BR0314374B1 - "aparelho e método para exibir um parâmetro dinâmico de uma aeronave" - Google Patents

"aparelho e método para exibir um parâmetro dinâmico de uma aeronave" Download PDF

Info

Publication number
BR0314374B1
BR0314374B1 BRPI0314374-0A BR0314374A BR0314374B1 BR 0314374 B1 BR0314374 B1 BR 0314374B1 BR 0314374 A BR0314374 A BR 0314374A BR 0314374 B1 BR0314374 B1 BR 0314374B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
scale
dynamic parameter
altitude
aircraft
display
Prior art date
Application number
BRPI0314374-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0314374A (pt
Inventor
John Maris
Original Assignee
Marinvent Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Marinvent Corp filed Critical Marinvent Corp
Publication of BR0314374A publication Critical patent/BR0314374A/pt
Publication of BR0314374B1 publication Critical patent/BR0314374B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01DMEASURING NOT SPECIALLY ADAPTED FOR A SPECIFIC VARIABLE; ARRANGEMENTS FOR MEASURING TWO OR MORE VARIABLES NOT COVERED IN A SINGLE OTHER SUBCLASS; TARIFF METERING APPARATUS; MEASURING OR TESTING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G01D7/00Indicating measured values
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01CMEASURING DISTANCES, LEVELS OR BEARINGS; SURVEYING; NAVIGATION; GYROSCOPIC INSTRUMENTS; PHOTOGRAMMETRY OR VIDEOGRAMMETRY
    • G01C23/00Combined instruments indicating more than one navigational value, e.g. for aircraft; Combined measuring devices for measuring two or more variables of movement, e.g. distance, speed or acceleration

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Radar, Positioning & Navigation (AREA)
  • Remote Sensing (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Navigation (AREA)
  • Traffic Control Systems (AREA)
  • Control Of Indicators Other Than Cathode Ray Tubes (AREA)
  • Indicating Measured Values (AREA)
  • Radar Systems Or Details Thereof (AREA)
  • Controls And Circuits For Display Device (AREA)
  • Steroid Compounds (AREA)
  • Indication And Recording Devices For Special Purposes And Tariff Metering Devices (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "APARELHO E MÉTODO PARA EXIBIR UM PARÂMETRO DINÂMICO DE UMA AERONAVE".
Campo Técnico A presente invenção refere-se ao campo de instrumentos para aeronaves. Mais precisa mente, a presente invenção se refere a dispositivos de exibição de parâmetros dinâmicos para aeronaves.
An teced e nte s da 1 n ven cã o A medição e a exibição de parâmetros dinâmicos de uma aeronave é uma questão chave para, adequa d a mente, controlar, gerenciar e validar posição e velocidade da aeronave, É sabido que a medição de altitude e velocidade vertical da aeronave, através de meios barométricos e outros, é uma tecnologia madura, que é encontrada em princípios que têm permanecido relativamente inalterados desde o desenvolvimento inicial de altímetros e indicadores de velocidade vertical (VSI).
Em contraste, o visor do altímetro tem evoluído através de quatro iterações distintas.
Uma variante moderna mais antiga, os "três indicadores" consistem em um visor analógico circular alojando três indicadores concêntricos lidos contra uma escala comum. Um indicador é exclusivo para exibição a cada 100, 1.000 e 10.000 pés (30,48, 304,8 e 3048 metros), conforme mostrado na figura 1a. Esse formato é difícil de interpretar, particularmente durante situações dinâmicas. O uso dessa tecnologia resultou em diversos acidentes com aeronaves porque o ponteiro pequeno de 10.000 pés (3048 m) é facilmente obscurecido por ponteiros maiores, levando a erros de interpretação de múltiplos de 10.000 pés (3048 m). Essa tendência se tornou inaceitável com o advento do avião a jato, cujas altas taxas de subida e de descida tornaram o altímetro de três ponteiros virtualmente inúteis. Será apreciado por alguém habilitado na técnica que o altímetro de três ponteiros ainda está em amplo uso em aeronave de baixo desempenho da aviação geral.
Uma segunda geração de altímetros mecânicos, o altímetro "conta dor - indicador", é um aperfeiçoamento do altímetro de "três ponteiros", o qual compreende um indicador único de 100 pés (30,48 m), que varre através de uma escala circular, com um visor digital adicional de altitude apresentada em um tambor ou contador na face do instrumento, conforme mostrado na figura 1b, Embora os detalhes do visor digital, tal como, seu incremento de altitude digital menor, variem entre concretizações diferentes, o princípio permanece inalterado. Os principais benefícios do altímetro "contador - indicador" incluem sua facilidade de interpretação e eliminação do potencial de erro de interpretação dos 10.000 pés (3048 m).
Uma terceira geração de altímetros compreende uma fita de altitude vertical móvel lida contra um ponteiro central estacionário, conforme mostrado na figura 2. O instrumento inclui, tipicamente, uma leitura digital da altitude da aeronave adjacente à exibição de fita. Os aperfeiçoamentos nesse sistema incluem o fornecimento de um visor de velocidade vertical adjacente à escala de altitude e que permite ao piloto monitorar a altitude e a velocidade vertical simultaneamente, com um mínimo de movimento do olho.
Uma geração corrente de altímetros reflete uma transição de instrumentos mecânicos para Sistemas Eletrônicos para Instrumentos de Vôo (EFIS) e Head-up Displays (HUD). Esses sistemas têm permitido que as indicações de exibição de altitude sejam desacopladas de qualquer instrumento "físico", assim, permitindo a incorporação de novos formatos de visor. Formatos modernos de altímetros descritos acima têm diversas desvantagens importantes.
Exceto em altitudes muito baixas , não há representação analógica da altitude da aeronave acima do dado de referência de altitude, que é, tipicamente, o nível médio do mar (MSL). Isso é porque em altas altitudes nem o contador indicador nem o altímetro de fita podem mostrar o dado de altitude zero por causa do compromisso de escala entre resolução adequada e faixa adequada. Em outras palavras, a parte analógica desses altímetros só pode mostrar uma faixa de altitude relativamente estreita em tomo da altitude corrente da aeronave, que, tipicamente, não inclui o ponto zero. Essa é uma desvantagem importante porque tem sido considerado que os seres humanos são muito melhores em taxas de avaliação de mudança de dados analógicos (por exemplo, indicadores) do que dados digitais e a exibição simultânea do dado zero e do dado de referência é crítica, particularmente em situações muito dinâmicas. Implementações tradicionais têm sido incapazes de mostrar a informação de altitude no modo analógico preferido, enquanto mostra, simultaneamente o dado zero e a altitude corrente.
Além disso, a resolução dos altímetros mecânicos, em geral, é fixa em todas as altitudes, mesmo que as operações de vôo possam requerer resoluções diferentes para circunstâncias diferentes (por exemplo, resolução maior é desejável em baixas altitudes, onde a altura máxima do terreno é mais crítica).
Com relação à velocidade do ar da aeronave, é sabido que a medição da velocidade do ar da aeronave, por meios de pitot-estático, também é conhecido como uma tecnologia muito madura, que é encontrada nos princípios que têm permanecido amplamente inalterados desde o desenvolvimento dos primeiros indicadores de velocidade do ar (ASI). Modernos indicadores da velocidade do ar tomam uma de duas formas: um visor com um quadrante/ indicador, ocasionalmente suplementado com um contador digital e o visor de ponteiro fixo/ fita móvel incorporado, tipicamente, em Electronic Flight Instrument Systems (EFIS) e Head-up Display (HUD), conforme mostrado na figura 3. Ambos os formatos compartilham uma desvantagem importante, eles usam uma escala fixa que requer uma torça entre resolução e faixa de escala. Em outras palavras, uma escala grande é mais legível, mas tem uma faixa de exibição relativamente pequena, enquanto uma escala menor obtém um bom alcance, embora comprometendo a legibilidade. Há, portanto, uma necessidade de um método e um aparelho que vencerão as desvantagens identificadas acima.
Sumário da Invenção É um objetivo da invenção proporcionar um aparelho para exibição de um parâmetro dinâmico de aeronave usando uma escala flexível de parâmetros dinâmicos. É outro objetivo da invenção proporcionar um método para exibir um parâmetro dinâmico de aeronave usando uma escala flexível de parâmetros dinâmicos.
Ainda outro objetivo da invenção é proporcionar um aparelho para exibição de um sinal de altitude medido de uma aeronave junto com uma escala de altitude flexível.
Ainda outro objetivo da invenção é proporcionar um aparelho para exibição de um sinal de aeronave medido de uma aeronave junto com uma escala de velocidade flexível.
Ainda outro objetivo da invenção é proporcionar um aparelho para exibição de um valor da velocidade do ar vertical de uma aeronave.
De acordo com um primeiro aspecto da invenção é proporcionado um aparelho para exibição de um parâmetro dinâmico de uma aeronave, o aparelho compreendendo uma unidade de processamento que recebe um sinal selecionado de algoritmo de exibição e uma leitura do parâmetro dinâmico , a unidade de processamento determinando um sinal de exibição e uma unidade de exibição recebendo o sinal de exibição e exibindo uma escala que muda dinamicamente e não-linearmente de acordo com o algoritmo de exibição selecionado, a unidade de exibição ainda mostrando um ponteiro apontando para a escala de acordo com a leitura do parâmetro dinâmico, assim, enfatizando uma faixa da leitura do parâmetro dinâmico.
De acordo com outro aspecto da invenção, é proporcionado um método para exibir um parâmetro dinâmico de uma aeronave, o método compreendendo o fornecimento de uma leitura do parâmetro dinâmico, gerando uma escala que muda dinamicamente e não-linearmente, usando a leitura proporcionada do parâmetro dinâmico e um sinal selecionado de algoritmo de exibição e um ponteiro apontando para a escala de acordo com a leitura do parâmetro dinâmico da aeronave e exibindo a escala com o ponteiro, assim, enfatizando uma faixa da leitura do parâmetro dinâmico.
De acordo com outro aspecto da invenção, é proporcionado um aparelho para exibição de um parâmetro dinâmico de uma aeronave, o aparelho compreendendo uma unidade de exibição recebendo um sinal de exi- bição e mostrando uma escala que muda dinamicamente e não-linearmente de acordo com um algoritmo de exibição selecionado, a unidade de exibição ainda exibindo um ponteiro apontando para a escala de acordo com uma leitura do parâmetro dinâmico, assim, enfatizando uma faixa da leitura do parâmetro dinâmico.
Breve Descrição dos Desenhos Outras características e vantagens da presente invenção se tornarão evidentes da descrição detalhada seguinte, tomada em combinação com os desenhos anexos, em que: A figura 1a é uma vista frontal de um altímetro de "três ponteiros" da técnica anterior; será apreciado que são requeridos esforços para sintetizar as leituras dos três ponteiros em uma altitude coerente; além disso, será apreciado que o ponteiro pequeno pode ser oculto por um maior; A figura 1b é uma vista frontal de um altímetro com "ponteiro contador" da técnica anterior; A figura 2 é uma vista frontal de uma concretização da técnica anterior de um altímetro de fita; alguém versado na técnica apreciará a ausência de um dado de referência de plano de terra ou nível médio do mar, devido à porção pequena da "fita" hipotética, que é visível devido às restrições de escala; A figura 3 é uma vista frontal de um dispositivo de exibição da técnica anterior de ponteiro fixo/ fita móvel incorporado, tipicamente, incorporado em Electronic Flight Instrument Systems (EFIS) e Head-up Display (HUD); A figura 4 é um diagrama em blocos de um dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave compreendendo uma unidade de processamento e uma unidade de exibição de acordo com uma concretização preferida da invenção; A figura 5 é um fluxograma que mostra como o dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave opera na concretização preferida da invenção; A figura 6 é um diagrama que mostra um primeiro exemplo de uma fita de parâmetro dinâmico proporcionada em um dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave; A figura 7 é um diagrama que mostra um segundo exemplo da fita de parâmetro dinâmico proporcionada no dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave; A figura 8 é um diagrama que mostra um terceiro exemplo da fita de parâmetro dinâmico proporcionada no dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave; A figura 9 é um diagrama em blocos que mostra uma primeira concretização do dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave, onde o parâmetro dinâmico é a altitude; A figura 10 é um fluxograma que mostra como o dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave opera na primeira concretização da invenção, onde o parâmetro dinâmico é a altitude; A figura 11 é uma imagem que mostra um primeiro exemplo do dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave na primeira concretização da invenção, onde o parâmetro dinâmico é a altitude; A figura 12 é uma imagem que mostra um segundo exemplo do dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave na primeira concretização da invenção, onde o parâmetro dinâmico é altitude; A figura 13 é um diagrama em blocos, que mostra uma segunda concretização do dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave onde o parâmetro dinâmico é a velocidade; A figura 14 é um fluxograma que mostra como o dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave opera na segunda concretização da invenção, onde o parâmetro dinâmico é a velocidade; e A figura 15 é uma imagem que mostra um exemplo do dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave na segunda concretização, onde o parâmetro dinâmico é a velocidade.
Será notado que por todos os desenhos anexos, características semelhantes são identificadas por numerais de referência semelhantes. Descrição Detalhada da Invenção Fazendo referência agora à figura 4, é mostrada uma concretização preferida de um dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave 5. O dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave 5 compreende uma unidade de processamento 8 e uma unidade de exibição 10. Em uma concretização preferida da invenção, a unidade de processamento 8 é um computador digital ou microprocessador, enquanto a unidade de exibição 10 é um Electronic Flight Instrument System (EFIS) um Multifunction Display (MFD) ou um Head-up Display (HUD), todos os quais são bem conhecidos por alguém versado na técnica. A unidade de processamento 8 recebe um sinal de algoritmo de exibição proporcionado por uma interface de usuário 6 e um sinal de parâmetro dinâmico medido proporcionado por um dispositivo de medição de parâmetro dinâmico 12. A unidade de processamento 8 proporciona um sinal de exibição de parâmetro dinâmico para a unidade de exibição 10.
Agora fazendo referência à figura 5, é mostrado como o dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave 5 opera em uma concretização preferida da invenção.
De acordo com a etapa 20, um algoritmo de exibição é selecionado usando-se a interface de usuário 6. O sinal de algoritmo de exibição selecionado é proporcionado pela interface de usuário 6 para a unidade de processamento 8. Em uma concretização, o algoritmo de exibição é selecionado por um piloto da aeronave, enquanto em outra concretização da invenção, o algoritmo de exibição é selecionado pelo computador com dados do ar ou de exibição, ou semelhante. Para concretizações simples, o algoritmo de exibição pode ser um algoritmo fixo, que não é selecionável pelo usuário.
De acordo com a etapa 22, um sinal de parâmetro dinâmico é medido usando o dispositivo de medição de parâmetro dinâmico 12, que proporciona o sinal de parâmetro dinâmico medido para a unidade de processamento 8.
De acordo com a etapa 24, o sinal de exibição de parâmetro dinâmico, compreendendo dados para exibição de uma fita de parâmetro dinâmico na unidade de exibição 10. Antes de exibir a fita de parâmetro dinâmico, a unidade de processamento 8 primeiro determina o sinal de exibição de parâmetro dinâmico, usando o sinal de parâmetro dinâmico medido e o sinal de algoritmo de exibição selecionado e proporciona o sinal de exibição de parâmetro dinâmico criado para a unidade de exibição 10.
Fazendo referência agora à figura 6, é mostrado um primeiro exemplo de uma fita de parâmetro dinâmico 30 proporcionada em um dispositivo de exibição eletrônico não-linearde parâmetro dinâmico para aeronave 10. A fita de parâmetro dinâmico 30 compreende uma escala de parâmetro dinâmico não-linear 34, uma escala de valor de parâmetro dinâmico não-linear 32 e um ponteiro 36.
Por convenção, a escala de parâmetro dinâmico não-linear 34 e a escala de valor de parâmetro dinâmico não-linear 32 correspondente são exibidas vertical mente. Em concretizações alternativas, a escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 34 e a escala de valor de parâmetro dinâmico não-linear correspondente 32 podem ser exibidas horizontalmente ou em quaisquer outros ângulos. A escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 34 é uma escala de parâmetro dinâmico que é proporcionada entre uma primeira extremidade de escala de parâmetro dinâmico 38 e uma segunda extremidade de escala de parâmetro dinâmico 40. A escala de valor de parâmetro dinâmico não-linear correspondente 32 compreende uma pluralidade de valores de parâmetro dinâmico correspondentes e é proporcionada entre um primeiro valor de parâmetro dinâmico 42, correspondente à primeira extremidade de escala de parâmetro dinâmico 38, e um segundo valor de parâmetro dinâmico 44, correspondente à segunda extremidade de escala de parâmetro dinâmico 40. 0 ponteiro 36 está localizado substancialmente em uma distância igual entre a extremidade 38 e a extremidade 40 da escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 34. O ponteiro 36 compreende uma indicação do sinal de parâmetro dinâmico medido.
Será apreciado que a escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 34 é adaptada de acordo com o sinal de algoritmo de exibição selecionado. Conforme explicado abaixo, em uma concretização, o sinal de algoritmo de exibição selecionado é um fator exponencial, enquanto em outra concretização da invenção, o sinal de algoritmo de exibição selecionado é um fator logarítmico. Alternativamente, o sinal de algoritmo de exibição selecionado é um fator geométrico.
Além disso, será apreciado que, embora uma primeira parte da escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 34, por exemplo, a parte acima do ponteiro 36, seja adaptada de acordo com um primeiro sinal de algoritmo de exibição selecionado, uma segunda parte da escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 34, por exemplo, a parte abaixo do ponteiro 36, pode ser adaptada de acordo com um segundo sinal de algoritmo de exibição selecionado.
Em uma concretização, o primeiro valor de parâmetro dinâmico 42 correspondente à primeira extremidade de escala de parâmetro dinâmico 38 e o segundo valor de parâmetro dinâmico 44 correspondente à segunda extremidade de escala de parâmetro dinâmico 40 são proporcionados pela interface de usuário 6, enquanto em outra concretização, o primeiro valor de parâmetro dinâmico 42 e o segundo valor de parâmetro dinâmico 44 são selecionados automaticamente.
Fazendo referência agora à figura 7, é mostrado um segundo exemplo de uma fita de parâmetro dinâmico 50 proporcionada em um dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave. A fita de parâmetro dinâmico 50 compreende uma escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 52, uma escala de valor de parâmetro dinâmico não-linear correspondente 54, um ponteiro 56 e uma barra vertical adjacente 66.
Por convenção, a escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 52 e a escala de valor de parâmetro dinâmico não-linear correspondente 54 são exibidas verticalmente. Em uma concretização alternativa, a escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 52 e a escala de valor de parâmetro dinâmico não-linear correspondente 54 podem ser exibidas horizontalmente. A escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 52 compreende uma escala de parâmetro dinâmico que é proporcionada entre uma primeira extremidade de escala de parâmetro dinâmico 58 e uma segunda extremidade de escala de parâmetro dinâmico 60. A escala de valor de parâmetro dinâmico não-linear correspondente 54 compreende uma pluralidade de valores de parâmetro dinâmico correspondentes e é proporcionada entre um primeiro valor de parâmetro dinâmico 62 correspondente à primeira extremidade de escala de parâmetro dinâmico 58 e um segundo valor de parâmetro dinâmico 64 correspondente à segunda extremidade de escala de parâmetro dinâmico 60. O ponteiro 56 está localizado substancialmente em uma distância igual entre a extremidade 58 e a extremidade 60 da escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 52. O ponteiro 56 compreende uma indicação do sinal de parâmetro dinâmico medido. A barra vertical adjacente 66 está localizada na escala de valor de parâmetro dinâmico não-linear correspondente 54. Alternativamente, a barra vertical adjacente 66 está localizada adjacente na escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 52. A barra vertical adjacente 66 compreende uma extremidade variável 68, que é adjacente a um valor de parâmetro dinâmico futuro correspondente 53. A barra vertical adjacente 66, portanto, proporciona uma indicação de um valor de parâmetro dinâmico futuro, se uma variação corrente do parâmetro dinâmico for mantida durante uma quantidade de tempo predeterminada. O endereçado habilitado apreciará que o valor de parâmetro dinâmico futuro correspondente 53 pode ser visto facilmente por um piloto da aeronave olhando na extremidade variável 68.
Será apreciado que a escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 52 é adaptada de acordo com o sinal de algoritmo de exibição selecionado. Como explicado abaixo, em uma concretização, o sinal de algoritmo de exibição selecionado é um fator exponencial, enquanto em outra concretização da invenção o sinal de algoritmo de exibição selecionado é um fator logarítmico. Alternativamente, o sinal de algoritmo de exibição selecionado é um fator geométrico.
Além disso, será apreciado que, embora uma primeira parte da escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 52, por exemplo, a parte acima do ponteiro 56, esteja adaptada de acordo com um primeiro sinal de algoritmo de exibição selecionado, uma segunda parte da escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 52, por exemplo, a parte abaixo do ponteiro 56, pode ser adaptada de acordo com um segundo sinal de algoritmo de exibição selecionado.
Em uma concretização, o primeiro valor de parâmetro dinâmico 62 correspondente à primeira extremidade de escala de parâmetro dinâmico 58 e o segundo valor de parâmetro dinâmico 64 correspondente à segunda extremidade de escala de parâmetro dinâmico 60 são proporcionados pela interface de usuário 6, enquanto em outra concretização, o primeiro valor de parâmetro dinâmico 62 e o segundo valor de parâmetro dinâmico 64 são selecionados automaticamente. De fato, será apreciado que a escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 52 se expande do primeiro valor de parâmetro dinâmico 62 e do segundo valor de parâmetro dinâmico 64 em direção ao ponteiro 56.
Fazendo referência agora à figura 8, é mostrado um terceiro exemplo de uma fita de parâmetro dinâmico 80 proporcionada em um dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave. A fita de parâmetro dinâmico 8o compreende uma escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 82, uma escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear correspondente 84, um ponteiro 86, uma barra vertical adjacente 96 e uma indicação de uma variação de parâmetro dinâ- mico com relação a uma quantidade predeterminada de tempo 100.
Por convenção, a escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 82 e a escala de valor de parâmetro dinâmico não-linear correspondente 84 são exibidas verticalmente. Em uma concretização alternativa, a escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 82 e a escala de valor de parâmetro dinâmico não-linear correspondente 84 são exibidas horizontalmente. A escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 82 compreende uma escala de parâmetro dinâmico que é proporcionada entre uma primeira extremidade de escala de parâmetro dinâmico 88 e uma segunda extremidade de escala de parâmetro dinâmico 90. A escala de valor de parâmetro dinâmico não-linear correspondente 84 compreende uma pluralidade de valores de parâmetros dinâmicos correspondentes e é proporcionada entre um primeiro valor de parâmetro dinâmico 92 correspondente à primeira extremidade de escala de parâmetro dinâmico 88 e um segundo valor de parâmetro dinâmico 93 correspondente à segunda extremidade de escala de parâmetro dinâmico 90. O ponteiro 86 está localizado substancialmente no meio da escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 82. O ponteiro 86 compreende uma indicação do sinal de parâmetro dinâmico medido. A barra vertical adjacente 96 está localizada adjacente na escala de valor de parâmetro dinâmico não-linear correspondente 84. Alternativamente, a barra vertical adjacente 96 está localizada adjacente na escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 82. A barra vertical adjacente 96 compreende uma extremidade variável 98, que é adjacente a um valor de parâmetro dinâmico futuro correspondente 101. A barra vertical adjacente 96, portanto, proporciona uma indicação de um valor de parâmetro dinâmico futuro, se uma variação corrente do parâmetro dinâmico for mantida durante uma quantidade de tempo predeterminada. A barra vertical adjacente 96 ainda compreende a indicação de uma variação de parâmetro dinâmico com relação a uma quantidade de tempo predeterminada 100. O endereçado habilitado apreciará que o valor de parâmetro dinâmico futuro correspondente 101 pode ser visto facilmente por um piloto da aeronave, olhando na extremidade variável 98.
Será apreciado que a escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 82 está adaptada de acordo com o sinal de algoritmo de exibição selecionado. Conforme explicado abaixo, em uma concretização, o sinal de algoritmo de exibição selecionado é um fator exponencial, enquanto em outra concretização da invenção, o sinal de algoritmo de exibição selecionado e um fator logarítmico. Alternativamente, o sinal de algoritmo de exibição selecionado é um fator geométrico.
Além disso, será apreciado que, embora uma primeira parte da escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 82 seja adaptada de acordo com um primeiro sinal de algoritmo de exibição selecionado, uma segunda parte da escala dinâmica de parâmetro dinâmico não-linear 82 pode ser adaptada de acordo com um segundo sinal de algoritmo de exibição selecionado.
Fazendo referência agora à figura 9, é mostrado um diagrama em blocos que mostra uma primeira concretização da invenção onde o dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave é um dispositivo de exibição eletrônico não-linear de altímetro para aeronave 118. O dispositivo de exibição eletrônico não-linear de altímetro para aeronave 118 compreende uma unidade de processamento 112 e uma unidade de exibição 114.
Ainda nessa primeira concretização da invenção, a unidade de processamento 112 é um computador para dados sobre ar, que é bem conhecido por alguém versado na técnica, enquanto a unidade de exibição 114 é um Electronic Flight Instrument Systems (EFIS), um Dispositivo de Exibição de Mau Funcionamento (MFD) ou um Head-up Display (HUD, todos os quais são bem conhecidos por alguém versado na técnica. A unidade de processamento 112 recebe um sinal de algoritmo de exibição selecionado e um sinal de referência de altitude proporcionado pela interface de usuário 110 e um sinal de altitude medido proporcionado pelo dispositivo de medição de altitude 116. A unidade de processamento 112 proporciona um sinal de exibição de altitude para a unidade de exibição 114.
Agora fazendo referência à figura 10, é mostrado como o dispositivo de exibição eletrônico não-linear de altímetro para aeronave 118 opera na concretização preferida da invenção.
De acordo com a etapa 120, um algoritmo de exibição é selecionado usando a interface de usuário 110. O sinal de algoritmo de exibição selecionado é proporcionado pela interface de usuário 110 para a unidade de processamento 112. Em uma concretização, o algoritmo de exibição é selecionado por um piloto da aeronave, enquanto em outra concretização da invenção, o algoritmo de exibição é selecionado pelo computador para dados sobre o ar ou computador de exibição ou semelhante. Para concretizações simples, o algoritmo de exibição pode ser um algoritmo fixo, que não é selecionável pelo usuário.
De acordo com a etapa 122, um sinal de referência altitude é selecionado usando-se a interface de usuário 110. O sinal de referência de altitude selecionada é proporcionado pela interface de usuário 110 para a unidade de processamento 112. Em uma concretização, o sinal de referência de altitude é selecionado por um piloto da aeronave, enquanto na concretização preferida da invenção, o sinal de referência de altitude é proporcionado pelo computador para dados sobre o ar ou semelhante. O sinal de referência de altitude, tipicamente, represente um ajuste de altímetro de dado expresso em milibar, polegadas de mercúrio ou como um valor de altitude em pés ou metros.
De acordo com a etapa 124, um sinal de altitude é medido usando o dispositivo de medição de altitude 116, que proporciona o sinal de altitude medido para a unidade de processamento 112.
De acordo com a etapa 126, o sinal de exibição de altitude, compreendendo uma fita de altitude é proporcionado na unidade de exibição 114. A fita de altitude é proporcionada primeiro determinando o sinal de exi- bição de altitude usando o sinal de altitude medido, o sinal de referência de altitude selecionada e o sinal de algoritmo de exibição selecionado e proporcionando o sinal de exibição de altitude criado para a unidade de exibição 114.
Fazendo referência agora à figura 11, é mostrado um primeiro exemplo de uma fita de altitude 130 proporcionada em um dispositivo de exibição eletrônico não-linearde altitude para aeronave. A fita de altitude 130 compreende uma escala dinâmica não-linear de altitude 134, uma escala não-linear correspondente de valor de altitude 132, um ponteiro 144, uma barra vertical adjacente 146 e uma indicação de uma variação de altitude com relação a um quantidade de tempo predeterminada 150.
Por convenção, a escala dinâmica não-linear de altitude 134 e a escala não-linear correspondente de valor de altitude 132 são exibidas verticalmente. Em uma concretização alternativa, a escala dinâmica não-linear de altitude 134 e a escala não-linear correspondente de valor de altitude 132 podem ser exibidas horizontalmente. A escala dinâmica não-linear de altitude 134 compreende uma escala de altitude que é proporcionada entre uma primeira extremidade de escala de altitude 136 e uma segunda extremidade de escala de altitude 138. A escala não-linear correspondente de valor de altitude 132 compreende uma pluralidade de valores de altitude correspondentes e é proporcionada entre um primeiro valor de altitude 140 correspondente à primeira extremidade de escala de altitude 136 e um segundo valor de altitude 142, correspondente à segunda extremidade de escala de altitude 138. O ponteiro 144 está localizado substancialmente no meio da escala dinâmica não-linearde altitude 134. O ponteiro 144 compreende uma indicação do sinal de altitude medido. Neste exemplo, o sinal de altitude medido é 1524 metros (5000 pés). A barra vertical adjacente 146 está localizada na escala não-linear correspondente de valor de altitude 132. Altemativamente, a barra vertical adjacente 146 está localizada adjacente na escala dinâmica não- linear de altitude 134. A barra vertical adjacente 146 compreende uma extremidade variável 148, que é adjacente a um valor de altitude futuro correspondente 152. A barra vertical adjacente 146 é expansível entre o sinal de altitude medido e a extremidade variável 148. A barra vertical adjacente 146, portanto, proporciona uma indicação de um valor de altitude futuro, se uma variação corrente da altitude é mantida durante uma quantidade de tempo predeterminada. A barra vertical adjacente 146 ainda compreende a indicação de uma variação de altitude com relação a uma quantidade de tempo predeterminada 150.
Na concretização preferida, a quantidade de tempo predeterminada é 1 min. Neste exemplo, a indicação de uma variação de altitude com relação a uma quantidade de tempo predeterminada 150 é 304,8 metros por minuto (1000 pés por minuto). Ainda neste exemplo, o valor de altitude futuro correspondente 152 é 1828,8 metros (6000 pés). O endereçado habilitado apreciará que o valor de altitude futuro correspondente 152 pode ser visto facilmente por um piloto da aeronave olhando na extremidade variável 148.
Será apreciado que a escala dinâmica não-linear de altitude 134 está adaptada de acordo com o sinal de algoritmo de exibição selecionado.
De fato, a escala dinâmica não-linear de altitude é adaptada constantemente, de acordo com os vários princípios detalhados abaixo.
Um primeiro princípio é o fato de que a escala dinâmica não-linear de altitude 134 é substancialmente centralizada no sinal de altitude medido. Será apreciado por alguém versado na técnica que esse primeiro princípio permite uma apresentação adequada de informação de altitude para o piloto da aeronave.
Um segundo princípio é o fato de que, de preferência,, o primeiro valor de altitude 140 representa o dado de ajuste do altímetro. O dado de ajuste do altímetro pode ser o nível médio do mar em uma concretização. Em outra concretização, o dado de ajuste de altímetro pode ser um dado de pressão padrão (101,32 KPa (29,92 polegadas de mercúrio)). Em outra con- cretização, o dado de altímetro pode ser a própria superfície, no caso onde o dispositivo de medição de altitude 118 é um altímetro de radar ou dispositivo de rádio-altímetro. O dado de ajuste de altímetro pode ser ajustado manualmente ou obtido do computador para dados sobre o ar ou do altímetro de radar.
Um terceiro princípio se refere ao fato de que a escala dinâmica não-linear de altitude 134 é escalonada usando o sinal de algoritmo de exibição selecionado, a fim de encaixar o sinal de altitude medido e o dado de ajuste de altímetro 140 no espaço de exibição disponível.
Em uma concretização, o sinal de algoritmo de exibição selecionado é um fator exponencial. Em outra concretização da invenção, o sinal de algoritmo de exibição selecionado é um fator logarítmico. Em outra concretização alternativa, o sinal de algoritmo de exibição selecionado é um fator geométrico. Em uma concretização preferida, o sinal de algoritmo de exibição selecionado é ajustado de modo que a escala da escala dinâmica não-linear de altitude 134 diminui à medida que ela diverge de uma altitude corrente; isto é, a resolução mais alta na escala dinâmica não-linear de altitude 134 é observada imediatamente adjacente ao sinal de altitude medido da aeronave. A escolha de um fator geométrico, um fato logarítmico, um fator exponencial ou qualquer outro sinal de algoritmo de exibição selecionado não-linear pode depender de uma aplicação desejada e de uma faixa de exibição de altitude desejada.
Um quarto princípio se refere ao fato de que acima do sinal de altitude medido, a escala dinâmica não-linear de altitude 134 é escalonada por um fator geométrico similar, um fator logarítmico, fator exponencial ou qualquer outro sinal de algoritmo de exibição selecionado não-linear para o segundo valor de altitude 142. Por causa da maior significância relativa de altitudes abaixo da aeronave, é possível adaptar um fator de escalonamento superior para mostrar uma escala de altitude menor acima do sinal de altitude medido do que abaixo do sinal de altitude medido. Será apreciado que como para o terceiro princípio, o sinal de algoritmo de exibição selecionado também pode ser mudado, automaticamente.
Alguém versado na técnica apreciará que a resolução elevada está localizada onde é mais importante manter uma altitude precisa a fim de concordar, por exemplo, com as folgas do controlador de tráfego aéreo (ATC); e, simultaneamente, uma indicação gráfica clara da relação da aeronave com o primeiro valor de altitude 140 é dada.
Como mencionado previamente, será apreciado que embora uma primeira parte da escala dinâmica não-linear de altitude 134, por exemplo, a parte acima do ponteiro 144, esteja adaptada de acordo com um primeiro sinal de algoritmo de exibição selecionado, uma segunda parte da escala dinâmica não-linear de altitude 134, por exemplo, a parte abaixo do ponteiro 144, pode ser adaptada de acordo com um segundo sinal de algoritmo de exibição selecionado.
Fazendo referência agora à figura 12, é mostrado um segundo exemplo da fita de altitude 130 proporcionada em um dispositivo de exibição eletrônico não-linear de altitude para aeronave.
Neste exemplo, o ponteiro 144 mostra um sinal de altitude medido de 1524 metros (5000 pés).
Ainda neste exemplo, a indicação de uma variação de altitude com relação a uma quantidade de tempo predeterminada 150 é 914,4 me-tros/min (3000 pés/ min) e o valor de altitude futuro correspondente 152 será 609,6 metros (2000 pés), se a aeronave mantiver sua velocidade de descida.
Será apreciado ainda que a escala dinâmica não-linear de altitude 134 é adaptada, constantemente de acordo com o sinal de algoritmo de exibição a fim de enfatizar uma faixa de altitude; essa adaptação constante permite ao piloto da aeronave ter uma boa apreciação da dinâmica da aeronave; mais precisamente, o endereçado versado apreciará que, no caso de uma descida, a escala dinâmica de velocidade não-linear 134 aumenta à medida que há menos altitude a fim de "se encaixar" na área de exibição disponível. Isso resulta em resolução crescente onde é mais necessário, que é em baixas altitudes.
Como um corolário, para uma dada taxa de subida ou de desci- da, a escala dinâmica de velocidade não-linear 134 se moverá mais rapidamente em baixas altitudes do que em altas altitudes, porque o fator de escala é maior no primeiro caso. Isso tem um efeito benéfico de destacar as altas taxas de descida em baixas altitudes dando-lhes maior saliência.
Embora possa ser indagado que a barra vertical adjacente é análoga ao indicador de velocidade vertical existente (VSI), será apreciado que os indicadores de velocidade vertical da técnica anterior são incapazes de mostrar taxas muito altas de mudança enquanto mantém a resolução adequada para operações normais. Conseqüentemente, não é incomum que indicadores de velocidade vertical contemporâneos sejam "fixados" particularmente durante descidas em alta velocidade, assim, o piloto tem pouca idéia da taxa real de descida e sua relação com a altitude corrente, particularmente para aeronave de alto desempenho. Infelizmente, esse também é o caso com dispositivos de exibição de indicadores de velocidade vertical, que incorporam meios de leitura digital, porque a determinação de "tempo para impacto" ainda requer uma divisão mental do sinal de altitude medido (que está mudando muito rapidamente) pela leitura do indicador de velocidade vertical instantânea. A divisão mental, usualmente, é uma tarefa impossível sob condições dinâmicas com uma alta carga de trabalho. O endereçado apreciará que essa desvantagem não é possível com a presente invenção, uma vez que o único momento em que o indicador de velocidade vertical será "fixado" será quando o impacto com o solo está em menos do que 1 minuto.
Nesse caso, o impacto iminente será óbvio e a leitura digital 150 ainda proporcionará a informação de velocidade requerida para o piloto.
Será apreciado ainda que um outro benefício dessa concretização da fita de altitude 130 é que o piloto pode facilmente obter o arredondamento para pouso assintótico ideal em uma altitude desejada simplesmente pelo ajuste da taxa de subida ou de descida para ancorar a extremidade variável 58 na altitude de arredondamento para pouso desejada. Usado dessa maneira, a adaptação constante da escala dinâmica não-linear de altitude 134 tem o efeito de reduzir, gradualmente, a taxa de subida ou de descida para zero visto que a diferença entre o sinal de altitude medida requerido e corrente diminui.
Fazendo referência agora à figura 13, é mostrado um diagrama em blocos que mostra uma segunda concretização da invenção, onde o dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave é um dispositivo de exibição eletrônico não-linear de velocidade para aeronave 162. O dispositivo de exibição eletrônico não-linear de velocidade para aeronave 162 compreende uma unidade de processamento 164 e uma unidade de exibição 166.
Ainda nessa primeira concretização da invenção, a unidade de processamento 164 é um computador para dados sobre o ar, que é bem conhecido por alguém versado na técnica, embora a unidade de exibição 166 seja um dispositivo de exibição de velocidade do ar em um Electronic Flight Instrument Systems (EFIS), um multifunction Display (MFD) ou um Head-up Display (HUD), todos os quais são bem conhecidos por alguém versão na técnica. A unidade de processamento 164 recebe um sinal de algoritmo de exibição selecionado proporcionado pela interface de usuário 160 e um sinal de velocidade medida proporcionado pelo dispositivo de medição de velocidade 168. A unidade de processamento 164 proporciona um sinal de exibição de velocidade para a unidade de exibição 166.
Fazendo referência agora à figura 14, é mostrado como o dispositivo de exibição eletrônico não-linear de velocidade para aeronave 162 opera na concretização preferida da invenção.
De acordo com a etapa 180, um algoritmo de exibição é selecionado usando a interface de usuário 160. O sinal de algoritmo de exibição selecionado é proporcionado pela interface de usuário 160 para a unidade de processamento 164. Em uma concretização, o algoritmo de exibição é selecionado pelo piloto da aeronave, enquanto em outra concretização da invenção, o algoritmo de exibição é selecionado pelo computador para dados sobre o ar ou semelhante.
De acordo com a etapa 182, um sinal de velocidade é medido usando o dispositivo de medição de velocidade 168, que proporciona o sinal de velocidade medida para a unidade de processamento 164.
De acordo com a etapa 184, o sinal de exibição de velocidade, compreendendo uma fita de velocidade, é proporcionado na unidade de exibição 166. A fita de velocidade é proporcionada determinando-se primeiro o sinal de exibição de velocidade, usando o sinal de velocidade medida e o sinal de algoritmo de exibição selecionado e proporcionando o sinal de exibição de velocidade criado para a unidade de exibição 166.
Fazendo referência agora à figura 15, é mostrado um exemplo de uma fita de velocidade 190 proporcionada em um dispositivo de exibição eletrônico não-linear de parâmetro dinâmico para aeronave. A fita de velocidade 190 compreende uma escala dinâmica não-linear de velocidade 192, uma escala de valor não-linear de velocidade 194, um ponteiro 212 e uma barra vertical adjacente 214.
De preferência, a escala dinâmica não-linear de velocidade 192 e a escala de valor não-linear correspondente de velocidade 194 são exibidas verticalmente. A escala dinâmica não-linear de velocidade 192 compreende uma escala de velocidade que é proporcionada entre uma primeira extremidade de escala de velocidade 196 e uma segunda extremidade de escala de velocidade 198. A escala de valor não-linear correspondente de velocidade 194 compreende uma pluralidade de valores de velocidade correspondentes e é proporcionada entre um primeiro valor de velocidade 200 correspondente à primeira extremidade de escala de velocidade 196 e um segundo valor de velocidade 210 correspondente à segunda extremidade de escala de velocidade 210. O ponteiro 212 está localizado substancialmente no meio da escala dinâmica não-linear de velocidade 192. O ponteiro 212 compreende uma indicação do sinal de velocidade medida. A barra vertical adjacente 214 está localizada na escala de valor não-linear de velocidade correspondente 194. Altemativamente, a barra vertical adjacente 214 está localizada adjacente à escala dinâmica não-linear de velocidade 192. A barra vertical adjacente 214 compreende uma extremidade variável 216, que é adjacente a um valor de velocidade futuro correspondente 218. A barra vertical adjacente 214, portanto, proporciona uma indicação de um valor de velocidade futuro, se uma variação corrente da velocidade for mantida durante uma quantidade de tempo predeterminada. Em uma concretização preferida, a quantidade de tempo predeterminada é 10 segundos. O endereçado habilitado apreciará que o valor futuro de velocidade correspondente 218 pode ser visto facilmente pelo piloto da aeronave olhando para a extremidade variável 216.
Será apreciado que a escala dinâmica não-linear de velocidade 192 é constantemente adaptada de acordo com o sinal de algoritmo de exibição selecionado. Em uma concretização, o sinal de algoritmo de exibição selecionado é um fator exponencial, em outra concretização da invenção, o sinal de algoritmo de exibição selecionado é um fator logarítmico ; em outra concretização alternativa, o sinal de algoritmo de exibição selecionado é um fator geométrico.
De fato, o algoritmo selecionado é ajustado de modo que a resolução mais alta é observada imediatamente adjacente ao sinal de velocidade medida.
Além disso, será apreciado que, embora uma primeira parte da escala dinâmica não-linear de velocidade 192 seja adaptada de acordo com um primeiro sinal de algoritmo de exibição selecionado , uma segunda parte da escala dinâmica não-linear de velocidade 192 pode ser adaptada de acordo com um segundo sinal de algoritmo de exibição selecionado.
Em uma concretização, o primeiro valor de velocidade 200 correspondente à primeira extremidade de escala de velocidade 196 e o segun- do valor de velocidade 210 correspondente à segunda extremidade de escala de velocidade 198 são proporcionados pela interface de usuário 160, enquanto na concretização preferida, o primeiro valor de velocidade 200 e o segundo valor de velocidade 210 são selecionados automaticamente pelo computador para dados sobre o ar. Será apreciado que o primeiro valor de velocidade 200 e o segundo valor de velocidade 210 podem ser selecionados de acordo com o projeto da aeronave.
Neste exemplo, o sinal de velocidade medida é 205kts.
Será apreciado que, alternativamente, a fita de velocidade 190 compreende uma indicação de velocidades características da aeronave, como Vfe, Vne, Vg, V1, Vr, etc.
Além disso, zonas de velocidade, tais como o "arco amarelo", o "arco verde" e o "arco branco", podem ser adicionadas na fita de velocidade 190. O endereçado habilitado apreciará que o "arco branco" 191 é mostrado na fita de velocidade 190 divulgada na figura 15.
Será apreciado por alguém habilitado na técnica que a concretização permite que a escala da escala dinâmica não-linear de velocidade 192 seja máxima nas proximidades do sinal de velocidade medida.
Além disso, o primeiro valor de velocidade correspondente 200 e o segundo valor de velocidade correspondente 210 são sempre exibidos na fita de velocidade 190.
Além disso, à medida que a aeronave se aproxima da velocidade do ar baixa ou alta, onde mais limitações são encontradas, a escala dinâmica não-linear de velocidade 192 assegura boa legibilidade nesses regimes críticos.
Como para a concretização onde o parâmetro dinâmico é a altitude, será apreciado que a barra vertical adjacente 214 é de grande vantagem para mostrar taxa muito alta de mudança, sem exceder a exibição disponível.
Embora vetores de tendências da técnica anterior possam ser "fixados", a concretização divulgada vence essa desvantagem, o que é de grande vantagem no caso de jatos militares.
Embora tenha sido divulgado que o parâmetro dinâmico pode ser um dentre velocidade e altitude, o endereçado habilitado apreciará que o parâmetro dinâmico pode, alternativa mente, ser um dentre rotações por minuto (RPM), pressão do óleo, temperatura do óleo, fluxo de combustível, tacômetro, combustível restante ou semelhantes.
As concretizações da invenção descritas acima são destinadas a serem exemplificativa apenas. O escopo da invenção é destinado a estar limitado, portanto, apenas pelo escopo das reivindicações anexas.

Claims (25)

1. Aparelho para exibir um parâmetro dinâmico de uma aeronave, o referido aparelho compreendendo: uma unidade de processamento (8) que recebe um sinal de algoritmo de exibição selecionado e uma leitura do referido parâmetro dinâmico, a referida unidade de processamento (8) determinando um sinal de exibição; e uma unidade de exibição (10) que recebe o referido sinal de exibição e mostra uma escala tendo extremidades de escala, caracterizado pela referida escala mudar dinamicamente e não-linearmente de acordo com 0 algoritmo de exibição selecionado junto com um valor mínimo de parâmetro dinâmico e um valor máximo de parâmetro dinâmico, a referida unidade de exibição (10) ainda mostrando um ponteiro apontando para a referida escala de acordo com a referida leitura do referido parâmetro dinâmico, de modo que o referido algoritmo de exibição selecionado adapta, constante e exatamente, a referida leitura e os valores mínimo e máximo de parâmetros dinâmicos à referida escala, assim, enfatizando uma faixa da referida leitura do referido parâmetro dinâmico ao mesmo tempo em que mantém valores mínimo e máximo de parâmetros dinâmicos constantemente e em vista nas respectivas extremidades de escala.
2. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a referida escala compreende uma porção vertical exibida verticalmente pela referida unidade de exibição (10).
3. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 2, caracterizado pelo fato de que o referido parâmetro dinâmico compreende a velocidade da referida aeronave.
4. Aparelho, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a referida unidade de exibição (10) mostra o referido ponteiro com a referida velocidade da referida aeronave.
5. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 3 a 4, caracterizado pelo fato de que uma pluralidade de valores correspondentes de velocidades são mostrados adjacentemente à referida escala pela unidade de exibição (10).
6. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado pelo fato de que ainda compreende uma interface de usuário (6) proporcionando o referido sinal de algoritmo de exibição selecionado.
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a referida unidade de exibição (10) ainda mostra uma barra adjacente à referida escala, a referida barra adjacente compreendendo uma primeira extremidade correspondente à referida velocidade da aeronave e uma extremidade variável correspondente, na referida escala, a uma velocidade futura a ser alcançada pela referida aeronave, se uma variação corrente da referida velocidade for mantida durante uma quantidade de tempo pré-determinada.
8. Aparelho, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a referida unidade de exibição (10) ainda mostra um valor indicativo da referida variação da referida velocidade.
9. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 7 a 8, caracterizado pelo fato de que a referida quantidade de tempo predeterminada é 10 segundos.
10. Aparelho, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o referido parâmetro dinâmico compreende a altitude da referida aeronave; ainda em que um sinal de referência de altitude é ainda proporcionado para a referida unidade de processamento (8), ainda em que a referida unidade de processamento (8) determina o referido sinal de exibição usando o referido sinal de referência de altitude.
11. Aparelho, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a referida unidade de exibição (10) mostra o referido ponteiro com a referida altitude da referida aeronave.
12. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 10 a 11, caracterizado pelo fato de que uma pluralidade de valores de altitude correspondentes são mostrados, pela referida unidade de exibição (10), adjacentemente à referida escala.
13. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 10 a 12, caracterizado pelo fato de que ainda compreende uma interface de usuário (6) proporcionando o referido sinal de algoritmo de exibição selecionado e o referido sinal de referência de altitude.
14. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 10 a 13, caracterizado pelo fato de que a referida unidade de exibição (10) ainda mostra uma barra adjacente à referida escala, a referida barra adjacente compreendendo uma primeira extremidade correspondente à referida altitude da referida aeronave e uma extremidade variável correspondendo, na referida escala, a uma altitude futura a ser alcançada pela referida aeronave, se uma variação corrente da referida altitude for mantida durante uma quantidade de tempo pré-determinada.
15. Aparelho, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que a referida unidade de exibição (10) ainda mostra um valor indicativo da referida variação da referida altitude.
16. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 14 a 15, caracterizado pelo fato de que a referida quantidade de tempo pré-determinada é 60 segundos.
17. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma pluralidade de valores de parâmetros dinâmicos correspondentes são mostrados adjacentemente à referida escala pela referida unidade de exibição (10).
18. Método para mostrar um parâmetro dinâmico de uma aeronave, o referido método caracterizado por compreender: fornecimento de uma leitura do referido parâmetro dinâmico; geração de uma escala tendo extremidades de escala, a referida escala mudando dinamicamente e não-linearmente, usando a referida leitura proporcionada do referido parâmetro dinâmico e um sinal de algoritmo de exibição selecionado junto com um valor mínimo de parâmetro dinâmico e um valor máximo de parâmetro dinâmico e um ponteiro apontando para a referida escala de acordo com a referida leitura do referido parâmetro dinâmico da referida aeronave; e exibição da referida escala, do referido valor mínimo de parâmetro dinâmico e do referido valor máximo de parâmetro dinâmico, de modo que o referido algoritmo de exibição selecionado adapta, constante e exatamente, a referida leitura e os valores mínimo e máximo de parâmetros dinâmicos à referida escala, assim, enfatizando uma faixa da referida leitura do referido parâmetro dinâmico ao mesmo tempo em que mantém os referidos valores mínimo e máximo dos parâmetros dinâmicos constantes e em vista nas respectivas extremidades de escalas.
19. Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que ainda compreende a geração de uma pluralidade de valores correspondentes de parâmetros dinâmicos, correspondendo à referida escala, ainda compreendendo a exibição da referida pluralidade de valores correspondentes de parâmetros dinâmicos adjacentemente à referida escala.
20. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes 18 a 19, caracterizado pelo fato de que ainda compreende a seleção do referido sinal de algoritmo de exibição selecionado a partir de uma pluralidade de algoritmos de exibição não-lineares.
21. Método, de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato de que a referida pluralidade de algoritmos de exibição não lineares compreendem um algoritmo de base geométrica, um algoritmo de base ex-ponencial, um algoritmo baseado em logaritmo ou semelhantes.
22. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 18 a 21, caracterizado pelo fato de que a referida geração da referida escala é realizada usando a referida leitura proporcionada do referido parâmetro dinâmico e mais de um sinal de algoritmo de exibição selecionado , cada um dos mais de um sinal de algoritmo de exibição selecionado sendo usado para gerar uma parte correspondente da referida escala.
23. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 18 a 22, caracterizado pelo fato de que ainda compreende a geração de uma barra adjacente, a referida barra adjacente compreendendo uma primeira extremidade correspondente ao referido parâmetro dinâmico da referida aeronave e uma extremidade variável correspondente a um valor futuro de pa- râmetro dinâmico da referida aeronave, se uma variação corrente do referido parâmetro dinâmico for mantida durante uma quantidade de tempo predeterminada, ainda compreendendo a exibição da referida barra adjacente adjacentemente à revestimento escala.
24. Método, de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que a referida exibição da referida barra adjacente ainda compreende a exibição de um valor da referida variação corrente do referido parâmetro dinâmico.
25. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 18 a 24, caracterizado pelo fato de que o referido parâmetro dinâmico compreende pelo menos um dentre altitude, velocidade, rotações por minuto (RPM), pressão do óleo, temperatura do óleo, temperatura do motor, fluxo de combustível, tacômetro e combustível restante.
BRPI0314374-0A 2002-10-04 2003-09-26 "aparelho e método para exibir um parâmetro dinâmico de uma aeronave" BR0314374B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US41580702P 2002-10-04 2002-10-04
US60/415,807 2002-10-04
PCT/CA2003/001424 WO2004031833A2 (en) 2002-10-04 2003-09-26 Electronic non-linear aircraft dynamic parameter display

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0314374A BR0314374A (pt) 2005-11-29
BR0314374B1 true BR0314374B1 (pt) 2015-01-13

Family

ID=32069906

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0314374-0A BR0314374B1 (pt) 2002-10-04 2003-09-26 "aparelho e método para exibir um parâmetro dinâmico de uma aeronave"

Country Status (11)

Country Link
US (1) US7062364B2 (pt)
EP (1) EP1546655B1 (pt)
JP (1) JP4246155B2 (pt)
CN (1) CN100547353C (pt)
AT (1) ATE320588T1 (pt)
AU (1) AU2003266895A1 (pt)
BR (1) BR0314374B1 (pt)
CA (1) CA2494050C (pt)
DE (1) DE60304053T2 (pt)
ES (1) ES2260639T3 (pt)
WO (1) WO2004031833A2 (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7205907B2 (en) * 2003-09-15 2007-04-17 Universal Avionics Systems Corporation Non linear tape display
US7095338B2 (en) * 2003-10-07 2006-08-22 Ted Naimer TCAS VSI display
US7412308B2 (en) * 2003-10-07 2008-08-12 Universal Avionics Systems Corp. Dynamic VSI display
DE102004045094B4 (de) * 2004-09-17 2012-05-03 Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt e.V. Verfahren zum automatischen Generieren von grafisch dargestellten Anzeigeinstrumenten
WO2006041479A1 (en) * 2004-10-07 2006-04-20 Universal Avionics Systems Corporation Dynamic vsi display
DE102006013695A1 (de) * 2006-03-24 2007-09-27 Robert Bosch Gmbh Elektro-optische Ausgabeeinheit sowie Messgerät mit einer elektro-optischen Ausgabeeinheit
US20090189787A1 (en) * 2008-01-30 2009-07-30 Honeywell International Inc. System and method for generating an altimeter mis-set alert on a primary flight display
EP2177882B1 (en) * 2008-10-20 2016-03-16 Volvo Car Corporation A display device for a vehicle
US20120010765A1 (en) * 2010-07-07 2012-01-12 Honeywell International Inc. System for displaying a procedure to an aircraft operator during a flight of an aircraft
US9529010B2 (en) 2013-06-17 2016-12-27 Honeywell International Inc. Flight deck display systems and methods for visually indicating low speed change conditions during takeoff and landing
FR3010975B1 (fr) * 2013-09-20 2015-11-06 Thales Sa Systeme d'affichage d'informations d'aide a la navigation d'un aeronef et ecran primaire de vol pour un aeronef
US9950805B2 (en) * 2015-10-26 2018-04-24 The Boeing Company Aircraft engine fan speed display improvements for enhanced monitoring and thrust setting ability
US9669941B1 (en) * 2016-01-31 2017-06-06 Rockwell Collins, Inc. Weather indicator system and method
CN106970644B (zh) * 2017-05-16 2019-10-22 西安爱生技术集团公司 一种无人机高度显控方法
CN108168520A (zh) * 2017-12-19 2018-06-15 中联重科股份有限公司 倾角指示器、倾角指示方法、装置和工程机械
US20210009281A1 (en) * 2019-07-08 2021-01-14 Honeywell International Inc. System and method for adjusting a dynamic scale indicator on a flight display of an aircraft
FR3129719B1 (fr) 2021-11-29 2024-02-16 Airbus Helicopters Indicateur de hauteur ayant une échelle de hauteur linéaire par morceaux

Family Cites Families (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3747409A (en) * 1971-12-07 1973-07-24 Intercontinental Dynamics Corp Altimeter baro-setting mechanism
US3806934A (en) * 1972-08-07 1974-04-23 Teledyne Inc Inertial lead vertical speed indicator/glide slope director
DE2724860C2 (de) * 1977-06-02 1979-04-12 Bodenseewerk Geraetetechnik Gmbh, 7770 Ueberlingen Fahrtanzeigeinstrument für Flugzeuge
US4495806A (en) * 1982-04-02 1985-01-29 Smiths Industries Public Limited Company Indicator instruments
US4539843A (en) * 1983-12-05 1985-09-10 Aerologic, Inc. Altimeter and vertical speed indicator
US4860007A (en) * 1988-01-15 1989-08-22 The Boeing Company Integrated primary flight display
US5136301A (en) * 1989-08-30 1992-08-04 Rockwell International Corporation Primary flight display system having a vertical linear altimeter
FR2666428B1 (fr) * 1990-09-05 1994-09-23 Aerospatiale Procede de visualisation sur un ecran a bord d'un avion, de symboles d'aide au pilotage.
US5250947A (en) * 1992-03-16 1993-10-05 Honeywell Inc. Altitude tape for aircraft displays
US5396425A (en) * 1993-08-27 1995-03-07 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Air Force Vertical velocity indicator
US5412382A (en) * 1993-12-30 1995-05-02 Honeywell Inc. Integrated electronic primary flight display
US5438880A (en) * 1994-05-17 1995-08-08 United Technologies Corporation Electrostatic linear airspeed transducer
US5614897A (en) * 1995-03-29 1997-03-25 The Secretary Of State For Defence In Her Britannic Majesty's Government Of The United Kingdom Of Great Britain And Northern Ireland Aircraft flight instrument displays
US5745863A (en) * 1995-09-22 1998-04-28 Honeywell Inc. Three dimensional lateral displacement display symbology which is conformal to the earth
US6028536A (en) * 1995-11-16 2000-02-22 Northrop Grumman Corporation Integrated flight control indicator
FR2742226B1 (fr) * 1995-12-08 1998-02-06 Eurocopter France Indicateur d'altitude et de vitesse verticale pour aeronef
US5719581A (en) * 1996-02-12 1998-02-17 Alliedsignal, Inc. Low-cost radio altimeter
US5844504A (en) * 1997-07-22 1998-12-01 Rockwell International Compressed circle flight display
US6259378B1 (en) * 1997-09-22 2001-07-10 Sandel Avionics Display system for airplane cockpit or other vehicle
US6057786A (en) * 1997-10-15 2000-05-02 Dassault Aviation Apparatus and method for aircraft display and control including head up display
US6112141A (en) * 1997-10-15 2000-08-29 Dassault Aviation Apparatus and method for graphically oriented aircraft display and control
FR2770903B1 (fr) * 1997-11-13 1999-12-31 Eurocopter France Indicateur combine d'altitude et de hauteur par rapport au sol pour aeronef
US6154151A (en) * 1998-06-16 2000-11-28 Rockwell Collins, Inc. Integrated vertical situation display for aircraft
US6567014B1 (en) * 1998-11-05 2003-05-20 Rockwell Collins, Inc. Aircraft head up display system
US6683541B2 (en) * 1999-01-21 2004-01-27 Honeywell International Inc. Vertical speed indicator and traffic alert collision avoidance system
FR2801967B1 (fr) * 1999-12-07 2002-04-12 Eurocopter France Indicateur de variable pour aeronef
US6727912B1 (en) 2000-07-17 2004-04-27 Honeywell International Inc. Methods and apparatus for viewing variable resolution information on a display
US6381519B1 (en) * 2000-09-19 2002-04-30 Honeywell International Inc. Cursor management on a multiple display electronic flight instrumentation system
US6405107B1 (en) * 2001-01-11 2002-06-11 Gary Derman Virtual instrument pilot: an improved method and system for navigation and control of fixed wing aircraft

Also Published As

Publication number Publication date
JP4246155B2 (ja) 2009-04-02
AU2003266895A8 (en) 2004-04-23
EP1546655B1 (en) 2006-03-15
WO2004031833A3 (en) 2004-07-15
EP1546655A2 (en) 2005-06-29
CA2494050C (en) 2011-10-18
JP2006501097A (ja) 2006-01-12
ES2260639T3 (es) 2006-11-01
CA2494050A1 (en) 2004-04-15
BR0314374A (pt) 2005-11-29
DE60304053T2 (de) 2006-11-09
CN1688868A (zh) 2005-10-26
AU2003266895A1 (en) 2004-04-23
ATE320588T1 (de) 2006-04-15
US20040113816A1 (en) 2004-06-17
US7062364B2 (en) 2006-06-13
WO2004031833A2 (en) 2004-04-15
CN100547353C (zh) 2009-10-07
DE60304053D1 (de) 2006-05-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0314374B1 (pt) "aparelho e método para exibir um parâmetro dinâmico de uma aeronave"
US6985091B2 (en) Electronic flight instrument displays
EP2402716B1 (en) Method and system for highlighting an image representative of a flight parameter of an aircraft
US4980833A (en) Airplane take-off monitor with learning feature
US7725221B2 (en) Dynamic non-linear display
EP0778951A2 (en) Multi-parameter air data sensing technique
US6169496B1 (en) Banked flight stall warning device and method
EP0319447A2 (en) Apparatus and method for determining airspeed and direction
US9981753B2 (en) Composite normalized angle of attack indicating system
EP3137936A1 (fr) Systeme avionique comportant des moyens de designation et de marquage du terrain
EP0263179A1 (en) Wind shear detector head-up display system
US6131055A (en) Aircraft non-normalized angle-of-attack indicating system
US6400283B1 (en) Altitude and vertical speed indicator for aircraft
US5396425A (en) Vertical velocity indicator
Beij Aircraft speed instruments
JP3013198B2 (ja) 改良ヘッドアップディスプレイシステム
US20040054481A1 (en) Airspeed indicator with quantitative voice output
US4023414A (en) Altimeters
US3357242A (en) Roll-stabilized platform
US3895528A (en) Aircraft instrumentation displays
WO2002007094A2 (en) Methods and apparatus for viewing information on a display
RU2199720C2 (ru) Способ отображения информации
US2863142A (en) Navigational instruments
Gracey Survey of altitude-measuring methods for the vertical separation of aircraft
GB2274338A (en) Combined airspeed and direction detector, measurer and indicator

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: APRESENTAR NOVAS FOLHAS DOS DESENHOS COM A TRADUCAO DOS TEXTOS NAS FIGURAS.

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/01/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.