PT86673B - Dispositivo proprio para a transmissao de sinais a distancia, designadamente de sinais video - Google Patents

Dispositivo proprio para a transmissao de sinais a distancia, designadamente de sinais video Download PDF

Info

Publication number
PT86673B
PT86673B PT86673A PT8667388A PT86673B PT 86673 B PT86673 B PT 86673B PT 86673 A PT86673 A PT 86673A PT 8667388 A PT8667388 A PT 8667388A PT 86673 B PT86673 B PT 86673B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
signals
line
generators
current
wires
Prior art date
Application number
PT86673A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86673A (pt
Inventor
M Gerard Grandmougin
Original Assignee
Visicable +
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Visicable + filed Critical Visicable +
Publication of PT86673A publication Critical patent/PT86673A/pt
Publication of PT86673B publication Critical patent/PT86673B/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N7/00Television systems
    • H04N7/10Adaptations for transmission by electrical cable
    • H04N7/108Adaptations for transmission by electrical cable the cable being constituted by a pair of wires
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B3/00Line transmission systems

Description

A presente invenção tem por objecto um dispositivo para a transmissão à distância de sinais, e em particular de sinais vídeo, por dois condutores de peque na secção, não blindados, podendo ser facilmente instalado, nomeadamente entre dois locais ou duas instalações existentes, separadas uma da outra.
Conhece-se já na técnica numerosos dispositivos de transmissão de sinais e/ou de dados entre dois pontos distantes separados por uma distância determinada. Designadamente, conhece-se múltiplos sistemas que utilizam ligações por cabos coaxiais ou por linhas de transmissão chamadas bus (enlace comum). Todavia, com estes meios clássicos, tratando-se de transmitir sinais vídeo, convém geralmente que estes sejam modulados em frequência ou em amplitude e que eles não fiquem, pois, em banda de base, se se quer evitar uma degradação rápida destes sinais, tanto mais notável quanto o diâmetro do cabo coaxial utilizando é mais pequeno. Com cabos de grande diâmetro, a degradação do sinal é mais limitada mas a instalação custa caro e sobretudo é pouco prática quando se trata de assegurar o equipamento de locais separados, em virtude das passagens a reservar para estes cabos através das divisórias ou separações entre esses locais. Para cabos de menor diâmetro, uma modulação em frequência ou em amplitude dos sinais é sempre necessária, o que exige a utilização dum modulador e, depois, dum desmodu1ador, que induzem certas perturbações e limitações. Além disso, alguns destes sistemas destinados a transmitir à distância os sinais provenientes da saída dum magnetoscópio ou os destinados a ser conduzidos à entrada dum receptor de televisão de tipo corrente, e aproveitando de maneira útil o desmodulador presente nos receptores de televisão clássicos, são incompatíveis com o emprego de simples monitores de visulização.
A presente invenção tem por objecto um dispositivo que permite transmitir pelo menos um sinal, designadamente vídeo, conservado em banda de base sem modu lação, que seja seguro, simples de realizar e que permita encaminhar o sinal sem pertubar este e igualmente sem que este sinal perturbe o seu meio ou seja ele próprio pertubado por este, isto numa larga banda de passagem, com uma excelente linearidade e uma relação sinal/ruído que se mantém satisfatória em toda a extensão desta banda.
Mais particularmente, a invenção visa um dispositivo de transmissão que permita transferir sinais vídeo, quaisquer sinais se for preciso, correspondendo a informações de toda a natureza do género das que podem ser encontradas em numerosas aplicações tanto domésticas como industriais. Assim, no caso de hotéis ou de colectividades por exemplo, o dispositivo de acordo com a invenção permite vantajosamente assegurar a comunicação entre uma dada central ou mais geralmente, vários postos de emissão, de sinais diversos relativos ao telefone, das informações relativas à segurança, à transmissão de mensagens, à vigilância e controlo eventual das entradas e das saídas, à mudança de codificação das fecha duras das portas, à indicação de prova de uso de certos serviços, o despertar, a rádio, a televisão, etc. Em tais aplicações, é evidente que quanto mais pode ser elevado o número de informações trasmitidas por condutores de pequena secção, mais se evita a multiplicação de cabos inestéticos e estorvadores, e os inconvenientes devidos à montagem destes. A limitação da linha a dois condutores, de acordo com a invenção, cuja secção pode nomeadamente ser inferior ao mm , permite pelo contrário passar as linhas facilmente sob os rodapés, entre as lâminas de pavimento, debaixo das portas, debaixo das alcatifas, o que constitui uma grande vantagem designadamente no meio doméstico ou hoteleiro.
Por outro lado, no domínio do vídeo e da transmissão de imagens de televisão, sabe-se que c£ da vez com mais frequência podem estas ser provenientes de origens variadas, nomeadamente de magnetoscópios, câmaras, consersores de sinais de transmissão por cabos coaxiais ou
-5i por feixes de fibras ópticas, leitores de vídeodiscos, eventualmente, de receptores de televisão, sendo o problema colocado o de pôr em comunicação, a pedido, de cada uma destas origens à escolha, com outros receptores ou monitores à dis. posição dos utentes. Mesmo fora do meio hoteleiro ou colectii vo, por exemplo para um simples uso doméstico, pode-se assim facilmente pensar em constituir no interior duma mesma habitação um conjunto de transmissão, eventualmente interligado com um conjunto audiofónico, permitindo trasmitir à distância duma divisão da casa para a outra imagems de televisão acompanhadas de sinais sonoros, comandando além disso igualmente à distância as fontes destes sinais.
i
A presente invenção visa assim um dispositivo de transmissão polivalente para o encaminhamento de sinais, designadamente vídeo mas eventualmente doutras naturezas, podendo ser transferidos de acordo com as normas de qualquer sistema (SECAM, PAL, NTSC, PACOTE D2 MAC ...), proi venientes de qualquer fonte apropriada (receptor de emissor hertziano, antena de recepção de emissões por satélites, ca’ bos ...), evitando o uso de cabos coaxiais de transmissão pa£ ticularmente estorvadores e dispendiosos, e igualmente sujeitos a perturbações entre os diferentes sinais transmitidos, sobretudo se os cabos apresentam um grande comprimento.
Conhece-se sem dúvida já sistemas de transmissão que utilizam dois condutores de pequena secção.
i Assim, a FR-A-2 584 555 refere-se a um dispositivo de transi ; missão de sinais de banda larga numa rede, eventualmente de i vídeo-comunicação com estrutura em estrela, onde uma informação vídeo pode ser transmitida à distância para uma pluralidade de postos de recepção distintos. Nestes sistemas, os sinais a transmitir são adaptados num equipamento de entrada e enviados para um equipamento de saída por intermédio duma linha bifilar equilibrada e simétrica através duma matriz de comutação comportando M linhas e N colunas inter1igadas, estando a matriz associada a uma memória de endereços que permite seleccionar o ponto de comutação escolhido. Nestes sisí í
-6i ! temas, finalmente, os sinais transmitidos são previamente tra, i .
tados no equipamento de entrada de maneira a separar os com- ;
' ponentes baixa e alta frequências, sendo cada uma delas objec_ ! i to duma transmissão pela linha bifilar segundo um modo dife- i rente. No que designadamente diz respeito à componente alta frequência do sinal, esta é encaminhada em modo diferencial através dum transformador, as duas componentes atravessando, no equipamento de saída, um dispositivo de soma para reconstituir o sinal. Tal dispositivo é complexo, dispendioso e acarreta o risco de introduzir uma perturbação do sinal com ! uma relação sinal/ruído medíocre, sobretudo se a banda de fre quência é relativamente alargada.
A presente invenção traz, em relação à técnica anterior assim representada, a vantagem dum di positivo muito simples, que permite transmitir em condições óptimas todos os sinais recebidos à entrada, qualquer que seja o padrão utilizado, isto é, efectivamente quaiquer que sejam a forma e a estrutura do sinal, designadamente vídeo. Com | o dispositivo da invenção, não é necessário separar os sinais j de alta e baixa frequência no espectro do sinal, podendo βει te ser, em toda a sua extensão, imediatamente transmitiod à distância pelos dois condutores da linha equipada com transformadores simétricos, graças a uma adaptação apropriada desta última e a uma equilibração da linha que evita a radiação desta.
Para este efeito, o dispositivo de transmissão de sinais, designadamente vídeo, entre pelo menos um conjunto emissor e pelo menos um conjunto receptor por meio duma linha de ligação de dois fios de fraca secção, equj_ pada em cada extremidade com um transformador simétrico e a 1 i_ mentada por menos um gerador de corrente, é caracterizado pelo facto do gerador debitar simetricamente para os fios e ser comandado em tensão pelos sinais a transmitir, cuja frequência está compreendida entre 50 Hz e 30MHz, estando a linha adaptada em cada extremidade por uma impedância igual à sua
ímpedância característica .
Vantajosamente, os dois fios idênticos são não-blindados, e apresentam uma secção dos condutores inferior ou no máximo igual a 1 mm, sendo aqui entendido que a invenção encontra as suas vantagens essenciais no empre go de condutores de pequena secção, mas que o limite de 1 mm supracitado não tem em si mesmo nenhum carácter limitativo. Além disso, embora seguramente os fios da linha apresentem preferencialmente uma secção cilíndrica, poderiam igualmente, sem sair do âmbito da invenção, ser planos e designadamente em forma de fitas, colocados sobre um suporte isolante ou embutidos nestes.
Igualmente de preferência, os trans formadores simétricos que equipam cada extremidade da linha de dois condutores são transformadores de toro magnético, cada enrolamento dos quais está montado em série com um dos fios da linha. Segundo uma característica particular, os enrolamentos dos transformadores simétricos são eles próprios constituídos por um cabo bifilar formado por meio dos fios da linha.
Segundo uma outra característica da invenção, cada conjunto emissor comporta dois geradores de corrente comandados em tensões invertidas e debitando simetrj_ camente para um e outro dos fios da linha, estando estes geradores montados em série com uma ímpedância de adaptação cujo valor é igual à ímpedância característica da linha. De pre ferência, a ímpedância em série com os geradores comporta resistências e uma capacidade própria para separar a componente contínua relativamente aos sinais a transmitir. Além disso, a ímpedância de adaptação é vantajosamente constituída por meio de duas impedâncias iguais, montadas em série e cujo pon_ to do meio é ligado à massa por uma capacidade. Do mesmo modo, em cada conjunto receptor, a ímpedância de adaptação da linha é montada em paralelo com esta e é de novo constituída por
duas impedâncias iguais montadas em série com ponto médio à massa.
Segundo uma outra característica vantajosa da invenção, cada conjunto receptor comporta dois geradores de corrente que fornecem a corrente de alimentação deste conjunto. Além disso e ainda de acordo com uma outra característica, o conjunto receptor comporta um gerador de corrente complementar, de funcionamento simétrico, comandado em tensão por sinais modulados, distintos dos que comandam os geradores do conjunto emissor, podendo estes sinais ser em particular sinais de telecomando que se deslocam pela linha bifilar em sentido inverso dos sinais recebidos do emissor .
Outras características dum dispositivo de transmissão de sinais de acordo com a invenção aparecerão ainda através da descrição que se segue dum exemplo de realização, dado a título indicativo e não limitativo, em referência aos desenhos anexos, nos quais:
- A Figura 1 é um diagrama de princípio representando em ordanadas a tensão máxima dum sinal transmitido em função do comprimento dos fios de transmissão numa linha qualquer dado em abcissas.
- A Figura 2 é um diagrama de blocos esquemático do dispositivo de transmissão de acordo com a invenção.
- A Figura 3 ilustra com mais detalhes o conjunto emissor do dispositivo.
- A Figura 4 ilustra igualmente com mais detalhes o conjunto receptor do dispositivo.
- A Figura 5 é um diagrama de blocos do dispositivo que permite compreender melhor a actuação dos meios que realizam igualmente, de acordo com a invenção, a equilibração em tensão do dispositivo.
De maneira geral, sabe-se pela teo ria e pela experiência que, numa instalação de transmissão de sinais por meio duma linha bifilar, pode-se diminuir consideravelmente a radiação criada pelo conjunto dos dois fios reduzidos a dissimetria do funcionamento na transmissão. 0 dispositivo de acordo com a invenção aproveita fundamentalmente esta observação.
Na Figura 1, representou-se pela curva (1) a tensão máxima dum sinal transmitido em função do comprimento dos fios de transmissão para um dado limite máximo de radiação. A curva (1), naturalmente decrescente, apresenta na prática irregu 1 ar idades se a transmissão é dissimétrica, comportando-se os fios como antena. Nesta mesma Figura 1, representou-se pela curva (2) a influência da tensão criada pelos ruídos parasitas devidos ao campo eléctrico exterior sobre a linha, igualmente em função do comprimento dos fios.
Constata-se assim que esta influência aumenta sensivelmente de modo linear quando os fios de transmissão são rectilíneos. Em contrapartida, se estes fios seguem trajectos complexos, o que é geralmente o caso nas aplicações previstas onde os sinais devem ser transmitidos entre dois locais separados pela linha montada seguindo um processo apropriado no qual ficará melhor dissimulada, a curva (2) torna-se complexa, pois que a sua inclinação depende de factores muito numerosos e em particular da frequência do campo exterior e da forma deste campo. Deduz-se daí que, para
assegurar uma melhor transmissão, é vantajoso que o ponto de intersecção (3) das curvas (1) e (2) esteja o mais afastado possível sobre o eixo das abcissas para permitir a transmissão mais eficaz.
Esta condição é realizada designadamente graças a uma simetria na linha de transmissão. Com efeito, quanto maior for a simetria, mais a curva (1) se situa mais alto no diagrama da Figura 1 e mais a inclinação da curva (2) é fraca, o que permite um maior comprimento de trans^ missão não pertubada possível. Além disso, a efectivação de tal simetria na linha permite evitar o emprego duma blindagem para os fios condutores, que aqui se torna supérfula.
dispositivo de acordo com a invenção aproveita, pois, utilmente as observações que precedem. Para este efeito, o dispositivo compreende essencialmente uma linha de transmissão a dois fios de pequena secção, da ordem de 1 mm ou menos, ligando um conjunto emissor a um conjunto !
receptor. Estes fios são cilíndricos e paralelos, mantidos nesta posição por um material isolante apropriado. 0 conjunto emissor pode compreender um número variável de entradas, pró| prias para ser ligadas a fontes de sinais diversos, e o conjunto receptor o mesmo número ou um número diferente de saídas que podem ser ligadas a utilizadores, que recebem e exploram os sinais provenientes do emissor e encaminhados pela linha. A linha de transmissão bifilar e os conjuntos respectivamente emissor e receptor constituem a base do dispositivo.
emissor e o receptor podem ser montados simetricamente ou então serem cada um emissor e receptor. Além disso, pode-se prever na linha emissores ou receptores intermédios, tais que qualquer sinal seja ao mesmo tempo recebido e logo reemitido para prosseguir a sua transmissão pela linha para outros receptores. Do mesmo modo, a cada receptor intermédio, pode-se ajuntar sinais complementares que vêm sobrepor-se na linha, aos jã transmitidos por esta, sem perturbações destes sinais nem do funcionamento da linha.
; De acordo com a invenção, a cada extremidade da linha de transmissão estão ligados, através de transformadores simétricos, gerados de corrente cujas caracteristicas e modo de comando são escolhidos em conformidade !
com a invenção para assegurar uma perfeita equilibração simétrica do conjunto. Em particular, cada gerador de corrente é concebido de maneira a permitir enviar um sinal e/ou uma corrente pela linha ou recolher um sinal nesta, sem alterar o valor da impedância de carga desta linha. No conjunto emissor os geradores de corrente são comandados em tensão de maneira ' simétrica a partir dos sinais a transmitir. No conjunto receptor, os geradores estão ligados às extremidades dos fios de transmissão, de preferência e como se verá em seguida através
I duma ponte de díodos para evitar erros de polaridades quando da linha de ligação dos fios.
Da maneira mais geral, o disposit_i_ ί vo é pois previsto para realizar uma equilibração permanente I da linha sob o ponto de vista de tensões contínuas, em particular evitando qualquer possibilidade de curto-circuito pela I terra. Além disso, ao nível de cada conjunto emissor e/ou rei ceptor, uma equilibração particular do ponto de vista da siI metria da linha é igualmente assegurada por meio duma impedâji cia montada em série com os geradores de corrente, ela própria em paralelo com os fios de transmissão para formar de cada vez uma montagem em que as tensões alternadas postas em jogo são equi1ibradas.
Na Figura 2, os fios de transmissão da linha estão designados pelas referências (6) e (7), respectivamente. Os sinais a transmitir provenientes duma foin te (não representada) chegam em (8) e, se necessário, são modulados em frequência ou em amplitude. Em particular, se os sinais na entrada são sinais vídeo, são utilizados tal como estão, em banda de base sem modulações; em contrapartida, se os sinais são doutra natureza, por exemplo os sinais áudio que acompanham usualmente os sinais vídeo, aqueles são convenientemante modulados para se sobrepor aos sinais vídeo.
sinal resultante comanda então em tensão um conjunto gerador de corrente (10), seguido dum transformador simétrico (56), de preferência de toro magnético. Após transmissão pelos fios (6) e (7) da linha, os sinais passam por um segundo transformador simétrico (102), igualmein te de toro magnético, e por um amplificador diferencial (12), seguido geralmente dum filtro (13) para não deixar passar senão os sinais desejados. 0 amplificador diferencial (12) elimina nomeadamente as tensões assimétricas nos fios (6) e (7) devidas a perturbações exteriores, enquanto o filtro (13) separa os sinais elementares assim transmitidos. A saída do fil tro, os sinais são eventualmente desmodu1ados num circuito desmodulador (14), depois amplificados em (15) antes de ir dar à saída (16) do dispositivo.
Os transformadores (56) e (102) fazem directamente parte da linha de transmissão formada pelos condutores (6) e (7). De preferência, estes transformadores comportam enrolamentos bobinados por meio de condutores bifilares. Vantajosamente mesmo, os enrolamentos dos transfo_r madores são realizados com o auxílio dos fios (6) e (7) da linha. No desenho da Figura 2, as referências (17) e (18) por um lado, (19) e (20) por outro lado, esquematizam as ligações da linha com os conjuntos emissor e receptor, os pontos ne gros na figura precisando de meneira esquemática o sentido dos enrolamentos dos transformadores.
A Figura 3 ilustra com mais detalhes a realização dum conjunto emissor (4), utilizado no dispositivo de acordo com a invenção.
Como se vê nesta Figura, injecta-se em (21)e (22) nos fios (6) e (7) da linha os sinais a transmitir, fornecidos pelo emissor 4 da maneira seguinte: dois geradores de corrente (23) e (24) de caraterísticas idên
ticas, comandados em tensão pelos sinais a transmitir, estão ] ligados a estes fios em (21) e (22) e debitam sobre estes uma ΐ corrente que caracteriza o sinal a transmitir. Os terminais j dos geradores (23) e (24) estão separados por uma impedância de carga (25), associada em série a uma capacidade (25a) que assegura a separação das componentes alternadas e contínuas da corrente.
A impedância (25) é igual à impedância características da linha. E de preferência constituída por meio de duas resistências iguais, respectivamente (95) e (96), apresentando cada uma delas uma resistência igual à metade da impedância caraterística da linha, estando o seu ponto do meio reunido à massa por intermédio dum condensador (97).
I Os outros terminais dos geradores (23) e (24) estão ligados respectivamente a um borne de alimentação positivo através dum limitador de corrente (26) e a um borne de alimentação negativo. Um detector de corrente (27) pode ser previsto no circuito dos geradores.
I limitador de corrente (26) prot£ i i ge os geradores, designadamente em caso acidental de curto-circuito entre os fios de transmissão (6) e (7) ou de curtocircuito com a terra ou um condutor qualquer.
Além disso, os dois geradores (23) e (24) são comandados por tensões inversas graças à montagem entre eles dum inversor (28) a partir dos sinais aplicados à entrada do emissor em (29) e (30). Bem entendido, o número das entradas pode ser diferente de duas, podendo o emissor receber na entrada tantos sinais quantos for necessário em tantas vias paralelas.
No exemplo representado, supõe-se que se injecta em (29) um sinal vídeo e em (30) um sinal áudio, sobrepostos no adicionador (31) depois de terem sido, para o primeiro, filtrado em (32) e, para o segundo, eventuaj_
ί mente amplificado por um amplificador de ganho variável (33), ΐ depois modulado em (34), sendo os sinais assim separados em
I ; frequência na banda de passagem do emissor, permitindo o disi positivo de acordo com a invenção tratar sinais cujas frequêr/ cias estão compreendidas geralmente entre 50 Hz e 30MHz, sem que estes valores sejam em si mesmos limitativos.
A montagem do emissor (4) com os seus geradores de corrente (23) e (24), eles próprios montados em série com a impedância (25) igual à impedância característica da linha, permite assim passar dum funcionamento assimétrico na entrada em (29) e (30) dos sinais, a um funcionamento perfeitamente simétrico na saída dos geradores, designadamente em (21) e (22) onde estes sinais são introduzidos na linha de transmissão. A saída dos geradores, o sinal resultante transmitido à linha, igual à diferença das tensões nos fios desta, representa o valor relativo dos sinais à entrada do emissor.
i 0 funcionamento simétrico assim realizado nos dois condutores de linha evita desde então uma i radiação parasita na emissão, do mesmo modo que o efeito dos campos parasitas na recepção.
No circuito do emissor da Figura 3, previu-se igualmente, para receber em sentido inverso da tranmissão dos sinais provenientes do emissor outros sinais, por exemplo de telecomando, provindo da linha, a montagem entre os mesmos pontos de ligação (21) e (22) dum amplificador dife rencial (172) recebendo estes sinais complementares, seguido dum filtro passa-banda (173), dum desmodulador (174) e dum amplificador (175) os sinais de telecomando indo dar a uma saída (176) a partir da qual podem assegurar a comutação das foii tes de sinais diversos, modificando conforme se desejar os introduzidos no emissor designadamente em (29) e (30).
Na Figura 4, representou-se em seguida um conjunto receptor do dispositivo, com uma impedância (55) e uma capacidade (55a), idênticas à impedância (25) e ao condensador (25a) do conjunto emissor. 0 receptor está igualmente associado a dois outros geradores de corrente (35) e (36) cuja alimentação é, em contrapartida, efectuada directamente pelos sinais recebidos através dos condutores (6) e (7) da linha. A impedância (55) e os geradores (35) e (36) em série estão montados em paralelo entre os bornes (37) e (38) I duma ponte de díodos (11), cujos dois outros bornes estão ligados em (17) e (18) aos dois fios (6) e (7) da linha de tra£ missão. Como jâ indicado, esta ponte de díodos serve para ev_i_ tar os inconvenientes duma inversão eventual de polaridades na montagem, de maneira a receber nos geradores (35) e (36) os sinais entregues pelos geradores (23) e (24) do emissor.
Os geradores (35) e (36) estão separados por um limitador de tensão, do género dódo Zener, (39). Dos bornes (40) e (41) deste díodo, recolhe-se uma tensão de I alimentação para os diversos circuitos do conjunto receptor.
i i ί Estão assim ligados aos bornes (37)
I i e (38) dos geradores (35) e (36) um amplificador diferencial | (42) e depois, à saída deste, uma ou outra de duas vias de saída. Uma comporta um filtro passa-banda (43) e um desmodulador (44) cuja saída (45) fornece a um utilizador qualquer o sinal áudio injectado em (30) à entrada do emissor (4) (Fig.3). Na outra via, o sinal atravessa um filtro selector (46) que elimina a sub-portadora áudio e fornece, após atravessamento dum amplificador (47), numa saída (48), o sinal vídeo tal como injectado no emissor em (29). A saída (48) pode ser uma saída clássica para sinais vídeo, a 75 ohms.
dispositivo de acordo com a invenção permite igualmente transmitir em sentido inverso sinais recebidos pelo receptor (5) doutras informações, por exemplo sinais de telecomando. Neste caso, pode-se vantajosamente
i : prever que estes sinais, recebidos em (168) duma fonte apropriada (não representada) previamente modulados num circuito modulador (169), comandem em seguida em tensão um gerador de corrente (170) de funcionamento simétrico, montado em parale- | lo com o conjunto receptor (5) entre os bornes (37) e (38).
Por analogia com a Figura 3, convém sublinhar que se pode montar à saída do amplificador diferencial (42) tantas vias quantas se deseje, para permitir a recepção dum número correspondente de sinais representando informações distintas, podendo estes sinais ser ou não modulados conforme o caso. Do mesmo modo, é claro que se pode também ligar directamente à saída (48) qualquer tipo de aparelho de utilização destes sinais, por exemplo um receptor de televisão que possua uma entrada vídeo ou um monitor.
A Figura 5 ilustra os meios empregados no dispositivo de acordo com a invenção para completar ί a equilibração das tensões utilizadas. Nesta Figura, foram retomados os elementos essenciais das Figuras 2, 3 e 4 precedentes, indicando-se, desde a alimentação positiva do emissor até a alimentação negativa, o balanço das tensões adoptadas, sendo os valores destas últimas fornecidos, bem entendido, a título puramente indicativo. Para as componentes frequências muito baixas ou a componente contínua das tensões nos geradores, estes comportam-se como resistências. Em cada gerador, é representada, montada em paralelo, uma resistência R e uma indutância L, que simbolizam juntas os circuitos empregados.
Encontra-se, pois, na ordem de cima para baixo, o que corresponde a tensões decrescentes do positivo ao negativo, o limitador de corrente (26), o gerador (23), o borne (19), o fio de transmissão (6), o borne (17), um dos díodos activos da ponte de díodos (11), o borne (37), o gerador (35), o borne (40), o díodo de Zener (39), o borne (41), o gerador (36), o borne (38), o outro díodo activo da ponte (11), o borne (18), o fio de transmissão (7), o borne
(20 ) e o gerador (24).
Os traços que passam pelos bornes ' (17), (18), (19), (20) delimitam simbolicamente o emissor (4) i e o receptor (5).
Os transformadores simétricos de toros magnéticos foram aqui omitidos e supostos incluídos na linha de transmissão. Igualmente, não foram representadas as impedâncias (25) e (55).
I
I conjunto representado forma um divisor de tensão, aqui entre + 16 V e - 8 V, sendo os dois fios (6) e (7) respectivamente levados a + 11,5 V e - 3,5 V representando uma diferença de potencial de + 4,5 V para cada um dos geradores (23) e (24). As saídas de alimentação (40) e (41) do receptor (5) são respectivamente levadas a + 7,5 V e à massa, ou seja + 4 V de potencial para os geradores (35) e (36) e + 7,5 V para o díodo Zener (39).
Se se deseja que a massa (41) do ! receptor (5) e a (40) do emissor (4) estejam ao mesmo nível, ! igual a 0 V, é portanto necessário que as diversas resistências asseguram a equilibração entre os bornes (50-49), (50-41) por um lado e (49-51) e (41-51) por outro lado. Esta equilibração em tensão resulta da proporcionalidade das resistências equivalentes e de resistências complementares (52) e (53), estando esta última associada com uma capacidade (54) que realiza a colocação à massa da alimentação para os sinais alternados.
I
Realiza-se assim um dispositivo de transmissão de sinais de concepção muito simples e que pe_r mite encaminhar estes a uma distância notável numa larga banda de frequência, desde um emissor que recebe estes sinais para um receptor que os restitui ao utilizador. Estes sinais podem ser de qualquer natureza e em particular ser sinais vídeo em banda de base, a maioria das vezes associados a um si-18nal áudio modulado sem prejuízo de outros sinais que se juntam aos precedentes. Estes sinais comandam em tensão geradores de corrente que, do lado do emissor, excitam a linha de transmissão, trabalhando estes geradores em oposição e fechar^ do-os sobre uma impedância igual à impedância caracteristica da linha. Estes mesmos sinais, na recepção, alimentam o recep tor em corrente contínua e ali restituem a alimentação por meio de dois geradores de corrente simétricos, fechando-se sobre um díodo Zener, os sinais à saída atravessando um amplificador diferencial para além do qual são tratados para restituir sem pertubação nem modificação os sinais de entrada. 0 dispositivo permite além disso sobrepor à transmissão assim efectuada o envio de sinais em sentido inverso, por exemplo do género sinais de telecomando convenientemente modulados, sendo estes sinais emitidos no receptor por um gerador de corrente independente, que debita em paralelo sobre a linha.
Bem entendido, é evidente que a invenção não se limita ao exemplo especialmente descrito e re; presentado; ela abarca, pelo contrário, todas as suas varianí tes. Em particular, os fios da linha podem ser cilíndricos e paralelos, ou então ser planos e dispostos lado a lado. De preferência, estes fios mantidos paralelos um ao outro por um revestimento de materiais isolantes, o que permite uma maior constância da impedância caracteristica ao longo de toda a 1 inha.

Claims (21)

  1. REIVINDICAÇOES:
    I ί
    13. - Dispositivo de transmissão de sinais, designadamente sinais video, entre pelo menos um conjunto emissor e pelo menos um conjunto receptor por meio de uma linha de ligação de dois fios, equipada em cada extremidade com um transformador simétrico e alimentada por pelo menos um gerador de corrente, caracterizado por o gerador debitar simetricamente sobre os fios e ser comandado em tensão ; pelos sinais a serem transmitidos, cuja frequência se acha compreendida entre 50Hz e 30MHz, sendo a linha adaptada em cada extremidade por uma impedância igual à sua impedância caracteri sticas.
  2. 23. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os dois referidos fios serem idênticos e por a secção dos condutores ser inferior ou no máximo igual a 1 mm.
  3. 33. - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por os referidos transformadores simétricos serem uns transformadores de toro magnético, cada enrolamento dos quais se encontra montado em série com um dos fios da linha.
    qualquer uma das enrolamentos dos
  4. 43. - Dispositivo de acordo com reivindicações 1 a 3, caracterizado por os referidos transformadores simétricos serem constituídos por um cabo bifilar.
  5. 53. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o cabo bifilar de que são formados os enrolamentos dos referidos transformadores simétricos ser constituído pelos referidos fios da linha.
  6. 63. - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por o conjunto emissor e o conjunto receptor serem simultânea e re_s pectivamente receptor e emissor.
  7. 7?. - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por cada um dos referidos conjuntos emissores comportar dois geradores de corrente comandados em tensões inversas e debitando simetricamente sobre um e outro dos referidos fios da linha, encontrando-se estes geradores montados em série com uma impedância de adaptação cujo valor é igual à impedância caracteristica da linha.
  8. 8-. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a referida impedância de adaptação montada em série com os geradores comportar umas resistências e uma capacidade própria para separar a compo nente contínua dos sinais a serem transmitidos.
  9. 9-. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a referida impedância de adaptação da linha ser constituída por duas impedâncias iguais montadas em série, cujo ponto médio se acha ligado à massa por meio de um condensador.
  10. 105. - Dispositivo de acordo com ' a reivindicação 1, caracterizado por em cada um dos referii ! dos conjuntos receptores a impedância de adaptação da linha se achar montada em paralelo sobre esta e ser constituída por duas impedâncias iguais montadas em série cujo ponto médio se acha ligado à massa por meio de um condensador.
  11. 115. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o conjunto receptor com portar dois geradores de corrente que fornecem uma corrente de alimentação para o referido conjunto receptor.
  12. 125. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por o referido conjunto receptor comportar um gerador de corrente complementar de funcionamento simétrico comandado em tensão por uns sinais modulados distintos daqueles que comandam os referidos gerai dores do conjunto emissor.
  13. 135. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por os sinais modulados que comandam o gerador complementar serem sinais de teleco mando.
  14. 145. - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado por o referido conjunto receptor receber os sinais transmitidos S£ bre a linha, a partir do referido conjunto emissor, através de uma ponte de díodos.
  15. 15-. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o referido conjunto emissor comportar um limitador da corrente de alimentação dos referidos geradores.
  16. 16-. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por o referido limitador de corrente se achar reunido a um terminal de alimentação po sitivo de um dos referidos geradores, encontrando-se ao seu terminal de alimentação negativo reunido um detector.
  17. 173. - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado por os sinais a serem transmitidos que comandam os referidos gerado res de corrente do referido emissor resultarem da sobreposição de uns primeiros sinais vídeo e de uns segundos sinais que foram previamente modulados e eventualmente amplificados.
    I ί
  18. 18â. - Dispositivo de acordo com
    I qualquer uma das reivindicações 1 a 17, caracterizado por os sinais transmitidos ao referido conjunto receptor pela linha atravessarem um amplificador diferencial e serem separados por filtragem e depois, eventualmente desmodulados e amplificados.
  19. 193. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por entre os dois geradores de corrente do referido conjunto receptor, se achar montado um limitador de tensão.
    -2320â. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 19, caracterizado por o referido limitador de | tensão ser um díodo de Zener. I
  20. 21â. - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 20, caracterizado por os i referidos geradores de corrente serem equivalentes a uma resistência face à componente contínua da corrente.
  21. 22^. - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 21, caracterizado por os fios da linha, cilíndricos ou achatados serem mantidos paralelos entre si por meio de um revestimento comum de material isolador.
PT86673A 1987-02-04 1988-02-01 Dispositivo proprio para a transmissao de sinais a distancia, designadamente de sinais video PT86673B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8701338A FR2610464A1 (fr) 1987-02-04 1987-02-04 Procede et dispositifs de transmission de signaux par conducteurs de petites sections

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86673A PT86673A (pt) 1989-02-28
PT86673B true PT86673B (pt) 1994-08-31

Family

ID=9347575

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86673A PT86673B (pt) 1987-02-04 1988-02-01 Dispositivo proprio para a transmissao de sinais a distancia, designadamente de sinais video

Country Status (19)

Country Link
US (1) US5089886A (pt)
EP (2) EP0300016B1 (pt)
JP (1) JPH01502070A (pt)
KR (1) KR890700973A (pt)
AT (1) ATE81238T1 (pt)
AU (1) AU1246388A (pt)
BR (1) BR8805087A (pt)
CA (1) CA1295728C (pt)
DE (1) DE3874993T2 (pt)
DK (1) DK551988D0 (pt)
ES (1) ES2035930T3 (pt)
FI (1) FI89435C (pt)
FR (1) FR2610464A1 (pt)
GR (1) GR3006710T3 (pt)
IE (1) IE880305L (pt)
MC (1) MC1976A1 (pt)
NO (1) NO884386D0 (pt)
PT (1) PT86673B (pt)
WO (1) WO1988005979A1 (pt)

Families Citing this family (44)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5299306A (en) * 1987-09-11 1994-03-29 Cybex Corporation Apparatus for simultaneously coupling computer video signals to a local color monitor and a distant monochrome monitor
US5353409A (en) * 1987-09-11 1994-10-04 Cybex Corporation Computer-monitor extended range communications link
US5504540A (en) * 1987-09-11 1996-04-02 Cybex Computer Products Corporation Conductor arrangement for VGA video cables
US6243446B1 (en) 1997-03-11 2001-06-05 Inline Connections Corporation Distributed splitter for data transmission over twisted wire pairs
US5844596A (en) 1989-07-14 1998-12-01 Inline Connection Corporation Two-way RF communication at points of convergence of wire pairs from separate internal telephone networks
US5929896A (en) * 1989-07-14 1999-07-27 Inline Connection Corporation RF broadcast system utilizing internal telephone lines
US5010399A (en) * 1989-07-14 1991-04-23 Inline Connection Corporation Video transmission and control system utilizing internal telephone lines
GB8924839D0 (en) * 1989-11-03 1989-12-20 Raynet Gmbh Transmission of broadband signals
US5113159A (en) * 1990-02-22 1992-05-12 At&T Bell Laboratories Communications transmission system including facilities for suppressing electromagnetic interference
US5043674A (en) * 1990-04-30 1991-08-27 International Business Machines Corporation Differential receiver with high common-mode range
JPH0752870B2 (ja) * 1990-05-17 1995-06-05 日本電装株式会社 通信装置
US5283637A (en) * 1990-08-20 1994-02-01 Christine Holland Trustee/Goolcharan Trust Telecommunication system for transmitting full motion video
GB2293739B (en) * 1994-09-29 1999-02-03 Sony Uk Ltd Balanced output driver
AU7605096A (en) * 1996-10-31 1998-05-22 Isthmus Technology Group, L.P Transmitter and receiver circuits for transmission of voice, data and video signals for extended distances
GB2319712A (en) * 1996-11-26 1998-05-27 Answermaid Int Ltd Transmission of video and audio information
US6192399B1 (en) 1997-07-11 2001-02-20 Inline Connections Corporation Twisted pair communication system
US6480510B1 (en) 1998-07-28 2002-11-12 Serconet Ltd. Local area network of serial intelligent cells
US6690677B1 (en) 1999-07-20 2004-02-10 Serconet Ltd. Network for telephony and data communication
US20040230710A1 (en) * 1999-07-27 2004-11-18 Inline Connection Corporation System and method of automatic installation of computer peripherals
US6704824B1 (en) * 1999-07-27 2004-03-09 Inline Connection Corporation Universal serial bus adapter with automatic installation
US6549616B1 (en) * 2000-03-20 2003-04-15 Serconet Ltd. Telephone outlet for implementing a local area network over telephone lines and a local area network using such outlets
IL135744A (en) * 2000-04-18 2008-08-07 Mosaid Technologies Inc Telephone communication system through a single line
US6842459B1 (en) 2000-04-19 2005-01-11 Serconet Ltd. Network combining wired and non-wired segments
IL144158A (en) * 2001-07-05 2011-06-30 Mosaid Technologies Inc Socket for connecting an analog telephone to a digital communications network that carries digital voice signals
IL161190A0 (en) * 2001-10-11 2004-08-31 Serconet Ltd Outlet with analog signal adapter, method for use thereof and a network using said outlet
IL154234A (en) * 2003-01-30 2010-12-30 Mosaid Technologies Inc Method and system for providing dc power on local telephone lines
IL154921A (en) * 2003-03-13 2011-02-28 Mosaid Technologies Inc A telephone system that includes many separate sources and accessories for it
IL157787A (en) 2003-09-07 2010-12-30 Mosaid Technologies Inc Modular outlet for data communications network
IL159838A0 (en) 2004-01-13 2004-06-20 Yehuda Binder Information device
IL161869A (en) 2004-05-06 2014-05-28 Serconet Ltd A system and method for carrying a signal originating is wired using wires
US8074255B2 (en) * 2004-09-28 2011-12-06 Clearcube Technology, Inc. Analog video signal transmission over twisted-pair wires
FR2877517B1 (fr) * 2004-10-20 2007-02-23 Micsystemes Sa Sa "procede et systeme de distribution de signaux hautes frequences dans un reseau cable en paires torsadees"
US7873058B2 (en) 2004-11-08 2011-01-18 Mosaid Technologies Incorporated Outlet with analog signal adapter, a method for use thereof and a network using said outlet
US20080229378A1 (en) * 2004-11-09 2008-09-18 Leaf Audio Pty. Ltd. System and Method of Distributing Audio and Video Signals
US7813451B2 (en) * 2006-01-11 2010-10-12 Mobileaccess Networks Ltd. Apparatus and method for frequency shifting of a wireless signal and systems using frequency shifting
US8948273B2 (en) * 2007-09-17 2015-02-03 J. Craig Oxford Method and apparatus for wired signal transmission
US8594133B2 (en) 2007-10-22 2013-11-26 Corning Mobileaccess Ltd. Communication system using low bandwidth wires
WO2009059169A2 (en) * 2007-10-31 2009-05-07 Richard Crosby Broadcast television distribution services architecture
US8175649B2 (en) 2008-06-20 2012-05-08 Corning Mobileaccess Ltd Method and system for real time control of an active antenna over a distributed antenna system
FR2932338A1 (fr) * 2008-06-10 2009-12-11 Commissariat Energie Atomique Systeme de tranmission d'un signal electrique, notamment frequentiel et dispositif de mesure de rayonnements equipe d'un tel systeme
EP2399141A4 (en) 2009-02-08 2012-08-01 Corning Mobileaccess Ltd COMMUNICATION SYSTEM WITH CABLE-TRANSMITTED ETHERNET SIGNALS
JP5685858B2 (ja) * 2010-08-27 2015-03-18 ソニー株式会社 カメラ装置、カメラシステム及びカメラ制御方法
EP2829152A2 (en) 2012-03-23 2015-01-28 Corning Optical Communications Wireless Ltd. Radio-frequency integrated circuit (rfic) chip(s) for providing distributed antenna system functionalities, and related components, systems, and methods
US9184960B1 (en) 2014-09-25 2015-11-10 Corning Optical Communications Wireless Ltd Frequency shifting a communications signal(s) in a multi-frequency distributed antenna system (DAS) to avoid or reduce frequency interference

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1814453A (en) * 1930-07-21 1931-07-14 Osborne Ralph Willoughby Protective device for communication apparatus used with communication lines subjected to extraneous voltage
US3290653A (en) * 1963-01-10 1966-12-06 Control Data Corp Single ended to double ended to single ended communication system
GB1234186A (pt) * 1967-09-05 1971-06-03
IT1063336B (it) * 1975-03-17 1985-02-11 Sits Soc It Telecom Siemens Sistema di distribuzione via cavo per segnali a larga banda
US4054910A (en) * 1976-02-26 1977-10-18 Tel-E-Tel, Inc. Communication system for the transmission of closed circuit television over an ordinary pair of wires
DE2633066C2 (de) * 1976-07-22 1978-06-08 Siemens Ag, 1000 Berlin Und 8000 Muenchen -Einrichtung zur Übertragung von Gegentaktsignalen über eine Zweidrahtleitung im Duplexbetrieb
JPS5717242A (en) * 1980-07-07 1982-01-28 Yokogawa Hokushin Electric Corp Data line
FR2518858A1 (fr) * 1981-12-23 1983-06-24 Jeumont Schneider Dispositif de transmission de signaux sur une ligne assurant egalement une alimentation en tension continue
FR2584555B1 (fr) * 1985-07-08 1988-08-05 Duret Christian Equipements d'extremite pour transmission a large bande
DE3525519A1 (de) * 1985-07-17 1987-02-05 Messerschmitt Boelkow Blohm Rbertragungssystem
US4751607A (en) * 1986-08-11 1988-06-14 American Telephone And Telegraph Company Communication line transient protection

Also Published As

Publication number Publication date
EP0300016A1 (fr) 1989-01-25
FI884549A (fi) 1988-10-03
FI89435B (fi) 1993-06-15
FR2610464A1 (fr) 1988-08-05
IE880305L (en) 1988-08-04
AU1246388A (en) 1988-08-24
US5089886A (en) 1992-02-18
NO884386L (no) 1988-10-03
DK551988A (da) 1988-10-03
DK551988D0 (da) 1988-10-03
FI89435C (fi) 1993-09-27
ES2035930T3 (es) 1993-05-01
GR3006710T3 (pt) 1993-06-30
FI884549A0 (fi) 1988-10-03
EP0300016B1 (fr) 1992-09-30
EP0281440A1 (fr) 1988-09-07
ATE81238T1 (de) 1992-10-15
WO1988005979A1 (fr) 1988-08-11
KR890700973A (ko) 1989-04-28
BR8805087A (pt) 1989-08-15
DE3874993T2 (de) 1993-04-29
CA1295728C (en) 1992-02-11
MC1976A1 (fr) 1989-10-26
DE3874993D1 (de) 1992-11-05
JPH01502070A (ja) 1989-07-13
EP0281440B1 (fr) 1992-09-30
PT86673A (pt) 1989-02-28
NO884386D0 (no) 1988-10-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT86673B (pt) Dispositivo proprio para a transmissao de sinais a distancia, designadamente de sinais video
ES2286965T3 (es) Aparato de comunicaciones para ser utilizado en una red electrica.
US3846638A (en) Improved coupling arrangement for power line carrier systems
US6282405B1 (en) Hybrid electricity and telecommunications distribution network
US5949327A (en) Coupling of telecommunications signals to a balanced power distribution network
US2110159A (en) Antenna system
EP0756785B1 (en) Hybrid electricity and telecommunications distribution network
EP2583450B1 (en) Surveillance camera
US2129514A (en) Radio antenna apparatus
US3093706A (en) Television system
JP2522516B2 (ja) 平衡伝送装置
McDavitt 6,000-Megacycle-per-second radio relay system for broad-band long-haul service in the Bell System
EP0386917B1 (en) Signal distribution systems
US1263204A (en) Apparatus for receiving electrical oscillations.
Iwamura et al. Door phone camera transmission system using simple PVC pair cable
US1697462A (en) Wired-wireless system
RU2027307C1 (ru) Система передачи дополнительной информации по сети проводного вещания
RU93043779A (ru) Система передачи и приема сигналов по проводам трехфазной линии электропередачи
MXPA96004961A (en) Hybrid network of electricity and telecommunication distribution
Cox et al. Editor: HW BARNARD
MXPA97001467A (en) Method and apparatus for the transmission of telecommunications in an ener network
WO2008084238A1 (en) Filtering device
DE1021037B (de) Empfangsanlage fuer Laengstwellen

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940224

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19950831