BR102012004635A2 - Bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente - Google Patents

Bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente Download PDF

Info

Publication number
BR102012004635A2
BR102012004635A2 BR102012004635A BR102012004635A BR102012004635A2 BR 102012004635 A2 BR102012004635 A2 BR 102012004635A2 BR 102012004635 A BR102012004635 A BR 102012004635A BR 102012004635 A BR102012004635 A BR 102012004635A BR 102012004635 A2 BR102012004635 A2 BR 102012004635A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
blade
self
bracket
resilient locking
resilient
Prior art date
Application number
BR102012004635A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102012004635B1 (pt
Inventor
Lopes Alexandre Gallo
Original Assignee
Lopes Alexandre Gallo
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lopes Alexandre Gallo filed Critical Lopes Alexandre Gallo
Priority to BR102012004635-0A priority Critical patent/BR102012004635B1/pt
Publication of BR102012004635A2 publication Critical patent/BR102012004635A2/pt
Publication of BR102012004635B1 publication Critical patent/BR102012004635B1/pt

Links

Landscapes

  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)

Abstract

BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILENTE, CONSISTE DE UM BRÁQUETE (1) DE CUJO CORPO (2) DERIVAM ALETAS DUPLAS GÊMEAS SUPERIOR (3) E INFERIOR (4), ESSA ÚLTIMA TENDO CANAIS DE DESLIZAMENTO (5) PERCORRIDOS POR UMA LÂMINA (6 E 7) COM ELEMENTO RESILIENTE DE TRAVAMENTO UNIFILAR (8) OU EM CHAPA (9), QUE A FIXA EM UMA PROTUSÃO (10) LOCALIZADA NO CORPO (2) DO BRÁQUETE (1) OU ENTÃO PROTUSÃO DE RETENÇÃO (11) E TRAVA DE SEGURANÇA (12) SOLIDÁRIA OU ENCAIXÁVEL AO CORPO (2).

Description

"BRÁQUETE AUTOL1GÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE"
Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de um inédito "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE", notadamente de um bráquete cuja lâmina apresenta um elemento de travamento resiliente na face inferior, representado por um fio ou uma chapa, passível de deslocamento vertical e ortogonal em relação ao canal de deslizamento, efetivando assim a sua fixação, na posição fechada ou aberta, quando do transpasse da protrusão existente no corpo do referido bráquete. A invenção aqui pleiteada é aplicável a diferentes estilos de bráquetes
autoligáveis, que utilizam lâminas com alternativas de travamento diversas quer seja nas próprias ou então nos corpos dos bráquetes.
De forma convencional, os bráquetes ortodônticos são utilizados de acordo com os princípios da técnica ortodôntica, com a finalidade de suportar e transmitir as forças aplicadas por um determinado arco para o dente ou para um conjunto de dentes, corrigindo assim a maloclusão e posicionamento.
Nesse contexto, com a popularização dos tratamentos ortodônticos, inúmeros bráquetes foram desenvolvidos e colocados no mercado.
Os bráquetes autoligáveis são relativamente novos quanto ao conceito do baixo atrito, pois quando da sua utilização a resistência ao deslizamento e a fricção entre o arco e o bráquete é relativamente baixa, fazendo com que o desconforto e a dor gerada pela movimentação dental sejam minimizados.
Os bráquetes autoligáveis não utilizam ligaduras metálicas ou elastoméricas, evitando uma série de inconvenientes e devem garantir o travamento da lâmina tanto na posição aberta, com a canaleta exposta para colocação e/ ou manuseio do arco ou na posição fechada mantendo-o enclausurado, porém com certo grau de liberdade de movimento.
O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobre melhoramentos em bráquetes autoligáveis de aletas duplas o documento US 2005/0239012 A1 antecipa um mecanismo de fechamento composto por uma lâmina de conformação retangular dotada de angulação cujo travamento no corpo do braquete se dá na porção mediana de tal lâmina que abraça pino cilíndrico. Como a ancoragem é pontual (apenas no centro), além da fixação do arco na canaleta ficar prejudicada, também não há nenhum tipo de interação com o arco gerando vetores de forças desuniformes.
O documento US 2007/0259304 A1 antecipa um mecanismo de fechamento em que há necessidade de pressionar um botão para efetivar ou liberar a lâmina de fechamento, o que torna a peça mais volumosa e tal como o primeiro documento citado não apresenta nenhum recurso para interagir com a força exercida pelo arco.
Ciente dos Iimitantes acima descritos, o inventor, pessoa atuante no segmento em apreço, após estudos e pesquisas, criou o "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE" em questão, capaz de atender as necessidades do tratamento ortodôntico, que mantendo as particularidades dos bráquetes já utilizados, de aletas duplas, porém com o perfil baixo apresenta a lâmina de fechamento e abertura dotada de um elemento resiliente de travamento localizado na sua face inferior, que fica em íntimo contato com o canal de deslizamento tanto quando da utilização de fio ou de chapa com orifício central, que pela resiliência promove a manutenção da lâmina na posição aberta ou fechada ao transpor a protrusão de retenção no corpo do bráquete.
No "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE" como a lâmina e seu elemento de travamento são incorporados em peça única e maciça, sendo dito elemento protegido dos efeitos negativos das forças mastigatórias, resolve um dos principais Iimitantes dos bráquetes autoligáveis que se referem à fragilidade dos canais de deslizamento e da lâmina.
No "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE" como a lâmina e seu elemento de travamento estão em íntimo contato com as superfícies dos canais de deslizamento, o movimento de abertura e fechamento acaba por promover a autolimpeza evitando o acúmulo de restos alimentares e tártaro, que poderiam levar ao mau funcionamento em prejuízo a movimentação.
No "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE" o elemento de travamento resiliente pode ser fabricado com fios redondos, quadrados ou retangulares de calibres e diâmetros variados com diferentes têmperas para conferir flexibilidade e memória de forma.
No "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE" o recesso inferior existente na lâmina o qual fica em contato com a protrusão de retenção tem uma geometria retangular, aberta em uma das extremidades, que facilita o fluxo de líquidos e remoção de restos alimentares e acúmulo de placa bacteriana.
No "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE" o fio resiliente toma lugar em um alojamento onde permanece livre, porém não sai deste uma vez que está delimitado pelas paredes dos canais de deslizamento.
No "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE" numa versão construtiva a protrusão de retenção e apêndice de segurança poderão ser fabricados como parte integral do corpo do bráquete, numa posição compatível para que a lâmina com elemento resiliente de travamento unifilar atue.
No "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE" numa versão construtiva a protrusão de retenção e apêndice de segurança poderão ser fabricados como inserto separado do corpo do bráquete numa posição compatível para que a lâmina com elemento resiliente de travamento unifilar atue.
No "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE" o inserto poderá ser fixado ao corpo do bráquete por prensagem, soldagem ou processo de brazagem. No "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE
TRAVAMENTO RESILIENTE" o elemento de travamento resiliente em forma de chapa pode ser fabricado em diferentes espessuras e têmperas para conferir flexibilidade e memória de forma.
No "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE" o elemento de travamento tipo chapa pode apresentar extensões que avançam em direção a canaleta principal onde está o arco, que pressionado para dentro não causa interferência durante a movimentação da lâmina, além de interagir com o arco compensando as forças pela deflexão das extensões supracitadas. O "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE ι 5/10
TRAVAMENTO RESILIENTE" poderá ser fabricado com canaletas auxiliares na horizontal para colocação de fios acessórios e outros elementos comuns à prática clínica.
O "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE" poderá ser fabricado com canaletas auxiliares na vertical para colocação de elementos auxiliares como braços de força para verticalização dos dentes e ganchos para segurar elásticos e molas de movimentação dos dentes.
No "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE" a lâmina na posição fechada faz batente em borda de apoio à frente e acima da canaleta do arco para conferir maior estabilidade.
No "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE" tanto na versão com elemento unifilar quanto na de chapa transpassam a protrusão de retenção e / ou apêndice de segurança pela deflexão vertical e perpendicular em relação ao canal de deslizamento.
A seguir, a invenção será explicada com referência aos desenhos anexos, nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa:
Figura 1: Vista em perspectiva explodida do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente unifilar; Figura 2: Vista lateral em corte do bráquete autoligável e lâmina com
elemento de travamento resiliente unifilar, com a lâmina na posição fechada;
Figura 3: Vista lateral em corte do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente unifilar, com a lâmina na posição aberta;
Figura 4: Vista superior em corte do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente unifilar, com a lâmina na posição fechada; Figura 5: Vista superior em corte do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente unifilar, com a lâmina na posição aberta;
Figura 6: Vista lateral em corte do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente unifilar, com a lâmina na posição fechada e o arco inserido na canaleta;
Figura 7: Vista em perspectiva explodida do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente em chapa;
Figura 8: Vista lateral em corte do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente em chapa, com a lâmina na posição fechada; Figura 9: Vista lateral em corte do bráquete autoligável e lâmina com
elemento de travamento resiliente em chapa, com a lâmina na posição aberta;
Figura 10: Vista superior em corte do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente em chapa, com a lâmina na posição fechada;
Figura 11: Vista superior em corte do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente em chapa, com a lâmina na posição aberta;
Figura 12: Vista lateral em corte do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente em chapa, com a lâmina na posição fechada e o arco inserido na canaleta;
Figura 13: Vista em perspectiva explodida do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente unifilar, na versão com protrusão de retenção e trava de segurança solidária ao corpo;
Figura 14: Vista lateral em corte do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente unifilar, na versão com protrusão de retenção e trava de segurança solidária ao corpo com a lâmina na posição fechada; Figura 15: Vista lateral em corte do bráquete autoligável e lâmina com t 7/10
elemento de travamento resiliente unifilar, na versão com protrusão de retenção e trava de segurança solidária ao corpo com a lâmina na posição aberta;
Figura 16: Vista superior em corte do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente unifilar, na versão com protrusão de retenção e trava de segurança solidária ao corpo com a lâmina na posição fechada;
Figura 17: Vista superior em corte do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente unifilar, na versão com protrusão de retenção e trava de segurança solidária ao corpo com a lâmina na posição aberta;
Figura 18: Vista lateral em corte do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente unifilar, na versão com protrusão de retenção e trava de segurança solidária ao corpo com a lâmina na posição fechada e o arco inserido na canaleta;
Figura 19: Vista em perspectiva explodida do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente unifilar, na versão com protrusão de retenção e trava de segurança encaixável ao corpo;
Figura 20: Vista em perspectiva do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente, na versão com canaleta horizontal mostrado com a lâmina aberta;
Figura 21: Vista em perspectiva do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente, na versão com canaleta vertical mostrado com a lâmina fechada;
Figura 22: Vista em perspectiva do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente, na versão com canaleta vertical e horizontal mostrado com o arco e com a lâmina fechada; Figura 23: Vista em perspectiva explodida do bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente unifilar, mostrando uso.
O "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE", objeto desta solicitação de Patente de Invenção, consiste de um bráquete (1) de cujo corpo (2) derivam aletas duplas gêmeas superior (3) e inferior (4), essa última tendo canais de deslizamento (5) percorridos por uma lâmina (6 e 7) com elemento resiliente de travamento unifilar (8) ou em chapa (9), que a fixa em uma protrusão (10) localizada no corpo (2) do bráquete (1) ou então em protrusão de retenção (11) e trava de segurança (12) solidária ou encaixável ao corpo (2). Mais particularmente, numa versão o bráquete (1) inovado tem um
corpo (2) de baixo perfil com a base (13) adesiva para sua colagem ao dente, sendo dotado de uma canaleta (14) horizontal que se estende mesiodistalmente onde é colocado o arco (15) para movimentação dental. Do corpo (2) emergem aletas gêmeas duplas, superior (3) e inferior (4) onde se denotam canais de deslizamento (5) apropriados para a movimentação da lâmina (6 ou 7) quer seja no sentido de abertura ou fechamento da canaleta (14). Sendo assim, a lâmina (6 ou 7) permanece retida entre os canais de deslizamento (5), que quando recuada deixa a mostra a canaleta (14) para inserção do arco (15) e quando avançada em contato com o par de aletas superiores (4) e apoiada na borda (17) sobrepõe-se a canaleta (14) prendendo o arco (15). A superfície do bráquete possui uma configuração geométrica cujos raios compostos no sentido mesio distai e gengivo oclusal/ incisai, tanto para a lâmina (6 e 7) quanto para como para aletas (3 e 4) e corpo (2), o que proporciona um bráquete (1) mais confortável para os tecidos da cavidade oral e adaptação por parte do paciente. Portanto, o corpo (2) do bráquete é isento de bordas cortantes ou cantos-vivos, o que facilita o correto posicionamento no ( 9/10
momento da colagem e colocação dos elementos auxiliares. Nesse contexto, a lâmina (6 ou 7) é mantida na posição fechada pela ação do elemento resiliente (8 ou 9) de travamento na protrusão (10) no corpo (2) do bráquete, que também impede o seu avanço e fechamento involuntário pela movimentação da musculatura do paciente quando da troca do arco (15). As extensões laterais (18) da lâmina (6) servem para evitar que esta saia do canal de deslizamento (5) mesmo quando submetida a uma eventual força excessiva quando da abertura da referida lâmina (6). A lâmina (6) com meio resiliente de travamento unifilar (8) é formatada em peça única e maciça em cuja face inferior se denota um recesso (19) de seção retangular, que fica em contato com a protrusão (10) de retenção ou com a protrusão de retenção (11) associada com a trava de segurança (12), sendo trespassado por alojamentos (20) que recepcionam dito elemento unifilar (8) mantido livre em seu interior, porém restrito uma vez estar em contato direto com as paredes dos canais de deslizamento (5), de formato ortogonal ou cauda de andorinha, antecipados por um entalhe (21) que faz batente nas extensões laterais (18) evitando assim a queda da mesma. Já a lâmina (7) com meio resiliente de travamento configurado por chapa (9) tem a mesma disposição acima descrita, porém a sua fixação se dá pela inserção do orifício central (22) de dita chapa à protrusão de retenção (10) no corpo (2) do bráquete. Tal chapa (9) poderá ter extensões (não representadas) que avançam sobre a canaleta (14) e o arco (15) nela inserido. Numa outra versão utilizando a lâmina (7), a fixação do elemento resiliente de travamento se dará em uma protrusão de retenção (11) seguida de uma trava (12) de segurança incorporados ao corpo (2) do bráquete. O formato da protrusão de retenção (11) poderá ser de uma hemiesfera, rampa, cunha ou com formato cilíndrico cortado ao meio fazendo com que o elemento resiliente de travamento, em forma de fio ou chapa, possa deslizar sobre esses contornos progressivamente até o travamento ou liberação do travamento na abertura. Por outro lado, a trava de segurança (12) poderá ser construída em um formato geométrico de rampa ou cunha bizelada em suas bordas, para facilitar a transposição do elemento resiliente na operação de montagem do conjunto bráquete/lâmina. Uma vez que a rampa ou cunha é transposta pelo elemento resiliente, esse fica alojado em um espaço entre a protrusão (11) e a rampa. Esse alojamento tem uma parede vertical e perpendicular ao canal de deslizamento (5) com ângulo negativo ou de 90° para impedir que o elemento unifilar (8) transponha a rampa na operação de abertura da lâmina, retendo o elemento resiliente no interior do alojamento (23). Em outra versão, a protrusão de retenção (11) e a trava (12) de segurança poderão ser encaixáveis ao corpo (2) do bráquete. É também uma opção a colocação de canaleta auxiliar horizontal (24) no corpo (2) do bráquete para colocação de fios acessórios e outros elementos comuns à prática clínica e/ ou canaleta auxiliar vertical (25) para colocação de elementos auxiliares como braços de força para verticalização dos dentes e ganchos para segurar elásticos e molas de movimentação dos dentes.

Claims (9)

1. "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE", com corpo (2) de baixo perfil dotado de uma canaleta (14) horizontal e aletas gêmeas duplas onde se denotam canais de deslizamento (5) apropriados para a movimentação da lâmina (6 ou 7); caracterizada por ser do tipo com elemento resiliente unifilar (8) ou em chapa (9) com orifício central (22) efetivando o travamento seja na abertura ou fechamento da canaleta (14) na protrusão (10) de retenção ou protrusão (11) de retenção seguida de trava (12) localizadas no corpo (2) do bráquete; a lâmina (6 e 7) possui extensões laterais (18) que fazem batente nos entalhes (21) do corpo (2) do bráquete.
2. "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE", de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pela lâmina (6) com meio resiliente de travamento unifilar (8) ser formatada em peça única e maciça dotada de um recesso (19) trespassado por alojamentos (20) que recepcionam dito elemento unifilar (8) delimitado pelas paredes dos canais de deslizamento (5) antecipados por um entalhe (21).
3. "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE", de acordo com a reivindicação 2 caracterizada pelos canais de deslizamento (5) ser de formato ortogonal ou cauda de andorinha.
4. "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE", de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pela lâmina (7) ter uma chapa (9) com orifício central (22).
5. "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE", de acordo com a reivindicação 3 caracterizada pela chapa (9) ter extensões que avançam sobre a canaleta (14). 5. "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE", de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pelo elemento resiliente de travamento se dar numa protrusão de retenção (11) seguida de uma trava (12) de segurança incorporados ao corpo (2) do bráquete.
6. "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE", de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pelo elemento resiliente de travamento se dar numa protrusão de retenção (11) seguida de uma trava (12) de segurança ser encaixável ao corpo (2) do bráquete.
7. "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE", de acordo com as reivindicações 1, 5 e 6 caracterizada pelo formato da protrusão de retenção (11) poder ser de uma hemiesfera, rampa, cunha ou com formato cilíndrico cortado ao meio
8. "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE", de acordo com as reivindicações 1, 5 e 6 caracterizada pela trava de segurança (12) poder ser construída em um formato geométrico de rampa ou cunha bizelada em suas bordas.
9. "BRÁQUETE AUTOLIGÁVEL E LÂMINA COM ELEMENTO DE TRAVAMENTO RESILIENTE", de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pelo corpo do bráquete (1) possuir uma canaleta auxiliar horizontal (24) e/ ou canaleta auxiliar vertical (25).
BR102012004635-0A 2012-03-01 2012-03-01 bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente BR102012004635B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012004635-0A BR102012004635B1 (pt) 2012-03-01 2012-03-01 bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012004635-0A BR102012004635B1 (pt) 2012-03-01 2012-03-01 bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102012004635A2 true BR102012004635A2 (pt) 2013-10-22
BR102012004635B1 BR102012004635B1 (pt) 2020-11-24

Family

ID=49357714

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012004635-0A BR102012004635B1 (pt) 2012-03-01 2012-03-01 bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012004635B1 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2023205863A1 (pt) * 2022-04-25 2023-11-02 Orthometric - Indústria E Comércio De Produtos Médicos E Odontológicos Ltda Bracket ortodôntico

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2023205863A1 (pt) * 2022-04-25 2023-11-02 Orthometric - Indústria E Comércio De Produtos Médicos E Odontológicos Ltda Bracket ortodôntico

Also Published As

Publication number Publication date
BR102012004635B1 (pt) 2020-11-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2428514T3 (es) Bracket autoligable
US8251697B2 (en) Reduced-friction buccal tube and method of use
ES2943642T3 (es) Aparato de ortodoncia con arco ortodóncico amarrado antideslizante
ES2676823T3 (es) Dispositivo ortodóncico de sujeción
US9901422B2 (en) Dental wire supporter for orthodontic treatment and orthodontic device having the same
ES2440077T3 (es) Gama de brackets para la ortodoncia
BR102013001208B1 (pt) Sistema construtivo de bráquete autoligável com resistência ao deslizamento variável
BRPI0813295B1 (pt) Bráquete Ortodôntico
JP2015531303A5 (pt)
BR112015007998B1 (pt) braquete ortodôntico autoligável
ES2957272T3 (es) Bracket ortodóncico que tiene pestañas ligantes fijas
EP3284436B1 (en) Orthodontic bracket
US9827071B2 (en) Intraoral protection
BR102015001220A2 (pt) bráquete autoligável bioadaptativo híbrido
BR102012004635A2 (pt) Bráquete autoligável e lâmina com elemento de travamento resiliente
BR102014013775B1 (pt) Sistema de bráquete autoligável com clipe passívo ou interativo
US20170014207A1 (en) Self-ligating orthodontic brace and set comprising a plurality of such braces
BRMU8902352Y1 (pt) braquete autoligável reversível de baixo perfil com dupla trava
BR202012002849Y1 (pt) Bráquete autoligável interativo
KR102279257B1 (ko) 치아 교정장치
WO2020014761A1 (pt) Afastador labial lingual
KR102021799B1 (ko) 치아 교정장치
BR202012003670Y1 (pt) bráquete com lâmina resiliente e flexão no plano ortogonal aos canais de deslizamento
BR102016009287A2 (pt) Passive self-locked bracelet system with latch
BR102018077335B1 (pt) Bráquete autoligado de clipe ou membro ligante planar resiliente.

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 01/03/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.