BR102012025420A2 - Vela com chama colorida por combinação de líquido combústivel e agente cromático - Google Patents

Vela com chama colorida por combinação de líquido combústivel e agente cromático Download PDF

Info

Publication number
BR102012025420A2
BR102012025420A2 BR102012025420A BR102012025420A BR102012025420A2 BR 102012025420 A2 BR102012025420 A2 BR 102012025420A2 BR 102012025420 A BR102012025420 A BR 102012025420A BR 102012025420 A BR102012025420 A BR 102012025420A BR 102012025420 A2 BR102012025420 A2 BR 102012025420A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
agent
candle
flame
chrome
container
Prior art date
Application number
BR102012025420A
Other languages
English (en)
Inventor
Fabio Carvalho Di Francesco
Original Assignee
Fabio Carvalho Di Francesco
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fabio Carvalho Di Francesco filed Critical Fabio Carvalho Di Francesco
Priority to BR102012025420A priority Critical patent/BR102012025420A2/pt
Publication of BR102012025420A2 publication Critical patent/BR102012025420A2/pt

Links

Landscapes

  • Fats And Perfumes (AREA)

Abstract

VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO. consiste essencialmente de uma vela (1) formada por um recipiente (2) aberto em pelo menos uma extremidade, na qual é sobreposta uma ponteira (3) de iluminação por sua vez seguida de uma tampa (4) sendo ambas dotadas de vazados (5) para a passagem do pavio (6) quimicamente tratado, em que a estanqueidade da mistura (7) do meio combustível e do agente cromático contida no recipiente (2) é garantida por elementos de vedação como uma película de selagem (8), anel de vedação (9) ou afins.

Description

“VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO”
Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de uma nova “VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO 5 COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO”, especialmente de uma vela constituída de um recipiente com pelo menos uma das extremidades abertas, que no caso da extremidade superior é sobreposta por uma ponteira de iluminação vazada e termoisolante, que recebe um pavio concentricamente e um elemento de vedação que evita o vazamento e/ ou evaporação da mistura do meio combustível com o agente 10 cromático, nele contido ou nele inserido, que combinados produzem uma chama colorida com nuance de grande qualidade e distinção, que somado a tampa e acabamento externo a dito recipiente oferece uma vela diferenciada no segmento de festas e eventos comemorativos.
O aniversário de nascimento é um evento comemorado em diferentes locais/ culturas ao redor do mundo, sendo comum fazer uma festa para confraternização entre familiares e amigos.
Para tanto, é de praxe servir comes e bebes como salgadinhos, doces, refrigerantes e outros tipos de bebidas. Sem dúvida, o ponto alto da festa é à hora do “parabéns a você” em que o bolo é a peça chave, porém não menos importante que a vela costumeiramente apagada/ soprada ao final da cantiga.
Há diversas estórias que explicam o motivo das velas acesas quando da comemoração, não só de aniversário, sendo uma delas derivada da luminosidade da chama que seria sinônimo de proteção e iluminação para o aniversariante.
Outros eventos como casamentos, formaturas, festas temáticas e tantas outras comemorações utilizam as velas em suas decorações como forma de diferenciação devido ao efeito visual conseqüência da luminosidade da chama, sendo que este aparente detalhe poderá fazer uma grande diferença no contexto geral.
O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes 5 voltados para a matéria em apreço como o Pl 0210105-0 “Velas com Chamas Coloridas” - na produção de chamas coloridas um pavio contendo colorante libera esse componente para a porção da chama que maximiza a temperatura e o tempo de acendimento. Dito pavio poderá ser enrolado em espiral em torno de um pavio de combustão, de modo que quando aceso a extremidade livre do pavio colorante 10 parcialmente se afrouxe assentando na porção mais quente da chama.
O produto acima apresenta alguns inconvenientes em que pese a tonalidade da chama não reproduzir integralmente a cor deseja, uma vez que o pavio colorante em conjunto com o pavio de combustão reagem de uma forma que acentue uma nuance amarelada. Por outro lado, o processo de enrolamento dos 15 pavios é bastante complexo o que eleva o custo do produto, além de não prever nenhum meio de vedação levando a evaporação do elemento de combustão e redução da vida útil.
Ciente do estado da técnica, suas lacunas e limitantes, foi que o inventor, após pesquisas e estudos, criou a “VELA COM CHAMA COLORIDA POR 20 COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO” em questão, basicamente composta por um recipiente com pelo menos a extremidade superior aberta, o qual acondiciona a mistura de um meio combustível com o agente cromático que combinados produzem uma chama colorida marcante. Na extremidade supracitada se destaca uma ponteira de iluminação fabricada em 25 material não sensível ao calor, a qual é sobreposta por uma tampa, sendo ambas as peças vazadas concentricamente com o objetivo de possibilitar a passagem de um pavio quimicamente tratado que conduzirá a mistura até a ponta externa à vela. Nesse contexto, a invenção prevê diferentes formas de vedação entre dito pavio, ponteira de iluminação e tampa, a fim de evitar vazamento e/ ou evaporação 5 indesejável da mistura fluida. Opcionalmente, a vela poderá conter um componente aromatizante agregado a mistura.
A “VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO” para tornar a vedação mais eficaz poderá compreender uma tampa dupla com a porção interna justaposta a 10 tampa principal. Opcionalmente, a tampa interna poderá ter uma espera superior para receber um material hidrófilo junto à tampa para dirimir qualquer possibilidade vazamento através do pavio durante o transporte, por exemplo.
A “VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO” poderá ter a tampa rosqueada no recipiente ou então presa por interferência mecânica.
A “VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO” poderá receber uma película de selagem no topo da ponteira de iluminação fixada por tratamento térmico e/ ou químico. Outro meio de vedação poderá ser efetivado por um anel de vedação em 20 material termoplástico / elástico inserido entre a ponteira de iluminação e a extremidade aberta do recipiente, ou entre a base e a extremidade inferior do recipiente propriamente dito.
A “VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO” terá o pavio do tipo mole ou duro preferencialmente fabricado em fibra sintética tratada quimicamente para eliminar a chama amarela gerada na queima, para melhorar a propriedade de absorção da mistura e reduzir a velocidade da queima.
A “VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO” o meio combustível poderá ser um álcool, tal como metanos, etanol, propanol, butanol e seus derivados. Por sua vez, o agente cromático inclui, mas não se limita a compostos iônicos de Li, Na, Co, Cr, Cu, Sr, Al, ou íons de Ca.
A “VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO” para tornar o apelo decorativo mais evidente tomará um acabamento no corpo no formato que se desejar, inclusive combinando a cor deste com a nuance da chama.
A “VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO” poderá opcionalmente ter o recipiente com as duas extremidades abertas, sendo a extremidade inferior fechada por uma base definitiva ou no caso de ser recarregável com tal base solidarizada de forma não definitiva.
Em suma, a invenção apresenta como vantagens mais preponderantes:
> Pela mistura utilizada para obtenção da chama é possível a utilização de apenas um pavio, o que simplifica o processo de fabricação e reduz o
custo de produção:
> Resolve de vez o problema de vazamento / evaporação da mistura-aumenta a segurança e a vida útil do produto;
> Fidelidade total na cor da chama;
> Simplicidade construtiva. A seguir, explica-se a invenção com referência aos desenhos anexos, nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa:
Fig. 1: Vista em corte da vela com chama colorida por combinação de líquido combustível e agente cromático;
Fig. 2: Vista em corte da vela com chama colorida por combinação de
líquido combustível e agente cromático em modelo com tampa dupla;
Fig. 3: Vista em corte da vela com chama colorida por combinação de líquido combustível e agente cromático em modelo com tampa simples e fechamento basal.
A “VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE
LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO”, objeto desta solicitação de Patente, consiste essencialmente de uma vela (1) formada por um recipiente (2) aberto em pelo menos uma extremidade, na qual é sobreposta uma ponteira (3) de iluminação por sua vez seguida de uma tampa (4), sendo ambas dotadas de 15 vazados (5) para a passagem do pavio (6) quimicamente tratado, em que a estanqueidade da mistura (7) do meio combustível e do agente cromático contida no recipiente (2) é garantida por elementos de vedação como uma película de selagem (8), anel de vedação (9) ou afins.
Mais particularmente, conforme ilustrado na figura 1 a vela (1) 20 compreende um recipiente (2) com a extremidade superior aberta, no interior do qual é colocada a mistura (7) do meio combustível com o agente cromático, sendo que de dita extremidade deriva uma ponteira (3) de iluminação em material não sensível ao calor, a qual é sobreposta por uma tampa (4), tal como a ponteira (3), vazada em seu eixo longitudinal a fim de permitir a passagem de pavio (6) único quimicamente 25 tratado em direção à mistura (7). Um acabamento externo ao recipiente (2) dá forma ao corpo (10) da vela (1) na configuração que melhor aprouver para ocasião / necessidade do usuário. Uma película de selagem (8) garante a vedação da mistura (7) evitando seu vazamento el ou evaporação antes da primeira vez que o produto for utilizado. Conforme a figura 2, a vela (1) inclui um recipiente (2) contendo a 5 mistura (7) cuja abertura recepciona a ponteira (3) de iluminação devidamente vedada e vazada em seu eixo longitudinal para a passagem do pavio (6) quimicamente tratado. Um anel de vedação (9) entre a ponteira (3) de iluminação e o recipiente (2) evita o vazamento e/ ou evaporação da mistura (7). Com o objetivo de evitar que a mistura (7) evapore ao longo do pavio (6) é prevista uma tampa (4) ou 10 opcionalmente uma tampa dupla camada (11) Iastreada no topo do corpo da vela
(1). De igual maneira opcional, a porção interior (11’) da tampa dupla camada (11) poderá conter um material hidrófilo (12) para absorção da mistura (7) que porventura pudesse extravasar el ou evaporar. Conforme a figura 3, a vela (1) tem o recipiente
(2) com as duas extremidades abertas, em que a ponteira (3) de iluminação é fixada diretamente à extremidade superior do recipiente (2), sendo o pavio (6) inserido
diretamente no vazado (5) de dita ponteira (3) onde também é fixado. Nesse modelo, a tampa (4) é fixada na área no entrono da extremidade superior do recipiente (2) e do corpo (10) da vela (1) auxiliando na proteção e isolamento do pavio (6). Por fim, a extremidade inferior do recipiente (2) é selada por uma base (13) por meio de cola 20 ou diretamente fundida no corpo (10). Também é uma opção (não representada), a base (13) ser solidarizada à vela de forma não definitiva permitindo assim recarregar o produto com a mistura (7). Independente da construtividade das velas, a mistura é composta de um meio combustível poderá ser um álcool, tal como metanos, etanol, propanol, butanol e seus derivados. Por sua vez, o agente cromático inclui, mas não 25 se limita a compostos iônicos de Li, Na, Co, Cr, Cu, Sr, Al, ou íons de Ca. Quando acesa a mistura (7), o meio combustível e o agente cromático com opção de utilização de um aromatizante queimam simultaneamente, produzindo as cores estipuladas com grande fidelidade. O pavio (6) do tipo mole ou duro preferencialmente fabricado em fibra sintética tratada quimicamente para eliminar a 5 chama amarela gerada na queima, para melhorar a propriedade de absorção da mistura e reduzir a velocidade da queima.

Claims (8)

1. “VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO”, caracterizada por compreender um recipiente (2) com pelo menos uma extremidade aberta, no interior do qual é colocada uma mistura (7) de um meio combustível com o agente cromático; da extremidade deriva uma ponteira (3) de iluminação sobreposta por uma tampa (4), tal como a ponteira (3), vazada em seu eixo longitudinal a fim de permitir a passagem do pavio (6) único em direção à mistura (7); um acabamento externo ao recipiente (2) dá forma ao corpo (10) da vela (1) na configuração que melhor aprouver para ocasião / necessidade do usuário.
2.“VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO”, de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pela ponteira (3) ser em material não sensível ao calor.
3. “VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO”, de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por uma película de selagem (8) fazer a vedação da mistura (7).
4. “VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO”, de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pelo recipiente (2) contendo a mistura (7) cuja abertura recepciona a ponteira (3) de iluminação devidamente vedada e vazada em seu eixo longitudinal para a passagem do pavio (6); um anel de vedação (9) entre a ponteira (3) de iluminação e o recipiente (2) evita o vazamento e/ ou evaporação da mistura (7); é prevista uma tampa (4) ou opcionalmente uma tampa dupla camada (11) Iastreada no topo do corpo da vela (1). 4.VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO”, de acordo com a reivindicação 3 caracterizada por uma a porção interior (11’) da tampa dupla camada (11) conter um material hidrófilo (12).
5. “VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO”, de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pela a vela (1) ter o recipiente (2) com as duas extremidades abertas, em que a ponteira (3) de iluminação é fixada diretamente à extremidade superior do recipiente (2), sendo o pavio (6) inserido diretamente no vazado (5) de dita ponteira 10 (3) onde também é fixado; a tampa (4) é fixada na área no entrono da extremidade superior do recipiente (2) e do corpo (10) da vela (1) auxiliando na proteção e isolamento do pavio (6); a extremidade inferior do recipiente (2) é selada por uma base (13) por meio de cola ou diretamente fundida no corpo (10).
6. VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO”, de acordo com a reivindicações 1 e 5 caracterizada pela base (13) ser solidarizada à vela de forma não definitiva permitindo assim recarregar o produto com a mistura (7).
7. “VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO”, de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pela mistura (7) ser composta de um meio combustível poderá ser um álcool, tal como metanos, etanol, propanol, butanol e seus derivados; o agente cromático inclui, mas não se limita a compostos iônicos de Li, Na, Co, Cr, Cu, Sr, Al, ou íons de Ca.
8. “VELA COM CHAMA COLORIDA POR COMBINAÇÃO DE LÍQUIDO COMBÚSTIVEL E AGENTE CROMÁTICO”, de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pelo pavio (6) ser do tipo mole ou duro fabricado em fibra sintética tratada quimicamente para eliminar a chama amarela gerada na queima, para melhorar a propriedade de absorção da mistura e reduzir a velocidade da queima.
BR102012025420A 2012-10-05 2012-10-05 Vela com chama colorida por combinação de líquido combústivel e agente cromático BR102012025420A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012025420A BR102012025420A2 (pt) 2012-10-05 2012-10-05 Vela com chama colorida por combinação de líquido combústivel e agente cromático

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012025420A BR102012025420A2 (pt) 2012-10-05 2012-10-05 Vela com chama colorida por combinação de líquido combústivel e agente cromático

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012025420A2 true BR102012025420A2 (pt) 2014-10-07

Family

ID=51660186

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012025420A BR102012025420A2 (pt) 2012-10-05 2012-10-05 Vela com chama colorida por combinação de líquido combústivel e agente cromático

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012025420A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2584727T3 (es) Artículo para fumar con marca que cambia de color
BR102012025420A2 (pt) Vela com chama colorida por combinação de líquido combústivel e agente cromático
KR200403470Y1 (ko) 장식용 양초
KR200384738Y1 (ko) 주황색의 불꽃을 내는 양초
KR101835984B1 (ko) 종교의식용 초
WO2001014506A1 (fr) Bougie a flamme de couleur
CN204694164U (zh) 一种手持三层往返式燃烧的线香类烟花
JP3204020U (ja) キャンドル
ES1135589U (es) Vela
JP3140663U (ja) ランプ用燃芯の保持部材
US1342282A (en) Laminated glass
KR20100042995A (ko) 양초 및 그의 제조방법
CN205879019U (zh) 一种单兵烟雾罐
ES1227110U (es) Vela - contenedor de cenizas
ES1291539U (es) Vela de té ecológica
KR200384737Y1 (ko) 스트론튬을 이용한 시그널레드색의 불꽃을 내는 양초
JP2008101048A (ja) 非常用のろうそく
CN205687891U (zh) 一种自动开花的蜡烛
KR200384735Y1 (ko) 시그널레드색의 불꽃을 내는 양초
KR200426473Y1 (ko) 화약과 촛농이 첨가된 모기향
JPS5932844Y2 (ja) キヤンドルト−チ
KR20110036552A (ko) 양초 및 그의 제조방법
CN201909178U (zh) 液体燃料安全装饰灯结构
USD56453S (en) Babnet newxand
USD56625S (en) George h

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.