PT9122U - Copo resistente e respectivo sistema de transmissao de movimento a uma fechadura - Google Patents

Copo resistente e respectivo sistema de transmissao de movimento a uma fechadura Download PDF

Info

Publication number
PT9122U
PT9122U PT912295U PT912295U PT9122U PT 9122 U PT9122 U PT 9122U PT 912295 U PT912295 U PT 912295U PT 912295 U PT912295 U PT 912295U PT 9122 U PT9122 U PT 9122U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
movement
cylinder
lock
transmission system
bit
Prior art date
Application number
PT912295U
Other languages
English (en)
Other versions
PT9122T (pt
Original Assignee
Ferragens Reunidas De Agueda L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ferragens Reunidas De Agueda L filed Critical Ferragens Reunidas De Agueda L
Priority to PT912295U priority Critical patent/PT9122U/pt
Publication of PT9122T publication Critical patent/PT9122T/pt
Publication of PT9122U publication Critical patent/PT9122U/pt

Links

Landscapes

  • Closures For Containers (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "COPO RESISTENTE E RESPECTIVO SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE MOVIMENTO A UMA FECHADURA" 0 presente modelo de utilidade refere-se a um copo resistente de configuração geralmente cilíndrica, que no seu interior contém protegido um cilindro tipo "FIAM" e ao sistema de transmissão do respectivo movimento de rotação do cilindro à fechadura a que estiver aplicado. Este invento destina-se vulgarmente a ser aplicado em fechaduras tipo de pregar à face, as quais são vocacionadas para portas de madeira ou, eventualmente outro material de espessura considerável.
Actualmente não são conhecidas utilizações do cilindro do tipo "FIAM" em fechaduras do tipo de pregar à face-. 0 modelo de utilidade que se descreve, é constituído básicamente pelo conjunto copo resistente e cilindro, que pode ser aplicado no espelho da caixa, no caso de uma fechadura simples ou, no espelho de segurança, no caso de uma fechadura com trancas e pelo sistema de transmissão do movimento de rotação do cilindro, ao mecanismo da fechadura num caso ou noutro.
Para melhor apreensão do conceito em que se inclui este invento, juntam-se as figuras, que sem qualquer caracter limitativo, representam uma forma preferencial de realização.
Fig. 1 - representa uma vista em corte do copo e do sistema de transmissão numa aplicação no espelho da fechadura;
Fig. 2 - representa uma vista em corte do copo e do sistema de transmissão numa aplicação no espelho de segurança; 2
Fig. 3 - representa nas suas alíneas os vários aspectos gerais de cada um dos conjuntos elementares, que constituem uma fechadura com trancas, de acordo com o presente conceito. 0 cilindro tipo "FIAM" (1 ) está rigidamente montado entre a tampa do cilindro (5) e o espelho (9) da caixa da fechadura (Fig. 1) ou, está rigidamente ' ligado entre a referida tampa do cilindro (5) e o espelho de segurança (7) (Fig. 2) mas, quer num caso quer noutro, este cilindro (1) encontra-se protegido pelo copo resistente e protector (2), igualmente fixo, por meios mecânicos conhecidos, respectivamente aos referidos espelhos, a tampa do cilindro (5) apresenta um orifício (13) por onde a chave acede ao interior do cilindro para o actuar. 0 copo resistente (2) possui na base, um orifício guia (14), igualmente *de passagem da chave, que se encontra normalmente fechado por acção de uma tampa (3) que roda excêntricamente, segundo um eixo (4) aplicado na base do copo (2 ) . A outra inovação contida neste modelo, é a que se refere ao sistema de transmissão do movimento de rotação do cilindro, por acção da chave, à língua e ao trinco da fechadura.
Considerando por exemplo, o accionamento pelo lado do espelho, uma chave de secção cilíndrica entra pelo orifício guia (14) do copo protector, após ter sido rodada a tampa (3), segundo o eixo (4), sendo, guiada por forma a entrar correctamente no cilindro (1). Em seguida roda-se a chave para o lado direito ou esquerdo, conforme se pretenda abrir ou fechar a respectiva fechadura. Ao rodar a chave os pinos (6) de transmissão, que estão solidários ao cilindro, também rodam. Como estes pinos (6) entram nas ranhuras do zarelho do palhetão (8), obrigam este, também, a girar em torno do furo do espelho, onde está cravado, com liberdade de rotação, conjuntamente com o palhetão (10), o qual numa aplicação excêntrica ao seu eixo de rotação, possui um cravo do palhetão (11), - 3 - cravado, o qual é responsável, através de contacto directo, pela transmissão do já referido movimento de rotação do cilindro (1), à língua e ao trinco de fechadura. Esta é a situação no caso de uma fechadura com trancas.
No caso de uma fechadura simples (sem trancas) não se verifica a necessidade da peça denominada zarelho do palhetão (8) e apenas se faz uso de uma anilha espaçadora (12), que garante a folga suficiente e necessária entre o espelho da caixa (9) e o palhetão (10), para este rodar com um mínimo de atrito. Neste caso o palhetão (10) é fixo directamente ao cilindro (1 ) por meio do parafuso (6'), que deixa de ser um pino de transmissão para passar a ser um parafuso, permitindo rodar o palhetão (10) sempre que o cilindro (1 ) rodar. Sendo assim, nesta particularidade, o movimento é transmitido de uma forma diferente ou seja, o cilindro (1 ) ao rodar leva consigo o parafuso (6'), que o une solidáriamente ao palhetão (10), pelo que este é naturalmente arrastado a mover-se da mesma maneira.
Quando o accionamento se fizer do lado da caixa, a mesma chave que entrou pelo lado do espelho, pode também entrar pelo lado da caixa, conforme se esteja de um lado ou de outro. A chave entra, depois de se fazer rodar a tampa da bolacha guia (16), guiada nesta, atravessando a fechadura em toda a sua profundidade, até, através do orifício (15/15') existente no zarelho do palhetão (8) e/ou no palhetão (10), encontrar o cilindro (1) e nele penetrar fazendo-o rodar da mesma forma que já se referiu.
Como só existe um cilindro (1) por fechadura e ele está sempre fixo, ou ao espelho de segurança (caso a fechadura leve trancas) ou ao espelho da caixa (caso a fechadura não leve trancas), a chave terá que atravessar toda a fechadura, quando o accionamento fôr feito do lado da caixa.
Av. Ant. Ang. dc Aguiar, ÍPJ-r/c Esq. ÍCO0 LISBOA

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES Io. - Copo resistente e respectivo sistema de transmissão de movimento a uma fechadura, caracterizado por o copo constituir uma protecção de um cilindro contido no seu interior e por o sistema de transmissão do movimento de rotação do referido cilindro, à fechadura a que estiver aplicado, ser constituído por forma a ser usado apenas um cilindro. 2o. - Copo resistente e respectivo sistema de transmissão de movimento a uma fechadura, conforme reivindicação 1, caracterizado por o copo resistente (2) ao mesmo tempo que é protector do cilindro (1), possui um orifício guia (14), o qual se encontra protegido por uma tampa (3) que roda excentricamente segundo um eixo (4). ·** ♦ 3o. - Copo resistente e respectivo sistema de transmissão de movimento a uma fechadura, conforme reivindicação 1, caracterizado por o sistema de transmissão do movimento do cilindro (1), quando aplicado ao espelho de segurança (7), ser constituído por um pino de transmissão (6), que recebe o movimento directamente do cilindro (1) e que por sua vez o transmite ao zarelho do palhetão (8) que está cravado ao palhetão (10), o qual por sua vez ao rodar, arrasta no seu movimento e de forma excêntrica, o cravo do apalhetão (11) a si rigidamente ligado, comunicando este o seu movimento, à língua e ao trinco da fechadura. • 4o. - Copo resistente e respectivo sistema de transmissão de movimento a uma fechadura, conforme reivindicação 1, caracterizado por o sistema de transmissão do movimento do cilindro (1), quando aplicado ao espelho da caixa da fechadura (9), ser constituído por um parafuso (6’), que recebe o movimento directamente do cilindro (1) e que por sua vez o transmite ao palhetão (10), o qual por sua vez ao rodar, arrasta no seu movimento e de forma excêntrica, o cravo do apalhetão (11) a si rigidamente ligado, comunicando este o seu movimento, a língua e ao trinco da fechadura. REIVINDICAÇÕES
  2. 12. - Copo resistente e respectivo sistema de transmissão de movimento a uma fechadura, caracterizado por o copo constituir uma protecção de um cilindro tipo "FIAM" contido no seu interior e por o sistema de transmissão do movimento de rotação do referido cilindro, à fechadura a que estiver aplicado, ser constituído por forma a ser usado apenas um cilindro.
  3. 22. - Copo resistente e respectivo sistema de transmissão de movimento a uma fechadura, conforme reivindicação um, caracterizado por o copo resistente (2) ao mesmo tempo que é protector do cilindro (1), possui um orifício guia (14), o qual se encontra protegido por uma tampa (3) que roda excentricamente segundo um eixo (4). ·♦
  4. 32. - Copo resistente e respectivo sistema de transmissão de movimento a uma fechadura, conforme reivindicação um, caracterizado por o sistema de transmissão do movimento do cilindro (1 ), quando aplicado ao espelho de segurança (7), ser constituído por um pino de transmissão (6), que recebe o movimento directamente do cilindro (1 ) e que por sua vez o transmite ao zarelho do palhetão (8) que está cravado ao palhetão (10), o qual por sua vez ao rodar, arrasta no seu movimento e de forma excêntrica, o cravo do palhetão (11) a si rigidamente ligado, comunicando este o seu movimento, à língua e ao trinco da fechadura. I
  5. 42. - Copo resistente e respectivo sistema de transmissão de movimento a uma fechadura, conforme reivindicação um, caracterizado por o sistema de transmissão do movimento do cilindro (1), quando aplicado ao espelho da caixa da fechadura (9), ser constituído por um parafuso (6'), que recebe o movimento directamente do cilindro (1 ) e que por sua vez o transmite ao palhetão (10), o qual por sua vez ao rodar, arrasta no seu movimento e de forma excêntrica, o cravo do palhetão (11) a si rigidamente ligado, comunicando este o seu movimento, à língua e ao trinco da fechadura.
PT912295U 1995-01-30 1995-01-30 Copo resistente e respectivo sistema de transmissao de movimento a uma fechadura PT9122U (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT912295U PT9122U (pt) 1995-01-30 1995-01-30 Copo resistente e respectivo sistema de transmissao de movimento a uma fechadura

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT912295U PT9122U (pt) 1995-01-30 1995-01-30 Copo resistente e respectivo sistema de transmissao de movimento a uma fechadura

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT9122T PT9122T (pt) 1996-07-31
PT9122U true PT9122U (pt) 1998-01-30

Family

ID=20081131

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT912295U PT9122U (pt) 1995-01-30 1995-01-30 Copo resistente e respectivo sistema de transmissao de movimento a uma fechadura

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT9122U (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT9122T (pt) 1996-07-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4641505A (en) Security device for real estate brokers
US4899564A (en) Doorknob security device
KR910020292A (ko) 도어 클로저
DE69210359D1 (de) Sicherheitsschloss mit zwei Verriegelungsmechanismen des Pumptyps beziehungsweise des Doppelbarttyps
US3997206A (en) Portable security locking device
US3877261A (en) Keyed fixed door lock
CA1122026A (en) Key-operated device for access control system
TW349146B (en) Mechanically changeable cylinder lock and key with rotating pins
PT9122U (pt) Copo resistente e respectivo sistema de transmissao de movimento a uma fechadura
JPH10511156A (ja) ドア特に配電盤ドア用のロック機構
KR970049281A (ko) 테스크 탑 컴퓨터의 안전 잠금 장치
ES2936060T3 (es) Sistema de enclavamiento
GB1255361A (en) Improvements in and relating to locking devices
ATE29269T1 (de) Schliesszylinder.
JPH0544452Y2 (pt)
US12012780B2 (en) Blocking mechanism for a handle arrangement
US2462300A (en) Tamperproof hinge or the like
KR970000663Y1 (ko) 자물쇠
KR870003580Y1 (ko) 맨홀의 체결 고정장치
KR200208957Y1 (ko) 출입문용 보조정 안전장치
BR9611592A (pt) Fechadura para porta a qual pode ser utilizada pelo lado direito e pelo lado esquerdo
SU484487A1 (ru) Люк дл передачи фотоматериалов из одного помещени в другое
KR950006166Y1 (ko) 고리잠금쇠
KR920007990Y1 (ko) 문의 좌, 우에 부착할 수 있는 괘정구
SU975999A1 (ru) Герметичная дверь 1

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 19950516

FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 19971027

MM3K Annulment or lapse (utility model)

Effective date: 19990430