PT94524A - Processo para a producao de uma liga para grampos cirurgicos proporcionando melhoria de imagem e grampo cirurgico produzido com essa liga - Google Patents

Processo para a producao de uma liga para grampos cirurgicos proporcionando melhoria de imagem e grampo cirurgico produzido com essa liga Download PDF

Info

Publication number
PT94524A
PT94524A PT94524A PT9452490A PT94524A PT 94524 A PT94524 A PT 94524A PT 94524 A PT94524 A PT 94524A PT 9452490 A PT9452490 A PT 9452490A PT 94524 A PT94524 A PT 94524A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
alloy
titanium
surgical
staples
clamp
Prior art date
Application number
PT94524A
Other languages
English (en)
Inventor
Lee P Bendel
Timothy A Sardelis
Earl J Mills
Original Assignee
Ethicon Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ethicon Inc filed Critical Ethicon Inc
Publication of PT94524A publication Critical patent/PT94524A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B17/00Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets
    • A61B17/064Surgical staples, i.e. penetrating the tissue
    • A61B17/0644Surgical staples, i.e. penetrating the tissue penetrating the tissue, deformable to closed position
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B90/00Instruments, implements or accessories specially adapted for surgery or diagnosis and not covered by any of the groups A61B1/00 - A61B50/00, e.g. for luxation treatment or for protecting wound edges
    • A61B90/39Markers, e.g. radio-opaque or breast lesions markers
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B90/00Instruments, implements or accessories specially adapted for surgery or diagnosis and not covered by any of the groups A61B1/00 - A61B50/00, e.g. for luxation treatment or for protecting wound edges
    • A61B90/39Markers, e.g. radio-opaque or breast lesions markers
    • A61B2090/3954Markers, e.g. radio-opaque or breast lesions markers magnetic, e.g. NMR or MRI

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Surgery (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Medical Informatics (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Magnetic Resonance Imaging Apparatus (AREA)

Description

?-r 1η
Descrição referente â patente de invenção de EIHICON, IMG., norte-americana, industrial e comercial, estabelecida em U.S. Route 22, Somerville, New Jersey 08876, Estados Unidos da America, (inventores; Earl J. Mills, Lee P. Bendel e Timothy A. Sardelis, residentes nos E.U.A.) para "PROCESSO PARA A PRQDUClO DE UMA LIGA PàRâ GRAMPOS CIRÚRGICOS PROPORCIONANDO ME-LHORIA DE IMAGEM E GRAMPO CIRÚRGICO PRODUZIDO COM ESSA LIGA"
Descrição Âmbito da invenção A presente invenção refere-se, de um modo geral a, grampos cirúrgicos aperfeiçoados. De um modo mais específico, a presente invenção refere-se a grampos cirúrgicos aperfeiçoadcs contendo, materiais inertes, nao magnéticos, e que realçam a imagem. De um modo mais específico, a presente invenção refere--se a grampos cirúrgicos aperfeiçoados de titânio.
Antecedentes da invenção
Utilizam-se os grampos cirúrgicos há já algum tempo. Os cirúrgioes têm-se confrontado regularmente com alguns problemas, ao utilizarem os grampos cirúrgicos convencionais.
Em primeiro lugar, os grampos cirúrgicos são habitual-mente constituídos por aço inoxidável ou por um polímero bio-absorvível. Nos de aço, um material de alta densidade, â difιοί! moldar e impelir os grampos para o interior da pele. Estes grampos, que possuem um tamanho entre 2,032 mm de diâmetro e 0,3080 mm de diâmetro, necessitam de forças na ordem de 18,144 quilogramas a 43,360 quilogramas para tomarem forma na pele. È natural que, devido âs vantagens mecânicas, seja difícil derivar um grampeador cirúrgico e requer uma maior pressão, para.gram- - 1 - pear, transmitida pelo utilizador.
Por outro lado, os materiais bioabsorvíveis são geralmente de tão fraca densidade que é virtualmente impossível moldá-los, devido ao facto de qualquer força de flexão originar a sua quebra. Por este motivo, os polímeros bioabsorvíveis necessitam, geralmente, de colocação de receptores, no sentido de conservarem os grampos (a que se deu préviamente forma).
Os grampos actuais, podem, para além disto, serem difíceis de realçar durante o processo de visualização por exame CAT, devido ao facto dos grampos serem, por uma ou outra razão, difíceis de detectar. De um modo específico, os grampos actuais podem originar configurações de imagem com a forma de um "rasto brilhante". Assim, ao ler-se um exame CAT, é difícil determinar -se a colocação exacta do grampo e, é claro, as imagens dos tecidos circundantes encontram-se obscurecidas pela configuração com a forma de um "rasto brilhante".
Devido ao facto, dos grampos de aço inoxidável, também poderem possuir propriedades magnéticas, existem, durante a visualização por ressonância magnética (MRI) maiores artefactos ou deformações de imagem, originados pelos grampos no receptor de imagem. De acordo com o anteriormente exposto, é difícil efectuar um MRI com grampos de aço inoxidável.
Finalmente, é necessário, é claro, que os grampos sejam inertes para os tecidos corporais. Geralmente com os materiais bioabsorvíveis ou com aço inoxidável, devem escolher-se cuidadosamente os componentes no sentido de se conceber adequadamente, um grampo inerte, o que evitará reacções alérgicas.
Resumo da Invenção
Pelos motivos anteriormente expostos, constitui um objectivo da presente invenção proporcionar um material de baixa densidade e de elevada resistência, para utilização em grampos cirúrgicos.
Constitui um outro objectivo da presente invenção proporcionar grampos de baixa densidade e de elevada resistência 2 que permitam um melhoramento da imagem durante os exames CAT.
Constitui, ainda um objectivo da presente invenção proporcionar um grampo cirúrgico formado de um material não magnético, o que originaria menores "artefactos", assim como permitiria a utilização do referido grampo, durante os processos MRI.
Finalmente, constitui um dos objectivos da presente invenção proporcionar um grampo que possua propriedades inertes e biocompatíveis.
Estes e outros objectivos da presente invenção encontram-se num grampo cirúrgico contendo componentes não magnéticos e que compreenda, pelo menos, 50% de titânio em peso. Descobriu-se, em especial, que um grampo cirúrgico formado de 90% de titânio realçava de um modo muito benéfico, todas as propriedades desejadas da presente invenção.
Descrição das Figuras
Descreve-se a presente invenção nas figuras que a acompanham, nas quais:
Fig. 1 é um corte lateral de grampo de ligação típico, não moldado.
Fig. 2 é um corte lateral de grampo cirúrgico, típico, não moldado.
Descrição Pormenorizada da Invenção
Como se pode observar na Fig. 1, um grampo de ligação, 10, contém geralmente, um par de lados flectidos, 12. Estes grampos de ligação, possuem, geralmente um diâmetro idêntico ao dos grampos cirúrgicos, isto é, entre 2,032 mm e 5,08 mm. De acordo com o anteriormente exposto, quando se aplica uma força lateral as estes lados flectidos, a maior parte da curvatura necessária já existe no grampo de ligação. Assim, a quantidade de força necessária para moldar um grampo de ligação ao redor de um vaso sanguíneo encontra-se no intervalo compreendido entre aproximadamente, 9,072 quilogramas e 18,144 quilogramas. 3
Todavia, deve geralmente moldar-se os grampos cirúrgicos em redor e através dos tecidos. Como se pode observar na Fig. 2, o grampo 20, é geralmente flectido numa bigorna ou é-lhe dada préviamente forma e, colocado em redor do tecido no interior do corpo. Devido ao facto de se colocarem, geralmente os grampos em grandes filas ou círculos num agrafador, as forças para se impelirem esses grampos são usualmente superiores às utilizadas para se formarem grampos de ligação simples ou duplos
Utilizou-se o titânio como um elemento nos grampos cirúrgicos de ligação. Até agora, devido às forças exercidas nos grampos de ligação serem extremamente diferentes das forças exercidas nos agrafos cirúrgicos, era difícil desenvolver o titânio como.um material utilizado nos grampos cirúrgicos. De um modo específico, devido ao facto dos grampos de titânio serem virtual e totalmente pré-moldados, originam-se menos recuos na formação de um grampo de titânio. .Por outro lado, os grampos de titânio devem sofrer uma deformação total para tomarem uma forma adequada. Durante esta deformação total, os grampos de titânio puro do protótipo deslocar-se-iam parcialmente do tecido ou, no pior dos casos, recuariam para uma porção parcialmente aberta ou deformação e colapsariam mesmo, antes do grampo se encontrar completamente moldado.
Até agóra, tinha-se chegado a um compromisso no que se refere aos grampos cirúrgicos. Isto é, estes grampos eram constituídos por aço inoxidável, que possuia um modulo de flexão mais elevado e possuia menor recuo, após formação. O difícil residia na criação de um grampo com uma força inerente geralmente mais elevada necessária para se moldarem os grampos cirúrgicos. No entanto, devido ao facto do grampo de aço inoxidável permanecer fechado, era mais aconselhável como um grampo cirúrgico. Infelizmente, os grampos cirúrgicos constituídos por aço inoxidável conservam características que não são necessáriamente desejáveis para grampos, tal como qualidades reduzidas de realce de imagem.
Os agrafos cirúrgicos da presente invenção são consti-• tuídos por ligas de titânio. Contêm pelo menos, 50% de titânio . e, preferencialmente, pelo menos, 90% de titânio. Descobriu-se 4

Claims (1)

  1. que uma liga de 90% de titãnio com cerca de 6% de alumínio e cerca de 4% de vanadio ê a mais desejável. Embora seja difícil produzirem-se grampos de titãnio puro, a liga ê mais simples de utilizar na manufactura dos grampos. A liga mostrou-se eficaz num exame Cat e na vLsua- na produção assim como na visualização lizaçao por ressonância magnética. De um modo específico, também se descobriu que esta liga origina um grampo cirúrgico que não recua apos formação. Isto deve-se ao módulo altamente elástico e ao funcionamento no trabalho a frio da liga de titânio utilizada no grampo cirúrgico* 0 titânio é um material de baixa densidade e, por isso, necessita de menos força para se moldar do que os actuais grampos de aço inoxidável* Possui um baixo peso e, é ainda, resistente, durável e flexível, possuindo as propriedades desejáveis para ser moldado num único grampo. Ê de especial importância a eficácia do grampo de titãnio que também permite propriedades de realce de MRI, o que não era anteriormente possível com grampos de ácido inoxidável. Embora se tenda descrito a presente invenção conjun-tamente com os aspectos preferênciais, deverá entender-se que a presente invenção, as reivindicações em anexo e os seus equiva*. lentes representam a presente invenção. REIYIMPIOAÇIÔEg _ ia - Processo para a preparação de uma liga para grampos cirúrgicos metálicos biocompatíveis caracterizado por se incor porarem uma liga componente nao magnéticos e mais do que 50% em peso de titãnio* - 2â - - 5 - Processo de acordo com a reivindicação 1 caracteri-zado por a liga ser constituída por 90% de titânio, 6% de alumínio e 4% de vanádio em peso. _ ^ a « Grampo cirúrgico metálico proporcionando melhoria de imagem, caracterizado por ser constituído por uma liga produzida pelo processo de acordo com as reivindicações anteriores* Ã requerente reivindica a prioridade do pedido norte-americano apresentado em 50 de Junho de 1989? sob o número de serie 37^?875· Lisboa, 28 de Junho de 1990 © ΔΘΕΗΤ13 OFICIAL QIPROPrJE®ABE ISMJBDElIMi
    - 6 -
PT94524A 1989-06-30 1990-06-28 Processo para a producao de uma liga para grampos cirurgicos proporcionando melhoria de imagem e grampo cirurgico produzido com essa liga PT94524A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US37467589A 1989-06-30 1989-06-30

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT94524A true PT94524A (pt) 1991-03-20

Family

ID=23477763

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94524A PT94524A (pt) 1989-06-30 1990-06-28 Processo para a producao de uma liga para grampos cirurgicos proporcionando melhoria de imagem e grampo cirurgico produzido com essa liga

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP0406014A1 (pt)
JP (1) JPH0366378A (pt)
AU (1) AU5788390A (pt)
BR (1) BR9003063A (pt)
CA (1) CA2020075A1 (pt)
GR (1) GR1000814B (pt)
IE (1) IE902392A1 (pt)
PT (1) PT94524A (pt)
ZA (1) ZA905122B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0570452A1 (en) * 1991-02-06 1993-11-24 Minnesota Mining And Manufacturing Company Improved surgical hardware with bacteriostatic silver coating, and method of using same
CA2094463A1 (en) * 1992-04-28 1993-10-29 Claude Vidal Vessel clips
US5352229A (en) * 1993-05-12 1994-10-04 Marlowe Goble E Arbor press staple and washer and method for its use
EP1479354A1 (de) * 2003-05-21 2004-11-24 Prohealth AG Marker zur Positionserfassung mittels Kernspin

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4399810A (en) * 1979-11-28 1983-08-23 Samuels Peter B Skin clip and applier
NL8002998A (nl) * 1980-05-23 1981-12-16 Ir Jan Willem Smit Orthopedisch koppelorgaan.
US4765335A (en) * 1987-03-16 1988-08-23 Intermar, Inc. Aneurysm clip

Also Published As

Publication number Publication date
EP0406014A1 (en) 1991-01-02
GR1000814B (el) 1993-01-25
GR900100455A (en) 1991-11-15
IE902392L (en) 1990-12-30
ZA905122B (en) 1992-02-26
JPH0366378A (ja) 1991-03-22
AU5788390A (en) 1991-01-03
CA2020075A1 (en) 1990-12-31
IE902392A1 (en) 1991-06-19
BR9003063A (pt) 1991-08-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8021378B2 (en) Surgical clip
US20060015144A1 (en) Uterine artery occlusion staple
US4602632A (en) Bio absorbable metal hemostatic clip
US20050228416A1 (en) Multi-axial uterine artery identification, characterization, and occlusion pivoting devices and methods
EP2785257B1 (en) Tissue retractor stay
JP2008543354A (ja) 閉じる力が低減された結紮用クリップ
Hanafy et al. Twin‐reversed arterial perfusion (TRAP) sequence: Case reports and review of literature
US3463144A (en) Surgical retractor
JPH01310654A (ja) 脳動脈瘤クリップ
US20130245653A1 (en) Zero artifact vascular clip method and apparatus
Parulekar et al. Dynamic incompetent cervix uteri. Sonographic observations.
Twining et al. Fetal choroid plexus cysts: a prospective study and review of the literature
PT94524A (pt) Processo para a producao de uma liga para grampos cirurgicos proporcionando melhoria de imagem e grampo cirurgico produzido com essa liga
RU2085145C1 (ru) Устройство для хирургического лечения деформации позвоночника
US20110295075A1 (en) Tissue retractor stay
US20220241048A1 (en) Implantable Marker
Gershlick et al. The loud first heart sound in left atrial myxoma.
RU2218111C1 (ru) Устройство для обтурации почечных кровеносных сосудов
CN215503237U (zh) 一种带预压结构的结扎夹
CN213217390U (zh) 一种组织夹
CN215739164U (zh) 髋关节手术防损伤拉钩及系统
Morgan et al. Pancreatic and renal mobility
Leach et al. Brachioradial delay: a new clinical indicator of the severity of aortic stenosis
CN216652431U (zh) 一种骨折复位器
Smith et al. Mechanics of the ventricular septum

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19960509