BR102012017798A2 - Processo para a formação de marola em piscina de parque aquático - Google Patents

Processo para a formação de marola em piscina de parque aquático Download PDF

Info

Publication number
BR102012017798A2
BR102012017798A2 BR102012017798A BR102012017798A BR102012017798A2 BR 102012017798 A2 BR102012017798 A2 BR 102012017798A2 BR 102012017798 A BR102012017798 A BR 102012017798A BR 102012017798 A BR102012017798 A BR 102012017798A BR 102012017798 A2 BR102012017798 A2 BR 102012017798A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
water
pool
formation
air
chamber
Prior art date
Application number
BR102012017798A
Other languages
English (en)
Inventor
Benito Benatti
Original Assignee
Clube Dr Antonio Augusto Reis Neves
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Clube Dr Antonio Augusto Reis Neves filed Critical Clube Dr Antonio Augusto Reis Neves
Priority to BR102012017798A priority Critical patent/BR102012017798A2/pt
Publication of BR102012017798A2 publication Critical patent/BR102012017798A2/pt

Links

Abstract

PROCESSO PARA A FORMAÇÃO DE MAROLA EM PISCINA DE PARQUE AQUÁTICO, de um mecanismo formador (1) de marola (M), constituido por turbinas com ventilador centrífugo (2) posicionadas na casa de máquinas (C) que se situa na porção posterior da piscina (3), em que a primeira câmara (4) contém tubulações (6) de ar (E) que insufla sobre ventosas (7) direcionando o ar (E) pelos flaps (8) diretamente para a segunda câmara (5), que contém paredes (9) envoltas pela água (A), fazendo a passagem de ar (E) e de água (A) de um lado e expulsando-os pelo outro, assim impulsionando a água (A turbilhonada por baixo de encontro a uma rampa (11) com uma inclinação (a) origina marolas (M) na piscina (3)

Description

“PROCESSO PARA A FORMAÇÃO DE MAROLA EM PISCINA DE PARQUE AQUÁTICO”
Trata a presente solicitação de patente de Invenção de um inédito “PROCESSO PARA A FORMAÇÃO DE MAROLA EM PISCINA DE PARQUE 5 AQUÁTICO”, especialmente de um processo para a produção de marolas em piscina, dotado de turbina com ventilador centrífugo que insufla ar em uma tubulação, combinada com uma ventosa de direcionamento por flap, sendo o destaque que esse ar é conduzido para uma câmara situada entre a casa de máquinas e a piscina, permitindo condicionar a água por suas laterais, o que resulta
na formação da onda tipo marola propriamente dita, dentro da piscina, criando um diferencial nesse tipo de piscina aquática.
A invenção proposta tem como campo de aplicação o entretenimento e lazer em parques aquáticos/ temáticos e congêneres, mais especificamente em piscinas aquáticas para natação.
Como é de conhecimento os parques aquáticos têm se tornado cada
vez mais comuns no circuito de lazer o que faz com que a concorrência entre os vários parques seja cada vez mais acirrada. Desse modo, as tecnologias embarcadas nas piscinas aquáticas pode ser elemento distintivo na escolha de um ou outro parque,
No universo de piscinas aquáticas que simulam uma movimentação da
água, característicos desse segmento, um dos preferidos do público em geral para natação e divertimento é a piscina com ondas do tipo marola, que pode ser utilizado por pessoas de diferentes faixas etárias, garantindo uma diversão prazerosa e segura.
Basicamente, a formação das marolas se dá numa grande piscina, cujas águas nas margens deslocam-se de um lado para o outro, simulando pequenas ondas, onde os usuários sobre as bóias podem desfrutar dessa sensação similar a um braço de mar.
Atualmente, existem piscinas que incorporam unidades de 5 acionamento, tal como, as que giram hélices promovendo a formação de fluxo de água, simulando uma correnteza, ou pequenas turbulências, todavia o que não apresenta um atrativo e mesmo uma emoção similar às marolas, para o usuário que busca um entretenimento mais emocionante e prazeroso, levando os mesmos a enjoarem ou se cansarem com relativa rapidez desse tipo de diversão.
Outro aspecto a ser mencionado é que os equipamentos responsáveis
para essa geração de correnteza são demasiadamente grandes em volume, ocupando uma área às vezes até maior que a própria piscina, deixando pouco espaço para os usuários, aliado ao fato de apresentarem altíssimos níveis de ruídos durante o seu funcionamento.
Todavia se a pessoa busca locais para pratica de natação e
entretenimento que simula, por exemplo, marolas, utilizando-se da piscina convencional ficam mais complicadas, pois depende de suporte e infraestrutura adequados para essas práticas. Procura então locais que dispõe disso, o que nem sempre encontram.
O atual estado da técnica antecipa documento de patente que versa
sobre a matéria como, por exemplo, a Pl 0800523-0 "Sistema de máquina centrífuga para formação de ondas para a prática esportiva", apresentando um sistema de máquina centrífuga, para uso em parques de íazer, sendo constituído por um reservatório cilíndrico para água fechado inferiormente e superiormente. O conceito inventivo do documento acima relatado esta voltado para um sistema específico para profissional de natação, e sendo assim difere muito do documento de patente ora proposto.
Com a finalidade de solucionar e eliminar os problemas acima 5 apresentados foi que o inventor, um profissional ligado ao setor em questão, criou o “PROCESSO PARA A FORMAÇÃO DE MAROLA EM PISCINA DE PARQUE AQUÁTICO” que por suas características próprias, especialmente de um processo formação de marola para piscinas, que através de turbina com ventilador centrífugo, pressuriza ar nas tubulações por meio de um circuito próprio até as ventosas, 10 devidamente canalizado e pressurizado, fazendo uma descarga controlada por flap de direcionamento pneumático, conduzindo esse ar para uma câmara situada entre a casa de máquinas e a piscina, escoando a água por suas laterais, num movimento programado, o que resulta na formação da marola propriamente dita, dentro da piscina, criando um diferencial nesse tipo de diversão.
No “PROCESSO PARA A FORMAÇÃO DE MAROLA EM PISCINA
DE PARQUE AQUÁTICO”, proporciona um entretenimento sadio e seguro, bem como estimulante para a prática da natação com marolas, interagindo com o usuário, com benefícios diretos na circulação, ou seja, criando um notável diferencial nesse tipo de natação no meio das marolas, que o convencional não oferece.
Em suma, a inovação aqui pleiteada apresenta como vantagens mais
preponderantes:
> Proporcionar uma recreação de natação com marolas muito superior ao que o convencional não consegue entregar ao usuário;
> Total segurança na utilização da inventiva piscina com formação de marolas, eliminando situações de perigo e acidentes; > Funcionalidade e praticidade - extrapolam o objetivo básico de uma piscina convencional adaptada, apresentando efeitos práticos palpáveis;
> Excelente relação de custo/benefício - simplicidade construtiva e utilização de componentes comuns de mercado.
A seguir, explica-se a invenção com relação aos desenhos anexos, nos quais estão representadas, a título ilustrativo e não limitativo:
Fig. 1: Vista esquemática em corte lateral do processo de formação de marola em piscina;
Fig. 2: Vista em perspectiva do processo de formação de marola em
piscina, pronta para uso;
Fig. 3: Vista em perspectiva de corte parcial da casa de máquinas do processo de formação de marola em piscina;
Fig. 4: Vista em perspectiva de corte parcial da casa de máquinas ampliada no processo de formação de marola em piscina;
Fig. 5: Vista esquemática frontai dos componentes da casa de máquinas do processo de formação de marola em piscina;
Fig. 6: Vista em perspectiva esquemática do processo de formação de marola em piscina, mostrando uso.
O "PROCESSO PARA A FORMAÇÃO DE MAROLA EM PISCINA DE
PARQUE AQUÁTICO”, objeto desta solicitação de Patente de invenção, consiste essencialmente de um mecanismo formador (1) de marola (M)1 constituído por turbinas com ventilador centrífugo (2) posicionadas na casa de máquinas (C) que se situa na porção posterior da piscina (3) dividida em duas câmaras (4) e (5) distintas, em que a primeira câmara (4) contém as tubulações (6) de ar (E) que insufla sobre as ventosas (7) direcionando o ar (E) pelos flaps (8) diretamente para a segunda câmara (5), que contem paredes (9) envoltas pela água (A), dotadas de orifícios
(10), fazendo a passagem de ar (E) e de agua (A) de um lado e expulsando-os pelo outro, assim impulsionando a água (A) turbilhonada por baixo de encontro a uma rampa (11) com uma inclinação (a) que somada à água (A) normal origina marolas (M) distribuídas nas bordas da piscina (3).
Mais particularmente, o mecanismo formador (1) de marola (M)1 constituído por turbinas com ventilador centrífugo (2) que insufla ar (E) por meio de tubulações (6), montadas na primeira câmara (4), dispostas basicamente lado 10 esquerdo e direito, indo diretamente para as ventosas (7), que possuem um pistão (12) que comanda o direcionamento do ar (E) pressurizado através da atuação dos flaps (8) nos bocais de acesso (13) para a segunda câmara (5). Essa câmara (5) é dividida por paredes (14) que possuem diversos tubos (15) dispostos transversalmente e que as atravessam de um lado para o outro.
O funcionamento dá-se quando o ar (E) pressurizado é insuflado sobre
a água (A), comprimindo-a, facilitando seu escoamento por meio dos tubos (15) e seguem em direção aos escapes centrais (16) onde são exauridos no meio exterior. Toda essa operação dá-se pelo controle coordenado (não mostrado) com a abertura dos pistões (12), ou seja, o pistão direciona o flap (8), num movimento de vai e vem, 20 para o ar (E) vindo da ventosa (7) e no mesmo instante o flap (8) direciona-o para os bocais de acesso (13), segurando o ar (E) aprisionado dentro da segunda câmara (5) com água (A), que por sua vez empurra a mesma para baixo em direção a piscina (3). Nesse momento a agua (A) comprimida, turbilhonada e com velocidade no fluxo passa pela rampa (11) com inclinação (a), originando assim a marola (M).
Esse ciclo funciona simultaneamente nos dois lados da piscina (3), mediante uma pressurização pela turbina com ventilador centrífugo (2) de ar (E) nas tubulações (6), cujo ar gerado pelas turbinas com ventilador centrífugo (2) impulsiona a agua (A)1 formando assim a mencionada marola (M).
Um detalhe para ressaltar é que a rampa (11) inferior apresenta uma inclinação (a) em relação ao piso (P) da piscina (3), que funciona como facilitador na geração de marolas (M) em conjunto com a água (A) adicional disponibilizada dentro da piscina (3).
Tendo, portanto, sido descrita e ilustrada a melhor forma de realização atualmente contemplada para a concretização da presente patente de invenção.
No entanto, é para ser compreendido que, a presente inventividade não
está limitada aos aspectos práticos da realização atualmente preferida, ilustradamente descrita, e que todas e tais modificações e variações devem ser consideradas como estando englobadas dentro do espírito e escopo da patente de invenção.

Claims (4)

1.“PROCESSO PARA A FORMAÇÃO DE MAROLA EM PISCINA DE PARQUE AQUÁTICO”, caracterizado por ser um mecanismo formador (1) de marola (M)1 constituído por turbinas com ventilador centrífugo (2) posicionadas na casa de máquinas (C) que se situa na porção posterior da piscina (3) dividida em duas câmaras (4) e (5) distintas, em que a primeira câmara (4) contém as tubulações (6) de ar (E) que insufla sobre as ventosas (7) direcionando pelos flaps (8) diretamente para a segunda câmara (5), que contem água (A) em meio a paredes (9) com orifícios (10) fazendo a passagem de ar (E) e de agua (A) de um lado e expulsandoos pelo outro, impulsionando a água (A) turbilhonada por baixo de encontro a uma rampa (11) com uma inclinação (a) que somada à água (A) normal origina marolas na piscina (3).
2. “PROCESSO PARA A FORMAÇÃO DE MAROLA EM PISCINA DE PARQUE AQUÁTICO”, conforme reivindicação 1 e caracterizado por pistões (12), que direcionam os flaps (8), num movimento de vai e vem, para o ar (E) vindo das ventosas (7) direciona-o para os bocais de acesso (13), segurando o ar (E) aprisionado dentro da segunda câmara (5) com água (A), que por sua vez empurra a mesma para baixo em direção a piscina (3).
3. “PROCESSO PARA A FORMAÇÃO DE MAROLA EM PISCINA DE PARQUE AQUÁTICO", conforme reivindicação 1 e 2 e caracterizado pela câmara (5) ser dividida por paredes (14) que possuem diversos tubos (15) dispostos transversalmente e que as atravessam de um lado para o outro.
4. 'PROCESSO PARA A FORMAÇÃO DE MAROLA EM PISCINA DE PARQUE AQUÁTICO”, conforme reivindicação 1 e 3 e caracterizado peio ar (E) pressurizado ser insuflado sobre a água (A)1 comprimindo-a, escoando através dos tubos (15) em direção aos escapes centrais (16) onde são exauridos no meio exterior.
BR102012017798A 2012-07-18 2012-07-18 Processo para a formação de marola em piscina de parque aquático BR102012017798A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012017798A BR102012017798A2 (pt) 2012-07-18 2012-07-18 Processo para a formação de marola em piscina de parque aquático

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012017798A BR102012017798A2 (pt) 2012-07-18 2012-07-18 Processo para a formação de marola em piscina de parque aquático

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012017798A2 true BR102012017798A2 (pt) 2014-08-19

Family

ID=51360473

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012017798A BR102012017798A2 (pt) 2012-07-18 2012-07-18 Processo para a formação de marola em piscina de parque aquático

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012017798A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2638053T3 (es) Tobogán acuático articulado
ES2289908B1 (es) Tunel de viento vertical panoramico perfeccionado.
US5906373A (en) Water-tag game played within a maze
US808487A (en) Pleasure-railway.
ES2905131T3 (es) Atracción de feria
ES2726911T3 (es) Aparato de entrenamiento de ciclismo con rodaje estacionario
BR102012017798A2 (pt) Processo para a formação de marola em piscina de parque aquático
ES2963641T3 (es) Simulador de vuelo corporal
CN204275414U (zh) 结构简化的喷水式助泳器
US2319132A (en) Safety water cradle boat
KR100963100B1 (ko) 물놀이용 구형 공기튜브
ES2821377T3 (es) Dispositivo de retroalimentación háptica para la simulación de dirección
JP4316353B2 (ja) 遊戯装置
BR102012017794A2 (pt) Processo para a formação de onda em piscina
RU2323760C1 (ru) Водный аэродинамический аттракцион (варианты)
ES2314504T3 (es) Dispositivo de juego.
ES2697916B1 (es) Mejoras en sistema de entrenamiento en deportes de balón
CN107284614A (zh) 一种家用游乐半浮潜式潜水艇
US2299737A (en) Foot-propelled boat
US574090A (en) Illusion
KR200215404Y1 (ko) 공중유영놀이장치
US1485839A (en) Scenic railway
CN207221316U (zh) 一种游乐海盗船
JPH05105187A (ja) 水上遊戯具
RU60386U1 (ru) Водный аэродинамический аттракцион (варианты)

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: E04H 4/12 , F04D 35/00

Ipc: E04H 4/00 (2006.01), E04H 4/12 (2006.01), F04D 35/

B06V Preliminary requirement: requests without searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements