BR102013006799B1 - Dispositivo cortador subsolador aplicado no preparo de linhas de plantio em solo de cultura sustentável de árvores - Google Patents

Dispositivo cortador subsolador aplicado no preparo de linhas de plantio em solo de cultura sustentável de árvores Download PDF

Info

Publication number
BR102013006799B1
BR102013006799B1 BR102013006799-7A BR102013006799A BR102013006799B1 BR 102013006799 B1 BR102013006799 B1 BR 102013006799B1 BR 102013006799 A BR102013006799 A BR 102013006799A BR 102013006799 B1 BR102013006799 B1 BR 102013006799B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
preparation
soil
disc
cutter
plant lines
Prior art date
Application number
BR102013006799-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102013006799A2 (pt
Inventor
Eder Alexandre Buscarato
Ney Barros De Avelino Sidou
Original Assignee
Éder Alexandre Buscarato
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Éder Alexandre Buscarato filed Critical Éder Alexandre Buscarato
Priority to BR102013006799-7A priority Critical patent/BR102013006799B1/pt
Publication of BR102013006799A2 publication Critical patent/BR102013006799A2/pt
Publication of BR102013006799B1 publication Critical patent/BR102013006799B1/pt

Links

Landscapes

  • Cultivation Of Plants (AREA)
  • Soil Working Implements (AREA)

Abstract

dispositivo cortador subsolador aplicado no preparo de linhas de plantio em solo de cultura sustentável de árvores representado por uma solução inventiva que encontra destacado benefício no setor de atividade econômica de silvicultura (o ato de plantar florestas com finalidade comercial), notadamente quando se tem em vista as áreas florestais (de cultivo de árvores) cujo conceito inventivo é balizado em um inédito disco cortador subsolador (1) composto por um corpo circular (la), onde em suas faces laterais são previstas aletas (1 b), onde o perfil perimétrico do corpo circular (la) do disco (1) recebe perfis de afiação em ondulação (lc), sendo que na região central do corpo (la) do disco (1) é definida uma pluralidade de orifícios (ld) e uma abertura central (le) à qual é passante um eixo (2a) do mancal que por sua vez sustenta as flanges (7a) do subsistema mancal (6) sendo ainda prevista uma chaveta de travamento.

Description

RELATÓRIO DESCRITIVO DE PATENTE DE INVENÇÃO “DISPOSITIVO CORTADOR SUBSOLADOR APLICADO NO PREPARO DE LINHAS DE PLANTIO EM SOLO DE CULTURA SUSTENTÁVEL DE ÁRVORES” CAMPO DE APLICAÇÃO A presente patente de invenção de título em epígrafe e objeto de descrição e reivindicação nesta cártula trata de uma solução evolutiva que encontra destacado benefício no setor de atividade econômica de silvicultura (o ato de plantar florestas com finalidade comercial), notadamente quando se tem em vista as áreas florestais (de cultivo de árvores), tal como os eucaliptos, pinus, teca dentre outras diferentes culturas de plantio sustentável de árvores, ou reflorestamento, cuja destinação final reside em obter matéria prima utilizada na produção de carvão, papel e celulose, energia térmica. ou elétrica, movelaria, etc.
DEMANDA DA PATENTE
Tendo em vista as atividades econômicas no setor florestal, notadamente da complexa operação de preparo do solo em linhas de plantio, notadamente através do corte da serrapilheira, galhos, ponteiros de árvores, cascas de árvores, tocos, visando desagregar o solo nas linhas especificamente, de tal sorte que seja obtida uma condição ótima para o manejo do solo quando do inicio de um novo ciclo de reflorestamento.
REQUISITOS DA PATENTE
Em consonância com a demanda do. invento o requerente idealizou um “dispositivo cortador subsolador aplicado no preparo de linhas de plantio em solo de cultura sustentável de árvores” provido de novidade associada de atividade inventiva, pois não decorre de maneira óbvia ou evidente de outras soluções conhecidas no estado da técnica no manejo de solo para preparo de linhas de plantio de árvores para reflorestamento.
Em adição o “invento” é provido de aplicabilidade industrial, sendo economicamente viável e, portanto, atendendo ao rigor dos requisitos de patenteabilidade, notadamente como patente de invenção, conforme disposto nos ditames dos artigos 8° e 13 0 da Lei 9.279.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA A fim de propiciar veracidade, e consolidar o contexto explicitado nos tópicos do quadro introdutório será apresentada uma breve explanação a operação de preparo do solo para plantio de árvores de reflorestamento, onde após análise crítica destas, uma vez expostas para profissionais com expertise na seara de preparo de solo para manejo de reflorestamento, poderão identificar seus aspectos limitantes. a. Das condições do solo de reflorestamento: florestas de natureza comercial se caracterizam pelo fato de que seu solo objeto de reutilização para a prática do plantio de uma nova floresta. Ocorre que quando da retirada das árvores de valor econômico, o que efetivamente é retirado consiste de seu tronco e de sua copa, restando enterrado no solo as cepas e raízes das citadas árvores. Um mapeamento do perfil do solo de uma área florestal comercial revela as seguintes condições: a.1. as áreas a serem preparadas para receber a atividade de reflorestamento possuem superfície muito irregular com valetas, buracos, ondulações. a.2 as áreas a serem preparadas possuem grande quantidade de “tocos” de todos os tamanhos, oriundos em geral de vários ciclos de reflorestamento pelo qual já foi submetido o solo, distribuídos por toda a área de maneira desuniforme e com diferentes alturas nò nível do solo; e a.3 as áreas a serem trabalhadas possuem grande quantidade de pedras nas mais distintas dimensões, pedaços de troncos, galhos, cascas, montículos de cupins, buracos de tatu, coruja, antigos e grandes formigueiros, vegetação indesejada que escondem todos esses obstáculos e que se encontram espalhados por toda a área de maneira aleatória; b. Identificação dos problemas: como se •Λ verifica do quanto elencado nos parágrafos anteriores, a atividade de preparo de linhas de plantio passa por um mandatário preparo do solo de plantio, nota- damente da região que define as linhas de plantio, onde para que um plantio de árvores apresente desenvolvimento aceitável no de correr dos anos de crescimento, o berço de desenvolvimento, na figura das linhas de plantio, deve apresentar um solo de fácil manejo, que permite o livre crescimento das raízes das árvores, sem a interferência de cepas, serrapilheira, galhos, ponteiros de árvores, cascas de árvores e tocos.
PROPOSTA DA PATENTE O inventor ciente das dificuldades existentes no preparo das linhas de plantio de reflorestamento procedeu ao desenvolvimento de uma solução na forma de um “dispositivo cortador subsolador” que permite solver todos aos problemas identificados, facilitando o preparo prévio do solo, onde em especial garante o corte dos tocos longitudinalmente, sendo objetivo apenas o corte desses tocos, mas não sua efetiva retirada do solo. O “dispositivo cortador subsolador “ é traduzido na forma de um disco de corte, que tem por função exclusiva prover corte para abrir um pequeno sulco na linha de plantio, de tal sorte que facilita a utilização das aletas verticais, trabalhando totalmente enterradas abaixo do nível do solo, fixadas na lateral desse disco permitindo a descompactação e preparo do solo desta linha que o próprio dispositivo subsolador irá percorrer.
Quando da abertura do pequeno sulco na linha de plantio o “disco cortador subsolador “ realiza corte de tocos, galhos, cascas, palha, soqueiras de plantas invasoras ou de cana de açúcar em fim residos e restos agrícolas que se encontram espalhadas pela área.
Característica distintiva: para tornar factível os requisitos elencados o médfto-dispositivo cortador subsolador” em uma forma de realização preferida refere-se a um corpo principal, em forma de disco metálico composto por duas flanges fixadas em cada lado ou (face) por meio de parafusos na parte central do disco, provido ainda de eixo passante, rolamentos ou buchas. Já a extremidade do corpo do “disco cortador subsolador” termina em dois chanfros formando lamina de corte em ângulo variado, podendo se apresentar lisa ou ser recortados na forma de pétalas de flor sem quinas, pontas triangulares ou recortadas quadradas com quinas. O “disco cortador subsolador” pode apresentar ou não fixado em suas laterais acima das flanges aletas metálicas que iniciam com a medida que varia de 25 mm a 500 mm próximo da flange e termina em 0 mm quando chega a extremidade do corpo do disco, seu número varia de 1 a 20 aletas para cada face do corpo do disco ou em somente uma das faces de acordo com a necessidade na operação em que for utilizado. O “disco cortador subsolador” poderá ser fixado em qualquer chassis projetado para suportar seu peso, seus movimentos em operação e fixar os lastros necessários para seu perfeito funcionamento.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS A complementar a presente descrição do relatório descritivo de modo a obter uma melhor compreensão das características da presente patente de invenção, acompanha esta, em anexo, conjunto desenhos que reproduzem uma forma de realização preferida para o “dispositivo cortador subsolador”, onde: '<■ A Figura .1 é uma representação em vista perspectiva do “dispositivo cortador subsolador” em uma forma de realização onde a fiação perimetral do corpo do disco é em forma de pétalas (ondulado), objeto de reivindicação; A Figura .2 é uma representação em vista lateral do “dispositivo cortador subsolador” em uma forma de realização onde a fiação perimetral do corpo do disco é em forma de pétalas (ondulado), objeto de reivindicação; -------- --------------------------------'·--- A Figura .3 é uma representação erri vista frontal (ou posterior) do “dispositivo cortador subsolador” em uma forma de realização onde a fiação perimetral do corpo do disco é em forma de pétalas (ondulado), objeto de reivindicação; A Figura .4 é uma representação em vista perspectiva do “dispositivo cortador subsolador” em uma forma de realização * onde a fiação perimetral do corpo do disco é em forma lisa, objeto de reivindicação; A Figura .5 é uma representação em vista perspectiva do “dispositivo cortador subsolador” em uma forma de realização onde a fiação perimetral do corpo do disco é em forma de recorte reto (quinas quadradas), objeto de reivindicação; A Figura .6 é uma representação em vista frontal (ou posterior) do “dispositivo cortador subsolador” em uma forma de realização onde a fiação perimetral do corpo do disco é em forma de recorte, objeto de reivindicação, com subsistema mancai embarcado; e A Figura .7 é uma representação em vista perspectiva do “dispositivo cortador subsolador” em uma forma de realização onde a fiação perimetral do corpo do disco é em forma de pétalas (ondulado), objeto de reivindicação, com subsistema mancai embarcado.
DESCRIÇÃO DETALHADA A seguinte descrição detalhada deve ser lida e interpretada com referência aos desenhos apresentados, representando uma forma de realização preferida para o inédito “disco cortador subisolador1’, não sendo intencionados a limitar o escopo do invento, este sim limitado apenas ao explicitado no quadro reivindicatório.
Conceito inventivo: tal como evidenciado através das figuras 1, 2 e 3 respectivamente, o “disco cortador subsolador (1) é composto por um corpo circular (1a), onde em suas laterais ou faces laterais í. são previstas aletas (1b), notadamente aletas de conformação do solo, que tem por função prover o revolvimento, aeração a conformação e preparo do solo conforme seu perfil por meio da remoção ou desagregamento do solo em seu caminho. As aletas (1b) em alto relevo em relação às faces do corpo circular (1a) do disco cortador subsolador (1) promovem sulcos maiores e largos enquanto aletas mais rentes às faces possibilitam sulcos estreitos e pequenos. Portanto as características dos perfis das aletas (1b) dependem do tipo de trabalho a ser realizado. Em derradeiro o perfil perimétrico do corpo circular (1a) do disco (1) recebe a função de prover corte, onde para tal são destinados per- fis de afiação, que podem variar de acordo com o objetivo do trabalho e os tipos de obstáculos que podem ser encontrados no caminhamento do disco como por exemplo, galhos de árvores, restos de cultura, cepas de árvores, etc, sendo os principais: - afiação em recortes ondulados (1c), tal como evidenciado nas figuras 1, 2 e 3 respectivamente; - afiação lisa (4c), tal como evidenciado na figura 4; e - afiação em recorte reto (5c), tal como e- videnciado nas figura 5.
Em adição, no corpo (1a) do disco (1) é definido uma pluralidade de orifícios (1 d), notadamente orifícios de fixação do disco (1), que são destinados para a fixação do corpo do disco (1a) na flange (7a) do subsistema mancai (6), vide figuras .6 e .7, bem como é definida uma abertura central (1e) para a passagem do eixo (6a) do mancai de apoio [6b] sendo ainda prevista uma chaveta de travamento das flanges (7a). A escolha da forma de realização preferida do invento objeto de reivindicação nesta cártula, descrita neste tópico de detalhamento do invento é fornecida apenas a título de exemplo. Alterações, modificações e variações podem ser realizadas para outras quaisquer formas de realização do “disco cortador subsolador” por aqueles com habilidade na arte sem, no entanto divergir do objetivo revelado no pleito da presente patente, o qual é exclusivamente definido pelas reivindicações anexas.
Verifica-se pelo que foi descrito e ilustrado que o “DISPOSITIVO CORTADOR SUBSOLADOR APLICADO NO PREPARO DE LINHAS DE PLANTIO EM SOLO DE CULTURA SUSTENTÁVEL DE ÁRVORES” ora reivindicado se enquadra às normas que regem a patente de invenção à luz da Lei de Propriedade Industrial, merecendo pelo que foi exposto e como consequência, o respectivo privilégio.
REIVINDICAÇÕES

Claims (4)

1a) “DISP0SITIV0 CORTADOR SUBSOLADOR APLICADO NO PREPARO DE LINHAS DE PLANTIO EM SOLO DE CULTURA SUSTENTÁVEL DE ÁRVORES” caracterizado por ser composto por um corpo circular (1a), onde em suas faces laterais são dotadas de aletas (1b), onde o perfil perimétrico do corpo circular (1a) do disco (1) recebe perfis de afiação em recorte ondulado (1c), sendo que na região central do corpo (1a) do disco (1) é definida uma pluralidade de orifícios (1d) e uma abertura central (1e) à qual é passante um eixo (6a) do mancai que por sua vez sustenta as flanges (7a) do mancai (6b) sendo ainda dotada de uma chaveta de travamento;
2a) “DISPOSITIVO CORTADOR SUBSOLADOR APLICADO NO PREPARO DE LINHAS DE PLANTIO EM SOLO DE CULTURA SUSTENTÁVEL DE ÁRVORES”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelas aletas (1b) terem alto relevo em relação às faces do corpo circular (1a) do disco cortador subsolador (1).
3a) “DISPOSITIVO CORTADOR SUBSOLADOR APLICADO NO PREPARO DE LINHAS DE PLANTIO EM SOLO DE CULTURA SUSTENTÁVEL DE ÁRVORES”, de acordo com a reivindicação 1, onde em uma forma de realização alternativa o perfil de afiação é caracterizado por ser um perfil de afiação liso (4c);
4a) “DISPOSITIVO CORTADOR SUBSOLADOR APLICADO NO PREPARO DE LINHAS DE PLANTIO EM SOLO DE CULTURA SUSTENTÁVEL DE ÁRVORES”, de acordo com a reivindicação 1, onde em uma forma de realização alternativa o perfil de afiação é caracterizado por ser um perfil de afiação recortado reto (5c).
BR102013006799-7A 2013-03-25 2013-03-25 Dispositivo cortador subsolador aplicado no preparo de linhas de plantio em solo de cultura sustentável de árvores BR102013006799B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013006799-7A BR102013006799B1 (pt) 2013-03-25 2013-03-25 Dispositivo cortador subsolador aplicado no preparo de linhas de plantio em solo de cultura sustentável de árvores

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013006799-7A BR102013006799B1 (pt) 2013-03-25 2013-03-25 Dispositivo cortador subsolador aplicado no preparo de linhas de plantio em solo de cultura sustentável de árvores

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102013006799A2 BR102013006799A2 (pt) 2014-12-16
BR102013006799B1 true BR102013006799B1 (pt) 2019-06-25

Family

ID=52020591

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013006799-7A BR102013006799B1 (pt) 2013-03-25 2013-03-25 Dispositivo cortador subsolador aplicado no preparo de linhas de plantio em solo de cultura sustentável de árvores

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102013006799B1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
RU2683218C1 (ru) * 2017-11-22 2019-03-26 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего образования "Казанский государственный аграрный университет" (ФГБОУ ВО Казанский ГАУ) Дисковый культиватор
RU179543U1 (ru) * 2017-11-28 2018-05-17 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего образования "Казанский государственный аграрный университет" (ФГБОУ ВО Казанский ГАУ) Дисковый культиватор

Also Published As

Publication number Publication date
BR102013006799A2 (pt) 2014-12-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP6529711B2 (ja) 山林樹木挿し木苗の育苗方法
Luoranen et al. Deep planting decreases risk of drought damage and increases growth of Norway spruce container seedlings
BR102012026998A2 (pt) Métodos para o crescimento mais rápido de uma árvore
CN104303928A (zh) 一种油茶成林维护方法
BR102013006799B1 (pt) Dispositivo cortador subsolador aplicado no preparo de linhas de plantio em solo de cultura sustentável de árvores
DE50100039D1 (de) Vorrichtung zum Verpflanzen von Bäumen oder Sträuchern
ES2675165T3 (es) Procedimiento para la obtención de plantas y cultivo de miscanthus
Gonçalves et al. Manual crowning versus cardboard in forest restoration: costs and effect on seedling development
JP2019080587A (ja) 山林樹木挿し木苗の育苗方法
RU2720623C1 (ru) Способ природоподобного возделывания сельскохозяйственных культур
Hooker et al. Assessing the establishment, growth, and survival of West Gulf Coast southern pines in east Texas
BRPI1003959A2 (pt) dispositivo de corte simultáneo em duas ruas de cana de açúcar embarcado em implemento agrìcola do tipo colheitadeira de cana de açúcar
RU2591130C1 (ru) Культиватор-плоскорез
Romanov et al. Influence of different planting conditions on the growth of spruce forest cultures (case study: Sivinskii forest district, Permskii krai).
CN104938051A (zh) 一种拓荒微耕机
Pupalienė et al. The effect of mulches on Elytrigia repens spreading in organic farming system
CN109743987A (zh) 一种油核桃绿枝嫁接方法
RU169400U1 (ru) Универсальная лапа культиватора
Musienko et al. Merchantability and assortment structure of pine stands affected by root rot in the Volyn Polissya region, Ukraine
Nandhini et al. Heritage rich agricultural technologies of the sangam period
RU169855U1 (ru) Лапа культиватора
Batini Response to the article “Relative importance of site, weather and Phytophthora cinnamomi in the decline and death of Eucalyptus marginata-jarrah dieback investigations in the 1970s to 1990s EM Davison,(2018) 47,245”
BR102021008349A2 (pt) Roçadeira de bancada com sistema de acoplamento
Brazee Eastern White Pine Management in Massachusetts
RU2622688C1 (ru) Универсальная лапа культиватора

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25C Requirement related to requested transfer of rights

Owner name: IBIGUARIM SOLUCOES AGRICOLAS E AMBIENTAIS LTDA ME

B25B Requested transfer of rights rejected

Owner name: IBIGUARIM SOLUCOES AGRICOLAS E AMBIENTAIS LTDA ME

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: EDER ALEXANDRE BUSCARATO (BR/SP)

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/03/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/03/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2715 DE 17-01-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.