BR102013017828A2 - Formulação e processamento de carne de cayman crocodillus yacare produzido a partir de resíduos industriais - Google Patents

Formulação e processamento de carne de cayman crocodillus yacare produzido a partir de resíduos industriais Download PDF

Info

Publication number
BR102013017828A2
BR102013017828A2 BR102013017828-4A BR102013017828A BR102013017828A2 BR 102013017828 A2 BR102013017828 A2 BR 102013017828A2 BR 102013017828 A BR102013017828 A BR 102013017828A BR 102013017828 A2 BR102013017828 A2 BR 102013017828A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
meat
crocodillus
cayman
yacare
formulation
Prior art date
Application number
BR102013017828-4A
Other languages
English (en)
Inventor
De Oliveira Paulino Flávia
José Pimentel Da Silva Teófilo
Original Assignee
Universidade Federal Da Paraíba
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Universidade Federal Da Paraíba filed Critical Universidade Federal Da Paraíba
Priority to BR102013017828-4A priority Critical patent/BR102013017828A2/pt
Publication of BR102013017828A2 publication Critical patent/BR102013017828A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L13/00Meat products; Meat meal; Preparation or treatment thereof
    • A23L13/60Comminuted or emulsified meat products, e.g. sausages; Reformed meat from comminuted meat product

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Nutrition Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Seeds, Soups, And Other Foods (AREA)
  • Meat, Egg Or Seafood Products (AREA)

Abstract

a presente invenção trata-se de uma forma de aproveitamento de carne que não é utilizada pela indústria beneficiadora para produção de alimento proteico e de baixo valor calórico. o produto caracteriza-se como um alimento nutritivo, aceito sensorialmente e como potencial alternativa para a indústria processadora de alimentos por utilizar matéria-prima nãoconvencional.

Description

(54) Título: FORMULAÇÃO E
PROCESSAMENTO DE CARNE DE CAYMAN CROCODILLUS YACARE PRODUZIDO A PARTIR DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS (51) Int. Cl.: A23L 13/60 (52) CPC: A23L 13/60 (73) Titular(es): UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (72) Inventor(es): FLÁVIA DE OLIVEIRA PAULINO; TEÓFILO JOSÉ PIMENTEL DA SILVA (57) Resumo: A presente invenção trata-se de uma forma de aproveitamento de carne que não é utilizada pela indústria beneficiadora para produção de alimento proteico e de baixo valor calórico. O produto caracteriza-se como um alimento nutritivo, aceito sensorialmente e como potencial alternativa para a indústria processadora de alimentos por utilizar matériaprima nãoconvencional.
“FORMULAÇÃO E PROCESSAMENTO DE CARNE DE CAYMAN CROCODILLUS YACARE PRODUZIDO A PARTIR DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS”
A presente invenção refere-se à elaboração, processamento e formulação de hambúrguer a base de carne de jacaré-do-Pantanal (cayman crocodillus yacare), utilizando-se resíduos cárneos de baixo custo, como alternativa de alimentação protéica e de baixo valor calórico.
Mais especificamente, a invenção refere-se ao uso dessas formulações na redução de gordura total e elevado teor protéico devido à presença de porcentagem elevada de resíduo cárneo de baixo custo para a indústria de processamento. Dessa forma, o produto seria um alimento de origem animal, com potencial de ser industrializado e comercializado, uma vez que a matériaprima é rejeitada na indústria e não possui aproveitamento racional.
Tem crescido muito nos últimos anos o mercado de consumidores adeptos às dietas mais saudáveis, alimentos com menos calorias, gordura saturada e colesterol. Muitos anos de educação e informação levaram o consumidor a um posicionamento mais saudável em relação à sua alimentação, sobretudo a uma conscientização crítica no que diz respeito à qualidade dos alimentos. O consumidor percebeu na alimentação sadia uma forma de manter a boa saúde. A exigência dos consumidores por produtos com alta qualidade revela a necessidade da utilização de tecnologias que propiciem segurança microbiológica e aumento de sua validade comercial, com o mínimo de alteração na qualidade nutricional e sensorial dos alimentos.
A carne é considerada um alimento nobre para humanos, pois contribui na dieta, com proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos essenciais e vitaminas do complexo B. Contudo, normalmente as carnes de animais domésticos apresentam elevados teores de ácidos graxos saturados, considerados responsáveis pela elevação da concentração sérica de colesterol. Em contrapartida, as carnes de animais silvestres apresentam reduzidos teores de lipídeos totais e apresentam altas proporções de ácidos graxos poliinsaturados.
2/7
Há citações de estudos biológicos, nutricionais e tecnológicos que informam que a carne de animais silvestres possui grande potencial para o consumo humano. Em alguns lugares do mundo, a carne de animais silvestres se caracteriza por ser a principal fornecedora de proteínas de origem animal.
Os animais silvestres podem se transformar em fontes renováveis de produtos de grande rentabilidade, contribuindo para a produção de alimentos e concorrendo, em custo de produção, com os animais domésticos. Atualmente, nos grandes centros consumidores, observa-se a formação de um mercado de consumidores ávidos por carnes exóticas. Este mercado vem crescendo em função de uma série de fatores, como: sabor agradável da carne, baixos níveis de gordura encontrado na carne, opção para variação na dieta em relação às carnes habitualmente consumidas e também pela criação sustentável com que hoje esses animais são produzidos.
A criação de jacarés fcayman crocodillus yacarej é uma atividade promissora, ecológica e economicamente viável, em especial na região do Pantanal. Isto tanto pela possibilidade do alcance do equilíbrio ecológico desta espécie animal no ambiente natural, principalmente no Pantanal, como pelo aproveitamento econômico, desde a urina (fixador em perfumaria), até sua carne e pele, sendo este último, o produto com maior lucratividade. O interesse por essa atividade tem como objetivo principal o comércio do couro, que atinge no mercado internacional valores altamente compensadores. Dessa forma, na linha de abate, a venda de carne será uma atividade complementar lucrativa ao comércio já consagrado de couro. Sua carne é comercializada em restaurantes especializados e com uma boa aceitação, reforçando assim, a viabilidade da utilização da mesma, como mais uma opção de fonte protéica de origem animal.
O interesse pelo aproveitamento da carne de jacaré para consumo humano surgiu na década de 80 na Louisiana, Estados Unidos, em decorrência da grande procura pelo couro e ocorrência de matanças indiscriminadas, o que forçou o governo americano a legalizar a caça, evitando assim a extinção da espécie. Nesta época iniciaram-se os primeiros estudos com carne de jacaré para consumo humano, onde foram desenvolvidas técnicas para o abate,
3/7 processamento e estudos da composição da carne em diferentes cortes do animal.
Na sua área de distribuição, o cayman crocodillus yacare vem sendo submetido à caça ilegal há muito tempo. Apesar disso, as populações apresentam-se ainda com densidades altas, contabilizando 150 indivíduos/km2, distribuídos em todo Pantanal. Este fato se deve à capacidade de reprodução relativamente rápida em comparação a outras espécies, o que colabora com a redução dos efeitos da pressão da caça. Além disso, esse dado mostra que, ao contrário do que era especulado, a espécie não está ameaçada de extinção.
As primeiras informações estatísticas sobre o uso econômico da fauna silvestre no Brasil apareceram nos anuários estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir de 1956. Desta data até 1969, o Brasil exportou 17,9 mil toneladas de peles de animais silvestres, sendo a espécie jacaré a que produziu mais riqueza. Atualmente a proteção e o manejo ordenado do jacaré podem trazer resultados benéficos para a região pantaneira, pois o Pantanal apresenta superpopulação desse animal e a cadeia de alimentar está fragilizada, pois o animal é voraz e ataca principalmente os peixes.
A criação racional de jacarés no Brasil é uma atividade que vem se desenvolvendo ao longo de 15 anos, cujo objetivo principal é a obtenção de peles com melhor qualidade, ao contrário daquelas provenientes de animais capturados da natureza. Nesse sistema ocorre o aproveitamento integral do animal. Associada às novas leis ambientais, a exploração racional pode contribuir na manutenção do equilíbrio ecológico, desta espécie, no Pantanal Mato-Grossense, reduzindo a caça predatória.
O grande atrativo do jacaré-do-Pantanal (cayman crocodillus yacare) é a exploração do couro. Entretanto, sua carne vem sendo comercializada em restaurantes especializados e com uma boa aceitação. Apresentando aparência visual atraente e sabor agradável, além de grande potencial tecnológico para a elaboração de derivados, existe a possibilidade de utilização dessa carne, como opção de fonte protéica de origem animal, assim como complementar ao comércio de couro.
4/7
Considerando-se os dados do IBGE e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), 186 mil toneladas de produtos exóticos, como a carne de rã, jacaré e avestruz, foram consumidas no Brasil em 2003.
Os animais criados em cativeiro apresentam melhores características nutricionais (menor quantidade de gordura e maior valor de proteína) quando comparado com os animais do habitat natural. Segundo esses autores, o corte do dorso do jacaré-do-Pantanal (cayman crocodillus yacare) apresenta as características mais adequadas de composição centesimal e de colesterol.
No Brasil abatem-se dez mil animais por ano, enquanto o líder mundial do segmento, a Colômbia, abate 600 mil jacarés legalmente e um milhão clandestinamente. Na Austrália e África juntas, 60 mil crocodilos são abatidos legalmente a cada 12 meses, com a finalidade de venda da carne como alimento humano e da epiderme como matéria-prima para acessórios, roupas e calçados.
Produtos cárneos processados ou preparados são aqueles cujas características originais da carne fresca foram alteradas através de tratamentos físicos e/ou químicos. O processamento da carne fresca visa a elaboração de novos produtos e, por sua ação sobre enzimas de microrganismos de caráter degradativo, o prolongamento do prazo comercial. O processamento tecnológico não modifica de forma significativa as características nutricionais, mas atribui características sensoriais como cor e sabor e próprios de cada processo.
Mediante a importância e a popularidade do consumo de carnes, a transformação desta matriz alimentícia em produtos industrializados é de suma importância para praticidade, variedade e balanceamento do cardápio. Essa diversificação de oferta inclui os hambúrgueres, que são de fácil preparo e baixo custo. No entanto, torna-se necessária a busca por alimentos alternativos, para aumentar e suprir a demanda mundial. As fontes alternativas de alimentos devem ser nutritivas, possuir boas características sensoriais e ser de baixo custo, para atingir grande parte da população. Dessa forma, um aproveitamento mais dirigido de subprodutos de animais abatidos poderá ser utilizado em forma de consumo direto pelos seres humanos.
5/7
Uma das tendências no processamento de carnes está na linha de produção de salsicha e hambúrguer, já que estes produtos permitem grande redução nos custos industriais. Nesse contexto, o hambúrguer é um dos produtos cárneos de maior aceitação e de fácil preparo e consumo. O hambúrguer se tornou um alimento popular pela praticidade que representa, pois possui nutrientes que alimentam e saciam a fome rapidamente, o que combina com o modo de vida que vem se instalando nos centros urbanos.
A presente invenção tem como objetivo a formulação industrial e o processamento de hambúrguer de jacaré-do-Pantanal (cayman crocodillus yacare), a partir de matéria-prima não-utilizável pela indústria cárnea, como forma de produção de alimento alternativo, de fácil preparo, baixo custo, nutritivo, com baixos níveis de gordura total e alto teor protéico para uso culinário.
Trata-se de uma formulação de hambúrguer produzida a partir de resíduo industrial oriundo do abate legalizado de jacaré-do-Pantanal (cayman crocodillus yacare) e seu processamento como forma alternativa de derivado cárneo produzido a partir de carne exótica. Constatou-se em nossos estudos que a carne residual é uma alternativa viável para a produção de derivados cárneos de baixo custo de produção, como o hambúrguer, garantindo agregação de valor ao produto final. Constatou-se também que as formulações adicionadas de fumaça líquida possuíram melhor aceitação global que s formulações controle e àquelas que não foram adicionadas de fumaça.
A vantagem da nossa invenção é a obtenção de uma formulação tecnicamente viável, para utilização de um resíduo cárneo que normalmente é desprezado pela indústria e destinado à produção de ração. O fato de utilizarmos uma carne não-convencional, produzida dentro das normas de legalidade, inspecionada e de baixo valor calórico seria vantajoso uma vez que essa carne não tem destinação na indústria. Além disso, o produto que normalmente seria destinado para produção de ração animal, com uso de tecnologia adequada, podería ser transformada em um alimento acessível, saudável, com boa aceitação pelos consumidores, com alto valor agregado para a indústria e fácil preparo para o consumidor. É importante ressaltar também que é uma forma
6/7 de aproveitamento tecnológico e ambiental significantes, uma vez que possibilita outros produtos oriundos de animais exóticos entrarem em linha de produção parecida e serem racionalmente aproveitados.
A presente invenção refere-se à formulação de hambúrguer de jacaré-doPantanal {cayman crocodillus yacaré) utilizando-se como matéria-prima resíduos industrias normalmente desprezados após o abate da espécie. A carne foi obtida em matadouro-frigorífico registrado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e submetido a regime de inspeção sanitária oficial. Os animais foram abatidos seguindo preceitos de bem-estar animal e sua carne foi obtida dentro dos padrões de higiene e sanidade. Após o abate a carne foi resfriada em câmara fria à temperatura de -2°C a +2°C, embalada à vácuo em pacotes de polietileno de aproximadamente 500g e, posteriormente, congelada à temperatura de +16°C a +20°C.
Foram desenvolvidas cinco formulações, denominadas FC, F1, F2, F3 e F4. A formulação FC foi considerada formulação controle e não apresentou adição de gordura suína nem de fumaça líquida; F1 se caracterizou pela adição de 5% de gordura suína e não possuiu adição de fumaça líquida; F2 apresentou adição de 5% de gordura suína e presença de fumaça líquida; F3 apresentou adição de 10% de gordura suína e não foi adicionada de fumaça líquida; e a formulação F4 foi adicionada de 10% de gordura suína e presença de fumaça líquida. A gordura utilizada foi a papada suína e optou-se pela utilização de fumaça líquida. As formulações obtidas estão descritas no quadro abaixo:
Para o processamento dos hambúrgueres utilizou-se como matéria-prima principal carne industrial ou carne residual de jacaré-do-Pantanal {cayman crocodillus yacare) e gordura suína nas porcentagens de 80,0% e 5,0%, respectivamente. Como demais ingredientes de composição utilizou-se proteína texturizada de soja (4,0%), água (3,2%), fumaça líquida (0,3%) e sal cloreto de sódio (1,0%). Como condimentos optou-se pela utilização do alho em pasta (2,0%), cebola (2,0%), pimenta do reino branca (1,0%) e noz moscada (0,5%). Como aditivos utilizou-se eritorbato de sódio e polifosfato de sódio, ambos na concentração de 0,5%, cada um.
7/7
Para o processamento dos produtos as carnes foram descongeladas lentamente, com temperatura entre +1 a +7°C. Procedeu-se com a seleção e pesagem dos ingredientes, moagem da carne e do toucinho, adição das matérias-primas e dos ingredientes em máquina misturadeira. A massa foi estacada em câmara frigorífica a -2°C a +2°C durante aproximadamente uma hora. Os hambúrgueres foram moldados automaticamente e apresentaram peso médio de 90g. Ocorreu seleção dos hambúrgueres e posterior embalagem em polietileno de baixa densidade, seguida de estocagem do produto final em freezer a -16°C a -20°C.
A invenção teve como objetivo desenvolver uma formulação para um alimento extremamente apreciado pelo consumidor, que possuísse fácil preparo, baixo custo e alto valor nutritivo. A opção em utilizar o resíduo industrial obtido com o abate do jacaré-do-Pantanal (Cayman crocodillus yacaré) é uma alternativa, com forte apelo ambiental e nutricional. A carne industrial da espécie normalmente não é utilizada pela indústria de beneficiamento, uma vez que não possui padrões adequados, principalmente em relação à cor e textura. Com isso é destinada à indústria produtora de ração, que adquire a matériaprima a baixo custo. A vantagem desse produto/formulação foi permitir o aproveitamento racional de uma carne que até então não era devidamente aproveitada pela indústria. Além de ser gerado um alimento saudável, rico em proteína, com baixos níveis de gordura total e baixo custo, é um grande incentivo para produtores e industriais valorizarem a cadeia de produção e agregar valor ao produtos cárneos. Os testes físico-químicos, microbiológicos e sensoriais realizados com todas as formulações confirmam a qualidade sanitária e sensorial do alimento, permitindo a possibilidade de comercialização deste derivado cárneo produzido a partir de uma carne não-convencional.

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1) “FORMULAÇÃO E PROCESSAMENTO DE CARNE DE CAYMAN CROCODILLUS YACARE PRODUZIDO A PARTIR DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS” para a produção de derivados cárneos reestruturados frescais
    5 como hambúrguer, almôndega, kibe e nuggets, compreendida por gordura suína, PTS, água, eritorbarto de sódio, tripolifosfato de sódio, sal, alho em pasta, cebola, pimenta do reino branca e noz moscada, CARACTERIZADO POR incluir resíduos industriais de carne de cayman crocodillus yacare;
  2. 2) “FORMULAÇÃO E PROCESSAMENTO DE CARNE DE CAYMAN
    10 CROCODILLUS YACARE PRODUZIDO A PARTIR DE RESÍDUOS
    INDUSTRIAIS conforme reivindicação 1, CARACTERIZADO POR adicionar fumaça artificial, seja esta sob a forma líquida ou em pó, para caracterizar o produto como defumado;
  3. 3) “FORMULAÇÃO E PROCESSAMENTO DE CARNE DE CAYMAN
    15 CROCODILLUS YACARE PRODUZIDO A PARTIR DE RESÍDUOS
    INDUSTRIAIS” conforme reivindicação 1 e 2, CARACTERIZADO POR adicionar soja, seja na forma de proteína texturizada, concentrada ou isolada.
BR102013017828-4A 2013-06-28 2013-06-28 Formulação e processamento de carne de cayman crocodillus yacare produzido a partir de resíduos industriais BR102013017828A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013017828-4A BR102013017828A2 (pt) 2013-06-28 2013-06-28 Formulação e processamento de carne de cayman crocodillus yacare produzido a partir de resíduos industriais

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013017828-4A BR102013017828A2 (pt) 2013-06-28 2013-06-28 Formulação e processamento de carne de cayman crocodillus yacare produzido a partir de resíduos industriais

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013017828A2 true BR102013017828A2 (pt) 2018-05-29

Family

ID=62494682

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013017828-4A BR102013017828A2 (pt) 2013-06-28 2013-06-28 Formulação e processamento de carne de cayman crocodillus yacare produzido a partir de resíduos industriais

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102013017828A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN114617248A (zh) * 2022-04-12 2022-06-14 湖南农业大学 一种利用生大蒜直接加工蒜蓉酱的方法

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN114617248A (zh) * 2022-04-12 2022-06-14 湖南农业大学 一种利用生大蒜直接加工蒜蓉酱的方法
CN114617248B (zh) * 2022-04-12 2023-09-22 湖南农业大学 一种利用生大蒜直接加工蒜蓉酱的方法

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Uhlířová et al. The effect of age, genotype and sex on carcass traits, meat quality and sensory attributes of geese
Bender Meat and meat products in human nutrition in developing countries
Ranken Handbook of meat product technology
Hui Handbook of meat and meat processing
Aldai et al. Comparison of wheat-versus corn-based dried distillers’ grains with solubles on meat quality of feedlot cattle
de Oliveira Filho et al. Evaluation of physicochemical and sensory properties of sausages made with washed and unwashed mince from Nile tilapia by-products
Palmeira et al. Ready-to-eat products elaborated with mechanically separated fish meat from waste processing: challenges and chemical quality
BRPI0819732B1 (pt) Produto de carne compreendendo óleo endógeno, ácido araquidônio (aa), ácido alfa-linolênico (ala), e ácido estearidônico (sda)
Wang et al. Comparative study of proximate composition and amino acid in farmed and wild P seudobagrus ussuriensis muscles
Kumar et al. Quality evaluation of chevon patties fortified with dietary fibre
Madureira et al. Current and potential alternative food uses of the Argentine anchoita (Engraulis anchoita) in Argentina, Uruguay and Brazil
Kriton et al. Impact of diets containing plant raw materials as fish meal and fish oil replacement on rainbow trout (Oncorhynchus mykiss), gilthead sea bream (Sparus aurata), and common carp (Cyprinus carpio) freshness
Freitas et al. The sensory acceptability of a tilapia (Oreochromis niloticus) mechanically separated meat-based spread
KR20200047434A (ko) 어육 소시지 제조방법 및 상기 제조방법에 의해 제조된 어육 소시지
Surasani et al. Utilization of protein isolates from rohu (Labeo rohita) processing waste through incorporation into fish sausages; quality evaluation of the resultant paste and end product
Barido et al. Different effect of sodium chloride replacement with calcium chloride on proteolytic enzyme activities and quality characteristics of spent hen samgyetang
Dagne et al. Review on beef eating quality attributes (tenderness, juiciness and flavor) and quality standards in Ethiopia
Alda et al. Physicochemical and sensory evaluation of mortadella based on Nile tilapia filleting residues
Mraz et al. Biomass losses and circularity along local farm‐to‐fork: a review of industrial efforts with locally farmed freshwater fish in land‐locked Central Europe
Herland et al. Effects of dietary mineral supplementation on quality of fresh and salt‐cured fillets from farmed Atlantic Cod, Gadus morhua
Karlsen et al. Effect of Antarctic krillmeal on quality of farmed Atlantic cod (Gadus morhua L.)
BR102013017828A2 (pt) Formulação e processamento de carne de cayman crocodillus yacare produzido a partir de resíduos industriais
Nowsad et al. Biochemical properties and shelf life of value-added fish cube and powder developed from hilsa shad (Tenualosa ilisha)
Hardcastle et al. The effect of finishing diet on consumer perception of enhanced and non-enhanced Honduran beef
Vaclavik et al. Meat, poultry, fish, and dry beans

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B04C Request for examination: reinstatement - article 33, solely paragraph, of industrial property law
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06V Preliminary requirement: requests without searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements