BR102012028689A2 - sensor de detecção de pessoas, processo de aquisição e análise de imagens de sensor e processo de gerenciamento de sensor - Google Patents

sensor de detecção de pessoas, processo de aquisição e análise de imagens de sensor e processo de gerenciamento de sensor Download PDF

Info

Publication number
BR102012028689A2
BR102012028689A2 BR102012028689A BR102012028689A BR102012028689A2 BR 102012028689 A2 BR102012028689 A2 BR 102012028689A2 BR 102012028689 A BR102012028689 A BR 102012028689A BR 102012028689 A BR102012028689 A BR 102012028689A BR 102012028689 A2 BR102012028689 A2 BR 102012028689A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
image
processing
load
people detection
user
Prior art date
Application number
BR102012028689A
Other languages
English (en)
Inventor
Jorge Luis Demoliner
Original Assignee
Exatron Indústria Eletrônica Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Exatron Indústria Eletrônica Ltda filed Critical Exatron Indústria Eletrônica Ltda
Priority to BR102012028689A priority Critical patent/BR102012028689A2/pt
Publication of BR102012028689A2 publication Critical patent/BR102012028689A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06VIMAGE OR VIDEO RECOGNITION OR UNDERSTANDING
    • G06V40/00Recognition of biometric, human-related or animal-related patterns in image or video data
    • G06V40/10Human or animal bodies, e.g. vehicle occupants or pedestrians; Body parts, e.g. hands
    • G06V40/103Static body considered as a whole, e.g. static pedestrian or occupant recognition
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F3/00Input arrangements for transferring data to be processed into a form capable of being handled by the computer; Output arrangements for transferring data from processing unit to output unit, e.g. interface arrangements
    • G06F3/002Specific input/output arrangements not covered by G06F3/01 - G06F3/16
    • G06F3/005Input arrangements through a video camera

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Human Computer Interaction (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Geophysics And Detection Of Objects (AREA)

Abstract

sensor de detecção de pessoas por análise de imagens para controle de cargas elétricas, processo de aquição e análise de imagens para detecção de pessoas e processo de gerenciamento de sensor de detecção de pessoas. o sensor de detecção de pessoas compreende os seguintes componentes: fonte de alimentação (a); módulo de captura de imagem (b) que executa a aquisição da imagem; pré-amplificador (c) que trata e amplifica o sinal para processamento (h); memória (d) que armazena as matrizes de pixels das imagens; controle de carga (e) que amplica os níveis lógicos aos níveis de potência á carga; controle de sinalizações (f) que transmite o read out do processamento (h) através de sinalizações luminosas; ajustes do usuário (g) que executa a interface dos ajustes realizados pelo usuário para definição do método de operação do sesor; processamento (h) que compreende um processador digital (h1), um conversor analógico-digital (h2), um registro de sequência (h3), um decoder de endereço (h4), um driver de clock (h5), um conversor analógico-digital (h6) e um conversor digital-analógico (h7). o processo de aquisição e análise de imagens para detecção de pessoas compreende as seguintes operações: aquisição da imagem (i):controle periódico do disparo do módulo de captura de imagem; vetorização de imagem (ii): composição de uma matriz bidimensional que organiza e setoriza os pixels da imagem adquirida; subtração do fundo da imagem (iii): extrai o fundo da imagem a partir da anulação de pixels inalterados dentro de uma periodicidade definida; extração do contorno da imagem (iv): extrai o contorno das imagens remanescentes descartando os pixels internos e externos ao contorno; avaliação da luminância do pixel (v): avalia se as imagens contêm traços de luminância de pele humana; escaneamento de formas elípticas (vi): realiza uma varredura na matriz, procurando formas elípticas que correspondem a cabeça de uma pessoa; comparação geométrica de posição (vii): avalia se houve alteração na posição da(s) elipse(s) identificada(s); tratamento e aquisição de dados do usuário (viii): trata os dados dos ajustes do usuário que determinam os parâmetros para o acionamento da carga ; comparação de dados e validação de pessoa (ix): comparação para determinar se existe ou não pelo menos uma pessoa no ambiente tratamento do periférico de saída (x): controla o acionamento ou desacionamento da carga através do elemento de saída. o processo de gerenciamento ed sensor de detecção de pessoas compreende as seguintes sub-rotinas do software: inicialização (1) controle de funções (2) aquisição de imagens (3) tratamento de imagens (4) comparação de dados (5) ajuste de usuários (6) controle de periféricos de saída (7).

Description

“SENSOR DE DETECÇÃO DE PESSOAS, PROCESSO DE AQUISIÇÃO E ANÁLISE DE IMAGENS DE SENSOR E PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE SENSOR” [001] A presente invenção refere-se a um equipamento autônomo, isto é, que não necessita de nenhum tipo de processamento anterior ou posterior, sendo capaz de adquirir e analisar imagens discriminando a presença de pessoas no ambiente monitorado, com o intuito de controlar cargas elétricas, tais como, sistemas de iluminação, sistemas de movimentação ou sistemas de segurança. A presente invenção também propõe um processo para aquisição e análise de imagens capaz de discriminar a presença de pessoas dentro do ambiente monitorado para controle de cargas elétricas, bem como um processo de gerenciamento por software do sensor de detecção de pessoas por análise de imagens.
ESTADO DA TÉCNICA [002] Os equipamentos atualmente existentes com a finalidade de detectar pessoas utilizam as seguintes tecnologias: Elementos de detecção PIR (passive infrared sensor) que detectam o deslocamento de elementos térmicos através de luz infravermelha. Os equipamentos que utilizam esse tipo de tecnologia não são capazes de detectar a presença, mas apenas o movimento e não são capazes de discriminar a irradiação infravermelha provocada por uma pessoa da irradiação infravermelha provocada por um animal doméstico, por um automóvel, um bolsão de vento ou qualquer outro tipo de fonte de calor. É largamente empregado em controle de iluminação e sistemas de segurança, trata-se de um elemento passivo.
Elementos de detecção por ultrassom, também denominada de “ultrassônicos”, que detectam a proximidade de quaisquer corpos através da emissão de ondas sonoras em alta frequência (em geral fora da faixa audível para seres humanos e animais) e posterior leitura do eco refletido por um corpo. Os equipamentos que utilizam esse tipo de tecnologia também não são capazes de discriminar se o eco refletido foi provocado por uma pessoa ou por um animal, folhagem, automóvel ou qualquer outro objeto sem capacidade de absorção de som. Em geral esse tipo de sensor também não detecta a presença e sim a variação no eco refletido pelo ambiente monitorado, ou seja, movimento. Trata-se de um elemento ativo, pois precisa emitir as ondas sonoras para efetuar a detecção.
Elementos de detecção por radar que detectam quaisquer corpos através do efeito Doppler, consistindo em transmitir ondas de rádio em geral em altas frequências na faixa de micro-ondas e analisar o efeito da reflexão dessas ondas em quaisquer objetos. Trata-se de uma tecnologia não utilizada exclusivamente para detecção de pessoas, por ser difícil de limitar a amplitude de alcance do sensoriamento e, consequentemente, discriminar se o movimento ou presença do corpo está dentro ou fora do ambiente monitorado. As aplicações atuais são por feixes bem definidos com emissores e receptores, onde se detecta a passagem de objetos por esse feixe limitado. Trata-se de um elemento ativo que precisa emitir as ondas de rádio para fazer detecção.
Elementos de detecção por feixe de luz invisível que são detectores de passagem e não de presença, não discriminam o tipo de objeto que rompeu o feixe de luz. Trata-se de um elemento ativo composto de um transmissor de luz e um receptor.
Elementos de detecção por câmera, atualmente são empregados apenas em equipamentos com vários níveis (camadas) de processamento, normalmente conectados a microcomputadores rodando softwares específicos com a finalidade de analisar imagens para fins diversos como estatísticas, medições, etc. Trata-se de sistemas modulares distribuídos, onde cada um dos equipamentos conectados desenvolve uma etapa do processo e necessita dos demais para obter o resultado final produzido pelo sistema. Em geral, são equipamentos de custo elevado e direcionados para aplicações restritas como industrial e controle de tráfego e de grandes centros comerciais.
SOLUÇÃO DA INVENÇÃO [003] A presente invenção integra em um único equipamento as funções de aquisição, análise de imagem e acionamento de carga. Assim, o equipamento da invenção é totalmente autônomo, de instalação simples, sem a necessidade de módulos complementares, com tamanho reduzido em relação às tecnologias de análise de imagens atuais e apresenta um design direcionado para o uso harmônico em diversos tipos de ambiente. A presente invenção abre uma enorme gama de aplicações, inovando no conceito de controle automático por detecção de pessoas, pois a detecção de presença, e não mais apenas a detecção de movimento e a discriminação exata de pessoas permitem um gerenciamento muito mais apurado das cargas controladas, resultando em economia de energia e confiabilidade na detecção. O objeto da presente invenção difere das atuais tecnologias de detecção por câmera, pois não se vale da imagem e sim da detecção de pessoas para o acionamento de cargas elétricas. O objeto da invenção permite ampla aplicabilidade com o fim de sensoriamento, tanto em pequenas residências, quanto no comércio e na indústria, sem a necessidade de qualquer outro tipo de infraestrutura, bastando para a sua utilização ter disponível uma tomada de alimentação elétrica convencional. [004] A presente invenção também propõe um processo para aquisição e análise de imagens capaz de discriminar a presença de pessoas dentro do ambiente monitorado para controle de cargas elétricas, bem como um processo de gerenciamento do sensor de detecção de pessoas por análise de imagens.
VANTAGENS DA INVENÇÃO [005] As principais vantagens da invenção em relação às tecnologias atuais empregadas em detecção de pessoas são as seguintes: por ser um equipamento autônomo e com custo acessível, permite a automação desde algumas dependências de uma residência até grandes complexos industriais ou comerciais, levando o uso racional de energia a praticamente todos os ambientes; - a discriminação exata de pessoas previne disparos indesejáveis produzidos por fontes de calor, objetos em movimento, animais domésticos, bolsões de vento ou qualquer outra fonte de detecção que não seja uma pessoa, evitando o desperdício de energia elétrica; - a detecção baseada em presença e não somente em movimento permite que a carga permaneça acionada durante a presença de pessoas sem a necessidade de temporizações elevadas utilizadas em sensores baseados em movimento, desta forma na ausência de pessoas a carga pode ser imediatamente desligada, evitando o desperdício de energia; por tratar-se de um sistema autônomo em relação à instalação, a invenção é totalmente compatível com os sensores atualmente utilizados para controle de iluminação, podendo facilmente ser utilizada para substituir essa tecnologia.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO [006] O sensor autônomo de detecção de pessoas para controle de cargas elétricas, o processo de detecção de pessoas pela análise de imagens e o processo de gerenciamento do sensor de detecção de pessoas, objeto da presente invenção, passam a ser descritos detalhadamente com base nas figuras abaixo listadas que representam opções construtivas preferenciais que não devem ser consideradas limitativas à invenção: Figura 1A - Diagrama de aplicação da invenção;
Figura 1B - Diagrama alternativo de aplicação da invenção;
Figura 1C - Diagrama alternativo de aplicação da invenção;
Figura 1D - Diagrama alternativo de aplicação da invenção;
Figura 2 - Diagrama de blocos do sensor autônomo;
Figura 3 - Fluxograma do processo de detecção de pessoas;
Figura 4A- Fluxograma da rotina do software de gerenciamento do sensor; Figura 4B - Fluxograma da sub-rotina do software para aquisição de imagem;
Figura 4C - Fluxograma da sub-rotina do software para tratamento de imagem; Figura 4D - Fluxograma da sub-rotina do software para comparação de dados; Figura 4E - Fluxograma da sub-rotina do software para tratamento dos ajustes do usuário;
Figura 4F - Fluxograma da sub-rotina do software para controle de periféricos de saída. [007] A figura 1A ilustra uma primeira forma de aplicação do sensor (S), onde o mesmo e a carga (C) são conectados em série a uma rede de alimentação que pode ser alternada ou contínua. O sensor (S) gerencia o acionamento da carga (C) através do elemento de saída que pode ser um tiristor, um transistor, um relé, ou outro elemento eletromecânico ou eletrônico qualquer. [008] A figura 1B ilustra uma segunda forma de aplicação do sensor (S), que está conectado a uma rede de alimentação e a carga (C) está conectada ao sensor e ao neutro(N) ou negativo (-) da rede de alimentação, que pode ser alternada ou contínua. O sensor (S) gerencia o acionamento da carga (C) através do elemento de saída que pode ser um tiristor, um transistor, um relé, ou outro elemento eletromecânico ou eletrônico qualquer. [009] A figura 1C ilustra uma terceira forma de aplicação do sensor (S) que é conectado a uma rede de alimentação que pode ser alternada ou contínua e a carga (C) é conectada ao sensor (S). O sensor (S) gerencia o acionamento da carga (C) através do elemento de saída que pode ser um tiristor, um transistor, um relé, ou outro elemento eletromecânico ou eletrônico qualquer. [010] Afigura 1D ilustra uma quarta forma de aplicação do sensor (S) que é conectado a uma rede de alimentação que pode ser alternada ou contínua e a carga (C) é conectada a uma rede de alimentação independente. O sensor (S) gerencia o acionamento da carga (C) através do elemento de saída que pode ser um relé, ou outro elemento eletromecânico qualquer. [011] A figura 2 ilustra o diagrama de blocos do sensor autônomo de detecção de pessoas pela análise de imagens que compreende: - fonte de alimentação (A): está conectada a rede de alimentação, que pode ser alternada ou contínua, e converte a entrada da energia elétrica aos níveis de tensão e corrente adequados para o funcionamento do sensor; - módulo de captura de imagem (B): é responsável pela aquisição da imagem e pode ser composto de uma câmera de baixa resolução ou mesmo um CCD (charge-coupled device) de alta resolução e precisão; - pré-amplificador (C): pode ser autônomo, ou estar integrado ao hardware do bloco B, é responsável pelo tratamento inicial do sinal da imagem, amplificando-o para ser tradado pelo bloco H, pode ser composto por amplificadores operacionais, transistores ou outro elemento qualquer de amplificação analógico; - memória (D): é responsável por armazenar as matrizes de pixels das imagens adquiridas geradas pelo bloco H que serão analisadas pelo software (firmware); - controle de carga (E): é responsável por transmitir a decisão do bloco de processamento (H) para a carga, amplificando os níveis lógicos aos níveis de potência adequados para a carga; pode ser composto por um tiristor, um transistor, um relé, ou outro elemento eletromecânico ou eletrônico qualquer; - controle de sinalizações (F): é responsável por transmitir o read out do bloco de processamento (H) através de sinalizações luminosas, como a identificação de pessoa e parâmetros ajustados pelo usuário; pode ser composto por led, display, buzzer, ou outro elemento qualquer de sinalização. - ajustes do usuário (G): é responsável por interfacear os ajustes realizados pelo usuário para definição do método de operação do sensor, como por exemplo, ajuste de sensibilidade, ajuste de nível de iluminação ambiente para acionamento da carga, temporizações, etc.; pode ser composto por trimpots, jumpers, switches, touch ou outro elemento qualquer de interface com o usuário; - processamento (H): é responsável pela análise da imagem propriamente dita, decidindo se alguma ação deve ser tomada. Neste bloco roda o software (firmware) responsável por todo o gerenciamento da invenção, inclusive a análise de imagem e pode ser composto por um microcontrolador ou um microprocessador ou um FPGA (Field Programmable Gate Array) ou um DSP (Digital Signal Processor) ou outro elemento qualquer de processamento digital e ou analógico, ambos com periféricos internos e ou externos. O processador digital (H1) converte os ajustes de usuário (G) através de um conversor analógico-digital (H2) e pondera estes ajustes no processamento da imagem e controle da carga. O pixel a ser lido é solicitado pelo processador digital (H1), através do driver de clock (H5), que envia o byte, contendo a posição do pixel a ser lido, fornecido pelo decoder de endereço (H4). O sinal do pixel selecionado é lido por um conversor analógico-digital (H6) e armazenado em uma matriz que é montada na memória (D) pelo processador digital (H1). Após a montagem completa da matriz, a mesma é recuperada pelo processador digital (H1) para análise. O conversor digital-analógico (H7) é utilizado pelo processador digital (H1) para ajustar os parâmetros de balanço de cor e contraste do módulo de captura de imagem (B). O registro de sequência (H3) é responsável pelo controle de fluxo de dados dos pixels solicitados e lidos. O pixel lido pelo conversor analógico-digital (H2) é associado à posição solicitada pelo processador digital (H1). Após o processamento digital da imagem realizado pelo software (firmware), o processador digital (H1) envia os dados de saída para os controladores de carga (E) e de sinalização (F). [012] Afigura 3 ilustra o fluxograma do processo de detecção de pessoas por análise de imagens para controle de cargas elétricas que compreende as seguintes operações: - aquisição da imagem (I): controla periodicamente o disparo do módulo de captura de imagem (B) e está relacionado com a precisão de detecção de presença e movimento, é variável de acordo com o histórico de aquisições e estado de validação de pessoas do sensor para o uso racional da fonte; - vetorização da imagem (II): compõe uma matriz bidimensional que organiza e setoriza os pixels da imagem adquirida, o endereçamento dos vetores desta matriz está relacionado com o pós-processamento da imagem, onde cada posição carrega informações de posição e luminância do pixel; - subtração do fundo da imagem (III): extrai o fundo da imagem a partir da anulação de pixels inalterados dentro de uma periodicidade definida, levando-se em consideração a variação da luminosidade do ambiente, sendo o fundo de imagem atualizado a cada evento de aquisição; - extração do contorno da imagem (IV): extrai o contorno das imagens remanescentes descartando os pixels internos e externos ao contorno, possibilitando um processamento matemático simplificado; esta operação viabiliza a implementação de um sensor autônomo com racionalização dos recursos de hardware, a fim de se obter um processamento mais rápido e robusto; - avaliação da luminância do pixel (V): avalia se as imagens contêm traços de luminância de pele humana; nesta análise o nível de iluminação do ambiente é considerado; - escaneamento de formas elípticas (VI): a partir do contorno das imagens adquiridas na extração do contorno da imagem (IV) o software realiza uma varredura na matriz, procurando formas elípticas, a fim de localizar a cabeça de uma pessoa; - comparação geométrica de posição (VII): avalia se houve alteração na posição da(s) elipse(s) identificada(s); no caso de uma pessoa, a elipse (cabeça) apresenta pequenos movimentos lentos, mesmo com a pessoa parada, como pequenas flutuações, diferente do que ocorre com objetos estáticos; - tratamento e aquisição de dados do usuário (VIII): lê e trata os dados referentes às configurações ajustadas pelo usuário que determinam os parâmetros para acionamento da carga, como nível de luz no ambiente para acionara carga, tempos de retardo, sensibilidade, etc.; - comparação de dados e validação de pessoa (IX): a partir dos dados fornecidos pelas operações de avaliação de luminância (V), escaneamento de formas elípticas (VI), comparação geométrica de formas elípticas (VII) e tratamento e aquisição de dados do usuário (VIII) é realizada uma comparação para se determinar se existe ou não pelo menos uma pessoa no ambiente monitorado; - tratamento do periférico de saída (X): controla o acionamento ou desacionamento da carga através do elemento de saída. [013] As figuras 4A a 4F ilustram os fluxogramas das sub-rotinas do software de gerenciamento do sensor que compreende as seguintes etapas: - Inicialização (1): nesta etapa são inicializados os periféricos do sensor, incluindo o relógio que irá gerenciar as rotinas a serem executadas e as temporizações dos periféricos de saída (7) e os periféricos a serem utilizados pelo software (firmware); - Controle de Funções (2): esta é a rotina principal do programa, é responsável por gerenciar a execução das funções solicitadas pelo relógio do sensor; - Aquisição de Imagens (3): nesta rotina ocorre a aquisição e a vetorização da imagem (blocos I e II da figura 3). É realizada a solicitação dos pixels através do decoder de endereço (H4 da figura 2) e do registro de sequência (H3). O pixel é lido através do conversor analógico-digital (H6), onde é salvo em uma matriz de duas dimensões na memória externa (D). É responsável também pelo envio dos parâmetros de cor e contraste do módulo de captura da imagem (B) pelo conversor digital-analógico (H7); - Tratamento de Imagens (4): é responsável pelo tratamento da matriz da imagem salva na memória externa (D), onde será aplicado a subtração do fundo de imagem (III), a extração do contorno da imagem (IV), o escaneamento de formas elípticas (VI) e a avaliação de luminância (V), sendo salvas as informações caso seja encontrado formas elípticas e níveis de luminância referentes a cor de pele humana. Nesta rotina também é avaliado os níveis de cor e contraste da imagem para ajuste, se necessário; - Comparação de Dados (5): neste bloco é executada a comparação geométrica de posição (VII) e a comparação de dados e validação de pessoa (IX). A validação de pessoa ocorre a partir dos dados de saída do tratamento de imagens (4), onde é avaliado se foi detectada uma forma elíptica e se a mesma possui flutuação de posição ao decorrer do tempo. Se validado pessoa após filtros, são carregados os parâmetros de sinalizações referentes à detecção de pessoa. Caso atenda os critérios selecionados pelo usuário, lidos pelo bloco ajuste de usuários (6), também são carregados os parâmetros para acionamento da carga; - Ajustes de Usuários (6): neste bloco é executado o tratamento e a aquisição de dados de usuário (VIII), onde são lidos os valores dos ajustes de usuário (G) para serem utilizados pelo bloco 5 e, caso seja identificado alteração nos ajustes, são carregados os parâmetros de sinalizações referentes aos mesmos; - Controle de Periféricos de Saída (7): este bloco é responsável pelo tratamento dos periféricos de saída (X), onde gerenciará o acionamento e o desacionamento do controle de sinalizações (F) e do controle de carga (E) a partir dos parâmetros previamente carregados pelos blocos 5 e 6.

Claims (9)

1 - Sensor de detecção de pessoas por análise de imagens para controle de cargas elétricas caracterizado pelo fato de que compreende: - fonte de alimentação (A) que é conectada a rede de alimentação e converte a entrada nos níveis de tensão e corrente para o funcionamento do sensor; - módulo de captura de imagem (B) que executa a aquisição da imagem; - pré-amplificador (C) que executa o tratamento inicial do sinal da imagem, amplificando-o para processamento (H); - memória (D) que armazena as matrizes de pixels das imagens adquiridas e processadas que serão analisadas pelo software; - controle de carga (E) que transmite a decisão do processamento (H) para a carga, amplificando os níveis lógicos aos níveis de potência adequados para a carga; - controle de sinalizações (F) que transmite o read out do processamento (H) através de sinalizações luminosas; - ajustes do usuário (G) que executa a interface dos ajustes realizados pelo usuário para definição do método de operação do sensor; - processamento (H) que executa a análise da imagem propriamente dita, decidindo se alguma ação deve ser tomada pelo emprego de software e compreende um processador digital (H1) que converte os ajustes de usuário (G) através de um conversor analógico-digital (H2) e pondera estes ajustes no processamento da imagem e controle da carga, o pixel a ser lido é solicitado pelo processador digital (H1) através do driver de clock (H5) que envia o byte contendo a posição do pixel a ser lido fornecido pelo decoder de endereço (H4), o sinal do pixel selecionado é lido por um conversor analógico-digital (H6) e armazenado em uma matriz que é montada na memória (D) pelo processador digital (H1), a montagem da matriz é recuperada pelo processador digital (H1) para análise, o conversor digital-analógico (H7) é utilizado pelo processador digital (H1) para ajustar os parâmetros de balanço de cor e contraste do módulo de captura de imagem (Β), ο registro de sequência (H3) controla o fluxo de dados dos pixels solicitados e lidos, sendo que o pixel lido pelo conversor analógico-digital (H2) é associado à posição solicitada pelo processador digital (H1), após o processamento o processador digital (H1) envia os dados de saída para os controladores de carga (E) e de sinalização (F).
2 - Sensor de detecção de pessoas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o módulo de captura de imagem (B) é uma câmera de baixa resolução ou um CCD (charge-coupled device) de alta resolução e precisão.
3 - Sensor de detecção de pessoas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o pré-amplificador (C) pode ser autônomo ou estar integrado ao hardware do módulo de captura de imagem (B) e é composto por amplificadores operacionais, transistores ou outro elemento qualquer de amplificação analógico.
4 - Sensor de detecção de pessoas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o controle de carga (E) é um tiristor, um transistor ou um relé.
5 - Sensor de detecção de pessoas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o controle de sinalizações (F) é composto por led, display ou buzzer.
6 - Sensor de detecção de pessoas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os ajustes dos usuários (G) são trimpots, jumpers, switches ou touch.
7 - Sensor de detecção de pessoas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o processamento (H) é um microcontrolador, um microprocessador, um FPGA (Field Programmable Gate Array) ou um DSP (Digital Signal Processor).
8 - Processo de aquisição e análise de imagens de sensor para detecção de pessoas caracterizado pelo fato de que compreende as seguintes operações: - aquisição da imagem (I): controle periódico do disparo do módulo de captura de imagem; - vetorização da imagem (II): composição de uma matriz bidimensional que organiza e setoriza os pixels da imagem adquirida; - subtração do fundo da imagem (III): extrai o fundo da imagem a partir da anulação de pixels inalterados dentro de uma periodicidade definida; - extração do contorno da imagem (IV): extrai o contorno das imagens remanescentes descartando os pixels internos e externos ao contorno; - avaliação da luminância do pixel (V): avalia se as imagens contêm traços de luminância de pele humana; - escaneamento de formas elípticas (VI): a partir do contorno das imagens adquiridas na extração do contorno da imagem (IV) é realizada uma varredura na matriz, procurando formas elípticas que correspondem a cabeça de uma pessoa; - comparação geométrica de posição (VII): avalia se houve alteração na posição da(s) elipse(s) identificada(s); - tratamento e aquisição de dados do usuário (VIII): lê e trata os dados referentes às configurações ajustadas pelo usuário que determinam os parâmetros para acionamento da carga; - comparação de dados e validação de pessoa (IX): realização de uma comparação para determinar se existe ou não pelo menos uma pessoa no ambiente monitorado; - tratamento do periférico de saída (X): controla o acionamento ou desacionamento da carga através do elemento de saída.
9 - Processo de gerenciamento de sensor de detecção de pessoas caracterizado pelo fato de que compreende as seguintes sub-rotinas do software: - Inicialização (1): inicialização dos periféricos do sensor, incluindo o relógio que gerencia as rotinas a serem executadas e as temporizações dos periféricos de saída (7) e os periféricos a serem utilizados pelo software; - Controle de Funções (2): gerencia a execução das funções solicitadas pelo relógio do sensor (1); - Aquisição de Imagens (3): aquisição e a vetorização da imagem pela realização da solicitação dos pixels através do decoder de endereço e do registro de sequência, o pixel é lido através do conversor analógico-digital e salvo uma matriz de duas dimensões na memória externa, envia os parâmetros de cor e contraste do módulo de captura da imagem pelo conversor digital-analógico; - Tratamento de Imagens (4): tratamento da matriz da imagem salva na memória externa que aplica a subtração do fundo de imagem, a extração do contorno da imagem, o escaneamento de formas elípticas e a avaliação de luminância, que são salvas as informações caso seja encontrado formas elípticas e níveis de luminância referentes a cor de pele humana, também avalia os níveis de cor e contraste da imagem para ajuste; - Comparação de Dados (5): executa a comparação geométrica de posição e a comparação de dados e validação de pessoa; a validação de pessoa ocorre a partir dos dados de saída do tratamento de imagens pela avaliação da detecção da forma elíptica e da flutuação de posição ao longo do tempo; se validada a pessoa após filtros são carregados os parâmetros de sinalizações referentes à detecção de pessoa; caso atenda os critérios selecionados pelo usuário são lidos pelo bloco ajuste de usuários, também carrega os parâmetros para acionamento da carga; - Ajustes de Usuários (6): executa o tratamento e a aquisição de dados do usuário com a leitura dos valores dos ajustes de usuário a serem utilizados na comparação de dados (5) e, caso seja identificado alteração nos ajustes, são carregados os parâmetros de sinalizações referentes aos mesmos; - Controle de Periféricos de Saída (7): tratamento dos periféricos de saída pelo gerenciamento e acionamento/desacionamento do controle de sinalizações e do controle de carga a partir dos parâmetros previamente carregados na comparação de dados (5) e nos ajustes de usuários (6).
BR102012028689A 2012-11-09 2012-11-09 sensor de detecção de pessoas, processo de aquisição e análise de imagens de sensor e processo de gerenciamento de sensor BR102012028689A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012028689A BR102012028689A2 (pt) 2012-11-09 2012-11-09 sensor de detecção de pessoas, processo de aquisição e análise de imagens de sensor e processo de gerenciamento de sensor

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012028689A BR102012028689A2 (pt) 2012-11-09 2012-11-09 sensor de detecção de pessoas, processo de aquisição e análise de imagens de sensor e processo de gerenciamento de sensor

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012028689A2 true BR102012028689A2 (pt) 2015-12-15

Family

ID=55082693

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012028689A BR102012028689A2 (pt) 2012-11-09 2012-11-09 sensor de detecção de pessoas, processo de aquisição e análise de imagens de sensor e processo de gerenciamento de sensor

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012028689A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20190049570A1 (en) Presence detection system
AU2019101833A4 (en) Human presence detector and the human presence detection method thereof
US7286056B2 (en) System and method for pest detection
CN102331302B (zh) 用于监视在被监视区域中人的存在的系统和方法
EP2415035B1 (en) Energy efficient cascade of sensors for automatic presence detection
JP6077553B2 (ja) 監視エリア内の物体の存在を検出するための赤外線存在検出器
US7411497B2 (en) System and method for intruder detection
US8553992B2 (en) Determination of class, attributes, and identity of an occupant
CN110779150A (zh) 一种基于毫米波的空调器控制方法、装置及空调器
EP2472292A1 (en) Object detection device and illumination system provided therewith
US10205891B2 (en) Method and system for detecting occupancy in a space
KR20150104046A (ko) 패시브 단일 픽셀 열 센서 시스템에 의한 모션 및 제스처 인식
CN111372363A (zh) 灯具的控制方法、设备、存储介质和灯具
CN109541580A (zh) 电器设备控制方法、装置及电器设备
BR102012028689A2 (pt) sensor de detecção de pessoas, processo de aquisição e análise de imagens de sensor e processo de gerenciamento de sensor
EP4040956A1 (en) Animal detection
KR102405466B1 (ko) 고독사 통합 감지 시스템
Bollu Auto Temperature Detection System at the Entrance
US9063229B2 (en) Mirror used as microwave antenna for motion sensor
Saadon A smart device powered by deep learning technology to identify animals by using object detection in a live video to provide food and water to specific type of homeless animals
US20110006907A1 (en) System and Method for Detecting the Presence of an Object
KR20110095132A (ko) 사람 및 동물 식별 장치 및 방법
Nargelekar et al. Smart Intrusion Detection System
JP3004759U (ja) 鳥・動物被害防止装置
EP3211614B1 (en) Device and method for a security sensor

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: EXATRON INDUSTRIA ELETRONICA LTDA (BR/RS)

B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements