BR102012007199A2 - Sistema de controle e gerenciamento em linha de produção industrial - Google Patents

Sistema de controle e gerenciamento em linha de produção industrial Download PDF

Info

Publication number
BR102012007199A2
BR102012007199A2 BR102012007199A BR102012007199A BR102012007199A2 BR 102012007199 A2 BR102012007199 A2 BR 102012007199A2 BR 102012007199 A BR102012007199 A BR 102012007199A BR 102012007199 A BR102012007199 A BR 102012007199A BR 102012007199 A2 BR102012007199 A2 BR 102012007199A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
badge
production line
machine
management system
industrial production
Prior art date
Application number
BR102012007199A
Other languages
English (en)
Inventor
Paolo Paparoni
Original Assignee
Paolo Paparoni
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Paolo Paparoni filed Critical Paolo Paparoni
Priority to BR102012007199A priority Critical patent/BR102012007199A2/pt
Publication of BR102012007199A2 publication Critical patent/BR102012007199A2/pt

Links

Landscapes

  • General Factory Administration (AREA)

Abstract

SISTEMA DE CONTROLE E GERENCIAMENTO EM LINHA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL. Pelo qual, através de software dedicado, é formado um sistema (S) onde o operário, tulizando-se de seu crachá (C), será identificado em relação às suas ações durante o expediente em uma indústria. para tanto, o crachá poderá ser lido em leitores instalados em cada máquina (M), ficando gravados todos os eventos e comandos efetuados por todos os envolvidos, desde o início até o final do funcionamento do ciclo de operações e desde a entrada até o final do expediente. Através dos acionamentos e requisições relacionadas às máquinas (M) sob o uso do crachá (C), é obtida uma malha de infromações para que a central de controle (CE) obtenha a dimensão com grande realidade da verdadeira eficácia dos eventos ocorridos durante as operações efetuadas nos diversos turnos de trabalho de indústrias, para rastreamento com grande precisão, checagem e posterior sindicãncia para a tomada de decisões.

Description

"SISTEMA DE CONTROLE E GERENCIAMENTO EM LINHA DE
PRODUÇÃO INDUSTRIAL”
Refere-se o presente relatório descritivo, a um pedido de patente de invenção para um sistema pelo qual, em uma indústria, o operário insere o seu 5 crachá eletrônico de acesso (cartão de ponto eletrônico) em um leitor da máquina integrante de um parque de máquinas trabalhando em linha de produção (a qual por ele e outros operários será operada), sendo o mesmo operário automaticamente identificado pelo sistema. Em seguida os eventos relacionados ao funcionamento da máquina serão registrados mediante a 10 inserção do crachá eletrônico no leitor, por todos os operários envolvidos, até o final do ciclo de operações.
Tais informações serão armazenadas na central de controle da indústria para que, a partir da identificação dos habilitados durante os eventos ocorridos na operação da máquina, seja formado um eficaz sistema de controle sobre os 15 procedimentos realizados em cada setor, podendo assim ser rastreadas com grande precisão as causas de paradas de equipamento por exemplo, bem como solicitações de manutenções, abastecimento de matéria prima e quaisquer outros eventos ocorridos.
ESTADO DA TÉCNICA Como é de conhecimento, uma das grandes preocupações observadas em
linhas de produção em geral, é o tempo ocioso das diversas máquinas trabalhando em série. Os tipos de sistema de controle, por programação lógica, prevêem a integração dos circuitos eletrônicos das máquinas a uma central de controle da indústria, permitindo o acesso a alguns eventos tais como o horário em que o equipamento entrou em funcionamento, solicitação de manutenção, abastecimento de matéria prima e outros procedimentos que ocorrem até o final do ciclo de operações. Essas informações são “lançadas” pelo operador a partir de um teclado existente no painel da máquina, onde digita um código preestabelecido de acordo com as necessidades do momento.
Ocorre que, através desses sistemas conhecidos, muitas vezes o operador não digita alguns dados relacionados a eventos importantes, seja por descuido ou por algum interesse escuso e assim apenas essas informações básicas de parada para manutenção torna-se vaga para uma conferência posterior através da central de controle da indústria. Informações importantes como o tempo de parada da máquina são armazenadas no sistema por exemplo sem a identificação do mecânico chamado para reparos, bem como o motivo da chamada e, ainda, o tempo que o mesmo levou para deslocar-se do seu setor até chegar à máquina, não obtendo-se assim a dimensão real do acontecimento. Em uma condição convencional acima citada, a central de controle da indústria, quando da posterior checagem do status da máquina saberá apenas que houve um tempo de parada da máquina, sem identificação, de forma exata, do operador ou outras informações cruciais que permitam uma sindicância e tomada de medidas, sejam de correção, advertência ou decisões mais drásticas. Nessas situações e em muitas outras não obtém-se, portanto, detalhes
em relação aos profissionais envolvidos, o exato instante em que medidas foram tomadas e os reais eventos ocorridos durante determinados períodos.
Em termos de produção em massa os minutos perdidos são somatizados e, ao serem contabilizados podem ser traduzidos em grandes prejuízos à indústria. Dessa forma, o controle é dificultado e, como já foi dito anteriormente, são impossibilitas medidas mais eficazes para correções que garantam um nível sempre satisfatório ou possam otimizar a produção.
OBJETIVO DA PATENTE O sistema em questão vem possibilitar que, mediante ao uso do crachá
do operador, inserido no leitor de cada máquina de uma indústria, todos os eventos ocorridos, tais como sua identidade e o horário do início de funcionamento, paradas, tempo de operações para reparos, abastecimento, descanso, retorno, e outros, até a saída, no final do expediente ou ciclo, 10 obtendo-se uma malha de informações coletadas através da utilização do crachá, para controle, rastreamento e tomada de decisões por parte da diretoria da empresa.
Explicado superficialmente, passa o sistema a ser melhor detalhado, através dos desenhos anexos, pelos quais se vêem:
Figura 1 - vista esquemática, onde é indicado o circuito de máquinas,
cada qual com seu leitor para inserção do crachá do operador, estando o equipamento industrial assim conectado à programação lógica de software dedicado, integrada à central de controle da indústria;
Figura 2 - vista esquemática indicando, a título exemplificativo, uma situação hipotética pela qual o operador, após utilizar-se do crachá, desde sua entrada na indústria, passando pela inserção no leitor da máquina para início da gravação dos eventos que possam ocorrer, até o final do ciclo de operações.
Em conformidade com os desenhos anexos, o ”SISTEMA DE CONTROLE E GERENCIAMENTO EM LINHA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL”, objeto desse presente pedido de patente, constitui-se de um sistema (S) desenvolvido a partir de um software dedicado, integrado à programação lógica (PL) da central de controle (CE) de uma indústria para monitoração de um circuito de máquinas (M), e tem por objetivo identificar, 5 através da comunicação entre o crachá (C) eletrônico (ou cartão de ponto eletrônico do funcionário) e um leitor (L) (desenvolvido para o projeto, acoplado à máquina), o funcionamento, todos os envolvidos, todos os eventos ocorridos e o tempo despendido nesses eventos durante todo o ciclo de produção, como ilustra a figura esquemática 1.
Assim, como ilustra o gráfico da figura 2, a título exemplificativo,
reproduzindo uma possível situação, em um ciclo de funcionamento o operador
(O), após usar o crachá (C) como cartão de ponto para a entrada no serviço às 8:00hs, insere-o também no leitor (L) acoplado à máquina (M) por exemplo às 8:10hs. Nesse momento é indicado e registrado, no sistema (S), a sua 15 identidade e o horário do início do funcionamento da máquina (M). Por volta de 9hs é registrado no sistema (S) uma parada da máquina (M). Em seguida, por volta de 9:30 hs é igualmente registrado no sistema (S), a inserção, no leitor da máquina (M), do crachá (C) de um mecânico (ME), obviamente habilitado, o qual é também identificado e registrado no sistema (S). Por volta 20 de IOhs o sistema (S) registra o retorno do funcionamento normal da máquina (M) por meio de nova inserção, no leitor (L), do crachá do operador (O) e, por volta de 18:00 hs a máquina (M) finaliza o funcionamento, também registrado pelo sistema (S).
A central de controle (CE) da indústria, posteriormente, irá verificar, no dia consultado, o horário de entrada do operador (O), a sua entrada no sistema (S) através do funcionamento da máquina (M) sob sua responsabilidade e irá checar que entre 9:00 e 9:30 hs foi solicitado o serviço do mecânico (ΜΕ), o qual, às 10:00 hs executou o reparo sob sua responsabilidade, voltando a 5 máquina (M) a funcionar sob a responsabilidade do operador (O) até o final do ciclo, por exemplo até às 18hs.
Tal procedimento, além de muitos outros envolvendo as máquinas (M), irá formar o sistema pretendido, ou seja, uma malha de informações obtidas através do crachá (C), dando à central de controle (CC) a dimensão com 10 grande realidade da verdadeira eficácia dos funcionários de uma indústria, sendo rastreado com grande precisão o tempo ocioso, o que poderá ser confirmado inclusive com entrevistas com os envolvidos nos diversos eventos ocorridos.

Claims (2)

1. "SISTEMA DE CONTROLE E GERENCIAMENTO EM LINHA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL”, constituído a partir de software dedicado, desenvolvido para um sistema (S) integrado à programação lógica (PL) da central de controle (CE) de uma indústria ou estabelecimento similar, para monitoração de um circuito de máquinas (M), caracterizado por, através da comunicação entre o crachá (C) eletrônico (ou cartão de ponto eletrônico dos funcionários) inserido e lido por um leitor (L) acoplado à cada máquina (M), serem gravados todos os eventos ocorridos e as ações efetuadas por todos os envolvidos, desde o início até o final do funcionamento do ciclo de operações.
2. "SISTEMA DE CONTROLE E GERENCIAMENTO EM LINHA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL”, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelas ações praticadas pelos operadores, desde sua entrada na empresa e envolvendo os acionamentos e requisições relacionadas às máquinas (M) até a saída do turno, formarem, através do uso do crachá, uma malha de informações para que a central de controle (CE) obtenha a dimensão com grande realidade da verdadeira eficácia dos eventos ocorridos durante as operações efetuadas nos diversos turnos de trabalho de indústrias, para rastreamento com grande precisão, checagem e posterior sindicância para a tomada de decisões.
BR102012007199A 2012-03-30 2012-03-30 Sistema de controle e gerenciamento em linha de produção industrial BR102012007199A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012007199A BR102012007199A2 (pt) 2012-03-30 2012-03-30 Sistema de controle e gerenciamento em linha de produção industrial

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012007199A BR102012007199A2 (pt) 2012-03-30 2012-03-30 Sistema de controle e gerenciamento em linha de produção industrial

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012007199A2 true BR102012007199A2 (pt) 2013-11-19

Family

ID=49578829

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012007199A BR102012007199A2 (pt) 2012-03-30 2012-03-30 Sistema de controle e gerenciamento em linha de produção industrial

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012007199A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10732619B2 (en) Method for monitoring driving unit of car body assembly line, and device therefor
KR102362136B1 (ko) 정보 관리 시스템
JP5550514B2 (ja) 構成品管理システム
CN105741053A (zh) 智能燃气设备的全生命周期管理模型
CN107390649B (zh) 一种项目型产品加工物联网支持系统
CN109583783A (zh) 一种托板螺母生产线的组态设计方法
DE102011001076A1 (de) Verfahren zur Verwaltung von Werkzeugen
CN105814600A (zh) 维护管理装置、维护管理方法及程序
CN106662869B (zh) 用于高级过程控制的系统和方法
CN201166691Y (zh) Plc设计电站故障诊断装置
CN114239877A (zh) 一种轨道车辆部件检修的全周期管控方法及系统
CN106530120A (zh) 一种配电设备智能巡检系统
AT510832A5 (de) Managementsystem für technische und/oder bauliche anlagen
BR102012007199A2 (pt) Sistema de controle e gerenciamento em linha de produção industrial
US20130239708A1 (en) Valve-to-be-serviced selecting device and method
CN113537681A (zh) 用于炼化企业设备管理信息化的方法及系统
CN105656990B (zh) 一种仪表的监控方法及系统
CN108897811A (zh) 一种地铁设备维修数据的标准化方法及装置
CN113837599A (zh) 一种输电线路作业风险评估及管控方法
Bitanov Reliability study of subsea control module with focus on statistical methods
CN207067780U (zh) 一种新型智能工器具房管理系统
CN210834155U (zh) 一种线型阀门检测单元
ITBO20130218A1 (it) Sistema automatizzato e metodo per la gestione della manutenzione di attrazioni per parchi di divertimento o similari
DiStefano et al. Achieving top-quartile reliability returns
CN117436467A (zh) 一种上锁挂牌loto智能管理方法

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B03H Publication of an application: rectification
B65X Notification of requirement for priority examination of patent application
B65Y Grant of priority examination of the patent application (request complies with dec. 132/06 of 20061117)
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: G09F 3/20 , H04L 12/26

Ipc: G05B 19/418 (2006.01), G07C 1/10 (2006.01), G07C 3

B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM OS ARTIGOS 8O COMBINADO COM O ART. 13 DA LPI

B09B Decision: refusal

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL.