PT98153A - Aperfeicoamentos nas valvulas de retencao esfericas - Google Patents

Aperfeicoamentos nas valvulas de retencao esfericas Download PDF

Info

Publication number
PT98153A
PT98153A PT98153A PT9815391A PT98153A PT 98153 A PT98153 A PT 98153A PT 98153 A PT98153 A PT 98153A PT 9815391 A PT9815391 A PT 9815391A PT 98153 A PT98153 A PT 98153A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ball
valve
communication
chambers
seal
Prior art date
Application number
PT98153A
Other languages
English (en)
Original Assignee
Forminaya Agullo Pablo
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Forminaya Agullo Pablo filed Critical Forminaya Agullo Pablo
Publication of PT98153A publication Critical patent/PT98153A/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16KVALVES; TAPS; COCKS; ACTUATING-FLOATS; DEVICES FOR VENTING OR AERATING
    • F16K5/00Plug valves; Taps or cocks comprising only cut-off apparatus having at least one of the sealing faces shaped as a more or less complete surface of a solid of revolution, the opening and closing movement being predominantly rotary
    • F16K5/08Details
    • F16K5/14Special arrangements for separating the sealing faces or for pressing them together
    • F16K5/20Special arrangements for separating the sealing faces or for pressing them together for plugs with spherical surfaces
    • F16K5/205Sealing effected by the flowing medium
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16KVALVES; TAPS; COCKS; ACTUATING-FLOATS; DEVICES FOR VENTING OR AERATING
    • F16K5/00Plug valves; Taps or cocks comprising only cut-off apparatus having at least one of the sealing faces shaped as a more or less complete surface of a solid of revolution, the opening and closing movement being predominantly rotary
    • F16K5/06Plug valves; Taps or cocks comprising only cut-off apparatus having at least one of the sealing faces shaped as a more or less complete surface of a solid of revolution, the opening and closing movement being predominantly rotary with plugs having spherical surfaces; Packings therefor
    • F16K5/0615Plug valves; Taps or cocks comprising only cut-off apparatus having at least one of the sealing faces shaped as a more or less complete surface of a solid of revolution, the opening and closing movement being predominantly rotary with plugs having spherical surfaces; Packings therefor the angle the spindle makes with the housing being other than 90 degrees

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Taps Or Cocks (AREA)
  • Valve Housings (AREA)
  • Check Valves (AREA)

Description

PABLO FOMINAYA AGULLO
"APERFEIÇOAMENTOS NAS VÁLVULAS DE RETENÇÃO ESFERICAS" OBJECTO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a aperfeiçoamento nas válvulas de retenção esféricas para fluidos e destina-se a evitar perdas por derrame normalmente provocadas pela saída, na condição da válvula fechada. O tipo de válvulas que constituem o objecto da presein te invenção é o das válvulas nas quais há uma passagem em cotovelo através do interior da esfera do eixo da válvula. A secção correspondente da entrada do fluido fica situada numa posição axial relativamente ao referido eixo, enquanto a secção de saída é susceptível de ficar em frente da ligação que define a saída do fluido.
Neste tipo de válvula, a esfera fica situada entre dois retentores numa posição paralela dos mesmos e relativamente ao eixo de accionamento da válvula, definindo um deles, especifi_ camente o que fica situado em torno da boca de saída, a junta de vedação da válvula na posição de corte do fornecimento do fluido.
FUNDAMENTO DA INVENÇÃO
Sucede que, neste tipo de válvulas de retenção esféri
cas, quando funcionam com fluidos sob pressões elevadas, produzem-se derrames na posição fechada, sendo isso devido ao facto de a pressão que o referido fluido exerce na esfera de_s locar ligeiramente a bola para fora da sua sede definida pela junta de vedação.
Nas presentes válvulas de retenção esféricas, na posj_ ção fechada, o interior da esfera está sob uma pressão elevada,enquanto o exterior, e especificamente na zona oposta à Π gação de saída da válvula, não há qualquer pressão e portanto há um desequilíbrio que conduz a um assentamento incorrecto da esfera, em detrimento da vedação estanque.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Para resolver o problema referido, de acordo com a pr£ sente invenção estabelece-se uma comunicação entre a câmara interior da esfera e o exterior da mesma na zona oposta à referida ligação de saída, por outras palavras, há uma passagem do fluido para o exterior da esfera, coincidindo com a câmara fechada que se forma entre a parede do corpo da válvula, a es_ fera e o retentor em oposição ao qual se efectua a vedação na saída da válvula.
Esta comunicação pode ser feita perfurando a parede da esfera, de preferência na direcção radial e com um deslocame_n to de 90° relativamente ao eixo geométrico da secção que def_i_ ne a saída da passagem em cotovelo do interior da esfera. Com esta disposição o devido ao facto de o fecho da válvula ser -3- / feito por uma rotação de 90 graus, por manobra do manipulo ou comando da válvula, quando a esfera preenche a posição fechada, o referido furo fica situado no centro da câmara com a qual se pretende estabelecer comunicação para a pressão na canalização. Esta pressão da câmara exterior da esfera é idêntica à que existe no interior da mesma e, por conseguinte, a pressão da câmara exterior à esfera faz com que esta última se encoste contra a junta anular de vedação, obtendo-se assim uma vedação totalmente estanque.
Uma outra maneira de conseguir a comunicação entre as duas câmaras consiste em fazer um furo ou um canal no próprio retentor que isola a referida câmara exterior, visto que este retentor é o elemento no qual assenta a esfera no lado oposto à boca radial de saída do corpo da válvula.
Esta passagem de comunicação entre as duas câmaras p£ de também obter-se por meio de um furo ou uma fenda feita na própria parede do corpo da válvula, sob o retentor. Este furo ou fenda pode de preferência ser feito a partir do lado correspondente à boca de entrada do fluido.
Para tornar mais simples a compreensão das caracterís-ticas da presente invenção, e fazendo parte integrante da pre sente memória descritiva, apresentam-se em anexo desenhos ilus trativos e não limitativos da presente invenção.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As figuras dos desenhos representam:
-4- t V / A fig. 1, um corte da válvula de retenção esférica p£ ra fluidos, que inclui os aperfeiçoamentos segundo a presente invenção na posição aberta; A fig. 2, uma vista em corte, semelhante à representa^ da na fig. 1, mas na posição fechada; A fig. 3, uma vista em corte, semelhante â da fig. 2, de acordo com uma outra forma de realização da presente inven_ ção; A fig. 4, uma outra vista em corte, semelhante à repre sentada na fig. 2, mas incluindo uma segunda variante de forma de realização.
DESCRIÇÃO DA FORHA DE REALIZAÇÃO PREFERIDA
Com referência aos desenhos anexos e em especial à fig. 1, pode ver-se que as válvulas de retenção esféricas para f1uj_ dos a que se aplicaram os aperfeiçoamentos segundo a presente •invenção são constituídas por uma série de elementos já conhe eidos, com as seguintes designações e referências:
Um corpo de válvula (1), uma haste ou eixo de accion^ mento (2) da válvula, uma bola de vedação (3), um comando ou manipulo de operação (4) e os retentores (5) e (6).
Quando a válvula estiver na posição de passagem, precisamente como se representa na fig. 1, a bola (3) da válvula tem a sua passagem em cotovelo (7) em correspondência total com a boca de entrada (8) e a ligação de saída (9). Nesta posição não existe pressão no interior da esfera (3), uma vez -5- que o líquido flui livremente para o exterior.
Quando a válvula se encontra na posição de fecho, como se mostra na fig. 2, corta-se a passagem de fluido da entrada (8) para a saída (9), correspondendo esta posição à posição de rotação de 90° relativamente á representada na fig. 1. Nesta posição de fecho, a esfera (3) aplica-se contra o bordo livre do reteji tor (5) ou junta anular de fecho. 0 retentor (6) que ocupa uma posição paralela à junta de fecho (5), do outro lado da esfera (3), é utilizado para obter um funcionamento suave na rotação da esfera (3) e que ocupe uma posição centrada relativamente ao eixo (2). 0 eixo (2) é independente da esfera (3), como se vê claramente nas figuras, sendo solidários em rotação, por se ter previsto a espiga (10) no eixo (2) que se introduz na cava com secção semelhante existente na esfera (3). 0 eixo (2) inclui duas gargantas anulares (11) nas quais se alojam juntas de vedação toroidais correspondentes que impedem a saj_ da de líquido para o exterior, pela zona ocupada pelo manipulo (4).
Ora, com esta disposição já conhecida existe uma câmara, mais concretamente a referenciada com (12) nas figuras, que se situa em oposição à união (9) de saída de fluido, à qual não chegaria pressão quando a válvula ocupasse a posição de fecho, uma vez que esta câmara (12) ficaria sem comunicação com a boca de entrada (8) do fluido, ou com relação à passagem em cotovelo (7) do interior da esfera (3). Na fig. 2, isso não se verifica porque já se abriu um orfício (13) na parede da esfera (3) para estabelecer a comunicação do interior com o exterior da esfera, o que constitui o objecto da presente invenção.
Segundo a presente invenção e devido precisamente à presença do orifício (13) aberto radialmente na parede da esfera (3) para possibilitar a entrada directa do fluido a partir do interior da esfera (3) e preencher sob pressão a câmara (12) do corpo de válvula (1), a própria pressão desta câmara desloca ligeiramente a esfera (3) para a aplicar sob pre£ são contra a sede definida pela junta de fecho (5), evitando--se assim as fugas que se geram actualmente na situação de fecho da válvula. A câmara (12) é definida pela parede (14) do corpo de válvula (1), a própria esfera (3) e o retentor (6).
Fazendo agora referência à fig. 3, pode ver-se que a esfera (3) não tem o orifício (13) atrás referido, entrando o fluido na câmara (12) através de uma cava ou orifício (15) fei_ to unicamente no retentor (6), com uma função idêntica â que tinha o orifício (13) da parede da esfera (3).
Na fig. 4, mostrou-se uma variante de realização das características da presente invenção, tendo agora lugar a entrada de fluido na câmara (12) pelo orifício (16) aberto na parede do corpo de válvula (1). 0 orifício (16) pode abrir-se facilmente através da boca de entrada do corpo de válvula (1) e também poderia substituir-se por ranhuras abertas no interior do corpo de válvula (1).

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. - Aperfeiçoamentos nas válvulas de retenção esféri cas para fluidos com a qual se evitam fugas na posição da válvula fechada, sendo esta· última do tipo torneira com uma passagem em co tovelo na esfera (3) na haste da válvula, caracterizados por se e£ tabelecer uma comunicação directa entre a câmara interior (7) da esfera (3) e o exterior da mesma, na zona diamentralmente oposta â ligação de saída (9), onde existe um retentor ou uma vedação (5) na qual a bola (3) assenta na posição fechada, tudo para que a pressão do fluido aplique a esfera contra a vedação (5).
  2. 2. - Aperfeiçoamentos de acordo com a reivindicação 1, caracterizados por a comunicação entre as duas câmaras (7,12) ser estabelecida por meio de um furo (13) aberto na parede da es- -8-
    fera (3) radialmente e perpendicular aos eixos geométricos da pas sagera em cotovelo (7), de preferência.
  3. 3.- Aperfeiçoamentos de acordo com a reivindicação lf caracterizados por a comunicação entre as duas câmaras (7,12) ser estabelecida por meio de um furo ou canal (15) aberto no retentor (6) sobre o qual a esfera (3) assenta do outro lado da ve dação (5).
  4. 4.- Aperfeiçoamentos de acordo com a reivindicação 1, caracterizados por a comunicação entre as duas câmaras (7,12) ser estabelecida pela existência de um furo ou canal (16) na própria parede do corpo (1) da válvula, sem afectar o retentor (6) no qual a esfera (3) assenta do outro lado da vedação (5). Lisboa, C AjSntí 28 de Junho de 1991 Oí.cia! do .‘•'rc.oneaade Índcísírícl
PT98153A 1990-06-29 1991-06-28 Aperfeicoamentos nas valvulas de retencao esfericas PT98153A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES9001801A ES2025417A6 (es) 1990-06-29 1990-06-29 Perfeccionamientos en valvulas de esfera para fluidos.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT98153A true PT98153A (pt) 1993-09-30

Family

ID=8267998

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98153A PT98153A (pt) 1990-06-29 1991-06-28 Aperfeicoamentos nas valvulas de retencao esfericas

Country Status (6)

Country Link
DE (1) DE4121439A1 (pt)
ES (1) ES2025417A6 (pt)
FR (1) FR2664016A1 (pt)
GB (1) GB2247302B (pt)
IT (1) IT1249946B (pt)
PT (1) PT98153A (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4119402C2 (de) * 1991-06-10 1995-01-12 Mannesmann Ag Schieberventil
EP1079160A1 (en) * 1999-07-28 2001-02-28 Yamatake Corporation Ball valve

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3516638A (en) * 1968-10-31 1970-06-23 Spraying Systems Co Flow diverter ball valve
US3749357A (en) * 1972-04-07 1973-07-31 Acf Ind Inc Valve structure having fluid pressure actuated seats
US4293163A (en) * 1977-04-26 1981-10-06 Texas Iron Works, Inc. Valve for closing the fluid passage of a well bore tubular member with balanced operating arrangement
SU987245A1 (ru) * 1981-01-04 1983-01-07 Предприятие П/Я В-8103 Шаровой кран
GB8430368D0 (en) * 1984-11-30 1985-01-09 Southerton Ltd James Valves

Also Published As

Publication number Publication date
GB2247302B (en) 1994-09-14
ITTO910500A1 (it) 1992-12-28
GB2247302A (en) 1992-02-26
IT1249946B (it) 1995-03-30
ITTO910500A0 (it) 1991-06-28
GB9114008D0 (en) 1991-08-14
DE4121439A1 (de) 1992-01-23
ES2025417A6 (es) 1992-03-16
FR2664016A1 (fr) 1992-01-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5287889A (en) Low-noise rotary control valve
JPH0520933Y2 (pt)
US3464449A (en) Ball valve with drain passage
US3426797A (en) Multiple orifice valve
US4609177A (en) Valve
JPS5911059B2 (ja) 混合弁
US3204656A (en) Valve cartridge
BR0204617B1 (pt) válvula de semiesfera.
US4794944A (en) Plastic valve
US5232199A (en) Sliding gate line blind
KR830002827B1 (ko) 혼합밸브
US3387631A (en) Push-pull valve
PT98153A (pt) Aperfeicoamentos nas valvulas de retencao esfericas
US3349799A (en) Rotary plug valve
US3475003A (en) Eccentric ball valve with antislamming means
RU2675646C1 (ru) Клапан с низким коэффициентом трения
US4278109A (en) Three port valve with drain passage
EP1018614B1 (en) Plug valve
US4744390A (en) Plastic valve
US3488032A (en) Dual outlet water valve
GB2213912A (en) Fluid flow control valve
US4791962A (en) Fluid valve with protected valve closing seal
US2842153A (en) Swing gate valve
US3206164A (en) Internally trunnioned valve member
US4365366A (en) Three port valve with drain passage

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930317

FC3A Refusal

Effective date: 19990331