BR102013010228A2 - aparelho de pressurização de vedação de reservatório de óleo para um motor de turbina - Google Patents

aparelho de pressurização de vedação de reservatório de óleo para um motor de turbina Download PDF

Info

Publication number
BR102013010228A2
BR102013010228A2 BR102013010228A BR102013010228A BR102013010228A2 BR 102013010228 A2 BR102013010228 A2 BR 102013010228A2 BR 102013010228 A BR102013010228 A BR 102013010228A BR 102013010228 A BR102013010228 A BR 102013010228A BR 102013010228 A2 BR102013010228 A2 BR 102013010228A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tooth
width
seal
oil reservoir
oil
Prior art date
Application number
BR102013010228A
Other languages
English (en)
Inventor
Christopher Mark Bordne
Duane Howard Anstead
James John Luz
Original Assignee
Gen Electric
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gen Electric filed Critical Gen Electric
Publication of BR102013010228A2 publication Critical patent/BR102013010228A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01DNON-POSITIVE DISPLACEMENT MACHINES OR ENGINES, e.g. STEAM TURBINES
    • F01D25/00Component parts, details, or accessories, not provided for in, or of interest apart from, other groups
    • F01D25/18Lubricating arrangements
    • F01D25/183Sealing means
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01DNON-POSITIVE DISPLACEMENT MACHINES OR ENGINES, e.g. STEAM TURBINES
    • F01D25/00Component parts, details, or accessories, not provided for in, or of interest apart from, other groups
    • F01D25/18Lubricating arrangements
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01DNON-POSITIVE DISPLACEMENT MACHINES OR ENGINES, e.g. STEAM TURBINES
    • F01D25/00Component parts, details, or accessories, not provided for in, or of interest apart from, other groups
    • F01D25/18Lubricating arrangements
    • F01D25/20Lubricating arrangements using lubrication pumps

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Sealing Using Fluids, Sealing Without Contact, And Removal Of Oil (AREA)
  • Turbine Rotor Nozzle Sealing (AREA)

Abstract

aparelho de pressurização de vedação de reservatório de óleo para um motor de turbina. trata-se de um aparelho de pressurização de vedação de reservatório de óleo para motores de turbina. um aparelho de pressurização de vedação de reservatório de óleo exemplificativo pode incluir um reservatório de óleo não rotativo que aloja um rolamento; uma vedação de óleo que isola um interior do reservatório de óleo; uma passagem disposta para suprir o ar de pressurização para um lado exterior da vedação de óleo; um dreno disposto para permitir a drenagem de óleo e a ventilação de pelo menos alguma quantidade do ar de pressurização, sendo que o dreno é posicionado axialmente entre a passagem e a vedação de óleo; um dente detentor amplo disposto na haste e que se estende radialmente para fora em direção a um apoio não rotativo, que pode estar disposto axialmente entre a passagem e o dreno, sendo que o dente detentor amplo é afastado do apoio em uma direção radial por um intervalo, sendo que o dente detentor amplo inclui uma superfície superior; e/ou um dente adjacente disposto na haste e que se estende radialmente para fora a partir da haste.

Description

“APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO PARA UM MOTOR DE TURBINA” Referência Cruzada a Pedidos Relacionados Este pedido reivindica o benefício do Pedido Provisório n° U.S. 61/639.560, depositado em 27 de abril de 2012, que está incorporado a título de referência no presente documento em sua totalidade. A matéria deste pedido pode estar relacionada à matéria do Pedido de Patente copendente U.S. intitulado “MITIGATING VORTEX PUMPING EFFECT UPSTREAM OF OIL SEAL”, depositado na mesma data, o qual está incorporado a título de referência no presente documento em sua totalidade.
Antecedentes A matéria revelada no presente documento refere-se, em geral, a aparelhos e métodos para retenção de lubrificante fluido, tal como óleo, em um reservatório de óleo e/ou sua passagem de dreno. Mais especificamente, mas sem limitação a, algumas realizações exemplificativas referem-se a aparelhos e métodos para manutenção de intervalos de desenho durante cursos axiais de uma haste enquanto aperfeiçoa ainda a limitação de vazámento de óleo, por exemplo, em um reservatório de um motor de turbina.
Em um motor de turbina, o ar é pressurizado em um compressor e misturado com combustível em um combustor para geração de gases de combustão quentes que fluem a jusante através de estágios de turbina. Esses estágios de turbina extraem energia a partir de~ gases-de combustão- Uma -turbina de alta pressão inclui um bocal de primeiro estágio e um conjunto de rotor que inclui um disco e uma pluralidade de pás de turbina. A turbina de pressão alta primeiro recebe os gases de combustão quentes do combustor e inclui um bocal de estator de primeiro estágio que diréciona os gases de combustão a jusante através de uma fileira de pás de rotor de turbina de pressão alta que se estendem radialmente para fora a partir do primeiro disco de rotor. Em uma turbina de dois estágios, um bocal de estator de segundo estágio é posicionado a jusante das primeiras pás de estágio seguidas em turno por uma fileira de pás de turbina de segundo estágio que se estendem radialmente para fora a partir de um segundo disco de rotor. Os bocais de estator viram o gás de combustão quente de uma maneira para intensificar a extração nas pás de turbina à jusante adjacentes. O primeiro e segundo discos de rotor são unidos ao compressor por uma haste de rotor de pressão alta correspondente para acionar o compressor durante operação. A turbina de pressão alta aciona a rotação do compressor para criar ar comprimido para combustão, continuando assim, o processo. Uma turbina de pressão baixa de multiestágio segue axialmente a turbina de pressão alta de dois estágios e é tipicamente unida por uma segunda haste coaxial com a primeira haste a um ventilador disposto a montante a partir do compressor em uma configuração de motor de aeronave de ventilador turbo típica para acionar uma aeronave em voo.
Conforme os gases de combustão fluem a jusante através dos estágios de turbina, a energia é extraída a partir dos mesmos e a pressão do gás de combustão é reduzida enquanto fornece rotação de ventilador para empuxo de aviação. Alternativamente, o gás de combustão é usado para acionar o compressor e uma haste de saída de turbina para uso de potência e marítimo. Dessa maneira, a energia de combustível é convertida para energia meçânica_ da haste rotativa para .acionar o compressor e fornecer o- ar comprimido necessário para continuar o processo.
Durante a rotação do núcleo do motor de turbina e em algumas temperaturas de operação, as cursos axiais da haste de rotor e partes conectadas ao mesmo podem ocorrer algumas vezes. As estruturas de dente de vedação têm sido usadas para vedar áreas de pressão ou óleo e ar diferenciais e manter a pressão para vedações pressurizadas. Garantindo que um intervalo do desenho sobre um dente detentor é sempre mantido durante essas cursos axiais requeridas frequentemente que se estendem à superfície de vedação oposta, que poderia ser problemática para o desenho de componentes circundantes.
Como preocupação adicional, em algumas altitudes de desenho operacionais, por exemplo, 51.000 pés, o ar tem uma densidade muito baixa. Tal ar fino pode não ter força suficiente contra a direção de vedação de óleos a fim de inibir completamente o vazamento do reservatório.
Os problemas: O vazamento de óleo através de vedações pode ser desvantajoso para um motor de turbina. As cursos axiais do rotor e estruturas conectadas podem fazer com que uma estrutura de vedação associada perca um intervalo do desenho ou de vedação com um apoio oposto. Em algumas configurações de reservatório de óleo, o diferencial de pressão excessivo em volta de um reservatório de óleo pode causar um vazamento de óleo indesejável.
Descrição Resumida da Invenção Pelo menos uma solução para o(s) problema(s) mencionado(s) acima é fornecida pela presente revelação para incluir realizações exemplificativas, fornecida para ensinamento ilustrativo e sem limitação.
Algumas realizações exempíificativas de acordo com pelo menos alguns aspectos da presente revelação podem envolver um reservatório de óleo e a prevenção^de vazamento de-óleo-do-reservatórior por exemplo, através de uma vedação de reservatório. A vazão de ar pressurizado pode ser direcionada através de uma via e sobre um dente detentor ampliado. Alguns dentes detentores exemplificativos podem incluir uma ponta que tem um comprimento axial estendido para manter um intervalo do desenho durante cursos axiais da haste de rotor, a qual o dente detentor é conectado. Alguns dentes detentores exemplificativos podem fornecer uma região alongada de ar de velocidade alta que flui através da mesma, que pode induzir impulso superior. Esse impulso superior pode aproximar partículas de óleo que podem ter se movido além de uma vedação de óleo (por exemplo, uma vedação de labirinto) e podem ter uma maior capacidade de alterar a direção de partícula de óleo para impedir o vazamento de óleo sobre o dente detentor.
Um aparelho de pressurização de vedação de reservatório de óleo exemplificativo para um motor de turbina de acordo com pelo menos alguns aspectos da presente revelação podei incluir um reservatório de óleo não rotativo que aloja um rolamento, sendo que o rolamento sustenta uma haste giratória; uma vedação de óleo que isola pelo menos parcialmente um interior do reservatório de óleo, sendo que a vedação de óleo atua operativamente entre um membro estrutural não rotativo do reservatório e a haste giratória; uma passagem disposta para fornecer ar de pressurização para um lado exterior da vedação de óleo em relação ao reservatório de óleo; um dreno disposto para permitir drenagem de óleo e ventilação de pelo menos algum do ar de pressurização, sendo que o dreno é posicionado axialmente entre a passagem e a vedação de óleo; um dente detentor disposto na haste e que se estende radialmente para fora em direção a um apoio não rotativo, sendo que o apoio é disposto axialmente entre a passagem e o dreno, sendo que o dente detentor é separado a partir do apoio em uma direção geralmente radial por um intervalo que tem uma largura, sendo que o dente detentor inclui uma .superfície superior que tem umaJargura; e/ou um- primeiro dente adjacente--------- disposto na haste e que se estende radialmente para fora a partir da haste. A largura do dente detentor pode ser pelo menos cerca de 1,5 vezes uma largura do primeiro dente adjacente.
Um aparelho de pressurização de vedação de reservatório de óleo exemplificativo para um motor de turbina de acordo com pelo menos alguns aspectos da presente revelação pode incluir um reservatório de óleo não rotativo que aloja um rolamento, sendo que o rolamento sustenta uma haste giratória; uma vedação de óleo que isola pelo menos parcialmente um interior do reservatório de óleo, sendo que a vedação de óleo atua operativamente entre um membro estrutural não rotativo do reservatório e a haste giratória; uma passagem disposta para fornecer ar de pressurização para um lado exterior da vedação de óleo em relação ao reservatório de óleo; um dreno disposto para permitir drenagem de óleo e ventilação de pelo menos algum do ar de pressurização, sendo que o dreno é posicionado axialmente entre a passagem e a vedação de óleo; e/ou um dente detentor disposto na haste e que se estende radialmente para fora em direção a apoio não rotativo, sendo que o apoio é disposto axialmente entre a passagem e o dreno, sendo que o dente detentor é separado a partir apoio em uma direção geralmente radial por um intervalo que tem uma largura, sendo que o dente detentor inclui uma superfície superior que tem uma largura.
Um aparelho de pressurização de vedação de reservatório de óleo exemplificativo para um motor de turbina de acordo com pelo menos alguns aspectos da presente revelação pode incluir um reservatório de óleo não rotativo que aloja um rolamento, sendo que o rolamento sustenta uma haste giratória; uma vedação de óleo que isola pelo menos parcialmente um interior do reservatório de óleo, sendo que a vedação de óleo atua operativamente entre um membro estrutural não rotativo do reservatório e a -haste giratória; uma passagem disposta para fornecer-ande pressurização para um lado exterior da vedação de óleo em relação ao reservatório de óleo; uma cavidade de pressurização de reservatório disposta pelo menos parcialmente em volta do reservatório de óleo, sendo que a cavidade de pressurização de reservatório compreende um volume disposto para fornecer o ar de pressurização para a passagem; uma proteção contra o vento disposta dentro da cavidade de pressurização de reservatório entre o volume e um braço giratório disposto na haste; um dente de pressurização que interpõe de modo fluido a passagem e o braço giratório, sendo que o dente de pressurização restringe a vazão do ar de pressurização a partir da passagem em direção ao braço giratório; um dreno disposto para permitir drenagem de óleo e ventilação de pelo menos algum do ar de pressurização, sendo que o dreno é posicionado axialmente entre a passagem e a vedação de óleo; e/ou um dente detentor disposto na haste e que se estende radialmente para fora em direção a um apoio não rotativo, sendo que o apoio é disposto axialmente entre a passagem e o dreno, sendo que o dente detentor é separado a partir do apoio em uma direção geralmente radial por um intervalo que tem uma largura, sendo que o dente detentor inclui uma superfície superior que tem uma largura.
Todas as funções delineadas acima devem ser entendidas como apenas exemplificativas e muitas mais funções e objetivos da invenção podem ser colhidos a partir da revelação no presente documento. Por esse motivo, nenhuma interpretação limitadora desse sumário deve ser entendida sem a leitura adicional de todo o relatório descritivo, das reivindicações e dos desenhos incluídos nisso.
Breve Descrição dos Desenhos A matéria cuja cobertura de reivindicação de patente é procurada é particularmente apontada e reivindicada no presente documento. A matéria e realizações da mesma, entretanto, podem ser mais bem entendidas a título de_______ referência à seguinte descrição tomada em conjunção com as Figuras de desenhos anexos em que: A Figura 1 é uma vista em seção lateral de um motor de turbina exemplifi cativo; A Figura 2 é uma vista em seção lateral de um reservatório de óleo exemplifi cativo e da estrutura de vedação relacionada; A Figura 3 é uma vista em seção detalhada de uma vedação de óleo de labirinto e dente detentor adjacente que gira com uma haste de turbina de alta pressão; e A Figura 4 é uma vista em seção transversal detalhada de um dente detentor ampliado exemplifícativo, todos de acordo com pelo menos alguns aspectos da presente revelação.
Descrição de Uma Realização Na seguinte descrição detalhada é feita referência aos desenhos anexos, que formam uma parte da mesma. Nos desenhos, símbolos similares tipicamente identificam componentes similares, a menos que o contexto dite o contrário. As realizações ilustrativas descritas na descrição detalhada, nos desenhos, e reivindicações não pretendem ser limitadores. Outras realizações podem ser utilizadas e outras alterações podem ser feitas, sem sair do espírito ou escopo da matéria apresentada aqui. Deve-se entender prontamente que os aspectos da presente revelação, conforme descrito geralmente no presente documento e ilustrado nas Figuras, podem ser dispostos, substituídos, combinados e desenhados com uma ampla variedade de configurações diferentes, todas das quais estão explicitamente contempladas e fazem parte dessa revelação.
Agora será feita referência em detalhe às realizações fornecidas, um ou mais exemplos dos quais estão ilustrados nos desenhos. Cada exemplo é fornecido a título de explicação, sem limitação das realizações reveladas. De fato, será evidente àqueles indivíduos versados na técnica que várias modificações e variações podem ser feitas nas presentes realizações sem sair do escopo ou espírito da revelação. Por exemplo, as funções ilustradas ou descritas como parte de uma realização podem ser usadas com outra realização para ainda render realizações adicionais. Pretende-se, assim, que a presente invenção cubra tais modificações e variações conforme constituídas no escopo das reivindicações anexas e equivalentes das mesmas.
Algumas realizações exemplificativas de acordo com pelo menos alguns aspectos da presente revelação podem se referir a um motor de turbina a gás, em que um combustor queima combustível misturado com ar comprimido e descarrega um gás de combustão quente em uma turbina de pressão alta. O aparelho e métodos de acordo com pelo menos alguns aspectos da presente revelação podem auxiliar a limitar os problemas associados com cursos axiais de um rotor e componentes associados. Adicionalmente, o aparelho e métodos de acordo com pelo menos alguns aspectos da presente revelação podem auxiliar a limitar o vazamento de óleo através de vários tipos de vedação, incluindo, mas sem limitação a, uma vedação de óleo de labirinto em um reservatório de óleo.
Os termos a seguir (ou à frente) e anteriores são usados em relação ao eixo geométrico de motor e geralmente significa em direção à dianteira do motor de turbina ou à traseira do motor de turbina na direção do eixo geométrico de motor, respectivamente.
As Figuras 1 a 4 ilustram vários aparelho e métodos de pressurização de vedação de reservatório de óleo exemplificativos de manutenção de óleo dentro de um reservatório de óleo e/ou limitação dos efeitos de cursos axiais do rotor e um dente detentor conectado ao mesmo.
Inicialmente, com referência à Figura 1, uma vista em seção lateral esquemática de um motor de turbina a gás 10 é mostrada tendo uma extremidade de entrada de motor 12, um compressor 14, um combustor 16 e uma turbina de alta pressão de multiestágio 20. A turbina a gás 10 pode ser__________ usada para aplicações de aviação, geração de potência, industriais, marítimas, ou similares. A turbina a gás 10 é geralmente simétrica axialmente ao redor do eixo geométrico 24. Dependendo do uso, a extremidade de entrada de motor 12 pode conter alternativamente compressores de multiestágio ao invés de um ventilador. Na operação, o ar entra através da extremidade de entrada de ar 12 do motor 10 e se move através de pelo menos um estágio de compressão onde a pressão de ar é ampliada e direcionada para o combustor 16. O ar comprimido é misturado com combustível e queimado fornecendo o gás de combustão quente que sai de um combustor 16 em direção à turbina de pressão alta 20. Na turbina de pressão alta 20, a energia é extraída a partir do gás de combustão quente que causa a rotação de pás de turbina que causam, em turnos, a rotação da haste de pressão alta 26, que passa em direção à dianteira do motor para continuar a rotação do um ou mais compressores 14. Uma segunda haste, haste de pressão baixa 28, acopla mecanicamente uma turbina de pressão baixa 21 e um ventilador turbo 18 ou pás de ventilador de entrada, dependendo do desenho de turbina. A haste de alta pressão 26 gira ao redor do eixo geométrico 24 do motor. A haste de alta pressão 26 se estende através do motor de turbina 10 e é sustentada por rolamentos. Os rolamentos operam em reservatórios de óleo para resfriar partes durante a revolução de alta velocidade. O vazamento de fluido em e em volta de partes rotativas pode aumentar significativamente o consumo de combustível e reduzir a eficiência de motor que resulta em parâmetros de operação indesejáveis para o motor de turbina. Adicionalmente, os gases de pressão alta, tais como gases de combustão dentro da área de descarga de turbina e compressor, podem escoar a partir de áreas de pressão alta para áreas de pressão baixa e o controle tal vazamento é preferencial. O controle ou inibição de tal vazamento é realizado em uma variedade de maneirasjpcluind_o, por exemplo, vedações de labirinto e vedações de escova posicionadas entre áreas de pressão diferencial. Com o tempo, entretanto, a exposição ampliada a essas áreas de pressão alta e térmicas podem resultar em perda de eficácia de vedação.
Em motores de turbina a gás é frequentemente necessário ou desejável isolar um volume, que pode incluir uma ou mais partes rotativas a fim de confinar um fluido, tal como óleo, e impedir tal fluido de fluir para áreas adjacentes ou fluir para fora do volume. Por exemplo, em um motor de turbina a gás, pode ser necessário confinar um lubrificante líquido associado aos rolamentos de haste a um volume que circunda o rolamento a fim de impedir que quantidades do fluido ou óleo escoem do volume ou reservatório. Uma área de reservatório exemplificativa 30 está representada em uma extremidade traseira da haste 26. A área de reservatório 30 inclui um dente detentor ampliado adicionalmente para compensar o movimento axial ou cursos da haste 26 e impedir o vazamento de óleo. Apesar de uma realização exemplificativa estar descrita para essa área específica, o aparelho similar pode ser usado com ou aplicado a uma grande variedade de localizações. Tal descrição não deve ser considerada como limitadora. Em estruturas de reservatório de óleo, o ar pressurizado é utilizado para passar em volta ou através da área de reservatório a fim de pressurizar as vedações e impedir o vazamento assim como o óleo frio ou componentes de operação.
Agora, em referência à Figura 2, é mostrada uma vista lateral de uma área de reservatório de óleo traseira 30. Um ou mais reservatórios 32 podem estar localizados na área traseira do motor de turbina 10, os quais servem rolamentos que fornecem para rotação de uma haste de pressão radialmente interna ou baixa 28 e uma haste de pressão radialmente externa ou alta 26. A haste de pressão alta 26 interconecta a turbina de pressão alta 20 e o compressor de pressão alta 14 enquanto a haste interna interconecta o compressor de pressão baixa e a turbina de pressão baixa. A haste depressão ~~ “ baixa 28 se estende coaxialmente através da haste de pressão alta 26 e pode girar tanto na mesma direção quanto na oposta da haste de pressão alta 26. Durante a operação do motor de turbina, as hastes podem girar em velocidades diferentes em relação uma à outra.
Conforme mostrado na Figura 2, na lateral esquerda da Figura, uma turbina de pressão alta 20 está representada por um conjunto de rotor 22 que está conectado à haste de pressão alta 26 que se estende ao redor do eixo geométrico de linha central 24. O conjunto de rotor 22 forma uma porção da turbina de pressão alta 20 e gira com a haste de pressão alta 26.
Axialmente na traseira do conjunto de rotor 22 está um reservatório de óleo 32, que é definido por uma pluralidade de membros estruturais geralmente anulares 40, 44 e que podem ser não rotativos. Esses membros geralmente definem um volume acima da haste de pressão alta 26 em que o conjunto de rolamento 80 opera e o óleo é fornecido para resfriamento e lubrificação de pelo menos um rolamento de haste e uma cavidade de pressurização de reservatório que compreende volumes 72, 46, 62 (que podem ser definidos pelo menos parcialmente por membros estruturais 34, 36, 38, 40, 42, 44 e 66) que circunda pelo menos parcialmente o reservatório 32, através do qual o ar de pressurização 90 é fornecido para as vedações de reservatório 68, 70. Dependendo do membro 38 está um reservatório à frente do apoio de vedação de ar 50 que tem uma fita de fricção 52 localizada ao longo de uma superfície de inferior do mesmo. Abaixo do apoio de vedação de ar à frente do reservatório 50 e engatando a fita de fricção 52 está uma vedação de labirinto de ar à frente do reservatório 54. A vedação de labirinto 54 inclui uma pluralidade de dentes de vedação que se estendem radialmente para cima para engatar a fita de fricção 52. Em algumas realizações exemplificativas, adjacente à vedação 54 pode estar um braço 56 e/ou uma proteção contra o vento 60. Ta[ disposição pode fornecer uma passagem de desvio 62 que pode ser separada pelo menos parcialmente girando o ar criado pelo braço 56.
Um dente de pressurização 64 pode estar disposto na haste 26 radial e geralmente para dentro da proteção contra o vento 60. Λ traseira do dente de pressurização 64 está uma vedação de labirinto 68 que define uma vedação à frente para o reservatório de óleo 32. O dente de pressurização 64 pode interpor de modo fluido a passagem 63 e o braço giratório 56 e/ou pode restringir geralmente a vazão de ar de pressurização 90 a partir da passagem 63 em direção ao braço giratório 56. Uma vedação traseira 70 define uma vedação oposta para o reservatório de óleo 32. Dentro do reservatório 32 está um conjunto de rolamento 80, por exemplo, um conjunto de rolamento de rolo que sustenta pelo menos parcialmente a haste giratória 26.
Conforme mostrado na Figura, o ar de pressurização 90 se move radialmente para cima para a cavidade ou passagem de vazão 72 na traseira do reservatório 32. A vazão 90 se move para cima através da passagem de vazão 72 e através de uma abertura no membro estrutural 40 e, para finalidades dessa descrição, se vira à frente em relação à direção axial do motor 10, geralmente em direção à proteção contra o vento 60. No membro estrutural 42, a vazão 90 passa através de um membro 66 e se move para baixo através da passagem de vazão de desvio 62 que se estende ao longo da lateral traseira da proteção contra o vento 60.
Em algumas aplicações, é desejável que as pressões na área de passagem de vazão 72 adjacentes à vedação traseira 70 e a pressão na vedação de óleo de labirinto 68 estejam próximas, sejam iguais, ou que a pressão na vedação de óleo de labirinto 68 seja ligeiramente inferior em relação à pressão na vedação traseira 70. A vazão de ar 90 na vedação 68 pode ajudar a criar uma barreira para o movimento de óleo para fora a partir do reservatório 32. Quando.a pressão diferencial entre-a vedação traseira 70 e-a vedação à frente 68 for muito alta, o óleo do reservatório 32 pode escoar além da vedação de óleo à frente 68. Assim, em algumas realizações exemplificativas, a pressão diferencial em volta do reservatório de óleo 32 pode ser limitada, promovendo desse modo, o desempenho de vedação apropriado e promovendo o vazamento de óleo a partir das vedações.
Algumas realizações exemplificativas podem incluir um dente detentor ampliado 74 na passagem de vazão de ar de pressurização 90 próximo à vedação de óleo 68. O dente detentor ampliado pode aumentar o impulso de ar de pressurização 90 próximo à vedação 68, o que pode fazer com que o óleo além da vedação 68 se mova para um dreno 65 (Figura 3), representado em linha tracejada.
Agora, em referência à Figura 3, uma vista detalhada da vazão de ar de pressurização 90 no dente detentor 74 está representada adjacente ao reservatório de óleo 32. A proteção contra o vento 60 se estende para cima sobre um dente de pressurização 64. A Figura detalhada mostra como a proteção contra o vento 60 direciona uma porção da vazão do ar de pressurização 90 para a lateral traseira da proteção 60 (por exemplo, passagem de desvio 62) e através de uma passagem 63. À medida que o ar de pressurização 90 flui para trás em direção à vedação de labirinto 68, a pressão é mantida na vedação 68 para isolar pelo menos parcialmente o interior do reservatório 32 e para impedir que o óleo do reservatório 32 se mova para frente através da vedação 68 e vaze. Visto que a vedação de labirinto 68 funciona como uma vedação para o reservatório de óleo 32, a vazão pressurizada 90 no lado à frente da vedação 68 (por exemplo, o lado exterior da vedação de óleo com relação ao reservatório de óleo) impede a passagem de óleo a partir da lateral traseira dâ vedação de óleo 68 para o- lado da frente. Geralmente, a vedação de óleo 68 pode atuar operativa mente entre um membro estrutural não rotativo doreservatório-(por ------- exemplo, o membro estrutural 44) e a haste giratória 26.
Disposto entre a passagem 63 para fornecer ar de pressurização 90 e a vedação de óleo 68 está o dente detentor 74. O dente detentor 74 pode limitar a passagem de partículas de óleo que podem ter vazado além da vedação de labirinto 68 e que pode tender a fluir sobre o dente 74 na direção oposta da direção da vazão de ar de pressurização 90. Tal passagem de óleo, na direção oposta de vazão de ar de pressurização 90, pode ser indesejável. O dente detentor 74 pode manter um intervalo do desenho a partir de um apoio oposto 76. Em algumas realizações exemplificativas, o dente detentor 74 pode ser suficientemente amplo para manter tal intervalo mesmo durante cursos axiais da haste de rotor, que pode ser normal durante operação. Em algumas realizações exemplificativas, o intervalo pode ser mantido mesmo se uma porção do dente 74 se estendesse axialmente (tanto à frente quanto à traseira) além do apoio estacionário correspondente 76. O dente detentor 74 pode ser formado de superfícies que se estendem radialmente geralmente opostas 71, 73 que estão unidas em uma extremidade radialmente exterior por uma superfície de dente 75. A superfície de dente 75 pode ter uma largura que tem pelo menos duas vezes a largura dos dentes adjacentes 64 e dentes 69 da vedação 68.
Conforme mostrado nas Figuras, o ar pressurizado 90 passa através da passagem 63 e vira à traseira em direção à vedação de óleo 68. Depois de passar sobre o dente detentor 74, a vazão de ar pressuriza os dentes 69 da vedação de labirinto 68, impedindo o vazamento de óleo a partir do reservatório 32. Deve-se notar que embora a vedação 68 esteja descrita, isso é exemplificativo de uma área e várias outras vedações e tipos de vedação podem ser utilizadas em conjunto com o dente detentor 74. A vazão pressurizada 90 está representada movendo-se através da vedação 68 e no reservatório 32, para a finalidade de limitar a passagem do óleo na direção oposta da vazão 90 (vazamento).
Entretanto, na ocasião é possível que o óleo possa escoar além da vedação 68. O dente detentor 74 pode fornecer uma barreira para tal vazamento. Durante a operação, o ar pressurizado 90 acelera ao passar sobre o dente detentor 74. Exceto quando indicado em contrário, a velocidade aumenta nessa área. A presente revelação contempla que o impulso pode ser considerado como uma alteração em momento de um objeto ao qual uma força é aplicada. Isso é expresso como I = FAt = mAv, onde: I é impulso; F é a força aplicada; t é o intervalo de tempo sobre o qual a força é aplicada; e, v é a velocidade do objeto em um momento.
Portanto, quanto maior a velocidade e mais longa a duração da vazão de ar através do dente detentor, maior o impulso que o ar pode transmitir em uma partícula vazada de óleo. Quanto mais longa a região de ar de velocidade alta sobre a superfície de dente 75, maior o intervalo de tempo t sobre o qual a força é aplicada e maior o impulso. Como um resultado, o impulso ampliado criado pelo dente detentor 74 inibe progressão adicional à frente de óleo vazado e ao invés disso redireciona aquele óleo de volta através da vedação 68 e para o reservatório 32 ou para cima através de uma abertura 65 alterando-se o momento da partícula. A abertura 65 pode operar as um dreno para óleo vazado e/ou pode ventilar pelo menos algum do ar de pressurização 90. A abertura 65 pode ser posicionada axialmente entre a passagem 63 e a vedação de óleo 68. Em qualquer caso, o óleo vazado é tratado de uma maneira previsível. A Figura 4 é uma vista em seção transversal detalhada de um dente detentor ampliado exemplificativo 74, de acordo com pelo menos alguns aspectos da presente revelação. A superfície de dente superior 75 de dente_________ detentor 74 pode ter uma largura 175, que pode ser medida em uma direção geralmente axial em relação ao eixo geométrico de motor 24 (Figura 1). O dente detentor 74 pode ser disposto na haste 26 e/ou pode se estender geralmente radialmente para fora em direção a um apoio não rotativo 76, que pode ter um comprimento 176, que pode ser medido em uma direção geralmente axial em relação ao eixo geométrico de motor 24 (Figura 1). O apoio 76 pode estar disposto axialmente entre a passagem 63 e o dreno (abertura) 65. O dente detentor 74 pode ser separado, em uma direção geralmente radial em relação ao eixo geométrico de motor 24 (Figura 1), do apoio 76 por um intervalo 77 que tem uma largura 78. Os dentes adjacentes na haste de pressão alta 26 (por exemplo, o dente de pressurização 64 e/ou os dentes 69 de vedação de óleo 68) podem ter larguras respectivas 164, 169, que podem ser medidas em uma direção geralmente axial em relação ao eixo geométrico de motor 24 (Figura 1).
Em algumas realizações exemplificativas, o dente detentor 74 pode ter pelo menos cerca de 1,5, 2,0, ou 2,5 vezes a largura de dentes adjacentes na haste de pressão alta 26, tal como o dente de pressurização 64 e os dentes exemplificativos 69 da vedação de labirinto 68. Em outras palavras, em algumas realizações exemplificativas, a largura do dente detentor 175 pode ser pelo menos cerca de 1,5 vezes a largura de dente de pressurização 164 e/ou largura de dente de vedação 169. Em algumas realizações exemplificativas, a largura do dente detentor 175 pode ser pelo menos cerca de 2,0 vezes a largura de dente de pressurização 164 e/ou largura de dente de vedação 169. Em algumas realizações exemplificativas, a largura do dente detentor 175 pode ser pelo menos cerca de 2,5 vezes a largura de dente de pressurização 164 e/ou largura de dente de vedação 169.
Em algumas realizações exemplificativas, a largura de superfície de dente superior 175 pode ser grande o suficiente pãra que peío menos uma parte da porção da superfície de dente detentor superior 75 esteja sempre substancial, direta e radialmente abaixo da área não rotativa 76 durante qualquer curso axial antecipada da haste de rotor 26. Tal comprimento pode ser determinável através de métodos e análises de engenharia conhecidos a um indivíduo versado na técnica. O dente detentor '74, portanto, pode compensar cursos axiais que têm a capacidade de ocorrer durante a operação. Por exemplo, a haste de rotor 26 (Figura 2) devido à expansão térmica, rotação, ou choques podem mover uma distância, por exemplo, de 0,1 polegadas à frente. Entretanto, antes do movimento da haste devido à expansão térmica, rotação, ou choque, a borda traseira da superfície de dente superior 75 do dente detentor exemplificativo 74 será mais que 0,1 polegadas a partir da borda à frente do apoio não rotativo 76 em uma direção geralmente axial. Por exemplo, a haste de rotor 26 (Figura 2) devido à expansão térmica, rotação, ou choques pode mover uma distância, por exemplo, de 0,1 polegadas à traseira. Entretanto, antes do movimento da haste devido à expansão térmica, rotação, ou choque, a borda à frente da superfície de dente superior 75 do dente detentor exemplificativo 74 será mais que 0,1 polegadas a partir da borda traseira do apoio não rotativo 76 em uma direção geralmente axial. Entretanto, embora uma porção da superfície de dente 75 possa se estender além do apoio 76 em uma direção à frente ou à traseira, a largura 78 de intervalo do desenho 77 entre o dente detentor 74 e o apoio 76 pode ainda ser mantida. Como um resultado, a vazão de ar de pressurização 90 através do intervalo 77 pode ser geralmente mais consistente (por exemplo, a perda de pressão e/ou velocidade), que contribui para um desempenho de vedação de óleo 68 mais previsível.
Como um resultado inesperado, em algumas realizações exemplificativas, o apoio estacionário 76 oposto ao dente detentor 74 pode precisar não ser mais longo do que o usual. Como isso foi um método^ de compensação da curso axial, tal método levou a partes mais longas que, em turno, significaram pesos superiores. Entretanto, algumas realizações exemplificativas de acordo com pelo menos alguns aspectos da presente revelação podem permitir encurtamento das partes estacionárias sem perda do intervalo do desenho, conforme descrito no presente documento.
De acordo com algumas realizações exemplificativas, o dente detentor 74 compreende lados opostos que se estendem até uma superfície de dente superior 75. A superfície de dente superior 75 pode ser mais ampla (por exemplo, pelo menos duas vezes a largura) do que a vedação adjacente 68 de dentes 69 e/ou um dente de pressurização 64. A superfície de dente superior 75 pode ser desenhada com um comprimento axial (por exemplo, a largura 175) de modo que pelo menos alguma porção do apoio de dente detentor 75 esteja substancial, direta e radialmente abaixo da área não rotativa 76 durante qualquer curso axial antecipado da haste de rotor 26. Em oposição ao dente detentor pode estar um apoio 76 definindo um intervalo de desenho radial 77 entre a superfície 75 e o apoio 76. O dente detentor 74 aumenta a velocidade do ar pressurizado que passa adjacente à superfície de dente superior 75 e mantém o ar naquela velocidade superior por uma duração de tempo mais longa que nos desenhos anteriores, resultando em um aumento no impulso em partículas de óleo que podem ter vazado através da vedação de óleo 68. Adicionalmente, o dente detentor amplo 74 pode compensar os cursos axiais para minimizar a perda de pressão e manter uma pressão mais consistente na vedação de óleo 68 durante tais cursos.
Em algumas realizações exemplificativas, uma relação entre a largura do dente detentor 175 e a largura de intervalo 78 pode ser maior que cerca de 0,5. Em algumas realizações exemplificativas, uma relação entre a largura do dente detentor 175 e a largura de intervalo 78 pode ser maior que —cerca. de~1,0_-Em algumas rea!izaçõe_s_exempJi_fi.cativasI_uma relação entre a_________ largura do dente detentor 175 e a largura de intervalo 78 pode ser maior que cerca de 4,0.
Embora múltiplas realizações da invenção tenham sido descritas e ilustradas no presente documento, aqueles indivíduos de habilidade comum na técnica irão prever prontamente uma variedade de outros meios e/ou estruturas para desempenhar a função e/ou obter os resultados e/ou uma ou mais das vantagens descritas no presente documento e cada uma das tais variações e/ou modificações são consideradas como estando dentro do escopo da invenção de realizações descritas no presente documento. Mais geralmente, aqueles indivíduos versados na técnica observarão prontamente que todos os parâmetros, dimensões, materiais, e configurações descritas no presente documento devem ser exemplificativos e que os parâmetros reais, dimensões, materiais e/ou configurações dependerão da aplicação ou aplicações específicas para as quais os ensinamentos inventivos é/são usados. Aqueles indivíduos versados na técnica reconheceram, ou terão a capacidade de verificar usando não mais do que experimentação de rotina, muitos equivalentes às realizações da invenção específicas descritas no presente documento. Deve-se, portanto, entender que as realizações referidas são apresentadas a título de exemplo apenas e que, dentro do escopo das reivindicações anexas e equivalentes da mesma, as realizações da invenção podem ser praticadas diferentemente do que foi descrito e reivindicado especificamente. As realizações da invenção da presente revelação estão direcionadas para cada função individual, sistema, artigo, material, kit, e/ou método descrito no presente documento. Além disso, qualquer combinação de duas ou mais tais funções, sistemas, artigos, materiais, kits, e/ou métodos, se tais funções, sistemas, artigos, materiais, kits, e/ou métodos não são mutualmente inconsistentes, está incluída dentro do escopo inventivo da presente revelação. ___ ____________ Os exemplos são usados para revelar as realizações, incluindo o melhor modo e ainda para possibilitar qualquer indivíduo versado na técnica a praticar o aparelho e/ou método, incluindo fazer e usar quaisquer dispositivos ou sistemas e realizar quaisquer métodos incorporados. Esses exemplos não pretendem ser exaustivos ou limitar a revelação a etapas precisas e/ou formas reveladas e quaisquer modificações e variações são possíveis em luz do ensinamento acima. As funções descritas no presente documento podem ser combinadas em qualquer combinação. As etapas de um método descrito no presente documento podem ser realizadas em qualquer sequência que seja fisicamente possível.
Todas as definições, conforme definidas e usadas no presente documento, podem ser entendidas para o controle sobre definições de dicionário, definições em documentos incorporados a título de referência, e/ou significados comuns dos termos definidos. Os artigos indefinidos “um” e “uma,” conforme usado no presente documento na especificação e nas reivindicações, a menos que indicado claramente o contrário, podem ser entendidos por significar “pelo menos um." A frase “e/ou,” conforme usada no presente documento na especificação e nas reivindicações, pode ser entendida por significar “tanto ou ambos” dos elementos conjuntados desse modo, isto é, elementos que estão presentes de modo conjunto em alguns casos e presentes de modo disjuntivo em outros casos.
Deve-se compreende ainda que, a menos que indicado claramente o contrário, em quaisquer métodos reivindicados no presente documento que incluem mais do que uma etapa ou ato, a ordem das etapas ou atos do método não está necessariamente limitada à ordem na qual as etapas ou atos do método estão relatadas.
Nas reivindicações, assim como no relatório descritivo acima, todas as frases de transição tais como “compreendendo,” “incluindo,” “transportando,” “tendo,” “contendo,” “envolvendo,” “retendo,” “composto de”, e similares devem ser entendidas como não limitadoras, isto é, para significar incluindo, mas sem limitação a. Apenas as frases de transição “consistindo de” e “consistindo essencialmente de” devem ser frases de transição fechadas ou semifechadas, respectivamente, conforme estabelecido no Manual de Procedimentos de Examinação de Patente da Repartição de Patentes dos Estados Unidos, Seção 2111.03.
Essa descrição por escrito usa exemplos para revelar a invenção, incluindo o melhor modo e ainda para possibilitar qualquer indivíduo versado na técnica a praticar a invenção, incluindo fazer e usar quaisquer dispositivos ou sistemas e realizar quaisquer métodos incorporados. O escopo patenteável da invenção está definido pelas reivindicações e pode incluir outros exemplos que ocorrem àqueles indivíduos versados na técnica. Tais outros exemplos se destinam a estar dentro do escopo das reivindicações se os mesmos tiverem elementos estruturais que não diferem da linguagem literal das reivindicações, ou se os mesmos incluírem elementos estruturais equivalentes com diferenças insubstanciais das linguagens literais das reivindicações.

Claims (20)

1. APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO PARA UM MOTOR DE TURBINA, sendo que o aparelho de pressurização de vedação de reservatório de óleo compreende: um reservatório de óleo não rotativo que aloja um rolamento, sendo que o rolamento sustenta uma haste giratória; uma vedação de óleo que isola pelo menos parcialmente um interior do reservatório de óleo, sendo que a vedação de óleo atua operativamente entre um membro estrutural não rotativo do reservatório e a haste giratória; uma passagem disposta para fornecer ar de pressurização para um lado exterior da vedação de óleo em relação ao reservatório de óleo; um dreno disposto para permitir a drenagem de óleo e a ventilação de pelo menos uma quantidade do ar de pressurização, sendo que o dreno é posicionado axialmente entre a passagem e a vedação de óleo; um dente detentor disposto na haste e que se estende radialmente para fora em direção a um apoio não rotativo, sendo que o apoio é disposto axialmente entre a passagem e o dreno, sendo que o dente detentor é separado do apoio em uma direção geralmente radial por um intervalo que tem uma largura, sendo que o dente detentor inclui uma superfície superior que tem uma largura; e um primeiro dente adjacente disposto na haste e que se estende radialmente para fora a partir da haste, sendo que o primeiro dfente adjacente tem uma largura; em que a largura do dente detentor é de pelo menos cerca de 1,5 vezes a largura do primeiro dente adjacente.
2. APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO, de acordo com a reivindicação 1, em que a largura do dente detentor é de pelo menos cerca de 2,0 vezes a largura do primeiro dente adjacente.
3. APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO, de acordo com a reivindicação 1, em que a largura do dente detentor é de pelo menos cerca de 2,5 vezes a largura do primeiro dente adjacente.
4. APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO, de acordo com a reivindicação 1, que compreende adicionalmente um segundo dente adjacente disposto em um lado axialmente oposto do dente detentor; em que a largura do dente detentor é de pelo menos cerca de 1,5 vezes a largura do primeiro dente adjacente, e a largura do dente detentor é de pelo menos cerca de 1,5 vezes uma largura do segundo dente adjacente.
5. APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO, de acordo com a reivindicação 1, que compreende adicionalmente um segundo dente adjacente disposto em um lado axialmente oposto do dente detentor; em que a largura do dente detentor é de pelo menos cerca de 2,0 vezes a largura do primeiro dente adjacente e a largura do dente detentor é de pelo menos cerca de 2,0 vezes uma largura do segundo dente adjacente.
6. APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO, de acordo com a reivindicação 1, que compreende adicionalmente um segundo dente adjacente disposto em um lado axialmente oposto do dente detentor; em que a largura do dente detentor é de pelo menos cerca de 2,5 vezes a largura do primeiro dente adjacente e a largura do dente detentor é de pelo menos cerca de 2,5 vezes uma largura do segundo dente adjacente.
7. APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO, de acordo com a reivindicação 1, em que uma relação entre a largura do dente detentor e a largura de intervalo é maior que cerca de 0,5.
8. APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO, de acordo com a reivindicação 1, em que a relação entre a largura do dente detentor e a largura de intervalo é maior do que cerca de 1,0.
9. APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO, de acordo com a reivindicação 1, em que a relação entre a largura do dente detentor e a largura do intervalo é maior do que cerca de 4,0.
10. APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO PARA UM MOTOR DE TURBINA, em que o aparelho de pressurização de vedação de reservatório de óleo compreende: um reservatório de óleo não rotativo que aloja um rolamento, sendo que o rolamento sustenta uma haste giratória; uma vedação de óleo que isola pelo menos parcialmente um interior do reservatório de óleo, sendo que a vedação de óleo atua operativa mente entre um membro estrutural não rotativo do reservatório e a haste giratória; uma passagem disposta para fornecer ar de pressurização para um lado exterior da vedação de óleo em relação ao reservatório de óleo; um dreno disposto para permitir a drenagem de óleo e a ventilação de pelo menos uma quantidade do ar de pressurização, sendo que o dreno é posicionado axialmente entre a passagem e a vedação de óleo; e um dente detentor disposto na haste e que se estende radialmente para fora em direção a um apoio não rotativo, sendo que o apoio é disposto axialmente entre a passagem e o dreno, sendo que o dente detentor é separado do apoio em uma direção geralmente radial por um intervalo que tem uma largura, sendo que o dente detentor inclui uma superfície superior que tem uma largura; em que uma relação entre a largura do dente detentor e a largura de intervalo é maior do que cerca de 0,5.
11. APARELHO DE PRESSURIZAÇAO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO, de acordo com a reivindicação 10, em que a relação entre a largura do dente detentor e a largura de intervalo é maior do que cerca de 1,0.
12. APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO, de acordo com a reivindicação 10, em que a relação entre a largura do dente detentor e a largura de intervalo é maior do que cerca de 4,0.
13. APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO, de acordo com a reivindicação 10, que compreende adicionalmente um primeiro dente adjacente disposto na haste e que se estende radialmente para fora a partir da haste; em que a largura do dente detentor é de pelo menos cerca de 1,5 vezes uma largura do primeiro dente adjacente.
14. APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO, de acordo com a reivindicação 13, que compreende adicionalmente um segundo dente adjacente -disposto.emum jado axialmente oposto do dente detentor; em que a largura do dente detentor é de pelo menos cérca de 1;5 vezes a largura do primeiro dente adjacente e a largura do dente detentor é de pelo menos cerca de 1,5 vezes uma largura do segundo dente adjacente.
15. APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO, de acordo com a reivindicação 10, que compreende adicionalmente um primeiro dente adjacente disposto na haste e que se estende radialmente para fora a partir da haste; em que a largura do dente detentor é de pelo menos cerca de 2,0 vezes a largura do primeiro dente adjacente.
16. APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO, de acordo com a reivindicação 15, que compreende adícionalmente um segundo dente adjacente disposto em um lado axialmente oposto do dente detentor; em que a largura do dente detentor é de pelo menos cerca de 2,0 vezes a largura do primeiro dente adjacente e a largura do dente detentor é de pelo menos cerca de 2,0 vezes uma largura do segundo dente adjacente.
17. APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO, de acordo com a reivindicação 10, que compreende adicionalmente um primeiro dente adjacente disposto na haste e que se estende radialmente para fora a partir da haste; em que a largura do dente detentor é de pelo menos cerca de 2,5 vezes a largura do primeiro dente adjacente.
18. APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO, de acordo com a reivindicação 17, que compreende adicionalmente um segundo dente adjacente disposto em um lado axialmente oposto do dente detentor; em que a largura do dente detentor é de pelo menos cerca de 2,5 vezes a largura do primeiro dente adjacente e a largura do dente detentor é de pelo menos cerca de 2,5 vezes uma largura do segundo dente adjacente.
19. APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO PARA UM MOTOR DE TURBINA, sendo que o aparelho de pressurização de vedação de reservatório de óleo compreende: um reservatório de óleo não rotativo que aloja um rolamento, sendo que o rolamento sustenta uma haste giratória; uma vedação de óleo que isola pelo menos parcialmente um interior do reservatório de óleo, sendo que a vedação de óleo atua operativamente entre um membro estrutural não rotativo do reservatório e a haste giratória; uma passagem disposta para fornecer ar de pressurização para um lado exterior da vedação de óleo em relação ao reservatório de óleo; uma cavidade de pressurização de reservatório disposta pelo menos parcialmente em volta do reservatório de óleo, sendo que a cavidade de pressurização de reservatório compreende um volume disposto para fornecer o ar de pressurização para a passagem; uma proteção contra o vento disposta dentro da cavidade de pressurização de reservatório entre o volume e um braço giratório disposto na haste; um dente de pressurização que interpõe de modo fluido a passagem e o braço giratório, sendó que o dente de pressurização restringe a vazão do ar de pressurização a partir da passagem em direção ao braço giratório; um dreno disposto para permitir a drenagem de óleo e a ventilação de pelo menos uma quantidade do ar de pressurização, sendo que o dreno é posicionado axialmente entre a passagem e a vedação de óleo; e um dente detentor disposto na haste e que se estende radialmente para fora em direção a um apoio não rotativo, sendo que o apoio é disposto axialmente entre a passagem e o dreno, sendo que o dente detentor é afastado do apoio em uma direção._geralmente radial por um intervalo que tem uma largura, sendo que o dente detentor inclui uma superfície superior que tem uma largura.
20. APARELHO DE PRESSURIZAÇÃO DE VEDAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO, de acordo com a reivindicação 19, em que o dente de pressurização se estende radialmente para fora a partir da haste geralmente em direção à proteção contra o vento.
BR102013010228A 2012-04-27 2013-04-26 aparelho de pressurização de vedação de reservatório de óleo para um motor de turbina BR102013010228A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201261639560P 2012-04-27 2012-04-27
US13/713,018 US9353647B2 (en) 2012-04-27 2012-12-13 Wide discourager tooth

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013010228A2 true BR102013010228A2 (pt) 2015-10-13

Family

ID=48182810

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013010228A BR102013010228A2 (pt) 2012-04-27 2013-04-26 aparelho de pressurização de vedação de reservatório de óleo para um motor de turbina

Country Status (6)

Country Link
US (1) US9353647B2 (pt)
EP (1) EP2657464A3 (pt)
JP (1) JP6169880B2 (pt)
CN (1) CN103375594B (pt)
BR (1) BR102013010228A2 (pt)
CA (1) CA2813139A1 (pt)

Families Citing this family (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9567908B2 (en) * 2012-04-27 2017-02-14 General Electric Company Mitigating vortex pumping effect upstream of oil seal
FR3016661B1 (fr) * 2014-01-23 2019-05-03 Safran Aircraft Engines Enceinte de palier d'une turbomachine
US10502094B2 (en) * 2014-07-22 2019-12-10 United Technologies Corporation Bearing compartment sealing system with passive cooling
FR3024492B1 (fr) * 2014-07-29 2019-08-23 Safran Aircraft Engines Element comprenant un stator et un rotor de turbomachine avec un joint d'etancheite et test de ce joint
US9944399B2 (en) 2014-08-07 2018-04-17 Pratt & Whitney Canada Corp. Seal assembly for a bearing assembly in a gas turbine engine
DE102014114473A1 (de) * 2014-10-06 2016-04-07 Rolls-Royce Deutschland Ltd & Co Kg Gasturbine mit wenigstens zwei koaxial zueinander angeordneten und zumindest bereichsweise als Hohlwellen ausgebildeten Wellen
US10047649B2 (en) * 2015-06-29 2018-08-14 United Technologies Corporation Concentric axial oil scoop
US10385729B2 (en) 2015-11-24 2019-08-20 General Electric Company Cylindrical air guide in a turbine engine
US10890082B2 (en) 2016-05-11 2021-01-12 General Electric Company Aspirating face seal tooth configuration
FR3062679B1 (fr) * 2017-02-07 2019-04-19 Safran Aircraft Engines Virole de reduction de la surpression au voisinage du joint amont d'une enceinte de palier de turboreacteur
US10359117B2 (en) * 2017-03-06 2019-07-23 General Electric Company Aspirating face seal with non-coiled retraction springs
DE102017216463A1 (de) * 2017-09-18 2019-03-21 Siemens Aktiengesellschaft Dichtungsring
US10458267B2 (en) 2017-09-20 2019-10-29 General Electric Company Seal assembly for counter rotating turbine assembly
US10711629B2 (en) 2017-09-20 2020-07-14 Generl Electric Company Method of clearance control for an interdigitated turbine engine
US10533610B1 (en) * 2018-05-01 2020-01-14 Florida Turbine Technologies, Inc. Gas turbine engine fan stage with bearing cooling
US11306614B2 (en) * 2018-10-04 2022-04-19 Rolls-Royce Corporation Sump auxiliary vent system
CN109404057B (zh) * 2018-10-24 2021-09-07 中国船舶重工集团公司第七0五研究所 一种应用于热电涡轮机的迷宫密封水路冷却装置及方法
US11248492B2 (en) * 2019-03-18 2022-02-15 Raytheon Technologies Corporation Seal assembly for a gas turbine engine
US10746099B1 (en) * 2019-04-03 2020-08-18 GM Global Technology Operations LLC Multi-step bore turbocharger
US11313281B2 (en) * 2020-07-16 2022-04-26 Raytheon Technologies Corporation Gas turbine engine including seal assembly with abradable coating including magnetic particles
US11293351B2 (en) * 2020-07-16 2022-04-05 Raytheon Technologies Corporation Gas turbine engine including seal assembly with abradable coating including magnetic particles embedded in polymer
US11313280B2 (en) * 2020-07-16 2022-04-26 Raytheon Technologies Corporation Gas turbine engine including seal assembly with abradable coating and cutter
US11655721B2 (en) 2020-10-29 2023-05-23 Borgwarner Inc. Turbocharger including a sealing assembly
US11428160B2 (en) 2020-12-31 2022-08-30 General Electric Company Gas turbine engine with interdigitated turbine and gear assembly
US11365682B1 (en) * 2021-03-04 2022-06-21 Rolls-Royce North American Technologies Inc. Gas turbine engine cooled sump buffer air system
CN113738530B (zh) * 2021-10-15 2022-06-17 清华大学 带叶尖风扇的多涵道航空发动机机匣结构

Family Cites Families (33)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3085809A (en) 1960-04-14 1963-04-16 Gen Electric Labyrinth seal
US3537713A (en) * 1968-02-21 1970-11-03 Garrett Corp Wear-resistant labyrinth seal
US3501089A (en) * 1968-07-17 1970-03-17 Gen Electric Jet pump ejector
US3527054A (en) 1969-01-23 1970-09-08 Gen Electric Pressurization of lubrication sumps in gas turbine engines
US3528241A (en) 1969-02-24 1970-09-15 Gen Electric Gas turbine engine lubricant sump vent and circulating system
US3989410A (en) 1974-11-27 1976-11-02 General Electric Company Labyrinth seal system
JPS5425970U (pt) * 1977-07-22 1979-02-20
US4190397A (en) * 1977-11-23 1980-02-26 General Electric Company Windage shield
US4397471A (en) * 1981-09-02 1983-08-09 General Electric Company Rotary pressure seal structure and method for reducing thermal stresses therein
US4645415A (en) 1983-12-23 1987-02-24 United Technologies Corporation Air cooler for providing buffer air to a bearing compartment
US4561246A (en) 1983-12-23 1985-12-31 United Technologies Corporation Bearing compartment for a gas turbine engine
US5090865A (en) 1990-10-22 1992-02-25 General Electric Company Windage shield
US5190440A (en) 1991-03-11 1993-03-02 Dresser-Rand Company Swirl control labyrinth seal
US5218816A (en) 1992-01-28 1993-06-15 General Electric Company Seal exit flow discourager
US5301957A (en) 1992-04-27 1994-04-12 General Electric Company Expanding circumferential seal with upper-cooled runner
US6330790B1 (en) * 1999-10-27 2001-12-18 Alliedsignal, Inc. Oil sump buffer seal
US6398486B1 (en) 2000-06-01 2002-06-04 General Electric Company Steam exit flow design for aft cavities of an airfoil
US6350102B1 (en) 2000-07-19 2002-02-26 General Electric Company Shroud leakage flow discouragers
US6761034B2 (en) 2000-12-08 2004-07-13 General Electroc Company Structural cover for gas turbine engine bolted flanges
US6481959B1 (en) 2001-04-26 2002-11-19 Honeywell International, Inc. Gas turbine disk cavity ingestion inhibitor
US6470666B1 (en) 2001-04-30 2002-10-29 General Electric Company Methods and systems for preventing gas turbine engine lube oil leakage
US6565095B2 (en) * 2001-07-12 2003-05-20 Honeywell International, Inc. Face seal with internal drain
US20030097872A1 (en) 2001-11-29 2003-05-29 Granitz Charles Robert System for reducing oil consumption in gas turbine engines
US6679045B2 (en) * 2001-12-18 2004-01-20 General Electric Company Flexibly coupled dual shell bearing housing
US7959532B2 (en) * 2004-12-01 2011-06-14 United Technologies Corporation Hydraulic seal for a gearbox of a tip turbine engine
US7836675B2 (en) * 2006-02-21 2010-11-23 General Electric Company Supercore sump vent pressure control
US7677048B1 (en) 2006-05-24 2010-03-16 Florida Turbine Technologies, Inc. Turbine last stage blade with forced vortex driven cooling air
US20080041064A1 (en) 2006-08-17 2008-02-21 United Technologies Corporation Preswirl pollution air handling with tangential on-board injector for turbine rotor cooling
US7500824B2 (en) 2006-08-22 2009-03-10 General Electric Company Angel wing abradable seal and sealing method
US8210316B2 (en) 2006-12-12 2012-07-03 United Technologies Corporation Oil scavenge system for a gas turbine engine
US8353668B2 (en) 2009-02-18 2013-01-15 United Technologies Corporation Airfoil insert having a tab extending away from the body defining a portion of outlet periphery
US20100254807A1 (en) 2009-04-07 2010-10-07 Honeywell International Inc. Turbine rotor seal plate with integral flow discourager
US9567908B2 (en) * 2012-04-27 2017-02-14 General Electric Company Mitigating vortex pumping effect upstream of oil seal

Also Published As

Publication number Publication date
CN103375594A (zh) 2013-10-30
EP2657464A2 (en) 2013-10-30
CA2813139A1 (en) 2013-10-27
US9353647B2 (en) 2016-05-31
JP6169880B2 (ja) 2017-07-26
US20140099188A1 (en) 2014-04-10
JP2013231435A (ja) 2013-11-14
EP2657464A3 (en) 2014-05-21
CN103375594B (zh) 2017-07-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102013010228A2 (pt) aparelho de pressurização de vedação de reservatório de óleo para um motor de turbina
CN103375192B (zh) 油贮槽密封件加压装置
US10352195B2 (en) Non-contacting seals for geared gas turbine engine bearing compartments
JP6014775B2 (ja) ガスタービンエンジンサンプのための圧送オイルドレイン
US10072517B2 (en) Gas turbine engine component having variable width feather seal slot
US9022390B2 (en) Threaded seal for a gas turbine engine
BR102013030831A2 (pt) estrutura de caráter combinado em um motor e montagem de armação
US10774655B2 (en) Gas turbine engine component with flow separating rib
US10344611B2 (en) Cooled hot section components for a gas turbine engine
EP2952680A1 (en) Thermally isolated turbine section for a gas turbine engine
JP2015517630A (ja) 延在タブを備えたノズル
EP2971702B1 (en) Bleed valve assembly
US10612436B2 (en) Deoiler for a gas turbine engine
US10364680B2 (en) Gas turbine engine component having platform trench
EP3318722B1 (en) Seal assembly for a rotatable component
US20180080335A1 (en) Gas turbine engine sealing arrangement
US9004861B2 (en) Blade tip having a recessed area
US20180216467A1 (en) Turbine engine with an extension into a buffer cavity
US10107115B2 (en) Gas turbine engine component having tip vortex creation feature
US10443443B2 (en) Non-contacting seals for geared gas turbine engine bearing compartments
US20160348525A1 (en) Trailing edge platform seals
US10443426B2 (en) Blade outer air seal with integrated air shield
BR102013009937A2 (pt) Pressurization apparatus

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2515 DE 19/03/2019.