PT95044A - Dispositivo de proteccao para um repartidor numa instalacao de telecomunicacoes - Google Patents

Dispositivo de proteccao para um repartidor numa instalacao de telecomunicacoes Download PDF

Info

Publication number
PT95044A
PT95044A PT95044A PT9504490A PT95044A PT 95044 A PT95044 A PT 95044A PT 95044 A PT95044 A PT 95044A PT 9504490 A PT9504490 A PT 9504490A PT 95044 A PT95044 A PT 95044A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
plug
contact
lines
current protection
protective device
Prior art date
Application number
PT95044A
Other languages
English (en)
Inventor
Hermann Haeckl
Original Assignee
Siemens Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Siemens Ag filed Critical Siemens Ag
Publication of PT95044A publication Critical patent/PT95044A/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04QSELECTING
    • H04Q1/00Details of selecting apparatus or arrangements
    • H04Q1/02Constructional details
    • H04Q1/14Distribution frames
    • H04Q1/142Terminal blocks for distribution frames
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01RELECTRICALLY-CONDUCTIVE CONNECTIONS; STRUCTURAL ASSOCIATIONS OF A PLURALITY OF MUTUALLY-INSULATED ELECTRICAL CONNECTING ELEMENTS; COUPLING DEVICES; CURRENT COLLECTORS
    • H01R13/00Details of coupling devices of the kinds covered by groups H01R12/70 or H01R24/00 - H01R33/00
    • H01R13/66Structural association with built-in electrical component
    • H01R13/68Structural association with built-in electrical component with built-in fuse

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Details Of Connecting Devices For Male And Female Coupling (AREA)
  • Structure Of Telephone Exchanges (AREA)

Description

e
Descrição referente a patente de invenção de SIEMENS AKTIENGESELL SCHAFT, alema, industrial e comercial, com sede em Wittelsbacher-platz 2, D-8000 Munchen, República Federal Alema, (inventor: Hermann Haeckl, residente na Alemanha Ocidental) para "DISPOSITIVO DE PROTECÇÃO PARA UM REPARTIDOR NUMA INSTALAÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES"
DESCRIÇÃO A presente invenção refere-se a um dispositivo de protecção para um repartidor numa instalação de telecomunicações, em especial uma instalaçao telefónica. Ê conhecido um dispositivo de protecção deste género, por exemplo, da patente DE 32 12 013 C2 (- GB 2 117 577 B). De acordo com esta patente, uma ficha de protecção apresenta proecçoes contra sobretensoes (pára-raios) , como órgão transversal em relaçao â terra, e protecçoes contra sobreintensida-des (fusíveis ou disjuntores), como órgão longitudinal. A ficha de protecçoes pode ser ligada na parte de trás de um componente de contactos de um repartidor. Além dos pontos de contacto de ficha, o componente de contactos está dotado com outros contactos de ficha, entre os quais podem encaixar--se fichas de corte e fichas de ensaio, a partir do lado da frente. A fim de poder conduzir as linhas eléctricas através dos fusíveis da ficha de protecção, os componentes de contactos tem de estar dotados com molas de contacto que passam para o lado de trás, que sao ligados, quer com as linhas de entrada, 1
quer com as de saída.
Além disso, é conhecido da patente DE 86 23 697 UI, um componente de repartidor com contactos de mola entre os quais pode encaixar-se uma ficha de protecçoes em forma de plaqueta que apresenta uma protecçao de fusível sob a forma de um trajecto condutor impresso. A presente invenção tem como objectivo poder proteger as linhas eléctricas, quer com pára-raios, quer com fusíveis, e simplificar a construção dos componentes.
Segundo a presente invenção, o problema resolve-se de acordo com a reivindicação 1. Pelo encaixe das fichas de fusiveis nos contactos de ficha para ficha de corte, nao se alteram os componentes de contactos. Os contactos para as fichas de para-raios podem ser unipolares, ligados com as peças de contacto, e portanto ter uma configuração correspondentemente simples e serem baratos. Se se pretendesse dispor os fusiveis adicionalmente aos pára-raios na ficha dos pára--raios, seria então necessário formar as respectivas peças de contacto também neste ponto com duas peças como os pontos de contacto de corte. Isso significa que, no caso de uma ficha de protecçoes colocada no lado de tras seria necessário conduzir duas peças de contacto separadas do lado da frente para o lado de trás. Mas na prática e frequente poder prescindir--se da protecçao por fusíveis. Mas isso nao pode ser pré-plane-ado com segurança, de modo que todos os componentes de contacto teriam de ser dotados com peças de contacto de ficha adicionais .
Este equipamento preventivo é poupado pela presente invenção. As fichas de fusíveis são ligadas selectivamente apenas nas linhas que têm de ser especialmente protegidas. Se se retirarem as fichas, os dois polos dos contac tos de ficha estabelecem contacto mutuo, de modo que se fecha a ligaçao eléctrica.
Formas variantes aperfeiçoadas da presente invenção são caracterizadas nas reivindicações 2 a 6. 2
Mediante a variante aperfeiçoada segundo a reivindicação 2, ambas as fichas de protecçao sao particularmente bem acessíveis para a vigilância optica e para as substituições . I Na variante aperfeiçoada segundo a : reivindicação 3, podem ligar-se as linhas de entrada e de , saída em duas fiadas vizinhas de elementos de ligação. Os | elementos de ligaçao sao por exemplo ligados com molas de | contacto salientes para o interior do componente de contactos. > As lâminas de ficha da ficha de protecçoes sao introduzidas i| entre as duas fiadas dos elementos de ligaçao passando até i aos pontos de contacto das molas de contacto. As lâminas de I ficha apresentam então pontos de contacto separados dos dois i, lados, aos quais se encostam as lâminas de contacto. As fichas li fazem parte por exemplo de uma placa de circuitos impressos !' com revestimento dos dois lados da ficha de protecçao. Os j| fusiveis sao colocados no lado da placa de circuitos impressos !| :j voltado para os elementos de ligaçao das linhas raramente j alteradas. Desse modo, os elementos de ligaçao para essas linhas ficam livremente acessíveis, de modo que nao é estorvado de modo nenhum o acesso aos elementos de ligaçao. A variante de acordo com a reivindicação 4, pode realizar-se, por exemplo, prolongado as lâminas de : ficha para além dos pontos de contacto de ficha e terminado os pontos de contacto nos pontos de contacto de ficha. Se !l então se puxar a ficha de protecçao, para fora, o suficiente 1 para que deixem de estar em contacto os pontos de contacto das lâminas de ficha e as molas de contacto, fica assim interrompida a ligaçao entre as linhas de entrada e de saída.
Pela variante segundo a reivindicação 5, pode proteger-se individualmente cada uma das linhas. Isso torna possível, no caso de um fusivel fundido, substituir a ficha de protecçao sem afectar a outra linha.
Pela variante de acordo com a reivindicação 6, podem cortar-se ou ensaiar-se as linhas, sem ser i , \ necessário retirar a ficha de protecçoes. 3
Descreve-se a seguir com mais pormenor a presente invenção com base num exemplo de realização representado no desenho anexo, cujas figuras representam: A fig. 1, uma vista de cima de uma régua de repartidor com linhas ligadas; A fig. 2, um corte ampliado da régua de repartidor feito pela linha (II-II) da fig. 1, com as fichas de protecçoes representadas esquematicamente; A fig. 3, uma vista de cima das peças de contacto da régua de repartidor segundo a fig. 2; A fig. 4, um corte de uma peça de con-tactos achatada de uma régua de repartidor com as fichas de protecçoes representadas esquematicamente; e A fig. 5, uma vista em perspectiva ampliada de uma ficha de protecçoes com fusíveis e contactos de corte.
De acordo com a fig. 1, uma peça de contactos formada como uma régua de repartidor (1) alongada, apresenta contactos de aperto com corte (2), que estão colocados de um lado de serviço da régua de repartidor (1), ao longo dos dois lados longitudinais. Nos terminais de aperto com corte (2) sao ligadas linhas (3) que vêm dos assinantes e linhas de saída (4) que conduzem a um dispositivo de comutaçao. Cada um dos terminais de aperto com corte (2) para uma linha de entrada (3) e um terminal de aperto com corte (2) oposto para uma linha de saída (4) fazem parte de peças de contacto (5) ligadas electricamente entre si. Estas peças de contacto sao acessíveis através de aberturas de encaixe (6,7) numa caixa (8,9) da régua de repartidor (1), para fichas de protecçoes e de fichas de ensaio.
Segundo as fig. 2 e 3, a caixa é constituída por uma parte dianteira (8) do lado do serviço e uma parte traseira (9) do gênero tampa. A parte dianteira (8) esta dotada com câmaras de recepção, abertas para o lado da parte traseira (9), para as peças de contactos (5). Estas podem ser introduzidas na parte dianteira, por trás, por sim- 4
pies encaixe, e sao retidas na mesma, recebidas completamente e correctamente apoiadas. As peças de contacto (5) ficam de cutelo e perpendiculares â parte traseira (9), que é fixada com a parte dianteira (8) por encaixe. Entre os terminais i i jj de aperto com corte (2), as peças de contacto (5) apresentam, |! ao longo da peça traseira (9), uma secção de base (10) que | liga entre si os terminais de aperto com corte. Estes sao, |! mediante uma dobra a 90°, colocados paralelos à direcçao longi-!i tudinal da régua de repartidor (1). Da secção de base (10) j' ficam salientes, além dos terminais de aperto com corte, conta^c jj tos de ficha (11) e (12) para uma ficha de protecção de sobre-!! tensões (13) e uma ficha de fusíveis (14).
Os contactos de ficha (11) em forma i, | de forquilha para a ficha de protecção de sobretensoes (13) j! sao formados como contactos duplos unipolares, cada um para [: uma lâmina de ficha (15) da ficha de protecção de sobretensoes (13) . A lâmina de ficha (15) está ligada electricamente com um polo de uma protecção contra sobretensoes (pará-raios) ! (19), cujo outro polo está ligado à terra. í Os contactos de ficha (15) sao formados j por duas pernas elásticas (18) que fazem parte das peças de contacto separadas (5). As lâminas de ficha (16) da ficha de fusíveis (14) sao introduzidas entre as duas pernas elâsti-' cas (18) e apresentam superfícies de contacto separadas para j, cada uma das pernas elasticas (18). As duas superfícies de J: contacto estão ligadas electricamente com os dois polos de jj um fusível (20) da ficha de fusíveis (14). Deste modo, as linhas de entrada e de saída ficam ligadas entre si, através j da protecção de corrente (20) formada por exemplo por um fusível.
Jl
Ij
As duas fichas de protecçoes (13) e (14) podem ser introduzidas a partir do lado de serviço da regua de repartidor (1). Sao por isso facilmente acessíveis para controlos e outros trabalhos de manutenção, de maneira particularmente cómoda. | | Segundo a fig. 4, uma peça de contacto 5 1
achatada (21) de um repartidor de camadas, indicado a ponto e traço, esta dotada com os terminais de aperto com corte (2) para as linhas de entrada (3), frequentemente alteradas, e para as linhas de saída (4). Os terminais de aperto com li corte (2) ficam salientes no lado da frente da peça de contacto i (21) e estão dispostos em duas fichas que se estendem perpendi-i cularmente ao plano do desenho. Cada dois terminais de aperto i - [j com corte das duas fiadas, que se opoem aos pares, estão liga-| dos entre si electricamente através de lâminas de contacto |! (22) que ficam salientes para o interior da peça de contacto li í (21) e uma outra ficha de protecçoes (23), de modo tal que r os dois polos do fusivel (20) ficam ligados electricamente |; com as duasmolas de contacto (22).
Uma das molas de contacto (22) é prolon-|! gada até ao lado traseiro da peça de contacto (21) e forma ai um contacto de ficha adicional (24) para uma outra ficha | de protecçao de tensão (25) que, por exemplo, pode encaixar- -se perpendicularmente ao plano do desenho a partir do lado da peça de contactos (21). As protecçoes contra sobretensoes (19) da ficha de protecçoes de tensão (25) estão ligadas com um polo ao contacto de ! terra. ficha (24) e com o outro seu polo â A ficha de fusíveis (23) apresenta uma placa de circuitos impressos com face dupla, cujas lâminas !; de ficha sao introduzidas entre os dois terminais de aperto : com corte (2) passando por eles até aos pontos de contacto u de ficha das molas de contacto (22). Os fusiveis (20) sao j montados do lado da placa de circuitos impressos (26) voltada j para o lado oposto as linhas de entrada (3). deste modo, os I terminais de aperto com corte (2) ficam com acesso livre para | as linhas de entrada (3) frequentemente alteradas. i.i I : ^ j Uma outra forma de fusiveis (28) segundo | a fig. 5 pode ser introduzida na peça de contacto (21) com as suas lâminas de ficha, em vez da ficha de fusíveis (23). A ficha de fusíveis (28) pode no entanto, numa construção em princípio igual, ser alterada e adaptada de modo tal que
L substitua a ficha de fusivies (14) (fig. 13) da régua de repartidor (1). ! No seu lado voltado para as lâminas de ficha (27), a ficha de fusíveis (28) apresenta lâminas de contacto (29) que se aplicam a pontos de contacto (30) : da ficha de fusíveis. Os contactos elásticos estão ligados com trajectos condutores do lado oposto da placa de circuitos | impressos (26) da ficha de fusíveis (28). Estes trajectos condutores levam aos pontos de contacto correspondentes da ji lâminas de ficha (27). A superfície de contacto (30) está | ligada com um trajecto condutor interrompido (31), que conduz j também â extremidade das lâminas de ficha (27), 0 fusível jl _ (20) está ligado dos dois lados do ponto de interrupção no . trajecto condutor (31), de modo que as duas partes do trajecto ]! condutor ficam ligadas entre si.
Mas é também possível, em especial no caso de fichas individuais para as linhas individuais, em vez dos pontos de interrupção, estreitar o trajecto condutor, por um processo de corrosão fina, na medida necessária para que funcione directamente como fusível. Ê além disso possível soldar nos trajectos condutores (31) peças de contacto, nas quais sao retidos os fusíveis (20). ' Os contactos de mola (29) sao acessíveis ji para contactos de cavilha (32) de fichas de ensaio ou para j: fichas de corte (33), através de aberturas de uma caixa (34) j da ficha indicada a traço e ponto. Os contactos de mola (29) j sao então afastados das superfícies de contacto (30) e ê inter-| rompida a ligaçao entre as linhas. 7 ij

Claims (1)

  1. KiZKi
    REIVINDICAÇÕES - 1» - Dispositivo de protecçao para um repar-! tidor numa instalaçao de telecomunicações em especial uma instalaçao telefónica com protecçoes contra sobretensões (19), j; como órgão transversal em relação a terra, e fusíveis (20), jj como orgao longitudinal, apresentado o repartidor elementos |l |l construtivos de contactos (21, por exemplo 1), que estão equi- |; pados com elementos de ligaçao (por exemplo 2) dispostos em II série para linhas de entrada (3) e elementos de ligaçao (por j| exemplo 2) para linhas de saída (4), estando os elementos jj de ligaçao providos de contacto de ficha bipolares para fichas de protecçao com os fusíveis (20) e podendo os elementos de I; ligaçao ser ligados electricamente com as protecçoes contra Ί 1 sobretensoes ou para-raios (19), caracterizado por os fusíveis | (20) estarem colocados numa ficha de protecçoes de corrente I (14,23,38) e os para-raios numa ficha separada de protecçao I de tensões (13,25), por se preverem para as duas fichas de protecçao contactos de ficha separados, por os contactos de ficha (11,24) para a ficha de protecçao de tensão (13,25) serem formados como unipolares e por os contactos de ficha bipolares (12) para as fichas de protecçao de corrente estarem fechados quando a ficha está retirada. j - 2S - i| Dispositivo de protecçao de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as duas fichas de protecçao poderem ser introduzidas no elemento construtivo de contactos (por exemplo 1) pelo lado de operaçao. - 3ã - Dispositivo de protecçao de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a ficha de protecçao de tensão (25) estar colocada na face traseira do componente construtivo de contactos (21), por a ficha de protecçao de • — ,j corrente (23) estar colocado no lado de operaçao do elemento • | 8 i X construtivo de contactos e por desse modo os elementos de ligaçao (2) para as linhas de entrada manobráveis (3) terem um acesso livre. j - 4â - P j: Dispositivo de protecçao de acordo íi com as reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizado por a ficha de protecçao de corrente (14,23) poder ser introduzida até ií |j duas profundidades, nas quais a ligaçao entre as linhas de | entrada e de saída (3,4) estão abertas ou fechadas. Jí I| I - 5â - ! | Dispositivo de protecçao de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por se prever para cada linha uma ficha de protecçao de corrente especial respectiva. - 65 - ii jj Dispositivo de protecçao de acordo ! j com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a ficha de protecçao de corrente (28) apresentar pontos de contacto (por exemplo 29,30) para ficha de ensaio (32) | ou ficha de corte (33). i ji I· Ij A requerente reivindica a prioridade J do pedido alemao apresentado em 21 de Agosto de 1989, sob o Ns. P 39 27574.4. Lisboa, 20 de Agosto de 1990
    9
PT95044A 1989-08-21 1990-08-20 Dispositivo de proteccao para um repartidor numa instalacao de telecomunicacoes PT95044A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3927574 1989-08-21

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT95044A true PT95044A (pt) 1992-04-30

Family

ID=6387546

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95044A PT95044A (pt) 1989-08-21 1990-08-20 Dispositivo de proteccao para um repartidor numa instalacao de telecomunicacoes

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP0413978A3 (pt)
AU (1) AU6116690A (pt)
DD (1) DD297286A5 (pt)
FI (1) FI904129A0 (pt)
IE (1) IE903008A1 (pt)
NO (1) NO903646L (pt)
PT (1) PT95044A (pt)
ZA (1) ZA906577B (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE8908236U1 (pt) * 1989-07-06 1989-08-31 "Telegaertner" Karl Gaertner, 7049 Steinenbronn, De
CH685412A5 (de) * 1992-11-11 1995-06-30 Reichle & De Massari Fa Modulare Mehrfachanschlussleiste für Verteiler und Verteilersysteme im Schwachstrom-Anlagebau.
US5587884A (en) * 1995-02-06 1996-12-24 The Whitaker Corporation Electrical connector jack with encapsulated signal conditioning components
WO1996024968A1 (en) * 1995-02-06 1996-08-15 The Whitaker Corporation Electrical connector jack assembly for signal transmission
DE19608517C2 (de) * 1996-03-05 2000-11-09 Quante Ag Anschlußmodul für die Telekommunikationstechnik
ES2116222B1 (es) * 1996-05-30 1999-02-01 Plasticos Mondragon Sa Sistema de multiplexado y corte para bloques de equipo y red, en centrales telefonicas.

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3212013C2 (de) * 1982-03-31 1984-08-09 Siemens AG, 1000 Berlin und 8000 München Trennvorrichtung für Verteileranlagen
CH669283A5 (en) * 1985-09-10 1989-02-28 Reichle & De Massari Fa Safety fusible element for LV plug connections - has narrowed sections of conductive tracks deposited on one face of insulating carrier inserted between contact arms
EP0258628B1 (de) * 1986-08-25 1994-09-21 Siemens Aktiengesellschaft Baugruppe zum Sichern von elektrischen Leitungen in Verteilern von Telekommunikationsanlagen
DE3726741C1 (de) * 1987-08-07 1988-09-01 Krone Ag Anschlussleiste der Fernmeldetechnik

Also Published As

Publication number Publication date
EP0413978A2 (de) 1991-02-27
ZA906577B (en) 1991-06-26
EP0413978A3 (en) 1991-07-31
FI904129A0 (fi) 1990-08-20
NO903646D0 (no) 1990-08-17
AU6116690A (en) 1991-02-21
IE903008A1 (en) 1991-02-27
NO903646L (no) 1991-02-22
DD297286A5 (de) 1992-01-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2552165T3 (es) Aparato de protección frente a sobretensiones
CA2048722C (en) Protective circuit and protective plug for telecommunication installations
CA1067953A (en) Line protector for communication circuit
US8477469B2 (en) Overvoltage protection element
US7800881B2 (en) Protective plug for a connection module
ES2337479T3 (es) Conector de enchufe de cable para placas de circuito impreso.
US11152769B2 (en) Overvoltage protection arrangement consisting of a horn spark gap accommodated in an insulating housing
EP0281969A2 (de) Steckdose mit Zusatzmodul
RU2009101368A (ru) Вставной разрядник, содержащий один или несколько элементов защиты от перенапряжений
RU2012149008A (ru) Элемент защиты от перенапряжения
US3535463A (en) Section strip for use particularly in telephone equipment
PT95044A (pt) Dispositivo de proteccao para um repartidor numa instalacao de telecomunicacoes
ES2546185T3 (es) Unidad modular compuesta por un interruptor de protección por corriente de defecto y un aparato de protección frente a sobretensiones
CZ2011183A3 (cs) Svodic prepetí s výmenným modulem prepetové ochrany
US4307430A (en) Protector device for telecommunications circuits
SI20782A (sl) Sklop za zaščito proti električnim preobremenitvam zaradi udara strele
FI56910C (fi) Anslutningslist med oeverspaenningsskyddsanordning
PT95043B (pt) Regua de repartidor para uma instalacao de telecomunicacoes
US3538480A (en) Protectors for electric circuits
EP2782115B1 (en) Fuse block base
RU129703U1 (ru) Устройство защиты от импульсных перенапряжений в низковольтных силовых распределительных системах
ES2201966T3 (es) Dispositivo de proteccion enchufable para un equipo de la tecnica de telecomunicacion.
US3917982A (en) Electrical protector assembly
US20220385060A1 (en) Overcurrent protection device for surge arresters
RU2091930C1 (ru) Соединительный модуль

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19911206

FC3A Refusal

Effective date: 19970918