PT99806A - Detonador de accao retardada - Google Patents

Detonador de accao retardada Download PDF

Info

Publication number
PT99806A
PT99806A PT99806A PT9980691A PT99806A PT 99806 A PT99806 A PT 99806A PT 99806 A PT99806 A PT 99806A PT 9980691 A PT9980691 A PT 9980691A PT 99806 A PT99806 A PT 99806A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
disposed
cylindrical shell
step consisting
retardant composition
tungsten
Prior art date
Application number
PT99806A
Other languages
English (en)
Inventor
Matityaku Peretz
Adrian Klecner
Elyahu Shachar
Elisha Amramy
Felix Schieber
Original Assignee
Israel Military Ind
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Israel Military Ind filed Critical Israel Military Ind
Publication of PT99806A publication Critical patent/PT99806A/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42CAMMUNITION FUZES; ARMING OR SAFETY MEANS THEREFOR
    • F42C19/00Details of fuzes
    • F42C19/08Primers; Detonators
    • F42C19/0815Intermediate ignition capsules, i.e. self-contained primary pyrotechnic module transmitting the initial firing signal to the secondary explosive, e.g. using electric, radio frequency, optical or percussion signals to the secondary explosive
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42CAMMUNITION FUZES; ARMING OR SAFETY MEANS THEREFOR
    • F42C19/00Details of fuzes
    • F42C19/08Primers; Detonators
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42BEXPLOSIVE CHARGES, e.g. FOR BLASTING, FIREWORKS, AMMUNITION
    • F42B3/00Blasting cartridges, i.e. case and explosive
    • F42B3/10Initiators therefor
    • F42B3/16Pyrotechnic delay initiators

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Air Bags (AREA)

Description

ÂMBITO DO INVENTO O presente invento diz genericamente respeito a detonadores e mais particularmente a detonadores dotados de caracterís-ticas de detonação retardada.
ANTECEDENTES DO INVENTO
Na técnica são conhecidos vários tipos de detonadores. Por exemplo através do pedido de patente europeia n2 324.371 jã publicado, é divulgado um detonador que compreende uma multiplicidade de escalões que proporcionam uma acção de retardamento da detonação que pode ir até aos dez segundos e que inclui múltiplas camadas de um material de combustão lenta, a primeira das quais inclui um encaixe cónico.
SUMARIO DO INVENTO 0 objectivo do presente invento consiste em proporcionar um detonador dotado de características de retardamento que tenha um melhor rendimento em comparação com os detonadores de acção retardada característicos da técnica anterior. Esse melhor rendimento implica um maior tempo de retardamento, a capacidade de realizar uma combustão contínua em condições de trabalho difíceis como, por exemplo, altas velocidades de rotação e baixas temperaturas, e um elemento retardador incluindo várias composições retardadoras que em conjunto umas com as outras produzem uma velocidade de combustão não uniforme e que são comprimidas com uma vareta de escorvar que apresenta uma forma especial.
De acordo com um modelo de realização preferencial do presente invento, é proporcionado um detonador que compreende um invólucro de forma geralmente tubular e que inclui no seu interior uma pluralidade de escalões de materiais de detonação, em cada um dos quais se acha formado um encaixe próprio para receber um escalão seguinte.
De acordo com um modelo de realização preferencial do presente invento, cada um dos encaixes que se acham formados nos escalões compreende uma multiplicidade de ressaltos. De preferência, cada um dos encaixes formado com uma multiplicidade de ressaltos deverá ser simétrico em relação a um eixo longitudinal do invólucro tubular.
De acordo com um modelo de realização preferencial do presente invento, o tubo do retardador é constituído por aço inoxidável devido às adequadas propriedades de transferência de calor apresentadas por esse metal.
De acordo com um modelo de realização preferencial do presente invento, o detonador compreende um invólucro cilíndrico, uma primeira cápsula terminal que se acha localizada no interior do invólucro cilíndrico na zona duma primeira extremidade do referido invólucro, um escalão constituído por uma carga de iniciação de acção retardada que se acha disposto no interior da referida cápsula terminal, um escalão constituído por pólvora de inflamação que se acha disposto no interior da referida cápsula terminal, um escalão constituído por uma composição intermédia que se acha disposto no interior do invólucro cilíndrico e na parte da frente do qual se acha formado um encaixe, uma pluralidade de escalões constituídos por uma composição retardadora que se acham dispostos no interior do invólucro cilíndrico, na parte de trás de cada um dos quais se acha formada uma saliência que vai encaixar num correspondente encaixe formado na parte da frente dum escalão adjacente e na parte da frente de cada um dos quais se acha formado um encaixe, uma segunda cápsula terminal
que se acha localizada no interior do referido invólucro cilíndrico na zona duma segunda extremidade do referido invólucro, e um escalão constituído por uma carga de intensificação de acção retardada que se acha disposto no interior da segunda cápsula terminal.
Mais especificamente de acordo com um modelo de realização preferencial do presente invento, o detonador compreende um invólucro cilíndrico, uma primeira cápsula terminal que se acha localizada no interior do invólucro cilíndrico na zona duma primeira extremidade do referido invólucro, um escalão constituído por uma carga de iniciação de acção retardada que se acha disposto no interior da referida cápsula terminal, um escalão constituído por pólvora de inflamação que se acha disposto no interior da referida cápsula terminal, um escalão constituído por uma composição intermédia que se acha disposto no interior do invólucro cilíndrico e na parte da frente do qual se acha formado um primeiro encaixe, um primeiro escalão constituído por uma composição retardadora contendo tungsténio que se acha disposto no interior do invólucro cilíndrico, na parte de trás do qual se acha formada uma primeira saliência que vai encaixar no referido primeiro encaixe e na parte da frente do qual se acha formado um segundo encaixe, um segundo escalão constituído por uma composição retardadora contendo tungsténio que se acha disposto no interior do invólucro cilíndrico, na parte de trás do qual se acha formada uma segunda saliência que vai encaixar no referido segundo encaixe e na parte da frente do qual se acha formado um terceiro encaixe, um terceiro escalão constituído por uma composição retardadora contendo tungsténio que se acha disposto no interior do invólucro cilíndrico, na parte de trás do qual se acha formada uma terceira saliência que vai encaixar no referido terceiro encaixe e na parte da frente do qual se acha formado um quarto encaixe, um quarto escalão constituído por uma composição retardadora contendo tungsténio que se acha disposto no interior do invólucro cilíndrico, na parte de trás do qual se acha formada uma quarta saliência que vai encaixar no referido quarto encaixe e na parte da frente do qual se acha formado um quinto encaixe, um quinto escalão constituído por uma composição retardadora contendo tungsténio que se acha disposto no interior do invólucro cilíndrico, na parte de trás do qual se acha formada uma quinta saliência que vai encaixar no referido quinto encaixe, uma segunda cápsula terminal que se acha localizada no interior do referido invólucro cilíndrico na zona duma segunda extremidade do referido invólucro, e um escalão constituído por uma carga de intensificação de acção retardada que se acha disposto no interior da segunda cápsula terminal.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS 0 presente invento será melhor compreendido e apreciado a partir da descrição que irá ser apresentada a seguir, feita em conjunção com o desenho anexo em que: a Fig. 1 é uma vista em corte do detonador que foi construído e que funciona de acordo com um modelo de realização preferencial do invento.
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DE UM MODELO DE REALIZAÇÃO PREFERENCIAL
Agora será feita referência à Fig. 1 que ilustra um detonador que foi construído e que funciona de acordo com um modelo de realização preferencial do presente invento. 0 presente invento tem um retardamento característico de minimamente 14 segundos e tipicamente 17 segundos a uma temperatura de 63° C, ao mesmo tempo que é capaz de realizar uma combustão contínua a elevadas velocidades de rotação da ordem das 12.000 rpm.
Conforme se acha representado na Fig. 1, é proporcionado um detonador que inclui um invólucro cilíndrico (10) tipicamente formado de aço inoxidável. Numa primeira extremidade do invólucro cilíndrico (10) encontra-se disposta uma primeira cápsula terminal (12), tipicamente formada de alumínio e vedada com respeito ao invólucro cilíndrico (10) tipicamente por meio de um verniz de vedação.
No interior da cápsula terminal (12) encontra-se disposto um primeiro escalão (14) constituído por uma carga de iniciação de acção retardada, tipicamente compreendendo um iniciador, e um escalão (16) constituído por pólvora de inflamação, tipicamente compreendendo uma pólvora de inflamação que não liberta gases, como por exemplo a composição A1A.
Adjacente ao escalão (16) constituído por pólvora de inflamação é proporcionado um escalão (18) constituído por uma composição intermédia, tipicamente formado por uma composição intermédia dotada de um elevado poder calorífico e uma velocidade de combustão muito menor do que a da A1A. 0 escalão (18) é dotado de preferência com um primeiro encaixe (20) formado na parte da frente do referido escalão (18). 0 encaixe (20) é de preferência de simetria cilíndrica em torno do eixo longitudinal (22) do invólucro cilíndrico (10) e é formado com uma pluralidade de ressaltos, tipicamente em número de dois, conforme se acha representado na figura.
No interior do invólucro cilíndrico (10) é disposto um primeiro escalão (24) constituído por uma composição retardadora contendo tungsténio que é configurado de maneira a que na parte de trás do primeiro escalão (24) vá ficar formada uma primeira saliência (26), que é correspondente e vai encaixar completamente no primeiro encaixe (20) formado na parte da frente do referido escalão (18), e na parte da frente do primeiro escalão (24) vá ficar formado um segundo encaixe (28). 0 escalão (24) compreende tipicamente uma composição retardadora de combustão rápida.
No interior do invólucro cilíndrico (10) é disposto um segundo escalão (30) constituído por uma composição retardadora contendo tungsténio que é configurado de maneira a que na parte de trás do segundo escalão (30) vá ficar formada uma segunda saliência (32), que é correspondente e vai encaixar completamente no segundo encaixe (28) formado na parte da frente do referido primeiro escalão (24), e na parte da frente do segundo escalão (30) vã ficar formado um terceiro encaixe (34). 0 escalão (30) compreende tipicamente dois sub-escalões (35) e (37), conforme se acha representado na figura, incluindo o primeiro sub-escalão (35) uma composição retardadora com uma velocidade de combustão média e incluindo o segundo sub-escalão (37) uma composição retardadora com uma velocidade de combustão lenta.
No interior do invólucro cilíndrico (10) é disposto um terceiro escalão (36) constituído por uma composição retardadora contendo tungsténio que é configurado de maneira a que na parte de trás do terceiro escalão (36) vá ficar formada uma terceira saliência (38), que é correspondente e vai encaixar completamente no terceiro encaixe (34) formado na parte da frente do referido segundo escalão (30), e na parte da frente do terceiro escalão (36) vá ficar formado um quarto encaixe (40). O escalão (36) compreende tipicamente uma composição retardadora contendo tungsténio com uma velocidade de combustão lenta.
No interior do invólucro cilíndrico (10) é disposto um quarto escalão (42) constituído por uma composição retardadora contendo tungsténio que é configurado de maneira a que na parte de trás do quarto escalão (42) vá ficar formada uma quarta 9
saliência (44), que é correspondente e vai encaixar completamente no quarto encaixe (40) formado na parte da frente do referido terceiro escalão (3 6) , e na parte da frente do quarto escalão (42) vá ficar formado um quinto encaixe (46). 0 escalão (42) compreende tipicamente uma composição retardadora contendo tungsténio com uma velocidade de combustão lenta.
No interior do invólucro cilíndrico (10) é disposto um quinto escalão (48) constituído por uma composição retardadora contendo tungsténio que é configurado de maneira a que na parte de trás do quinto escalão (48) vá ficar formada uma quinta saliência (50), que é correspondente e vai encaixar completamente no quinto encaixe (46) formado na parte da frente do referido quarto escalão (42). 0 escalão (48) compreende tipicamente uma composição retardadora contendo tungsténio com uma velocidade de combustão lenta.
As composições retardadoras podem ser produzidas de acordo com uma ou mais das seguintes especificações: MIL-D-82710 (OS), 5/12/89; MIL-T-23132 (WEP), 21/12/61; MIL-T-23132A (AS); MIL-C-48141 (AR), 8/4/1986 ou especificações semelhantes.
No interior do invólucro cilíndrico (10), numa segunda extremidade deste, encontra-se colocada uma segunda cápsula terminal (60), tipicamente formada de alumínio. A parede cilíndrica da segunda cápsula terminal (60) prolonga-se para o interior do invólucro cilíndrico (10) de maneira a encerrar parcialmente o escalão (48). No interior da segunda cápsula terminal (60) encontra-se disposto um escalão (62) constituído por uma carga de intensificação de acção retardada, tipicamente compreendendo azeto de chumbo RD 1333. 10
A cápsula terminal (60) é vedada com respeito ao invólucro cilíndrico (10) por meio de verniz fenol-formaldeído.
Chama-se a atenção para o facto de que o detonador característico do presente invento proporciona uma maior fiabilidade em comparação com os detonadores característicos da técnica anterior devido ao aumento da área da superfície de contacto entre as camadas de material de retardamento provocado pelos encaixes e pelas saliências. Este aumento de contacto permite uma diminuição do diâmetro do tubo do retardador sem sacrifício da fiabilidade.
Outros factores que contribuem para o aumento da fiabilidade são a orientação das camadas de material de retardamento e a passagem gradual das camadas com uma velocidade de combustão rápida para as camadas com uma velocidade de combustão lenta.
Chama-se também a atenção para o facto de que o detonador característico do presente invento pode funcionar mesmo em condições de temperatura tão baixas como -46° C, velocidades de rotação da ordem das 12.000 rpm e numa direcção que vai fazer com que se vá criar uma força centrífuga de sentido oposto ao sentido de avanço da combustão.
I
Para os entendidos nesta matéria não será difícil perceber que o presente invento não se limita àquilo que foi aqui particularmente representado e descrito. Em vez disso, o âmbito w do presente invento é definido apenas pelas reivindicações anexas.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES lâ~ Detonador caracterizado por compreender um invólucro de forma geralmente tubular e por incluir no seu interior uma pluralidade de escalões de materiais de detonação, em cada um dos quais se acha formado um encaixe próprio para receber um escalão seguinte. 2â- Detonador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada um dos encaixes que se acham formados nos escalões compreender uma multiplicidade de ressaltos. 3^- Detonador de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por cada um dos encaixes formado com uma multiplicidade de ressaltos ser simétrico em relação a um eixo longitudinal do invólucro tubular. 4a- Detonador caracterizado por compreender: um invólucro cilíndrico; uma primeira cápsula terminal que se acha localizada no interior do invólucro cilíndrico na zona duma primeira extremidade do referido invólucro; um escalão constituído por uma carga de iniciação de acção retardada que se acha disposto no interior da referida cápsula terminal; um escalão constituído por pólvora de inflamação que se acha disposto no interior da referida cápsula terminal; um escalão constituído por uma composição intermédia que se acha disposto no interior do invólucro cilíndrico e na parte da frente do qual se acha formado um encaixe; uma pluralidade de escalões constituídos por uma composição retardadora que se acham dispostos no interior do invólucro cilíndrico, na parte de trás de cada um dos quais se acha formada uma saliência que vai encaixar num correspondente encaixe formado na parte da frente dum escalão adjacente e na parte da frente de cada um dos quais se acha formado um encaixe; uma segunda cápsula terminal que se acha localizada no interior do referido invólucro cilíndrico na zona duma segunda extremidade do referido invólucro; e um escalão constituído por uma carga de intensificação de acção retardada que se acha disposto no interior da segunda cápsula terminal. 5a- Detonador caracterizado por compreender: um invólucro cilíndrico; uma primeira cápsula terminal que se acha localizada no interior do invólucro cilíndrico na zona duma primeira extremidade do referido invólucro; um escalão constituído por uma carga de iniciação de acção retardada que se acha disposto no interior da referida cápsula terminal; um escalão constituído por pólvora de inflamação que se acha disposto no interior da referida cápsula terminal; um escalão constituído por uma composição intermédia que se acha disposto no interior do invólucro cilíndrico e na parte da frente do qual se acha formado um primeiro encaixe; um primeiro escalão constituído por uma composição retardadora contendo tungsténio que se acha disposto no interior do invólucro cilíndrico, na parte de trás do qual se acha formada uma primeira saliência que vai encaixar no referido primeiro encaixe e na parte da frente do qual se acha formado um segundo encaixe; um segundo escalão constituído por uma composição retardadora contendo tungsténio que se acha disposto no interior do invólucro cilíndrico, na parte de trás do qual se acha formada uma segunda saliência que vai encaixar no referido segundo encaixe e na parte da frente do qual se acha formado um terceiro encaixe; um terceiro escalão constituído por uma composição retardadora contendo tungsténio que se acha disposto no interior do invólucro cilíndrico, na parte de trás do qual se acha formada uma terceira saliência que vai encaixar no referido terceiro encaixe e na parte da frente do qual se acha formado vim quarto encaixe; um quarto escalão constituído por uma composição retardadora contendo tungsténio que se acha disposto no interior do invólucro cilíndrico, na parte de trás do qual se acha formada uma quarta saliência que vai encaixar no referido quarto encaixe e na parte da frente do qual se acha formado um quinto encaixe; um quinto escalão constituído por uma composição retardadora contendo tungsténio que se acha disposto no interior 14 do invólucro cilíndrico, na parte de trás do qual se acha formada uma quinta saliência que vai encaixar no referido quinto encaixe; uma sequnda cápsula terminal que se acha localizada no interior do referido invólucro cilíndrico na zona duma segunda extremidade do referido invólucro; e um escalão constituído por uma carga de intensificação de acção retardada que se acha disposto no interior da segunda cápsula terminal. 6a- Detonador de acordo com a reivindicação 5, caracte-rizado por o referido segundo escalão constituído por uma composição retardadora contendo tungsténio compreender dois sub-esca-lões, o primeiro dos quais inclui uma composição retardadora relativamente rápida e o segundo dos quais inclui uma composição retardadora relativamente lenta. Lisboa, 13 de Dezembro de 1991
    J. PEREIRA DA CRUZ Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, tO-A 3* 1200 LISBOA
PT99806A 1990-12-16 1991-12-13 Detonador de accao retardada PT99806A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IL96684A IL96684A0 (pt) 1990-12-16 1990-12-16

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT99806A true PT99806A (pt) 1994-01-31

Family

ID=11061867

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99806A PT99806A (pt) 1990-12-16 1991-12-13 Detonador de accao retardada

Country Status (8)

Country Link
US (1) US5175390A (pt)
EP (1) EP0491530A3 (pt)
KR (1) KR920012880A (pt)
CA (1) CA2057557A1 (pt)
IL (1) IL96684A0 (pt)
NO (1) NO914906L (pt)
PT (1) PT99806A (pt)
ZA (1) ZA919792B (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2170199T3 (es) * 1996-12-13 2002-08-01 Ruag Munition Retardo pirotecnico, procedimiento para su fabricacion asi como su uso.
AR064808A1 (es) * 2006-12-11 2009-04-29 African Explosives Ltd Un metodo para preparar un elemento retardador de tiempo rigido y un elemento retardador de tiempo rigido
DE102007057184A1 (de) * 2007-11-26 2009-05-28 Rheinmetall Waffe Munition Gmbh Munition oder Geschoss zur Gefechtsfeldbeleuchtung
RU2636981C1 (ru) * 2016-09-15 2017-11-29 Российская Федерация, от имени которой выступает Государственная корпорация по атомной энергии "Росатом" (Госкорпорация "Росатом") Инициирующее устройство с временной задержкой срабатывания и способ его сборки
US10557692B1 (en) * 2017-05-22 2020-02-11 Reynolds Systems, Inc. Vibration resistant initiator assembly having exploding foil initiator
RU2737094C1 (ru) * 2020-04-30 2020-11-24 Российская Федерация, от имени которой выступает Государственная корпорация по атомной энергии "Росатом" (Госкорпорация "Росатом") Инициирующее устройство с задержкой срабатывания

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2427899A (en) * 1940-09-04 1947-09-23 Du Pont Blasting cap
GB574017A (en) * 1941-12-08 1945-12-18 John Louden Improvements in or relating to the manufacture of delay fuze elements
US2373799A (en) * 1942-11-04 1945-04-17 Frank C Wilson Bomb loading press
US3626850A (en) * 1954-10-26 1971-12-14 Du Pont Explosive assembly
US3078799A (en) * 1960-09-29 1963-02-26 Kabik Irving Delay system
GB933742A (en) * 1960-12-09 1963-08-14 Canadian Ind Slow burning delay device
GB982364A (en) * 1962-11-13 1965-02-03 Canadian Ind Improvements in or relating to a blasting assembly
US3351011A (en) * 1966-09-07 1967-11-07 Louis J Montesi Detonator
US3712217A (en) * 1970-06-02 1973-01-23 Us Army Dispenser launched air arming bomb fuze
DE2337690A1 (de) * 1973-07-25 1975-02-13 Messerschmitt Boelkow Blohm Munition, insbesondere zur bekaempfung von flugzeugen oder dergleichen luftzielen
US4005659A (en) * 1975-08-20 1977-02-01 Calspan Corporation Impact actuated projectile fuze
US4429632A (en) * 1981-04-27 1984-02-07 E. I. Du Pont De Nemours & Co. Delay detonator
EP0241689A3 (de) * 1986-03-06 1989-05-10 Oregon Etablissement Für Patentverwertung Pyrotechnischer Verzögerungszünder
CA1273242A (en) * 1987-06-29 1990-08-28 Donald Clinton True Delay initiator for blasting
CH676389A5 (pt) * 1987-07-29 1991-01-15 Eidgenoess Munitionsfab Thun
DE3800455A1 (de) * 1988-01-09 1989-07-20 Dynamit Nobel Ag Zuendelement, vorzugsweise mit langer verzoegerungszeit

Also Published As

Publication number Publication date
EP0491530A2 (en) 1992-06-24
IL96684A0 (pt) 1991-09-16
EP0491530A3 (en) 1992-12-30
CA2057557A1 (en) 1992-06-17
US5175390A (en) 1992-12-29
NO914906D0 (no) 1991-12-12
ZA919792B (en) 1992-09-30
NO914906L (no) 1992-06-17
KR920012880A (ko) 1992-07-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7487934B2 (en) Method of synchronizing fin fold-out on a fin-stabilized artillery shell, and an artillery shell designed in accordance therewith
US4179992A (en) Primer-igniter for gun propellants
US2724237A (en) Rocket projectile having discrete flight initiating and sustaining chambers
US1305967A (en) Explosive shell.
PT99806A (pt) Detonador de accao retardada
US3998164A (en) Self-destruct delay fuze
PT88744B (pt) Involucro fragmentavel para engenhos explosivos, metalico e processo para a sua fabricacao
US5945629A (en) Fuseless ballistic explosive projectile
US4239004A (en) Delay detonator device
US3688702A (en) Detonator device for explosive charge exhibiting detonating effect capable of bridging gap between spaced charges
US3705552A (en) Pyrotechnic coiled delay cord assembly for hand grenade fuze
US3782285A (en) Flare cartridge
US2692557A (en) Fuse
US3638572A (en) Delay train for ordnance fuse
PT86596B (pt) Projectil com para-quedas desdobravel
BR112020017204A2 (pt) Projétil com carga ativa pirotécnica
JP6765442B2 (ja) 弾頭
US1006875A (en) Bursting shrapnel with grenade charge.
US1972478A (en) Dual salute
US672828A (en) Shell for high explosives.
KR0156675B1 (ko) 탄저부 항력 감소장치용 점화기 조립체
US2084218A (en) Delay action fuse for projectiles and the like
US1189403A (en) Percussion-fuse for projectiles.
US745981A (en) Delayed-action fuse for projectiles.
CN114370796B (zh) 瞎火后爆炸物处理安全的小口径旋转弹弹头机械触发引信

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930907

FC3A Refusal

Effective date: 19981116