BR102012030511A2 - Nivelador de revestimento cerâmico para pisos conjugado com estabilizador de nivelamento de revestimento cerâmico - Google Patents
Nivelador de revestimento cerâmico para pisos conjugado com estabilizador de nivelamento de revestimento cerâmico Download PDFInfo
- Publication number
- BR102012030511A2 BR102012030511A2 BR102012030511A BR102012030511A BR102012030511A2 BR 102012030511 A2 BR102012030511 A2 BR 102012030511A2 BR 102012030511 A BR102012030511 A BR 102012030511A BR 102012030511 A BR102012030511 A BR 102012030511A BR 102012030511 A2 BR102012030511 A2 BR 102012030511A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- ceramic
- level
- floor
- clamp
- annular base
- Prior art date
Links
Landscapes
- Finishing Walls (AREA)
- Floor Finish (AREA)
Abstract
NIVELADOR DE REVESTIMENTO CERÂMICO PARA PISOS CONJUGADO COM ESTABILIZADOR DE NIVELAMENTO DE REVESTIMENTO CERÂMICO. Patente de invenção para um dispositivo para nivelamento e estabilização do nivelamento de revestimento cerâmico em geral, inclusive do tipo azulejo, porcelanato de tamanhos e espessuras variados, destinados ao setor de ferramentas, acessórios e dispositivos auxiliares à construção civil, tendo base anelar (1) ser compreendida por abertura central (1.1) para acoplar um grampo (2) com formato de trave, com haste superior (2.1) solidária e perpendicular com as hastes verticais (2.2) compreendendo travas (2.3) projetadas perpendicular e opostamente, nos extremos inferiores das hastes verticais (2.2).
Description
"NIVELADOR DE REVESTIMENTO CERÂMICO PARA PISOS CONJUGADO COM ESTABILIZADOR DE NIVELAMENTO DE REVESTIMENTO CERÂMICO"
A presente patente de invenção compreende um dispositivo para nivelamento e estabilização do nivelamento de revestimento cerâmico em geral, inclusive do tipo azulejo, porcelanato de tamanhos e espessuras variados, destinado ao setor de ferramentas, acessórios e dispositivos auxiliares à construção civil.
O crescente aumento da demanda de imóveis bem como da agilidade da mão de obra na construção civil exigem materiais, ferramentas e dispositivos que automatizem, produzam ou apenas auxiliem nas operações de construção civil, do preparo do terreno, fundamento, elevação de paredes, cobertura, fechamento de aberturas, acabamento de paredes e pisos. O revestimento cerâmico para pisos, em especial, é onde ocorrem os maiores problemas decorrentes da inexperiência do operário ou da falta de ferramentas para sua correta instalação e, obviamente, a qualidade do revestimento cerâmico, piso, parede, argamassa e rejunte se incluem nessa lista. Um piso rústico, se irregular, não fica tão visível, mas um desnivelamento em local de tráfego intenso, certamente apresentará acumulo de poeira e água, quando for lavado, por exemplo. Com a qualidade cada vez mais evidente em revestimento cerâmico, como em mármores e granitos e em porcelanatos, que são produtos de face extremamente nivelada e plana, a montagem em desnível entre as peças ficará evidente e pode ocasionar acidentes aos transeuntes, bem como parada de água e afins.
Dispositivos para nivelamento de pisos emparelhados,
não são novidade.
Uma pesquisa mais ampla, em bases internacionais, retorna alguns documentos, como US4,503,654 de 24 de setembro de 1982, intitulado METHOD AND APPARATUS FOR LAYING TILE que referencia a um processo e aparelho para a construção de uma superfície a partir de uma pluralidade de pisos similares poligonais em que o piso tiver aposto a 50% dos seus lados de um ou mais elementos distanciadores, cada membro espaçador tendo uma base plana e uma flange retangular que atravessa a base, os referidos elementos espaçadores serem seguramente fixado à face traseira do piso ou para a base plana de uma reentrância na referida base, com a flange do elemento de espaçamento que descansa contra o lado do pisos. O piso é colocado sobre um leito de cimento molhado com uma porção que se projeta do membro espaçador sobre a superfície do leito. Um segundo ladrilho é colocado em cima da cama, de modo que a face traseira do piso vai assentar sobre a base de um membro espaçador afixada ao primeiro piso com um dos lados do segundo piso, descansando contra o flange do dito 5 elemento espaçador. Pisos sucessivos são, então, assentados sobre a referida cama, com as suas faces posteriores que descansam sobre a base de um membro espaçador de um piso adjacente e do lado do piso descansando contra o flange do elemento de espaçamento.
Como se depreende do descritivo, o US4,503,654 cita a necessidade de um rebaixo como meio de travamento do dispositivo, previsto na face inferior do piso, junto ao bordo, visando um alinhamento entre os pisos, com base nesse rebaixo.
Encontrou-se o documento US4,953,341 de 14 de agosto de 1989, intitulado SPACERS FOR LAYING TILE AND METHOD OF USE, que trata de 15 um elemento de espaçamento de peça única para a inserção entre os espaços entre os pisos de espaçamento uniforme dos ladrilhos. 0 elemento espaçador compreende uma pluralidade de pernas que se estendem radialmente a partir de uma junção comum, com as pernas ser formada com cantos chanfrados, que facilitam a sua remoção do material adesivo entre as placas, uma vez que o adesivo tenha curado. A invenção também com20 preende integralmente formadas hastes cilíndricas ou em forma de U, que se estendem a partir da superfície do elemento de espaçador e que ajuda na colocação e remoção do mesmo. A invenção também compreende o método de usar o elemento espaçador ao espaço e alinhar os pisos.
O inconveniente do dispositivo apresentado em US4,503,654 reside na necessidade de uma ferramenta para sua retirada e que, ainda sim, se apresenta complexa, podendo acarretar em danos aos pisos.
O documento US5,603,195 de 26 de abril de 1996, intitulado METHOD AND APPARATUS FOR LAYING TILE, evidencia um sistema de montagem de pisos de cerâmica de pedra ou de outro material apropriado para a parede ou corpo de suporte diferente. O sistema inclui um engate para o piso e um componente de alinhamento. O membro de engate do piso inclui três porções substancialmente mutuamente ortogonais, incluindo uma porção de face posterior envolvente adaptado para engatar as faces posteriores dos pisos adjacentes, uma porção que se prolonga para além da extensão e espaçada a partir das faces frontais dos azulejos adjacentes e, uma porção de ligação que se estende entre os ladrilhos adjacentes e, ligando a porção de face posterior envolvente à porção que se prolonga. O componente de alinhamento compreende uma cunha e inclui uma ranhura no seu interior para receber a porção de ligação e é adaptado para ser deslizado entre as faces anteriores dos pisos e a porção que se estende do azulejo engate para alinhar as faces anteriores dos azulejos.
Este dispositivo descreve uma porção superior perpendicular a uma porção inferior, sugerindo um meio de nivelamento e de retirada do dispositivo, após a cura da argamassa do piso. Porém aventa-se duas vertentes, sendo que o dispositivo pode ter a porção inferior solidaria com a argamassa, de tal forma que seja difícil e até impossível sua retirada, se fabricado em material rígido, como metal. Caso seja fabricado em material plástico, pode haver prejuízo para a precisão de nivelamento, podendo o dispositivo se romper, exigindo a retirada de pisos para aplicação de novo dispositivo. Outro fator reside na fabricação do dispositivo, encarecendo o produto final, bem como a complexidade da forma da cunha, exigindo um recorte central.
Não diferente dos demais documentos, o US6,625,951 de 10 de dezembro de 2001, intitulado FLOOR LAYING AND LEVELING SYSTEM, pretere a um sistema para a colocação e distribuição de um piso de superfície, ou seja, no interior ou andar pátio ou via, em que o sistema baseia-se na utilização de inserções incorporadas dentro do adesivo para fixar o piso. Uma inserção preferida é um único membro de plástico, de preferência, circular em configuração, e contendo pluralidade de aberturas para receber e fixar o inserto no adesivo. Opcionalmente, divisores removíveis espaço pode ser fornecido onde os divisores de espaço são inicialmente posicionados nas aberturas para os pisos adjacentes de espaçamento, em seguida, removido para permitir fechamento dos espaços. Como alternativa, o elemento insertado pode ser um membro de duas peças que podem ser verticalmente ajustado, se necessário, para assegurar um nível de substrato e, consequentemente, um nível de superfície.
Este último mescla um alinhador com espaçador de piso e, tal como o primeiro documento, enseja o alinhamento pela sobreposição, meramente, do piso sobre sua superfície, podendo apresentar desnivelamento dos pisos, ao longo de uma pluralidade de alinhamentos.
O inventor pesquisou e desenvolveu o presente dispositivo, ora intitulado NIVELADOR DE REVESTIMENTO CERÂMICO PARA PISOS CONJUGADO COM ESTABILIZADOR DE NIVELAMENTO DE REVESTIMENTO CERÂMICO compreendido por base anelar, grampo de aço mola e duas cunhas. Destina-se a auxiliar na montagem, alinhamento e travamento de alinhamento e montagem de revestimento cerâmico para pisos. O revestimento cerâmico é colocado sobre um leito de argamassa, aplicando-se a base anelar, juntamente com o grampo que descreve formato "U" invertido com travas projetada perpendicularmente para, quando pressionada a porção mediana das hastes verticais do grampo, o largo do grampo é reduzido, permitindo que as travas transpassem a base anelar e, ao liberar o grampo, as travas são projetadas para os lados e impedem a retirada do grampo para cima. Um segundo ladrilho é colocado em cima do leito, de modo que a face traseira do piso vai assentar sobre a base anelar afixada ao primeiro revestimento cerâmico, tendo as faces laterais, coincidentes, dos revestimentos cerâmicos adjacentes, tangenciada com a haste vertical do grampo, cujo comprimento excede a espessura do revestimento cerâmico, permitindo que uma primeira cunha seja posicionada e, caso a espessura do piso aplicado seja muito reduzida, aplica-se uma segunda cunha, em posição espelhada a primeira. Após a cura da argamassa, as cunhas são retiradas e, manualmente ou com uso de um alicate bico, alicate bomba d'água ou outra ferramenta, é procedida a retirada do grampo, pressionando-se as hastes laterais, até que as travas se aproximem o suficiente para transpassar a base anelar que fica solidária com a argamassa e a montagem dos revestimento cerâmico para pisos.
Para montagem de revestimentos cerâmicos de tamanho até 60x60cm, utiliza-se um dispositivo em cada extremidade e, para montagem de revestimentos cerâmicos maiores utiliza-se um dispositivo adicional no vão central, reduzindo problemas de alinhamento pela variação de nivelamento da própria peça.
Pelo exposto, nota-se a diferenciação entre o dispositivo proposto e os demais existentes, antes elencados, tendo em vista que estes não permite reutilização, gerando lixo pela necessidade de rompimento de parte do dispositivo para dar prosseguimento ao acabamento do revestimento cerâmico com aplicação de rejunte, enquanto no proposto, a base anelar se funde a argamassa e o grampo e cunhas são reutilizáveis.
A seguir o objeto desta solicitação de patente será detalhado, inclusive com referencias numéricas conjuntas a descrição que se segue, sem pretender a restrição quanto às proporções e materiais, eventualmente, utilizados na sua fabricação industrial, onde:
A figura 1 é uma vista superior, em perspectiva, do dispositivo e seus componentes, montados;
A figura 2 é uma vista superior, em perspectiva explodida, do dispositivo e seus componentes;
A figura 3 é uma vista inferior, em perspectiva, do dispositivo e seus componentes, montados, ilustrando o travamento e acoplamento de todos os componentes;
A figura 4 é uma vista superior, ortogonal, da base
anelar e o grampo, acoplados;
A figura 5 vista o corte A-A da figura 4;
As figuras 6 e 7 são vistas em perspectiva, respectivamente, superior e inferior, ilustrando o acoplamento entre o grampo e a base anelar;
As figuras 8 e 9 são vistas em perspectiva, respectivamente, superior e inferior, ilustrando o desengate entre o grampo e a base anelar;
A figura 10 ilustra o desengate, manual, do grampo afim de retira-lo da base anelar, tendo o dispositivo posicionado em um revestimento cerâmico;
A figura 11 ilustra o dispositivo posicionado em um revestimento cerâmico, com o acoplamento entre o grampo e a base anelar;
A figura 12 ilustra o dispositivo posicionado entre dois revestimentos cerâmicos, adjacentes, com o grampo exposto em forma de trave e a base anelar ocultada;
A figura 13 ilustra o posicionamento de uma primeira cunha, adentro da trave do grampo exposto; A figura 14 ilustra o posicionamento de uma primeira e segunda cunha, adentro da trave do grampo exposto, promovendo o alinhamento dos revestimentos adjacentes, bem como o travamento desse alinhamento, com o tracionamento, em sentidos coincidentes, das cunhas;
A figura 15 ilustra o posicionamento de dois dispositivos para o alinhamento dos revestimentos adjacentes, bem como o travamento desse alinhamento, com o tracionamento, em sentidos coincidentes, das cunhas;
A figura 16 é uma vista em perspectiva inferior, ilustrando o posicionamento da base anelar para o alinhamento dos revestimentos adjacentes.
De acordo com as figuras acima elencadas, o NIVELADOR DE REVESTIMENTO CERÂMICO PARA PISOS CONJUGADO COM ESTABILIZADOR DE NIVELAMENTO DE REVESTIMENTO CERÂMICO, objeto maior desta solicitação de patente compreende uma base anelar(l), grampo (2) de aço mola, cunha inferior (3) e cunha superior (4). O grampo (2) de aço mola descreve formato de trave, com haste superior (2.1) solidária com as hastes verticais (2.2), dispondo um "U" invertido com travas (2.3) projetadas perpendicular e opostamente, nos extremos inferiores das hastes verticais (2.2). Dito grampo tem a haste superior (2.1) com comprimento igual ou maior que o diâmetro interno da abertura central (1.1) da base anelar(l), exigindo que o operador pressione ver figura 10 - a porção mediana das hastes verticais (2.2), manualmente com os dedos indicador (5) e polegar (6) ou fazendo uso de um alicate de bico, alicate bomba d'água ou outra ferramenta- não ilustrados. Montado - ver figuras 6 e 7 - o grampo (2) na abertura central (1.1), a base anelar(l) é posicionada - ver figura 16 - sob o revestimento cerâmico (7) e sobre a argamassa previamente aplicada ao piso ou parede, de forma que as hastes verticais (2.2) do grampo (2) fiquem recostadas, tangencialmente, na face lateral (7.1) do revestimento (7).
Um segundo revestimento (7.2) é colocado em cima da argamassa, adjacente ao primeiro piso (7), tendo a face adjacente assentada sobre a base anelar(l), tangenciada com a haste vertical (2.2) do grampo (2). O travamento é providenciado com o posicionamento - ver figura 13 - de uma primeira cunha, inferior (3) sobre a face superior do revestimento cerâmico, adentro do grampo (2), sob a haste superior (2.1), tangencialmente, preferentemente. Caso a espessura do piso seja reduzida, fazendo com que a maior altura da cunha inferior (3) não sobre ponha a distancia (dl) entre a haste superior (2.1) e a face superior do revestimento cerâmico, aplica-se - ver figura 14 - uma segunda cunha, superior (4), em posição espelhada a primeira, de forma que o tracionamento entre as cunhas (3 e 4), empurre a haste superior (2.1) para cima, tracionando a base anelar(l) contra a face inferior dos revestimentos cerâmicos (7 e 7.2). Após a cura da argamassa, as cunhas (3 e 4) são retiradas e, manualmente com os dedos indicador (5) e polegar (6) ou fazendo uso de um alicate de bico, alicate bomba d'água ou outra ferramenta- não ilustrados, é procedida a retirada do grampo (2), pressionando-se as hastes laterais (2.2), até que as travas (2.3) se aproximem o suficiente - ver figuras 8 e
9 - para transpassar a abertura central (1.1) da base anelar(l).
Claims (4)
1. "NIVELADOR DE REVESTIMENTO CERÂMICO PARA PISOS CONJUGADO COM ESTABILIZADOR DE NIVELAMENTO DE REVESTIMENTO CERÂMICO", um dispositivo compreendendo uma base para nivelamento e estabilização do nivelamento de revestimento cerâmico em geral utilizando cunha, inclusive do tipo azulejo, porcelanato de tamanhos e espessuras variados, destinado ao setor de ferramentas, acessórios e dispositivos auxiliares à construção civil, caracterizada pelo fato de a base anelar(l) ser compreendida por abertura central (1.1) para acoplar um grampo (2) com formato de trave, com haste superior (2.1) solidária e perpendicular com as hastes verticais (2.2) compreendendo travas (2.3) projetadas perpendicular e opostamente, nos extremos inferiores das hastes verticais (2.2).
2. "NIVELADOR DE REVESTIMENTO CERÂMICO PARA PISOS CONJUGADO COM ESTABILIZADOR DE NIVELAMENTO DE REVESTIMENTO CERÂMICO", de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o grampo (2) ser fabricado em arame de aço mola;
3. "NIVELADOR DE REVESTIMENTO CERÂMICO PARA PISOS CONJUGADO COM ESTABILIZADOR DE NIVELAMENTO DE REVESTIMENTO CERÂMICO", de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de a haste superior (2.1) ter comprimento igual ou maior que o diâmetro interno da abertura central (1.1) da base anelar(l);
4. "NIVELADOR DE REVESTIMENTO CERÂMICO PARA PISOS CONJUGADO COM ESTABILIZADOR DE NIVELAMENTO DE REVESTIMENTO CERÂMICO", um dispositivo compreendendo uma base para nivelamento e estabilização do nivelamento de revestimento cerâmico em geral utilizando cunha, inclusive do tipo azulejo, porcelanato de tamanhos e espessuras variados, destinado ao setor de ferramentas, acessórios e dispositivos auxiliares à construção civil, caracterizada pelo fato de compreender operação de montagem do grampo (2) na abertura central (1.1) da base anelar(l), pressionando-se a porção mediana das hastes verticais (2.2), e o posicionamento da dita base anelar(l) sob o revestimento cerâmico (7) e sobre a argamassa previamente aplicada ao piso ou parede, de forma que as hastes verticais (2.2) do grampo (2) fiquem recostadas, tangencialmente, na face lateral (7.1) do revestimento (7); compreende a montagem de um segundo revestimento (7.2), sobre a argamassa, adjacente ao primeiro piso (7), tendo a face adjacente assentada sobre a base anelar(l), tangenciada com a haste vertical (2.2) do grampo (2); compreende travamento entre o dispositivo e os revestimento (7 e 7.2), posicionando-se uma primeira cunha, inferior (3) sobre a face superior do revestimento cerâmico, adentro do grampo (2), sob a haste superior (2.1), tangencialmente, preferentemente; compreende travamento entre o dispositivo e os revestimento (7 e 7.2), aplicando-se uma segunda cunha, superior (4), tracionando-se as cunhas (3 e 4); compreende operação de retirada das cunhas (3 e 4) e a retirada do grampo (2), pressionando-se as hastes laterais (2.2), até que as travas (2.3) se aproximem o suficiente para transpassar a abertura central (1.1) da base anelar(l).
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102012030511A BR102012030511A2 (pt) | 2012-11-30 | 2012-11-30 | Nivelador de revestimento cerâmico para pisos conjugado com estabilizador de nivelamento de revestimento cerâmico |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102012030511A BR102012030511A2 (pt) | 2012-11-30 | 2012-11-30 | Nivelador de revestimento cerâmico para pisos conjugado com estabilizador de nivelamento de revestimento cerâmico |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102012030511A2 true BR102012030511A2 (pt) | 2014-09-09 |
Family
ID=51483725
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102012030511A BR102012030511A2 (pt) | 2012-11-30 | 2012-11-30 | Nivelador de revestimento cerâmico para pisos conjugado com estabilizador de nivelamento de revestimento cerâmico |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR102012030511A2 (pt) |
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN105604303A (zh) * | 2015-12-22 | 2016-05-25 | 浙江亚厦装饰股份有限公司 | 墙面找平件安装辅助装置 |
-
2012
- 2012-11-30 BR BR102012030511A patent/BR102012030511A2/pt not_active IP Right Cessation
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN105604303A (zh) * | 2015-12-22 | 2016-05-25 | 浙江亚厦装饰股份有限公司 | 墙面找平件安装辅助装置 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US10995486B2 (en) | Load transfer plate and load transfer plate pocket and method of employing same | |
AU2015205943B2 (en) | Dowel sleeves | |
US8066247B2 (en) | Modular shoring assembly with length adjustable support | |
US6926463B2 (en) | Disk plate concrete dowel system | |
CA2282301C (en) | Forming device for settable fluids for use in construction | |
US7837174B2 (en) | Modular formwork wall with dovetail joint connectors | |
CA3068904C (en) | Method for producing a ceiling element and ceiling formwork | |
IT202000012022A1 (it) | Dispositivo distanziatore livellante | |
US11266562B1 (en) | Tactile tiles and installation methods | |
BR102012030511A2 (pt) | Nivelador de revestimento cerâmico para pisos conjugado com estabilizador de nivelamento de revestimento cerâmico | |
US20160060885A1 (en) | Support bracket and method for temporary guard railing | |
KR20150033110A (ko) | 거푸집 체결구조 | |
KR102328220B1 (ko) | 거푸집 연결장치 | |
US12030213B2 (en) | Form frame for concrete footing having means to prevent movement between forms and positioning of reinforcement members | |
KR20150098771A (ko) | 가설 난간용 지주 | |
AU2014233554A1 (en) | Method and apparatus for forming concrete slabs | |
CA3010008A1 (en) | Concrete form system and method | |
AU2008207694A1 (en) | Ferrule Supports and Locators for Ferrule Supports | |
TW202120785A (zh) | 建築用模板 | |
NZ794464A (en) | Load transfer plate pocket and method of employing same | |
KR20190129301A (ko) | 콘크리트 벽체 모서리 시공용 면귀 | |
WO2000073603A1 (en) | Aligning brace | |
BR102014014346A2 (pt) | peça acoplável para montagem de fôrmas de conformação de vigas em estruturas de concreto |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B08F | Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE. |
|
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] |