PT91416B - Dispositivo para produzir vibracoes num vibrador destinado a provocar a queda de azeitonas ou de outros frutos pendentes - Google Patents

Dispositivo para produzir vibracoes num vibrador destinado a provocar a queda de azeitonas ou de outros frutos pendentes Download PDF

Info

Publication number
PT91416B
PT91416B PT9141689A PT9141689A PT91416B PT 91416 B PT91416 B PT 91416B PT 9141689 A PT9141689 A PT 9141689A PT 9141689 A PT9141689 A PT 9141689A PT 91416 B PT91416 B PT 91416B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
rotation
vibrations
eccentric mass
vibrator
fruits
Prior art date
Application number
PT9141689A
Other languages
English (en)
Other versions
PT91416A (pt
Inventor
Verdegiglio Sante
Original Assignee
Verdegiglio Macchine Agricole
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Verdegiglio Macchine Agricole filed Critical Verdegiglio Macchine Agricole
Priority to PT9141689A priority Critical patent/PT91416B/pt
Publication of PT91416A publication Critical patent/PT91416A/pt
Publication of PT91416B publication Critical patent/PT91416B/pt

Links

Landscapes

  • Apparatuses For Generation Of Mechanical Vibrations (AREA)
  • Apparatuses For Bulk Treatment Of Fruits And Vegetables And Apparatuses For Preparing Feeds (AREA)

Description

MEMÓRIA DESCRITIVA
Resuma
O presente invento diz respeito a um dispositivo destinado a produzir vibrações que se baseia na utilização de uma massa que roda em torno de um eixo, cuja distância ao eixo de rotação, varia com a variação da velocidade angular.
Isto permite obter vibrações de pequena intensidade e j com frequência reduzida e, portanto, evitar solicitações inúteis à planta quando não vibra em ressonância com o período de oscilação dos frutos pendentes.
) O dispositivo permite igualmente visualizar melhor as condições de ressonância.
□ presente invento diz respeito a um gerador de vibrações num vibrador destinado principalmente a provocar a queda de azeitonas e eventual mente de outros frutos pendentes tais como, por exemplo, amêndoas, nozes, etc.; o vibrador está munido de garras que permitem a sua aplicação aos ramos ou ao tronca da árvore.
Os vibradores utilizados para tal fim são constituidos por uma ou mais massas excêntricas que, rodando, provocam vibrações no vibrador numa direcção preferencial ou em várias direcções normais ao eixo do tronco ou do ramo (vibrador unidireccional ou muitidireccional); alguns vibradores causam vibrações do tipo turbilhão.
desequilíbrio que causam as referidas massas excêntricas em rotação, definem o nível de intensidade das vibrações: isso depende da velocidade e do raio de rotação.
Em alguns casos, para variar a intensidade das vibrações, variam-se as dimensões das massas excêntricas..
Um defeito apresentado pelos vibradores acima mencionados deriva do facto das massas excêntricas rodarem a uma distância fixa do eixo de rotação e, por consequência, antes de causarem vibrações no vibrador, em ressonância com a frequência das oscilações próprias dos frutos pendentes, respectivamente através da energia e da amplitude, provocarem, a baixas frequências, vibrações de energia e de amplitude tais que causam danos na planta, em particular no sistema de raízes, sem no entanto provocarem oscilações nos frutos pendentes, antes oriqinando a sua queda, ou seja, sem poder conferir-lhes uma suficiente energia cinética de oscilação.
vibração se poder correspen
Um outro defeito que apresentam os dispositivos aplicados ao vibrador deriva do facto de, com eles, graduar facilmente a frequência de ressonância da à das oscilaçSes dos frutos pendentes» de não que principal objectivo do presente invento é o de eliminar os referidos inconvenientes, ou seja, de fornecer um dispositivo de vibração no qual a intensidade da energia transmitida à planta e a amplitude das vibrações sejam desprezíveis quando as frequências são inferiores à da ressonância, e que possam atingir mais facilmente a frequência das oscilações próprias dos frutos que pendem dos respectivos pés.
Para atingir um tal objectivo o invento resolve o problema de tornar mínima a energia e a amplitude das vibrações a baixas frequências, ou seja a frequências inferiores à da ressonância, e o de regular mais adequadamente as frequências das v x b r a ç o e s»
Uma outra vantagem do vibrador de acordo com o invento consiste no facto do tractorista poder mais facilmente avaliar visualmente quando os frutos pendentes oscilam em ressonância e, portanto, provocar alternativamente um aumento imprevisto das frequências de vibrações em oposição de fase à das oscilaçSes dos frutos pendentes, de modo a causar uma forte variação da intensidade de movimento dos frutos e, por consequência, obter uma elevada força de rotura.
O invento é a. seguir descrito em pormenor com o auxílio de desenhos que constituem u.m exemplo de execução do mesma e que representam, respec tivamen te:
na fig. 1, um desenho esquemático do dispositivo com a massa excêntrica em fase de repouso; , na fig. 2, um desenho esquemático do dispositivo com a massa excêntrica em posição de máxima excentricidade;
na fig. 3, uma vista esquemática lateral do dispositivo com pormenores da aplicação do motor;
na fig. 4, um exemplo de execução da garra para a aplicação do vibrador;
na fig. 5, o esquema hidráulico.
□ gerador de vibraçSes de acordo com o invento é constituído por uma placa de suporte, por exemplo, circular (1), na qual são aplicados um ou mais motores (2) que provocam a rotação em torno de um cubo (3) mediante a interposição de um rolamento de esferas (4), de uma massa excêntrica fixa (5) actuando como suporte de uma massa excêntrica móvel (ó) mantida em posição de repouso pelos tirantes (7) munidos de porcas de aperto (S) e activados pela mola (9) através da massa excêntrica (10> .
A placa de su.porte (1) está, por sua vez, associada a uma garra autocentrante em V, ilustrada na fig. 4, com braços (1Θ) munidos de amlofadas de borracha (11) que permitem o aperto da parte mais importante do tronco ou do ramo da árvore.
Provido de massas iguais, o vibrador de acordo com o invento permite, portanto, cobrir o campo das frequências de ressonância típico de todos os frutos, com intensidade de vibrações crescente, quer por efeito do aumento da força centrífuga causada pelo aumento do número de rotações do motor, quer pelo incremento ulterior dessa mesma força centrífuga devido ao aumento do raio do baricentro da massa excêntrica relativamente ao próprio eixo de rotação.
iTisssa
A força centrífuga de um vibrador tradicional de excêntrica é, ao contrário, unicamente função do número de voltas do motor que origina as rotações, sendo o raio que o baricentro da massa excêntrica forma com o eixo de rotação invariável.
A forma gradual mediante a qual a referida massa excêntrica móvel (ó) varia a excentricidade depende da reacção da mala que se opSe ao efeito da força centrífuga: com maios;
/adequados, a massa excêntrica pode também ser bloqueada a diversas distâncias do eixo de rotação.
No exemplo de execução ilustrado, a reacção à qual é submetida a massa centrífuga é fornecida por duas malas. 0 vibrador pode ser transportado permanentemente por um transportador adequado, apenas com três rodas, como nas máquinas vibradoras, ou então pode ser aplicado, quando necessário, a tractores agrícolas comuns utilizados também para outros trabalhos.
No sistema hidráulico da fiq. 5, pode ver-se o motor (2) para a rotação da massa excêntrica, alimentado pela bamba principal (16); completa a instalação um reservatório de óleo (13) com filtra, um distribuidor (14) que permite também o funcionamento do cilindro (15) de accionamento da garra, e uma bamba auxiliar (12) para os serviços auxiliares.
Os dois braços vibrador ao tronco ou ao actuarem também sobre dois poderem apertar troncos ou da garra que servem para prender o ramo, podem ser montados de modo a planos sobrepostos, ou então de modo a ramos de qualquer diâmetro, sem que as suas extremidades possam ficar em contacto.
Uma tal solução permite igualmente abraçar o tronco ou o ramo de modo a pô-los em contacto mais directo com a central vibrante do vibrador.
parte i
) '1
.)

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇ3E
    11 - Dispositivo para produzir vibrações num vibrador destinada a provocar a queda de azeitonas ou de outros frutos pendentes, destinado a ser aplicado ao tronco da árvore mediante umas garras de dimensões adequadas e cujos braços estão revestidos com tiras de borracha a fim de permitir a sua adaptação a qualquer tipo de tronco sem o danificar, caracterizado por ser constituído por uma massa excêntrica que roda em torno de um eixo • de tal modo que a sua excentricida.de varia em função pré-determinada da velocidade angular, estando a massa excêntrica relacionada para tal fim com um sistema elástico constituído, por exemplo, por molas helicoidais, cuja reacção pode ser eventualmente regulada ou bloqueada com meios adequados.
    21 - Dispositivo de acordo com a Reivindicação anterior, caracterizado pela facto da força centrífuga desenvolvida pelai massa excêntrica depender conjuntamente do quadrado da sua velocidade de rotação angular e do raio de rotação, ou da distância até ao centro de gravidade da referida massa e do eixo de rotação, variando o raio de rotação, para tal fim, com a variação dai velocidade angular do mesmo,
    J
    31 - Dispositivo de acordo com a Reivindicação anterior, caracterizado pelo facto do nível energético e da amplitude das vibrações crescerem automaticamente sem que varie o peso da massa excêntrica, segundo uma função exponencial, de modo que, com baixas frequências, o nível energético e a amplitude das vibrações sejam baixos e que a frequência de ressonância possa atingir gradual mente a popria frequência, de oscilações dos frutos pendentes.
    - Garra de blocagem do vibrador de acordo com as Reivindicações precedentes, caracterizada por ter dois braços operando sobre dois planos sobrepostos de modo a poderem a apertar o tronco ou ramos qualquer que seja o diâmetro, sem ficar em contacto recíproco com as suas extremidades.
    Lisboa, 7 de Agosto de 1787
PT9141689A 1989-08-09 1989-08-09 Dispositivo para produzir vibracoes num vibrador destinado a provocar a queda de azeitonas ou de outros frutos pendentes PT91416B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9141689A PT91416B (pt) 1989-08-09 1989-08-09 Dispositivo para produzir vibracoes num vibrador destinado a provocar a queda de azeitonas ou de outros frutos pendentes

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9141689A PT91416B (pt) 1989-08-09 1989-08-09 Dispositivo para produzir vibracoes num vibrador destinado a provocar a queda de azeitonas ou de outros frutos pendentes

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT91416A PT91416A (pt) 1991-04-18
PT91416B true PT91416B (pt) 1997-02-28

Family

ID=20084549

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9141689A PT91416B (pt) 1989-08-09 1989-08-09 Dispositivo para produzir vibracoes num vibrador destinado a provocar a queda de azeitonas ou de outros frutos pendentes

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT91416B (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2000008914A1 (en) 1998-08-17 2000-02-24 Teixeira Da Costa Miguel Pelag Wind machine for harvesting and gathering olives

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2000008914A1 (en) 1998-08-17 2000-02-24 Teixeira Da Costa Miguel Pelag Wind machine for harvesting and gathering olives

Also Published As

Publication number Publication date
PT91416A (pt) 1991-04-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US2770493A (en) Spray boom
US2647591A (en) Vibration dampener
RU2021101613A (ru) Устройство для обработки белья
US10538885B2 (en) Soil compactor
PT91416B (pt) Dispositivo para produzir vibracoes num vibrador destinado a provocar a queda de azeitonas ou de outros frutos pendentes
RU2001119458A (ru) Усовершенствованная система управления
US3754801A (en) Substantially rigid bearing mounting for rotary bodies
JPS6235680Y2 (pt)
US3392517A (en) Fruit harvester
US3406508A (en) Limb shaker for attachment to a tree
US3594999A (en) Tree shaker
US3429533A (en) Vibration absorbing mounting for single - cylinder vertical shaft engine
US3386296A (en) Vibration mechanism and method
US2948401A (en) Anti-vibratory suspension for centrifugally drying washing machine
US3566593A (en) Vibrator means
SU918109A1 (ru) Устройство дл гашени крутильных колебаний
US3504486A (en) Trunk shaker for attachment to a tree
US3545190A (en) Tree shaker suspension
US2662750A (en) Shaking device for layer and loose materials
SE461572B (sv) Vibratoranordning
RU2242155C2 (ru) Устройство для удаления волос с вращающимся вибрирующим роликом
PT96472B (pt) Gerador de vibracoes particularmente apropriado para ser aplicado a um sacudidor
US5829304A (en) Simple inexpensive vibrator
US3477216A (en) Suspension shock absorber for tree shaking devices
SU385543A1 (ru) Корпус плугаi2

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19961106

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20030531