PT99811B - Processo e dispositivo para a deteccao de oleos minerais marcados - Google Patents

Processo e dispositivo para a deteccao de oleos minerais marcados Download PDF

Info

Publication number
PT99811B
PT99811B PT99811A PT9981191A PT99811B PT 99811 B PT99811 B PT 99811B PT 99811 A PT99811 A PT 99811A PT 9981191 A PT9981191 A PT 9981191A PT 99811 B PT99811 B PT 99811B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
substance
container
sample
eluent
dosing
Prior art date
Application number
PT99811A
Other languages
English (en)
Other versions
PT99811A (pt
Inventor
Bernd Derber
Michael Mauss
Christos Vamvakaris
Original Assignee
Basf Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Basf Ag filed Critical Basf Ag
Publication of PT99811A publication Critical patent/PT99811A/pt
Publication of PT99811B publication Critical patent/PT99811B/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N33/00Investigating or analysing materials by specific methods not covered by groups G01N1/00 - G01N31/00
    • G01N33/26Oils; Viscous liquids; Paints; Inks
    • G01N33/28Oils, i.e. hydrocarbon liquids
    • G01N33/2835Specific substances contained in the oils or fuels
    • G01N33/2882Markers

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Immunology (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Investigating Or Analyzing Non-Biological Materials By The Use Of Chemical Means (AREA)
  • Fats And Perfumes (AREA)
  • Investigating Or Analysing Materials By The Use Of Chemical Reactions (AREA)
  • Sampling And Sample Adjustment (AREA)
  • Lubricants (AREA)
  • Analysing Materials By The Use Of Radiation (AREA)
  • Investigating Or Analysing Materials By Optical Means (AREA)
  • Geophysics And Detection Of Objects (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)

Description

A invenção refere-se a um processo para a detec ção de óleos minerais marcados. Assim, para realizar a detecção da presença duma substância de marcação em óleos minerais com segurança colhe-se uma amostra de óleo mineral por meio dum dispositivo de recolha e de doseamento de amostra (1) e faz-se contactar com uma substância existente num recipiente e que absorve a substância de marcação; em seguida, dissolve-se a substância de marcação por lavagem da substância absorvente com um eluente de forma selectiva e o composto eluído é reunido num recipiente de recolha (3) com um reagente revelador para fornecer uma indicação corada.
A invenção refere-se a um processo para a detec çao de óleos minerais marcados. Além disso, a invenção refere-se a um dispositivo para a realização do processo.
Os óleos minerais, que ao contrário dos combustíveis, levam um imposto de aquisição mais reduzido, por exem pio o óleo de aquecimento, são marcados para reconhecimento óptico nos controlos das autoridades fiscais para evitar uma utilização errónea, sendo usada, além do corante, uma outra substância por exemplo flufurol, que por reacção com um reagente revelador origina uma cor característica. Na utilização prática pode acontecer que as substâncias existentes no óleo mineral pertubam a reacção subsequente de . Verifica-se então uma pertubação, quando não mais se pode determinar com nitidez a esperada e característica reacção de côr. Este é especialmente o caso quando a substância de marcação existe, não na
quantidade pré-estabelecida, mas numa concentração mais reduzida, por exemplo quando o óleo mineral marcado foi manipulado tendo como objectivo a alteração da sua qualidade original ou da sua avaliação inicialmente prevista. Uma manipulação deste tipo existe, por exemplo, quando se mistura um óleo de aquecimento favorável com o combustível Diesel e assim se accionam veículos a Diesel. Ά substância de marcaçao originalmente existente no óleo de aquecimento existe então ainda na mistura, apenas numa concentração mais reduzida.
► •i
As substâncias pertubadoras podem ser, naturalmente, substâncias naturais ou sintéticas, que são adicionadas ao produto de óleo mineral ou estão presentes por causa da sua origem e prejudicam a reacção com o reagente revelador, Frequentemente, durante uma reacção com o reagente revelador forma-se uma segunda fase não miscível com o óleo de aquecimento. Na referida fase extrai-se a substância de marcação e surge, com o reagente revelador, a reacção de côr, que é caracterí stica . Se não se observar, durante a realização da ope ração com o reagente, a citada reacção característica de formação de côr, pode-se tirar a conclusão de que o óleo mineral não está marcado. ι
A pertubaçao da reacçao com o reagente revelador pode ainda ser provocada por substâncias existentes no óleo mineral, as quais são extraídas na segunda fase, antes da aplicação do reagente revelador. Na maior parte dos casos os mencionados produtos possuem uma côr própria ou eles próprios reagem, numa reacção com a formação duma côr, com o reagente revelador, e por causa disso fica dificultada a iden tificação sem problemas da substância de marcação. I
Na presente invenção existe, portanto, o object ivo de desenvolver um processo e um dispositivo para a reali-
zação desse processo, pelos quais as substâncias marcadoras, do óleo mineral, mesmo com uma reduzida concentração no óleo ou na sua mistura, e existência de substâncias pertubadoras »
possam ser detectadas com segurança.
A solução que se refere à parte do objectivo relacionado com o dispositivo é caracterizado por um sistema para a colheita duma amostra e a dosagem da amostra de óleo a ser ensaiada, num recipiente, anexado ao sistema para a substância a ser absorvida, o qual pode ser ligado a um disposi tivo doseador para o eluente e um dispositivo de recolha montado por baixo da abertura de saída do recipiente.
A invenção será descrita a seguir com mais pormenores, na base dum exemplo de realização ilustrado esquematicamente no desenho.
Do óleo mineral a ser ensaiado retira-se, uma amostra dum tanque ou duma vasilha, com o auxilio duma bomba de dosagem 1 através duma tubagem 7, sendo a amostra introduzida a seguir num recipiente 2, no qual se encontra uma substância que vai absorver a substância de marcação do óleo mine ral. Para essa finalidade podem-se utilizar diversos produtos por exemplo os produtos usuais na análise por cromatografia em coluna. Os referidos produtos podem ser de natureza inorgâ nica, como por exemplo diversas qualidades de gel de sílica ou diatomite ou alumina ou silicato de magnésio. Mas também interessam produtos de natureza orgânica, como são utilizados por exemplo, na extracção de fase norma ou na extracção de fase inversa.
Após a remoção do óleo mineral que passa atravé^ do recipiente 2, para um recipiente de recolha 3 colocado sob o citado recipiente 2, ou após a instalação dum novo recipi- '
I
ente 3, a substância de marcação, por meio de lavagem da subsj tância absorvente com um eluente apropriado, é dissolvida da ! citada substância e, no eluato, entra no recipiente de recolha 3. Para isso, existe a ligação entre a bomba de dosagem 1 e o recipiente 2, sendo constituido por uma peça de ligação 4 com a forma de T, por exemplo uma torneira de três vias, em cuja entrada lateral é anexado um recipiente de armazenagem 6 com o eluente, mediante um sistema de dosagem 5, por exemplo uma bomba de êmbolo.
No recipiente de recolha 3 pode já existir a quantidade de reagente revelador necessária para a reaeção d.e detecção. Também é possivel, todavia, adicionar posteriormente, de forma doseada, o reagente revelador ao eluato existente no recipiente de recolha.
Depois duma boa misturação do conteúdo do recipiente de recolha, inicia-se a reaeção da formação duma côr com a presença da substância de marcação. Neste caso, o eluato e o reagente revelador podem formar, um com o outro, uma ou duas fases.
Uma outra forma de realização do dispositivo de acordo com a invenção pode consistir em que, em vez da bomba de dosagem, utiliza-se um cilindro de sucção 8, com o qual se pode retirar uma amostra dum tanque mediante a tubagem 7. Após a colheita duma amostra, o cilindro de sucção é colocado na abertura de entrada da parte de ligação 4 e a amostra do óleo é empurrada para o recipiente por meio da compressão do êmbolo dentro do cilindro.

Claims (3)

  1. la.- Processo para a detecção de óleos minerais marcadosr caracterizado pelo facto de se fazer contactar uma amostra do óleo mineral a ser examinado com uma substancia adsorvente da substancia de marcaçãor se dissolver em seguida a substancia de marcação por lavagem da substancia adsorvente com um eluente selectivo da citada substancia e se misturar com um reagente revelador para obtenção duma indicação corada.
  2. 2a. - Dispositivo para a realização do processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de compreender um dispositivo (1) para retirar uma amostra e doseamento da amostra de óleo a ser examinada, um recipiente (2) montado a seguir ao citado dispositivo para conter a substancia adsorvente, e que pode ser ligado a um dispositivo doseador (5) para o eluente e um recipiente de recolha (3) instalado por baixo da abertura de saída do recipiente (2).
  3. 3a.- Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de se ligar a entrada do recipiente (2) com o dispositivo (1) para a recolha e o doseamento da amostra de óleo e com o dispositivo de dosagem (5) do eluente por meio duma torneira de 3 vias (4).
PT99811A 1990-12-14 1991-12-13 Processo e dispositivo para a deteccao de oleos minerais marcados PT99811B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE4040080A DE4040080A1 (de) 1990-12-14 1990-12-14 Verfahren und vorrichtung zum nachweis markierter mineraloele

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT99811A PT99811A (pt) 1994-01-31
PT99811B true PT99811B (pt) 1999-06-30

Family

ID=6420397

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99811A PT99811B (pt) 1990-12-14 1991-12-13 Processo e dispositivo para a deteccao de oleos minerais marcados

Country Status (10)

Country Link
EP (1) EP0490232B1 (pt)
AT (1) ATE126890T1 (pt)
DE (2) DE4040080A1 (pt)
DK (1) DK0490232T3 (pt)
ES (1) ES2075313T3 (pt)
FI (1) FI102786B (pt)
IE (1) IE68316B1 (pt)
NO (1) NO301303B1 (pt)
PT (1) PT99811B (pt)
YU (1) YU192191A (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN114280254B (zh) * 2021-12-29 2024-04-30 河北香宇肉类制品有限公司 一种食用油检测装置及方法

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4209302A (en) * 1979-05-10 1980-06-24 Morton-Norwich Products, Inc. Marker for petroleum fuels
US4514503A (en) * 1982-09-01 1985-04-30 Morton Norwich Products Reagent and process for detecting furfural in petroleum products
FI84346C (fi) * 1983-12-16 1991-11-25 Thiokol Morton Inc Faergade maerkningsfoereningar foer petroleumprodukter.
DE3731458A1 (de) * 1987-09-18 1989-03-30 Basf Ag Markierungsgemisch zum kennzeichnen von mineraloelprodukten und markierte mineraloelprodukte
GB8802237D0 (en) * 1988-02-02 1988-03-02 Shell Int Research Detection of chemicals by immunoassay
US4918020A (en) * 1989-03-21 1990-04-17 Atlantic Richfield Company Analyzing marker dyes in liquid hydrocarbon fuels

Also Published As

Publication number Publication date
FI915614A0 (fi) 1991-11-28
NO914941L (no) 1992-06-15
IE68316B1 (en) 1996-06-12
EP0490232B1 (de) 1995-08-23
FI102786B1 (fi) 1999-02-15
IE914351A1 (en) 1992-06-17
FI915614A (fi) 1992-06-15
DE4040080A1 (de) 1992-06-17
ATE126890T1 (de) 1995-09-15
NO301303B1 (no) 1997-10-06
FI102786B (fi) 1999-02-15
EP0490232A1 (de) 1992-06-17
YU192191A (sh) 1994-01-20
DE59106312D1 (de) 1995-09-28
ES2075313T3 (es) 1995-10-01
DK0490232T3 (da) 1995-09-25
PT99811A (pt) 1994-01-31
NO914941D0 (no) 1991-12-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN109444070A (zh) 水中油类含量全自动测量仪
CN106053686A (zh) 配套离子色谱仪检测阴离子的样品预处理装置及使用方法
SE8406219D0 (sv) Sett och anordning for utforande av biokemiska analyser
US3964864A (en) Method and apparatus for measuring CO2, O2, and Cl in body fluids
CN105806840B (zh) 定性及半定量检测血清或尿液中百草枯的试剂盒及检测方法
Krahn Standard analytical procedures of the NOAA National Analytical Facility, 1988: new HPLC cleanup and revised extraction procedures for organic contaminants
Li et al. Determination of trace PAHs in seawater and sediment pore-water by solid-phase microextraction (SPME) coupled with GC/MS
US3394582A (en) Chromatographic analysis
PT99811B (pt) Processo e dispositivo para a deteccao de oleos minerais marcados
RU2451924C2 (ru) Способ анализа совокупности углеводородов, содержащихся в буровом растворе, и соответствующее устройство
US3627419A (en) Method of detection, dosage and the like, of a hydrocarbon in a fluid and apparatus for working such method
US3118299A (en) J-dimethylbutane
US5962330A (en) Method for detecting acid- and base-extractable markers
MATSUSHITA Analytical methods for monitoring polycyclic aromatic hydrocarbons in the environment
Wiberley Improved procedure for Karl Fischer microtitrations
GB2042471A (en) Sampling non-homogenous liquids
Hanus et al. High pressure liquid chromatographic determination of polynuclear aromatic hydrocarbons in oysters
US3626751A (en) Device and method for measuring oil in water
Bruner et al. Comments on sorption capacities of graphitized carbon black in determination of chlorinated pesticide traces in water
JP2006329843A (ja) 廃油中のpcbの分離方法
Gorodetzky Efficiency and sensitivity of two common screening methods for detecting morphine in urine
Caton et al. Comparison of Several Methods for Collection and Quantification of Polycyclic Aromatic Hydrocarbons from Aqueous Media
Zsolnay Lack of correlation between gas-liquid chromatograph and UV absorption indicators of petroleum pollution in organisms
SU1041931A1 (ru) Установка дл измерени концентрации нефти и нефтепродуктов
Dell'Acqua et al. Microdetermination of Gasoline in Potable Waters by Gas Chromatography?

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930914

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19990330

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20010930