BR102012003417A2 - Processo de reciclagem - Google Patents

Processo de reciclagem Download PDF

Info

Publication number
BR102012003417A2
BR102012003417A2 BRBR102012003417-4A BR102012003417A BR102012003417A2 BR 102012003417 A2 BR102012003417 A2 BR 102012003417A2 BR 102012003417 A BR102012003417 A BR 102012003417A BR 102012003417 A2 BR102012003417 A2 BR 102012003417A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
waste
polymer
recycling process
process according
weight
Prior art date
Application number
BRBR102012003417-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Laercio Stange Warmeling
Original Assignee
Flexoprint Etiquetas Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Flexoprint Etiquetas Ltda filed Critical Flexoprint Etiquetas Ltda
Priority to BRBR102012003417-4A priority Critical patent/BR102012003417A2/pt
Publication of BR102012003417A2 publication Critical patent/BR102012003417A2/pt

Links

Classifications

    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02PCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES IN THE PRODUCTION OR PROCESSING OF GOODS
    • Y02P20/00Technologies relating to chemical industry
    • Y02P20/141Feedstock
    • Y02P20/143Feedstock the feedstock being recycled material, e.g. plastics
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02WCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO WASTEWATER TREATMENT OR WASTE MANAGEMENT
    • Y02W30/00Technologies for solid waste management
    • Y02W30/50Reuse, recycling or recovery technologies
    • Y02W30/62Plastics recycling; Rubber recycling

Landscapes

  • Extrusion Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Separation, Recovery Or Treatment Of Waste Materials Containing Plastics (AREA)

Abstract

PROCESSO DE RECICLAGEM A invenção refere-se a um processo de reciclagem e, mais especificamente, a invenção refere-se a um a processo de reciclagem de resíduos provenientes de etiquetas ou rótulos autoadesivos. De acordo com uma realização da invenção, o processo compreende as etapas de (a) moagem de resíduos de produção gerados a partir de produtos autoadesivos; (b) adição de um polímero virgem aos resíduos moídos, em uma quantidade de 1 a 99% em peso de polímero em relação ao peso total de polímero associado aos resíduos; (c) adição de 2 a 25% em peso de carbonato de cálcio em relação ao peso total de polímero associado aos resíduos; (d) mistura dos componentes das etapas a-c acima; e (e) extrusão da mistura.

Description

“PROCESSO DE RECICLAGEM”
Campo da Invenção
A invenção refere-se a um processo de reciclagem e, mais especificamente, a invenção refere-se a um a processo de reciclagem de resíduos provenientes de etiquetas ou rótulos autoadesivos.
Antecedentes da Invenção
São conhecidas etiquetas e rótulos autoadesivos (aqui denominados também como produtos autoadesivos) que consistem, basicamente, de uma ou mais camadas ou lâminas de papel ou material 10 polimérico, que forma um substrato, sobre o qual, em um de seus lados, é disposto um adesivo. Sobre o adesivo, pode ainda ser colocado um Iiner para evitar o ressecamento do adesivo e, ainda, para que seja retirado somente no momento da colagem da etiqueta ou rótulo sobre o objeto.
Inúmeros são os objetos que fazem uso de rótulos ou etiquetas autoadesivas, como embalagens de alimentos, tais como iogurtes, enlatados etc., garrafas de água e refrigerantes, envelopes etc.
A figura 1 representa uma realização típica de uma etiqueta ou de um rótulo autoadesivo, e compreende uma camada frontal (1) formada por uma lâmina plástica ou de papel, uma camada de adesivo (2) e, opcionalmente, um 20 Iiner (3) para cobrir e proteger a camada adesiva. Opcionalmente, a camada frontal pode ser formada por mais de uma lâmina de papel ou material polimérico, ou uma combinação de diversos materiais, formando um compósito.
Dentre os materiais poliméricos que podem ser empregados para a camada frontal são particularmente utilizadas as poliolefinas, tal como o 25 polipropileno, flexível ou rígido, ou um filme BOPP (Biaxially Oriented Polypropylene), em suas formas leitosa, transparente ou metalizada com qualquer gramatura. Alternativamente, também pode ser empregado o polietileno, de baixa densidade, de baixa densidade linear, de média ou de alta densidade.
Caso seja utilizado um papel para a camada frontal, podem ser empregados papéis Couché, Laminado, do tipo Ecogloss, Semigloss etc.
A camada adesiva pode compreender um adesivo de base acrílica ou elastômero, contendo solvente ou não, desde que tenha propriedades adequadas para a finalidade à qual se destina a etiqueta ou o rótulo.
O liner, quando empregado, pode ser um já conhecido como Kraft, PET, ou do tipo Glassine.
Os materiais e realizações de rótulos e/ou etiquetas autoadesivas
exemplificados acima são bastante difundidos no estado da técnica.
A produção de uma etiqueta ou de um rótulo autoadesivo geralmente emprega as etapas de fornecer o liner para receber uma aplicação de silicone, que fica em processo de cura de 24 a 72 horas, dependendo do 15 silicone utilizado, quando então recebe o adesivo e, através de laminadoras, recebe a camada frontal que se junta ao adesivo e ao liner. O compósito pode então receber impressão gráfica e é cortado para a dimensão apropriada e, se for o caso, embalado para posterior aplicação no produto.
A fabricação destes autoadesivos resulta em uma quantidade 20 significativa de resíduos. Como os produtos autoadesivos precisam ser cortados e dimensionados para as aplicações a que se destinam, são gerados resíduos de diversos tipos, dependendo dos materiais que formam o produto autoadesivo. Nesse sentido, pode haver resíduos formados por papel ou polímero, contendo adesivos acrílicos, de base aquosa, contendo solvente ou 25 não e, ainda, o material do liner que pode conter tanto um polímero como um silicone. Ademais, os resíduos podem compreender adicionalmente tintas com base solvente e ultravioleta, que são difíceis de serem separados dos resíduos e possuem um grande impacto ambiental. Como estes resíduos formados por diversos materiais diferentes estão unidos entre si, há um problema na tentativa de sua reciclagem, devido à dificuldade intrínseca em se separar os materiais para que recebam, cada um, o tratamento de reciclagem apropriado. Devido a esta dificuldade, a indústria de produtos autoadesivos simplesmente descarta tais resíduos.
Existe, portanto, uma necessidade de um processo que permita a reciclagem de resíduos provenientes de produtos autoadesivos.
Descrição da Invenção A fim de contornar os inconvenientes acima citados, dentre outros, a invenção trata de um processo de reciclagem que compreende as etapas de:
(a) moagem de resíduos de produção gerados a partir de produtos autoadesivos;
(b) adição de um polímero virgem aos resíduos moídos, em uma quantidade de 1 a 99% em peso de polímero em relação ao peso total de
polímero associado aos resíduos;
(c) adição de 2 a 25% em peso de carbonato de cálcio em relação ao peso total de polímero associado aos resíduos;
(d) mistura dos componentes das etapas a-c acima; e (e) extrusão da mistura.
De acordo com realizações adicionais ou alternativas da invenção, as seguintes características, sós ou em combinação, podem estar presentes:
- a moagem dos resíduos é realizada para se obter resíduos em um comprimento entre 1 e 10, particularmente entre 2 e 8 mm e, mais
particularmente ainda, entre 4 e 6 mm;
- o polímero virgem é uma poliolefina;
- a poliolefina é um dentre o polietileno de baixa densidade, o polietileno de baixa densidade linear, o polietileno de média densidade, o polietileno de alta densidade, ou suas misturas;
- a poliolefina é um polipropileno;
- a quantidade de polímero virgem em relação aos resíduos moídos é de 10 a 80%, particularmente 25 a 75% e, mais particularmente, 50%
em peso de polímero em relação ao peso total de polímero associado aos resíduos;
- a razão de carbonato de cálcio é de 5 a 20%, particularmente 10 a 15% em peso de carbonato de cálcio em relação ao peso total de polímero
associado aos resíduos;
- a extrusão é uma extrusão a quente;
- a extrusão é uma extrusão a frio;
- a extrusão é realizada para formar um produto acabado;
- a extrusão é realizada para formar pellets.
Breve Descrição dos Desenhos
A invenção será agora descrita com relação às suas realizações particulares, fazendo-se referência às figuras esquemáticas anexas, que não possuem qualquer caráter Iimitativo além daquele definido pelas reivindicações mais adiante, sendo que:
- A figura 1 é uma vista esquemática em corte de um produto
autoadesivo; e
- A figura 2 é um fluxograma que representa o processo da
invenção.
Descrição de Realizações da Invenção
Fazendo-se referência à figura 1, é ilustrado de forma
esquemática um produto autoadesivo. De acordo com o presente relatório descritivo, produto autoadesivo pode consistir de uma etiqueta ou um rótulo ou qualquer outro produto que contenha pelo menos uma porção compreendendo um produto adesivo destinado a se fixar em um substrato.
De forma típica, um produto autoadesivo, tal como representado na figura 1, compreende 3 camadas: uma primeira camada frontal (1), que pode ser formada por uma lâmina de material de natureza polimérica ou 5 celulósica, tal como uma lâmina polimérica ou papel, respectivamente. A camada frontal é destinada a receber uma impressão, tal como um efeito decorativo de um rótulo ou informação a um consumidor.
A camada adesiva (2) é colocada sob a camada frontal, preferencialmente no lado oposto ao lado da camada frontal que recebe a 10 impressão e, opcionalmente, a camada adesiva pode receber um liner (3) para proteção e evitar a remoção ou ressecamento do adesivo antes do produto autoadesivo ser colocado no produto. O liner é retirado do produto autoadesivo para que a camada adesiva (2) adira ao produto.
Conforme mencionado acima, a fabricação de produtos autoadesivos gera uma quantidade significativa de resíduos formados pelo compósito composto pela camada frontal, pela camada adesiva e pelo liner, uma vez que os produtos autoadesivos são cortados e conformados para se ficar no tamanho adequado à aplicação que se destinam.
A invenção propõe, então, um processo que possibilita a reciclagem destes resíduos provenientes de produtos autoadesivos.
De acordo com uma realização da invenção, o processo inicia-se (etapa (10)) ao se realizar uma moagem ou picotagem do produto autoadesivo, para que os resíduos sejam uniformizados em tamanho, uma vez que resíduos de diferentes comprimentos e/ou larguras são geralmente gerados. De forma 25 particular, a moagem ou picotagem dos resíduos deve ser realizada de forma a uniformizar os resíduos em um comprimento entre 1 e 10 mm, particularmente entre 2 e 8 mm e, de forma ainda mais particular, entre 4 e 6 mm.
Segue-se então à adição de um polímero virgem aos resíduos moídos (etapa (11)). O polímero pode ser qualquer poliolefina disponível, tal como um polietileno de baixa densidade, um polietileno de baixa densidade linear, um polietileno de média densidade, um polietileno de alta densidade ou suas misturas. A poliolefina pode também compreender um polipropileno. A 5 escolha do polímero utilizado dependerá da finalidade que se deseja dar ao produto reciclado, tal como a fabricação de um novo produto ou de pellets que serão utilizados posteriormente para novo processamento na extrusão de outro produto. A escolha do polímero utilizado pode ser definida por um técnico no assunto dependendo da finalidade que se deseja dar ao produto extrudado a 10 partir dos resíduos autoadesivos.
A quantidade de polímero adicionado em relação à quantidade de resíduos pode estar compreendida entre 1 e 99% em peso de polímero em relação ao peso total de polímero associado aos resíduos, particularmente, entre 10 a 80%, de forma mais particular entre 25 a 75% e, de forma ainda 15 mais particular cerca de 50% em peso de polímero em relação ao peso total de polímero associado aos resíduos.
Segue-se então a adição de carbonato de cálcio (etapa (12)) à mistura de resíduos e polímero. A adição do carbonato de cálcio (CaC03) funciona como uma cargas particulada a fim de promover o aumento da 20 estabilidade dimensional e do módulo de rigidez do material obtido por extrusão. Adicionalmente, tende a melhorar a tenacidade no ponto de fratura, além de aumentar o índice de fluidez do polímero. De forma particular, o carbonato de cálcio deve ser adicionado de 2 a 25% em peso de carbonato de cálcio em relação ao peso total de polímero associado aos resíduos, de forma 25 mais particular, de 5 a 20%, e mais particularmente ainda de 10 a 15% em peso de carbonato de cálcio em relação ao peso total de polímero associado aos resíduos.
Os componentes são então misturados (etapa (13)) e segue-se a extrusão da mistura (etapa (14)). De forma particular, a extrusão é uma extrusão a quente feita em uma extrusora mono-rosca, mas naturalmente pode ser realizada também uma extrusão a frio, empregando uma extrusão mono- ou duplarosca, ou ainda uma extrusora duplarosca co-rotacional. A extrusão pode gerar um produto acabado ou pellets para o posterior processamento.
De acordo com a invenção, foi constatado de forma surpreendente que os resíduos de produtos autoadesivos podem ser adicionados a polímeros e processados, sem que haja qualquer perda significativa do material processado. Pelo contrário, os resíduos não 10 necessitam de qualquer tratamento, como, por exemplo, para a separação dos diferentes materiais que o compõem (tal como a camada frontal, a camada adesiva ou o liner), e tais materiais que compõem os resíduos do produto autoadesivo funcionam como carga, gerando propriedades físicas e mecânicas superiores em relação aos produtos extrudados convencionais.
Deve ser reconhecido que, embora a presente invenção tenha
sido descrita com relação às suas realizações particulares, os técnicos no assunto poderão desenvolver uma série de alterações sem, no entanto, se desviar dos princípios aqui descritos. As reivindicações anexas, portanto, devem ser interpretadas como cobrindo todos e quaisquer equivalentes da invenção.

Claims (16)

1. PROCESSO DE RECICLAGEM, caracterizado por compreender as etapas de: (a) moagem (10) de resíduos de produção gerados a partir de produtos autoadesivos; (b) adição de um polímero virgem (11) aos resíduos moídos, em uma quantidade de 1 a 99% em peso de polímero em relação ao peso total de polímero associado aos resíduos; (c) adição de 2 a 25% em peso de carbonato de cálcio (12) em relação ao peso total de polímero associado aos resíduos; (d) mistura dos componentes (13) das etapas a-c acima; e (e) extrusão da mistura (14).
2. PROCESSO DE RECICLAGEM, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a moagem dos resíduos é realizada para se obter resíduos em um comprimento entre 1 e 10 mm.
3. PROCESSO DE RECICLAGEM, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a moagem dos resíduos é realizada para se obter resíduos em um comprimento entre 2 e 8 mm.
4. PROCESSO DE RECICLAGEM, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a moagem dos resíduos é realizada para se obter resíduos em um comprimento entre 4 e 6 mm.
5. PROCESSO DE RECICLAGEM, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o polímero virgem é uma poliolefina.
6. PROCESSO DE RECICLAGEM, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a poliolefina é um dentre o polietileno de baixa densidade, o polietileno de baixa densidade linear, o polietileno de média densidade, o polietileno de alta densidade, ou suas 2 misturas;
7. PROCESSO DE RECICLAGEM, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a poliolefina é um polipropileno.
8. PROCESSO DE RECICLAGEM, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a quantidade de polímero virgem em relação aos resíduos moídos é de 10 a 80% em peso de polímero em relação ao peso total de polímero associado aos resíduos.
9. PROCESSO DE RECICLAGEM, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a quantidade de polímero virgem em relação aos resíduos moídos é de 25 a 75% em peso de polímero em relação ao peso total de polímero associado aos resíduos.
10. PROCESSO DE RECICLAGEM, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a quantidade de polímero virgem em relação aos resíduos moídos é de 50% em peso de polímero em relação ao peso total de polímero associado aos resíduos.
11. PROCESSO DE RECICLAGEM, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a razão de carbonato de cálcio é de 5 a 20% em peso de carbonato de cálcio em relação ao peso total de polímero associado aos resíduos.
12. PROCESSO DE RECICLAGEM, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a razão de carbonato de cálcio é de 10 a 15% em peso de carbonato de cálcio em relação ao peso total de polímero associado aos resíduos.
13. PROCESSO DE RECICLAGEM, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a extrusão é uma extrusão a quente.
14. PROCESSO DE RECICLAGEM, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a extrusão é uma extrusão a frio.
15. PROCESSO DE RECICLAGEM, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a extrusão é realizada para formar um produto acabado.
16. PROCESSO DE RECICLAGEM, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a extrusão é realizada para formar pellets.
BRBR102012003417-4A 2012-02-15 2012-02-15 Processo de reciclagem BR102012003417A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRBR102012003417-4A BR102012003417A2 (pt) 2012-02-15 2012-02-15 Processo de reciclagem

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRBR102012003417-4A BR102012003417A2 (pt) 2012-02-15 2012-02-15 Processo de reciclagem

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012003417A2 true BR102012003417A2 (pt) 2014-04-22

Family

ID=50483855

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRBR102012003417-4A BR102012003417A2 (pt) 2012-02-15 2012-02-15 Processo de reciclagem

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012003417A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2235997T3 (es) Films y etiquetas formados a partir de composiciones basadas en polipropileno.
RU2490723C2 (ru) Смываемая самоклеящаяся этикетка
US20110039151A1 (en) Battery label
BRPI0811672A2 (pt) "um selo para um recipiente"
US20150279245A1 (en) Part of a package
JP2011118340A (ja) 水溶性接着剤プラスチックフィルムラベル
KR101805103B1 (ko) 환경친화형 다층 필름
US20110177326A1 (en) Battery label and a battery
JP7405169B2 (ja) 手切り開封用低吸着性積層体と、該積層体を用いた包装材料及び包装体
WO2011161324A1 (en) Mdo polypropylene liner
CN103547444B (zh) 层叠网片
EP3112152B1 (en) A method for producing a label and a label
KR101673366B1 (ko) 친환경 열수축 필름
ES2638917T3 (es) Film de polipropileno biorientado para ventanas de sobres
BR102012003417A2 (pt) Processo de reciclagem
JP2024014884A (ja) 熱収縮性ラベル用溶剤組成物、および熱収縮性ラベルの製造方法
JP2019038182A (ja) 手切り開封用低吸着性積層体と、該積層体を用いた包装材料及び包装体
WO2012127121A2 (en) Label facestock film
BRPI0701443A2 (pt) composiÇÕes para papÉis sintÉticos e filmes ecolàgicos para escrita e impressço, papÉis sintÉticos e filmes obtidos a partir dessas composiÇÕes e uso dos mesmos
WO2005027080A1 (ja) インモールド成形用ラベル
CN215435428U (zh) 一种新型热缩膜
KR102437851B1 (ko) 라벨용 열 수축성 필름 및 그 제조방법
ATE468221T1 (de) Etikettenfolie
KR100910406B1 (ko) 수축라벨
KR20120052081A (ko) 친환경 다층 열수축 필름

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06V Preliminary requirement: requests without searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements