BR102012012692A2 - dispositivo com disposiÇço de proteÇço lubrificante e mÉtodo para lubrificaÇço - Google Patents

dispositivo com disposiÇço de proteÇço lubrificante e mÉtodo para lubrificaÇço Download PDF

Info

Publication number
BR102012012692A2
BR102012012692A2 BRBR102012012692-3A BR102012012692A BR102012012692A2 BR 102012012692 A2 BR102012012692 A2 BR 102012012692A2 BR 102012012692 A BR102012012692 A BR 102012012692A BR 102012012692 A2 BR102012012692 A2 BR 102012012692A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
lubricant
shielding gas
reservoir
gas
flow
Prior art date
Application number
BRBR102012012692-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Pierre Foret
Original Assignee
Linde Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Linde Ag filed Critical Linde Ag
Publication of BR102012012692A2 publication Critical patent/BR102012012692A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01MLUBRICATING OF MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; LUBRICATING INTERNAL COMBUSTION ENGINES; CRANKCASE VENTILATING
    • F01M9/00Lubrication means having pertinent characteristics not provided for in, or of interest apart from, groups F01M1/00 - F01M7/00
    • F01M9/12Non-pressurised lubrication, or non-closed-circuit lubrication, not otherwise provided for
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01MLUBRICATING OF MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; LUBRICATING INTERNAL COMBUSTION ENGINES; CRANKCASE VENTILATING
    • F01M5/00Heating, cooling, or controlling temperature of lubricant; Lubrication means facilitating engine starting
    • F01M5/001Heating
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01MLUBRICATING OF MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; LUBRICATING INTERNAL COMBUSTION ENGINES; CRANKCASE VENTILATING
    • F01M9/00Lubrication means having pertinent characteristics not provided for in, or of interest apart from, groups F01M1/00 - F01M7/00
    • F01M9/02Lubrication means having pertinent characteristics not provided for in, or of interest apart from, groups F01M1/00 - F01M7/00 having means for introducing additives to lubricant
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16HGEARING
    • F16H57/00General details of gearing
    • F16H57/04Features relating to lubrication or cooling or heating
    • F16H57/045Lubricant storage reservoirs, e.g. reservoirs in addition to a gear sump for collecting lubricant in the upper part of a gear case
    • F16H57/0452Oil pans

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Lubricants (AREA)
  • Packaging Of Machine Parts And Wound Products (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO COM DISPOSIÇçO DE PRETEÇçO LUBRIFICANTE E MÉTODO PARA LUBRIFICAÇçO. A presente invenção refere-se a um dispositivo (10) com pelo menos dois parceiros de atrito (11, 12) a serem lubrificados e pelo menos um disposição de proteção de lubrificante é fornecida que compreende os meios (15, 16) para permitir que um gás de proteção de lubrificante flua através do lubrificante no reservatório de lubrificante (14), bem como o dispositivo (10).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO COM DISPOSIÇÃO DE PRETEÇÃO LUBRIFICANTE E MÉTODO PARA LUBRIFICAÇÃO".
A presente invenção refere-se a um dispositivo a ser Iubrificado 5 com uma disposição de proteção lubrificante, bem como a um método para a lubrificação correspondente.
Estado da Técnica
A lubrificação de elementos de máquina com lubrificantes, como diferentes tipos de graxa, óleo ou lubrificante sólido realiza diferentes fun10 ções. Por um lado, ela serve para evitar ou reduzir o fenômeno do desgaste em pontos de contato entre os, então, chamados de parceiros de atrito, para diminuir as concentrações de tensão, por exemplo, em mancais e para reduzir as tensões adicionais de cisalhamento de atrito nas superfícies. Os lubrificantes são, ainda, usados para a proteção de corrosão e para o resfriamen15 to dos elementos da máquina se uma troca suficiente de lubrificante e, portanto, uma dissipação de calor correspondente for garantida.
O objetivo da lubrificação consiste em separar as superfícies de contato dos parceiros de atrito por meio de uma película líquida hidrodinâmica ou uma camada de reação de proteção. Na formação hidrodinâmica de 20 películas lubrificantes, uma deformação elástica tem, com frequência, um papel importante, como o que se refere a, então, chamada lubrificação elasto-hidrodinâmica, nesse caso. Isso pode ser alcançado com uma combinação adequada da viscosidade do lubrificante, a velocidade de movimento dos parceiros de atrito e a pressão de contato, bem como as adaptações 25 construtivas correspondentes.
Conforme mencionado acima, os diferentes tipos de óleo lubrificante, graxa lubrificante e lubrificante sólido são usados como lubrificantes. Esse pedido foca, principalmente, nos lubrificantes líquidos como, por exemplo, os óleos lubrificantes. Os parâmetros importantes dos óleos lubrificantes 30 que podem ser influenciados são a densidade, o índice de viscosidade, a estabilidade de cisalhamento, o chamado ponto de CLOUD-AND-POUR, a capacidade de neutralização, o valor de neutralização, o número de base total e o ponto de fulgor. Adicionalmente, a capacidade térmica, a capacidade de absorção de ar e o teor de água e os objetos estranhos influenciam as propriedades de um óleo lubrificante.
Vários tipos de aditivos de óleo lubrificante para modificar as 5 propriedades de óleo lubrificante relevantes de maneira tribológica, por exemplo, o comportamento de viscosidade/temperatura e/ou o comportamento de atrito ou desgaste, bem como para melhorar a resistência à oxidação ou a prevenção de espuma.
Os aditivos podem ser adicionados ao óleo lubrificante sob a forma de então chamado de pacotes de aditivos comercialmente disponíveis. Em óleos de motor modernos, 10 a 20% do volume total consistem em aditivos. Os aditivos poliméricos tipicamente formam outros 3% do volume total.
O tempo de vida do óleo lubrificante é limitado. Devido às iterações com o sistema a ser Iubrificado e à atmosfera circundante, o tempo de vida do óleo lubrificante e de todo o sistema tribológico podem ser reduzidos de maneira significativa. Nesse contexto, os processos de oxidação que levam a um aumento do valor de neutralização e, portanto, a uma corrosão aumentada do óleo lubrificante são considerados particularmente críticos. Um aumento da viscosidade faz com que as propriedades biológicas do sistema se alterem ao longo do tempo. Os depósitos formados devido à corrosão mediante a separação dos componentes do óleo lubrificante podem causar entupimentos. Uma perda de aditivos pode fazer com que determinados componentes do óleo lubrificante não sejam mais protegidos de maneira suficiente, tal que sua qualidade deteriora. Consequentemente, a frequência do óleo é alterada ou os intervalos de manutenção são exigidos.
Portanto, seria desejável aumentar o tempo de vida de um óleo lubrificante ou, de maneira mais geral, um lubrificante líquido, particularmente um óleo lubrificante que tem como base o óleo mínimo.
Apresentação da Invenção Com base nessas circunstâncias, a presente invenção apresenta
um dispositivo a ser Iubrificado com uma disposição de proteção de lubrificante, bem como um método de lubrificação correspondente, com as características das reivindicações independentes.
As modalidades preferenciais formam os objetos das respectivas reivindicações dependentes, bem como a seguinte descrição.
Vantagens da Invenção 5 A presente invenção propõe um dispositivo com pelo menos dois
parceiros de atrito a serem Iubrificados e pelo menos um reservatório de lubrificante para um lubrificante disposto no dispositivo, em que pelo menos uma disposição de proteção de lubrificante é fornecida que compreende os meios para permitir que um gás de proteção de lubrificante flua através do lubrificante e do reservatório do lubrificante.
Não apenas o reservatório do lubrificante, mas também o próprio dispositivo é desenvolvido para o fluxo de um gás de proteção de lubrificante. Dessa maneira, uma atmosfera de lubrificante adequada, por exemplo, sob a forma de um aerossol livre de oxigênio, pode ser fornecida de maneira 15 contínua ou intermitente ou gerada novamente no dispositivo a ser Iubrificado, tal que a proteção particularmente eficaz é alcançada.
No contexto dessa aplicação, um "gás de proteção de lubrificante" se refere a um gás que causa um tempo de vida do lubrificante prolongado e/ou propriedades aperfeiçoadas do lubrificante devido às suas proprie20 dades químicas e/ou físicas, por exemplo, devido à sua inércia. Tal gás de proteção de lubrificante compreende, de preferência, os gases inertes como, por exemplo, o nitrogênio e o dióxido de carbono e/ou os gases raros, como o argônio. No entanto, os gases como o monóxido de carbono ou o acetileno também são adequados. Um gás de proteção de lubrificante é, de preferên25 cia, livre de oxigênio de modo a evitar a oxidação dos componentes lubrificantes. O gás de proteção de lubrificante é, de preferência, livre de outros componentes corrosivos, particularmente água e partículas abrasivas.
No contexto da presente invenção, o termo gás de proteção de lubrificante "livre de oxigênio" também se refere a um gás que ainda contém poucos teores (residuais) de oxigênio dissolvido ou é capaz de produzir poucas quantidades de oxigênio. Embora seja desejável que o gás de proteção de lubrificante seja completamente livre de oxigênio, isso é, em geral, associado a custos adicionais significativos.
Os métodos para a remoção de oxigênio, por exemplo, dos gases correspondentes são suficientemente conhecidos. Por exemplo, o oxigênio pode ser condensado fora do ar em um filtro de resfriamento ou sepa5 rado de maneira catalítica. Os gases inertes, como o argônio, o nitrogênio ou o dióxido de carbono também podem ser fornecidos na forma líquida livre de oxigênio e transferidos na fase gasosa antes da utilização em um gás de proteção de lubrificante.
As medidas da invenção possibilitam a criação de um sistema de 10 gás/lubrificante livre de oxigênio em um dispositivo a ser lubrificado, que é disponível de maneira permanente no dito dispositivo e prolonga de maneira significativa o tempo de vida de componentes de atrito. Consequentemente, os intervalos de manutenção dos sistemas correspondentes podem ser estendidos de maneira significativa, tal que a maior disponibilidade e/ou os 15 menos custos de manutenção são alcançados. Devido a uma atmosfera de lubrificante livre de oxigênio correspondente, é possível utilizar os aditivos de lubrificante livre de oxigênio sem ter que realizar uma alteração frequênte de lubrificante.
