WO2020168401A1 - Ponte tremolo para instrumento musical de cordas - Google Patents

Ponte tremolo para instrumento musical de cordas Download PDF

Info

Publication number
WO2020168401A1
WO2020168401A1 PCT/BR2020/050042 BR2020050042W WO2020168401A1 WO 2020168401 A1 WO2020168401 A1 WO 2020168401A1 BR 2020050042 W BR2020050042 W BR 2020050042W WO 2020168401 A1 WO2020168401 A1 WO 2020168401A1
Authority
WO
WIPO (PCT)
Prior art keywords
bridge
tremolo
base
musical instrument
tremolo bridge
Prior art date
Application number
PCT/BR2020/050042
Other languages
English (en)
French (fr)
Inventor
Adriano Zumsteg
Original Assignee
Adriano Zumsteg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority to BR102019003634-6 priority Critical
Priority to BR102019003634A priority patent/BR102019003634A2/pt
Priority to BR102020002592-9 priority
Priority to BR102020002592 priority
Application filed by Adriano Zumsteg filed Critical Adriano Zumsteg
Publication of WO2020168401A1 publication Critical patent/WO2020168401A1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G10MUSICAL INSTRUMENTS; ACOUSTICS
    • G10DSTRINGED MUSICAL INSTRUMENTS; WIND MUSICAL INSTRUMENTS; ACCORDIONS OR CONCERTINAS; PERCUSSION MUSICAL INSTRUMENTS; AEOLIAN HARPS; SINGING-FLAME MUSICAL INSTRUMENTS; MUSICAL INSTRUMENTS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G10D3/00Details of, or accessories for, stringed musical instruments, e.g. slide-bars
    • G10D3/04Bridges
    • GPHYSICS
    • G10MUSICAL INSTRUMENTS; ACOUSTICS
    • G10DSTRINGED MUSICAL INSTRUMENTS; WIND MUSICAL INSTRUMENTS; ACCORDIONS OR CONCERTINAS; PERCUSSION MUSICAL INSTRUMENTS; AEOLIAN HARPS; SINGING-FLAME MUSICAL INSTRUMENTS; MUSICAL INSTRUMENTS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G10D3/00Details of, or accessories for, stringed musical instruments, e.g. slide-bars
    • G10D3/14Tuning devices, e.g. pegs, pins, friction discs or worm gears
    • G10D3/147Devices for altering the string tension during playing
    • G10D3/153Tremolo devices

Abstract

A presente invenção se refere a uma ponte tremolo para instrumento musical de cordas (com pivôs já instalados) que compreende uma base; pelo menos uma parte móvel; pelo menos um sulco em pelo menos um lado da base; pelo menos um mecanismo de travamento; em que o pelo menos um sulco é configurado de modo a ajustar de maneira deslizante a pelo menos uma parte móvel de acordo com o posicionamento dos pivôs; e em que o pelo menos um mecanismo de travamento é configurado de modo a fixar transversalmente a ponte tremolo no instrumento musical.

Description

Relatório Descritivo de Patente de Invenção para“PONTE TREMOLO PARA INSTRUMENTO MUSICAL DE CORDAS”
CAMPO DA INVENÇÃO
[001]. A presente invenção está inserida no campo de instrumentos musicais de cordas, mais precisamente aplicada a pontes tremolo.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[002]. Os instrumentos de cordas são instrumentos musicais cuja fonte primária de som é a vibração de uma corda tensionada quando beliscada, percutida ou friccionada.
[003]. Cordas mais longas produzem notas mais graves que as mais curtas. Cordas mais grossas (com maior densidade linear) produzem notas mais graves que as mais finas. Há instrumentos em que todas as cordas têm o mesmo comprimento, mas a tensão e espessura variam, como a guitarra.
[004]. Há uma grande variedade de formatos, tamanhos, quantidades de cordas e maneiras de executar instrumentos de cordas, mas o que todos têm em comum é que as cordas são estendidas entre dois pontos de apoio e tensionadas de modo que a maior parte do seu comprimento fique livre para vibrar. A grande maioria dos instrumentos possui algum mecanismo de controle da tensão das cordas, por parafusos, cravelhas ou alavancas.
[005]. Devido ao pequeno volume sonoro que a vibração de uma corda produz, a maioria dos instrumentos de cordas têm uma caixa acústica que amplifica o som produzido, como o caso do violino, da viola, do violoncelo, do contrabaixo e do violão. Alguns instrumentos não possuem caixa de ressonância e necessitam de amplificação externa, como a guitarra elétrica e o baixo.
[006]. As cordas estão ligadas aos instrumentos (como guitarra, violão, violino e outros) por um mecanismo denominado ponte. As pontes são diferentes em muitos aspectos, sendo que, de modo geral, dividem-se em dois tipos principais: fixa e móvel. [007]. A ponte fixa mantém-se ligada ao corpo do instrumento sem apresentar qualquer tipo de flexibilidade. Possui, geralmente, seis saddles (carrinhos); que podem variar seu número para mais ou menos e; servem como apoio para as cordas que, neste tipo de ponte, passam por dentro da guitarra. A regulagem de altura das cordas é feita por meio dos dois pivôs localizados na parte dianteira/lateral ou transversal da ponte. Já o ajuste de oitavas é realizado por meio dos parafusos dos saddles. Uma das grandes vantagens deste tipo de ponte é manter o instrumento afinado por mais tempo.
[008]. Dentro da classificação de ponte fixa encontra-se a ponte Tune-O- Matic que, por sua vez, compreende a ponte e o cavalete ( tailpiece ). O ajuste das oitavas é feito pelos saddles dentro da ponte, sendo que a regulagem de altura das cordas é feita pelos dois parafusos nas laterais da ponte, o que pode dificultar um pouco o processo uma vez que não há a possibilidade de regular as cordas individualmente.
[009]. A ponte móvel (articulada com mola) possui uma alavanca (também conhecida como barra de vibrato, barra de tremolo ou barra whammy) cuja movimentação permite variar rapidamente a tensão e o comprimento das cordas para alterar o tom. A alavanca pode apresentar variações no efeito produzido (tremolo ou de vibrato) e na maneira em que é rosqueada na ponte. Este tipo de ponte apresenta ajuste individual dos saddles, bem como da altura das cordas. É possível encontrar modelos de pontes móveis fixadas no corpo do instrumento tanto por seis ou apenas dois parafusos, a depender dos diversos tipos de marcas existentes no mercado.
[0010]. No estado da técnica é possível encontrar diversas tecnologias no campo de pontes para instrumentos musicais. Conforme descrito adiante, é possível observar que há uma significativa preocupação no travamento e/ou destravamento da ponte tremolo, possibilitando a alteração da sua configuração de flutuante para fixa. Além disso, descreve-se o travamento por pivôs que podem adaptar-se tanto em guitarras como em violões, bem como a movimentação de pontes que podem girar nos postes de articulação/pivôs a fim de reduzir as tensões no corpo do instrumento musical. [0011]. O pedido de patente US10140964 descreve uma primeira ponte tremolo que compreende um braço e um mecanismo de travamento. O braço pode ser girado para uma posição travada e destravada. Quando na posição travada, o mecanismo de travamento fixa a ponte da guitarra em sua posição atual em relação à guitarra. Por outro lado, quando o braço é girado para uma posição destravada, a ponte da guitarra pode se inclinar livremente. O mecanismo de travamento compreende ainda uma porção de desvio para pressionar o pino de pressão em uma direção oposta. Nesta configuração, quando o braço é girado em sua posição destravada, o pino de pressão retrai- se no mesmo eixo e desengata a placa do corpo. Assim, a ponte da guitarra pode se inclinar livremente.
[0012]. O pedido de patente US10204603 descreve um sistema tremolo que possui uma placa traseira montada na parte traseira do corpo da guitarra e um bloco de ponte ou tremolo com uma placa superior montada na face superior do corpo da guitarra. O braço geralmente é em forma de L e gira em um eixo vertical, encaixando-se em um furo em um lado do bloco de tremolo, de modo que o tremolo faz parte do bloco da ponte. O braço gira e move-se para baixo para travar e engatar um receptor que é montado de forma ajustável na placa traseira. O braço é girado na outra direção para destravar o bloco em uma posição flutuante, onde o guitarrista pode usar o braço do tremolo para dobrar as notas.
[0013]. O pedido de patente US2015279340 descreve uma placa de ponte associada a um corpo de uma guitarra. A placa da ponte tem uma superfície superior, um chanfro na parte inferior da placa da ponte, pelo menos um orifício de fixação definido através da placa da ponte e pelo menos um recesso definido na superfície superior. Uma fixação de montagem é recebida através do orifício de fixação e no corpo da guitarra. Uma porção da fixação de montagem localizada acima da superfície superior da placa da ponte é acomodada no recesso quando a placa da ponte é inclinada, permitindo que a placa da ponte se incline em pelo menos um ponto de articulação constante alinhado, mantendo também o contato através do chanfro na parte inferior da placa da ponte, no corpo da guitarra.
[0014]. O pedido de patente US9691364 tem como objetivo principal integrar o eixo de tremolo com o elemento de pressão que compreende uma mola plana formada com pelo menos uma dobra flexível compreendendo um eixo de tremolo, posicionado essencialmente no mesmo local que o eixo de um tremolo de fulcro tradicional, na borda principal do tremolo mais próximo da porca, transversalmente a direção das cordas, presa entre a placa base do tremolo, apoiando de forma ajustável os módulos de entonação e o corpo ou a placa de suporte.
[0015]. O pedido de patente US10157597 descreve um dispositivo que pode ser adaptado para funcionar com pontes de tremolo e instrumentos existentes ou incorporado em novos artigos. Este dispositivo permite que o tocador de instrumento alterne um conjunto de ponte de tremolo de flutuante total para parado em uma direção ou bloqueado nas duas direções de movimento com o mínimo esforço. Isso é realizado com uma parada retrátil que pode ser colocada em um mínimo de posições destravadas ou travadas, permitindo flutuação total ou parada em uma operação de direção do conjunto da ponte. Um conjunto de roda giratória pode ser manipulado para prender o bloco de tremolo contra a parada retrátil, impedindo o movimento nas duas direções.
[0016]. A despeito da significativa preocupação refletida no estado da técnica, cumpre observar que as pontes atualmente encontradas no mercado estão diretamente relacionadas com a marca ou o modelo de instrumento de acordo com o seu fabricante. Em outras palavras, uma ponte tremolo, por exemplo, sai da fábrica ajustada de acordo com as peculiaridades de determinado instrumento musical, não sendo possível a sua substituição por uma ponte de outro fabricante em razão de a distância entre os pivôs (onde a ponte apoia-se) variar de acordo com o modelo para o qual a mesma foi desenvolvida.
[0017]. Considerando as necessidades mercadológicas e financeiras relacionadas aos instrumentos musicais, o presente pedido de patente apresenta uma solução que alia diferenciais técnicos, vantagens económicas, segurança e confiabilidade que será revelada a seguir. OBJETIVOS DA INVENÇÃO
[0018]. Assim, o objetivo da presente invenção é o de proporcionar uma ponte tremolo universal para instrumento musical de cordas; ou seja, uma ponte compatível com a disposição de qualquer instrumento musical de cordas existente no mercado.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0019]. A presente invenção atinge esse e outros objetivos por meio de uma ponte tremolo para instrumento musical de cordas (com pivôs já instalados) que compreende uma base; pelo menos uma parte móvel; pelo menos um sulco em pelo menos um lado da base; pelo menos um mecanismo de travamento; em que o pelo menos um sulco é configurado de modo a ajustar de maneira deslizante a pelo menos uma parte móvel de acordo com o posicionamento dos pivôs; e em que o pelo menos um mecanismo de travamento é configurado de modo a fixar transversalmente a ponte tremolo no instrumento musical.
[0020]. Ainda, a presente invenção atinge esse e outros objetivos pelo fato de a pelo menos uma parte móvel fixar a ponte tremolo em um dos pivôs, conforme suas distâncias variadas.
[0021]. Outrossim, a presente invenção atinge esse e outros objetivos pelo fato de a base (30) compreender ângulos iguais em pelo menos um lado da ponte tremolo (1 ) e serem configurados de modo a encaixar lateralmente a ponte tremolo (1 ) no instrumento musical.
[0022]. Adicionalmente, a ponte tremolo para instrumento musical de corda compreende pelo menos dois orifícios dispostos lateralmente na base; e pelo menos uma tampa para pelo menos um orifício da base; em que os pelo menos dois orifícios são configurados de modo a fixar uma alavanca no instrumento musical; e em que a tampa é configurada de modo a fechar um dos pelo menos dois orifícios da base em desuso. Neste sentido, um dos pelo menos dois orifícios dispostos lateralmente na base pode ser utilizado por músicos destros e outro dos pelo menos dois orifícios dispostos lateralmente na base ser utilizado por músicos canhotos. DESCRIÇÃO DETALHADA DOS DESENHOS
[0023]. A presente invenção será mais bem detalhada e elucidada com base nas figuras a seguir:
[0024]. Figura 1 ilustra uma primeira concretização preferida do objeto da presente invenção;
[0025]. Figura 2 ilustra uma segunda concretização preferida do objeto da presente invenção;
[0026]. Figura 3 ilustra uma terceira concretização preferida do objeto da presente invenção;
[0027]. Figura 4A ilustra uma vista anterior da primeira concretização preferida do objeto da presente invenção;
[0028]. Figura 4B ilustra uma vista superior da primeira concretização preferida do objeto da presente invenção;
[0029]. Figura 5 ilustra detalhe do mecanismo de microafinação do objeto da presente invenção;
[0030]. Figura 6 ilustra detalhe do mecanismo de travamento do objeto da presente invenção;
[0031]. Figura 7 ilustra a primeira concretização preferida da ponte tremolo objeto da presente invenção fixada a uma guitarra para destro;
[0032]. Figura 8 ilustra a primeira concretização preferida da ponte tremolo objeto da presente invenção fixada a uma guitarra para canhoto;
[0033]. Figura 9 ilustra a segunda concretização preferida da ponte tremolo objeto da presente invenção fixada a uma guitarra para destro;
[0034]. Figura 10 ilustra a segunda concretização preferida da ponte tremolo objeto da presente invenção fixada a uma guitarra para canhoto;
[0035]. Figura 1 1 ilustra a terceira concretização preferida da ponte tremolo objeto da presente invenção fixada a uma guitarra para destro;
[0036]. Figura 12 ilustra a terceira concretização preferida da ponte tremolo objeto da presente invenção fixada a uma guitarra para canhoto;
[0037]. Figura 13 ilustra a quarta concretização preferida da ponte tremolo objeto da presente invenção fixada a uma guitarra para destro;
[0038]. Figura 14 ilustra a quarta concretização preferida da ponte tremolo objeto da presente invenção fixada a uma guitarra para canhoto.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0039]. A presente invenção refere-se a uma ponte tremolo 1 universal para instrumento musical de cordas compatível com a disposição de qualquer instrumento musical de cordas existente no mercado, independentemente de marca ou modelo.
[0040]. Uma das vantagens da ponte tremolo 1 objeto da presente invenção é o de viabilizar a substituição de uma ponte de instrumento musical que tenha sido danificada e que precise ser substituída. Além disso, o fato de a ponte tremolo 1 ora revelada ser compatível com qualquer instrumento de cordas permite que um músico possa utilizá-la independentemente da marca ou modelo de seu instrumento musical. Adicionalmente, a presente ponte tremolo 1 apresenta o diferencial de compreender dois orifícios dispostos 18 lateralmente em sua base a fim de proporcionar a escolha do músico sobre a melhor posição da alavanca, auxiliando destros e canhotos nesse sentido. E, finalmente, a ponte tremolo 1 descrita no presente documento traz vantagens financeiras pelo fato de apresentar uma configuração tecnologicamente eficaz que a permite ser fixada em instrumentos nacional e/ou internacionalmente fabricados, sendo universal, adaptando-se facilmente às variações das distâncias entre os pivôs 26.
[0041]. A presente invenção possibilita que mesmo que o músico tenha que mudar o lado da guitarra (destro pra canhoto ou vice-versa), ele o faça com praticidade e facilidade. As figuras 7 a 14 ilustram estas possibilidades. Esta característica particular não é encontrada nas pontes tremolo atualmente existentes, uma vez que elas possuem furo apenas de um lado da base da ponte; ou seja; com apenas uma ponte destas ele poderá usar tanto em guitarras para destro como para canhotos devido a sua furação. Assim, é mais fácil instalar a ponte tremolo objeto da presente invenção do que alterar corda por corda do instrumento. [0042]. A compatibilidade da ponte tremolo 1 descrita na presente invenção somente é possível em vista de um mecanismo único e exclusivo de partes móveis 16, ilustradas nas figuras 13 e 14, cuja configuração permite o deslocamento destas partes móveis até que se ajustem de acordo com o posicionamento dos pivôs compreendidos pelo instrumento musical.
[0043]. Além disso, a ponte tremolo 1 apresenta uma disposição inovadora em sua base com ângulos iguais em pelo menos um lado da ponte 1 a fim de possibilitar a adaptação da referida ponte 1 a diferentes variações de distâncias entre os pivôs de instrumentos musicais de qualquer marca, modelo ou nacionalidade.
[0044]. A Figura 1 ilustra uma concretização preferida da ponte tremolo 1 compreendendo pelo menos dois orifícios 18 dispostos lateralmente em sua base 30 a fim de proporcionar ao músico a escolha mais confortável acerca do posicionamento da alavanca, suprindo dessa maneira as necessidades de pessoas destras ou canhotas.
[0045]. Ainda nas Figuras 13 e 14 é ilustrado pelo menos um sistema de regulagem das partes móveis, selecionado entre parafusos, sistema de interferência, ranhuras e sulcos e similares.
[0046]. As Figuras 13 e 14 ilustram ainda partes móveis 16 que podem deslizar sobre sulcos 17 na base 30 da ponte tremolo 1 a fim de adaptarem-se ao posicionamento dos pivôs já instalados no instrumento musical e assim promoverem a fixação da ponte tremolo 1 . Os referidos sulcos 17 podem estar dispostos na parte superior e/ou inferior da base 30, ou ainda de qualquer maneira que permita o deslocamento das partes móveis. As partes móveis ou parte móvel, por sua vez, podem ser selecionadas entre abas, garras, pinças e similares.
[0047]. A Figura 2 ilustra os dois orifícios 18 dispostos lateralmente na base 30 da ponte tremolo 1 configurados de modo a fixar a alavanca no instrumento musical do lado que for mais apropriado ao músico. Adicionalmente, nas figuras 13 e 14 é ilustrada uma tampa 25 configurada de modo a fechar o orifício 18 que estiver em desuso. [0048]. A Figura 3 ilustra a base 30 da ponte tremolo 1 compreendendo ângulos iguais em pelo menos um de seus lados a fim de proporcionar o encaixe da ponte 1 lateralmente no instrumento musical. Desta maneira, a base 30 pode apresentar cortes retos e/ou circulares, com ou sem vincos angulados e/ou retos, com ou sem angulações.
[0049]. Em uma concretização preferida da presente invenção, na base 30 da ponte tremolo, é possível incluir um trilho (não ilustrado) com pinça em aço mola entrando nos dentes e travando como forma alternativa de mecanismo de travamento. Conforme o usuário move a dita pinça, ela corre e altera sua distância/medida, travando pra se ajustar às diferentes medidas entre pivôs.
[0050]. Esta pinça de aço mola pode envolver a parte da frente da base da ponte tremolo objeto da presente invenção, passando por baixo, onde deslizará através de sulco(s) na parte de baixo da ponte.
[0051]. A Figura 4A ilustra uma vista anterior do objeto da presente invenção.
[0052]. A Figura 4B ilustra vista superior dos saddles 12 e as figuras 5 e 6 ilustram detalhes do mecanismo de regulagem dos saddles 12 em vistas laterais da ponte tremolo da presente invenção.
[0053]. Ainda, em uma concretização preferida, a ponte tremolo 1 objeto da presente invenção compreende:
- pelo menos dois orifíciosl 8 dispostos lateralmente na base 30; e
- pelo menos uma tampa 25 para pelo menos um dos pelo menos dois orifícios 18 da base 30;
- em que os orifícios 18 são configurados de modo a fixar uma alavanca no instrumento musical; e
- em que a tampa 25 é configurada de modo a fechar um dos pelo menos dois orifícios 18 da base em desuso.
[0054]. Tendo sido descrito um exemplo de uma concretização preferida da presente invenção, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras variações possíveis do conceito inventivo descrito, sendo limitadas tão somente pelo teor das reivindicações apensas, í incluídos os possíveis equivalentes.

Claims

REIVINDICAÇÕES
1. Ponte tremolo (1 ) para instrumento musical de cordas com pivôs instalados, caracterizada por compreender:
uma base (30);
pelo menos uma parte móvel;
pelo menos um sulco (17) em pelo menos um lado da base (30);
em que o pelo menos um sulco (17) é configurado de modo a ajustar de maneira deslizante a pelo menos uma parte móvel de acordo com o posicionamento dos pivôs; e em que o pelo menos um mecanismo de travamento é configurado de modo a fixar transversalmente a ponte tremolo (1 ) no instrumento musical.
2. Ponte tremolo (1 ), de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por a pelo menos uma parte móvel fixar a ponte (1 ) em um dos pivôs do instrumento musical.
3. Ponte tremolo (1 ), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por a base (30) compreender ângulos iguais em pelo menos um lado da ponte tremolo (1 ) e serem configurados de modo a encaixar lateralmente a ponte tremolo (1 ) no instrumento musical.
4. Ponte tremolo (1 ), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por compreender:
pelo menos dois orifícios (18) dispostos lateralmente na base (30); e pelo menos uma tampa (25) para pelo menos um dos pelo menos dois orifícios (18) da base (30);
em que os orifícios (18) são configurados de modo a fixar uma alavanca no instrumento musical; e
em que a tampa (25) é configurada de modo a fechar um dos pelo menos dois orifícios (18) da base em desuso.
5. Ponte tremolo (1 ), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
4, caracterizado por um dos pelo menos dois orifícios (18) dispostos lateralmente na base (30) ser utilizado por músicos destros e outro dos pelo menos dois orifícios (18) dispostos lateralmente na base (30) ser utilizado por músicos canhotos.
6. Ponte tremolo (1 ), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
5, caracterizada por ser compatível com a disposição de qualquer instrumento musical de cordas.
PCT/BR2020/050042 2019-02-22 2020-02-14 Ponte tremolo para instrumento musical de cordas WO2020168401A1 (pt)

Priority Applications (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019003634-6 2019-02-22
BR102019003634A BR102019003634A2 (pt) 2019-02-22 2019-02-22 universal tremolo bridge for musical instruments
BR102020002592-9 2020-02-06
BR102020002592 2020-02-06

Publications (1)

Publication Number Publication Date
WO2020168401A1 true WO2020168401A1 (pt) 2020-08-27

Family

ID=72143289

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PCT/BR2020/050042 WO2020168401A1 (pt) 2019-02-22 2020-02-14 Ponte tremolo para instrumento musical de cordas

Country Status (1)

Country Link
WO (1) WO2020168401A1 (pt)

Citations (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4782732A (en) * 1987-03-23 1988-11-08 Kabushiki Kaisha Arai Gakkiten Split tremolo device
US5109745A (en) * 1989-09-14 1992-05-05 Yamaha Corporation Tremolo unit for an electronic guitar
US6297434B1 (en) * 1999-08-11 2001-10-02 Jose Mario Martello Wedge adjustable bridge for stringed instruments
WO2007081273A1 (en) * 2006-01-16 2007-07-19 Sonoinvent Ab Tremolo means
US8816177B2 (en) * 2012-08-22 2014-08-26 Gotoh Gut Co., Ltd. Bridge for string instrument, saddle for string instrument, and string instrument therewith
US9299326B1 (en) * 2015-01-20 2016-03-29 Brian A. Tomczak Multiple string tremolo assembly
US9818382B2 (en) * 2011-01-11 2017-11-14 Floyd D. Rose Top mounted tremolo and tuning apparatus

Patent Citations (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4782732A (en) * 1987-03-23 1988-11-08 Kabushiki Kaisha Arai Gakkiten Split tremolo device
US5109745A (en) * 1989-09-14 1992-05-05 Yamaha Corporation Tremolo unit for an electronic guitar
US6297434B1 (en) * 1999-08-11 2001-10-02 Jose Mario Martello Wedge adjustable bridge for stringed instruments
WO2007081273A1 (en) * 2006-01-16 2007-07-19 Sonoinvent Ab Tremolo means
US9818382B2 (en) * 2011-01-11 2017-11-14 Floyd D. Rose Top mounted tremolo and tuning apparatus
US8816177B2 (en) * 2012-08-22 2014-08-26 Gotoh Gut Co., Ltd. Bridge for string instrument, saddle for string instrument, and string instrument therewith
US9299326B1 (en) * 2015-01-20 2016-03-29 Brian A. Tomczak Multiple string tremolo assembly

Non-Patent Citations (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Title
CATÁLOGO DE PEGAS, Retrieved from the Internet <URL:https://web.archive.org/web/20190517215445/https://www.halder.com)/eng/Products/Standard-Parts/Clamping-Elements/Horizontal-ClampingElements/Clamping-Claws#article_group_assembly_examples> *

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6175066B1 (en) Tuning means for stringed musical instrument
AU2007225059B2 (en) Stringed musical instrument using spring tension
US6911590B2 (en) Interchangeable guitar
US3411394A (en) Fretted instruments tremolo-vibrato tuning system
US7145065B2 (en) Releasable tremolo lock device
US7045693B2 (en) Tuning systems for stringed musical instruments
US3407696A (en) Stringed musical instrument stable, harmonic-free tuning
CA2021488C (en) Tremolo and tuning apparatus
US4453443A (en) Pitch stabilized string suspension system for musical instruments
US5549027A (en) Stringed acoustic musical instrument
US4250790A (en) Capo
US3290980A (en) Bridge constructions for guitars
US7855330B2 (en) Modular bridge for stringed musical instrument
JP3902182B2 (ja) 弦楽器用ブリッジ及び電気ギター
US7060888B2 (en) Movable stringed instrument pickup system
US7579535B2 (en) Folding electronic instrument
US7427703B2 (en) Releasable tremolo lock device
WO1984001048A1 (en) Combined bridge and vibrato tailpiece assembly
US4856404A (en) Guitar with tuning changing, key changing, chord changing and modulating capabilities
US7816592B2 (en) Stringed instrument string action adjustment
US20160351174A1 (en) Musical instrument pitch changer
EP1333423B1 (en) Tremolo unit for string instrument
US6806411B1 (en) Microtuner for stringed musical instruments
US3538807A (en) Interchangeable stringed instrument
US4583440A (en) Capo for guitar and banjo

Legal Events

Date Code Title Description
121 Ep: the epo has been informed by wipo that ep was designated in this application

Ref document number: 20758692

Country of ref document: EP

Kind code of ref document: A1

DPE1 Request for preliminary examination filed after expiration of 19th month from priority date (pct application filed from 20040101)