BR102013012936A2 - Dispositivo interfacetário e respectivo instrumental para implante - Google Patents

Dispositivo interfacetário e respectivo instrumental para implante Download PDF

Info

Publication number
BR102013012936A2
BR102013012936A2 BR102013012936A BR102013012936A BR102013012936A2 BR 102013012936 A2 BR102013012936 A2 BR 102013012936A2 BR 102013012936 A BR102013012936 A BR 102013012936A BR 102013012936 A BR102013012936 A BR 102013012936A BR 102013012936 A2 BR102013012936 A2 BR 102013012936A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
interfacetary
implant
instrument
interfacetal
chisel
Prior art date
Application number
BR102013012936A
Other languages
English (en)
Inventor
Jose Guilherme De Pinho Velho Wanderley
Original Assignee
Jose Guilherme De Pinho Velho Wanderley
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Jose Guilherme De Pinho Velho Wanderley filed Critical Jose Guilherme De Pinho Velho Wanderley
Priority to BR102013012936A priority Critical patent/BR102013012936A2/pt
Publication of BR102013012936A2 publication Critical patent/BR102013012936A2/pt

Links

Landscapes

  • Surgical Instruments (AREA)
  • Prostheses (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO INTERFACETÁRIO E RESPECTIVO INSTRUMENTAL PARA IMPLANTE. A presente invenção se refere a um dispositivo interfacetário e respectivo instrumental apra implante composto por um dispositivo interfacetário (1) com as faces frontal (2) e posterior (3) dotadas de paredes multifacetadas por ranhuras (4), laterais possuindo uma estreita cavidade intermediário angular (5) e superfícies superior (6) e inferior (7) lisas; um cinzel (8) constituído por uma haste (9) e um cabo para manuseio (10) com extremidade achatada e de estreitamento gradual (11) de dimensões compatíveis com a do dispositivo interfacetário (1); e uma raspa (12) composta por um cabo para manuseio (13) e uma haste (14) dotada de extremidade multifacetada (15) por ranhuras (16); um introdutor (21) ao qual o dispositivo interfacetário (1) é encaixado; sendo tais componentes adaptáveis a qualquer dimensão e medidas de quaisquer variantes do dispostivo interfacetário.

Description

"DTSPO SITIVO INTERFACETAR?? ? RES PECTIVO INST RUMEN TAL PARA IMPLANTE" CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção se destina à área médica e refere-se a um dispositivo interfacetário denominado "INTERFACET CHIP" e respectivo instrumental de implantação, utilizados em cirurgia de artrodese, incluindo, mas não limitada à artrodese da coluna lombar.
TÉCNICA ANTERIOR A artrodese da coluna lombar é técnica amplamente utilizada no tratamento das fraturas, tumores da coluna e principalmente das doenças degenerativas, que são de alta prevalência. A artrodese lombar é obtida por meio da fixação de um ou mais seguimentos da coluna lombar. São utilizados diversos tipos de implantes com os objetivos de promover a fixação do seguimento da coluna tratado e obter a artrodese do mesmo através da combinação com enxertos autólogo (do próprio paciente) e heterólogo (artificiais).
Os implantes utilizados na artrodese que representam o atual estado da técnica são parafusos pediculares, parafusos transfacetários e translamino facetários, cages lombar intersomático e espaçadores interespinhosos. 0 enxerto para promover a artrodese ou susão da r pode ser colocado anteriormente e dentro do cage intersomático, recobrindo as faces superiores dos processos transversos e ainda dentro da articulação facetária. O sitio mais eficaz é dentro do cage intersomático pois é estimulado por carga ou pressão dos platôs vertebrais, que são bem vascularizados. O enxerto que recobre os processos transversos é muitas vezes ineficaz por não sofrer carga e ficar pouco em contato com as superficies ósseas. O enxerto interfacetário é eficaz, por trabalhar sobre a carga das facetas articulares e em contato com a superfície óssea das mesmas. O problema que persiste é que a colocação de fragmentos ósseos neste espaço pode acarretar seu deslocamento e absorção, e consequentemente a perda da sua função. Além disso, pela baixa resistência mecânica, os enxertos atuais permitem o deslocamento de pequenos fragmentos com risco de compressão neurológica e até mesmo de absorção dos mesmos.
Outro problema é a. pouca exposição para retirada de enxerto autólogo e mínima superfície óssea para sua implantação. A colocação de uma cunha inteira de osso autólogo é amplamente utilizada, porém requer a retirada de um grande fragmento da crista ilíaca {quadril) e sua modelagem para implantação, com os riscos inerentes a uma maior manipulação e sítio de dor pós operatória e maior tempo cirúrgico.
Outro problema é que por suas características os enxertos conhecidos são aplicados por meio de técnicas altamente invasivas e propiciam alto índice de complicações como pseudoartrose, fadiga do material de síntese (parafusos), recidiva do quadro álgico e revisão cirúrgica.
OBJETIVOS E VANTAGENS DA INVENÇÃO A presente invenção procura oferecer um dispositivo interfacetário, um instrumental de preparação e aplicação do mesmo, adequados para combinação com técnicas cirúrgicas convencionais, principalemente as minimamente invasivas para artrodese da coluna lombar, tendo por objetivo promover ou induzir uma artrodese interfacetária eficaz, desempenhar a função biomecânica de auxiliar na estabilização do seguimento tratado, possuindo dimensões apropriadas.
Estes objetivos são alcançados por meio de um dispositivo interfacetário que ocupa a cavidade articular entre as facetas, possibilitando a fusão entre as mesmas, o trabalho biomecânico de restrição do movimento destas e ainda funcionando como um limitador ou batente, impedindo a redução do forame neural e compressão do nervo espinhal emergente, durante a compressão final sobre os parafusos pediculares.
As dimensões e desenho do dispositivo interfacetário, objeto da presente invenção, baseiam-se em estudo anatômico para mensuração das superficies articulares das facetas do seguimento lombar, possibilitando a utilização de um implante de tamanho único para atender a todos seguimentos lombares. A mesma invenção pode ser utilizada com o mesmo objetivo para implantação na coluna cervical, caso em que possuirá dimensões especificas. São empregados no presente dispositivo interfacetário biomateriais que atendam as necessidades biomecânicas e biológicas do implante, incluindo, mas não limitado a estes, materiais bioabsorviveis, titânio e suas diversas ligas, polímeros como o peek - puro ou misturado com hidróxido de apatita e fibra de carbono - e biocerâmicas. A implantação do dispositivo interfacetário requer o uso de três instrumentos de dimensões compatíveis com as do implante, especificamente desenvolvidos para o mesmo quais sejam, cinzel, raspa e introdutor. O cinzel é usado para localização e abertura do espaço interarticular após a abertura da sua cápsula por monopolar. Em seguida é feita a introdução da raspa para curetagem da cartilagem que recobre as superfícies das facetas articulares, permitindo o contato do implante com superfícies escarifiçadas e abrindo espaço para a introdução do dispositivo. Õ introdutor promoverá a impactação do implante no espaço criado.
Assim, uma vantagem da presente invenção é promover uma artrodese interfacetária eficaz combinada sua função biomecânica e mecânica de limitador de altura do forame neural.
Outra vantagem é oferecer um dispositivo interfacetário de alta resistência mecânica o que lhe confere menor desgaste e maior durabilidade, reduzindo expressivamente custos com trocas do implante e aumentando consideravelmente sua vida útil.
Outra vantagem da invenção em apreço é substituir a simples colocação de fragmentos ósseos no espaço interarticular reduzindo complicações tais como risco de migração e/ou absorção de fragmentos ósseos.
Uma outra vantagem da presente invenção é que com o emprego do instrumental próprio, o procedimento de aplicação do implante apresenta-se minimamente invasivo e mais simples, reduzindo o tempo cirúrgico e melhorando os resultados clínicos dos pacientes.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
Figura 01 - vista em perspectiva do dispositivo interfacetário;
Figura 02 - vista lateral do dispositivo interfacetário;
Figura 03 - vista frontal do cinzel;
Figura 04 - vista lateral do cinzel;
Figura 05 - vista em perspectiva da raspa;
Figura 06 - vista lateral da extremidade da haste da raspa;
Figura 07 - vista em perspectiva da extremidade da haste da raspa;
Figura 08 - vista em perspectiva do introdutor;
Figura 09 - vista em perspectiva superior da extremidade da haste do introdutor;
Figura 10 - vista em perspectiva lateral da extremidade da haste do introdutor;
Figura 11 - vista tridimensional lateral do dispositivo interfacetário;
Figura 12 - vista tridimensional posterior do dispositivo interfacetário na situação de implante bilateral em seguimento lombar;
Figura 13 - vista tridimensional lateral do dispositivo interfacetário na situação de implante;
Figura 14 - vistas em perspectivas frontal e lateral dos objetos pertencentes ao estado da técnica;
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO A figura 01 mostra uma vista em perspectiva do dispositivo interfacetário (1) com as faces frontal (2) e posterior (3) dotadas de paredes multifacetadas por ranhuras (4) , laterais possuindo uma estreita cavidade intermediária angular (5) e superficies superior (6) e inferior (7) lisas. A figura 02 mostra uma vista lateral do dispositivo interfacetário (1) com as faces frontal (2) e posterior (3) dotadas de paredes multifacetadas por ranhuras (4), laterais possuindo uma estreita cavidade intermediária angular (5) e superficies superior (6) e inferior (7) lisas. A figura 03 mostra uma vista frontal do cinzel (8) composto por uma haste (9) e um cabo para manuseio (10) com extremidade achatada e de estreitamento gradual (11). A figura 04 mostra uma vista lateral do cinzel (8) constituído por um cabo para manuseio (9) e uma haste (10) com extremidade achatada e de estreitamento gradual (11). A figura 05 apresenta uma vista em perspectiva da raspa (12) formada por um cabo para manuseio (13) e uma haste (14) dotada de extremidade multifacetada (15) por ranhuras (16). A figura 06 exibe uma vista lateral da extremidade (17) da haste (14) da raspa (12) de superficies frontal (18) e posterior (19) multifacetadas por ranhuras (20). A figura 07 mostra uma vista em perspectiva da extremidade da haste (14) da raspa (12) de superficies frontal (18) e posterior (19) multifacetadas por ranhuras (20) . A figura 08 expõe uma vista em perspectiva do introdutor (21) na situação de encaixe do dispositivo interfacetário (1) sendo dotado de cabo para manuseio (22) e de uma haste (23) em cuja extremidade (24) o implante é acoplado.
As figuras 09 e 10 mostram vistas em perspectivas da extremidade (24) da haste do introdutor (21) na situação em que o dispositivo interfacetário (1) está a ela encaixado. A figura 11 apresenta uma vista tridimensional lateral do dispositivo interfacetário (1) com a face frontal (2) constituída por parede multifacetada por ranhuras (4), lateral possuindo uma estreita cavidade intermediária angular (5) e superficies superior (6) e inferior (7) lisas. A figura 12 indica uma vista tridimensional posterior do dispositivo interfacetário (1) na situação de implante bilateral em seguimento lombar; A figura 13 apresenta uma vista tridimensional lateral do dispositivo interfacetário (1) na situação de implante, possuindo superfície superior (6) lisa; A figura 14 exibe vistas em perspectivas frontal e lateral dos objetos pertencentes ao estado da técnica onde (A) são parafusos pediculares e cages intersomáticos, (B) são parafusos translaminar facetários e cages intersomáticos e (C) são parafusos transfacetários e cages intersomáticos;

Claims (5)

1. "DISPOSITIVO INTERFACETÁRIO E RESPECTIVO INSTRUMENTAL PARA IMPLANTE" caracterizado por ser constituído por um dispositivo interfacetário (1) com as faces frontal (2) e posterior (3) dotadas de paredes multifacetadas por ranhuras (4), laterais possuindo uma estreita cavidade intermediária angular (5) e superficies superior (6) e inferior (7) lisas.
2. "DISPOSITIVO INTERFACETÁRIO E RESPECTIVO INSTRUMENTAL PARA IMPLANTE" de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por um cinzel (8) constituído por uma haste (9) e um cabo para manuseio (10) com extremidade achatada e de estreitamento gradual (11) de dimensões compatíveis com as do dispositivo interfacetário (1) .
3. "DISPOSITIVO INTERFACETÁRIO E RESPECTIVO INSTRUMENTAL PARA IMPLANTE" de acordo com as reivindicações 1 e 2 caracterizado por uma raspa (12) formada por um cabo para manuseio (13) e uma haste (14) dotada de extremidade multifacetada (15) por ranhuras (16) de dimensões compatíveis com as do dispositivo interfacetário (1) e as do cinzel (8).
4. "DISPOSITIVO INTERFACETÁRIO E RESPECTIVO INSTRUMENTAL PARA IMPLANTE" de acordo com as reivindicações 1, 2 e 3 caracterizado por um introdutor (21) ao qual o dispositivo interfacetário (1) se acopla, sendo dotado de dimensões compatíveis com as do dispositivo interfacetário (1), do cinzel (8) e da raspa (12).
5. "DISPOSITIVO INTERFACETÁRIO E RESPECTIVO INSTRUMENTAL PARA IMPLANTE" de acordo com as reivindicações 1, 2, 3 e 4 caracterizado por seus componentes serem adaptáveis a qualquer dimensão e medidas de quaisquer variantes do dispositivo interfacetário.
BR102013012936A 2013-05-24 2013-05-24 Dispositivo interfacetário e respectivo instrumental para implante BR102013012936A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013012936A BR102013012936A2 (pt) 2013-05-24 2013-05-24 Dispositivo interfacetário e respectivo instrumental para implante

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013012936A BR102013012936A2 (pt) 2013-05-24 2013-05-24 Dispositivo interfacetário e respectivo instrumental para implante

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013012936A2 true BR102013012936A2 (pt) 2015-01-13

Family

ID=52341545

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013012936A BR102013012936A2 (pt) 2013-05-24 2013-05-24 Dispositivo interfacetário e respectivo instrumental para implante

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102013012936A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11517449B2 (en) Spinal fixation devices and methods of use
EP3406226B1 (en) Spinal implant system
US20210038213A1 (en) Surgical instrumentation and method
AU2015231856B2 (en) Surgical instrumentation and method
US11141287B2 (en) Spinal implant system and method
US20150342586A1 (en) Surgical spacer instrument and method
US9161818B2 (en) Device for performing a surgical procedure and method
US10258398B2 (en) Device for performing a surgical procedure and method
CN203988314U (zh) 一种新型可调节的颈椎成形板
Payer Unstable upper and middle thoracic fractures. Preliminary experience with a posterior transpedicular correction-fixation technique
US10231849B2 (en) Surgical instrument system and method
Herren et al. Influence of additional cement augmentation on endplate stability in circumferential stabilisation of osteoporotic spine fractures
BR102013012936A2 (pt) Dispositivo interfacetário e respectivo instrumental para implante
CN218961042U (zh) 一种olif腰椎融合器
US20220273318A1 (en) Surgical instrument and method
CN216495582U (zh) 脊柱用3d打印导向性生物型钛合金骶骨钉-板内固定装置
CN113940743A (zh) 脊柱用3d打印导向性生物型钛合金骶骨钉-板内固定装置
Keel et al. Table-mounted ring retractor for consistent visualization in endoscopy-assisted anterior reconstruction of burst fractures of the thoracolumbar junction
CN111419484A (zh) 前路零切迹固定组合型可活动人工颈椎椎体及使用方法

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.