BR0215737B1 - separador dinámico de partìculas. - Google Patents

separador dinámico de partìculas. Download PDF

Info

Publication number
BR0215737B1
BR0215737B1 BRPI0215737-3A BR0215737A BR0215737B1 BR 0215737 B1 BR0215737 B1 BR 0215737B1 BR 0215737 A BR0215737 A BR 0215737A BR 0215737 B1 BR0215737 B1 BR 0215737B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
gas
particles
liquid
cylinder
inner cylinder
Prior art date
Application number
BRPI0215737-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0215737A (pt
Inventor
Mathias Anders Arefjord
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Priority claimed from PCT/NO2002/000183 external-priority patent/WO2003099448A1/en
Publication of BR0215737A publication Critical patent/BR0215737A/pt
Publication of BR0215737B1 publication Critical patent/BR0215737B1/pt

Links

Landscapes

  • Cyclones (AREA)
  • Centrifugal Separators (AREA)
  • Separating Particles In Gases By Inertia (AREA)

Description

"SEPARADOR DINÂMICO DE PARTÍCULAS".
A presente invenção se refere a um dispositivopara um separador dinâmico de partículas, para separação departículas em um líquido, gás ou em ambos, onde o separadorcompreende um tanque que é equipado com uma abertura deadmissão superior e uma abertura de saída superior einferior para liberação, respectivamente, do líquido/gás epartículas, além do que, o tanque compreende um eixo dotadode um certo número de palhetas ou lâminas, que sãodispostas para serem acionadas por um motor adjacente.
O ponto de partida da invenção concerne oproblema da indústria de petróleo, em que areia,normalmente em consideráveis quantidades, é produzida juntocom o petróleo e o gás. Isso é um fenômeno que é bemconhecido em todo o mundo. A areia segue a corrente delíquido e gás através da cabeça de poço para grandes partesde instalações de processamento e pode também serencontrada na água separada, que é novamente injetada nospoços que são usados para suportar a pressão nosreservatórios.
Além disso, a areia e outras partículas ocorremde modo bastante freqüente em consideráveis quantidades eem diferentes tipos de poços e operações de perfuração. Aareia e as partículas em correntes de líquido e gásacarretam um desgaste físico e reduzido período de vidapara os equipamentos, tais como, válvulas, sistemas detubulação e bombas. Outras conseqüências prejudiciais queresultam da presença de areia, incluem uma reduzidacapacidade de produção, o que resulta na diminuição daprodução, além do aspecto de segurança ser reduzido.Ultimamente, a separação e deposição de misturas deóleo/areia é uma área em que as autoridades ambientaisestão prestando uma crescente atenção.
Diferentes soluções técnicas foram usadas em umesforço de separar partículas da corrente de liquido/gás. 0método mais comum é a utilização de filtros de diferentestipos de dimensão.
Um problema comum é que os filtros bloqueiamquando existem grandes quantidades de areia e partículas nacorrente de líquido/gás. Procedimentos de limpeza para osfiltros podem ser complicados e/ou consumidores de tempo ede recursos.
Outra solução é a utilização de hidrociclones, osquais, com a ajuda de força centrífuga, utilizam adiferença de peso específico entre as partículas e olíquido/gás no processo de separação. O processo ocorre emcilindros formados de cones. As partículas que sãoseparadas são retiradas de uma abertura na base do cone,enquanto o fluido limpo é retirado do topo do cilindro.
Os ciclones passivos, tradicionais, desse tipo,colocam certas exigências na velocidade do fluxo do fluido,para que funcionem efetivamente. Se a velocidade dolíquido/gás cai fora da área em que o ciclone passivo édesignado, o rendimento cai, algumas vezes, drasticamente.0 diâmetro interno do cabeçote do ciclone é precisamenteajustado para a velocidade de fluxo e volume da corrente delíquido/gás estimados. Sob altas pressões e grandesquantidades de gás na corrente de fluido, a presença deareia será capaz de desgastar o ciclone em algumas horas oudias. Além disso, o tipo de ciclone passivo apresenta umaessencial limitação de aplicação, na medida em que o mesmonão pode ser aplicado quando a pressão do poço for baixa.
Este é o caso de diversos poços em todo o mundo e ocorrenormalmente em poços do fundo do oceano. A razão para issoreside no modo da própria operação. Os ciclones passivoscoletam/usam a energia da/proveniente da corrente de fluidopara a separação de partículas. As perdas de pressão nosciclones pode chegar a 8-12 bar.
Conforme já mencionado, isso acarreta grandescustos para as companhias de petróleo e um considerávelesforço para separação das partículas, por exemplo, durantea produção de petróleo, pelo fato de que as partículas deareia danificam os equipamentos através dos quais opetróleo é transportado. Tais equipamentos podemcompreender um transportador ou tanques de navios e derefinarias. Dentro da indústria do processo, as partículaspodem também acarretar a erosão dos sistemas de tubulação,dentre outras coisas, com os riscos de segurança associadose também o bloqueio dos filtros. Desse modo, o equipamentoque é usado para a separação é dependente do tamanho departícula e da velocidade do fluxo do líquido e/ou gás emque o mesmo é encontrado.
O separador de partículas de acordo com ainvenção pode ser usado, particularmente, por exemplo, paraseparação de partículas de areia de petróleo e gás, emtubulações de produção de petróleo, separação de partículasem indústrias de processo ou separação de partículas, porexemplo, em um processo de suprimento de água. A separaçãode partículas ocorre em duas etapas, em que as partículasmaiores, em um certo número de casos, seguem a paredeinterna de um tanque e caem fora do mesmo, enquanto numasegunda etapa, se faz circular por meio de um sistema depalhetas motorizado, a corrente de gás e/ou líquido juntocom as partículas em volta do exterior e interior de umcilindro anexo com frestas, algo que resulta em partículasfinas sendo ativamente movimentadas para fora das bordas dotanque através da força centrífuga, na medida em que asmesmas apresentam uma maior densidade de massa do que omeio. As partículas deslizam através das frestas em umcilindro interno, dentro de um espaço anular externo. Apósisso, devido à força da gravidade, elas irão cair para ofundo do tanque, de onde as mesmas são retiradas ou para umsegundo tanque subjacente para coleta das partículas oupara um sistema de drenagem, ao mesmo tempo em que olíquido é continuamente retirado, a partir de uma aberturade saída conectada ao topo do tanque de pressão superior.
Atualmente, não existem dispositivos que sebaseiam no mesmo princípio em duas etapas, que possamseparar as partículas em uma corrente de líquido e/ou gás.A não existência de dispositivos se baseia em umacombinação de rotação própria passiva e na ativação paracircular o fluxo de fluido ao mesmo tempo. Os dispositivosatuais são mais predominantes pela filtração tradicional ouse baseiam em cones simples, em que um meio misturadocircula apenas com base em sua própria velocidade de fluxo.Os dispositivos que existem atualmente não são capazes deseparar as partículas em um meio de circulação comalternativas de alta e baixa velocidades de fluxo e pode,normalmente, não separar as partículas de diferentestamanhos e densidades de massa, por exemplo, da areia quevaria aproximadamente do tamanho de argila paraaproximadamente o tamanho de saibro ou areia grossa. Deacordo com a presente invenção, é possível se realizar aseparação independentemente do tamanho de partículas eindependentemente da velocidade do fluxo do meio decirculação.
A divulgação de técnicas conhecidas, pode sermencionada no documento de patente EP 0473566 BI, entreoutros. Esse documento divulga um dispositivo dehidrociclone que compreende um corpo vazado estendido, comaberturas de admissão e saída, em que dentro do corpovazado ou cilindro, são formados um primeiro fluxo devórtice do líquido em uma extremidade superior e um segundofluxo de vórtice em uma parte inferior do cilindro. Umacobertura cônica é colocada na parte inferior para garantirque as partículas mais pesadas que caem não sãoturbilhonadas para cima novamente pelo fluxo deturbilhonamento. As palhetas ou meios similares não sãousadas para proporcionar o fluxo de turbilhonamento.
Além disso, o documento de patente WO 80/02651deve ser também citado. Essa invenção divulga um separadorde pó, em que um eixo com uma lâmina de filtro giratória éfixado em um separador de ciclone. O pó e as partículas sãoseparados principalmente pela ajuda dos filtros giratórios.
Nenhum dos dispositivos conhecidos atualmenteusam um meio de duas etapas para aumentar a velocidade derotação do meio de circulação. Tem sido mostrado que existeuma necessidade de ser possível se realizar a separação deuma alta fração de partículas, de variáveis tamanhos, emvariáveis velocidades de fluxo, por exemplo, pelo fato dese des e j ar evitar o desgaste, a repetida circulação dacorrente de óleo através de diversos recipientes e filtrosou o uso de diversos métodos de limpeza. Além disso, existeuma necessidade, pelo que o método que a invenção utiliza,obtém resultados de considerável redução de custos, porexemplo, para as companhias de petróleo, quando comparadoaos métodos existentes.
0 que é obtido através da presente invenção emrelação às técnicas atuais, é acima de tudo que o usuáriopode geralmente aperfeiçoar o rendimento da separação departículas através de uma circulação escolhida do meio quecontém as partículas. 0 usuário obtém seus custos para ossistemas de separação de partículas consideravelmentereduzidos, além dos problemas de desgaste devido àspartículas nas tubulações e outros equipamentos serconsideravelmente reduzido e resultados de redução noscustos de manutenção. 0 usuário não se torna dependente doaspecto em relação ao tamanho ou que a separação apenaspossa ser realizada dentro de uma estreita faixa develocidades de fluxo.
Os meios que garantem que isso será alcançado,incluem, inicialmente, que uma solução seja desenvolvidabaseada em um motor hidráulico, pneumático ou elétrico comum eixo, fornecido com lâminas de rotor dentro de umcilindro interno na forma de tubo com frestas, quecontribuem para aumentar a velocidade de rotação, ajustadaem um determinado modo para o meio em um recipiente, com umfluxo circulante, por exemplo, de liquido, gás epartículas. Além disso, tanques de pressão garantem que osistema pode operar sob condições máximas de operação, aomesmo tempo em que um sistema para remoção regular departículas do tanque de partículas, faz com que possaocorrer uma coleta prática de partículas separadas.
A presente invenção se refere, em particular, aum separador dinâmico de partículas, para separação departículas em um fluido, gás ou em ambos, em que oseparador compreende um cilindro ou tanque externo que éequipado com uma abertura de admissão superior e umaabertura de saída superior e inferior para liberação,respectivamente, do líquido/gás e partículas, além do que,o tanque compreende um eixo dotado de um certo número depalhetas ou lâminas, que são dispostas para serem acionadaspor um motor adjacente. O que caracterizado a invenção éque um cilindro interno na forma de tubo colocadocentralmente é disposto em volta do eixo com as ditaspalhetas e lâminas e que o cilindro interno compreende umnúmero de frestas.
Modalidades alternativas preferidas da invençãosão caracterizadas pelo fato do número das ditas frestaspode ser disposto longitudinalmente e espaçado ou com aforma espiralada/helicoidal no cilindro interno na forma detubo. O cilindro interno pode ser modelado com uma formacircular-cilíndrica e o cilindro pode envolver todo o eixocom as palhetas ou lâminas. Alternativamente, o cilindrointerno pode ser modelado em uma forma circular-cilindricae o cilindro pode envolver uma parte do eixo com aspalhetas ou lâminas.
É preferido que as frestas compreendam um lábioexterno e/ou interno. 0 lábio interno pode ser projetadocom uma parte de lábio que se estende internamente e olábio interno e/ou o lábio externo podem ser encaixados demodo adjacente ou integrados com as frestas.
Numa modalidade alternativa preferida, o eixocompreende na direção longitudinal um dispositivo suportefixo, de formato circular e que se estende para fora, emque tal dispositivo suporte é disposto para aumentar avelocidade centrifuga das partículas que são separadas. Odispositivo suporte pode ser disposto em torno do eixo e acircunferência do dispositivo suporte é preferencialmentemaior na parte inferior do dito dispositivo, do que naparte superior. Além disso, o dispositivo suporte pode sermodelado na forma de uma gota e com as palhetas ou lâminasse estendendo externamente, dispostas de modo afastado emvolta ou no dispositivo suporte.
Uma barreira de gás pode ser adaptada na parteinferior do cilindro externo, em que a barreira de gás édisposta para prevenir uma coluna de gás que está sendomovimentada descendentemente para a abertura externainferior destinada à saída de partículas.
Além disso, a invenção se refere a um método paraseparação de partículas em um líquido, um gás ou em ambos,em que uma corrente de líquido e/ou gás e partículas élevada a um separador de partículas através de uma aberturade entrada e dentro de um tanque que compreende um eixo comum determinado número de palhetas ou lâminas, para umaseparação dinâmica de partículas, após o que as partículassão levadas através de uma abertura de saída inferior parapartículas, enquanto o líquido e o gás são continuamenteretirados através de uma abertura de saída superior paragás e líquido, por meio de uma abertura na tampa superior.A corrente de gás/líquido é alimentada através do cilindrointerno na forma de tubo, disposto no tanque, de modo quepartículas na dita corrente são movimentadas para foraatravés de um determinado número de frestas no cilindrointerno na forma de tubo, na direção interna da parede dotanque, pelo que as partículas são movimentadas para foraatravés da abertura externa inferior, ao mesmo tempo em queo líquido e/ou gás são retirados através da aberturaexterna superior destinada para gás e líquido, por meio daabertura na tampa superior.
Uma modalidade alternativa do método écaracterizada em que as partículas a serem separadas, alémda influência das palhetas ou lâminas, são proporcionadasde um aumento de velocidade centrífuga com a ajuda de umdispositivo suporte disposto sobre o eixo.
A invenção será agora explicada ainda comreferência aos desenhos anexos, em que:
- a figura 1 mostra um diagrama esquemático do dispositivode acordo com a invenção;
- a figura 2 mostra uma correspondente vista do dispositivode acordo com a invenção, visualizada de cima;a figura 3 mostra um destaque parcial da invençãovisualizado de frente, do lado e de cima, respectivamente;
- a figura 4 mostra um cilindro interno de acordo com ainvenção;
- a figura 5 mostra um lábio interno/externo para adaptaçãosobre o cilindro interno;
- a figura 6 mostra uma modalidade alternativa de um eixointerno com lâminas de acordo com a invenção.
Como mostra a figura 1, o separador de partículas(10) de acordo com a invenção, compreende um tanque oucilindro externo (12), uma entrada (14) para líquido e gásque contém partículas as quais devem ser separadas, e umasaída superior (16) e uma saída inferior (18) paraliberação de líquido/gás e partículas, respectivamente. Oseparador (10) compreende ainda um equipamento detransmissão adjacente (20), tal como um motor, para acionarum eixo (22) que é disposto centralmente na direçãolongitudinal do cilindro (12). O equipamento de transmissão(20) (o motor), pode ser conectado diretamente ao eixo (22)ou pode ser conectado ao eixo (22) por meio de um sistemade transmissão de energia (não mostrado).
Um determinado número de lâminas ou hélices (24)que se estendem para fora, é disposto em torno do eixo(22). As figuras 1 e 2 mostram que as hélices impulsoras(24 ) são dispostas se estendendo para fora e afastadas nadireção longitudinal do eixo, mas as hélices podem tambémser dispostas em torno do eixo numa forma helicoidal ou deoutros modos diferentes daqueles mostrados nos desenhos.Além disso, um cilindro interno na forma de tubo (26) édisposto em torno do eixo com as hélices impulsoras (24),onde o cilindro interno na forma de tubo (26) épermanentemente preso a uma tampa superior (28), dispostaadjacente à parte superior do cilindro (12) . As hélices(24) contribuem secundariamente para proporcionar ummovimento centrifugo do liquido/gás no cilindro externo(12) e principalmente para proporcionar um fluxo centrifugode liquido/gás no cilindro interno (12).
Entre a superfície interna do cilindro externo(12) e a superfície externa do cilindro interno (26), éfornecido um espaço anular externo (30), o qual é dispostopara receber a corrente de gás/líquido. Além disso, umespaço anular interno é fornecido no cilindro interno (26) ,entre a superfície interna do cilindro interno e o eixo compalhetas, também disposto para receber a corrente degás/líquido.
Uma barreira de gás (32) é disposta de modoadjacente à parte inferior do tanque, em que a barreira degás é disposta pra prevenir uma coluna de gás sermovimentada descendentemente dentro da abertura de saídainferior (18) destinada à saída de partículas. Essabarreira de gás pode ser designada com um formato cônico,em que a parte cônica da barreira gira para cima dentro dotanque. O objetivo da barreira de gás (32) ou do "chapéu"cônico invertido na parte inferior do cilindro (12) éevitar que um fluxo de turbilhonamento ou "vórtice" sejacriado, o qual é formado por gás no centro da rotação dacorrente de líquido/gás em altas velocidades e que o ditofluxo de turbilhonamento é transmitido descendentementedentro da abertura de saída inferior (18) destinada à saídade partículas, na seção de fundo do separador. A aberturaentre o chapéu cônico e a parede do cilindro proporciona umestreitamento, o que contribui para que as partículas sejamimpulsionadas descendentemente na direção da abertura nofundo, algo que é um efeito desejado. É preferido que abarreira de gás (32), conforme mencionado, seja projetadacom um formato cônico, mas a barreira de gás pode tambémser modelada com outras formas geométricas, tais como, porexemplo, um formato de placa, de meia bola, um formato deconcha, concha de meia bola invertida, etc.
Uma parte essencial da presente invenção é ocilindro interno (26) e seu formato. O cilindro internopode ser modelado com uma forma de tubo circular-cilíndrico, compreendendo uma borda ou aba superior (42),em que a aba superior (42) é permanentemente fixada à tampasuperior (28). A extremidade inferior (24) épreferencialmente aberta, mas, se necessário, pode sercompleta ou parcialmente fechada, dependendo do meio fluidoda corrente, velocidade do fluxo, etc. Verticalmentedispostas na parede do tubo do cilindro interno (26), seencontram diversas frestas vazadas (36), em que as frestassão preferencialmente dispostas para serem igualmenteafastadas. As frestas são mostradas na figura 4, a seremdispostas verticalmente no cilindro (26), mas, podem,logicamente, ser dispostas de diferentes maneiras na parededo tubo, em modalidades alternativas preferidas, porexemplo, com um formato helicoidal ou as frestas podem serdispostas em forma de diagonal na parede do tubo docilindro (26), tanto em paralelo como na forma de umventilador.
As frestas podem ser formadas, respectivamente,com um lábio interno e um lábio externo (38a, 38b),conforme mostrado na figura 2, dispostas para aumentar oualterar a velocidade da corrente de liquido/gás, dependendoda separação de partículas desejada, do tamanho departículas, viscosidade, etc., do meio que está sendofornecido. As frestas (36) podem ser fabricadas de modointegrado no cilindro interno, após o que o lábio internoe/ou lábio externo são formados na abertura da fresta efeitos pela abertura da fresta. O cilindro interno na formade tubo pode também ser fabricado com apenas simplesaberturas/frestas, sobre as quais o lábio interno e/oulábio externo são encaixados. A figura 5 mostra um exemplode um lábio interno que é encaixado sobre o cilindrointerno mostrado na figura 4. A figura 4 mostra um númerode lábios encaixados sobre o cilindro interno. A princípio,o lábio externo (38b) será formado de modo inversamenteproporcional ao lábio interno (38a), se forem usados umlábio interno e um lábio externo, mas não necessariamentecom o mesmo relacionamento angular com relação à parede detubo do cilindro interno. Para evitar turbulência dentro docilindro interno na forma de tubo com alta velocidade dahélice, pode ser vantajoso se utilizar lábios de frestasexternas montados sobre frestas na formadiagonal/helicoidal, paralelamente descendente ao cilindrointerno.
O fluxo do meio circulando fora do cilindrointerno, através das frestas (36) e fora do espaço anularentre o cilindro interno e a parede interna do cilindroexterno (12) é dependente do ângulo α. 0 ângulo α pode serestabelecido como um ângulo geral, adaptado para se adequarao máximo ao meio de circulação, que deverá ser levado paradentro do separador. No entanto, será também possível seregular o ângulo α baseado na viscosidade do meio decirculação. A baixa velocidade irá proporcionar,normalmente, um maior ângulo tangencial do lábio interno oudo lábio externo, em relação à circunferência do cilindrointerno. 0 relacionamento angular é também influenciadopela turbulência no espaço aberto dentro da extremidade dotubo e também da facilidade/dificuldade do meio em circulara partir do espaço anular interno para o espaço anularexterno.
A figura 6 mostra uma modalidade alternativa daunidade de rotor, isto é, o eixo com as palhetas oulâminas. 0 desenho mostra o eixo montado na tampa de toposuperior e também a saída (16) e a disposição de conexão(44) para o equipamento de transmissão. Um dispositivosuporte (40) é disposto no eixo (22), entre as palhetas(24), de modo que o eixo (22) compreenda, na direçãolongitudinal, um dispositivo suporte fixo (40), de formatocircular que se estende para fora, em que o dispositivosuporte é disposto para proporcionar às partículas quedevem ser separadas um aumento de velocidade centrífuga.Conforme mostrado no desenho, o dispositivo suporte (40) édisposto em torno do eixo e, além disso, a parte inferiordo dispositivo suporte apresenta uma circunferência maiorque a sua parte superior.
O dispositivo suporte (40) quando é colocadojunto, pode, numa modalidade preferida, ser modelado naforma de uma gota e com as palhetas ou lâminas (24)dispostas espaçadas sobre ou no dispositivo suporte. Aforma do dispositivo suporte pode, se necessário, variar deacordo com a área de aplicação, isto é, tamanho dapartícula ou das partículas a serem separadas, velocidadedo fluxo, densidade, etc., em que a forma de gota éalterada. Diferentes formas irão proporcionar diferentescaracterísticas de fluxo para o meio de circulação.
O dispositivo suporte (40) pode ainda serfabricado de modo integrado com o eixo e com as palhetas ouo dispositivo suporte pode ser fabricado em seções que,após isso, podem ser montadas entre as palhetas e o eixo.Esta última alternativa pode ser preferida pelo fato de serum modo simples de substituir as seções por seções dediferentes formas, para influenciar a separação departículas.
O objetivo do dispositivo suporte é, dentreoutras coisas, utilizar o princípio da gravidade. Ao forçara corrente de líquido/gás para fora do centro do eixo, aspartículas que se encontram no meio irão também serforçadas para fora, estas, sendo então influenciadas poruma maior gravidade do que se estivessem no centro do eixo.Após passar o dispositivo suporte, a corrente delíquido/gás irá "crepitar" novamente mais próximo do centrodo eixo. Isso será mais difícil para as partículas devido àforça da gravidade. Extensivos testes da invençãodemonstraram esse efeito com essa construção.
A operação do separador ciclone de acordo com ainvenção se processa em que a corrente de liquido/gás entrano ciclone através da abertura de admissão para liquido egás. As partículas maiores são separadas pela forçacentrífuga no cilindro externo. As partículas menores, quenão são separadas no cilindro principal, seguem a correntede fluido para dentro do cilindro interno, no percurso paraa saída no centro dos acessórios internos do cilindro. 0rotor que pode apresentar uma velocidade rotacionalvariável ou fixa, força o fluido e qualquer quantidaderestante de partículas menores tangencialmente para fora,através das aberturas de frestas, isto é, as frestas nocilindro interno e fora no espaço anular externo, em que aspartículas, devido ao aumento de velocidade e à forçacentrífuga, são forçadas para fora na periferia egradualmente se separam, onde são removidas através daabertura de saída. Portanto, o rotor possui a função de queem baixas velocidades de fluido de poço, proporcionar umaalta velocidade rotacional do fluido no ciclone, algo quetorna possível separar partículas em um processo deseparação de duas etapas, independente da velocidade dofluido suprido. A presente solução de ciclone capta suaenergia de rotação do motor. Isso faz com que o fluxo defluido seja, em uma proporção bastante pequena, submetido auma queda de pressão. O ciclone pode ser aproximadamente deum modo neutro de pressão, mediante uma escolha adequada develocidade de rotação.Esse ciclone dinâmico de acordo com a invenção,tem demonstrado na atual operação, como sendo bastanteefetivo na separação de partículas inferiores a cerca de 30mícrons, e, ao mesmo tempo em que a queda de pressão foireduzida para 0,1-1 bar.

Claims (8)

1. Separador de partículas (10), para separaçãode partículas em um líquido, gás ou em ambos, onde oseparador compreende cilindro externo (12) ou um tanque,que é dotado de uma abertura de admissão (14) e umaabertura de saída superior e inferior (16, 18), paraliberação, respectivamente, do líquido/gás e partículas,além do que, o separador compreende um eixo (22) dotado deum certo número de palhetas ou lâminas (24), que sãodispostas para serem acionadas por um motor adjacente (20),um cilindro interno na forma de tubo (26) centralmentecolocado, disposto em torno do eixo (22), com ditaspalhetas ou lâminas (24), o cilindro interno compreendendoum determinado número de frestas (36), caracterizado emque:- as ditas frestas (36) compreendem um lábio externo e/ouum lábio interno (38a, 38b);o eixo (22) compreende na direção longitudinal umdispositivo suporte (40) fixado permanentemente, de formatocircular e que se estende para fora, em que acircunferência do dispositivo suporte é maior naextremidade inferior do dito dispositivo, do que naextremidade superior e em que o dispositivo suporte édisposto de modo a proporcionar às partículas que deverãoser separadas um aumento na velocidade centrífuga; e- uma barreira de gás (32) é disposta na parte inferior docilindro externo (12), para prevenir que uma coluna de gásseja movimentada descendentemente para a abertura de saídainferior (18).
2. Separador de partículas (10) de acordo com areivindicação 1, caracterizado em que o dito número defrestas (36) se dispõe principalmente de modo longitudinale também de modo afastado no cilindro interno na forma detubo (26).
3. Separador de partículas (10) de acordo com areivindicação 1, caracterizado em que o dito número defrestas (36) se dispõe numa forma principalmente em espirale/ou helicoidal e também de modo afastado no cilindrointerno na forma de tubo (26).
4. Separador de partículas (10) de acordo com asreivindicações 2 ou 3, caracterizado em que o cilindrointerno (26) é projetado com uma forma circular-cilíndricae que o cilindro envolve todo o eixo (22) com as palhetasou lâminas (24).
5. Separador de partículas (10) de acordo com asreivindicações 2 ou 3, caracterizado em que o cilindrointerno (26) é projetado com uma forma circular-cilíndricae que o cilindro envolve uma parte do eixo (22) com aspalhetas ou lâminas (24).
6. Separador de partículas (10) de acordo com areivindicação 5, caracterizado em que o lábio interno (38a)é formado com uma parte de lábio que se estendeinternamente e que o lábio externo (38b) é montado de modoadjacente ou de modo integrado com a fresta.
7. Separador de partículas (10) de acordo com areivindicação 1, caracterizado em que o dispositivo suporte(40), quando produzido, é projetado na forma de gota e queas palhetas ou lâminas (24) que se estendem para fora sãodispostas de modo afastado, em torno do corpo suporte.
8. Método para separação de partículas em umlíquido, gás ou em ambos, onde uma corrente de líquido e/ougás e partículas é alimentada a um separador de partículas(10), através de uma abertura de admissão (14) e a umcilindro externo (12) ou tanque, o qual compreende um eixo(22) com um número de palhetas ou lâminas (24) para umaseparação dinâmica de partículas, em que:- as partículas são retiradas através de uma abertura desaída inferior (18) para partículas, enquanto o líquido e ogás são continuamente retirados através de uma abertura desaída superior (16) para gás e líquido, por meio de umaabertura (34) em uma tampa de topo (28), e- a corrente de líquido/gás é movimentada através de umcilindro interno na forma de tubo (26), disposto nocilindro externo (12), onde o cilindro interno compreendeum determinado número de frestas (36),caracterizado pelas etapas de:- movimentar as partículas na dita corrente através dasfrestas (36), com um lábio externo e/ou interno (38a, 38b),na direção do lado interno da parede do cilindro externo(12) ;- para proporcionar às partículas que deverão ser separadasum aumento na velocidade centrífuga, mediante umdispositivo suporte (40) que é fixado permanentemente,sendo de formato circular e se estendendo para fora,disposto em torno do eixo (22), e em que a circunferênciado dispositivo suporte é maior na extremidade inferior dodito dispositivo do que na extremidade superior, e- para prevenir que uma coluna de gás seja movimentadadescendentemente para uma abertura de saída inferior (18),por meio de uma barreira de gás (32) disposta na parteinferior do cilindro externo (12);pelo que as partículas são movimentadas através da aberturade saída (18) para partículas, ao mesmo tempo em que olíquido e/ou gás é retirado através da abertura de saída(16) para gás e líquido, por meio da abertura (34) da tampade topo (28).
BRPI0215737-3A 2002-05-24 2002-05-24 separador dinámico de partìculas. BR0215737B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/NO2002/000183 WO2003099448A1 (en) 2000-11-27 2002-05-24 Dynamic particle separator

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0215737A BR0215737A (pt) 2005-02-22
BR0215737B1 true BR0215737B1 (pt) 2011-02-08

Family

ID=34132428

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0215737-3A BR0215737B1 (pt) 2002-05-24 2002-05-24 separador dinámico de partìculas.

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1531943B1 (pt)
AU (1) AU2002303039A1 (pt)
BR (1) BR0215737B1 (pt)
CA (1) CA2487316C (pt)
DK (1) DK1531943T3 (pt)
ES (1) ES2618516T3 (pt)
MX (1) MXPA04011666A (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN110871149B (zh) * 2018-09-03 2022-03-04 中国石油化工股份有限公司 旋流分离装置、危化品旋流分离系统及旋流分离方法
CN110041976B (zh) * 2019-03-15 2021-06-08 中国煤层气集团有限公司 气-固-液分离装置
CN114986246A (zh) * 2022-06-25 2022-09-02 宁夏共享机床辅机有限公司 一种大流量增压式涡流分离装置

Family Cites Families (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6126587A (en) 1998-04-08 2000-10-03 U.S. Centrifuge Centrifugal separator apparatus including a plow blade assembly

Also Published As

Publication number Publication date
EP1531943A1 (en) 2005-05-25
EP1531943B1 (en) 2016-12-07
CA2487316A1 (en) 2003-12-04
CA2487316C (en) 2008-12-16
ES2618516T3 (es) 2017-06-21
MXPA04011666A (es) 2005-07-05
DK1531943T3 (en) 2017-03-13
BR0215737A (pt) 2005-02-22
AU2002303039A1 (en) 2003-12-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6793814B2 (en) Clarifying tank
US20050224426A1 (en) Dynamic particle separator
US9101869B2 (en) Swirl helical elements for a viscous impingement particle collection and hydraulic removal system
CN207187964U (zh) 一种带有旋转叶轮的水力旋流器
CN105880045B (zh) 双旋转栅复合式水力旋流器
US6030332A (en) Centrifuge system with stacked discs attached to the housing
CN105107234A (zh) 一种脱水装置及使用该装置的净油机和连续预脱水方法
CN105735944A (zh) 一种油气放喷处理装置及方法
BR0215737B1 (pt) separador dinámico de partìculas.
CN106362878B (zh) 一种动力强化旋流分离器
CN110665657B (zh) 一种旋流室自旋式水力旋流器
JPS60501197A (ja) 懸濁液分離用タ−ビン型遠心分離装置
CN108786356A (zh) 一种混合物料分离与降尘装置及其应用
JP7312449B2 (ja) 遠心脱水機の分離水排出装置
CN206996877U (zh) 结晶反冲洗离心机
CN112983390A (zh) 天然气井用矩阵式柔性除砂设备
CN207204400U (zh) 一种带有开缝式排气管的旋风分离器
CN207033425U (zh) 排液装置
JP4775913B2 (ja) サイクロン式濾過装置
CN215804421U (zh) 一种立式旋转泥浆处理器
CN111712614A (zh) 从流体中去除颗粒的方法和设备
CN212576575U (zh) 静态污泥旋流器
CN205778805U (zh) 旋流除砂螺旋挤压排沙装置
US10778064B1 (en) Magnetic bearing apparatus for separting solids, liquids and gases having different specific gravities with enhanced solids separation means
SU1183185A1 (ru) Динамический гидроциклон

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/05/2002, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B24B Patent annual fee: requirement for complementing annual fee

Free format text: COMPLEMENTAR A RETRIBUICAO DA 11A ANUIDADE, DE ACORDO COM TABELA VIGENTE, REFERENTE A GUIA DE RECOLHIMENTO 22120456413-7.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 19A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2622 DE 06-04-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.