Uma disposição de proteção de lubrificante é considerada particularmente vantajosa, que não compreende apenas uma linha de abastecimento para o gás de proteção de lubrificante, mas também os meios para permitir que o gás de proteção de lubrificante borbulhe no lubrificante. Isso pode ser realizado, por exemplo, com um dispositivo borbulhante de gás para produzir as bolhas de gás que fluem através do lubrificante e durante esse processo produzem um aerossol e/ou uma névoa de lubrificante. As bolhas de gás podem ser produzidas, por exemplo, por um filtro (membrana ou mistura), em que o tamanho da bolha de gás é influenciado pelo respectivo tamanho do poro. O borbulhar do gás de proteção de lubrificante e, portanto, a produção do sistema de lubrificante/gás pode, conforme mencionado acima, ocorrer de maneira contínua ou intermitente, por exemplo, em intervalos de lubrificação. O borbulhar contínuo garante que o sistema de lubrificante/gás com propriedades constantes, enquanto o borbulhar intermitente economiza o gás de proteção de lubrificante.
No contexto da presente invenção, um "aerossol" se refere a qualquer sistema, no qual um lubrificante líquido está presente em um fluido de carreador gasoso, por exemplo, sob a forma de gotículas. O respectivo tamanho da gotícula pode variar de maneira significativa nesse caso e ficar na faixa de entre 0,5 nm e vários 10 pm.
O dispositivo a ser Iubrificado apresenta de maneira vantajosa as aberturas de saída para o gás de proteção de lubrificante. Nesse caso, o gás de proteção de lubrificante pode ser submetido a um processo de Iimpe10 za (por exemplo, por meio de filtragem ou um processo químico) e/ou mais uma vez fornecido a uma disposição de proteção de lubrificante. O gás de proteção de lubrificante pode ser descarregado de maneira eficaz dessa maneira.
Também pode ser vantajoso fornecer uma disposição de proteção de lubrificante que compreende um dispositivo de aquecimento para o lubrificante e/ou para o gás de proteção de lubrificante. Sabe-se, em geral, que determinados gases aquecidos usados como um gás de proteção de lubrificante como, por exemplo, acetileno ou monóxido de carbono, influenciam de maneira positiva as propriedades tribológicas de um sistema a ser lubrificado. Portanto, seria possível fornecer um fluxo de gás aquecido de maneira correspondente por meio de um aquecedor de gás. Os dispositivos de aquecimento correspondentes garantem que os parâmetros do lubrificante e/ou do gás de proteção de lubrificante como, por exemplo, a sua densidade, a sua viscosidade e/ou a sua capacidade de compressão possam ser controlados particularmente bem.
Se aplicável, também seria possível apenas transformar uma determinada quantidade do lubrificante na fase gasosa e produzir, da seguinte maneira, um aerossol em uma temperatura elevada na disposição de proteção de lubrificante. Se o tal aerossol aquecido encontrar os elementos de 30 engrenagem (mais frios), as partículas líquidas de aerossol são depositadas no mesmo devido à condensação de tal modo que uma lubrificação intencional pode ser alcançada. No método de lubrificação da invenção, um gás de proteção de lubrificante flui através do reservatório do lubrificante e o lubrificante contido ali, bem como através do próprio dispositivo, devido à utilização da disposição de proteção de lubrificante descrita.
Conforme mencionado acima, é possível de maneira vantajosa
utilizar os gases inertes, como o argônio ou o nitrogênio, bem como os gases, como o dióxido de carbono, o monóxido de carbono e/ou o acetileno, que são conhecidos para influenciar de maneira positiva as propriedades tribológicas de um sistema a ser Iubrificado como os gases de proteção de 10 lubrificante em um método correspondente. As misturas de gases correspondentes também podem ser utilizadas.
O lubrificante usado consiste, de preferência, em um lubrificante que tem como base o óleo mineral, particularmente um óleo mineral com aditivos poliméricos e/ou aditivos. Conforme já mencionado acima, a prote15 ção aperfeiçoada do lubrificante alcançada com as medidas da invenção também possibilita a utilização de aditivos poliméricos que não poderiam ser usados nos sistemas de lubrificação convencionais até então, devido ao fato de que eles foram submetidos ao efeito danoso de oxidação do oxigênio. No entanto, a utilização da invenção também possibilita, em particular, a elimi20 nação de determinados aditivos como, por exemplo, os antioxidantes, tal que as vantagens de custo significativo podem ser realizadas.
Conforme mencionado acima, uma determinada viscosidade, densidade e/ou capacidade de compressão do lubrificante e/ou gás de proteção de lubrificante podem ser ajustados em um método correspondente. 25 Isso pode ser realizado, por exemplo, com uma composição de gás e temperatura de gás adequadas e/ou uma velocidade de fluxo adequada ou com as pressões correspondentes ajustadas.
O método da invenção pode ser utilizado no número de dispositivos a serem Iubrificados como, por exemplo, as turbinas de usinas de energia eólicas, partes do motor, mancais, válvulas e unidades de acionamento de válvula, bem como ferramentas de corte.
Outras vantagens e modalidades da invenção resultam da descrição e do desenho anexo.
Não precisa ser dito que as características descritas acima e abaixo não podem ser usadas apenas na combinação descrita respectivamente, mas também em outras combinações ou de maneira individual sem se desviar do escopo da presente invenção.
Uma modalidade exemplificadora da invenção é ilustrada de maneira esquemática no desenho e descrita em mais detalhes abaixo com referência ao desenho.
Descrição do Desenho A figura 1 mostra um dispositivo de acordo com uma modalidade
preferencial adequada da invenção.
A figura 1 mostra um dispositivo de acordo com uma modalidade particularmente preferencial da invenção que é, no geral, identificado pelo número de referência 10. O dispositivo 10 compreende pelo menos dois par15 ceiros de atrito 11,12 que são simbolizados sob a forma de rodas dentadas e acionados por motores M1 e M2. Os parceiros de atrito 11, 12 são acomodados em um compartimento 13, que é parcialmente comprimido por gás e realizado tal que um gás de proteção de lubrificante de fluxo que entra pode fluir através do compartimento com uma velocidade controlada.
O dispositivo 10 apresenta um reservatório de lubrificante 14,
por exemplo, sob a forma de um tubo de lubrificante para uma lubrificação de banho de óleo, que é disposto em um lado do fundo do compartimento
13. Os parceiros de atrito 11,12 podem ser, em geral, parcialmente ou completamente circundados pelo reservatório de lubrificante 14. No lado do fun25 do do reservatório de lubrificante, um dispositivo borbulhante Ί5 é fornecido para borbulhar o gás de proteção de lubrificante no lubrificante no reservatório de lubrificante 14. O gás de proteção de lubrificante é fornecido através das linhas de abastecimento 16. O dispositivo borbulhante 15 compreende, de preferência, uma membrana e/ou uma mistura, por meio da qual as bo30 lhas de gás podem ser produzidas no reservatório de lubrificante. Uma superfície de contato particularmente grande entre o lubrificante e o gás de proteção de lubrificante pode ser realizada dessa maneira. Para permitir que o gás de proteção de lubrificante flua através do compartimento 13, as aberturas de saída 17 para o gás de proteção de lubrificante são fornecidas, por exemplo, no lado de cobertura do compartimento 13, tal que o gás de proteção de lubrificante pode escapar de maneira 5 contínua através dessas aberturas de saída. As aberturas de saída 17 também podem ser realizadas, tal que elas podem ser fechadas e/ou controladas, tal que um fluxo constante e/ou intermitente de gás de proteção de lubrificante pode ser garantido.
Embora o dispositivo 10 a ser Iubrificado seja ilustrado na figura 10 1 sob a forma de um dispositivo de lubrificação em banho de óleo, no qual um dos parceiros de atrito 12 é imerso no reservatório de lubrificante 14, o dispositivo também pode ser desenvolvido para uma lubrificação em aerossol se for garantido que um aerossol correspondente é produzido devido ao borbulhar do gás de proteção de lubrificante no lubrificante no reservatório 15 de lubrificante 14. No último caso, o reservatório de lubrificante 14 pode ser formado de maneira contínua ou fornecido pelo lubrificante que condensa para fora do aerossol.
Listagem de Referência Dispositivo a ser Iubrificado 11 Parceiro de atrito
12 Parceiro de atrito
13 Compartimento
14 Reservatório de lubrificante
15 Dispositivo borbulhante 16 Linhas de abastecimento
17 Aberturas de saída M1 Motor M2 Motor

Claims (9)

REIVINDICAÇÕES
1. Dispositivo (10) com pelo menos dois parceiros de atrito (11, 12) a serem Iubrificados e pelo menos um reservatório de lubrificante (14) para um lubrificante disposto no dispositivo (10), caracterizado pelo fato de que pelo menos uma disposição de proteção de lubrificante que compreende os meios (15, 16) para permitir que um gás de proteção de lubrificante flua através do lubrificante no reservatório de lubrificante (14), bem como o dispositivo (10).
2. Dispositivo (10), de acordo com a reivindicação 1, em que os meios (15, 16) para permitir que o gás de proteção de lubrificante flua através do reservatório de lubrificante (14), bem como o dispositivo (10) compreende pelo menos uma linha de abastecimento (16) para o gás de proteção de lubrificante flua através do e um dispositivo borbulhante (15) para borbulhar o gás de proteção de lubrificante flua através do no reservatório de lubrificante (14).
3. Dispositivo (10), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, que apresenta as aberturas de saída (17) para o gás de proteção de lubrificante de modo a permitir que o gás de proteção de lubrificante flua através do dispositivo.
4. Dispositivo (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, que compreende um dispositivo de aquecimento para o gás de proteção de lubrificante e/ou o lubrificante (14).
5. Método para lubrificar um dispositivo (10), como definido em uma das reivindicações precedentes, em que o gás de proteção de Iubrificante flui através do reservatório de lubrificante (14) do dispositivo (10), bem como o dispositivo (10), por meio de uma disposição de proteção de lubrificante.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, em que o argônio, o nitrogênio, o dióxido de carbono, o monóxido de carbono e/ou o acetileno ou uma mistura de pelo menos dois desses gases são usados como o gás de proteção de lubrificante.
7. Método, de acordo com a reivindicação 5 ou 6, em que o gás de proteção de lubrificante flui de maneira contínua ou intermitente através do reservatório de lubrificante (14) do dispositivo (10), bem como o dispositivo (10).
8. Método, de acordo com as reivindicações 5 a 7, em que o óIeo mineral, particularmente com os aditivos poliméricos e/ou aditivos, é usado como o lubrificante.
9. Método, de acordo com uma das reivindicações 5 a 8, em que a temperatura, a viscosidade, a densidade e/ou a capacidade de compressão do lubrificante e/ou o gás de proteção de lubrificante são ajustados.
BRBR102012012692-3A 2011-05-26 2012-05-25 dispositivo com disposiÇço de proteÇço lubrificante e mÉtodo para lubrificaÇço BR102012012692A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102011102536A DE102011102536A1 (de) 2011-05-26 2011-05-26 Einrichtung mit Schmiermittelschutzanordnung und Schmierverfahren

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012012692A2 true BR102012012692A2 (pt) 2013-06-25

Family

ID=46178379

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRBR102012012692-3A BR102012012692A2 (pt) 2011-05-26 2012-05-25 dispositivo com disposiÇço de proteÇço lubrificante e mÉtodo para lubrificaÇço

Country Status (5)

Country Link
US (1) US9249702B2 (pt)
EP (1) EP2527712A3 (pt)
CN (1) CN102797964A (pt)
BR (1) BR102012012692A2 (pt)
DE (1) DE102011102536A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102011102539A1 (de) * 2011-05-26 2012-11-29 Linde Aktiengesellschaft Aerosol-Schmiervorrichtung, Schmieranordnung und Schmierverfahren
DE102011102536A1 (de) * 2011-05-26 2012-11-29 Linde Aktiengesellschaft Einrichtung mit Schmiermittelschutzanordnung und Schmierverfahren
CN109882583A (zh) * 2019-03-22 2019-06-14 中国航发湖南动力机械研究所 传动装置和机械设备

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1761930A (en) * 1928-06-08 1930-06-03 Gen Motors Corp Oil pan
US2888913A (en) * 1955-12-15 1959-06-02 Gulf Research Development Co Method of operating an internal combustion engine
US3857363A (en) * 1972-08-14 1974-12-31 Olivetti & Co Spa Device for the mist lubrication of dies for sintering
DE2541616A1 (de) * 1975-09-18 1977-03-24 Vox Lumatic Gmbh Brennkraftmaschine, insbesondere fuer fahrzeuge
EP0134284A1 (de) * 1983-09-01 1985-03-20 Hans Dipl.-Kauf. Hechler Verfahren zur Verringerung der Alterung des Schmieröls in Brennkraftmaschinen
US4887651A (en) * 1987-05-14 1989-12-19 Union Carbide Corporation Method for pressurizing liquid
US5004407A (en) * 1989-09-26 1991-04-02 Sundstrand Corporation Method of scavenging air and oil and gear pump therefor
US5327998A (en) * 1992-09-18 1994-07-12 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Air Force Lubrication by sublimation
US5570813A (en) * 1993-09-30 1996-11-05 C.H. & I. Technologies, Inc. Viscous material delivery and management system and method
US5636708A (en) * 1994-05-16 1997-06-10 Wedeven; Lavern D. Method and device for broad temperature range vapor lubrication
US5513722A (en) * 1995-03-10 1996-05-07 Foltz; Donald R. Compressed air lubricator
US5715912A (en) * 1996-10-01 1998-02-10 Maxwell; John P. Integrated lubrication system using solid oil and oil mist with a demister
US7546901B1 (en) * 1997-10-15 2009-06-16 Richard H. Hall Inert gas blanket for protection from oxidation
US6192871B1 (en) * 1998-10-30 2001-02-27 Vortech Engineering, Inc. Compact supercharger
JP2001050022A (ja) * 1999-08-04 2001-02-23 Pacific Ind Co Ltd エンジンのオイルパン及びそのオイルパンの成形装置
US6299690B1 (en) * 1999-11-18 2001-10-09 National Research Council Of Canada Die wall lubrication method and apparatus
US20040069570A1 (en) * 2002-10-11 2004-04-15 John Baumann Mist distributor with integral air solenoid valve
BE1017806A3 (fr) * 2007-10-08 2009-07-07 Ct Rech Metallurgiques Asbl Installation et procede de lubrification par atomisation pour cylindres de laminage.
JP2009092128A (ja) * 2007-10-09 2009-04-30 Sumitomo Chemical Co Ltd 潤滑油貯蔵タンク
DE102011102536A1 (de) * 2011-05-26 2012-11-29 Linde Aktiengesellschaft Einrichtung mit Schmiermittelschutzanordnung und Schmierverfahren

Also Published As

Publication number Publication date
DE102011102536A1 (de) 2012-11-29
CN102797964A (zh) 2012-11-28
US9249702B2 (en) 2016-02-02
US20130126273A1 (en) 2013-05-23
EP2527712A3 (de) 2013-11-20
EP2527712A2 (de) 2012-11-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102012012692A2 (pt) dispositivo com disposiÇço de proteÇço lubrificante e mÉtodo para lubrificaÇço
JP6663860B2 (ja) 流体システム
MX2013010175A (es) Aceite lubricante para aplicaciones automotrices e industriales adicionado con grafeno decorado.
CN105255565B (zh) 汽车变速箱用齿轮油配方
JP2013532250A (ja) 潤滑された膨張機を備えた蒸気サイクルプロセスの運転方法及び運転装置
US20140314569A1 (en) Wind Turbine Gearbox Lubrication System
WO2014198867A3 (de) Filteranlage zum entfernen und/oder neutralisieren von ungelösten ölen, fetten und salzen und/oder metallabrieben auf und in wasserhaltigen emulsionen
DE502006006271D1 (de) Verfahren zum schmieren und kühlen von walzen und metallband beim walzen, insbesondere beim kaltwalzen von metallbändern
EA029106B1 (ru) Композиция абсорбента для селективной абсорбции сероводорода и способ её использования
TWI609736B (zh) 主軸裝置及工具機用之主軸裝置
BR102012012770A2 (pt) Dispositivo de lubrificação em aerosol, disposição de lubrificação e método para lubrificação
CN103857885A (zh) 包含阳离子交换剂的用于降低车用机油酸度的装置以及具有这种装置的发动机
Needelman et al. Contamination control for wind turbine gearboxes
RU2499898C2 (ru) Способ смазки двигателя внутреннего сгорания
CN204747743U (zh) 一种数控等离子切割机轨道清理装置
Brikov et al. Rheological properties of polyethylene glycol solutions and gels
CN203784620U (zh) 油气分离装置以及减速机
JP6511802B2 (ja) 工作機械
JP2017043684A (ja) 潤滑油の再生方法
GB2457301A (en) Lubricating a positive displacement machine by freezing lubricant
CN216082756U (zh) 一种齿轮油氧化安定性测定仪空气源接入装置
CN102011929A (zh) 真空泵润滑油净化装置以及使用该装置净化润滑油的方法
JP2009074422A (ja) オイルコンソール設備
Wedeven Influence of liquid lubricant properties on their performance
Whitby Operating life of a lubricant

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements