BR102012018361A2 - Prolongador de caixa de passagem, conjunto para instalações elétricas e instalação de edificação - Google Patents

Prolongador de caixa de passagem, conjunto para instalações elétricas e instalação de edificação Download PDF

Info

Publication number
BR102012018361A2
BR102012018361A2 BR102012018361A BR102012018361A BR102012018361A2 BR 102012018361 A2 BR102012018361 A2 BR 102012018361A2 BR 102012018361 A BR102012018361 A BR 102012018361A BR 102012018361 A BR102012018361 A BR 102012018361A BR 102012018361 A2 BR102012018361 A2 BR 102012018361A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
electrical
junction box
power supply
extender
box
Prior art date
Application number
BR102012018361A
Other languages
English (en)
Inventor
Jose Carlos Da Costa Sinopoli
Original Assignee
Mar Girius Continental Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mar Girius Continental Ltda filed Critical Mar Girius Continental Ltda
Priority to BR102012018361A priority Critical patent/BR102012018361A2/pt
Publication of BR102012018361A2 publication Critical patent/BR102012018361A2/pt

Links

Landscapes

  • Connection Or Junction Boxes (AREA)

Abstract

PROLONGADOR DE CAIXA DE PASSAGEM CONJUNTO PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E INSTALAÇÃO DE EDIFICAÇÃO. A presente invenção refere-se a um prolongador (6,6') de caixa de passagem (1,1'), utilizado em instalações elétricas para ampliar o espaço últil das caixas de passagem (1,1') de cabos elétricos, a fim de proporcionar uma fácil e correta acomodação de uma grande quantidade de cabos e módulos nestas caixas de passagem (1,1'). Preferencialmente, o prolongador (6, 6') é produzido do mesmo material plástico da placa de acabamento (5), e deve possuir as conexões do suporte (2) em sua parte frontal e as conexões da caixa de passagem (1,1') em sua parte traseira. Deste modo, pode ser diretamente conectado a uma caixa de passagem (1,1') e um suporte (2) do estado da técnica. Assim, o prolongador (6,6') cria um espaço maior para acomodar os cabos e módulos elétricos, ampliando o espaço interno da caixa de passagem (1,1') para a soma do espaço interno da caixa de passagem (1,1') com a profundidade do prolongador 6,6', proporcionando assim uma fácil e correta acomodação de uma grande quantidade de cabos e módulos elétricos neste espaço ampliado resultante.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROLONGADOR DE CAIXA DE PASSAGEM, CONJUNTO PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E INSTALAÇÃO DE EDIFICAÇÃO".
A presente invenção refere-se a um prolongador de caixa de passagem, utilizado em instalações elétricas para ampliar o espaço útil das caixas de passagem de cabos elétricos, a fim de proporcionar uma fácil e correta acomodação de um grande comprimento de cabos e módulos nestas caixas de passagem.
Descrição do Estado da Técnica A rede de distribuição de energia elétrica é um segmento com
posto por redes elétricas primárias, geralmente denominadas de redes de distribuição de alta e média tensão, e redes elétricas secundárias, geralmente denominadas de redes de distribuição de baixa tensão. Embora a construção, manutenção e operação das redes elétricas primárias seja de res15 ponsabilidade das concessionárias distribuidoras de eletricidade, as redes elétricas secundárias, ou seja, a distribuição interna às construções, sejam estas casas ou prédios, residenciais, comerciais ou industriais, é de responsabilidade do usuário.
Assim, existe um ponto de entrega, que é o ponto de transição 20 da responsabilidade da concessionária para o usuário. Geralmente, tal ponto é o relógio medidor de consumo, dentro de uma caixa de entrada elétrica. Geralmente, a partir deste ponto os cabos elétricos são conectados a uma caixa de distribuição, que deve possuir disjuntores e outros protetores para os circuitos elétricos da instalação. Posteriormente, os cabos devem também 25 ser distribuídos aos diversos aposentos e circuitos da instalação, que alimentarão todos os produtos que necessitam de energia elétrica para seu funcionamento.
Tanto a conexão da caixa de entrada à caixa de distribuição quanto a posterior distribuição aos circuitos da instalação devem ser protegidos. Embora os fios possam ser distribuídos em locais abertos por compreender isolamento próprio, geralmente são utilizados condutos elétricos, comumente denominados de eleírodutos ou conduítes, para uma maior proteção da instalação. Adicionalmente, são utilizadas caixas de passagem, geralmente denominadas de caixas de Iuz ou caixas de embutir, para emendar ou terminar os circuitos elétricos dos condutos elétricos.
Deste modo, as caixas de passagem são preferencialmente utili5 zadas para fixar interruptores, tomadas de luz, telefone, rede, entre outros, ou para a divisão dos cabos elétricos em certo ponto, para que possam alimentar circuitos distintos da instalação.
Tais caixas de passagem são geralmente retangulares ou quadradas, em dimensões padronizadas em 4x2" (100x50mm) e 4x4" (100 x 10 100 mm). Deste modo, os sistemas de instalação de interruptores e tomadas utilizados são conhecidos como sistemas modulares, constituídos são basicamente por um suporte, um ou mais módulos e um espelho ou placa de acabamento, que são conectados sobre as caixas de passagem.
Por este motivo, quando muitos fios ou cabos estão passando 15 pelas caixas de passagem, o espaço interno destas caixas se reduz, prejudicando a correta fixação do suporte, módulos e placa na caixa de passagem. Portanto, de maneira desvantajosa, em alguns casos o espaço interno das caixas de luz, especialmente as comercialmente utilizadas de 4x2" e 4x4", não é suficiente para a correta acomodação de todos dispositivos e acessó20 rios necessários para que a instalação elétrica alimente os produtos elétricos que necessitam de energia para seu correto funcionamento.
Cabè salientar que, com a popularização de novas tecnologias como, por exemplo, a internet e câmeras de vigilância, é necessária uma quantidade cada vez maior de fios e cabos passando pelos mesmos conduítes e caixas de passagem, o que limita seu espaço físico ainda mais.
Conforme se depreende da análise acima, não é apresentado no estado da técnica nenhum elemento capaz de ampliar o espaço útil das caixas de passagem de modo que os cabos elétricos sejam facilmente e corretamente acomodados nas caixas de passagem.
Objetivos da Invenção
Assim, é um objetivo da presente invenção prover um elemento, na forma de um prolongador de caixa de passagem, que amplie o espaço útil das caixas de passagem, possibilitando a elas acondicionar um maior comprimento de fios elétricos, módulos e afins.
É outro objetivo desta invenção um conjunto para instalações elétricas dotado de pelo menos um prolongador de caixa.
Por fim, é um objetivo da presente invenção uma instalação de
edificação, o circuito compreendendo pelo menos uma caixa de passagem de energia elétrica e pelo menos um prolongador de caixa ora objetivado. Breve Descrição da Invenção
Os objetivos da invenção são atingidos por um prolongador de caixa de passagem de energia elétrica fixado entre uma caixa de passagem e um suporte, para ampliar o espaço interno da caixa de passagem.
Também, os objetivos da presente invenção são alcançados por um conjunto para instalações elétricas que compreende pelo menos uma caixa de passagem e um prolongador tal e qual definido acima.
Ainda, os objetivos da presente invenção são alcançados por um
conjunto para instalações elétricas que compreende pelo menos um suporte, um módulo de fornecimento de energia, uma placa de acabamento e um prolongador tal e qual definido acima.
Finalmente, os objetivos da presente invenção são alcançados 20 por uma instalação de edificação que compreende pelo menos uma caixa de passagem de energia elétrica, pelo menos um suporte, pelo menos um módulo de fornecimento de energia e pelo menos um elemento prolongador da caixa de passagem, configurado para ampliar o espaço interno da caixa de passagem para a acomodação dos módulos de fornecimento de energia.
Descrição Resumida dos Desenhos
A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descrita com base em um exemplo de execução representado nos desenhos. As figuras mostram:
figura 1 - é uma representação das caixas de passagem utilizadas em instalações elétricas;
figura 2 - é uma representação dos elementos utilizados para a fixação de tomadas e interruptores nas caixas de passagem utilizadas em instalações elétricas do estado da técnica;
figura 3 - é uma representação de duas possíveis configurações do prolongador de caixa de passagem da presente invenção;
figura 4 - é uma representação de uma configuração dos eíe
mentos utilizados pela presente invenção para a fixação de tomadas e interruptores nas caixas de passagem utilizadas em instalações elétricas; e
figura 5 - é uma representação de uma configuração alternativa dos elementos utilizados pela presente invenção para a fixação de tomadas e interruptores nas caixas de passagem utilizadas em instalações elétricas.
Descrição Detalhada das Figuras
Afigura 1 ilustra caixas de passagem 1, 1' de energia elétrica utilizadas atualmente. Como pode ser visto da figura 1, tais caixas de passagem são geralmente caixas de passagem retangulares 1 ou caixas de passagem quadradas 1', em dimensões padronizadas geralmente em 4x2"
(100x50mm) e 4x4" (100x100mm).
Como já explicado, quando muitos fios ou cabos estão passando por estas caixas de passageml, V, seu espaço interno se reduz, prejudicando a fácil e correta fixação dos elementos necessários para a alimentação dos produtos elétricos conectados a eles.
Como pode ser visto da figura 2, os sistemas de instalação de
interruptores e tomadas utilizados hoje em dia são conhecidos como sistemas modulares, constituídos são basicamente por um suporte 2, um ou mais módulos de fornecimento de energia 3, 4 e um espelho ou placa de acabamento 5, que são conectados sobre as caixas de passagem 1,1'.
Assim, de maneira desvantajosa, em alguns casos o espaço in
terno das caixas de luz, especialmente as comercialmente utilizadas de 4x2" e 4x4", não é suficiente para a correta acomodação de todos dispositivos e acessórios necessários para a alimentação dos produtos elétricos conectados à instalação elétrica.
Com o intuito de solucionar tais problemas, a presente invenção
compreende um prolongador 6, 6'. Como pode ser visto da figura 3, o prolongador 6, 6' é projetado como uma borda da caixa de passagem 1,1', possuindo um formato superficial substancialmente análogo/cooperante ao da caixa de passagem 1, 1', a fim de que não haja diferenciações no encaixe do suporte 2 na caixa de passagem 1, 1' ou no prolongador 6, 6', bem como restrições no espaço adicional criado pelo prolongador 6, 6’.
Obviamente, o prolongador 6, 6' deve possuir uma profundidade
suficiente para o aumento do espaço interno da caixa de passagem 1,1', sem acarretar em problemas na instalação, como o aumento excessivo da profundidade da caixa em uma parede onde é instalada, por exemplo, ou mesmo possuir uma grande profundidade para ser utilizado, ainda, como um 10 elemento decorativo. Deste modo, prolongadores 6, 6' podem possuir limites distintos de profundidade, dependendo da necessidade dos clientes.
Como pode ser visto das figuras 4 e 5, o prolongador retangular
6 ou o prolongador quadrado 6' varia em formato conforme a caixa de passagem 1, 1 ’ em que for aplicado. O prolongador 6, 6’ é fixado entre a caixa de passagem 1, 1' e o suporte 2, ampliando os espaço útil para fixação dos módulos de fornecimento de energia 3, 4, mesmo com a presença de vários fios ou cabos no interior da caixa de passagem 1,1'.
O elemento prolongador 6, 6' é fixado entre a caixa de passagem 1, 1’, e o suporte 2, e os módulos de fornecimento de energia 3, 4 são fixados no suporte 2. Preferencialmente, a caixa de passagem 1, V recebe cabos de energia elétrica, provenientes de uma caixa de distribuição, por eletrodutos ou conduítes embutidos nas paredes ou no chão do recinto.
Estes cabos de energia elétrica são eletricamente conectados aos módulos de fornecimento de energia 3, 4 e acomodados no espaço in25 temo formado pela caixa de passagem 1,1' ampliado pelo espaço interno formado pelo prolongador 6, 6'. Deste modo, os módulos de fornecimento de energia 3, 4 são configurados para fornecer energia a produtos elétricos ou eletrônicos à eles conectados.
Preferencialmente, o prolongador 6, 6' é produzido do mesmo material polimérico da placa de acabamento 5, e deve possuir as conexões do suporte 2 em sua parte frontal e as conexões da caixa de passagem 1,1’ em sua parte traseira. Deste modo, pode ser diretamente conectado a uma caixa de passagem 1, 1' e um suporte 2 do estado da técnica. Porém, o material com que o prolongador 6, 6' é constituído pode variar livremente sem que ele deixe de estar incluído no escopo de proteção das reivindicações apensas.
Assim, o prolongador 6, 6' cria um espaço maior para acomodar
os cabos elétricos, ampliando o espaço interno da caixa de passagem 1,1' para a soma do espaço interno da caixa de passagem 1,1' com a profundidade do prolongador 6, 6', proporcionando assim uma fácil e correta acomodação de uma grande quantidade de cabos elétricos neste espaço ampliado resultante.
Estes prolongadores podem ser utilizados com diversos modelos de interruptores modulares, tomadas, e outros elementos comercialmente utilizados para a alimentação dos produtos elétricos conectados à instalação elétrica.
É ainda uma invenção nova, inventiva e incluída do escopo de
proteção das reivindicações apensas um conjunto para instalações elétricas formado por pelo menos uma caixa de passagem 1, 1' e pelo menos um prolongador 6, 6', ou então formado por um suporte 2, um módulo de fornecimento de energia 3, 4, uma placa de acabamento 5 e um prolongador 6, 6'. Em essência, uma primeira variação do conjunto compreende
pelo menos uma caixa de passagem 1, 1' e um prolongador 6, 6' tal e qual definido acima.
Outra variação possível do conjunto agrega pelo menos um suporte 2, um módulo de fornecimento de energia 3, 4, uma placa de acabamento 5 e um prolongador 6, 6' tal e qual definido acima.
Por fim, uma terceira variação apresenta a somatória dos elementos presentes das duas variações acima descritas.
Qualquer que seja sua variação, entretanto, esse conjunto pode ser disponibilizado ao consumidor de forma conjunta, sendo instalado nas novas construções ou reformas/readequações em instalações antigas.
Por fim, é ainda uma invenção nova, inventiva e incluída no escopo de proteção das reivindicações apensas uma instalação de edificação compreendendo pelo menos uma caixa de passagem 1, 1' de energia elétrica, um suporte 2, um módulo de fornecimento de energia 3, 4 e um elemento prolongador 6, 6’ configurado para ampliar o espaço interno da caixa de passagem 1,1' para a acomodação dos módulos de fornecimento de energia 3, 4.
Tendo sido descrito exemplos de concretização preferidos, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.

Claims (19)

1. Prolongador (6, 6') de caixa de passagem (1, 1') de energia elétrica caracterizado pelo fato de ser fixado entre uma caixa de passagem (1, 1') e um suporte (2), para ampliar o espaço interno da caixa de passagem5 (1,1').
2. Prolongador (6, 6'), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o elemento prolongador (6, 6') ser fixado entre a caixa de passagem (1, 1') e o suporte (2), e os módulos de fornecimento de energia (3, 4) serem fixados no suporte (2).
3. Prolongador (6, 6'), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de a caixa de passagem (1, 1') de energia elétrica receber cabos de energia elétrica.
4. Prolongador (6, 6'), de acordo com a reivindicação 3, caracterizado peío fato de os cabos de energia elétrica serem eletricamente conectados aos módulos de fornecimento de energia (3, 4) internamente à caixa de passagem (1, 1') e ao prolongador (6, 6').
5. Prolongador (6, 6'), de acordo com uma das reivindicações 1 a4, caracterizado pelo fato de os módulos de fornecimento de energia (3, 4) serem tomadas ou interruptores.
6. Prolongador (6, 6'), de acordo com uma das reivindicações 1 a5, caracterizado pelo fato de os módulos de fornecimento de energia (3, 4) fornecerem energia a produtos elétricos ou eletrônicos.
7. Prolongador (6, 6'), de acordo com uma das reivindicações 1 a6, caracterizado pelo fato de o elemento prolongador (6, 6') possuir um formato superficial substancialmente análogo/cooperante ao da caixa de passagem (1, 1').
8. Conjunto para instalações elétricas, caracterizado pelo fato de que compreende pelo menos uma caixa de passagem (1, 1') e um prolongador (6, 6') como definido nas reivindicações 1 a 7.
9. Conjunto, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente pelo menos um suporte (2), um módulo de fornecimento de energia (3, 4) e uma placa de acabamento (5).
10. Conjunto para instalações elétricas, caracterizado pelo fato de que compreende pelo menos um suporte (2), um módulo de fornecimento de energia (3, 4), uma placa de acabamento (5) e um prolongador (6, 6') como definido nas reivindicações 1 a 7.
11. Conjunto, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente pelo menos uma caixa de passagem (1, 11).
12. Instalação de edificação, compreendendo: pelo menos uma caixa de passagem (1, T) de energia elétrica; pelo menos um suporte (2); e pelo menos um módulo de fornecimento de energia (3, 4); a instalação sendo caracterizada pelo fato de compreender adicionalmente pelo menos um elemento prolongador (6, 6') da caixa de passagem (1, 1'), configurado para ampliar o espaço interno da caixa de passagem (1, 1’) para a acomodação dos módulos de fornecimento de energia (3,4).
13. Instalação de edificação, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de o elemento prolongador (6, 6') ser fixado entre a caixa de passagem (1, 1') e o suporte (2), e os módulos de fornecimento de energia (3, 4) serem fixados no suporte (2).
14. Instalação de edificação, de acordo com a reivindicação 12 ou 13, caracterizada pelo fato de a caixa de passagem (1, 1') de energia elétrica receber cabos de energia elétrica.
15. Instalação de edificação, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada pelo fato de os cabos de energia elétrica serem eletricamente conectados aos módulos de fornecimento de energia (3, 4) internamente à caixa de passagem (1,1') e ao prolongador (6, 6').
16. Instalação de edificação, de acordo com uma das reivindicações 12 a 15, caracterizada pelo fato de os módulos de fornecimento de energia (3, 4) serem tomadas ou interruptores.
17. Instalação de edificação, de acordo com uma das reivindicações 12 a 16, caracterizada pelo fato de os módulos de fornecimento de energia (3, 4) fornecerem energia a produtos elétricos ou eletrônicos.
18. Instalação de edificação, de acordo com uma das reivindicações 12 a 17, caracterizada pelo fato de compreender adicionalmente uma placa de acabamento (5) fixada no suporte (2).
19. Instalação de edificação, de acordo com uma das reivindicações 12 a 18, caracterizada pelo fato de o elemento prolongador (6, 6') possuir um formato superficial substancialmente análogo/cooperante ao da caixa de passagem (1, 1’).
BR102012018361A 2012-07-24 2012-07-24 Prolongador de caixa de passagem, conjunto para instalações elétricas e instalação de edificação BR102012018361A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012018361A BR102012018361A2 (pt) 2012-07-24 2012-07-24 Prolongador de caixa de passagem, conjunto para instalações elétricas e instalação de edificação

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012018361A BR102012018361A2 (pt) 2012-07-24 2012-07-24 Prolongador de caixa de passagem, conjunto para instalações elétricas e instalação de edificação

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012018361A2 true BR102012018361A2 (pt) 2014-08-19

Family

ID=51360490

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012018361A BR102012018361A2 (pt) 2012-07-24 2012-07-24 Prolongador de caixa de passagem, conjunto para instalações elétricas e instalação de edificação

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012018361A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7407410B1 (en) Electrical wiring system
BRPI0400549A (pt) Geração de topologia de rede virtual
CN104364978A (zh) 具有极性校正/保护的连接器组件
US20150070820A1 (en) Modular bus plug apparatus
US6361333B1 (en) Electrical junction box
EP3104470B1 (en) Socket assembly with multiple flush-mounting boxes
BR102012018361A2 (pt) Prolongador de caixa de passagem, conjunto para instalações elétricas e instalação de edificação
KR20190059351A (ko) 슬라이딩 안전커버를 구비한 멀티탭
CN103872631B (zh) 一种快速布线系统
KR101811007B1 (ko) 시공이 편리한 분전반
JP4695054B2 (ja) ケーブル組立体
WO2018129578A1 (en) Intelligent power distribution system
KR102060046B1 (ko) 벽체에 내장되는 공동주택 전기 단자함 장치
Cisco Power Guidelines
WO2016184185A1 (zh) 一种实现配电的方法及装置
EP1729068A1 (en) Combination extractor fan and light unit
CN113678323A (zh) 可释放紧固装置
CN107643723B (zh) 用于电机控制中心的网络分配适配器
GB2489276A (en) Faceplate plugging into back box
US20180174790A1 (en) "SAVUS" A simple, low cost emergency home power connection
CN214588501U (zh) 开关面板
JP3044117B2 (ja) マンション用ハーネス配線システム
CN212908381U (zh) 模块化漏电保护器及模块化智能漏电保护插座
EP1386379B1 (en) Improved electrical junciton box
JP4523086B2 (ja) アース中継端子付住宅用分電盤

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL