PT94578A - Podadora - Google Patents

Podadora Download PDF

Info

Publication number
PT94578A
PT94578A PT94578A PT9457890A PT94578A PT 94578 A PT94578 A PT 94578A PT 94578 A PT94578 A PT 94578A PT 9457890 A PT9457890 A PT 9457890A PT 94578 A PT94578 A PT 94578A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
mast
trunk
trimmer according
frame
along
Prior art date
Application number
PT94578A
Other languages
English (en)
Original Assignee
Henri Raffaello
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Henri Raffaello filed Critical Henri Raffaello
Publication of PT94578A publication Critical patent/PT94578A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G23/00Forestry
    • A01G23/02Transplanting, uprooting, felling or delimbing trees
    • A01G23/095Delimbers
    • A01G23/0955Self-propelled along standing trees

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Biodiversity & Conservation Biology (AREA)
  • Ecology (AREA)
  • Forests & Forestry (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Scissors And Nippers (AREA)
  • Harvester Elements (AREA)
  • Mushroom Cultivation (AREA)
  • Harvesting Machines For Specific Crops (AREA)
  • Medicines Containing Plant Substances (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Description

%
PATENTE DE INVENÇlO d e «PODADORA**
Requerente HENRI RAFFAELLO, francês, industrial e comerciante, residente na Avenue dfAlbret, F-47700 Casteljaloux,
França A presente invenção refere-se a uma podadora e, mais precisamente, a uma mquina para decotar os troncos de árvores. A finalidade da presente invenção consiste em propor cionar uma máquina capaz de seccionar todos os ramos de um tronco a uma altura determinada, rápida, eficaz e automaticamente.
Para isso, a presente invenção tem por objecto uma po dadora, caracterizada por compreender uma armação montada articulada e orientável na extremidade da lança de ura mecanismo em especial do tipo florestal, um dispositivo de bloqueio da armação na base do tronco a podar, um mastro de poda, montado rotativamente na sua extremidade inferior na armação, órgãos de cor te dispostos de maneira regulável com vista a abraçar o referido tronco e montados deslizantes ao longo do mastro e meios de deslocamento dos referidos órgãos de corte ao longo do mastro.
Uma tal máquina é particularmente eficaz, rápida e prá tica no seu emprego, porque permite, com o auxílio de um só condutor do mecanismo, seccionar a uma altura determinada todos os ramos que partem de um tronco, no decurso de uma única passagem dos órgãos de corte, guiados pelo mastro, que se posiciona por si em relação ao tronco, limitando-se a intervenção do referido condutor do mecanismo ao comando dos meios de bloqueio da armação na base do tronco e depois à colocação correcta dos órgãos de corte que abraçam © tronco e, finalmente, do movimento ascensional dos referidos órgãos de corte.
Outras características e vantagens serão evidenciadas na descrição que vai seguir-se de uma forma de realização de uma máquina segundo a presente invenção, descrição que e dada a título de exemplo únicamente e com referência aos desenhos anexos, cujas figuras representam:
Fig, 1 - uma vista esquemática em perspectiva de um tractor florestal cuja lança está equipada com uma podadora segundo a presente invenção;
Fig. 2 - uma vista ampliada e em perspectiva da podado ra da Fig. 1;
Fig. 3 - a podadora da Fig. 2 em acção num troneo;
Fig. 4 - uma vista esquemática de uma variante de montagem dos órgãos de corte no mastro; e
Figs. 5 e 6 - vistas de cima, respectivamente do órgão de corte central fixo e dos órgãos de corte laterais móveis, aos quais estão associadas rodas de regulação do afastamento dos referidos órgãos relativamente ao tronco da árvore a podar.
Na Fig. 1 representou-se em (1) um tractor florestal provido, de uma maneira conhecida, com uma lança (2) orientável e articulada com o auxílio de sistemas hidráulicos, tais como ma cacos ou motores. Mais preeisamente, na forma de realização representada, a lança (2) compreende um mastro vertical (3) Orientável em 360°, um primeiro braço (4) que pode ser elevado por um macaco hidráulico (5) e um segundo braço (6) accionável por um macaco hidráulico (7). A máquina de podar propriamente dita é constituída por uma armação (8) em forma de esquadro cuja parte vertical (8a) serve de ligação á extremidade do braço (6). A armação (8) está articulada em torno de um eixo horizontal na extremidade do braço (6) e pode rodar em torno deste eixo com o auxílio de um maca
co hidráulico (9). A parte horizontal (8b) da armação leva os órgãos da podadora, ou sejam, um dispositivo de bloqueio da podadora no tronco a podar, designado genericamente pela referência (10), e um dispositivo de corte que compreende órgãos de corte ou fa cas (11) montados deslizantes ao longo de um mastro vertical (12).
Na forma de realização representada, o dispositivo de bloqueio (10) (Pig. 2 e 3) ó constituído por uma roda (13) de eixo vertical fixo, ladeada por duas rodas laterais (14), também de eixo vertical, mas montadas na extremidade de dois braços de alavancas (15) articulados na armação (8) e comandados por um macaco hidráulico (16) solidário com a armaçao (8).
As três rodas (13) e (14) estão providas, de preferência, de aros pneumáticos infláveis e estão dispostas num mesmo plano, de modo a ir bloquear entre si o tronco (T) de uma árvore a podar.
Os órgãos de corte (11) compreendem três facas em forma de laminas encurvadas (11a), (11b) e (11c), cuja face interior é susceptível de se aplicar contra o tronco de modo a apertá-lo em todo o seu perímetro. Para isso, as laminas (11a), (11b) e (11c) estão distribuídas em torno do tronco, um pouco como as ro das de bloqueio (13) e (14). A montagem das três lâminas é também semelhante à das rodas. Uma das laminas (lia) está montada fixa na extremidade de um braço sensivelmente horizontal (17) solidário com um cursor (18) montado deslizante ao longo do mastro (12). A lamina (lia) é flanqueada por duas lâminas laterais (11b) e (11c), montadas na extremidade de braços de alavanca (19) comandados por um macaco pneumático (20), ou um outro siste ma análogo, e articulados no cursor (18) em torno de eixos (21) paralelos ao mastro (12). 0 mastro (12) assenta na armação (8) por uma rótula (22) que lhe permite uma inclinação livre em todas as direcções da ordem de cerca de 20°.
Na Pig. 3, representou-se em (23) um macaco hidráulico lateral de imobilização do mastro (12) na armação (8). 0 cursor (18) é deslocado por um cabo (24) que passa nu ma roldana de desvio (25), na extremidade superior do mastro (12) - 4 -
e numa outra roldana de desvio (não representada), na extremida de inferior do mastro, em frente de um guincho (26) de enrola-mento do cato (24), estando este guincho provido de um motor de comando* 0 comando do cursor (18) é assegurado por uma montagem em anel do cabo (24), a fim de puxar o cursor tanto para cima co mo para baixo no mastro. 0 funcionamento do dispositivo representado e descrito atrás é o seguinte·
Coloca-se a podadora na direcção de um tronco (T) a po dar. Para isso, orienta-se correctamente o mecanismo do tractor, bem como a armação (8) de modo que o tronco (T) se encaixe entre as duas rodas (14) (na posição de afastamento) até contacto com a roda (13)*
Durante esta aproximação, as facas (llb) e (llc) estão afastadas, o cursor (18) está na posição inferior ao longo do mastro (12), o qual está convenientemente orientado em relação á árvore, graças ao macaco de imobilização lateral (23) e ao macaco (9)·
Uma vez a armação acunhada no tronco, graças ao macaco (16) que aplica as rodas (14) contra o tronco, aplicam-se as facas contra o tronco, graças ao macaco (20) e liberta-se o ãmbolo do macaco (23). 0 cursor (18) pode então ser puxado para cima no mastro (12), graças ao guincho (26) até â altura desejada de modo que as facas (lia) e (llb) cortam todos os ramos encontrados. As facas estão praticamente em contacto com o tronco e envolvera com pletamente este último, recobrindo-se ligeiramente a fim de cortar perfeitamente todos os ramos no seu trajecto.
As facas poderiam ser cortantes tanto no seu bordo superior como no bordo inferior, o que permitiria, na descida do cursor (18), aperfeiçoar o trabalho. A montagem oscilante livremente do mastro (12) na rótula (22) no decurso da poda permite às facas seguir o tronco (T), tanto a sua inclinação como o seu perfil, seguindo o mastro docilmente a inclinação que lhe dão os braços (17) e (19) à med_i da que as facas (lia), (llb) e (llc) se deslocam ao longo do tronco. A previsão de rodas (13) e (14) infladas evita todo da no ao tronco quando da acostagem, bem como no sistema radicu-lar. As rodas poderiam ser substituídas por patins de preferência amortecedores ou similares.
Quando o cursor (18) tiver voltado à posição inferior, o macaco (23) imobiliza o mastro (12) na sua posição, sendo as facas (llb) e (llc) afastadas, bem como as rodas (14). A podado ra pode ser libertada da árvore e apresentada em frente de um outro tronco a podar.
Todas estas operações são comandadas pelo condutor do tractor (1) a partir da sua cabina, podendo várias árvores ser tratadas sem ter de deslocar o tractor, mediante a simples orien tação da lança (2). A Fig. 4 ilustra uma variante de montagem das facas no cursor (18) movei ao longo do mastro (12). Nesta variante, os braços porta-facas (17) e (19)» bem como o macaco (20) são supor tados por um carro (27) ligado ao cursor (18) por uma articulação de rotula (28), ficando o cabo de tracção (24) fixado ao car ro (27).
Uma tal montagem dá às facas graus de liberdade suplementares, permitindo-lhes aindá melhor adaptar-se ao tronco no decurso da sua subida e descida.
As Figs. 5 e 6 ilustram uma variante de realização do dispositivo de corte (11). Nestas Figs., os órgãos homólogos dos representados nas Figs. 1 a 3 têm as mesmas referências numéricas.
Segundo esta variante, a lâmina de corte central fixa (lia) (Fig. 5) e as duas lâminas de corte laterais móveis (llb) e (llc) (Fig. 6) estão dotadas de rodas associadas de manutenção das lâminas a uma certa distância, regulável, do tronco da árvore em curso de poda.
Na Fig. 5 representou-se a lâmina ou faca fixa (lia) transportada por um suporte (29) solidário do cursor (18). No suporte (29) está montada, de maneira regulável em posição, uma roda (30) cujo eixo (31) está disposto horizontalmente e pode ser, por um dispositivo de regulação apropriado, aproximado ou afastado da faca (11a) de modo a interpor-se mais ou menos entre a faca (11a) e o tronco a podar (T). Ilustrou-se em (e) o afastamento entre a faca (11a) e o tronco (T) determinado pela roda (30). Van tajosamente, a roda (30) é um pneu de câmara de ar inflável, está montada com total liberdade de movimento e pode rolar ao longo do tronco sem o danificar. A roda (30) está disposta por baixo da faca (lia), isto é, a jusante desta última que secciona os ramos quando sobe ao longo do tronco.
Na Fig. 6 representaram-se as duas facas laterais (11b) e (11c), suportadas pelos braços de alavanca (19) e arti culadas em torno dos eixos (21). Por baixo das facas estão dis postas duas rodas (32) análogas à roda (30) e suportadas por dois braços de suporte (33) de eixo horizontal e articuladas nos eixos (21) de modo a permitir às rodas (32) que se interponham entre o tronco da árvore a podar e as facas e manter estas últimas a uma distancia (e) regulável por quaisquer meios apropriados. 0 dispositivo segundo a presente invenção pode adaptar-se a outros mecanismos diferentes do representado na Fig. 1, por exemplo a um tractor de obras públicas provido de um braço, tal como uma pá escavadora.
Finalmente, a presente invenção não se limita evidentemente às formas de realização representadas e descritas atrás mas, pelo contrário, todas as variantes, em especial no que respeita aos meios de bloqueio da armação (8) na base do tronco da árvore, às formas, às dimensões, ao número e à disposição dos ór gãos de Corte que vão abraçar o tronco, aos meios de comando de posicionamento destes órgãos e, finalmente, aos meios de comando do deslocamento ao longo do mastro do cursor que leva os órgãos de corte.

Claims (4)

1δ. - Podadora, caracterizada por compreender uma armação (8) montada articulada e orientável na extremidade da lança (2) de um tractor (1), em especial do tipo florestal, um dispositivo de bloqueio (10) da armação na base do tronco a podar (T), um mastro de poda (12) montado numa rótula na sua ex tremidade inferior na armação, órgãos de corte (11) dispostos de maneira regulável com vista a abraçar o referido tronco e montados deslizantes ao longo do mastro (12) e meios (24 a 26) de deslocamento dos referidos órgãos de corte ao longo do mastro.
22. - Podadora de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o referido dispositivo de bloqueio da armação (8) na base do tronco (T) a podar ser constituído por três rodas (13,14) de eixo vertical, de preferência providas de aros pneumáticos infláveis, sendo uma fixa (13) e as outras (14) montadas móveis e susceptíveis de ser afastadas ou aproximadas uma da outra com o auxílio de um macaco hidráulico (16) ou similar. 3-· - Podadora de acordo com as reivindicações 1 ou 2, carac terizada por os órgãos de corte serem constituídos por facas ou laminas (11a, 11b ellc) de forma arqueada e dispostas de modo a ser susceptíveis de se deslocar ao longo do tronco a podar, abraçando o mesmo completamente.
41. - Podadora de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por as referidas facas ou lâminas compreenderem um elemento fixo (lia) e dois elementos (llb,llc) dispostos em frente e montados móveis no sentido um do outro com o auxílio de um macaco (20) ou similar. 1 2· - Podadora de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizada por os órgãos de corte (11;11a,11b,11c) serem suportados por um cursor (18) montado móvel ao longo do mastro > - s - β2· “ Podadora de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizada por os órgãos de corte (lla,llb,llc) e os seus meios de afastamento (20) serem suportados por um car ro (27) ligado por uma ligação de rótula (28) a um cursor (18) móvel ao longo do mastro (12). 7S* - Podadora de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizada por os referidos meios de deslocamento dos órgãos de corte (11) serem constituídos por um sistema de cabo (24) que liga o referido cursor (18) a um guincho motor (26) suportado na armação (8).
82. - Podadora de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 7» caracterizada por o mastro (12) estar provido de um meio (23) de imobilização temporária em uma qualquer das suas posições. 92* - Podadora de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizada por a cada órgão de corte (11a,11b,11c) estar associada uma roda (30,32) posicionada de modo a rolar ao longo do tronco da árvore a podar e montada de modo a manter a uma distancia determinada regulável (e) do referido tronco os referidos órgãos de corte. Lisboa, 3 de Julho de 1990
A*»*?· és
PT94578A 1989-07-04 1990-07-03 Podadora PT94578A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8909153A FR2649287B1 (fr) 1989-07-04 1989-07-04 Elagueuse

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT94578A true PT94578A (pt) 1991-03-20

Family

ID=9383571

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94578A PT94578A (pt) 1989-07-04 1990-07-03 Podadora

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP0407322B1 (pt)
AT (1) ATE103464T1 (pt)
DE (1) DE69007700D1 (pt)
FR (1) FR2649287B1 (pt)
PT (1) PT94578A (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI115501B (fi) * 2001-08-10 2005-05-31 Antti Happonen Karsintalaitteisto sekä menetelmä pystypuiden karsimiseksi
AU2004269816B2 (en) * 2003-09-04 2012-03-29 Aust Pacific Forest Management Pty Ltd Tree pruning apparatus
ATE454813T1 (de) * 2003-09-04 2010-01-15 Aust Pacific Forest Man Pty Lt Baumbeschneidungsvorrichtung
NL1024960C2 (nl) * 2003-12-05 2005-06-07 Agrarisch Loonbedrijf C Pellik Werkwijze en inrichting voor het verwijderen van plantdelen.
CN105766551B (zh) * 2016-03-04 2019-01-25 中国热带农业科学院橡胶研究所 一种基于无人驾驶系统的自动割胶收胶系统
NL2028660B1 (en) * 2021-07-08 2023-01-16 Saia Holding B V Harvesting device
CN114145208A (zh) * 2021-12-20 2022-03-08 洪晨 连续型沙地种植挂车
CN114617043B (zh) * 2022-05-17 2022-07-29 山西农业大学 一种用于土地复垦的精准种植装置

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3353575A (en) * 1963-06-03 1967-11-21 Robert W Larson Method of delimbing and felling trees
US3183951A (en) * 1963-06-11 1965-05-18 Beloit Corp Cutter head assemblage for impact shearing of tree limbs
FR2275993A1 (fr) * 1974-06-28 1976-01-23 Saarenketo Tapio Procede et dispositif pour l'exploitation forestiere
US4781228A (en) * 1987-08-17 1988-11-01 Weyerhaeuser Company Tree pruner

Also Published As

Publication number Publication date
EP0407322A1 (fr) 1991-01-09
FR2649287A1 (fr) 1991-01-11
FR2649287B1 (fr) 1991-11-08
ATE103464T1 (de) 1994-04-15
DE69007700D1 (de) 1994-05-05
EP0407322B1 (fr) 1994-03-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5378852A (en) Tree and shrub-clearing equipment mounted on tractor
US6202941B1 (en) Agriculture/viticulture sprayer
US4777787A (en) Tree shaping apparatus
US4067178A (en) Combined hedger-topper
EP2441321A2 (en) Agricultural device to support and handle different operating units adapted to work on rows located on flat lands or hills
US20060162309A1 (en) Cutter apparatus
PT94578A (pt) Podadora
ES2077847T3 (es) Conjuntos de rueda fresadora para roca.
US4355497A (en) Apparatus for trimming trees
GB2154846A (en) Tree harvesting device
US6634162B1 (en) Simultaneous processing of multiple rows of plants, especially trellised rows
AU2021203251B2 (en) Leaf stripper
US2940486A (en) Pruning apparatus
US3961468A (en) Hedger
US3487615A (en) Double-boom hedger
US4781228A (en) Tree pruner
US5901538A (en) Brush felling head
US4126198A (en) Three-wheeled farm vehicle
US3952485A (en) Adjustable hedger
ES2257170A1 (es) Cosechadora de platanos.
WO1998006251A1 (en) Agricultural implement
US6453957B1 (en) Cutting attachment
EP0406217B1 (de) Verfahrbare Vorrichtung zum Mähen
CA2057680A1 (en) Felling and delimbing apparatus allowing to delimb trees in length, and its method of use
CN115152454A (zh) 一种门式修剪机

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19901008

FC3A Refusal

Effective date: 19960221