BR102012033408A2 - métodos para preferivelmente se alojar provisoriamente e permanecer em uma célula pertencendo a uma rat de alta taxa de transmissão de dados e aparelhos de comunicações utilizando os mesmos - Google Patents

métodos para preferivelmente se alojar provisoriamente e permanecer em uma célula pertencendo a uma rat de alta taxa de transmissão de dados e aparelhos de comunicações utilizando os mesmos Download PDF

Info

Publication number
BR102012033408A2
BR102012033408A2 BR102012033408A BR102012033408A BR102012033408A2 BR 102012033408 A2 BR102012033408 A2 BR 102012033408A2 BR 102012033408 A BR102012033408 A BR 102012033408A BR 102012033408 A BR102012033408 A BR 102012033408A BR 102012033408 A2 BR102012033408 A2 BR 102012033408A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cell
rat
search procedure
cells
currently
Prior art date
Application number
BR102012033408A
Other languages
English (en)
Inventor
Chang-Hua Yang
Chien-Nan Chou
Chih-Chung Lin
Chih-Yung Shih
Chung-Yun Chang
Ming-Wan Hsu
Original Assignee
Mediatek Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mediatek Inc filed Critical Mediatek Inc
Publication of BR102012033408A2 publication Critical patent/BR102012033408A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/0005Control or signalling for completing the hand-off
    • H04W36/0083Determination of parameters used for hand-off, e.g. generation or modification of neighbour cell lists
    • H04W36/00835Determination of neighbour cell lists
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/0005Control or signalling for completing the hand-off
    • H04W36/0083Determination of parameters used for hand-off, e.g. generation or modification of neighbour cell lists
    • H04W36/0085Hand-off measurements
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/14Reselecting a network or an air interface

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

métodos para preferivelmente se alojar provisoriamente e permanecer em uma célula pertencendo a uma rat de alta taxa de transmissão de dados e aparelhos de comunicações utilizando os mesmos. um aparelho de comunicações inclui um processador acoplado a pelo menos um transceptor rf e a pelo menos um dispositivo de processamento de banda base e capaz de se comunicar com uma primeira rede sem fio pertencendo a uma primeira rat e com urna segunda rede sem fio pertencendo a uma segunda rat tendo unia taxa de transmissão de dados maior que a da primeira rat. uma primeira unidade lógica de processamento do processador executa um procedimento de pesquisa de célula aprimorado por meio do transceptor 1w para descobrir uma ou mais células pertencendo à segunda rat tendo intensidade de sinal mais forte que e/ou qualidade de sinal melhor que um limiar predeterminado, as quais não estão incluidas em uma lista de células vizinhas de difusão. uma segunda unidade lógica de processamento do processador determina uma célula adequada dentre as células e executa um procedimento de resseleção de célula para se alojar provisoriamente na célula adequada.

Description

MÉTODOS PARA PREFERIVELMENTE SE ALOJAR PROVISORIAMENTE E PERMANECER EM DMA CÉLULA PERTENCENDO A UMA RAT DE ALTA TAXA DE TRANSMISSÃO DE DADOS E APARELHOS DE COMUNICAÇÕES UTILIZANDO OS MESMOS REFERÊNCIA CRUZADA A PEDIDOS RELACIONADOS Este pedido reivindica o beneficio do pedido provisório US 61/615.050 depositado em 23/03/2012 e intitulado "Methods for preferably staying cells with high-taxa radio access technology", cujo conteúdo total está incorporado neste documento pela referência. ANTECEDENTES DA INVENÇÃO Campo da Invenção A invenção diz respeito a um método para um aparelho de comunicações preferivelmente se alojar provisoriamente e permanecer em uma célula pertencendo a uma tecnologia de acesso via rádio (RAT) de alta taxa de transmissão de dados.
Descrição da Técnica Relacionada A expressão "sem fio", normalmente se refere a uma operação elétrica ou eletrônica que é realizada sem o uso de uma conexão "ligada fisicamente". "Comunicações sem fio" são a transferência de informação ao longo de uma distância sem o uso de condutores ou fios elétricos. As distâncias envolvidas podem ser pequenas (alguns metros para controles remotos de televisão) ou muito grandes (milhares ou mesmo milhões de quilômetros para radiocomunicações). O melhor exemplo conhecido de comunicações sem fio é o telefone celular. Telefones celulares usam ondas de rádio para capacitar um operador para fazer chamadas telefônicas para outras partes a partir de muitas localizações pelo mundo inteiro. Eles podem ser usados em qualquer lugar, contanto que exista um local de telefone celular para alojar equipamento que possa transmitir e receber sinais, os quais são processados para transferir tanto voz quanto dados para e a partir dos telefones celulares.
Existem várias tecnologias de comunicações celulares bem desenvolvidas e bem definidas. Por exemplo, o Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM) é um sistema de comunicações bem definido e adotado comumente, o qual usa tecnologia de acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA), a qual é um esquema de acesso de multiplexação para rádio digital para enviar voz, dados e dados de sinalização (tais como um número de telefone discado) entre telefones móveis e localizações de célula. O CDMA2000 é um padrão de tecnologia de comunicações móveis híbrido 2,5G/3G (geração) que usa tecnologia de acesso múltiplo por divisão de código (CDMA). 0 UMTS (Sistema Universal de Telecomunicações Móveis) é um sistema de comunicações móveis 3G, o qual fornece uma faixa aprimorada de serviços de multimídia através do sistema GSM. Fidelidade Sem Fio (Wi-Fi) é uma tecnologia definida pelo padrão de engenharia 802.11 que pode ser usada para redes domésticas, telefones móveis, video jogos e para fornecer uma rede de área local sem fio de alta frequência.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Aparelhos de comunicações e métodos para um aparelho de comunicações preferivelmente se alojar provisoriamente e permanecer em uma célula pertencendo a uma RAT de alta taxa de transmissão de dados são fornecidos. Uma modalidade exemplar de um aparelho de comunicações capaz de se comunicar com uma primeira rede sem fio pertencendo a uma primeira tecnologia de acesso via rádio (RAT) e com uma segunda rede sem fio pertencendo a uma segunda RAT tendo uma taxa de transmissão de dados maior que a da primeira RAT e atualmente se alojando provisoriamente em uma célula pertencendo à primeira RAT ou à segunda RAT compreende um processador acoplado a pelo menos um transceptor de radiofrequência (RF) para receber ou transmitir sinais RF de ou para a primeira rede sem fio e a segunda rede sem fio, e pelo menos um dispositivo de processamento de banda base para processar sinais de banda base recebidos de ou transmitidos para a primeira rede sem fio e a segunda rede sem fio. O processador compreende pelo menos uma primeira unidade lógica de processamento executando um procedimento de pesquisa de célula aprimorado por meio do transceptor RF para descobrir uma ou mais células pertencendo à segunda RAT e tendo intensidade de sinal mais forte que e/ou qualidade de sinal melhor que um limiar predeterminado, as quais não estão incluídas em uma lista de células vizinhas de difusão, e uma segunda unidade lógica de processamento, determinando uma célula adequada dentre uma ou mais células e executando um procedimento de resseleção de célula para se alojar provisoriamente na célula adequada.
Uma modalidade exemplar de um método para um aparelho de comunicações preferivelmente se alojar provisoriamente e permanecer em uma célula pertencendo a uma tecnologia de acesso via rádio (RAT) de alta taxa de transmissão de dados, em que o aparelho de comunicações é capaz de se comunicar com uma primeira rede sem fio pertencendo a uma primeira RAT e com uma segunda rede sem fio pertencendo a uma segunda RAT tendo uma taxa de transmissão de dados maior que a da primeira RAT e atualmente se aloja provisoriamente em uma célula pertencendo à primeira RAT ou à segunda RAT. O método compreende: executar um procedimento de pesquisa de célula aprimorado via um transceptor RF do aparelho de comunicações por meio de um processador do aparelho de comunicações para descobrir uma ou mais células pertencendo à segunda RAT e tendo intensidade de sinal mais forte que e/ou qualidade de sinal melhor que um limiar predeterminado, as quais não estão incluídas em uma lista de células vizinhas de difusão; determinar por meio do processador uma célula adequada dentre uma ou mais células; e executar por meio do processador um procedimento de resseleção de célula para se alojar provisoriamente na célula adequada.
Uma descrição detalhada é dada para as modalidades seguintes com referência aos desenhos anexos.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS A invenção pode ser mais inteiramente entendida por meio da leitura da descrição detalhada subsequente e de exemplos com referências feitas aos desenhos anexos, em que: A figura 1 mostra um diagrama de blocos de um aparelho de comunicações de acordo com uma modalidade da invenção; A figura 2 mostra um diagrama de blocos de um aparelho de comunicações de acordo com uma outra modalidade da invenção; A figura 3 é um fluxograma de um método para um aparelho de comunicações preferivelmente se alojar provisoriamente e permanecer em uma célula pertencendo a uma RAT de alta taxa de transmissão de dados de acordo com uma modalidade da invenção; A figura 4 é um fluxograma ilustrando uma modalidade de um método para permanecer preferivelmente em células 3G quando o aparelho de comunicações atualmente está alojado provisoriamente em uma célula 3G de acordo com uma modalidade da invenção; A figura 5 é um fluxograma ilustrando uma modalidade de um método para permanecer preferivelmente em células 3G quando o aparelho de comunicações atualmente está alojado provisoriamente em uma célula 2G de acordo com uma modalidade da invenção; A figura 6 é um fluxograma ilustrando uma modalidade de um método para permanecer preferivelmente em células 3G quando o aparelho de comunicações atualmente está alojado provisoriamente em uma célula 3G de acordo com uma outra modalidade da invenção; A figura 7 é um fluxograma ilustrando uma modalidade de um método para permanecer preferivelmente em células 3G quando o aparelho de comunicações atualmente está alojado provisoriamente em uma célula 2G de acordo com uma outra modalidade da invenção; A figura 8 é um fluxograma ilustrando uma modalidade de um método para permanecer preferivelmente em células 3G quando o aparelho de comunicações atualmente está alojado provisoriamente em uma célula 3G de acordo também com uma outra modalidade da invenção; e A figura 9 é um fluxograma ilustrando uma modalidade de um método para permanecer preferivelmente em células 3G quando o aparelho de comunicações atualmente está alojado provisoriamente em uma célula 2G de acordo também com uma outra modalidade da invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO A descrição a seguir é do modo considerado o melhor para executar a invenção. Esta descrição é feita para o propósito de ilustrar os princípios gerais da invenção e não deve ser considerada com um sentido de limitação. O escopo da invenção é mais bem determinado pela referência às reivindicações anexas.
