BR102013017328A2 - Sistema de rastreabilidade de leite no campo - Google Patents

Sistema de rastreabilidade de leite no campo Download PDF

Info

Publication number
BR102013017328A2
BR102013017328A2 BRBR102013017328-2A BR102013017328A BR102013017328A2 BR 102013017328 A2 BR102013017328 A2 BR 102013017328A2 BR 102013017328 A BR102013017328 A BR 102013017328A BR 102013017328 A2 BR102013017328 A2 BR 102013017328A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
milk
traceability system
milking
further characterized
data
Prior art date
Application number
BRBR102013017328-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Jorge André Ruebenich
Original Assignee
Ufa Usinagem Ferramentaria Automação Ind E Caldeiraria Ltda Me
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ufa Usinagem Ferramentaria Automação Ind E Caldeiraria Ltda Me filed Critical Ufa Usinagem Ferramentaria Automação Ind E Caldeiraria Ltda Me
Priority to BRBR102013017328-2A priority Critical patent/BR102013017328A2/pt
Publication of BR102013017328A2 publication Critical patent/BR102013017328A2/pt

Links

Landscapes

  • Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)

Abstract

Resumo: sistema de rastreabilidade de leite no campo compreende uma unidade central de controle com software de gerenciamento (1), no qual o produtor irá inserir dados sobre a semente, saúde e genética dos animais, que serão registradas em um chip (2) de identificação de cada animal. A ordenha é completamente controlada por clp (3) que recebe dados de sensores de alta precisão que informam as propriedades e a qualidade do leite, sendo os dados de cada animal ordenhado relacionados pelo sistema a etiqueta de identificação (2) do mesmo. O clp (3) também controla a estocagem do leite ordenhado. Na estocagem, o clp (3) controla o resfriador de leite (9), mantendo a temperatura do mesmo constante, o volume total, preferencialmente monitorado através de sondas de nível (10), e o tempo e estocagem até a retirada do leite. Por fim, o sistema ainda monitora o transporte do leite até seu destino. Para tanto, cada veículo (11) é equipado com meios de rastreabilidade, preferencialmente gps, comunicando-se com a unidade central de controle (1), que tem os dados de cada rota e tempo. A invenção ainda prevê que o veículo (11) seja equipado com sensores de temperatura (12), condutivímetro (13) e sensor de volume (14) para monitorar o leite transportado, apresentando também sensor de biometria (15) para a identificação do motorista e dos produtores de leite, bem como lacre eletrônico (16).

Description

SISTEMA DE RASTREABILIDADE DE LEITE NO
CAMPO
Setor tecnológico da invenção A presente invenção pertence, de maneira geral, ao setor tecnológico de equipamentos que garante a qualidade do leite e se refere, de modo mais específico e todo um sistema para rastrear o leite no campo, desde a sua origem na semente, compreendendo a saúde e genética animal, passando pelo processo de ordenha, estocagem e transporte, até sua entrega na empresa ou cooperativa. Dito sistema gera relatórios diários e mensais com selo de qualidade do leite para produtores, garantindo para as empresas e para o consumidor a qualidade do leite.
Estado da técnica conhecido O setor de produção de leite compreende as culturas e pastagens, criação e manejo do rebanho, procedimentos de ordenha, armazenamento do leite e transporte até o consumidor final. Assim, o estado da técnica deste setor tecnológico compreende vários dispositivos e equipamentos individuais que tem finalidades específicas. Entre estes podem ser citados: ordenhadeiras, resfriadores de armazenagem, dispositivos de esterilização do processo da ordenha de leite e outros.
No que se refere aos dados para o gerenciamento da produção do leite, existem alguns sistemas de automação de ordenhadeiras, que fornecem dados sem maior precisão apenas para o produtor. Outras informações, como o volume de leite no resfriador, são medidas manualmente e anotadas em planilhas que são entregues nas empresas. Estes procedimentos manuais são destituídos de praticidade e facilitam fraudes. O transporte do leite é realizado em caminhões, normalmente pertencentes a empresas terceirizadas, sem nenhum cuidado e sem equipamentos e sem quaisquer meios que garantam a qualidade do leite transportado. Não é do conhecimento do inventor a existência de qualquer sistema que permita rastreabilidade do leite em todas as etapas da cadeia produtiva do mesmo, tal como previsto pela presente invenção.
Novidade e objetivos da invenção A invenção objetiva a obtenção de dados do leite, precisos e confiáveis em todo o processo produtivo do leite, desde o início até a entrega final do produto, incluindo a compra das sementes, saúde e genética do animal. O sistema proposto permite geração de relatórios diários e mensais com selo de qualidade do leite para o produtor e a empresa, ou seja, permite acompanhar de forma automática todo o histórico do leite até a entrega. Para o produtor estes relatórios são úteis para fazer um diagnóstico da qualidade do leite e também da saúde do seu rebanho, bem como para organizar a dieta de cada animal, economizando na alimentação. Para as empresas esses relatórios servem para conhecer a origem do leite e sua qualidade. Os relatórios podem ser impressos diariamente ou disponibilizados na internet, ou através de outras tecnologias confiáveis adotadas pelas empresas A invenção compreende o uso de CLP - controle lógico programável - para obter controle total sem intervenção da mão humana. O sistema proposto assume ainda todo o controle da ordenha e resfriador. O rastreio do caminhão que coleta o leite e o entrega na empresa diminui o tempo da coleta e de chegada na empresa, assegurando a qualidade do produto e eliminando as fraudes dos atravessadores O resultado final do uso do sistema é a garantia de que o consumidor está comprando um leite de qualidade, que no código de barras tem informações sobre o produtor e do leite desde sua origem (semente, saúde e genética animal).
Descrição dos desenhos anexos A fim de que a presente invenção seja plenamente compreendida e levada à prática por qualquer técnico deste setor tecnológico, a mesma será explicada de forma clara, concisa e suficiente para permitir sua reprodução, tendo como base os desenhos anexos, que são apenas exemplificativos de possíveis concretizações do conceito proposto, sem ter qualquer intenção de limitara proteção apenas a estes particulares exemplos, nos quais: Figura 1 desenho esquemático das partes componentes da invenção.
Descrição detalhada da invenção O sistema de rastreabilidade de leite no campo, objeto deste relatório descritivo, compreende uma unidade central de controle com software de gerenciamento (1), no qual o produtor irá inserir dados sobre a semente, saúde e genética dos animais.
Exemplos de informações que podem ser registradas pelo produtor no sistema em uma concretização preferencial da invenção, sem estar limitado apenas a estas, são: (a) o registro na compra da semente da sua origem, tipo e forma do plantio; (b) no que se refere às informações da saúde do animal e dieta, vai registrar dados sobre a vacinação e as doenças que este teve, formando um histórico de saúde que servirá para veterinários como um banco de dados para acompanhar a saúde de cada animal; (c) sobre a genética dos animais, registrará informações que versam sobre a compra de sêmen, inseminação e nascimento, recebendo um chip de identificação para cada novilha destinada à produção de leite.
Será evidente para um técnico no assunto que inúmeras outras informações, dependendo de particularidades de cada aplicação, podem ser pertinentes e ser interessante o seu registro no sistema.
Cada animal recebe um chip (2) com suas informações particulares (acima elencadas) que é sua identidade no sistema. Os meios de leitura destas informações dependem da tecnologia adotada. Em uma concretização preferencial da invenção, os chips de identificação (2) são constituídos por etiquetas RFID ou outro sistema de identificação. A unidade central do sistema (1) está conectada a um o CLPs (3) que controlam a ordenha. A ordenha será completamente controlada por CLP (controle lógico programável) (3) que recebe dados de sensores de alta precisão que informam as propriedades e a qualidade do leite. O CLP (3) controla ordenhadeira automáticas (4) e recebe dados de sensores de temperatura (5) dispostos em vários pontos do processo, recebendo também dados de condutivímetros (6), que monitoram a condutividade do leite, bem como dados de medidores de vazão (7), preferencialmente um para cada animal, destinados a monitorar o volume do leite. A invenção ainda prevê o uso de equipamentos de espectroscopia para monitorar e gordura do leite, visando verificar a dieta e qualidade do leite. Os dados de cada animal ordenhado são relacionados pelo sistema a etiqueta de identificação (2) do mesmo.
Após cada vez que a ordenha é realizada, o CLP (3) realiza a limpeza e a esterilização das ordenhadeiras (4) de forma automática. Em uma forma de realização, utiliza-se o método CIP (sigla em inglês que significa “cleaning in place”), caracterizado pela dosagem automática de detergentes ácidos, circulação e recirculação automática de ditos detergentes e soluções de enxágue até a limpeza total e sanitização em circuito fechado, em diversos ciclos de lavagens dos equipamentos no fluxo do processo. Em particular, o CLP (3) aquece a água a temperatura padrão e controla a dosagem dos detergentes ácidos, respeitando o tempo mínimo de circulação para obter uma limpeza completa, estando conectado a um controle de validação da CIP (8), desligando automaticamente no final da operação.
De modo análogo, cada vez que a ordenha é ativada para tirar leite, o CLP (3) enxágua a ordenha com água potável e gás ozônio para uma completa esterilização, baixando a Contagem Total Bacteriana, garantindo assim a qualidade do leite e a boa prática de produção. O CLP (3) também controla a estocagem do leite ordenhado. Na estocagem, o CLP (3) controla o resfriador de leite (9), mantendo a temperatura do mesmo constante, o volume total, preferencialmente monitorado através de sondas de nível (10), e o tempo e estocagem até a retirada do leite.
Por fim, o sistema ainda monitora o transporte do leite até seu destino. Para tanto, cada veículo (11) é equipado com meios de rastreabilidade, o que pode ser concretizado com o uso de rastreador ou GPS ou outro dispositivo equivalente, comunicando-se com a unidade central de controle (1), que tem os dados de cada rota e tempo. A invenção ainda prevê que o veículo (11) seja equipado com sensores de temperatura (12), condutivímetro (13) e sensor de volume (14) para monitorar o leite. Os veículos são ainda equipados com sensor de biometria (15) para a identificação do motorista e dos produtores de leite, bem como de lacre eletrônico (16) para lacrar o veículo quando o leite do último produtor for retirado. Assim, todos os produtores de leite são cadastrados no sistema, podendo ainda ser registradas outras pessoas que poderão liberar o leite do caminhão. O lacre eletrônico (13) será desativado por funcionários das empresas que recebem o leite através de uma senha.
Tratou-se no presente relatório descritivo de uma invenção dotada de novidade, aplicação industrial e atividade inventiva, sendo revestida de todos os requisitos legais para receber a proteção pleiteada.
Reivindicações:

Claims (11)

1- SISTEMA DE RASTREABILIDADE DE LEITE NO CAMPO caracterizado por compreender uma unidade central de controle com software de gerenciamento (1), que acompanha de forma automática todo o histórico do leite até a entrega, na qual são inseridos dados relevantes do processo e que recebe informações de chips de identificação de cada animal (2), bem como é conectada a um ou mais CLPs (3) que controlam a ordenha e a CLPs (3) que controlam a estocagem do leite ordenhado, monitorando meios de rastreabilidade instalados em cada veículo (11) de transporte de leite até seu destino.
2- SISTEMA DE RASTREABILIDADE DE LEITE NO CAMPO como reivindicado em 1 e ainda caracterizado por os chips de identificação (2) serem constituídos por etiquetas RFID.
3- SISTEMA DE RASTREABILIDADE DE LEITE NO CAMPO como reivindicado em 1 e ainda caracterizado por os dados relevantes do processo se referirem a semente, saúde e genética dos animais, tempo e rotas dos veículos de entrega.
4- SISTEMA DE RASTREABILIDADE DE LEITE NO CAMPO como reivindicado em 3 e ainda caracterizado por as informações registradas ser escolhidas entre o grupo constituído por a origem da semente, tipo e forma do plantio, dados de vacinação do animal e histórico de doenças, informações a compra de sêmen, inseminação e nascimento.
5- SISTEMA DE RASTREABILIDADE DE LEITE NO CAMPO como reivindicado em 1 e ainda caracterizado por a ordenha ser completamente controlada por CLP (3) que controla ordenhadeiras automáticas (4) e recebe dados de sensores de temperatura (5) dispostos em vários pontos do processo, recebendo também dados de condutivímetros (6), que monitoram a condutividade do leite, bem como dados de medidores de vazão (7), preferencialmente um para cada animal, destinados a monitorar o volume do leite.
6- SISTEMA DE RASTREABILIDADE DE LEITE NO CAMPO como reivindicado em 5 e ainda caracterizado por o CLP (3) realizar a limpeza e a esterilização das ordenhadeiras (4) de forma automática após a ordenha ser realizada, utilizando o método CIP, estando conectado a um controle de validação da CIP (8), desligando automaticamente no final da operação.
7- SISTEMA DE RASTREABILIDADE DE LEITE NO CAMPO como reivindicado em 5 e 6 e ainda caracterizado por o CLP (3) enxaguar a ordenha com água potável e gás ozônio cada vez que a ordenha é ativada.
8- SISTEMA DE RASTREABILIDADE DE LEITE NO CAMPO como reivindicado em 1 e ainda caracterizado por o CLP (3) controlar na estocagem o resfriador de leite (9), mantendo a temperatura do mesmo constante, o volume total, preferencialmente monitorado através de sondas de nível (10), e o tempo e estocagem até a retirada do leite.
9- SISTEMA DE RASTREABILIDADE DE LEITE NO CAMPO como reivindicado em 1 e ainda caracterizado por cada veículo de transporte do leite (11) ser equipado com meios de rastreabilidade, comunicando-se com a unidade central de controle (1) que tem os dados de cada rota e tempo, bem como meios de monitoramento da qualidade do leite, sensor de biometria (15) e lacre eletrônico (16).
10- SISTEMA DE RASTREABILIDADE DE LEITE NO CAMPO como reivindicado em 9 e ainda caracterizado por o meio de rastreabilidade do veículo de transporte (11) ser rastreador ou GPS.
11- SISTEMA DE RASTREABILIDADE DE LEITE NO CAMPO como reivindicado em 9 e ainda caracterizado por o veículo (11) ser equipado com sensores de temperatura (12), condutivímetro (13) e de volume (14) para monitorar o leite.
BRBR102013017328-2A 2013-07-05 2013-07-05 Sistema de rastreabilidade de leite no campo BR102013017328A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRBR102013017328-2A BR102013017328A2 (pt) 2013-07-05 2013-07-05 Sistema de rastreabilidade de leite no campo

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRBR102013017328-2A BR102013017328A2 (pt) 2013-07-05 2013-07-05 Sistema de rastreabilidade de leite no campo

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013017328A2 true BR102013017328A2 (pt) 2015-06-30

Family

ID=53487593

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRBR102013017328-2A BR102013017328A2 (pt) 2013-07-05 2013-07-05 Sistema de rastreabilidade de leite no campo

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102013017328A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN110824121A (zh) * 2019-09-26 2020-02-21 商文辉 一种婴儿配方奶粉氮含量检测方法

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN110824121A (zh) * 2019-09-26 2020-02-21 商文辉 一种婴儿配方奶粉氮含量检测方法

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Stygar et al. A systematic review on commercially available and validated sensor technologies for welfare assessment of dairy cattle
CN104932313B (zh) 基于北斗的养殖系统
Kurjogi et al. Epidemiology of bovine mastitis in cows of Dharwad district
BR112020022518A2 (pt) sistema de rastreamento, autenticação e realimentação de fornecimento de alimentos
US10667496B2 (en) Bovine rumination and estrus prediction system (BRES) and method
CN103106564B (zh) 基于rfid技术的育肥牛质量安全饲养管理方法及系统
BR112019012170A2 (pt) sistemas de gerenciamento de gado e para controlar distribuição de água em um bebedouro de água para animal, e, método para controlar distribuição de água para um animal
CN103778507A (zh) 基于物联网的乳制品质量安全全生命周期智能溯源方法
CN206021336U (zh) 一种基于rfid的养殖溯源跟踪系统
Molfino et al. Evaluation of an activity and rumination monitor in dairy cattle grazing two types of forages
CN102800023A (zh) 一种实现猪肉可追溯性的方法
CN107423887A (zh) 一种基于移动互联网的家禽监管方法及系统
Vara Martinez et al. Monitoring bulk milk quality by an integral traceability system of milk
BR102013017328A2 (pt) Sistema de rastreabilidade de leite no campo
Ait-Saidi et al. Implementing electronic identification for performance recording in sheep: I. Manual versus semiautomatic and automatic recording systems in dairy and meat farms
CN213246216U (zh) 量奶计和监测系统
Dewey et al. Factors associated with in-transit losses of fattening pigs
Debnath et al. Application of radio frequency based digital thermometer for real-time monitoring of dairy cattle rectal temperature
US20200029529A1 (en) System and Method for Controlling Fluid Distribution in a Water Basin
Sivamani et al. An Android-based feed behavior monitoring system for early disease detection in livestock
Jorgensen et al. Risk factors for calf mortality on farms using automated feeders in the Midwest USA
Riekert et al. Towards animal welfare monitoring in pig farming using sensors and machine learning
Reed Calves & Heifers: The Future of Our Dairies
Padmavathy et al. Embedded sensor based cattle health monitoring system
Gesler Chapter 10: Rumen bolus technology at commercial farms

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: TECNOLAT SERVICOS DE MONITORAMENTO, CAPTACAO E MED

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements