BR0109673B1 - método de melhoria da deposição de perfume sobre tecidos em um processo de tratamento na lavagem de roupas e/ou da retenção de perfume sobre tecidos lavados, e, uso de um agente de reconstituição de tecido. - Google Patents
método de melhoria da deposição de perfume sobre tecidos em um processo de tratamento na lavagem de roupas e/ou da retenção de perfume sobre tecidos lavados, e, uso de um agente de reconstituição de tecido. Download PDFInfo
- Publication number
- BR0109673B1 BR0109673B1 BRPI0109673-7A BR0109673A BR0109673B1 BR 0109673 B1 BR0109673 B1 BR 0109673B1 BR 0109673 A BR0109673 A BR 0109673A BR 0109673 B1 BR0109673 B1 BR 0109673B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- groups
- alkyl
- independently selected
- reconstituting agent
- perfume
- Prior art date
Links
Classifications
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C11—ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
- C11D—DETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
- C11D3/00—Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
- C11D3/16—Organic compounds
- C11D3/20—Organic compounds containing oxygen
- C11D3/22—Carbohydrates or derivatives thereof
- C11D3/222—Natural or synthetic polysaccharides, e.g. cellulose, starch, gum, alginic acid or cyclodextrin
Landscapes
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
- Emergency Medicine (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Molecular Biology (AREA)
- Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
- Wood Science & Technology (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Detergent Compositions (AREA)
- Treatments For Attaching Organic Compounds To Fibrous Goods (AREA)
- Woven Fabrics (AREA)
- Chemical Or Physical Treatment Of Fibers (AREA)
- Treatment Of Fiber Materials (AREA)
Description
"MÉTODO DE MELHORIA DA DEPOSIÇÃO DE PERFUME SOBRE TECIDOS EM UM PROCESSO DE TRATAMENTO NA LAVAGEM DE ROUPAS E/OU DA RETENÇÃO DE PERFUME SOBRE TECIDOS LAVADOS, E, USO DE UM AGENTE DE RECONSTITUIÇÃO DE TECIDO"
Campo técnico
A presente invenção refere-se a um método de melhoria da deposição de perfume sobre tecidos durante um processo de lavagem de roupas e/ou da retenção do perfume sobre tecidos lavados.
Fundamentos da invenção
Durante o procedimento de lavagem de roupas o consumidor freqüentemente requer que a roupa fique suavemente perfumada. Isto pode ocorrer quer pelo uso de um condicionador de enxágüe quer durante o ciclo de lavagem.
Devido ao custo da inclusão de perfume em uma composição é desejável que o nível máximo de perfume possível seja depositado sobre a roupa e o nível mínimo de perfume possível seja removido pela solução de lavagem.
Contudo, muito do perfume empregado em formulações para a lavagem de roupas é desperdiçado. A perda de perfume decorre de três causas principais:
(a) evaporação durante o processamento,
(b) reação com outros componentes do produto (por exemplo compostos alcalinos), e
(c) solubilização pelos tensoativos durante a lavagem.
Como um resultado destas perdas, apenas cerca de 1% do perfume adicionado no início da lavagem pode ser recuperado do tecido seco.
Os presentes inventores agora verificaram que certos agentes de reconstituição de tecido que sofrem uma mudança química durante um processo de lavagem de roupas, por meio da qual a afinidade pelo tecido é aumentada, podem melhorar a deposição de perfume sobre o tecido.
Há um outro problema no qual se deseja que o perfume sobre o tecido deve ser detectável o mais demoradamente possível após a lavagem das roupas. Entretanto, há uma tendência natural de diminuição da intensidade do perfume com o tempo, devido à evaporação. É desejável que seja proporcionado um perfil de intensidade de perfume mais suave no decorrer do tempo.
Os inventores verificaram que, de modo surpreendente, os agentes de reconstituição de tecido podem melhorar a retenção do perfume sobre tecidos lavados durante o tempo.
As composições contendo ao agentes de reconstituição de tecido estudados pelos inventores são elas mesmas o tema de nosso pedido de patente copendente WO 00/18860. O efeito do perfume das composições durante os processos de tratamento na lavagem de roupas não é estudado neste pedido de patente.
WO-A-99-14245 descreve composições detergentes para lavagem de roupas contendo polímeros baseados em celulose para proporcionar aos tecidos benefícios de aparência e de integridade. Estes polímeros são polímeros celulósicos nos quais os anéis de sacarídeo possuem átomos de oxigênio pendentes nos quais estão ligados substituintes 'R', isto é, estão ligados nos anéis via uma ligação éter. Os grupos 'R' podem ser hidrogênio, alquila inferior ou ligações alquileno terminadas por grupos ácido carboxílico, éster ou amida. Opcionalmente, até cinco grupos alquilenooxila que podem estar disseminados entre os grupos são o respectivo átomo de oxigênio. Pelo menos alguns destes grupos podem sofrer uma mudança química tal como hidrólise, no licor de lavagem. Contudo nenhuma tal mudança resultará em uma afinidade aumentada pelo tecido. Pelo contrário, devido ao fato de o grupo "éster" estar configurado com o grupo carbonila mais próximo do polissacarídeo do que o átomo de oxigênio (isto é ésteres dos grupos carbóxi-alquila), qualquer hidrólise resultará em substituintes ácidos livres que realmente resultarão em um aumento na solubilidade e, portanto, uma diminuição na afinidade pelo tecido.
WO-A-99/14295 descreve estruturas análogas àquelas descritas em WO-A-99/14245 mas em uma alternativa, os substituintes 'R' juntos com o oxigênio no anel de sacarídeo, constituem semiésteres pendentes de certos ácidos carboxílicos. Um único exemplo de um tal material é dado. Os semiésteres de ácido dicarboxílico tenderão a hidrolisar no licor de lavagem e deste modo aumentar a afinidade do material por um tecido de algodão. Contudo, primeiro, este mecanismo de ação ou de comportamento não é mencionado. Segundo, a velocidade de hidrólise de tais semiésteres de ácidos dicarboxílicos não é tão elevada quanto aquela dos ésteres de ácidos monocarboxílicos (que não são descritos ou reivindicados em WO-A-99/14295). Terceiro, o grau de substituição para esta variante é especificada como sendo de 0,001 a 0,1. Este é tão baixo de maneira que torna a melhoria da afinidade pelo tecido também baixa para ser útil neste mecanismo de ação. Quarto, as estruturas descritas e reivindicadas na medida em que tenham tais substituintes semiéster, também possuem substituintes do tipo de grupos carbóxi-alquila ou seus ésteres, isto é do tipo também descrito em WO-A-99/14245. No último caso (éster), estes se hidrolisarão para a forma de ácido livre. O grau de substituição do último (0,2 a 2) é consideravelmente maior do que para os grupos semiéster e o aumento resultante na solubilidade facilmente negará qualquer afinidade aumentada pelo tecido pela hidrólise dos grupos semiéster.
O efeito da deposição de perfume não é estudado em WO 99/14295.
Definição da invenção
Assim, um primeiro aspecto da presente invenção agora proporciona um método de melhoria da deposição de perfume sobre tecidos em um processo de lavagem de roupas e/ou de retenção de perfume sobre tecidos lavados, compreendendo o uso de uma composição de tratamento na lavagem de roupas compreendendo um agente de reconstituição de tecido dispersável em água ou solúvel em água para a deposição sobre um tecido durante o processo de tratamento na lavagem de roupas no qual o agente de reconstituição, durante o processo de tratamento na lavagem de roupas, sofre uma mudança química por meio da qual a afinidade do agente de reconstituição pelo tecido é aumentada, a citada mudança química resultando na perda ou na modificação de um ou mais grupos covalentemente ligados para se tornarem pendentes de uma estrutura base polimérica do agente de reconstituição via uma ligação éster, o(s) grupo(s) éster-ligados sendo selecionados de ésteres de ácido monocarboxílico.
Em um primeiro aspecto da invenção, a estrutura base polimérica do agente de reconstituição preferivelmente compreende unidades celulósicas ou outras unidades de polissacarídeo p-l,4-ligadas. Em adição, o grau de substituição médio de todos os grupos pendentes, isto é de todos os grupos que sofrem a mudança química mais de quaisquer outros grupos por anéis de sacarídeo para a totalidade dos anéis de sacarídeo no agente de reconstituição é preferivelmente de 0,3 a 3, com maior preferência de 0,1 a 1, ainda com maior preferência de 0,5 a 0,75 e mais preferivelmente de 0,6 a 0,7.
Em todo este relatório descritivo, "grau de substituição médio" refere-se ao número de grupos pendentes substituídos por anel de sacarídeo, tomado na média sobre todos os anéis de sacarídeo do agente de reconstituição. Cada anel de sacarídeo antes da substituição possui três grupos -OH livres e portanto, um grau de substituição médio de 3 significa que cada um destes grupos, em todas as moléculas da amostra, possui um substituinte. A ligação éster significa que o hidrogênio de um grupo -OH tem sido substituído por um substituinte tal como R'-CO-, R1-SCV etc. para formar um éster de ácido carboxílico, éster de ácido sulfônico (conforme apropriado) etc. juntamente com o oxigênio restante ligado no anel de sacarídeo. Em alguns casos, o grupo R' pode conter, por exemplo, um heteroátomo, por exemplo como um grupo -NH-, ligado no grupo carbonila, sulfonila etc., de modo que a ligação como um todo possa ser considerada como uma ligação uretano etc. Entretanto, o termo ligação éster é ainda para ser entendido como englobando estas estruturas. As composições usadas no segundo aspecto não se limitam àquelas incorporando os agentes de reconstituição incorporando ligações éster de ácido carboxílico.
Um segundo aspecto da presente invenção proporciona um método de melhoria da deposição de perfume sobre tecidos em um processo de tratamento na lavagem de roupas e/ou da retenção do perfume sobre tecidos lavados, compreendendo o uso de uma composição para tratamento na lavagem de roupas compreendendo um agente de reconstituição dispersável em água ou solúvel em água para a deposição sobre um tecido durante um processo de tratamento na lavagem de roupas no qual o agente de reconstituição sofre, durante o processo de tratamento na lavagem de roupas, uma mudança química por meio da qual a afinidade do agente de reconstituição pelo tecido é aumentada, a mudança química ocorrendo no(s) ou em o(s) grupo(s) covalentemente ligado(s) para se tornar(em) pendente(s) em uma estrutura base polimérica do agente de reconstituição e cuja a estrutura base compreende unidades celulósicas ou outras unidades de polissacarídeo P-1,4-ligadas, o grau de substituição médio do total de todos os grupos pendentes nos anéis de sacarídeo da estrutura base sendo de 0,4 a 3, com preferência de 0,4 a 1, com maior preferência de 0,5 a 0,75 e mais preferivelmente de 0,6 a 0,7.
Opcionalmente, as composições como definidas para ambos os primeiro e segundo aspectos das invenções, simultaneamente, podem ser utilizadas.
Um terceiro aspecto da presente invenção proporciona o uso de agentes de reconstituição de tecido como definidos no primeiro ou segundo aspecto da invenção para melhorar a deposição de perfume em um processo de lavagem de roupas, e/ou para melhorar a retenção de perfume sobre os tecidos lavados.
Não é totalmente compreendido o mecanismo exato pelo qual qualquer um destes agentes de reconstituição exerce seu efeito.
No caso daqueles agentes de reconstituição possuindo uma estrutura base de celulose e grüpos éster pendentes, sem desejar se basear em qualquer teoria ou explicação particular, os inventores conjecturaram que o mecanismo é o seguinte.
A celulose é substancialmente insolúvel em água. A ligação de grupos éster causa a quebra da ligação de hidrogênio entre os anéis da cadeia de celulose, aumentando assim a solubilidade ou a dispersibilidade em água. No licor de tratamento, acredita-se que os grupos éster são hidrolisados, causando o aumento da afinidade pelo tecido e a deposição do polímero sobre o tecido. Acredita-se que, à medida que o polímero de celulose é depositado, ele simultaneamente coleta e distribui perfume sobre a superfície. Acredita-se que as moléculas de perfume são aprisionadas sobre a superfície dos artigos lavados pelo polímero depositado.
Descrição detalhada da invenção Agente de reconstituição
O agente de reconstituição usado na presente invenção é de natureza solúvel em água ou dispersável em água e em uma forma preferida compreende uma estrutura base polimérica possuindo um ou mais grupos pendentes que sofre a mudança química para causar um aumento na afinidade pelo tecido. O material do agente de reconstituição utilizado na presente invenção é de natureza solúvel em água ou dispersável em água.
O peso molecular ponderai médio (Mw) do agente de reconstituição (determinado por GPC) pode estar tipicamente dentro da faixa de 500 a 2.000.000, por exemplo de 1.000 a 1.500.000. Preferivelmente contudo, eles é de 1.000 a 1.000.000, com maior preferência de 5.000 a 50.000, especialmente de 10.000 a 15.000.
Solúvel em água, como aqui usado, significa que o material forma uma solução isotrópica quando adicionado em água ou em outra solução aquosa.
Dispersável em água, como aqui utilizado, significa que o material forma uma suspensão finamente dividida quando adicionado em água ou em outra solução aquosa. Preferivelmente contudo, o termo "dispersável em água" significa que o material, em água em pH 7 e a 25°C, produz uma solução ou uma dispersão possuindo uma estabilidade de longa duração.
Um aumento na afinidade do material pelo tecido durante uma mudança química significa que em algum momento no decorrer do processo de tratamento na lavagem de roupas, a quantidade de material que tem sido depositado é maior quando a mudança química estiver ocorrendo ou ocorreu, comparada com quando a mudança química não ocorreu e não estiver ocorrendo, ou estiver ocorrendo mais lentamente, a comparação sendo feita com todas as condições sendo iguais exceto para aquela mudança nas condições que é necessária para afetar a velocidade da mudança química.
A deposição inclui adsorção, co-cristalização, aprisionamento e/ou adesão.
A estrutura base polimérica
Para o primeiro aspecto da invenção, é especialmente preferido que a estrutura base polimérica do agente de reconstituição seja de uma estrutura química semelhante àquela da de pelo menos algumas das fibras do tecido sobre o qual ele é para ser depositado.
Por exemplo, se o tecido for de natureza celulósica, por exemplo algodão, a estrutura base polimérica será preferivelmente celulose ou um derivado de celulose ou outro polissacarídeo p-l,4-ligado possuindo uma afinidade por celulose, tal como manana e glicomanana. Isto é essencial no caso do segundo aspecto da invenção. O grau de substituição médio no polissacarídeo dos grupos pendentes que sofrem a mudança química (mais quaisquer grupos pendentes não funcionais que possam estar presentes) é preferivelmente (para as composições utilizadas no primeiro aspecto da invenção) ou essencialmente (para as composições usadas no segundo aspecto da invenção) de 0,3 a 3, com maior preferência de 0,4 a 1. Ainda com maior preferência o grau de substituição é de 0,5 a 0,75 e ainda mais preferivelmente é de 0,6 a 0,7.
O polissacarídeo pode ser linear ou ramificado. Muitos polissacarídeos de ocorrência natural possuem pelo menos algum grau de ramificação, ou em qualquer proporção, pelo menos alguns anéis de sacarídeo estão na forma de grupos laterais pendentes (e portanto não são em si mesmos contados no grau de substituição) em uma estrutura base de polissacarídeo principal.
Um polissacarídeo compreende uma pluralidade de anéis de sacarídeo que possuem grupos hidroxila pendentes. Os grupos pendentes podem ser ligados quimicamente ou por outro mecanismo de ligação, nestes grupos hidroxila por intermédio de qualquer meio descrito aqui abaixo. O "grau de substituição médio" significa o número médio de grupos pendentes por anel de sacarídeo para a totalidade das moléculas de polissacarídeo na amostra e é determinado para todos os anéis de sacarídeo quer formem eles parte de uma estrutura base linear quer sejam eles próprios grupos laterais pendentes no polissacarídeo. Outras estruturas base poliméricas adequadas para o material polimérico para uso na presente invenção incluem aquelas descritas em "Hydrocolloid Applications", A. Nussinswitch, Blackie 1997. Grupos pendentes que sofrem a mudança química No caso do primeiro aspecto da invenção, a mudança química, que causa a afinidade aumentada pelo tecido, é normalmente a hidrólise. No caso do segundo aspecto da invenção ela é preferivelmente lise, por exemplo hidrólise ou, per-hidrólise ou diferentemente ela é quebra de ligação, opcionalmente catalisada por uma enzima ou outro catalisador. A hidrólise dos grupos éster-ligados é mais típica. Contudo, preferivelmente esta mudança não é meramente protonação ou desprotonação, isto é um efeito induzido por pH.
A mudança química ocorre no ou em um grupo covalentemente ligado em uma estrutura base polimérica, especialmente, a perda de um ou mais de tais grupos. Este(s) grupo(s) é/são pendente(s) na estrutura base. No caso do primeiro aspecto da invenção estes são grupos éster-ligados baseados em ácidos monocarboxílicos.
Preferidos para o uso no primeiro aspecto da presente invenção são os polímeros celulósicos de fórmula (I): <formula>formula see original document page 10</formula> na qual pelo menos um ou mais grupos R do polímero são independentemente selecionados dos grupos de fórmulas: <formula>formula see original document page 11</formula>
nas quais cada R1 é independentemente selecionado de Q.20 (preferivelmente C1-6) alquila, C2-20 (preferivelmente C2-6) alquenila (por exemplo vinila) e C5-7 arila (por exemplo fenila) qualquer um dos quais está opcionalmente substituído com um ou mais substituintes independentemente selecionados dos grupos Cm alquila, Cm2 (preferivelmente Cm) alcoxila, hidroxila, vinila e fenila; e
O segundo aspecto da invenção não se limita ao (mas pode incluir o) uso de agentes de reconstituição incorporando ligações éster baseadas em ácidos monocarboxílicos. Ligações de semiéster ou de éster de mono-, di- e policarboxílico, ligações de éster ou de semiéster derivadas de ácidos não-carboxílicos, bem como de carbamato, uréia ou de grupos silil- ligados, bem como de outros, também são possíveis.
Contudo, são preferidos para uso no segundo aspecto da invenção os polímeros celulósicos de fórmula (II):
<formula>formula see original document page 11</formula>
cada R é independentemente hidrogênio ou um grupo R como aqui anteriormente definido.
<formula>formula see original document page 11</formula>
na qual pelo menos um ou mais grupos R do polímero são independentemente selecionados dos grupos de fórmulas:
<formula>formula see original document page 12</formula>
nas quais cada R1 é independentemente selecionado de C1-20 (preferivelmente C1-6) alquila, C2-20 (preferivelmente C2-6) alquenila (por exemplo vinila) e C5-7 arila (por exemplo fenila) qualquer um dos quais está opcionalmente substituído com um ou mais substituintes independentemente selecionados dos grupos Cm alquila, C1-12 (preferivelmente CM) alcoxila, hidroxila, vinila e fenila; cada R é independentemente selecionado de hidrogênio e de grupos R1 como aqui anteriormente definidos;
R é uma ligação ou é selecionado dos grupos Cm alquileno, C2-4 alquenileno e C5-7 arileno (por exemplo fenileno), os átomos de carbono em qualquer um destes estando opcionalmente substituído com ou mais substituintes independentemente selecionados dos grupos C1-12 (preferivelmente C1-4) alcoxila, vinila, hidroxila, halo e amina;
cada R4 é independentemente selecionado de hidrogênio, contra-cátions tais como metal alcalino (preferivelmente Na) ou Vá Ca ou xA Mg, e grupos R1 como aqui definidos anteriormente;
nas quais cada R5 é independentemente selecionado do grupo consistindo de H, C1-20 alquila, C5-7 ciclo-alquila, C7-20 aril-alquila, C7-20 alquil-arila, alquila substituída, hidróxi-alquila, (R6)2N-alquila, e (R6)3N- alquila, nas quais Ré é independentemente selecionado do grupo consistindo de H, C1-20 alquila, C5-7 ciclo-alquila, C7-20 aril-alquila, C7-20 alquil-arila, amino-alquila, alquil-amino-alquila, dialquil-amino-alquila, piperidino- alquila, morfolino-alquila, ciclo-amino-alquila e hidróxi-alquila; e
grupos R que juntos com o átomo de oxigênio formando a ligação no respectivo anel de sacarídeo formam um grupo éster ou semiéster de um ácido tricarboxílico ou policarboxílico superior ou outro ácido complexo tal como ácido cítrico, um aminoácido, um análogo de aminoácido sintético ou uma proteína.
Para evitar dúvida, como já mencionado, em ambas a fórmula (I) e a fórmula (II) alguns dos grupos R podem opcionalmente possuir uma ou mais estruturas, por exemplo como aqui anteriormente descritas. Por exemplo, um ou mais dos grupos R podem ser simplesmente hidrogênio ou um grupo alquila.
No caso da fórmula (II), alguns grupos R preferidos podem ser independentemente selecionados de um ou mais dos grupos metano-sulfonato o tolueno-sulfonato e grupos semiéster dos ácidos fumárico, malônico, itacônico, oxálico, maleico, succínico, tartático, glutâmico, aspártico e málico.
No caso da fórmula (I) e da fórmula (II), eles podem ser independentemente selecionados de um ou mais dos grupos acetato, propanoato, trifluoro-acetato, 2-(2-hidróxi-1 -oxopropóxi)-propanoato, lactato, glicolato, piruvato, crotonoato, isovalerato, cinamato, formiato, salicilato, carbamato, metil-carbamato, benzoato e gliconato.
Particularmente preferidos são monoacetato de celulose, hemissuccinato de celulose, e 2-(2-hidróxi-l-oxopropóxi)-propanoato de celulose. O termo monoacetato de celulose é aqui usado para denotar aqueles acetatos com o grau de substituição de 1 ou menor. Outros grupos pendentes
Como mencionado acima, preferidos (para o primeiro aspecto da invenção ou essenciais (para o segundo aspecto da invenção) são graus de substituição para a totalidade de todos os substituintes pendentes na seguinte ordem de preferência crescente: de 0,3 a 3, de 0,4 a 1, de 0,5 a 0,75, de 0,6 a 0,7. Contudo, também os grupos que sofrem a mudança química, grupos pendentes de outros tipos podem estar opcionalmente presentes, isto é grupos que não sofrem uma mudança química para aumentar a afinidade pelo tecido. Dentroa desta classe de outros grupos está a subclasse de grupos para aumentar a solubilidade do agente de reconstituição (por exemplo grupos que são, ou contêm um ou mais grupos sal / ácido carboxílico livre e/ou sal / ácido sulfônico e/ou sulfato).
Exemplos de substituintes aumentadores da solubilidade incluem os grupos carboxila, sulfonila, hidroxila, os grupos contendo (poli)etilenoóxi e/ou (poli)propilenoóxi, bem como os grupos amina.
Os outros grupos pendentes preferivelmente constituem de 0% a 65%, com maior preferência de 0% a 10% (por exemplo de 0% a 5%) do número total de grupos pendentes. O número mínimo de outros grupos pendentes pode ser, por exemplo, 0,1% ou 1% do total. Os grupos solubilizantes em água podem compreender de 0% a 100% daqueles outros grupos mas preferivelmente de 0% a 20%, com maior preferência de 0% a 10%, ainda com maior preferência de 0% a 5% do número total de outros grupos pendentes.
Rotas sintéticas
Aqueles agentes de reconstituição usados na presente invenção que não se encontram comercialmente disponíveis podem ser preparados por numerosas rotas sintéticas diferentes, por exemplo:
(1) polimerização de monômeros adequados, por exemplo, polimerização enzimática de sacarídeos, por exemplo por S. Shoda, & S. Kobayashi, Makromol. Symp. 1995, 99, 179-184 ou síntese de oligossacarídeo por glicosilação ortogonal por exemplo por H. Paulsen, Angew. Chem. Int. Ed. Engl. 1995, 34, 1432-1434;
(2) derivação de uma estrutura base polimérica (quer de ocorrência natural, especialmente polissacarídeos, especialmente polissacarídeos beta-l,4-ligados, especialmente celulose, manana, glicomanana, galactomanana, xiloglicano; quer polímeros sintéticos) até o grau de substituição requerido com grupos funcionais que melhoram a solubilidade do polímero usando um reagente (especialmente haletos de ácido, especialmente haletos de ácido carboxílico, anidridos, anidridos de ácido carboxílico, ou carbonatos) em um solvente que quer dissolve a estrutura base, incha a estrutura base, quer não incha a estrutura base mas dissolve ou incha o produto;
(3) hidrólise de derivados de polímero (especialmente ésteres) para o grau de substituição requerido; ou
(4) uma combinação de quaisquer duas ou mais rotas (l)-(3).
O grau e o padrão de substituição das rotas (1) ou (2) pode ser subseqüentemente alterado pela remoção parcial dos grupos funcionais por hidrólise ou solvólise ou outra clivagem. Quantidades relativas de reagentes e os tempos de reação também podem ser empregados para controlar o grau de substituição. Em adição, ou alternativamente, o grau de polimerização da estrutura base pode ser reduzido antes, durante, ou após a derivação com grupos funcionais. O grau de polimerização da estrutura base pode ser aumentado por polimerização adicional ou por agentes reticulantes antes, durante, ou após a etapa de derivação.
Esteres de celulose de hidróxi-ácidos podem ser obtidos usando o anidrido de ácido, tipicamente em solução de ácido acético a 20- 3O°C. Quando o produto tiver dissolvido o líquido é derramado em água. Esteres lático e glicólico podem ser preparados nesta maneira.
Glicolato de celulose também pode ser obtido de cloro-acetato de celulose (Β. P. 320.842) pelo tratamento de 100 partes com 32 partes de NaOH em álcool adicionadas em pequenas porções.
Um método alternativo de preparação de ésteres de celulose consiste na substituição parcial do radical ácido em um éster de celulose pelo tratamento com outro ácido de constante de ionização superior (F. P. 702.116). O éster é aquecido a cerca de 100° com o ácido que, preferivelmente, deve ser um solvente para o éster. Por este meio acetato- oxalato de celulose, tartarato de celulose, maleato de celulose, piruvato de celulose, salicilato de celulose e fenil-glicolato de celulose têm sido obtidos, e a partir de tribenzoato de celulose como um benzoato-piruvato de celulose. Um acetato-lactato de celulose ou acetato-glicolato de celulose podem também ser preparados nesta maneira. Como um exemplo acetato de celulose (10 g) em dioxano (75 ml) contendo ácido oxálico (10 g) é aquecido a 100° por 2 horas sob refluxo.
Múltiplos ésteres são preparados por variações deste processo. Um simples éster de celulose, por exemplo o acetato, é dissolvido em uma mistura de dois (ou três) ácidos orgânicos, cada um dos quais possui uma constante de ionização maior do que aquela do ácido acético (1,82 χ 10-5). Com os ácidos sólidos, solventes adequados tais como ácido propiônico, dioxano e dicloreto de etileno são utilizados. Se o éster de celulose misto for tratado com um ácido este deve possuir uma constante de ionização maior do que aquela de qualquer um dos ácidos já em combinação. Assim:
Um acetato-lactato-piruvato de celulose é preparado a partir de acetato de celulose, 40 por cento de acetila (100 g), em um banho de 125 ml de ácido pirúvico e 125 ml de ácido lático 85 por cento a 100° por 18 horas. O produto é solúvel em água e é precipitado e lavado com éter- acetona. Ponto de fusão: 230-250°.
Perfumes
A presente invenção é adequada para uso com uma ampla variedade de perfumes comumente empregados em composições para a lavagem de roupas.
Embora a invenção não se limite aos materiais de perfumaria específicos, alguns materiais de perfumaria que podem ser utilizados incluem: acetil-cedreno, 4-acetóxi-3-pentil-tetra-hidropirano, 4-acetil-6-t- butil-l,l-dimetil-indano, disponível sob a marca comercial "CELESTOLIDE", 5-acetil-11,2,3,3,6- hexametil-indano, disponível sob a marca comercial "PHANTOLIDE", 6-acetil-l-isopropil-2,3,3,5-tetrametil- indano, disponível sob a marca comercial "TRASEOLIDE", aldeído alfa-n- amil-cinâmico, salicilato de amila, aubepina aubepina-nitrila, aurantiona, acetato de 2-t-butil-ciclo-hexila, 2-t-butil-ciclo-hexanol, 3-(p-t-butil- fenil)propanal, acetato de 4-t-butil-ciclo-hexila, 4-t-butil-3,5-dinitro-2,6- dimetil-acetofenona, 4-t-butil-ciclo-hexanol, resinas de benzoína sião, benzoato de benzila, acetato de benzila, benzil-álcool, salicilato de benzila, propionato de benzila, benzil-isoamil-éter, óleo de bergamota, acetato de bornila, salicilato de butila, carvacrol, óleo de cedro atlas, cedril-metil-éter, acetato de cedrila, álcool cinâmico, propionato de cinamila, cis-3-hexenol, salicilato de cis-3-hexenila, óleo de citronela, citronelol,citronelonitrila, acetato de citronelila, citronelil-óxi-acetaldeído, óleo de folha de cravo-da- índia, cumarina, 9-decen-l-ol, n-decanal, n-dodecanal, decanol, acetato de decila, ftalato de dietila, di-hidro-mircenol, formiato de di-hidro-mircenila, acetato de di-hidro-mircenila, acetato de di-hidro-terpinila, carbinil-acetato de dimetil-benzila, dimetil-benzil-carbinol, dimetil-heptanol, dimetil-octanol, dimircetol, óxido de difenila, etil-naftil-éter, etil- vanilina, brassilato de etileno, eugenol, geraniol, óleo de gerânio, geranonitrila, geranil-nitrila, acetato de geranila, 1,1,2,4,4,7-hexametil-6-acetil-1,2,3,4-tetra-hidro- naftaleno, disponível sob a marca comercial "TONALID", 1,3,4,6,7,8-hexa- hidro-4,6,6,7,8,8-hexametil-ciclo-penta-2-benzopirano, disponível sob a marca comercial "GALAXOLIDE", 2-n-heptil-ciclo-pentanona, propionato de 3a,4,5,6,7,7a-hexahidro-4,7-metano-1(3)H-inden-6-ila, disponível sob a marca comercial "FLOROCYCLENE", acetato de 3a,4,5,6,7,7a-hexa-hidro- 4,7-metanol-(3)H-inden-6-ila, disponível sob a marca comercial "JASMACYCLENE", 4-(4,-hidróxi-4,-metil-pentil)-3-ciclo-hexeno-
carbaldeído, aldeído alfa-hexil-cinâmico heliotropina, Hercolin D, hexil- aldona, aldeído hexil-cinâmico, salicilato de hexila, hidróxi-citronelal, formiato de i-nonila, 3-isocanfil-ciclo-hexanol, 4-isopropil-ciclo-hexanol, 4- isopropil-ciclo-hexil-metanol, indol, iononas, ironas, salicilato isoamila, isoborneol, acetato isobornila, salicilato isobutila, benzoato de isobutila, acetato de isobutil-fenila, isoeugenol, isolongifolanona, isometil-iononas, isononanol, acetato de isononila, isopulegol, óleo de lavendina, óleo de limão, linalool, acetato de linalila, LRG 201, 1-mentol, 2-metil-3-(p- isopropil-fenil)propanal, 2-metil-3-(p-t-butil-fenil)-propanal, 3-metil-2- pentil-ciclo-pentanona, 3-metil-5-fenil-pentanol, alfa e beta-metil-naftil- cetonas, metil-iononas, di-hidro-jasmonato de metila, metil-naftil-éter, metil- 4-propil-fenil-éter, Mousse de chene Yugo, Almíscar ambrete, mirtenol, óleo de neroli, nonanediol-1,3-diacetato, nonanol, nonanolida-1,4, acetato de nopol, 1,2,3,4,S,6,7,5-octa-hidro-2,3,5,5-tetrametil-2-acetil-naftaleno,
disponível sob a marca comercial "ISO-E-SUPER", octanol, resina de Oppoponax, óleo de laranja, p-t-amil-ciclo-hexanona, aldeído p-t-butil-metil- hidroxinâmico, 2-fenil-etanol, acetato de 2-fenil-etila, 2-fenil-propanol, 3- fenil-propanol, para-mentan-7-ol, para-t-butil-fenil-metil-éter, óleo de patchouli, pelargeno, óleo de petitgrain, isobutirato de fenóxi-etila, fenil- acetaldeído-dietil-acetal, fenil-acetaldeído-dimetil-acetal, fenil-etil-n-butil- éter, fenil-etil-isoamil-éter, acetato de fenil-etil-fenila, óleo de folha de pimentão, óxido de rosa, Sandalonae, acetato de estiralila, 1,1,4,4-tetrametil- 6-acetil-7-etil-ll,2,3,4-tetra-hidro-naftaleno, disponível sob a marca comercial "VERSALIDE", acetato de 3,3,5-trimetil-hexila, 3,5,5-trimetil- ciclo-hexanol, terpineol, acetato de terpinila, tetra-hidrogeraniol, tetra-hidro- linalool, tetra-hidromugol, tetra-hidro-mircenol, óleo de tomilho, acetato de tricloro-metil-fenil-carbinila, acetato de triciclo-decenila, propionato de triciclo-decenila, 10-undecen-l-al, gama-undecalactona, 10-undecen-l-ol, undecanol, vanilina, vetiverol, acetato de vetiverial, óleo de vetiver, acetato e propionato ésteres dos álcoois na lista acima, fragrâncias de nitroalmiscar aromático, fragrâncias de almíscar de indano, fragrâncias de almíscar de isocromano, cetonas macrocíclicas, fragrâncias de almíscar de macrolactona, e fragrâncias de almíscar de tetralina.
Os perfumes com freqüência incluem solventes ou diluentes, por exemplo: etanol, isopropanol, dietileno-glicol-monoetil-éter, dipropileno- glicol, ftalato de dietila e citrato de trietila.
Os perfumes que são usados nesta invenção podem, se
desejadas, possuir propriedades desodorantes como descritas em US- A04303679, US-A-4663068 e EP-A-545556.
Os perfumes são tipicamente incluídos em composições utilizadas na presente invenção por técnicas convencionais, por exemplo por pós-dosagem ou pulverização com outros componentes sensíveis.
Composições
O agente de reconstituição pode ser incorporado nas composições contendo apenas um diluente e/ou também compreendendo outro ingrediente ativo. O composto é tipicamente incluído nas citadas composições em níveis de 0,005% a 25% em peso, preferivelmente de 0,01% a 15%, mais preferivelmente de 0,025% a 2,5%.
O ingrediente ativo nas composições é preferivelmente um agente ativo na superfície ou um agente condicionador de tecido. Mais do que um ingrediente ativo pode ser incluído. Para algumas aplicações uma mistura de ingredientes ativos pode ser utilizada.
As composições usadas na invenção podem estar em qualquer forma física por exemplo um sólido tal como um pó ou grânulos, um tablete, uma barra sólida, uma pasta, um gel ou líquido (especialmente aquoso). Em particular as composições podem ser utilizadas em composições para lavagem de roupas, especialmente em composições líquidas ou em pó para lavagem de roupas, por exemplo para uso em um processo de lavagem e/ou de enxágüe e/ou de secagem.
As composições condicionadoras de tecido podem estar na forma de um artigo de secador rotativo, por exemplo uma folha de material absorvente sobre a qual a composição utilizada na presente invenção é absorvida, para uso em um processo de secagem em secador rotativo.
As composições usadas na presente invenção são preferivelmente composições para lavagem de roupas, especialmente composições para lavagem principal (lavagem de tecidos) ou composições amaciantes adicionadas no enxágüe. As composições de lavagem principal podem incluir um agente amaciante de tecido e as composições amaciantes de tecido adicionadas no enxágüe podem incluir compostos ativos na superfície, particularmente compostos ativos na superfície não-iônicos, se apropriados.
As composições detergentes utilizadas na invenção podem conter um composto ativo na superfície (tensoativo) que pode ser escolhido de sabão e compostos ativos na superfície aniônicos não-sabão, catiônicos, não-iônicos, anfotéricos e zwiteriônicos e suas misturas. Muitos compostos ativos na superfície adequados estão disponíveis e estão completamente descritos na literatura, por exemplo, em "Surface-Active Agents and Detergents", Volumes I e II, de Schwartz, Perry e Berch.
Os compostos ativos na superfície preferidos que podem ser empregados são sabões e compostos não-iônicos e aniônicos não-sabão sintéticos.
A intensificação da liberação de perfume para o tecido é particularmente pronunciada quando a composição compreender tensoativo aniônico. As composições da invenção podem conter alquil-benzeno- sulfonato linear, particularmente alquil-benzeno-sulfonatos lineares possuindo um comprimento de cadeia de alquila de C8-Ci5. É preferido que o nível de alquil-benzeno-sulfonato linear seja de 0% em peso a 30% em peso, com maior preferência de 1% em peso a 25% em peso, mais preferivelmente de 2% em peso a 15% em peso.
As composições usadas na invenção podem adicionalmente ou alternativamente conter um ou mais outros tensoativos aniônicos em quantidades totais correspondendo às percentagens citadas acima para os alquil-benzeno-sulfonatos. Os tensoativos aniônicos adequados são bem conhecidos por aquelas pessoas experientes na arte. Estes incluem alquil- sulfatos primários e secundários, particularmente C8-Ci5-alquil-sulfatos primários; alquil-éter-sulfatos; olefina-sulfonatos; alquil-xileno-sulfonatos; dialquil-sulfo-succinatos; e ácido graxo-éster-sulfonatos. Os sais de sódio são geralmente preferidos. O nível total de tensoativo aniônico não-sabão está preferivelmente dentro da faixa de 0-35% em peso, com maior preferência de 5-30% em peso, mais preferivelmente de 5-20% em peso.
As composições usadas na invenção podem conter tensoativo não-iônico. Os tensoativos não-iônicos que podem ser empregados incluem os etoxilados de álcool primário e secundário, especialmente os C8-C2o- álcoois alifáticos etoxilados com uma média de 1 a 20 mols de óxido de etileno por mol de álcool, e mais especialmente os Ci0-Ci5-álcoois alifáticos primários e secundários etoxilados com uma média de 1 a 10 mols de óxido de etileno por mol de álcool. Tensoativos não-iônicos não-etoxilados incluem alquilpoliglicosídeos, monoéteres de glicerol, e poli-hidróxi-amidas (glicamida).
É preferido que o nível de tensoativo não-iônico total seja de 0% em peso a 30% em peso, preferivelmente de 1% em peso a 25% em peso, mais preferivelmente de 2% em peso a 15% em peso.
Outra classe de tensoativos adequados compreende certos tensoativos catiônicos monoalquilados úteis em composições para a lavagem principal de roupas. Os tensoativos catiônicos que podem ser usados incluem sais de amônio quaternário de fórmula geral R1R2R3R4N+ X" na qual os grupos R são cadeias hidrocarbônicas curtas ou longas, tipicamente alquila, hidróxi-alquila ou grupos alquila etoxilados, e X é um contra-íon (por exemplo, compostos nos quais Ri é um grupo C8-C22-alquila, preferivelmente um grupo C8-C10- ou C12-C14-alquila, R2 é um grupo metila, e R3 e R4, que podem ser iguais ou diferentes, são grupos metila ou hidróxi-metila; e ésteres catiônicos (por exemplo, ésteres de colina).
A escolha do composto ativo na superfície (tensoativo), e a quantidade presente, dependerão do uso intencionado da composição detergente. Nas composições para a lavagem de tecido, diferentes sistemas de tensoativo podem ser escolhidos, o que é bem conhecido pelo formulador experiente, para os produtos de lavagem manual ou para os produtos intencionados para o emprego em diferentes tipos de máquina de lavar.
A quantidade total de tensoativo presente também dependerá do uso final intencionado e pode ser tão elevada quanto 60% em peso, por exemplo, em uma composição para a lavagem manual de tecidos. Em composições para a lavagem de tecidos à máquina, uma quantidade de 5 a 40% em peso é em geral apropriada. Tipicamente as composições compreenderão pelo menos 2% em peso de tensoativo por exemplo 2% a 60%, preferivelmente 15-40% mais preferivelmente 25-35%.
As composições detergentes adequadas para uso na maioria das máquinas automáticas lavadoras de tecido em geral contêm tensoativo aniônico não-sabão, ou tensoativo não-iônico, ou combinações dos dois em qualquer razão adequada, opcionalmente juntos com sabão.
Qualquer agente condicionador de tecido convencional pode ser empregado nas composições utilizadas na presente invenção. Os agentes condicionadores podem ser catiônicos ou não-iônicos. Se o composto condicionador de tecido for para ser empregado em uma composição detergente para lavagem principal o composto tipicamente será não-iônico. Se usados na fase de enxágüe, eles tipicamente serão catiônicos. Podem ser por exemplo utilizados em quantidades de 0,5% a 35%, preferivelmente de 1% a 30% com maior preferência de 3% a 25% em peso da composição.
Preferivelmente, o agente condicionador de tecido possui duas cadeias alquenila ou alquila longas possuindo um comprimento médio de cadeia maior do que ou igual a Ci6. Mais preferivelmente pelo menos 50% dos grupos alquenila ou alquila da cadeia longa possuem um comprimento de cadeia de Q8 ou maior.
É preferido que os grupos alquila ou alquenila de cadeia longa dos agentes condicionadores de tecido sejam predominantemente lineares.
Os agentes condicionadores de tecido são preferivelmente compostos que proporcionam excelente amaciamento, e são caracterizados por um temperatura de transição de Lp para La de fusão de cadeia maior do que 25°C, preferivelmente maior do que 35°C, mais preferivelmente maior do que 45°C. Esta transição de Lp para La pode ser medida por DSC como definido no "Handbook of Lipid Bilayers", D. Marsh, CRC Press, Boca Raton, Florida, 1990 (páginas 137 e 337).
Os compostos condicionadores de tecido substancialmente insolúveis no contexto desta invenção são definidos como compostos condicionadores de tecido possuindo uma solubilidade menor do que 1 χ 10-3% em peso em água desmineralizada a 20°C. Preferivelmente os compostos amaciantes de tecido possuem uma solubilidade menor do que 1 χ em peso, mais preferivelmente menor do que 1 χ 10"8 a 1 χ 10"6. Os agentes amaciantes de tecido catiônicos preferidos compreendem um material de amônio quaternário substancialmente insolúvel em água compreendendo uma cadeia longa simples de alquila ou alquenila possuindo um comprimento de cadeia médio maior do que ou igual a C2o ou, com maior preferência, um composto compreendendo um grupo-cabeça polar e duas cadeias alquenila ou alquila possuindo um comprimento de cadeia médio maior do que ou igual a C14.
Preferivelmente, o agente amaciante de tecido catiônico é um material de amônio quaternário ou um material de amônio quaternário contendo pelo menos um grupo éster. Os compostos de amônio quaternário contendo pelo menos um grupo éster são aqui referidos como compostos de amônio quaternário éster-ligados.
Como usado no contexto dos agentes amaciantes de tecido catiônicos do tipo amônio quaternário, o termo grupo éster, inclui um grupo éster que é um grupo ligante na molécula.
E preferido que os compostos de amônio quaternário éster- ligados contenham dois ou mais grupos éster. Em ambos os compostos de amônio quaternário monoéster e diéster é preferido que o(s) grupo(s) éster seja(m) um grupo ligante entre o átomo de nitrogênio e um grupo alquila. O(s) grupo(s) éster são preferivelmente ligados no átomo de nitrogênio via outro grupo hidrocarbila.
Também são preferidos os compostos de amônio quaternário contendo pelo menos um grupo éster, preferivelmente dois, nos quais pelo menos um grupo de peso molecular maior contendo pelo menos um grupo éster e dois ou três grupos de peso molecular menor são ligados em um átomo de nitrogênio comum para produzir um cátion e no qual o ânion de balanceamento elétrico é um haleto, acetato ou íon alcossulfato inferior, tal como cloreto ou metossulfato. O substituinte de peso molecular maior no nitrogênio é preferivelmente um grupo alquila superior, contendo 12 a 28, preferivelmente 12 a 22, por exemplo 12 a 20 átomos de carbono, tal como coco-alquila, seboalquila, sebo hidrogenado - alquila ou alquila superior substituída, e os substituintes de peso molecular menor são preferivelmente alquila inferior de 1 a 4 átomos de carbono, tais como metila ou etila, ou alquila inferior substituída. Um ou mais dos citados substituintes de peso molecular menor, podem incluir um grupo arila ou podem ser substituídos por uma arila tal como benzila, fenila ou outros substituintes adequados.
Preferivelmente, o material de amônio quaternário é um composto possuindo dois grupos Ci2-C22-alquila ou alquenila conectados em um grupo-cabeça de amônio quaternário via pelo menos uma ligação éster, preferivelmente duas ligações éster ou um composto compreendendo uma única cadeia longa com um comprimento de cadeia médio igual a ou maior que C20.
Com maior preferência, o material de amônio quaternário compreende um composto possuindo duas cadeias alquenila ou alquila longas com um comprimento de cadeia médio igual a ou maior do que C]4. Ainda com maior preferência cada cadeia possui um comprimento de cadeia médio igual ou maior do que Ci6. Mais preferivelmente pelo menos 50% de cada grupo alquila ou alquenila de cadeia longa possui um comprimento de cadeia de Ci8. E preferido que os grupos alquenila ou alquila de cadeia longa sejam predominantemente lineares.
O tipo mais preferido de material de amônio quaternário éster- ligado que pode ser usado nas composições empregadas na invenção é representado pela fórmula (A): <formula>formula see original document page 26</formula>
na qual R , η, R2 eX- são como definido acima. É vantajoso por razões ambientais que o material de amônio quaternário seja biologicamente degradável.
Materiais preferidos desta classe tais como cloreto de 1,2- bis[seboilóxi endurecido)-3-trimetil-amônio-propano e seu método de preparação são, por exemplo, descritos em US-A-4.137.180. Preferivelmente estes materiais compreendem pequenas quantidades de monoéster correspondente como descrito em US-A-4.137.180 por exemplo cloreto de 1- seboil endurecido - óxi-2-hidróxi-3-trimetil-amônio-propano.
Outra classe de materiais de amônio quaternário éster-ligado preferidos para uso de acordo com a invenção podem ser representados pela fórmula:
<formula>formula see original document page 26</formula>
na qual cada grupo R1 é independentemente selecionado dos grupos Ci.4-alquila, hidróxi-alquila ou C2-4-alquenila; e na qual cada grupo R2 é independentemente selecionado dos grupos C8.28-alquila ou alquenila; X" é qualquer contra-íon adequado, isto é, haleto, acetato ou íon alcossulfato inferior, tal como cloreto ou metossulfato. <formula>formula see original document page 27</formula>
η é um número inteiro de 1-5 ou é 0.
É especialmente preferido que cada grupo R1 seja metila e cada η seja 2.
Dos compostos de fórmula (B)5 cloreto de di-(sebooilóxi-etil)- dimetil-amônio, disponível na Hoechst, é o mais preferido. Cloreto de di(seboil endurecido -óxi-etil)-dimetil-amônio, da Hoechst e metossulfato de di(sebooilóxi-etil)-dimetil-amônio também são preferidos.
Outra classe preferida de agente amaciante de tecido catiônico de amônio quaternário é definida pela fórmula (C):
<formula>formula see original document page 27</formula>
na qual R1, R2 e X são como definidos aqui acima.
Um material de fórmula (C) preferido é cloreto de di-sebo endurecido-dietil-amônio, vendido sob a marca comercial de Arquad 2HT.
O material de amônio quaternário opcionalmente éster ligado pode conter componentes adicionais opcionais, o que é conhecido na arte, em particular, solventes de baixo peso molecular, por exemplo, isopropanol e/ou etanol, e agentes co-ativos tais como amaciantes não-iônicos, por exemplo ésteres de sorbitana ou ácido graxo.
As composições usadas na invenção, quando empregadas como as composições para lavagem de tecido para a lavagem principal, em geral também conterão um ou mais reforçadores de detergência. A quantidade total de reforçador de detergência nas composições tipicamente variará de 5 a 80% em peso, preferivelmente de 10 a 60% em peso. Reforçadores inorgânicos que podem estar presentes incluem carbonato de sódio, se desejado em combinação com uma semente de cristalização para carbonato de cálcio, como descrito em GB 1.437.950 (Unilever); aluminossilicatos amorfos e cristalinos, por exemplo, zeólitos como descrito em GB 1.473.201 (Henkel), aluminossilicatos amorfos como descritos em GB 1.473.202 (Henkel) e aluminossilicatos amorfos/cristalinos mistos como descritos em GB 1.470.250 (Procter & Gamble); e silicatos em camadas como descritos em EP 164.514 (Hoechst). Os reforçadores inorgânicos de fosfato, por exemplo, ortofosfato de sódio, pirofosfato de sódio e tripolifosfato de sódio também são adequados para uso com esta invenção,
As composições utilizadas na invenção preferivelmente contêm um reforçador de aluminossilicato de metal alcalino, preferivelmente de sódio. Os aluminossilicatos de sódio podem em geral ser incorporados em quantidades de 10 a 70% em peso (base anidra), preferivelmente de 25 a 50% em peso.
O aluminossilicato de metal alcalino pode ser quer amorfo quer cristalino ou misturas dos mesmos, possuindo a fórmula geral: 0,8-1,5 Na2O. Al2O3. 0,8-6 SiO2.
Estes materiais contêm alguma água ligada e é requerido que possuam capacidade de troca iônica de cálcio de pelo menos 50 mg de CaO/g. Os aluminossilicatos de sódio preferidos contêm 1,5-3,5 unidades de SiO2 (na fórmula acima). Ambos os materiais amorfos e cristalinos podem ser preparados prontamente pela reação entre o silicato de sódio e o aluminato de sódio, como amplamente descrito na literatura. Os reforçadores de detergência de troca iônica de aluminossilicato de sódio cristalino adequados são descritos, por exemplo, em GB 1.429.143 (Procter & Gamble). Os aluminossilicatos de sódio preferidos deste tipo são os zeólitos AeX bem conhecidas comercialmente disponíveis, e suas misturas. O zeólito pode ser o zeólito 4A comercialmente disponível agora amplamente usada em pós detergentes para a lavagem de roupas. Contudo, de acordo com uma modalidade preferida da invenção, o reforçador de zeólito incorporado nas composições da invenção é zeólito P máxima em alumínio (zeólito MAP) como descrita e reivindicada em EP 384.070A (Unilever). O zeólito MAP é definido como um aluminossilicato de metal alcalino do tipo P possuindo uma razão de silício para alumínio não maior do que 1,33, preferivelmente dentro da faixa de 0,90 a 1,33, e com maior preferência dentro da faixa de 0,90 a 1,20. Especialmente preferida é o zeólito MAP possuindo uma razão de silício para alumínio não maior do que 1,07, com maior preferência de cerca de 1,00. A capacidade de ligação em cálcio do zeólito MAP é em geral de pelo menos 150 mg de CaO por g de material anidro.
Reforçadores orgânicos que podem estar presentes incluem polímeros de policarboxilato tais como poliacrilatos, copolímeros acrílico/maleico, e fosfmatos acrílicos; policarboxilatos monoméricos tais como citratos, gliconatos, óxidissuccinatos, mono-, di- e trissuccinatos de glicerol, carbóxi-metil-óxi-succinato, carbóxi-metil-óxi-malonatos, dipicolinatos, hidróxi-etil-imino-diacetatos, alquil- e alquenil-malonatos e succinatos; e sais de ácido graxo sulfonado. Esta lista não é intencionada para ser exaustiva.
Os reforçadores orgânicos especialmente preferidos são citratos, adequadamente usados em quantidades de 5 a 30% em peso, preferivelmente de 10 a 25% em peso; e polímeros acrílicos, mais especialmente copolímeros acrílico/maleico, adequadamente empregados em quantidades de 0,5 a 15% em peso, preferivelmente de 1 a 10% em peso.
Os reforçadores, ambos orgânicos e inorgânicos, estão preferivelmente presentes na forma de sal de metal alcalino, especialmente sal de sódio. As composições usadas na invenção adequadamente também podem conter um sistema alvejante. As composições para a lavagem de tecido podem conter desejavelmente compostos alvejantes peroxigenados, por exemplo, persais inorgânicos ou peróxi-ácidos orgânicos, capazes de darem peróxido de hidrogênio em solução aquosa.
Os compostos alvejantes peroxigenados apropriados incluem peróxidos orgânicos tais como uréia-peróxido, e persais inorgânicos tais como persulfatos, persilicatos, perfosfatos, percarbonatos e perboratos de metal alcalino. Os persais inorgânicos preferidos são perborato de sódio mono-hidratado e tetra-hidratado, e percarbonato de sódio.
Especialmente preferido é percarbonato de sódio possuindo um revestimento protetor contra desestabilização pela umidade. O percarbonato de sódio possuindo um revestimento protetor compreendendo metaborato de sódio e silicato de sódio é descrito em GB 2.123.044B (Kao).
O composto alvejante peroxigenado está adequadamente presente em uma quantidade de 0,1 a 35% em peso, preferivelmente de 0,5 a 25% em peso. O composto alvejante peroxigenado pode ser usado conjuntamente com um ativador de alvejante (precursor de alvejante) para melhorar a ação de alvejamento em baixas temperaturas de lavagem. O precursor de alvejante está adequadamente presente em uma quantidade de 0,1 a 8% em peso preferivelmente de 0,5 a 5% em peso.
Os precursores de alvejante preferidos são precursores de ácido peróxi-carboxílico, mais especialmente precursores de ácido peracético e precursores de ácido pernonanóico. Precursores de alvejante especialmente preferidos adequados para uso na presente invenção são Ν,Ν,Ν',Ν'- tetraacetil-etileno-diamina (TAED) e nonanoil-óxi-benzeno-sulfonato de sódio (SNOBS). Os novos precursores de alvejante de amônio quaternário e fosfônio descritos em US 4.751.015 e em US 4.818.426 (Lever Brothers Company) e em EP 402.97IA (Unilever), e os precursores de alvejante catiônicos descritos em EP 284.292A e em EP 303.520A (Kao) também são de interesse. O sistema alvejante pode ser quer suplementado com quer substituído por um peróxi-ácido. Exemplos de tais perácidos podem ser encontrados em USD 4.686.063 e em US 5.397.501 (Unilever). Um exemplo preferido é a classe de perácidos do tipo imido-peróxi-carboxílico descritos em EP A 325.288, EP A 349.940, DE 382.3172 e em EP 325.289. Um exemplo particularmente preferido é o ácido ftalimido-peróxi-capróico (PAP). Tais perácidos estão adequadamente presentes em 0,1-12% preferivelmente em 0,5-10%.
Um estabilizador de alvejante (seqüestrante de metal de transição) também pode estar presente. Os estabilizadores de alvejante adequados incluem etileno-diamino-tetraacetato (EDTA), os polifosfonatos tal como Dequest (marca comercial) e estabilizadores de não-fosfato tal como EDDS (ácido etileno-diamino-di-succínico). Estes estabilizadores de alvejante também são úteis para a remoção de manchas especialmente em produtos contendo baixos níveis de espécies alvej antes ou sem espécies alvej antes.
Um sistema alvejante especialmente preferido compreende um composto alvejante peroxigenado (preferivelmente percarbonato de sódio opcionalmente junto com um ativador de alvejante), e um catalisador de alvejamento de metal de transição como descrito e reivindicado em EP 458.397A, EP 458.398A e EP 509.787A (Unilever).
As composições empregadas na invenção também contêm uma ou mais enzimas. As enzimas apropriadas incluem as proteases, amilases, celulases, oxidases, peroxidases e lipases utilizáveis para a incorporação nas composições detergentes. As enzimas proteolíticas (proteases) preferidas são, materiais de proteína cataliticamente ativos que degradam ou alteram os tipos de proteína das manchas quando presentes como em manchas de tecido em uma reação de hidrólise. Podem ser de qualquer origem adequada, tal como de origem vegetal, animal, bacteriana ou de levedura.
Enzimas proteolíticas ou proteases de várias qualidades e origens e possuindo atividade em várias faixas de pH de 4-12 estão disponíveis e podem ser usadas na presente invenção. Exemplos de enzimas proteolíticas adequadas são as subtilisinas que são obtidas de cepas específicas de B. subtilis, B. licheniformis, tais como as subtilisinas comercialmente disponíveis Maxatase (marca comercial), fornecida pela Gist Brocades Ν. V., Delft, Holanda, e Alcalase (marca comercial), fornecida pela Novo Industri A/S, Copenhague, Dinamarca.
Particularmente apropriada é a protease obtida de uma cepa de Bacillus possuindo atividade máxima em uma faixa de pH de 8-12, estando comercialmente disponível, por exemplo na Novo Industri A/S sob os nomes comerciais registrados Esperase (marca comercial) e Savinase (marca comercial). A preparação destas e de enzimas análogas é descrita em GB 1.243.785. Outras proteases comerciais são Kazusase (marca comercial obtenível da Showa-Denko do Japão), Optimase (marca comercial da Miles Kali-Chemie, Hanover, Alemanha), e Superase (marca comercial obtenível na Pfizes dos U.S.A.).
Enzimas de detergência são comumente empregadas na forma granular em quantidades de cerca de 0,1 a cerca de 3,0% em peso. Contudo, qualquer forma física adequada da enzima pode ser empregada.
As composições utilizadas na invenção podem conter carbonato de metal alcalino, preferivelmente carbonato de sódio, com o propósito de aumentar a detergente e facilitar o processamento. O carbonato de sódio pode estar adequadamente presente em quantidades variando de 1 a 60% em peso, preferivelmente de 2 a 40% em peso. Entretanto, composições contendo pouco ou nenhum carbonato de sódio também estão dentro do escopo da invenção.
O fluxo de pó pode ser melhorado pela incorporação de uma pequena quantidade de um estruturante de pó, por exemplo, um ácido graxo (ou sabão de ácido graxo), um açúcar, um acrilato ou copolímero de acrilato/maleato, ou silicato de sódio. Um estruturante de pó preferido é sabão de ácido graxo, adequadamente presente em uma quantidade de 1 a 5% em peso.
Outros materiais que podem estar presentes em composições detergentes usadas na invenção incluem silicato de sódio; agentes e antirredeposição tais como polímeros celulósicos; sais inorgânicos tal como sulfato de sódio; agentes controladores de espuma ou reforçadores de espuma conforme apropriado; enzimas proteolíticas e lipolíticas; corantes, pontos coloridos; perfumes; controladores de espuma; agentes fluorescentes e polímeros descopulantes. Esta lista não é intencionada para ser exaustiva.
Com freqüência é vantajosa a presença de polímeros soltadores de sujeira ou de suspensão de sujeira. As composições detergentes quando diluídas no licor de lavagem (durante um típico ciclo de lavagem) tipicamente darão um pH do licor de lavagem de 7 a 10,5 para um detergente de lavagem principal.
Composições detergentes particuladas são adequadamente preparadas pela secagem por pulverização de uma lama de ingredientes insensíveis ao calor compatíveis, e depois pela pulverização sobre ou pós- dosagem daqueles ingredientes inadequados para o processamento via a lama. O formulador de detergente experiente não terá dificuldade em decidir quais ingredientes devem ser incluídos na lama e quais não.
As composições detergentes particuladas utilizadas na invenção preferivelmente possuem uma densidade aparente de pelo menos 400 g/l, com maior preferência de pelo menos 500 g/l. As composições especialmente preferidas possuem densidades aparentes de pelo menos 650 g/l, com maior preferência de pelo menos 700 g/l.
Tais pós podem ser preparados quer por densificação de pós- torre do pó seco por pulverização, quer por métodos totalmente de não-torre tais como granulação e misturação seca; em ambos os casos pode ser vantajosamente empregado um granulador / misturador de alta velocidade. Processos utilizando granuladores/misturadores de alta velocidade são descritos, por exemplo, em EP 340.013A, EP 367.339A. EP 390.25 IA e EP 420.317A(Unilever).
Composições detergentes líquidas podem ser preparadas pela misturação de seus ingredientes essenciais e opcionais em qualquer ordem desejada para proporcionar composições contendo componentes nas concentrações requisitadas. As composições líquidas usadas na presente invenção também podem estar na forma compacta o que significa que conterão um nível menor de água comparado com o de um detergente líquido convencional.
A presente invenção será agora explicada com mais detalhe por intermédio dos seguintes exemplos não limitantes.
Exemplos
Os exemplos da invenção são ilustrados por um número, os exemplos comparativos são ilustrados por uma letra maiúscula. Exemplo 1: Preparação de "monoacetato" de celulose
Este foi preparado pelos métodos de WO 91/16359.
Exemplo Ia
30,0 g de diacetato de celulose (DS 2,45) (o éster de celulose inicial), 0,08 g de molibdênio-carbonila (catalisador), 213,6 g de metanol (solvente reativo 1) e 30,0 g de água (solvente reativo 2) são carregados em um reator Parr de aço, de 1 litro, equipado com um agitador mecanicamente acoplado. O reator é selado, depois aquecido para 140°C. O tempo de aquecimento é tipicamente de 1 a 2 horas. A pressão inicial no reator é tipicamente de 1379-3447 kPa de nitrogênio. A mistura reacional é agitada a 140°C por 7 horas. Depois a mistura reacional é permitida esfriar para a temperatura ambiente, o que tipicamente demora 2 a 3 horas. Os produtos são isolados por filtração da lama resultante. O solvente reativo, bem como os subprodutos tal como acetato de metila, podem ser recuperados do filtrado por destilação. O produto é monoacetato de celulose e o rendimento é de 66%. As análises-chave são: DS = 0,48; viscosidade intrínseca (0,25 g por 100 ml de DMSO) = 0,55.
Exemplo 1b
30,0 g de diacetato de celulose (DS 2,45) (o éster de celulose inicial), 0,05 g de óxido de molibdênio (VI) e 237,3 g de metanol (solvente reativo) são carregados para dentro de um reator Parr de aço, de 1 litro, equipado com um agitador mecanicamente acoplado. O reator é selado, depois aquecido para 155°C. O tempo de aquecimento é tipicamente de 1 a 2 horas. A pressão inicial no reator é tipicamente de 1379-3447 kPa de nitrogênio. A mistura reacional é agitada a 155°C por 3 horas. Depois a mistura reacional é permitida esfriar para a temperatura ambiente, o que tipicamente demora 2 a 3 horas. Os produtos são isolados por filtração da lama resultante. O solvente reativo, bem como os subprodutos tal como acetato de metila, podem ser recuperados do filtrado por destilação. O produto é monoacetato de celulose e o rendimento é de 87%. As análises- chave são: DS = 0,50; viscosidade intrínseca (0,25 g por 100 ml de DMSO) = 1,16.
Exemplo 2: Preparação de hemissuccinato de celulose (primeira rota)
Hemissuccinato de celulose foi preparado seguindo Β. P. 410.125. Uma mistura de celulose (Whatman cellulose powder CFll que é algodão, 5 g), anidrido succínico (25 g), e piridina (75 ml) foi mantida a 65°C por uma semana. Ao ser derramada em metanol o sal de piridínio de hemissuccinato de celulose foi obtido. O sal de piridínio de hemissuccinato de celulose bruto foi lavado repetidamente com metanol para remover piridina e reagentes não utilizados. O sal de piridínio de hemissuccinato de celulose foi convertido à forma de ácido livre pela remoção da piridina sob vácuo a < 95°C.
Espectros no infravermelho dos reagentes e dos produtos foram registrados em um espectrômetro no infravermelho Bio-Rad FTS-7 usando um acessório Graseby Specac (parte no. 10500) Single Reflection Diamond ATR.
O grau de substituição do hemissuccinato de celulose preparado a partir de fibras de algodão foi determinado por uma neutralização de uma etapa dos grupos ácido carboxílico e pela hidrólise dos grupos éster, usando um excesso de hidróxido de sódio, seguidas pela titulação do excesso de hidróxido de sódio com uma solução padrão de ácido clorídrico, usando fenolftaleína como indicador. O número assim obtido foi 2,8.
O espectro no infravermelho do produto em sua forma de sal de sódio, neutralizada, possui duas bandas distintas atribuíveis ao estiramento de C=O. A banda a 1574 cm"1 é atribuível ao ânion carboxilato, uma banda que é esperada 1550-1610 cm"1. Portanto é razoável atribuir a outra banda a 1717 cm"1 ao éster, uma banda que é esperada a 1735-1750 cm'1. O espectro no infravermelho está portanto consistente com um sal de hemiéster.
Exemplo 3: Preparação de hemissuccinato de celulose (rota 2)
O hemissuccinato de celulose foi preparado seguindo GB-A- 410.125. Uma mistura de celulose (Avicel PH105, 5 g), anidrido succínico (25 g), e piridina (75 ml) foi mantida a 65°C por uma semana. Ao derramar em metanol foi obtido o sal de piridínio de hemissuccinato de celulose. O sal de piridínio de hemissuccinato de celulose bruto foi repetidamente lavado com metanol para remover a piridina e os reagentes não usados.
Quando este gel foi misturado com hidróxido de sódio aquoso diluído, ele não se dissolveu imediatamente mas permaneceu como grumos, mas estes se dissolveram lentamente para formarem uma solução quase opticamente transparente. O fato do hemissuccinato de celulose lavado com metanol não ter sido imediatamente solúvel em hidróxido de sódio aquoso diluído indicou que o hemissuccinato de celulose estava ligeiramente reticulado.
O hemissuccinato de celulose lavado com metanol foi usado para preparar um hemissucinato de celulose possuindo um grau de substituição menor e com menos reticulações para que fosse dispersável em água.
Uma solução homogênea foi preparada por hidrólise parcial do hemissuccinato de celulose como segue. Hemissuccinato de celulose preparado a partir de celulose microcristalina, na forma de um gel de sal de piridínio de hemissuccinato de celulose, dispersado em metanol, foi adicionado em 50 ml de solução de NaCl 0,1 M a 50°C. Solução de NaOH 0,1 M foi adicionada até que o pH fosse elevado para -7,0 (18,0 ml foram requeridos). Mais solução de NaOH 0,1 M foi adicionada até que o pH subisse para -10,5 (3,0 ml foram necessários). Este pH foi então mantido por 45 minutos por adições extras de solução de NaOH 0,1 M (4,2 ml foram requeridos). A mistura foi então esfriada para a temperatura ambiente e neutralizada usando HCl 1,0 M (0,18 ml foi requerido). Após este procedimento a solução ficou suavemente turva. O polímero foi separado dos sais inorgânicos por ultrafiltração (Amicon, Inc.) empregando uma membrana de triacetato de celulose com um corte de peso molecular de 10.000 (Sartorius SM 154 39).
O grau de substituição do hemissuccinato de celulose preparado por esta rota foi determinado por uma neutralização de uma etapa dos grupos ácido carboxílico e pela hidrólise dos grupos éster, usando um excesso de hidróxido de sódio, seguidas pela titulação do excesso de hidróxido de sódio com uma solução padrão de ácido clorídrico, usando fenolftaleína como indicador. O número assim obtido foi 2,0.
Exemplo 4: Preparação de 2-(2-hidróxi-l-oxo-propóxi)-propanoato de celulose
Seguindo o método descrito em DE 3.322.118 uma mistura de 2,33 g de lactídeo (3,6-dimetil-l,4-dioxano-2,5-diona) e 29,7 g de solução de celulose (obtida pela dissolução de 14 g de celulose microcristalina (Avicel PH105) inchados com 14 g de N-N-dimetil-acetamida em uma mistura de 200 ml de Ν,Ν-dimetil-acetamida e 16,8 g de cloreto de lítio) foi tratada com 1,5 ml de trietil-amina e agitada a 75°C por 1,5 horas.
2-(2-Hidróxi-l-oxo-propóxi)-propanoato de celulose foi isolado por pipetação da mistura reacional para dentro de 300 ml de metanol. O gel produto foi lavado com mais duas bateladas de 300 ml de metanol. Neste estágio o 2-(2-hidróxi-l-oxo-propóxi)-propanoato de celulose inchado com metanol foi solúvel em água.
O 2-(2-hidróxi-l-oxo-propóxi)-propanoato de celulose foi seco em um forno a vácuo na temperatura ambiente. O 2-(2-hidróxi-l-oxo- propóxi)-propanoato de celulose seco foi parcialmente solúvel.
Os exemplos 5-16 são exemplos de formulação mostrando formulações que podem se beneficiar desta invenção. Em cada caso, o Polímero descrito é o material do Exemplo 1. Exemplo 5: Pó seco por pulverização
<table>table see original document page 39</column></row><table>
Exemplo 6: Granulado detergente preparado pelo método de secagem de não-pulverização
A seguinte composição foi preparada pelo método de granulação mecânica de dois estágios descrito em EP-A-367.339.
<table>table see original document page 39</column></row><table> Exemplo 7: Líquido isotrópico para lavagem de roupas
<table>table see original document page 40</column></row><table> <table>table see original document page 41</column></row><table> Descrição da matéria-prima
<table>table see original document page 42</column></row><table>
Exemplos A, B 17 e 18
<table>table see original document page 42</column></row><table>
Os exemplos foram todos em 500 ml de água desmineralizada.
A razão de licor para pano foi de 25:1 (seis panos por pote).
Os potes foram então posicionados dentro do tergotômetro e os tecidos foram lavados a 3 O0C com uma velocidade de agitação padrão de 75 rpm por 30 minutos. Cada pano foi então enxaguado três vezes em 800 ml de água (L/C 40:1) e torcido à mão. Dez jarros de 250 ml (dois por tratamento) foram usados para a avaliação do perfume com três panos dobrados posicionados dentro de cada.
A avaliação foi realizada usando painel de perfume (20 pessoas no total). Todas as medições foram feitas empregando uma escala de 0-20 com um ponto de âncora fixado. (20 é a intensidade de perfume elevada). Jarros duplicados foram utilizados para permitir que a formação do espaço confinante de perfume, dividindo os panelistas em dois grupos.
<table>table see original document page 43</column></row><table>
Claims (16)
1. Método de melhoria da deposição de perfume sobre tecidos em um processo de tratamento na lavagem de roupas e/ou da retenção de perfume sobre tecidos lavados, caracterizado pelo fato de compreender o uso de uma composição de tratamento na lavagem de roupas compreendendo um agente de reconstituição de tecido dispersível em água ou solúvel em água para a deposição sobre um tecido durante o processo de tratamento na lavagem de roupas, no qual o agente de reconstituição, durante o processo de tratamento na lavagem de roupas, sofre uma mudança química por meio da qual a afinidade do agente de reconstituição pelo tecido é aumentada, a citada mudança química resultando na perda ou na modificação de um ou mais grupos covalentemente ligados para se tornarem pendentes de uma estrutura base polimérica do agente de reconstituição via uma ligação éster, o(s) grupo(s) éster-ligados sendo selecionados de ésteres de ácido monocarboxílico, e em que a estrutura base polimérica do agente de reconstituição compreende unidades de celulose ou outras unidades de polissacarídeo β-1,4 ligado.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o agente de reconstituição é selecionado de um ou mais materiais de fórmula geral (I): <formula>formula see original document page 44</formula> na qual pelo menos um ou mais grupos R do polímero são independentemente selecionados dos grupos de fórmulas: <formula>formula see original document page 45</formula> nas quais cada R1 é independentemente selecionado de C 1.20 alquila, C2-20 alquenila e C5-7 arila, qualquer um dos quais é opcionalmente substituído com um ou mais substituintes independentemente selecionados dos grupos C1-4alquila, C1-12alcoxila, hidroxila, vinila e fenila; e cada R é independentemente hidrogênio ou um grupo R1 como aqui anteriormente definido.
3. Método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o grau de substituição médio do total de todos os grupos nos anéis de sacarídeo do agente de reconstituição é de 0,4 a 3.
4. Método de melhoria da deposição de perfume sobre tecidos em um processo de tratamento na lavagem de roupas e/ou de melhoria da retenção de perfume sobre tecidos lavados, caracterizado pelo fato de compreender o uso de uma composição de tratamento na lavagem de roupas compreendendo um agente de reconstituição de tecido dispersável em água ou solúvel em água para a deposição sobre um tecido durante o processo de tratamento na lavagem de roupas no qual o agente de reconstituição, durante o processo de tratamento na lavagem de roupas, sofre uma mudança química por meio da qual a afinidade do agente de reconstituição pelo tecido é aumentada, a citada mudança química ocorrendo no ou para o grupo ou grupos covalentemente ligado(s) para se tornar(em) pendente(s) em uma estrutura base polimérica do agente de reconstituição e cuja estrutura base compreende unidades de celulose ou outras unidades de polissacarídeo β-1,4- ligadas, o grau de substituição médio do total de todos os grupos pendentes nos anéis de sacarídeo da estrutura base sendo de 0,3 a 3.
5. Método de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a mudança química é lise, opcionalmente catalisada por uma enzima ou outro catalisador.'
6. Método de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que a mudança química é diferente de protonação ou desprotonação.
7. Método de acordo com uma das reivindicações de 4 a 6, caracterizado pelo fato de que o(s) grupo(s) pendente(s) do agente de reconstituição compreende(m) um ou mais grupos ligados via uma respectiva ligação independentemente selecionada de ligações éster, carbamato, uréia e silila na estrutura base polimérica.
8. Método dè acordo com uma das reivindicações de 4 a 7, caracterizado pelo fato de que o agente de reconstituição é selecionado de uma ou mais moléculas de fórmula (II): <formula>formula see original document page 46</formula> na qual na qual pelo menos um ou mais grupos R do polímero são independentemente selecionados dos grupos de fórmulas: <formula>formula see original document page 46</formula> <formula>formula see original document page 47</formula> nas quais cada R1 é independentemente selecionado de C1-20 alquila, C2-20 alquenila e C5-7 arila, qualquer um dos quais está opcionalmente substituído com um ou mais substituintes independentemente selecionados dos grupos Cm alquila, C1-12 alcoxila, hidroxila, vinila e fenila; cada R2 é independentemente selecionado de hidrogênio e de grupos R1 como aqui anteriormente definidos; R3 é uma ligação ou é selecionado dos grupos C1-4 alquileno, C2-4 alquenileno e C5-7 arileno, os átomos de carbono em qualquer um destes estando opcionalmente substituído com ou mais substituintes independentemente selecionados dos grupos Cj.12 alcoxila, vinila, hidroxila, halo e amina; cada R4 é independentemente selecionado de hidrogênio, contra-cátions tais como um metal alcalino ou 1/2 Ca ou 1/2 Mg, e grupos R1 como aqui definidos anteriormente; nas quais cada R5 é independentemente selecionado do grupo consistindo de Η, C1-20 alquila, C5-7 ciclo-alquila, C7-20 aril-alquila, C7-20 alquil-arila, alquila substituída, hidróxi-alquila, (R6)2N-alquila, e (R6)3N- alquila, nas quais R6 é independentemente selecionado do grupo consistindo de H, C1-20 alquila, C5-7 ciclo-alquila, C7-20 aril-alquila, C7-20 alquil-arila, amino-alquila, alquil-amino-alquila, dialquil-amino-alquila, piperidino- alquila, morfolino-alquila, ciclo-amino-alquila e hidróxi-alquila; e grupos R que juntos com o átomo de oxigênio formando a ligação no respectivo anel de sacarídeo formam um grupo éster ou semiéster de um ácido tricarboxílicp ou policarboxílico superior ou outro ácido complexo tal como ácido cítrico, um aminoácido, um análogo de aminoácido sintético ou uma proteína.
9. Método de acordo com uma das reivindicações de 4 a 8, caracterizado pelo fato de que pelo menos alguns dos grupos do agente de reconstituição que sofrem a mudança química são selecionados de um ou mais grupos metano-sulfonato e tolueno-sulfonato independentemente selecionados e de grupos hemiéster de ácidos fumárico, malônico, itacônico, oxálico, maleico, succínico, tartárico, glutâmico, aspártico e málico.
10. Método de acordo com uma das reivindicações de 1 a 9, caracterizado pelo fato de que os grupos do agente de reconstituição que sofrem a mudança química são independentemente selecionados de um ou mais dos grupos acetato, propanoato, trifluoro-acetato, 2-(2-hidróxi-1- oxoprópóxi)-propanoato, lactato, glicolato, piruvato, crotonoato, isovalerato, cinamato, formiato, salicilato, carbamato, metil-carbamato, benzoato e gliconato.
11. Método de acordo com uma das reivindicações de 1 a 10, caracterizado pelo fato de que o agente de reconstituição compreende monoacetato de celulose.
12. Método de acordo com uma das reivindicações de 1 a 11, caracterizado pelo fato de que até 65% do número total dos grupos pendentes do agente de reconstituição são grupos diferentes daqueles que sofrem a mudança química.
13. Método de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que até 20% do número total dos outros grupos do agente de reconstituição são grupos solubilizantes em água.
14. Método de acordo com uma das reivindicações de 1 a 13, caracterizado pelo fato de que a composição compreende adicionalmente um tensoativo.
15. Método de acordo com uma das reivindicações de 1 a 14, caracterizado pelo fato de que a composição compreende 0,005% a 25% em peso de agente de reconstituição.
16. Uso de um agente de reconstituição de tecido definido nas reivindicações de 1 a 11, caracterizado pelo fato de ser para melhorar a deposição de perfume em um processo de lavagem de roupas e/ou para melhorar a retenção de perfume sobre tecidos lavados.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
GB0007664A GB2360793A (en) | 2000-03-29 | 2000-03-29 | Improving perfume deposition or retention on fabrics |
GB0007664.6 | 2000-03-29 | ||
PCT/EP2001/002221 WO2001072944A1 (en) | 2000-03-29 | 2001-02-27 | Laundry treatment for fabrics |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR0109673A BR0109673A (pt) | 2003-02-04 |
BR0109673B1 true BR0109673B1 (pt) | 2011-09-06 |
Family
ID=9888704
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0109673-7A BR0109673B1 (pt) | 2000-03-29 | 2001-02-27 | método de melhoria da deposição de perfume sobre tecidos em um processo de tratamento na lavagem de roupas e/ou da retenção de perfume sobre tecidos lavados, e, uso de um agente de reconstituição de tecido. |
Country Status (10)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US6562771B2 (pt) |
EP (1) | EP1268733B1 (pt) |
AT (1) | ATE269393T1 (pt) |
AU (1) | AU2001233803A1 (pt) |
BR (1) | BR0109673B1 (pt) |
CA (1) | CA2402469C (pt) |
DE (1) | DE60103870T2 (pt) |
ES (1) | ES2219504T3 (pt) |
GB (1) | GB2360793A (pt) |
WO (1) | WO2001072944A1 (pt) |
Families Citing this family (27)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
GB9900150D0 (en) * | 1999-01-05 | 1999-02-24 | Unilever Plc | Treatment for fabrics |
US20050130868A1 (en) * | 1999-11-10 | 2005-06-16 | Evans K D. | Multiuse, solid cleaning device and composition |
GB0007654D0 (en) * | 2000-03-29 | 2000-05-17 | Unilever Plc | Laundry treatment for fabrics |
GB0117768D0 (en) * | 2001-07-20 | 2001-09-12 | Unilever Plc | Use of polymers in fabrics cleaning |
WO2003010268A1 (en) * | 2001-07-20 | 2003-02-06 | Unilever Plc | Use of compounds in products for laundry applications |
WO2003054279A2 (en) * | 2001-12-20 | 2003-07-03 | The Procter & Gamble Company | Treatment of fabric articles |
ATE453616T1 (de) * | 2003-04-14 | 2010-01-15 | Givaudan Sa | Organische verbindungen |
US7910531B2 (en) * | 2004-06-17 | 2011-03-22 | C2C Technologies Llc | Composition and method for producing colored bubbles |
EP1828365A1 (en) * | 2004-12-21 | 2007-09-05 | Degussa GmbH | Perfume delivery system |
US20060165740A1 (en) * | 2005-01-24 | 2006-07-27 | Goldschmidt Chemical Corporation | Perfume delivery system |
US20060257439A1 (en) * | 2005-03-29 | 2006-11-16 | Sabnis Ram W | Cleansing compositions with color changing indicator |
US20060222601A1 (en) * | 2005-03-29 | 2006-10-05 | Sabnis Ram W | Oral care compositions with color changing indicator |
US20060236470A1 (en) * | 2005-03-29 | 2006-10-26 | Sabnis Ram W | Novelty compositions with color changing indicator |
US20060222675A1 (en) * | 2005-03-29 | 2006-10-05 | Sabnis Ram W | Personal care compositions with color changing indicator |
US20070010400A1 (en) * | 2005-07-06 | 2007-01-11 | Sabnis Ram W | Use of color changing indicators in consumer products |
DE102007037430A1 (de) * | 2007-08-08 | 2009-02-12 | Henkel Ag & Co. Kgaa | Farbschützendes Wasch- oder Reinigungsmittel mit optischem Aufheller |
US9550127B2 (en) | 2013-03-21 | 2017-01-24 | Thomas J. Lochtefeld | Padded grate drainage system for water rides |
DE102013219183A1 (de) * | 2013-09-24 | 2015-03-26 | Henkel Ag & Co. Kgaa | Cellulosecarbamate als schmutzablösevermögende Wirkstoffe |
CA2869343C (en) | 2013-10-30 | 2018-02-13 | Oriol A. Vicente | Inflatable surfing apparatus and method |
US10335694B2 (en) | 2015-11-12 | 2019-07-02 | Whitewater West Industries Ltd. | Method and apparatus for fastening of inflatable ride surfaces |
CA2948584A1 (en) | 2015-11-12 | 2017-05-12 | Whitewater West Industries Ltd. | Transportable inflatable surfing apparatus and method |
CA2948581C (en) | 2015-11-13 | 2024-01-16 | Whitewater West Industries Ltd. | Inflatable surfing apparatus and method of providing reduced fluid turbulence |
DE102016202143A1 (de) | 2016-02-12 | 2017-08-17 | Henkel Ag & Co. Kgaa | 6-Desoxy-6-amino-cellulosen als schmutzablösevermögende Wirkstoffe |
US11273383B2 (en) | 2017-11-10 | 2022-03-15 | Whitewater West Industries Ltd. | Water ride attraction incorporating a standing wave |
DE102018209990A1 (de) | 2018-06-20 | 2019-12-24 | Henkel Ag & Co. Kgaa | Xylosecarbamate als schmutzablösevermögende Wirkstoffe |
WO2023138838A1 (en) * | 2022-01-20 | 2023-07-27 | Unilever Ip Holdings B.V. | Composition |
WO2023138837A1 (en) * | 2022-01-20 | 2023-07-27 | Unilever Ip Holdings B.V. | Use |
Family Cites Families (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US4235735A (en) * | 1979-07-30 | 1980-11-25 | Milliken Research Corporation | Laundry detergent containing cellulose acetate anti-redeposition agent |
US4464271A (en) * | 1981-08-20 | 1984-08-07 | International Flavors & Fragrances Inc. | Liquid or solid fabric softener composition comprising microencapsulated fragrance suspension and process for preparing same |
US5236615A (en) * | 1991-08-28 | 1993-08-17 | The Procter & Gamble Company | Solid, particulate detergent composition with protected, dryer-activated, water sensitive material |
ES2350721T3 (es) * | 1996-12-23 | 2011-01-26 | Givaudan Nederland Services B.V. | Composiciones que contienen perfume. |
ES2191969T3 (es) | 1997-09-15 | 2003-09-16 | Procter & Gamble | Composiciones detergentes para el lavado de la ropa con polimeros basados en celulosa para proporcionar beneficios de aspecto e integridad a los tejidos lavados con ellas. |
HUP0003572A3 (en) * | 1997-09-15 | 2001-08-28 | Procter & Gamble | Laundry detergent compositions with cyclic amine based polymers to provide appearance and integrity benefits to fabrics laundered therewith |
AU6200999A (en) * | 1998-09-30 | 2000-04-17 | Unilever Plc | Treatment for fabrics |
-
2000
- 2000-03-29 GB GB0007664A patent/GB2360793A/en not_active Withdrawn
-
2001
- 2001-02-27 DE DE60103870T patent/DE60103870T2/de not_active Expired - Lifetime
- 2001-02-27 EP EP01905825A patent/EP1268733B1/en not_active Expired - Lifetime
- 2001-02-27 AT AT01905825T patent/ATE269393T1/de not_active IP Right Cessation
- 2001-02-27 WO PCT/EP2001/002221 patent/WO2001072944A1/en active IP Right Grant
- 2001-02-27 AU AU2001233803A patent/AU2001233803A1/en not_active Abandoned
- 2001-02-27 CA CA2402469A patent/CA2402469C/en not_active Expired - Fee Related
- 2001-02-27 ES ES01905825T patent/ES2219504T3/es not_active Expired - Lifetime
- 2001-02-27 BR BRPI0109673-7A patent/BR0109673B1/pt not_active IP Right Cessation
- 2001-03-29 US US09/821,613 patent/US6562771B2/en not_active Expired - Fee Related
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
GB0007664D0 (en) | 2000-05-17 |
ES2219504T3 (es) | 2004-12-01 |
DE60103870T2 (de) | 2004-11-04 |
AU2001233803A1 (en) | 2001-10-08 |
US20010036907A1 (en) | 2001-11-01 |
BR0109673A (pt) | 2003-02-04 |
DE60103870D1 (de) | 2004-07-22 |
EP1268733B1 (en) | 2004-06-16 |
US6562771B2 (en) | 2003-05-13 |
EP1268733A1 (en) | 2003-01-02 |
WO2001072944A1 (en) | 2001-10-04 |
ATE269393T1 (de) | 2004-07-15 |
CA2402469C (en) | 2010-10-26 |
CA2402469A1 (en) | 2001-10-04 |
GB2360793A (en) | 2001-10-03 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR0109673B1 (pt) | método de melhoria da deposição de perfume sobre tecidos em um processo de tratamento na lavagem de roupas e/ou da retenção de perfume sobre tecidos lavados, e, uso de um agente de reconstituição de tecido. | |
ES2245122T3 (es) | Tratamiento para tejidos. | |
AU739044B2 (en) | Laundry detergent compositions with cellulosic based polymers to provide appearance and integrity benefits to fabrics laundered therewith | |
ES2675289T3 (es) | Polímeros para aplicaciones de lavado de ropa | |
ES2227160T3 (es) | Tratamiento de lavado para tejidos. | |
ES2354600T3 (es) | Polímeros para aplicaciones de lavandería. | |
ES2217823T3 (es) | Tratamiento para sustratos. | |
ES2272758T3 (es) | Tratamiento para sustratos. | |
ES2316639T3 (es) | Polimeros y su uso. | |
US6517588B2 (en) | Laundry treatment for fabrics | |
ES2251469T3 (es) | Tratamiento de lavado para tejidos. | |
ES2225410T3 (es) | Composicion de lavanderia. | |
GB2360791A (en) | Softening treatment for fabrics | |
CA2403435C (en) | Laundry treatment granule and detergent composition containing same | |
GB2360792A (en) | Laundry treatment composition containing a rebuild agent | |
GB2360794A (en) | Cellulose derivative rebuild agent for fabrics | |
GB2313379A (en) | A detergent composition comprising perfume |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B07A | Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette] | ||
B06A | Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/09/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |
|
B21F | Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time |
Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE. |
|
B24J | Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12) |