Com os avanços nas técnicas de comunicações, estações móveis (MS, a qual pode ser referida de modo permutável como equipamento de usuário (UE)) são agora capazes de manusear diferentes tecnologias de acesso via rádio (RAT), tais como pelo menos duas RATs dentre GSM/GPRS/EDGE (Sistema Global para Comunicações Móveis/Serviço Geral de Rádio Por Pacotes/Taxas de Dados Aprimoradas para Evolução Global), WCDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Código em Banda Larga), cdma2000, WiMAX (Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-Ondas) , TD-SCDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Código Síncrono por Divisão de Tempo), LTE (Evolução de Longo Prazo) e TD-LTE (Evolução de Longo Prazo por Divisão de Tempo) ou coisa parecida, via um aparelho de comunicações. A figura 1 mostra um diagrama de blocos de um aparelho de comunicações de acordo com uma modalidade da invenção. O aparelho de comunicações 100 pode compreender um dispositivo de processamento de banda base 101, um transceptor de rádio 102, um processador 103 e um dispositivo de memória 104. O transceptor de rádio 102 pode receber sinais de radiofrequência sem fio, converter os sinais recebidos em sinais de banda base para serem processados pelo dispositivo de processamento de banda base 101, ou receber sinais de banda base do dispositivo de processamento de banda base 101 e converter os sinais recebidos em sinais de radiofrequência sem fio para serem transmitidos para um dispositivo par. 0 transceptor de rádio 102 pode compreender uma pluralidade de dispositivos de hardware para executar conversão de radiofrequência. Por exemplo, o transceptor de rádio 102 pode compreender um misturador para multiplicar os sinais de banda base por uma portadora oscilada na radiofrequência do sistema de comunicações sem fio, em que a radiofrequência pode ser, por exemplo, 900 MHz ou 1.800 MHz para um sistema global para comunicação móvel (GSM), ou 1.900 MHz para um Sistema Universal de Telecomunicações Móveis (UMTS), ou outros. O dispositivo de processamento de banda base 101 pode converter adicionalmente os sinais de banda base em uma pluralidade de sinais digitais, e processar os sinais digitais, e vice-versa. O dispositivo de processamento de banda base 101 também pode compreender uma pluralidade de dispositivos de hardware para executar processamento de sinal de banda base. O processamento de sinal de banda base pode compreender conversão de analógico para digital (ADC)/conversão de digital para analógico (DAC), ajustes de ganho, modulação/demodulação, codificação/decodificação e assim por diante. O dispositivo de memória 104 pode armazenar os dados de sistema e códigos de programa do aparelho de comunicações 100. O processador 103, ao carregar e executar os códigos de programa com os dados de sistema, pode controlar as operações do dispositivo de processamento de banda base 101, do transceptor de rádio 102 e do dispositivo de memória 104.
De acordo com uma modalidade da invenção, o aparelho de comunicações 100 pode fornecer a capacidade para se comunicar com múltiplas redes sem fio que pertençam a diferentes RATs, tais como a rede de Sistema Global para Comunicações Móveis/Serviço Geral de Rádio Por Pacotes/ Taxa de Dados Aprimorada para Evolução GSM (GSM/GPRS/EDGE, também chamada de 2.xG) e a rede de Sistema Universal de Telecomunicações Móveis (UMTS, também chamada de 3G> . O processador 103 pode ser uma unidade de microprocessamento (MCU) embutida no dispositivo de processamento de banda base 101 ou pode ser configurado fora do dispositivo de processamento de banda base 101 tal como mostrado na figura 1, e pode interagir com o transceptor de rádio 102 para transmitir dados por meio da interface de ar.
De acordo com uma modalidade da invenção, o processador 103 pode ser arranjado para executar os códigos de programa do(s) módulo(s) de software correspondente(s) do dispositivo de processamento de banda base 101 e/ou do transceptor de rádio 102. Os códigos de programa acompanhados de dados específicos em uma estrutura de dados também podem ser referidos como uma unidade lógica de processamento ou uma instância de pilha de protocolos, ao serem executados. Portanto, o processador 103 pode ser considerado como compreendendo uma pluralidade de unidades lógicas de processamento, cada uma para executar uma ou mais funções ou tarefas especificas do(s) módulo(s) de software correspondente(s) . A figura 2 mostra um diagrama de blocos de um aparelho de comunicações de acordo com uma outra modalidade da invenção. 0 aparelho de comunicações 200 pode compreender os dispositivos de processamento de banda base 201-1 e 201-2, um transceptor de rádio 202, um processador 203 e um dispositivo de memória 204. O dispositivo de processamento de banda base 201-1 pode ser configurado para executar processamento de sinal de banda base para uma primeira RAT e o dispositivo de processamento de banda base 201-2 pode ser configurado para executar processamento de sinal de banda base para uma segunda RAT diferente ou igual à primeira RAT. Por causa de o aparelho de comunicações 200 ter uma estrutura similar à do aparelho de comunicações 100, para descrições se relacionando aos dispositivos de processamento de banda base 201-1 e 201-2, ao transceptor de rádio 202, ao processador 203 e ao dispositivo de memória 204, referência pode ser feita para as introduções do aparelho de comunicações 100 mostrado na figura 1 tal como ilustrado acima, e são omitidas aqui para brevidade.
Deve ser notado que, em algumas modalidades da invenção, o processador 203 pode ser embutido em um dos dispositivos de processamento de banda base 201-1 e 201-2. Além do mais, em algumas outras modalidades da invenção, podem existir dois processadores configurados em um aparelho de comunicações, e cada um pode ser arranjado para executar os códigos de programa do(s) módulo(s) de software correspondente<s) de um dos dispositivos de processamento de banda base e/ou do transceptor de rádio. Além do mais, ainda em algumas outras modalidades da invenção, podem existir dois transceptores de rádio configurados em um aparelho de comunicações, em que cada um é arranjado para executar a tarefa de transcepção de uma RAT correspondente. Portanto, a invenção não deve ficar limitada à modalidade tal como mostrada na figura 2.
Deve ser notado que, embora a invenção seja descrita por meio de um aparelho de comunicações capaz de se comunicar com duas redes sem fio pertencendo a duas RATs, é para ser entendido que o conceito também pode ser modificado e estendido para um aparelho de comunicações capaz de se comunicar com mais de duas redes sem fio pertencendo a mais de duas RATs. Portanto, deve ser concedido ao escopo das reivindicações anexas a interpretação mais ampla a fim de abranger todas as tais modificações e arranjos similares. Para simplificar as descrições, redes 2G e 3G são consideradas como as RATs exemplares nas modalidades expostas a seguir para esclarecer o espirito da invenção. Entretanto, sem divergir do espirito da invenção, os versados na técnica podem aplicar os métodos inventivos seguintes a qualquer aparelho de comunicações capaz de suportar mais de duas tecnologias de acesso via rádio (RATs), ou a qualquer aparelho de comunicações capaz de suportar qualquer outra RAT mais avançada, por exemplo, uma 2G/4G ou uma 2G/3G/4G, ou outras.
De acordo com uma modalidade da invenção, após ser ligado, o aparelho de comunicações (por exemplo, o aparelho de comunicações 100 ou 200) procura uma célula adequada de uma rede pública móvel terrestre registrada (PLMN) e escolhe essa célula para fornecer serviços disponíveis, e sintoniza em seu canal de controle. Esta escolha é conhecida como uma "seleção de célula" ou "se alojar provisoriamente na célula". Quando o aparelho de comunicações (por exemplo, o aparelho de comunicações 100 ou 200) primeiramente se aloja provisoriamente na célula servidora, a informação de sistema indicando as células vizinhas, células tanto 2G quanto 3G, será transmitida para o aparelho de comunicações (por exemplo, o aparelho de comunicações 100 ou 200) através de um canal de difusão. Além disso, a informação de sistema pode conter adicionalmente uma regra de medição para resseleção de célula e uma solicitação de reportação para estabelecimento de enlace de rádio.
No caso de uma rede ÜMTS, embora a mesma frequência de banda larga seja usada por células adjacentes, as células vizinhas listadas na informação de sistema de difusão são identificadas fisicamente por seus diferentes códigos de mistura primários (PSC), e o aparelho de comunicações (por exemplo, o aparelho de comunicações 100 ou 200) pode monitorar constantemente o Canal Piloto Comum (CPICH) para medir os níveis de potência de sinal das células vizinhas a fim de obter a intensidade de sinal e/ou qualidade de sinal dos mesmos (por exemplo, Razão Energia sobre Ruído (Ec/No) , Potência de Código de Sinal Recebido (RSCP), e assim por diante). A informação de medição de potência pode então ser usada para avaliar se a célula UMTS/WCDMA deve ser acrescentada à lista de células candidatas para possível resseleção de célula. É bem conhecido pelos versados na técnica que 3G teoricamente tem taxa de transferência de dados maior que a de 2G. Entretanto, em alguns casos, os resultados de medição de potência obtidos de uma medição entre células RAT e de uma medição dentro de célula RAT podem indicar que não existe célula 3G qualificada na lista de células vizinhas de difusão que possa ser acrescentada à lista de células candidatas, mas pelo menos uma célula 2G qualificada sendo classificada melhor que a célula servidora (por exemplo, uma célula 3G) . Assim, uma resseleção entre células RAT possivelmente pode ser executada para resselecionar uma célula 2G com a maior qualidade, resultando em taxa de transferência de dados degradada.
Para abordar a desvantagem mencionada anteriormente, métodos para um aparelho de comunicações preferivelmente se alojar provisoriamente e permanecer em células de alta taxa de transmissão de dados serão introduzidos para capacitar um procedimento de pesquisa de célula aprimorado periódico, ou pelo menos uma vez, para descobrir uma ou mais potenciais células vizinhas que pertençam a uma RAT de alta taxa de transmissão de dados (por exemplo, 3G) e que possam não estar difundidas na informação de sistema ou que possam não estar acrescentadas à lista de células vizinhas pela rede sem fio. Ao observar que a potência, intensidade e/ou qualidade de sinal da célula servidora caem/cai para um cenário, ou que a célula servidora não pode mais ser usada, o processador (por exemplo, o processador 103 ou 203) do aparelho de comunicações pode ativar um procedimento de resseleção de célula com base nos resultados obtidos no procedimento de pesquisa de célula aprimorado, a fim de resselecionar para a célula recém-descoberta (por exemplo, uma célula 3G) tendo alta taxa de transmissão de dados e evitar se alojar provisoriamente em uma célula de baixa taxa de transmissão de dados (por exemplo, uma célula 2G) . A figura 3 é um fluxograma de um método para um aparelho de comunicações preferivelmente se alojar provisoriamente e permanecer em uma célula pertencendo a uma RAT de alta taxa de transmissão de dados de acordo com uma modalidade da invenção. O processador (por exemplo, o processador 103 ou 203) pode primeiro executar um procedimento de pesquisa de célula aprimorado por meio do transceptor RF para descobrir uma ou mais células pertencendo a uma primeira RAT tendo uma maior taxa de transmissão de dados do que a de uma segunda RAT, e tendo intensidade de sinal mais forte que e/ou qualidade de sinal melhor que um limiar predeterminado (Etapa S302), onde a primeira RAT e a segunda RAT são ambas suportadas pelo aparelho de comunicações. A seguir, o processador (por exemplo, o processador 103 ou 203) pode determinar uma célula adequada dentre uma ou mais células (Etapa S304).
Finalmente, o processador (por exemplo, o processador 103 ou 203) pode executar um procedimento de resseleção de célula para se alojar provisoriamente na célula adequada (Etapa S306). Deve ser notado que, tal como descrito anteriormente, as etapas S302, S304 e S306 podem ser executadas por uma ou mais unidades lógicas de processamento do processador.
De acordo com uma modalidade da invenção, o procedimento de pesquisa de célula aprimorado pode ser feito ao executar uma varredura de frequência em uma ou mais bandas de frequência predeterminadas. De uma maneira geral, uma rede móvel terrestre pública (PLMN) pode fornecer serviço em uma banda de frequência ou em uma combinação de múltiplas delas. Portanto, nas modalidades da invenção, a(s) banda(s) de frequência predeterminada pode (m) ser a{s) banda (s) de frequência em que uma PLMN fornece os serviços de comunicações sem fio. Informação com relação à(s) banda(s) de frequência predeterminada pode ser obtida de uma lista de frequências de PLMN registrada (RPLMN) , onde a RPLMN se refere â PLMN com a qual o aparelho de comunicações está registrado. 0 aparelho de comunicações pode construir e manter a lista de frequências RPLMN de acordo com o UARFCN (número de canal de frequência de rádio ultra-absoluto) correspondendo à RPLMN transportado na informação de sistema, ou de acordo com os registros armazenados das bandas de frequência correspondendo à RPLMN obtidos quando a rede foi visitada anteriormente.
Por exemplo, quando uma RPLMN fornece serviços de comunicações sem fio 3G em UARFCN de 10.737 e 10.688, o processador pode executar o procedimento de pesquisa de célula aprimorado ao executar uma varredura de frequência nas bandas de frequência de 10.737 e 10.688 a fim de descobrir todas as possíveis células 3G (independente de se a célula 3G existe ou não na lista de células vizinhas difundida pela rede sem fio de uma célula que atualmente aloja provisoriamente) tendo uma intensidade de sinal mais forte que e/ou qualidade de sinal melhor que o limiar predeterminado. Um mérito de varrer toda(s) a(s) banda(s) de frequência de uma RPLMN em vez de medir somente as células vizinhas transportadas na lista de células vizinhas é que, nos casos onde uma célula qualificada não é acrescentada à lista de células vizinhas, a célula qualificada provavelmente pode ser descoberta após executar o procedimento de pesquisa de célula aprimorado.
De acordo com uma modalidade da invenção, o limiar predeterminado pode ser uma ou uma combinação da intensidade de sinal e qualidade de sinal da célula que atualmente aloja provisoriamente. De acordo com uma outra modalidade da invenção, o limiar predeterminado também pode ser um ou uma combinação de critérios especificados nos padrões correspondentes, tais como os critérios S. De acordo também com uma outra modalidade da invenção, o limiar predeterminado também pode ser definido flexivelmente de acordo com experiência anterior obtida de experimentos de laboratórios ou de resultados de teste de campo. Além do mais, de acordo com uma modalidade da invenção, o procedimento de pesquisa de célula aprimorado pode ser pré-formado periodicamente ou de modo aperiódico.
Usando as RATs 2G e 3G como um exemplo, quando a célula que atualmente aloja provisoriamente é uma célula 3G, o procedimento de pesquisa de célula aprimorado pode ser executado quando a intensidade de sinal e/ou a qualidade de sinal da célula 3G que atualmente aloja provisoriamente foram/foi reduzidas/reduzida. De acordo com uma modalidade da invenção, o momento de ativar o procedimento de pesquisa de célula aprimorado pode ser estabelecido para antes da resseleção para uma célula 2G. Por exemplo, quando uma célula 2G tendo uma intensidade de sinal que é mais forte que e/ou qualidade de sinal que é melhor que aquelas da célula 3G que atualmente aloja provisoriamente é descoberta após executar uma medição entre RATs, o procedimento de pesquisa de célula aprimorado pode ser ativado. Convenciona lment e, um procedimento de resseleção de célula pode ser executado subsequentemente após descobrir a célula 2G a fim de resselecionar para a célula 2G e iniciar a escutar a informação de sistema da célula 2G, resultando em uma taxa de transmissão de dados reduzida. Entretanto, na modalidade da invenção, por causa de o procedimento de pesquisa de célula aprimorado ser ativado, uma vez que uma célula 3G tendo uma intensidade de sinal que é mais forte que e/ou qualidade de sinal que é melhor que o limiar predeterminado tenha sido descoberta, o aparelho de comunicações (por exemplo, o aparelho de comunicações 100 ou 200) pode descobrir uma célula 3G adequada, a qual não está incluída na lista de células vizinhas de difusão, e preferivelmente resselecionar para a célula 3G em vez de a célula 2G. Portanto, a taxa de transmissão de dados não será reduzida para o nível suportado pela RAT 2G.
De acordo com uma outra modalidade da invenção, o momento de ativar o procedimento de pesquisa de célula aprimorado pode ser estabelecido para quando a intensidade de sinal e/ou a qualidade de sinal da célula 3G que atualmente aloja provisoriamente não satisfazem/satisfaz um critério predefinido. De acordo com uma modalidade da invenção, o critério predefinido pode ser definido de acordo com os parâmetros transportados na informação de sistema ou com a capacidade de recepção do aparelho de comunicações (por exemplo, o aparelho de comunicações 100 ou 200). De acordo com uma outra modalidade da invenção, o critério predefinido também pode ser um ou uma combinação de critérios especificados nos padrões correspondentes. tais como os critérios S. Por exemplo, o procedimento de pesquisa de célula aprimorado pode ser ativado antes de executar um procedimento de medição para medir a potência das células 2G, tal como a medição entre RATs mencionada anteriormente.
De acordo com uma outra modalidade da invenção, o projetista pode implementar um projeto em que o aparelho de comunicações (por exemplo, o aparelho de comunicações 100 ou 200) é impedido de resselecionar para uma célula 2G quando a intensidade de sinal e/ou a qualidade de sinal da célula 3G que atualmente aloja provisoriamente ainda satisfazem/satisfaz o critério predefinido. Por exemplo, mesmo quando uma célula 2G tendo uma intensidade de sinal que é mais forte que e/ou qualidade de sinal que é melhor que a da célula 3G que atualmente aloja provisoriamente é descoberta, a célula 2G ainda não é selecionada contanto que a intensidade de sinal e/ou qualidade de sinal da célula 3G que atualmente aloja provisoriamente ainda satisfaçam/satisfaça o critério predefinido. Uma vez que o critério predefinido não é mais satisfeito, o procedimento de pesquisa de célula aprimorado pode ser ativado e uma prioridade de executar o procedimento de pesquisa de célula aprimorado pode ser estabelecida maior que uma prioridade de executar a medição entre RATs de maneira que uma ou mais células 3G tendo intensidade de sinal mais forte que e/ou qualidade de sinal melhor que o limiar predeterminado possam ser descobertas mais cedo do que células 2G.
Por outro lado, quando a célula que atualmente aloja provisoriamente é uma célula 2G, o procedimento de pesquisa de célula aprimorado para descobrir uma ou mais células 3G pode ser executado periodicamente, ou pelo menos uma vez, independente de se a intensidade de sinal e/ou a qualidade de sinal da célula 2G que atualmente aloja provisoriamente foram/foi reduzidas/reduzida. Por exemplo, mesmo se a intensidade de sinal e/ou a qualidade de sinal da célula 2G que atualmente aloja provisoriamente tiverem/não tiverem sido reduzidas, ou mesmo se a condição de ativar uma medição entre RATs para medir a potência de células 3G não tiver sido satisfeita, o procedimento de pesquisa de célula aprimorado ainda pode ser executado e, se exequível, o aparelho de comunicações (por exemplo, o aparelho de comunicações 100 ou 200) resseleciona para uma célula 3G qualificada assim que possível a fim de melhorar a taxa de transmissão de dados.
Como um outro exemplo, mesmo se o PSC de uma ou mais células 3G a ser medidas for especificado na informação de sistema, o procedimento de pesquisa de célula aprimorado ainda pode ser executado a fim de varrer todas as bandas de frequência da RPLMN. Deve ser notado que, nas modalidades da invenção, o procedimento de pesquisa de célula aprimorado pode ser executado antes de um procedimento de pesquisa de célula normal, o qual é projetado para descobrir uma ou mais células 2G candidatas. Portanto, uma célula 3G tendo uma intensidade de sinal mais forte que e/ou qualidade de sinal melhor que o limiar predeterminado pode ser descoberta mais cedo que células 2G. Deve ser notado adicionalmente que, em algumas modalidades da invenção, o procedimento de pesquisa de célula aprimorado pode ser executado para descobrir uma ou mais células 3G que tenham intensidade de sinal mais forte que e/ou qualidade de sinal melhor que o limiar predeterminado, independente de se a intensidade de sinal e/ou a qualidade de sinal da(s) célula(s) 3G são/é mais fortes/forte e/ou melhores/melhor que aquelas da célula 2G que atualmente aloja provisoriamente.
De acordo com uma modalidade da invenção, um outro critério predefinido pode ser definido de acordo com os parâmetros transportados na informação de sistema ou uma capacidade de recepção do aparelho de comunicações (por exemplo, o aparelho de comunicações 100 ou 200) . Uma vez que a intensidade de sinal e/ou qualidade de sinal de uma célula 3G obtida no procedimento de pesquisa de célula aprimorado satisfaçam/satisfaça o critério predefinido, o aparelho de comunicações pode ativar um procedimento de resseleção de célula para resselecionar para a célula 3G. Diversas modalidades exemplares de executar periodicamente ou de forma aperiódica o procedimento de pesquisa de célula aprimorado serão descritas nos parágrafos a seguir. A figura 4 é um fluxograma ilustrando uma modalidade de um método para permanecer preferivelmente em células 3G quando o aparelho de comunicações atualmente está alojado provisoriamente em uma célula 3G de acordo com uma modalidade da invenção. Na modalidade, uma célula 3G está alojando provisoriamente como uma célula servidora na etapa S402. O aparelho de comunicações pode manter monitoramento da qualidade de sinal e/ou da intensidade de sinal da célula servidora. Ao observar que a célula servidora não pode mais ser usada na etapa S404, o processador (por exemplo, o processador 103 ou 203) pode executar um procedimento de pesquisa de célula aprimorado periódico na etapa S406 para descobrir uma ou mais células vizinhas 3G, as quais não estão incluídas na lista de células vizinhas de difusão. Em termos da medição de célula servidora, a observação na etapa S404 pode ser alcançada ao determinar se os critérios S difundidos por meio da informação de sistema da célula servidora não serão satisfeitos mais cedo. Detalhes da satisfação de critérios S podem ser obtidos adicionalmente ao recorrer à especificação 3GPP TS25.304, seção 5.2.3.1.2. O processador pode observar alternativamente se a RSCP e Ec/NO monitoradas da célula servidora são respectivamente menores que um limiar , por exemplo, RSCP<-105 ou Ec/N0<-15. 0 limiar pode refletir a capacidade do aparelho de comunicações, onde a Conexão de Controle de Recurso de Rádio (Conexão RRC) pode não ser estabelecida de modo bem sucedido quando o nível de potência monitorado do CPICH da célula servidora é menor que o limiar. Ou o processador pode observar que a condição de ativar uma medição de célula 2G está satisfeita, por exemplo, Ec/NO<-n, onde n é calculado usando parâmetros transportados na informação de sistema de difusão.
Quando o procedimento de pesquisa de célula aprimorado periódico é capacitado, o processador pode controlar uma parte de circuito de hardwares do dispositivo de processamento de banda base (por exemplo, o dispositivo de processamento de banda base 101, 201-1 ou 201-2) e o transceptor RF (por exemplo, o transceptor RF 102 ou 202) para pesquisar primeiramente todas as frequências conhecidas de PLMN registrada para células adequadas. Por exemplo, se a célula servidora corrente for UARFCN 10.737 e PSC 21, as frequências alvos podem ser contidas na banda de frequência tendo o número correspondente 10.737. 0 processador pode coletar estas frequências da PLMN registrada por meio de informação de sistema e de gravações de varredura de frequências anteriores para descobrir mais células vizinhas, e armazenar as células vizinhas recém-descobertas para subsequente resseleção de célula 3G. A cada vez que um procedimento de pesquisa de célula aprimorado é completado, o processador pode configurar um controlador de tempo para iniciar contagem e, uma vez que o controlador de tempo expira, ativar o próximo procedimento de pesquisa de célula aprimorado. Assim, o procedimento de pesquisa de célula aprimorado será executado regularmente de acordo com o controlador de tempo até que a função de pesquisa de célula aprimorada periódica seja incapacitada.
Especificamente, ao executar um procedimento de pesquisa de célula aprimorado, o processador pode coordenar com o dispositivo de processamento de banda base 3G e o transceptor RF para executar uma operação de varredura de potência para localizar uma ou mais potenciais células com melhor qualidade de sinal em cada frequência designada, onde a melhor qualidade de sinal também pode se referir à intensidade de sinal excedendo o limiar predeterminado. Seguinte a isso, o procedimento de pesquisa de célula aprimorado para cada frequência localizada pode conter etapas adicionais de sincronização de intervalo, sincronização de quadro, identificação de grupo de códigos, e identificação de código de embaralhamento. Para sincronização de intervalo, o aparelho de comunicações pode usar o código de sincronização primário de canal de sincronização (SCH) para alcançar sincronização de intervalo com a célula. A sincronização de intervalo pode ser alcançada com um único filtro casado (ou qualquer dispositivo similar) que casa com o código de sincronização primário, o qual é comum para todas as células. O sincronismo de intervalo da célula pode ser obtido ao detectar picos na saida de filtro casado. Durante o procedimento de sincronização de quadro e de identificação de grupo de códigos, o processador pode empregar o código de sincronização secundário de SCH para colocar sincronização de quadro entre o aparelho de comunicações e a célula e identificar o grupo de códigos da célula descoberta na etapa anterior. A sincronização de quadro pode ser alcançada ao correlacionar o sinal recebido com todas as possíveis sequências de códigos de sincronização secundários, e identificar o valor de correlação máximo.
Uma vez que os deslocamentos ciclicos das sequências são exclusivos, o grupo de códigos e a sincronização de quadro podem ser determinados. Durante o procedimento de identificação de código de embaralhamento, o processador pode determinar o código de embaralhamento primário exato usado pela célula. O código de embaralhamento primário tipicamente é identificado por meio de correlação símbolo por símbolo através do canal piloto comum (CPICH) com todos os códigos dentro do grupo de códigos identificado na etapa anterior. Após o código de embaralhamento primário ser identificado, o canal físico de controle comum primário (CCPCH) pode ser detectado e a informação de canal de difusão (BCH) específico de célula pode ser lida.
Após completar totalmente ou uma parte do procedimento de pesquisa de célula aprimorado, o processador pode verificar os resultados de pesquisa para determinar se existe qualquer célula 3G para a qual pode ser resselecionado na etapa S408. Se assim, o processador pode resselecionar para a célula 3G na etapa S410; de outro modo, o processador pode tentar descobrir uma célula 2G adequada com classificação melhor que a da célula servidora. Na modalidade, a função de pesquisa de célula aprimorada periódica pode ser incapacitada após resselecionar (também pode se referir como que aloja provisoriamente) uma célula 3G para economia de energia na etapa S412. Se uma célula 2G como esta existir, o processador pode executar uma resseleção de célula entre RATs para resselecionar para uma célula 2G na etapa S414. Medição de célula 2G e resseleção de célula entre RATs são bem conhecidas na técnica, e são descritas resumidamente a seguir. A figura 5 é um fluxograma ilustrando uma modalidade de um método para permanecer preferivelmente em células 3G quando o aparelho de comunicações atualmente está alojado provisoriamente em uma célula 2G de acordo com uma modalidade da invenção. Na modalidade, uma célula 2G está alojando provisoriamente como uma célula servidora na etapa S502. Independente de se a qualidade e/ou intensidade de sinal da célula 2G são/é boas/boa ou ruins/ruim, o processador (por exemplo, o processador 103 ou 203) pode executar um procedimento de pesquisa de célula aprimorado periódico na etapa S504 para descobrir uma ou mais células vizinhas 3G, criando uma oportunidade mais cedo para resselecionar para uma célula 3G. Após completar o total ou uma parte do procedimento de pesquisa de célula aprimorado. o processador pode verificar os resultados de pesquisa para determinar se existe qualquer célula 3G para a qual pode ser resselecionado na etapa S506. Se assim, o processador pode executar uma resseleção de célula entre RATs para resselecionar para a célula 3G na etapa S508. A verificação de célula candidata 3G pode ser alcançada ao inspecionar se os critérios S difundidos pela informação de sistema por meio de uma célula 3G são satisfeitos. O processador alternativamente pode determinar se a RSCP ou Ec/NO monitoradas para a célula candidata 3G é maior que um limiar, por exemplo, -105 ou -15. O limiar pode refletir a capacidade do aparelho de comunicações, onde a Conexão RRC pode ser estabelecida de modo bem sucedido quando o nivel de potência monitorado do CPICH de uma célula 3G é maior que o limiar. Na modalidade, a função de pesquisa de célula aprimorada periódica pode ser incapacitada após se alojar provisoriamente em uma célula 3G para economia de energia na etapa S510.
Se for determinado que não existe célula 3G para a qual pode ser resselecionado na etapa S506, o processador pode tentar descobrir uma célula 2G adequada cuja classificação seja melhor que a da célula servidora. Se uma célula 2G como esta existir na etapa S512, o processador pode executar uma resseleção de célula dentro de RAT para resselecionar para a célula 2G na etapa S514. Se não, o processo pode retornar para a etapa S504 para executar o procedimento de pesquisa de célula aprimorado periódico. A resseleção de célula dentro de RAT é bem conhecida na técnica, e é descrita resumidamente a seguir. A figura 6 é um fluxograma ilustrando uma modalidade de um método para permanecer preferivelmente em células 3G quando o aparelho de comunicações atualmente está alojado provisoriamente em uma célula 3G de acordo com uma outra modalidade da invenção. Na modalidade, uma célula 3G está alojando provisoriamente como uma célula servidora na etapa S602. O aparelho de comunicações pode manter monitoramento da qualidade de sinal e/ou da intensidade de sinal da célula servidora. Ao observar que a célula servidora não pode mais ser usada na etapa S604, o processador (por exemplo, o processador 103 ou 203) pode executar um procedimento de pesquisa de célula aprimorado de uma vez na etapa S606 para descobrir uma ou mais células vizinhas 3G.
Após completar o total ou uma parte do procedimento de pesquisa de célula aprimorado, o processador pode verificar os resultados de pesquisa para determinar se existe qualquer célula 3G para a qual pode ser resselecionado na etapa 3608. Se assim, o processador pode resselecionar para a célula 3G na etapa 3610, de outro modo, o processador pode tentar descobrir uma célula 2G adequada cuja classificação seja melhor que a da célula servidora. Se uma célula 2G como esta existir, o processador pode executar uma resseleção de célula entre RATs para resselecionar para uma célula 2G na etapa S612. A figura 7 é um fluxograma ilustrando uma modalidade de um método para permanecer preferivelmente em células 3G quando o aparelho de comunicações atualmente está alojado provisoriamente em uma célula 2G de acordo com uma outra modalidade da invenção. Na modalidade, uma célula 2G está alojando provisoriamente como uma célula servidora na etapa S702. Independente de se a qualidade e/ou intensidade de sinal da célula 2G são/é boas/boa ou ruins/ruim, o processador (por exemplo, o processador 103 ou 203) pode executar um procedimento de pesquisa de célula aprimorado na etapa S704 para descobrir uma ou mais células vizinhas 3G, criando uma oportunidade mais cedo para resselecionar para uma célula 3G. Após completar o total ou uma parte do procedimento de pesquisa de célula aprimorado, o processador pode verificar os resultados de pesquisa para determinar se existe qualquer célula 3G para a qual pode ser resselecionado na etapa S706. Se assim, o processador pode executar uma resseleção de célula entre RATs para resselecionar para a célula 3G na etapa S708.
Se for determinado que não existe célula 3G para a qual pode ser resselecionado na etapa S706, o processador pode tentar descobrir uma célula 2G adequada cuja classificação seja melhor que a da célula servidora. Se uma célula 2G como esta existir na etapa S710, o processador pode executar uma resseleção de célula dentro de RAT para resselecionar para a célula 2G na etapa S712. Se não, o processo pode determinar para permanecer na célula 2G servidora original na etapa S714. Deve ser notado que, nas modalidades mostradas na figura 6 e na figura 7, o processador executa um procedimento de pesquisa de célula aprimorado de uma vez, em vez de um procedimento de pesquisa de célula aprimorado periódico, para reduzir consumo de energia de bateria. A figura 8 é um fluxograma ilustrando uma modalidade de um método para permanecer preferivelmente em células 3G quando o aparelho de comunicações atualmente está alojado provisoriamente em uma célula 3G de acordo também com uma outra modalidade da invenção. Na modalidade, uma célula 3G está alojando provisoriamente como uma célula servidora na etapa S802. O aparelho de comunicações pode manter monitoramento da qualidade de sinal e/ou da intensidade de sinal da célula servidora. Ao observar que a célula servidora não pode mais ser usada na etapa S804, o processador (por exemplo, o processador 103 ou 203) pode executar um procedimento de pesquisa de célula aprimorado periódico na etapa S806 para descobrir uma ou mais células vizinhas 3G.
Após completar o total ou uma parte do procedimento de pesquisa de célula aprimorado, o processador pode verificar os resultados de pesquisa para determinar se existe qualquer célula 3G para a qual pode ser resselecionado na etapa S808. Se assim, o processador pode resselecionar para a célula 3G na etapa S810. O processo pode então ir para o ponto de conexão A para se alojar provisoriamente na célula 3G como uma célula servidora e o processador pode manter monitoramento da qualidade de sinal e/ou da intensidade de sinal da célula servidora. Se não, o processador pode tentar descobrir uma célula 2G adequada cuja classificação seja melhor que a da célula servidora. Se uma célula 2G como esta existir, o processador pode executar uma resseleção de célula entre RATs para resselecionar para uma célula 2G na etapa S812. O processo pode então ir para o ponto de conexão B tal como mostrado na figura 9. A figura 9 é um fluxograma ilustrando uma modalidade de um método para permanecer preferivelmente em células 3G quando o aparelho de comunicações atualmente está alojado provisoriamente em uma célula 2G de acordo também com uma outra modalidade da invenção. Na modalidade, uma célula 2G está alojando provisoriamente como uma célula servidora na etapa S902. Independente de se a qualidade e/ou intensidade de sinal da célula 2G são/é boas/boa ou ruins/ruim, o processador (por exemplo, o processador 103 ou 203) pode executar um procedimento de pesquisa de célula aprimorado periódico na etapa S904 para descobrir uma ou mais células vizinhas 3G, criando uma oportunidade mais cedo para resselecionar para uma célula 3G. Após completar o total ou uma parte do procedimento de pesquisa de célula aprimorado, o processador pode verificar os resultados de pesquisa para determinar se existe qualquer célula 3G para a qual pode ser resselecionado na etapa S906. Se assim, o processador pode executar uma resseleção de célula entre RATs para resselecionar para a célula 3G na etapa S908. O processo pode então ir para o ponto de conexão A para se alojar provisoriamente na célula 3G como uma célula servidora, e o processador pode manter monitoramento da qualidade de sinal e/ou da intensidade de sinal da célula servidora.
Se for determinado que não existe célula 3G para a qual pode ser resselecionado na etapa S906, o processador pode tentar descobrir uma célula 2G adequada cuja classificação seja melhor que a da célula servidora. Se uma célula 2G como esta existir na etapa S910, o processador pode executar uma resseleção de célula dentro de RAT para resselecionar para a célula 2G na etapa S912. O processo pode então ir para o ponto de conexão B para se alojar provisoriamente na célula 2G como a célula servidora. Se não, o processo pode determinar para permanecer na célula 2G servidora original e o processo pode então retornar para a etapa S904 para executar um procedimento de pesquisa de célula aprimorado periódico para descobrir uma ou mais células vizinhas 3G, criando uma oportunidade mais cedo para resselecionar para uma célula 3G. Deve ser notado que, nas modalidades mostradas na figura 8 e na figura 9, a pesquisa de célula aprimorada periódica é capacitada após o aparelho de comunicações ser ligado, e permanecer ligado. Assim, não existe operação para incapacitar a pesquisa de célula aprimorada periódica não importando se o aparelho de comunicações está atualmente se alojando provisoriamente em uma célula 2G ou 3G, resultando em permanecer em células 3G desde que possível.
Além do mais, deve ser notado que, embora as modalidades indicadas anteriormente descrevam aplicações para o ambiente de modo duplo 2G/3G, os versados na técnica podem aplicar os métodos inventivos para os ambientes 2G/4G ou 2G/3G/4G com modificações pertinentes para assegurar que o aparelho de comunicações pode se alojar provisoriamente e permanecer nas células de uma RAT com a taxa de transferência de dados mais alta desde que possivel.
Embora a invenção tenha sido descrita por meio de vários exemplos e em termos de modalidade preferida, é para ser entendido que a invenção não está limitada às figuras 1 a 9. Ao contrário, ela é pretendida para abranger várias modificações e arranjos similares (tais como estariam aparentes para os versados na técnica). Portanto, deve ser concedido ao escopo das reivindicações anexas a mais ampla interpretação a fim de abranger todas as tais modificações e arranjos similares.
Uso de termos ordinais tais como "primeiro" e "segundo", etc., nas reivindicações para modificar um elemento de reivindicação não conota por si mesmo qualquer prioridade, precedência ou ordem de um elemento de reivindicação sobre um outro ou a ordem temporal em que procedimentos de um método são executados, mas são usados meramente como rótulos para distinguir um elemento de reivindicação tendo um certo nome de um outro elemento tendo o mesmo nome (se não fosse pelo uso do termo ordinal) para distinguir os elementos de reivindicação.
Embora a invenção tenha sido descrita a titulo de exemplo e em termos de modalidade preferida, é para ser entendido que a invenção não está limitada a isto. As pessoas que são qualificadas nesta tecnologia ainda podem fazer várias alterações e modificações sem divergir do escopo e espirito desta invenção. Portanto, o escopo da presente invenção deve ser definido e protegido pelas reivindicações a seguir e suas equivalências.
REIVINDICAÇÕES

Claims (22)

1. Aparelho de comunicações capaz de se comunicar com uma primeira rede sem fio pertencendo a uma primeira tecnologia de acesso via rádio (RAT) e com uma segunda rede sem fio pertencendo a uma segunda RAT tendo uma taxa de transmissão de dados maior que a da primeira RAT e atualmente se alojando provisoriamente em uma célula pertencendo à primeira RAT ou à segunda RAT, caracterizado pelo fato de que compreende: um processador, acoplado a pelo menos um transceptor de radiofrequência (RF) para receber ou transmitir sinais RF de ou para a primeira rede sem fio e a segunda rede sem fio, e pelo menos um dispositivo de processamento de banda base para processar sinais de banda base recebidos de ou transmitidos para a primeira rede sem fio e a segunda rede sem fio, em que o processador compreende pelo menos: uma primeira unidade lógica de processamento, executando um procedimento de pesquisa de célula aprimorado por meio do transceptor RF para descobrir uma ou mais células pertencendo à segunda RAT e tendo intensidade de sinal mais forte que e/ou qualidade de sinal melhor que um limiar predeterminado, as quais não estão incluídas em uma lista de células vizinhas de difusão; e uma segunda unidade lógica de processamento, determinando uma célula adequada dentre a uma ou mais células e executando um procedimento de resseleção de célula para se alojar provisoriamente na célula adequada.
2. Aparelho de comunicações, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira unidade lógica de processamento executa o procedimento de pesquisa de célula aprimorado ao executar varredura de frequência em uma ou mais bandas de frequência predeterminadas, e em que uma rede pública móvel terrestre registrada (RPLMN) fornece serviços de comunicações sem fio em uma ou em uma combinação de uma ou mais bandas de frequência predeterminadas.
3. Aparelho de comunicações, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira unidade lógica de processamento executa o procedimento de pesquisa de célula aprimorado de acordo com uma lista de frequências RPLMN compreendendo informação com relação a todas as bandas de frequência em que uma RPLMN fornece serviços de comunicações sem fio.
4. Aparelho de comunicações, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira unidade lógica de processamento executa o procedimento de pesquisa de célula aprimorado periodicamente.
5. Aparelho de comunicações, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira unidade lógica de processamento executa o procedimento de pesquisa de célula aprimorado pelo menos uma vez.
6. Aparelho de comunicações, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o limiar predeterminado é uma ou uma combinação de intensidade de sinal e qualidade de sinal da célula que atualmente aloja provisoriamente.
7. Aparelho de comunicações, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, quando a célula que atualmente aloja provisoriamente pertence à primeira RAT, uma prioridade de executar o procedimento de pesquisa de célula aprimorado é maior que uma prioridade de executar um procedimento de pesquisa de célula normal para descobrir uma ou mais células pertencendo à primeira RAT.
8. Aparelho de comunicações, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, quando a célula que atualmente aloja provisoriamente pertence à primeira RAT, a primeira unidade lógica de processamento executa o procedimento de pesquisa de célula aprimorado independente de se a intensidade de sinal e/ou a qualidade de sinal da célula que atualmente aloja provisoriamente foram/foi reduzidas/reduzida.
9. Aparelho de comunicações, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, quando a célula que atualmente aloja provisoriamente pertence à primeira RAT, a primeira unidade lógica de processamento executa o procedimento de pesquisa de célula aprimorado para descobrir uma ou mais células tendo intensidade de sinal mais forte que e/ou qualidade de sinal melhor que o limiar predeterminado, independente de se a intensidade de sinal da(s) célula(s) é mais forte que e/ou a qualidade de sinal da(s) célula(s) é melhor que aquela da célula que atualmente aloja provisoriamente.
10. Aparelho de comunicações, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, quando a célula que atualmente aloja provisoriamente pertence à segunda RAT e quando uma intensidade de sinal e/ou uma qualidade de sinal da célula que atualmente aloja provisoriamente foram/foi reduzidas/reduzida, a primeira unidade lógica de processamento executa o procedimento de pesquisa de célula aprimorado antes de resselecionar para uma outra célula adequada pertencendo à primeira RAT.
11. Aparelho de comunicações, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, quando a célula que atualmente aloja provisoriamente pertence à segunda RAT, a primeira unidade lógica de processamento executa o procedimento de pesquisa de célula aprimorado antes de executar um procedimento de medição para medir intensidade de sinal e/ou qualidade de sinal de uma ou mais células pertencendo à primeira RAT.
12. Método para um aparelho de comunicações preferivelmente se alojar provisoriamente e permanecer em uma célula pertencendo a uma tecnologia de acesso via rádio (RAT) de alta taxa de transmissão de dados, em que o aparelho de comunicações é capaz de se comunicar com uma primeira rede sem fio pertencendo a uma primeira RAT e com uma segunda rede sem fio pertencendo a uma segunda RAT tendo uma taxa de transmissão de dados maior que a da primeira RAT e atualmente se aloja provisoriamente em uma célula pertencendo à primeira RAT ou à segunda RAT, caracterizado pelo fato de que compreende: executar um procedimento de pesquisa de célula aprimorado via um transceptor RF do aparelho de comunicações por meio de um processador do aparelho de comunicações para descobrir uma ou mais células pertencendo à segunda RAT tendo intensidade de sinal mais forte que e/ou qualidade de sinal melhor que um limiar predeterminado, as quais não estão incluídas em uma lista de células vizinhas de difusão; determinar por meio do processador uma célula adequada dentre uma ou mais células; e executar por meio do processador um procedimento de resseleção de célula para se alojar provisoriamente na célula adequada.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a etapa de executar o procedimento de pesquisa de célula aprimorado compreende executar uma varredura de frequência em uma ou mais bandas de frequência predeterminadas, e em que uma rede pública móvel terrestre registrada (RPLMN) do aparelho de comunicações, com a qual o aparelho de comunicações está registrado, fornece serviços de comunicações sem fio em uma ou em uma combinação das bandas de frequência predeterminadas.
14. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o procedimento de pesquisa de célula aprimorado é pré-formado com base em uma lista de frequências RPLMN compreendendo informação com relação a todas as bandas de frequência de uma RPLMN, e em que o aparelho de comunicações está registrado com a RPLMN e a RPLMN fornece serviços de comunicações sem fio em uma ou em uma combinação das bandas de frequência.
15. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o procedimento de pesquisa de célula aprimorado é pré-formado periodicamente.
16. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o procedimento de pesquisa de célula aprimorado é pré-formado pelo menos uma vez.
17. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o limiar predeterminado é uma ou uma combinação da intensidade de sinal e qualidade de sinal da célula que atualmente aloja provisoriamente.
18. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que, quando a célula que atualmente aloja provisoriamente pertence à primeira RAT, o procedimento de pesquisa de célula aprimorado é executado antes de um procedimento de pesquisa de célula normal para descobrir uma ou mais células pertencendo à primeira RAT.
19. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que, quando a célula que atualmente aloja provisoriamente pertence à primeira RAT, o procedimento de pesquisa de célula aprimorado é executado independente de se a intensidade de sinal e/ou a qualidade de sinal da célula que atualmente aloja provisoriamente foram/foi reduzidas/reduzida.
20. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que, quando a célula que atualmente aloja provisoriamente pertence à primeira RAT, o procedimento de pesquisa de célula aprimorado é executado para descobrir uma ou mais células que têm intensidade de sinal mais forte que e/ou qualidade de sinal melhor que o limiar predeterminado, independente de se a intensidade de sinal da(s) célula(s) é mais forte que e/ou a qualidade de sinal da(s) célula(s) é melhor que aquela da célula que atualmente aloja provisoriamente.
21. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que, quando a célula que atualmente aloja provisoriamente pertence à segunda RAT e quando a intensidade de sinal e/ou a qualidade de sinal da célula que atualmente aloja provisoriamente foram/foi reduzidas/reduzida, o procedimento de pesquisa de célula aprimorado é executado antes de resselecionar uma outra célula adequada pertencendo à primeira RAT.
22. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que, quando a célula que atualmente aloja provisoriamente pertence à segunda RAT, o procedimento de pesquisa de célula aprimorado é executado antes de executar um procedimento de medição para medir a intensidade de sinal e/ou qualidade de sinal de uma ou mais células pertencendo à primeira RAT.
BR102012033408A 2012-03-23 2012-12-27 métodos para preferivelmente se alojar provisoriamente e permanecer em uma célula pertencendo a uma rat de alta taxa de transmissão de dados e aparelhos de comunicações utilizando os mesmos BR102012033408A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201261615050P 2012-03-23 2012-03-23
US13/604,375 US20130252614A1 (en) 2012-03-23 2012-09-05 Methods for preferably camping on and staying in a cell belonging to a high data transmission throughput rat and communications apparatuses utilizing the same

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012033408A2 true BR102012033408A2 (pt) 2015-10-06

Family

ID=49212285

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012033408A BR102012033408A2 (pt) 2012-03-23 2012-12-27 métodos para preferivelmente se alojar provisoriamente e permanecer em uma célula pertencendo a uma rat de alta taxa de transmissão de dados e aparelhos de comunicações utilizando os mesmos

Country Status (2)

Country Link
US (1) US20130252614A1 (pt)
BR (1) BR102012033408A2 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2014028555A1 (en) * 2012-08-14 2014-02-20 Apple Inc. Methods and apparatus for radio link imbalance compensation
US9516694B2 (en) * 2013-06-25 2016-12-06 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for inter radio access technology (IRAT) cell reselection
WO2015154300A1 (en) * 2014-04-11 2015-10-15 Nokia Solutions And Networks Oy A method, apparatus and system
US20150382285A1 (en) * 2014-06-26 2015-12-31 Qualcomm Incorporated Other radio access technology search inside a gsm tune-away gap in multi-sim devices
EP3062559B1 (en) * 2015-02-24 2019-10-09 Nash Innovations GmbH Apparatus, method and computer program for a transceiver of a mobile communication system
US10716059B2 (en) 2015-07-16 2020-07-14 Apple Inc. Intelligent PLMN selection for link budget limited wireless devices
US10021673B2 (en) * 2016-03-25 2018-07-10 Apple Inc. Mechanisms for optimizing communications band selection depending on ongoing quality of service

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7970429B2 (en) * 2003-10-24 2011-06-28 Research In Motion Limited Methods and apparatus for selecting a base station transceiver system based on service communication type
US8320909B2 (en) * 2010-06-24 2012-11-27 Apple Inc. Expanded cell search and selection in a mobile wireless device
US9241293B2 (en) * 2010-11-16 2016-01-19 Apple Inc. Cell reselection using access point information
US8848660B2 (en) * 2011-03-22 2014-09-30 Amazon Technologies, Inc. Preferred PLMN list for faster service acquisition

Also Published As

Publication number Publication date
US20130252614A1 (en) 2013-09-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102013003220A2 (pt) tunelamento expresso de pci acima de uma interconexão de e/s de multiprotocolo
EP3528543B1 (en) Cell reselection method and apparatus
US9843980B2 (en) Method and apparatus for cell reselection
US20200068460A1 (en) Priority measurement rules for channel measurement occasions
BR102012033408A2 (pt) métodos para preferivelmente se alojar provisoriamente e permanecer em uma célula pertencendo a uma rat de alta taxa de transmissão de dados e aparelhos de comunicações utilizando os mesmos
US9288723B2 (en) Apparatus, computer programs and methods for enabling filtering of neighbor cells or frequencies
KR101606245B1 (ko) 폐쇄형 가입자 그룹에 인바운드 이동성을 제공하기 위한 pci 혼동을 해결하는 방법 및 장치
US8805288B2 (en) Reporting and use of user equipment measurement event confidence level
CN106465218B (zh) 用户装置、基站、小区选择控制方法以及参数发送方法
WO2019144399A1 (zh) 一种小区重选方法及装置、计算机存储介质
CN113873602B (zh) 小区选择的方法、终端设备和网络设备
KR20190006959A (ko) 유저장치, 기지국 및 측정 방법
KR20070079633A (ko) 이종망을 가지는 이동통신 시스템에서 셀 선택 장치 및방법
US9258752B2 (en) Methods for determining whether to perform cell measurement on a predetermined neighbor cell and for ping-pong avoidance during cell reselection and communication apparatus utilizing the same
WO2014012385A1 (zh) 移动性管理的方法和设备
CN103327577A (zh) 驻留以及保持在小区的方法及其通信装置
US9877248B2 (en) Methods for efficient wireless communications and communication apparatus utilizing the same
US20150024759A1 (en) Cell Selection Techniques for Femtocell Measurements
US20140242987A1 (en) Radio communication devices and methods for controlling a radio communication device
US20230092882A1 (en) Method to get a ue into service on prioritised rat after out of service detection
CN118265103A (en) Cell selection method, device, user equipment and storage medium

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements