BR102012017636A2 - Sistema automatizado para cura de tijolo ecológico - Google Patents

Sistema automatizado para cura de tijolo ecológico Download PDF

Info

Publication number
BR102012017636A2
BR102012017636A2 BR102012017636A BR102012017636A BR102012017636A2 BR 102012017636 A2 BR102012017636 A2 BR 102012017636A2 BR 102012017636 A BR102012017636 A BR 102012017636A BR 102012017636 A BR102012017636 A BR 102012017636A BR 102012017636 A2 BR102012017636 A2 BR 102012017636A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
water
bricks
ecological
brick
automated
Prior art date
Application number
BR102012017636A
Other languages
English (en)
Inventor
Jorge Luiz Rocha Melotti
Original Assignee
Jorge Luiz Rocha Melotti
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Jorge Luiz Rocha Melotti filed Critical Jorge Luiz Rocha Melotti
Priority to BR102012017636A priority Critical patent/BR102012017636A2/pt
Publication of BR102012017636A2 publication Critical patent/BR102012017636A2/pt

Links

Landscapes

  • Devices For Post-Treatments, Processing, Supply, Discharge, And Other Processes (AREA)

Abstract

O SISTEMA AUTOMATIZADO PARA CURA DE TIJOLO ECOLÓGICO consiste em um sistema (1) automatizado que permite controlar e dosar a aplicação de água (2) sobre tijolos ecológicos (3) no momento da cura, efetivado por um equipamento principal (4) que se desloca em dois sentidos, frente e trás, aplicando água (2) e ar quente (5) nos tijolos ecológicos (3) em ambas laterais.

Description

“SISTEMA AUTOMATIZADO PARA CURA DE TIJOLO ECOLÓGICO” BREVE APRESENTAÇÃO
Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de um inédito, “SISTEMA AUTOMATIZADO PARA CURA DE TIJOLO ECOLÓGICO”,
especialmente de um sistema automatizado concebido para controlar e dosar a aplicação de água sobre tijolos ecológicos no momento da cura, com destaque para, além do reaproveitamento de toda água utilizada no processo, possibilitar a aplicação de ar quente sobre os tijolos após a aplicação de água, garantindo a customização do procedimento e mantendo, sobretudo, a qualidade do tijolo.
CAMPO DE APLICAÇÃO
O sistema automatizado para cura de tijolo proposto tem como campo de aplicação as fábricas e indústrias de tijolos ecológicos, porém não limitados a estes, podendo ser aplicado em outras situações.
CONVENCIMENTO
Em tempos de sustentabilidade, a proposta é cada vez mais habituar
aos assuntos relacionados com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana e com isso surgem produtos e serviços que são ecologicamente corretos para se encaixar nessa nova perspectiva, entre essas diversas opções que o mercado nos oferece, uma delas é o tijolo ecológico.
O tijolo ecológico, numa linguagem mais técnica, é fabricado por um
processo bem diferente do tijolo convencional: ao invés de ser levado a um forno para ser cozido e adquirir resistência, o tijolo ecológico por sua vez, é em média 4 vezes mais resistente que o de barro etem sua origem na seleção dos componentes, partindo para a mistura, prensagem e cura do tijolo. E é exatamente sobre a cura dos tijolos ecológicos que reside o maior problema atualmente, isso se deve ao fato de que, neste momento, o tijolo deve receber uma quantidade considerável de água e as tecnologias conhecidas não proporcionam a adequada irrigação, por serem feitos por procedimentos manuais 5 utilizando-se de regador, mangueira entre outros equipamentos. Outra forma é a aspersão através de bicos aspersores os quais simplesmente lançam, sem processo de controle e dosagem da água.
Nos casos expostos acima, existe um primeiro problema ecológico que é o desperdício de água por excesso de aplicação, ou ainda a perda de água que escoa dos paletes onde os tijolos estão posicionados, além da perda do votume de água, ocorre também outro problema ecológico, que é a eventual contaminação do solo.
Diante dessa situação apresentada foi que motivou a desenvolver um sistema de cura para tijolo ecológico totalmente automatizado que pudesse ao mesmo tempo ser de prática utilização, de estrutura simplificada e eficiente para garantir a qualidade do produto final, em conformidade com o foco desse pedido de privilégio.
ESTADO DA TÉCNICA
O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que 20 versam sobra à matéria em apreço, como o Pl 0402322-6 “PROCESSO PARA A PRODUÇÃO DE TIJOLOS PRENSADOS COM AGREGADOS OBTIDOS A PARTIR DE RESÍDUOS MINERAIS RECICLADOS”. Que compreende um processo para produção de tijolos prensados com agregados minerais reciclados como matéria prima, cujo processo compreende o preparo da mistura, modelagem de tijolos e 25 blocos e por fim a cura e armazenamento. Quanto à cura este processo relata que, após 6 horas da moldagem e durante os 7 primeiros dias, manter os tijolos unidos, a fim de garantir a cura necessária.
Como se pode notar, a cura para o processo acima descrito afirma que é necessário manter os tijolos úmidos por um longo período, embora não está estabelecido no documento como se dá essa umidificação, é de conhecimento que se dá através dos meios manuais ou por aspersores ocorrendo os mesmos inconvenientes já citados.
DO NOVO SISTEMA
Ciente do estado da técnica, suas lacunas e limitantes, o inventor, após 10 estudos e pesquisas desenvolveu o “SISTEMA AUTOMATIZADO PARA CURA DE TIJOLO ECOLÓGICO” em questão, que em linhas gerais, trata-se especialmente de um sistema automatizado concebido para controlar e dosar a aplicação de água sobre tijolos ecológicos no momento da cura, com destaque para, além do reaproveitamento de toda água utilizada no processo, possibilitar a aplicação de ar 15 quente sobre os tijolos após a aplicação de água, garantindo a customização do procedimento e mantendo, sobretudo, a qualidade do tijolo.
O “SISTEMA AUTOMATIZADO PARA CURA DE TIJOLO ECOLÓGICO” em tela garante o apelo ecológico pelo fato de possuir um tanque de reaproveitamento da água que é aspergida sobre os tijolos, bem como aquela que 20 escorre dos tijolos nos paletes, para onde é levada por desnivelamento do solo. Deste tanque a água é reaproveitada no sistema mediante uso de uma bomba tipo “sapo” ou similar.
No “SISTEMA AUTOMATIZADO PARA CURA DE TIJOLO ECOLÓGICO" os paletes com os tijolos ecológicos a serem curados são dispostos nas laterais de um corredor composto por um trilho por onde se desloca livremente um equipamento sobre pneumáticos configurando um reservatório de água do qual projetam-se braços paralelos que se estendem sobre os paletes, em ambos os lados, tendo esses braços bicos aspersores para distribuição da água em névoa, de modo que esta água seja projetada em volume adequado numa relação da distância a ser percorrida em função da altura dos tijolos empilhados nos paletes.
Tudo isso se deve ao “SISTEMA AUTOMATIZADO PARA CURA DE TIJOLO ECOLÓGICO” cujos parâmetros e equipamentos ideais garantem que a água aspergida sobre os tijolos ecológicos escorra sempre até alcançar o último tijolo, notadamente por ser distribuída de forma homogênea e com aplicação de ar 10 quente após a aplicação da água, observada a relação tempo x distância de deslocamento e em função da quantidade x altura dos tijolos que ajudam a determinar não só o volume de água, como também a temperatura e o tempo de aplicação do ar.
No “SISTEMA AUTOMATIZADO PARA CURA DE TIJOLO 15 ECOLÓGICO” uma vez curado os tijolos são mantidos em estoque pela quantidade de dias necessários, após isso, estão aptos a serem removidos por transporte, pois o tijolo obtido por este sistema de cura apresenta alta resistência e não se quebra com facilidade, revelando um produto de grande durabilidade quando submetido à tração e compressão, o que garante ainda altiva segurança quando aplicado na 20 construção.
DAS VANTAGENS
Em suma, a invenção reivindicada apresenta como vantagens mais preponderantes: > O sistema promove a ideal cura para os tijolos ecológicos de forma a umedecê-los com água em névoa e posterior aplicação de ar quente no procedimento;
> Garante o reaproveitamento da água que é aspergida sobre os tijolos e o excesso que escorre dos tijolos em direção ao tanque;
> Promove a aplicação de água por meio de um equipamento sobre rodas permitindo a umidificação em ambos os lados em tempo e volume adequado;
> Proporciona distribuição de forma homogênea e com aplicação de ar quente após a aplicação da água, observada a relação tempo x distância de
deslocamento e em função da quantidade x altura dos tijolos;
> O tijolo obtido por este sistema de cura apresenta alta resistência e durabilidade;
> Garante a eficiência em termos de cura do tijolo ecológico.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
A seguir, explica-se o sistema com referência aos desenhos anexos, no qual é representado de forma ilustrativa e não limitativa:
Fig. 1: Vista esquemática em corte do sistema automatizado para cura de tijolo ecológico;
Fig. 2: Vista esquemática em perspectiva do sistema automatizado
para cura de tijolo ecológico;
Fig. 3: Vista esquemática em perspectiva do sistema automatizado para cura de tijolo ecológico, mostrando o início do percurso do equipamento;
Fig. 4: Vista esquemática em perspectiva do sistema automatizado para cura de tijolo ecológico, mostrando o retorno no percurso do equipamento; Fig. 5: Vista esquemática em perspectiva do sistema automatizado para cura de tijoio ecológico, mostrando o detalhe dos braços sobre os tijolos;
Fig. 6: Vista em perspectiva do equipamento do sistema automatizado para cura de tijolo ecológico;
Fig. 7: Vista em perspectiva de um método de cura convencional.
DESCRIÇÃO DETALHADA
O “SISTEMA AUTOMATIZADO PARA CURA DE TIJOLO ECOLÓGICO” é um sistema (1) automatizado que permite controlar e dosar a aplicação de água (2) sobre tijolos ecológicos (3) no momento da cura, efetivado por um equipamento principal (4) que se desloca em dois sentidos, frente e trás, aplicando água (2) e ar quente (5) nos tijolos ecológicos (3) em ambas laterais.
Mais particularmente, o sistema (1) inovado é composto por um equipamento principal (4) cujo deslocamento sobre os trilhos (6) é promovido por caixa de comando (7) acoplado diretamente no eixo de um dos pneumáticos (8), com reservatório de água (9) para aplicação em todo o procedimento e deste se projetam braços (10) paralelos que se estendem sobre os paletes (11) onde estão posicionados os tijolos ecológicos (3), em ambos os lados, tendo esses braços (10) bicos aspersores (12) para distribuição da água (2) em névoa (13), que é aspergida sobre os tijolos ecológicos (3) de forma homogênea observada a relação tempo x distância de deslocamento e em função da quantidade x altura dos tijolos que ajudam a determinar não só o volume de água até alcançar o último tijolo inferior (14) empilhado nos paletes. A aspersão da água (2) é realizada no momento do deslocamento do equipamento principal (4) e poderá ser tantos quanto necessário para cumprir o volume total de água considerando a necessidade, temperatura e o tempo de aplicação do ar quente (5) logo após a aplicação da água (2). Dito ar quente (5) é operado em uma caixa (15) com aquecimento por resistência ou similar, de modo a lançar ar quente (5) sobre os tijolos ecológicos (3) em uma faixa preferencial entre 15° e 30°. Próximo e estrategicamente posicionado ao percurso do equipamento principal (4) possui um tanque de reaproveitamento (16) da água (2) 5 que é aspergida sobre os tijolos, bem como aquela que escorre dos tijolos nos paletes (14), conduzida por desnivelamento do solo. O reaproveitamento da água (2) contida no interior do tanque de reaproveitamento (16) se dá através de uma bomba
(17) tipo “sapo” que transporta a água (2) por meio de mangueira (18) até o cilindro (19) superior do reservatório de água (9) do equipamento principal (4). A movimentação da mangueira (18) é garantida pela torre (20) que a sustenta e a direciona por meio de elásticos (21) presos taticamente na mangueira (18).

Claims (4)

1.
“SISTEMA AUTOMATIZADO PARA CURA DE TIJOLO ECOLÓGICO” caracterizado por o sistema (1) inovado ser composto por um equipamento principal (4) de deslocamento sobre trilhos (6) promovido por caixa de comando (7)
acoplado diretamente no eixo de um dos pneumáticos (8), com reservatório de água
(9) e braços (10) paralelos com bicos aspersores (12) e ar quente (5) que se estendem sobre os paletes (11) e tijolos ecológicos (3); há um tanque de reaproveitamento (16) da água (2) que por meio de uma bomba (17) e mangueira (18) alimentam o reservatório de água (9) do equipamento principal (4).
BR102012017636A 2012-07-17 2012-07-17 Sistema automatizado para cura de tijolo ecológico BR102012017636A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012017636A BR102012017636A2 (pt) 2012-07-17 2012-07-17 Sistema automatizado para cura de tijolo ecológico

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012017636A BR102012017636A2 (pt) 2012-07-17 2012-07-17 Sistema automatizado para cura de tijolo ecológico

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012017636A2 true BR102012017636A2 (pt) 2014-05-06

Family

ID=50628344

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012017636A BR102012017636A2 (pt) 2012-07-17 2012-07-17 Sistema automatizado para cura de tijolo ecológico

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012017636A2 (pt)

Cited By (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2017088640A1 (zh) * 2015-11-27 2017-06-01 杜丽娜 一种建筑工地混凝土养护室加湿装置
CN108081442A (zh) * 2016-11-20 2018-05-29 天津津嘉升溢生物科技有限公司 一种技术研究服务养护系统
CN111688009A (zh) * 2020-06-23 2020-09-22 中建八局第一建设有限公司 一种建筑施工用砌砖养护喷淋装置
CN112405807A (zh) * 2020-11-18 2021-02-26 张泽军 一种道路桥梁混凝土预制梁养护装置
CN117802912A (zh) * 2024-02-29 2024-04-02 山西路桥第六工程有限公司 一种桥梁喷淋养护设备

Cited By (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2017088640A1 (zh) * 2015-11-27 2017-06-01 杜丽娜 一种建筑工地混凝土养护室加湿装置
CN108081442A (zh) * 2016-11-20 2018-05-29 天津津嘉升溢生物科技有限公司 一种技术研究服务养护系统
CN111688009A (zh) * 2020-06-23 2020-09-22 中建八局第一建设有限公司 一种建筑施工用砌砖养护喷淋装置
CN112405807A (zh) * 2020-11-18 2021-02-26 张泽军 一种道路桥梁混凝土预制梁养护装置
CN117802912A (zh) * 2024-02-29 2024-04-02 山西路桥第六工程有限公司 一种桥梁喷淋养护设备
CN117802912B (zh) * 2024-02-29 2024-05-03 山西路桥第六工程有限公司 一种桥梁喷淋养护设备

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102012017636A2 (pt) Sistema automatizado para cura de tijolo ecológico
DK201800032U4 (da) Robotenhed til maling af striber, samt anvendelse heraf
BR102017013996A8 (pt) Veículo utilitário
CN206423404U (zh) 一种便捷式农业喷药器
CN204466424U (zh) 寒地阳光温室水幕墙体
CN106638215A (zh) 一种会呼吸的彩色防滑路面及其铺设方法
CN203834943U (zh) 移动式建筑墙体楼板喷洒水雾装置
NO125598B (pt)
CN103563600A (zh) 一种透气防渗砂的生产方法
CN205833491U (zh) 一种自动喷漆装置
US20180272564A1 (en) Flex-Cure Pneumatically Applied Wet Blanket
CN106217898A (zh) 玻璃钢化粪池的生产工艺
CN209376299U (zh) 一种塑料植草格
CN104947870A (zh) 一种杀菌调温墙面板
CN203795277U (zh) 折叠沥青洒布架
CN204940095U (zh) 一种新型沥青喷洒装置
CN204023446U (zh) 一种用于塑格拼接地板的发光组合标识条
CN205604040U (zh) 一种公路结构层养护装置
CN208136660U (zh) 一种彩色透水路面结构
CN207589607U (zh) 一种单面泡沫陶瓷轻质绿植铺装装置
CN204090853U (zh) 一种用于20kg遥控无人施药机上的折叠式喷药杆
Sun et al. Application of chronic disease health management model in community home-based care services
CN207960456U (zh) 一种玻璃钢绝缘单梯
CN204644912U (zh) 一种道路安全警示标志
CN106000748A (zh) 一种自动喷漆装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.