BR102013012381A2 - lente de contato com efeito de halo - Google Patents

lente de contato com efeito de halo Download PDF

Info

Publication number
BR102013012381A2
BR102013012381A2 BR102013012381A BR102013012381A BR102013012381A2 BR 102013012381 A2 BR102013012381 A2 BR 102013012381A2 BR 102013012381 A BR102013012381 A BR 102013012381A BR 102013012381 A BR102013012381 A BR 102013012381A BR 102013012381 A2 BR102013012381 A2 BR 102013012381A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
lens
iris
effect
limbic ring
lens according
Prior art date
Application number
BR102013012381A
Other languages
English (en)
Inventor
Angie Bowers
Dawn D Wright
Jeffrey H Roffman
Original Assignee
Johnson & Johnson Vision Care
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Johnson & Johnson Vision Care filed Critical Johnson & Johnson Vision Care
Publication of BR102013012381A2 publication Critical patent/BR102013012381A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/04Contact lenses for the eyes
    • G02C7/046Contact lenses having an iris pattern
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/04Contact lenses for the eyes
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/021Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses with pattern for identification or with cosmetic or therapeutic effects
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/04Contact lenses for the eyes
    • G02C7/049Contact lenses having special fitting or structural features achieved by special materials or material structures

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Ophthalmology & Optometry (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Eyeglasses (AREA)

Abstract

lente de contato com efeito de halo. a presente invenção refere-se a uma lente de contato com uma porção central, uma porção de iris e uma porção periférica dispostas ao redor da porção de íris; uma faixa de efeito dentro ou um pouco fora da porção de íris ajuda a fornecer um efeito de halo à lente quando usada no olho.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "LENTE DE CONTATO COM EFEITO DE HALO".
ANTECEDENTES
As lentes de contato podem ser coloridas ou tingidas para proporcionar uma variedade de efeitos sobre a aparência dos olhos. Isto pode ser feito para corrigir um problema com a aparência do olho ou para outros propósitos cosméticos. Melhorias de um aspecto específico da aparência de um olho ou mesmo aparência geral de um olho são possíveis. Entretanto, é um desafio produzir lentes para este propósito sem introduzir também algum aspecto não natural à aparência do olho. As lentes e métodos desta invenção fornecem tais melhorias, enquanto apresentam uma aparência natural. SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Esta invenção é encaminhada para lentes de contato que fornecem um efeito de halo. Com este efeito de halo, pode ser dada aos olhos uma aparência melhorada ao fazer o olho ou a íris inteira parecer maior, mais colorida, mais variada, mais definida ou mais jovem, tudo de uma maneira natural. A invenção é uma lente de contato com uma porção central, uma porção de íris disposta ao redor da porção central, um anel límbico disposto ao redor da porção de íris e uma porção periférica disposta ao redor do anel límbico. A porção central é límpida. A porção de íris tem um padrão cosmético transparente, translúcido ou opaco colorido ou tingido e cobre parcialmen-te uma porção da esclera natural do usuário. A porção sobre a esclera natural do usuário cria uma faixa de efeito que tem cor diferente ou características texturais diferentes daquelas do resto da porção de íris. O anel límbico é transparente, translúcido ou opaco colorido ou tingido. O diâmetro interno do anel límbico cobre parcialmente uma porção do diâmetro externo da íris ou não há sobreposição e o diâmetro interno do anel límbico é maior que o diâmetro externo da porção de íris. A faixa de efeito, junto com as outras porções da lente, fornece um efeito de halo. O efeito de halo aparece na borda externa da íris natural do usuário ou limbo, mas na parte interior em relação ao anel límbico.
Em outro aspecto, a invenção é uma lente de contato com a porção central e a porção de íris que têm um padrão transparente ou translúcido colorido ou tingido por cosmético que cobre parcialmente uma porção da es-clera natural do usuário. A porção sobre a esclera natural do usuário cria uma faixa de efeito que tem cor diferente ou características texturais diferentes daquelas do resto da porção de íris. O anel límbico é transparente, translúcido ou opaco colorido ou tingido. O diâmetro interno do anel límbico cobre parcialmente uma porção do diâmetro externo da íris ou não há sobreposição e o diâmetro interno do anel límbico é maior que o diâmetro externo da porção de íris. A faixa de efeito, junto com as outras porções tingidas ou coloridas da lente, fornece um efeito de halo. O efeito de halo está situado na borda externa da porção de íris ou limbo natural do usuário, mas interior em relação ao anel límbico da lente.
Em outro aspecto, a invenção é uma lente de contato com uma porção central límpida e de íris. O anel límbico é transparente, translúcido ou opaco colorido ou tingido. O diâmetro interno do anel límbico é maior que o diâmetro externo da íris ou limbo natural do usuário. O anel límbico e a íris ou limbos do usuário criam uma faixa de efeito que tem cor ou características texturais diferentes daquelas do resto da porção de íris. Esta faixa de efeito, em conjunto com a outra porção colorida ou tingida da lente, fornece um efeito de halo. O efeito de halo está situado na borda externa da íris natural do usuário ou limbo, mas interior em relação ao anel límbico.
Em outro aspecto, a invenção é uma lente de contato com uma porção central límpida ou tingida e sem anel límbico. A porção de íris é límpida ou tem um padrão cosmético transparente, translúcido ou opaco colorido ou tingido e cobre parcialmente uma porção da esclera natural do usuário. A porção sobre a esclera natural do usuário cria uma faixa de efeito que tem cor diferente ou características texturais diferentes daquelas do resto da porção de íris. A faixa de efeito fornece um efeito de halo que é localizado na borda externa da porção de íris ou limbo natural do usuário.
Em ainda outro aspecto da presente invenção, a faixa de efeito é menos contrastante em cor que o anel límbico ou porção de íris estampado.
Em ainda outro aspecto da presente invenção, a faixa de efeito é similar em cor ao anel límbico ou porção de íris estampado.
Em um aspecto ainda mais adicional da invenção, a faixa de e-feito é translúcida, transparente ou opaca.
Em um aspecto ainda mais adicional da invenção, o anel límbico é translúcido, transparente ou opaco.
Em um aspecto ainda adicional da invenção, a faixa de efeito cobre uma porção da esclera do usuário.
Em um aspecto ainda adicional da invenção, a faixa de efeito pode ser criada em uma única ou inúmeras aplicações de estampa.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A figura 1 é uma vista frontal de uma lente de contato de acordo com a invenção. A figura 2 é uma vista frontal de uma lente de contato em um o-Iho de acordo com a invenção.
ΔΠΕΓΤΔΙ UΛ Ρ*Λ UbOv/KlyAU Ub: I ALIiAUA
As lentes da invenção têm um padrão cosmético que melhora a aparência do olho da pessoa que usa a lente. Em particular, elas fornecem um efeito de halo. O termo "efeito de halo" é uma melhoria do olho ou íris em geral, por fazê-la parecer maior, mais definida ou variada em cada caso por virtude da interação do tingimento e/ou textura da íris natural, limbo natural e esclera natural junto com o tingimento, textura e/ou tamanho do padrão de íris estampado e/ou anel límbico estampado. O resultado é obtido por uma porção especialmente tingida da lente que cobre uma área entre a porção externa da íris natural do usuário ou limbo natural do usuário e a porção interna do anel límbico estampado se estiver presente. Esta porção especialmente tingida é chamada de "faixa de efeito" por todo este relatório descritivo. A lente mostrada na figura 1 é tipicamente circular, mas pode ser de qualquer formato conveniente para uma lente de contato tal como um formato circular elíptico ou truncado. A lente tem uma porção central 10. Disposta ao redor da porção central 10 está a porção de íris, 11. Disposto ao redor da porção de íris 11 está um anel límbico 12 e disposta ao redor do anel límbico e se estendendo à borda circundante da lente está uma porção periférica, 20. A porção periférica tem um diâmetro interno 21 e um diâmetro externo 22 que pode, mas não precisa necessariamente coincidir com a borda externa da lente como um todo. A faixa de efeito, 23 repousa dentro do anel límbico 12. A camada de efeito fornece o efeito de halo quando a lente é vestida. Um ou mais dentre a porção central 10, anel límbico 12, porção de íris 11 e porção periférica 20 pode ser colorido ou límpido ou uma combinação de cada desde que não sejam totalmente límpidos. O tamanho aparente da faixa de efeito depende do tamanho da íris natural do usuário e o tamanho do anel límbico opcional 12. Para olhos saudáveis normais, a faixa de tamanho da íris é de cerca de 10,5 mm a cerca de 13,0 mm e o diâmetro médio de uma pupila é, em geral, 7 mm ou menos. O diâmetro da estampa interna de íris opcional é > 7 mm e o diâmetro externo é < 14,0 mm, de preferência, cerca de 12,25 mm. O anel límbico 12 é uma faixa de cor anular que, quando a lente está no olho e centralizada, não sobressai à íris do usuário da lente ou limbo ou a junção da esclera com a córnea. Ou seja, está além do limbo, em direção à porção periférica 20. O diâmetro interno do anel límbico, 12 é, dessa forma, pelo menos 10,3 mm, de preferência cerca de 12,25 mm (fornecido que seja maior que o diâmetro externo do limbo) e se estende para o diâmetro externo menor que 14,0 mm da porção periférica 20. De preferência, essas dimensões são medidas com o uso de uma régua milimétrica ou um biomicroscópio ocular calibrado. As mesmas também podem ser medidas pelo uso de análise de imagens ou outro método conhecido por aqueles versados na técnica. A extensão de tingimento ou brilho de qualquer porção colorida ou tingida da lente pode ser medida de forma objetiva por primeiro capturar uma imagem da lente com quaisquer meios adequados. Uma câmera convencional com uma disposição macro ou de focalização próxima, biomicroscópio ocular com disposição para captura de imagem ou similares são todas ferramentas adequadas para este propósito. A imagem capturada é, então, analisada com o uso de software adequado como Adobe Photoshop CS4 ou C55 (Adobe Systems, Inc.)- Em uma modalidade preferencial, a Janela de Cor pode ser usada para avaliar a imagem mediante, por exemplo, o uso do sistema LAB. Isto tem a vantagem de especificar uma cor similar a uma visão de cor normal da pessoa. O componente "L" corresponde à clareza que fica na faixa de 0 a 100, enquanto os componentes "A" e "B" especificam a cor ou saturação no eixo verde-vermelho e no eixo azul-amarelo, respectivamente. O sistema Lab é descrito em outros lugares, por exemplo, no "Pho-toshop_CS4_help.pdf' também publicado por Adobe Systems, Inc. A faixa de efeito é colorida de forma que o componente L no sistema LAB em relação à porção de íris é mais brilhante em cerca de 5 ou mais unidades.
Com referência à figura 2, a porção central 10 (porção de pupila) é límpida ou transparente em cor ou tom para permitir visão normal e contém uma correção para ametropia ocular se necessário. A porção de íris 11 é límpida, colorida, tingida ou conformada para fornecer um efeito cosmético. A cor pode ser transparente, translúcida ou opaca. Se a opacidade do tingi-mento da porção de íris 11 é de modo que a mesma podería interferir com a acuidade visual, então a cor de preferência não cobre a pupila, sobre a qual a porção central 10 é feita para repousar. Entretanto, uma pequena sobreposição pode ocorrer e ainda ser aceitável. O anel límbico, 12 se estende além da circunferência externa do limbo natural do usuário, mas não tão a-lém e sobre a esclera que pareça não natural. O anel límbico é límpido, colorido, tingido ou dotado de um padrão. A cor pode ser transparente, translúcida ou opaca. O termo "Opaca", para estes propósitos, significa uma cor que permite uma média de transmitância de luz (% T) na faixa de 380 a 780 nm de 0 a cerca de 50, de preferência de 7 a cerca de 50% T. O termo "Translú-cida" para estes propósitos significa uma cor que permite uma luz transmitância de luz média (% T) na faixa de 380 a 780 nm de cerca de 50 a cerca de 85%, de preferência, de cerca de 65 a cerca de 85% T. Na figura 2, a á-rea localizada entre o diâmetro interno do anel límbico 12 e o diâmetro externo da íris natural ou limbo da pessoa 25 é a faixa de efeito 23.
Dependendo do padrão das camadas estampadas, a aparência da faixa de efeito 23 pode variar dentre as seguintes: regular e lisa, irregular, dentada ou similares. De fato, a faixa de efeito pode ser ligeiramente elíptica e, em qualquer caso, não precisa ser simétrica. A mesma tem dimensões que dependerão do tamanho dos padrões estampados e da anatomia do o-Iho natural do usuário. A estampa ou colocação de duas cores na lente resulta em até 5 regiões sombreadas quando a lente é usada no olho. A faixa de efeito 23 contribui de forma mais notável para o efeito de halo e resulta de uma combinação da localização, dimensão, cor e inten-sidade/saturação do anel límbico, da porção de íris e também da íris natural do usuário. É similar ao, mas ligeiramente diferente do restante da porção de íris com relação a sua cor, intensidade de tingimento e grau de transparência ou translucidez. A porção de íris 11 e faixa de efeito 23 podem usar a mesma cor translúcida, o que significa que as mesmas podem ser uma única estampa. O padrão pode misturar com outras estruturas visíveis da íris natural do usuário uma vez que as mesmas não são completamente cobertas pelo padrão. A patente US 7.832.860 fornece um tal exemplo deste tipo de padrão e está aqui incorporada, a título de referência. Com a máxima preferência, a colocação e intensidade da faixa de efeito 23 são de modo que a mesma se misture com a esclera natural para produzir uma porção ligeiramente mais clara ou colorida de forma menos intensa da lente. Em uma modalidade preferencial, o efeito de acentuação do olho é visível ao olho normal ou ao olho com visão corrigida a uma distância de 1,52 metro (5 pés) ou menos, com mais preferência 0,91 metro (3 pés) ou menos. Se a porção de íris 11 é opaca, então a faixa de efeito 23 simplesmente amplia a aparência da íris em geral conforme usada. Isto faz a região da íris parecer maior ou melhor definida, até mesmo maior que um padrão com uma lente colorida e anel límbico sozinhos.
Em uma modalidade, o efeito de halo faz o olho parecer maior ao usar uma cor opaca ou translúcida na porção de íris 11, com ou sem um anel límbico 12. Em outra modalidade, o efeito de halo lembra luz que reflete naturalmente da superfície do olho. Em outra modalidade, o efeito de halo faz apenas a porção de íris do olho parecer maior. Em outra modalidade, o efeito de halo faz a porção de íris natural do olho parecer ainda maior que apenas com um anel límbico 12. O tipo de padrão do modelo em uma ou ambas as porções de í-ris 11 ou a faixa de efeito 23 pode contribuir também para o efeito de halo. A incorporação de pontos em qualquer uma das porções é uma forma efetiva de obter uma mistura efetiva de tons e de intensidades de cor tanto na faixa de efeito quanto na porção de íris. Conforme descrito abaixo, o efeito de halo também pode ser influenciado pelo tipo de pigmento ou tom e pela maneira em que o mesmo é aplicado. A porção periférica da lente 20 pode ser transparente, opaca, translúcida ou em algum lugar entre os dois (semiopaca). Não é necessário, tampouco, que a mesma seja uniformemente colorida, mas modalidades, de acordo com a presente invenção, acentuam sua aparência, de preferência, mediante a obtenção de uma esclera com uma aparência descansada e natural.
De preferência, tanto a porção de íris quanto o anel límbico são dotados de um padrão de uma maneira similar a da patente US 7.246.903, mas com as dimensões conforme descritas aqui. Esta patente está aqui incorporada, a título de referência. Tal padronização inclui opcionalmente estruturas substancialmente em formatos triangulares que se assemelham a raios em uma roda que se estendem para dentro da porção mais interna da faixa de efeito em direção ao centro geométrico da lente. Os raios afunilados podem, mas de preferência não o fazem, estender-se sobre a totalidade da porção de íris da lente, o que significa a porção da lente que se sobrepõe â íris quando a lente está no olho e centralizada.
As lentes de contato desta invenção podem ser estabilizadas. Isto pode ser obtido com qualquer uma das abordagens de estabilização bem conhecidas para estabilização rotacional. Por exemplo, um modelo de estabilização que é um ponto de partida útil é descrito na publicação de patente US 20050237482 que é aqui incorporada, por referência, mas qualquer modelo de estabilização pode ser usado.
Em geral, os elementos coloridos podem ser produzidos a partir de qualquer pigmento orgânico ou inorgânico adequado para uso em lentes de contato ou combinações desses pigmentos. A opacidade pode ser controlada pela adição de dióxido de titânio e/ou variação da concentração do pigmento com maiores quantidades de pigmento rendendo maior opacidade. Os pigmentos orgânicos ilustrativos incluem, mas não se limitam a, o azul de ftalocianina, o verde de ftalocianina, o violeta de carbazol, o laranja de vat N°. 1, e similares, e combinações dos mesmos. Exemplos de pigmentos i-norgânicos úteis incluem, mas não se limitam a, negro de óxido de ferro, marrom de óxido de ferro, amarelo de óxido de ferro, vermelho de óxido de ferro, dióxido de titânio, e similares, e combinações dos mesmos. Além destes pigmentos, corantes solúveis e não solúveis podem ser usados incluindo, mas não se limitando a, corantes à base de sulfona de vinila e diclorotriazi-na. Aditivos de cristal líquido podem também ser usados para criar vários efeitos. Corantes, pigmentos e aditivos úteis são comercialmente disponíveis. O corante ou pigmento selecionado pode ser combinado com um ou mais dentre um pré-polímero ou um polímero de ligação e um solvente para formar o corante usado para produzir as camadas transparentes, translúcidas e opacas usadas nas lentes da invenção. Outros aditivos úteis nos corantes de lente de contato podem também ser usados. Os polímeros de ligação, os solventes e outros aditivos úteis nas camadas de cor da invenção são conhecidos e se encontram comercialmente disponíveis ou são conhecidos métodos para sua fabricação.
Os elementos podem ser aplicados ou impressos em uma ou mais superfícies de uma lente, ou podem ser impressos em uma ou mais superfícies de um molde no qual um material de formação de lente será depositado e curado. Em um método preferencial de formação de lentes que incorpora os modelos da invenção, é usado um molde óptico termoplástico, produzido a partir de qualquer material incluindo, sem limitação, poliolefinas cíclicas e poliolefinas como polipropileno ou poliestireno. Os elementos são depositados na porção desejada da superfície de moldagem do molde Por "superfície de moldagem" entende-se a superfície de um molde ou meio molde usado para formar uma superfície de uma lente. Preferivelmente, a deposição é executada por impressão a bloco, como segue.
Uma placa de metal, preferivelmente feita de aço e mais preferivelmente feita de aço inoxidável, é coberta com um material fotorresistente que é capaz de se tornar insolúvel em água, uma vez curado. A placa também pode ser produzida a partir de materiais cerâmicos. Os elementos são selecionados ou designados e então reduzidos no tamanho desejado com o uso de qualquer uma das inúmeras técnicas, tais como técnicas fotográficas, colocadas sobre a placa de metal, e o material fotorresistente é então curado. A placa é subsequentemente lavada com uma solução aquosa e a imagem resultante é gravada na placa em uma profundidade adequada, por exemplo, de cerca de 20 mícrons. De forma alternativa, o padrão pode ser aplicado à placa por meio de ablação ou cavitação a laser.
Um corante contendo um polímero de ligação, solvente e pigmento ou corante é então depositado sobre os elementos para encher as depressões com corante. Um bloco de silicone que tem uma geometria adequada para uso na impressão sobre a superfície e de dureza variável, geralmente de cerca de 1 a cerca de 10, é pressionada contra a imagem na placa para remover o corante e o corante é, então, seco ligeiramente pela evaporação do solvente. O bloco é então pressionado contra a superfície de moldagem de um molde óptico. Uma metade de molde complementar é então usada para completar a montagem de molde, a montagem de molde sendo exposta às condições adequadas para curar o material de lente usado. Tais condições são bem conhecidas na técnica e irão depender do material de lente selecionado. Uma vez que a cura esteja completa e a lente seja dispensada do molde, ela será equilibrada em uma solução salina tampona-da.
Em uma modalidade preferencial, uma camada de pré-polímero límpida é usada cuja camada de pré-polímero sobrepõe a região pigmentada e, de preferência, forma inteiramente ou uma porção da superfície mais externa da lente. É também possível aplicar os padrões cosméticos desta invenção por meio de impressão por jato de tinta. A impressão por jato de tinta pode ser aplicada a uma camada de pré-polímero límpida ou diretamente à superfície de um molde de lente. A invenção pode ser usada para fornecer lentes de contato rígidas ou suaves tingida produzidas a partir de qualquer modelo óptico conhecido incluindo não corretivo (plano), esférico, tórico ou modelos multifocais. A invenção também pode ser usada para fornecer lentes de contato rígidas e suaves tingidas feitas de qualquer material de formação de lente conhecido ou material adequado para a fabricação de tais lentes. Preferivelmente, as lentes da invenção são lentes de contato flexíveis, sendo que o material selecionado para formar as lentes da invenção é qualquer material adequado para a produção de lentes de contato flexíveis. Os materiais preferenciais adequados para formação de lentes de contato flexíveis com o uso do método da invenção incluem, mas não se limitam a, elastômeros de silicone, ma-crômeros contendo silicone incluindo, mas não se limitando a, aqueles apresentados nas patentes US n° 5.371.147, 5.314.960 e 5.057.578, aqui incorporadas a título de referência em sua totalidade, hidrogeis, hidrogeis contendo silicone e similares, bem como combinações dos mesmos. Com mais preferência, a lente é produzida a partir de um material contendo uma funcionalidade de siloxano incluindo, mas não se limitando a, macrômeros de polidi-metíl siloxano, metacrilóxi propila políalquil siloxanos e misturas dos mesmos, um hidrogel de silicone ou um hidrogel produzido a partir de monôme-ros contendo grupos hidróxi, grupos carboxila ou ambos e combinações dos mesmos. Materiais para fazer lentes de contato suaves são bem conhecidos e estão disponíveis comercialmente. De preferência, o material de lente é aquafilcon, etafilcon, genfilcon, lenefilcon, balafilcon, lotrafilcon ou galifilcon. A lente pode ser melhorada adicionalmente com o uso de aditivos na solução de empacotamento. Um exemplo de tal aditivo é polivinil pirrolidina. A invenção é descrita adicionalmente nos seguintes exemplos não limitadores.
Exemplo 1: Preparação da composição de tinta de base transparente Um polímero de ligação foi feito usando 96 g de 1-dodecanotiol ("DODT"), 56,54 g de metacrilato de laurila ("LMA"), 7,40 g de ácido metacrí- lico ("MAA"), 1367 g de metacrilato de hidróxi metila ("HEMA"), 68,5 g de gli-cerol, 378 g de 1-etóxi-2-propanol ("EP"), 1511 g de lactato de isopropila ("]-PL") e 8,89 g de 2,2’-azobis(2-metilbutironitriIa) ("AMBN"). Primeiro adicionando o DODT, monômeros e solventes, exceto por cerca de cerca de 50 a 100 cm3 do IPL, foram misturados em uma garrafa de tampa azul de 5 litros e agitado durante 10 minutos. A mistura foi, então, vertida em um reator de aço inoxidável de 5 I com um agitador e nitrogênio. A mistura foi agitada e aquecida por aproximadamente 25 minutos, até a temperatura atingir 68 °C. Após a estabilização da temperatura em 68 °C, o AMBN foi dissolvido no IPL restante e adicionado enquanto se abria a sangria de nitrogênio. Permitiu-se que a polimerização prosseguisse por 16 a 24 horas, após as quais a temperatura foi aumentada para 80 °C e a reação foi concluída. A mistura foi, então, deixada equilibrar até a temperatura ambiente. A viscosidade da mistura foi ajustada conforme desejado pela mistura de 4 partes de IPL com 1 parte de EP.
Exemplo 2: Preparação de tinta Límbica Preta Uma tinta de impressão de bloco preta foi preparada pela pesa-gem de 53,12 g. de preto primário (compreendido de 33,21%, em peso, de pigmento de óxido de ferro negro FeOFe203, CAS N°. 12227-89-3) em uma base límpida (conforme descrito no Exemplo 1) em uma jarra de vidro de 250 ml. Adicionaram-se à jarra, também, 96,88 g de base límpida (descrita no Exemplo 1) e 6%, em peso, de 1-propanol. A jarra foi colocada sob um misturador e misturada a 1800 rpm até que a aparência da tinta estivesse homogênea.
Exemplo 3: Preparação de Tinta de íris Uma tinta de impressão de bloco verde foi preparada pela pesa-gem de 13,95 g de verde primário (compreendido de 6,45%, em peso, pigmento verde de ftalocianina C32HCI14CUN8 CAS N°. 1328-53-6) em uma base límpida (conforme descrito no exemplo 1) em uma jarra de vidro de 250 ml. Adicionaram-se à jarra, também, 136,05 g de base límpida (descrito no Exemplo 1) e 6 %, em peso, de 1-propanol. A jarra foi colocada sob um misturador e misturada a 1800 rpm até que a aparência da tinta estivesse ho- mogênea.
Exemplo 4: Preparação de Tinta de íris Uma tinta de impressão de bloco verde e amarela foi preparada pela pesagem de 74,88 g de amarelo HT primário (compreendido de 25% de pigmento de óxido de ferro amarelo Fe2C>3*H20 CAS N°. 51274-00-1) 6,98 g de verde primário (compreendido de 6,45 %, em peso, pigmento verde de ftalocianina C32HCI14C11N8 CAS N°. 1328-53-6) e 0,26 g de amarelo primário (compreendido de 28,74 %, em peso, de pigmento de óxido de ferro amarelo Fe203eH20 CAS N° 51274-00-1) em uma base límpida (conforme descrito no Exemplo 1) em uma jarra de vidro de 250 ml. Adicionaram-se à jarra, também, 68,12 g de base límpida (descrito no Exemplo 1) e 6 %, em peso, de 1-propanol. A jarra foi colocada sob um misturador e misturada a 1800 rpm até que a aparência da tinta estivesse homogênea.
Exemplo 5: Preparação de Tinta de íris Uma tinta de impressão azul, amarela e branca foi preparada pela pesagem de 2,13 g de azul primário (compreendido de 6,45 %, em peso, de pigmento de ftalocianina azul C32Hi6CuN8 CAS N°. 147-14-8), 2,44 g de amarelo HT primário (compreendido de 25% de pigmento de óxido de ferro amarelo Fe203*H20 CAS N°. 51274-00-1) e 10,01 g de branco primário (compreendido de 30 %, em peso, de pigmento de dióxido de titânio branco Ti02 CAS N°. 13463-67-7) em uma base límpida (conforme descrito no E-xemplo 1) em uma jarra de vidro de 250 ml. Adicionaram-se à jarra, também, 135,38 g de base límpida (descrito no Exemplo 1) e 6 %, em peso, de 1-propanol. A jarra foi colocada sob um misturador e misturada a 1800 rpm até que a aparência da tinta estivesse homogênea.
Exemplo 6: Fabricação de lente com padrão cosmético que tem uma faixa de efeito (Profético) Uma parte de molde côncavo e uma parte de molde convexo são moldadas por injeção, de poliestireno, em condições ambiente (21% de oxigênio, 25 °C). A peça de molde côncava é colocada em um túnel de nitrogênio seco dentro da impressora de tampografia (aproximadamente 180 segundos). As curvas côncavas são estampadas em bloco, a 0,5% de oxigê- nio, primeiro com uma composição de tinta de base límpida de círculo fechado de 15 pm de profundidade (14,50 mm de diâmetro externo) (descrito no Exemplo 1) e, então, com uma composição de tinta preta de 20 pm (descrito no Exemplo 2). O anel límbico 12 pode ser aquele da figura 1 com um diâmetro externo de cerca de 14,0 mm e um diâmetro interno de 12,0 mm. A estampa final é com uma composição de tinta de porção de íris 11 de 20 pm de profundidade (descrito nos Exemplos 3, 4 ou 5). O padrão pode ser aquele da figura 1 com um diâmetro externo de 12,25 mm e um diâmetro interno de 7,80 mm. O molde é, então, retornado às condições ambientes (21% de oxigênio, 25 °C) durante aproximadamente 20 segundos. As curvas côncavas e convexas são recondicionadas sob 2,8% de oxigênio durante aproximadamente 70 segundos. A peça de molde côncava estampada é, então, carregada com 73 mg de mistura de monômero reativo etafilcon A. A peça de molde convexa é colocada por cima da mistura de monômero reativo dosada e é submetida a pesos pré-cura (~200 gramas) para assegurar o fechamento adequado do molde. Os conjuntos com pesos de pré-cura são colocados em um túnel de pré-cura a 25°C durante 75 segundos, sem qualquer luz, para permitir que o monômero penetre nas camadas impressas. Os pesos pré-cura são removidos e as curvas são, então, colocadas em um túnel de cura com uma temperatura (70 °C) e intensidade de luz (370 a 440 nm) controladas durante cerca de 4 minutos. O conjunto fechado é desmoldado e a lente é removida do molde e quaisquer monômeros não curados ou diluídos são lixiviados da lente por imersão em uma combinação de água deioni-zada e Tween a 70 °C (+/- 5) durante um mínimo de 60 minutos. A lente é, então, equilibrada em uma solução salina tamponada, embalada e esterilizada. O resultado é uma lente cosmética com um anel límbico 12 cujo diâmetro interno é ligeiramente maior que o tamanho médio da íris natural. Esta camada límbica 12 é um preto translúcido. A porção de íris 11 se estende da camada límbica 12 em direção à região da pupila 10 e não cobre a região da pupila 10. A porção de íris 11 é compreendida de corantes que são translúcidos ou transparentes e cobrem a área escleral entre o anel límbico estampado 12 e a íris natural da pessoa. Esta porção de íris estampada 11 irá, naturalmente, ser mais clara devido à mistura da esclera branca natural da pessoa e a porção de íris estampada translúcida ou transparente 11.0 efeito resultante é um limbo escuro com uma faixa de efeito de halo mais clara ao redor da íris e, então, uma região de cor sobre toda ou parte da íris natural. Quando usada no olho, o olho do usuário parece maior e mais variado que sem a lente.
REIVINDICAÇÕES

Claims (30)

1. Lente de contato que compreende uma porção central, uma porção de íris tingida ao redor da zona central, um anel límbico ao redor da porção de íris, uma porção periférica ao redor do anel límbico e uma faixa de efeito que aparece no interior em relação ao anel límbico.
2. Lente, de acordo com a reivindicação 1, em que a zona central é transparente.
3. Lente, de acordo com a reivindicação 1, em que a zona central é translúcida.
4. Lente, de acordo com a reivindicação 1, em que a tonalização na zona de íris está na forma de um padrão.
5. Lente, de acordo com a reivindicação 1, em que a faixa de e-feito é uma tonalidade diferente daquela da zona da íris.
6. Lente, de acordo com a reivindicação 1, em que a tonalização da faixa de efeito é de uma intensidade diferente em relação à tonalização na zona da íris.
7. Lente, de acordo com a reivindicação 1, em que a tonalização da faixa de efeito é de uma textura diferente daquela da tonalização na zona da íris.
8. Lente, de acordo com a reivindicação 1, em que a faixa de e-feito é translúcida.
9. Lente, de acordo com a reivindicação 1, em que a faixa de e-feito é transparente.
10. Lente, de acordo com a reivindicação 1, em que a faixa de efeito é opaca.
11. Lente, de acordo com a reivindicação 1, em que a porção de íris é translúcida.
12. Lente, de acordo com a reivindicação 1, em que a porção de íris é transparente.
13. Lente, de acordo com a reivindicação 1, em que o anel límbico é translúcido.
14. Lente, de acordo com a reivindicação 1, em que o anel límbi- co é transparente.
15. Lente, de acordo com a reivindicação 1, em que o anel límbi- co é opaco.
16. Lente, de acordo com a reivindicação 1, em que a tonaliza-ção na porção de íris é descontínua.
17. Lente, de acordo com a reivindicação 1, em que a tonaliza-ção é contínua.
18. Lente, de acordo com a reivindicação 1, em que a circunferência externa do anel límbico é em uma posição na lente que cobriría a es-clera do usuário de lente.
19. Lente, de acordo com a reivindicação 1, em que a circunferência interna do anel límbico é em uma posição na lente que cobriría a es-clera do usuário de lente.
20. Lente, de acordo com a reivindicação 1, em que ao menos uma dentre as circunferências da camada de efeito é irregular.
21. Método para fabricação de uma lente de contato que compreende uma porção central, uma porção de íris tingida ao redor da porção central, um anel límbico ao redor da porção de íris, uma porção periférica ao redor do anel límbico e uma faixa de efeito tingida entre a íris natural do u-suário e o dito anel límbico, sendo que a porção de íris tingida, o anel límbico e a faixa de efeito são estampados ou litografados.
22. Método, de acordo com a reivindicação 21, em que tonaliza-ção é aplicada por tampografia.
23. Método, de acordo com a reivindicação 21, em a tonalização é aplicada por impressão por jato de tinta.
24. Método, de acordo com a reivindicação 21, em que tonalização é aplicada por fotolitografia.
25. Método para acentuar a aparência de um olho pela produção de um efeito de halo no olho.
26. Método, de acordo com a reivindicação 25, em que o efeito de halo é produzido pelo fornecimento de uma lente de contato com uma faixa de efeito.
27. Método, de acordo com a reivindicação 25, em que a lente compreende uma zona central, uma zona da íris tingida ao redor da zona central, um anel límbico ao redor da zona da íris, uma zona periférica ao redor do anel límbico e uma faixa de efeito tingida entre a zona da íris e o anel límbico.
28. Lente, como definida na reivindicação 1, em que a faixa de efeito compreende duas cores diferentes.
29. Lente, como definida na reivindicação 25, em que o efeito de halo compreende três tonalidades diferentes.
30. Em uma outra modalidade, o efeito de halo pode obter um resultado cosmético que se assemelha à luz que reflete naturalmente da superfície do olho.
BR102013012381A 2012-05-18 2013-05-17 lente de contato com efeito de halo BR102013012381A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13/475,725 US8915590B2 (en) 2012-05-18 2012-05-18 Contact lens with halo effect

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013012381A2 true BR102013012381A2 (pt) 2016-08-09

Family

ID=48430604

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013012381A BR102013012381A2 (pt) 2012-05-18 2013-05-17 lente de contato com efeito de halo

Country Status (12)

Country Link
US (1) US8915590B2 (pt)
EP (1) EP2664956A1 (pt)
JP (1) JP6419416B2 (pt)
KR (1) KR102066835B1 (pt)
CN (2) CN109991757B (pt)
AU (1) AU2013205879B2 (pt)
BR (1) BR102013012381A2 (pt)
CA (1) CA2815973A1 (pt)
MX (1) MX2013005666A (pt)
RU (1) RU2563495C2 (pt)
SG (1) SG195492A1 (pt)
TW (1) TWI587023B (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105328989A (zh) * 2014-08-08 2016-02-17 欧利速精密工业股份有限公司 鞋面三维印刷系统
US9715129B2 (en) * 2015-04-15 2017-07-25 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Contact lens with multi-layered pattern
TWI822320B (zh) * 2015-09-15 2023-11-11 星歐光學股份有限公司 隱形眼鏡產品
US20170276959A1 (en) * 2016-03-22 2017-09-28 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Contact lens with improved, multiple and integrated effects
TWI696862B (zh) * 2016-09-30 2020-06-21 星歐光學股份有限公司 隱形眼鏡及隱形眼鏡產品
TWI740504B (zh) * 2016-09-30 2021-09-21 星歐光學股份有限公司 隱形眼鏡及隱形眼鏡產品
CN108664118B (zh) * 2017-03-27 2021-06-15 腾讯科技(深圳)有限公司 眼球追踪方法和装置、隐形眼镜、虚拟现实系统
US10698232B2 (en) 2017-06-23 2020-06-30 Largan Medical Co., Ltd. Contact lens and product thereof
WO2021124120A1 (en) * 2019-12-19 2021-06-24 Alcon Inc. Cosmetic contact lens for color blindness
CN113419357B (zh) * 2021-07-07 2022-10-11 武汉东持科技有限公司 一种全分色彩色隐形眼镜的制备方法
CN114690441A (zh) * 2022-03-30 2022-07-01 金陵科技学院 一种胶体晶体嵌入防蓝光隐形眼镜及其制备方法

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4701038A (en) * 1983-01-31 1987-10-20 Bausch & Lomb Incorporated Cosmetic contact lens
EP0498835B1 (en) * 1989-11-01 1995-03-29 Schering Corporation Colored contact lens having very natural appearance
US5314960A (en) 1990-04-10 1994-05-24 Permeable Technologies, Inc. Silicone-containing polymers, oxygen permeable hydrophilic contact lenses and methods for making these lenses and treating patients with visual impairment
US5057578A (en) 1990-04-10 1991-10-15 E. I. Du Pont De Nemours And Company Silicone-containing block copolymers and macromonomers
US5371147A (en) 1990-10-11 1994-12-06 Permeable Technologies, Inc. Silicone-containing acrylic star polymers, block copolymers and macromonomers
US5160463A (en) * 1990-10-30 1992-11-03 Pilkington Visioncare, Inc. Method of manufacturing a contact lens
JP2004021244A (ja) * 2002-06-13 2004-01-22 Hisayo Ebiko カラーコンタクトレンズ及びその提供方法
US20050001978A1 (en) * 2003-07-01 2005-01-06 Ocampo Gerardo J. Colored contact lenses that enhance cosmetic appearance of light-eyed people
US6939005B2 (en) 2003-08-20 2005-09-06 Johnson & Johnson Vision Care Inc. Rotationally stabilized contact lenses
US7641336B2 (en) * 2004-05-12 2010-01-05 Johnson & Johnson Vision Care, Inc Tinted contact lenses with combined limbal ring and iris patterns
US7246903B2 (en) * 2004-08-19 2007-07-24 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Tinted contact lenses with combined limbal ring and iris patterns
US20060050232A1 (en) 2004-08-19 2006-03-09 Jerry Dukes Tinted contact lenses with gradient ring patterns
US7431454B2 (en) * 2006-03-27 2008-10-07 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Methods for designing tinted contact lenses
US7832860B2 (en) 2007-06-07 2010-11-16 J&J Vision Care, Inc. Tinted contact lenses having a depth effect
CN101135782A (zh) * 2007-09-26 2008-03-05 伍卫东 一种具有立体感和跳动感的彩色隐形眼镜及其制造方法
KR20100093652A (ko) * 2009-02-17 2010-08-26 양민우 변색렌즈
US8317322B2 (en) 2010-02-04 2012-11-27 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Contact lens with brightly colored sclera
KR101757183B1 (ko) 2010-06-21 2017-07-12 가부시끼가이샤 메니콘 컬러 콘택트 렌즈
TWI551911B (zh) * 2010-07-29 2016-10-01 諾華公司 有色隱形眼鏡及其製造方法

Also Published As

Publication number Publication date
US20130308091A1 (en) 2013-11-21
TWI587023B (zh) 2017-06-11
RU2563495C2 (ru) 2015-09-20
AU2013205879B2 (en) 2016-08-18
SG195492A1 (en) 2013-12-30
CN103424889A (zh) 2013-12-04
TW201411224A (zh) 2014-03-16
EP2664956A1 (en) 2013-11-20
US8915590B2 (en) 2014-12-23
JP6419416B2 (ja) 2018-11-07
MX2013005666A (es) 2013-11-27
CA2815973A1 (en) 2013-11-18
CN109991757B (zh) 2021-10-19
CN109991757A (zh) 2019-07-09
JP2013242563A (ja) 2013-12-05
KR102066835B1 (ko) 2020-01-17
KR20130129143A (ko) 2013-11-27
RU2013122734A (ru) 2014-11-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102013012381A2 (pt) lente de contato com efeito de halo
RU2613585C2 (ru) Ориентируемые контактные линзы со склерой, окрашенной в светлый цвет
RU2611930C2 (ru) Контактная линза с перламутровой склеральной частью
BR102016005115A2 (pt) camada transparente em formato anular em lentes de contato cosméticas
BR102017005746A2 (pt) Contact lens with enhanced, multiple and integrated effects
RU2562696C2 (ru) Контактные линзы с ярко окрашенной частью, располагающейся на склере
RU2562691C2 (ru) Контактная линза с эффектом тени
US8240848B2 (en) Contact lens with shadow effect
BRPI0514513B1 (pt) ?? contact tinted lens with cellular patterns and improvement method of an iris ??

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements