 (ko) | 살충제 조성물 및 해충을 방제하는 방법 | |
ES2403589T3 (es) | Composición plaguicida y método para controlar una plaga | |
ES2537723B1 (es) | Composición acuosa para el control de plagas | |
CN103079408A (zh) | 害虫防治方法、组合物、静电喷雾装置及其应用 | |
BR112015005160B1 (pt) | composição inseticida líquida | |
US20110189251A1 (en) | Compounds and compositions for the control of pests | |
JP2019069934A (ja) | 害虫忌避剤 | |
BR102013019647A2 (pt) | Formulação útil para espargimento | |
ITRM940601A1 (it) | "composizione insetticida ed acaricida" | |
AU2005202865B2 (en) | Pesticidal composition | |
US20220304307A1 (en) | Synergistic mixtures for arthropod toxicity and repellency | |
TW201332440A (zh) | 有害生物防除氣溶膠用組成物及有害生物防除方法 | |
CN101124909B (zh) | 通过加热熏蒸来控制害虫 | |
CN103281904A (zh) | 防治有害节肢动物的方法、组合物和静电喷雾装置 | |
BRPI0505513B1 (pt) | Composição praguicida | |
CN104247715A (zh) | 一种含有联苯菊酯、氟蚁腙和氟氯苯菊酯的高效杀虫剂 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B07D | Technical examination (opinion) related to article 229 of industrial property law [chapter 7.4 patent gazette] |
Free format text: DE ACORDO COM O ARTIGO 229-C DA LEI NO 10196/2001, QUE MODIFICOU A LEI NO 9279/96, A CONCESSAO DA PATENTE ESTA CONDICIONADA A ANUENCIA PREVIA DA ANVISA. CONSIDERANDO A APROVACAO DOS TERMOS DO PARECER NO 337/PGF/EA/2010, BEM COMO A PORTARIA INTERMINISTERIAL NO 1065 DE 24/05/2012, ENCAMINHA-SE O PRESENTE PEDIDO PARA AS PROVIDENCIAS CABIVEIS. |
|
B07E | Notification of approval relating to section 229 industrial property law [chapter 7.5 patent gazette] | ||
B06V | Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette] | ||
B07A | Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette] | ||
B09B | Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette] | ||
B09B | Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette] |
Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL.MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL. |