PT86170B - Difusor continuo para esgotamento de bagaco, polpa e produtos similares - Google Patents

Difusor continuo para esgotamento de bagaco, polpa e produtos similares Download PDF

Info

Publication number
PT86170B
PT86170B PT86170A PT8617087A PT86170B PT 86170 B PT86170 B PT 86170B PT 86170 A PT86170 A PT 86170A PT 8617087 A PT8617087 A PT 8617087A PT 86170 B PT86170 B PT 86170B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
machine
bagasse
diffuser according
diffuser
outlet
Prior art date
Application number
PT86170A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86170A (pt
Inventor
Jose Maria Sanchez Benito
Original Assignee
Talleres Ovidio Martinez S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Talleres Ovidio Martinez S A filed Critical Talleres Ovidio Martinez S A
Publication of PT86170A publication Critical patent/PT86170A/pt
Publication of PT86170B publication Critical patent/PT86170B/pt

Links

Landscapes

  • Extraction Or Liquid Replacement (AREA)
  • Paper (AREA)

Description

A invenção refere-se a um difusor continuo para esgotamento de bagaço, polpa e outros produtos similares, que inclui um corpo totalmente fechado, dotado no seu interior de um tapete móvel formado por panos inclinados em dente de serra, dispostos em sentido transversal e convenientemente separados entre si, sendo o tapete destinado a suportar uma camada de bagaço ou de outro produto a tratar, e sendo accionado por um grupo electro motriz de velocidade variável, ϋ difusor inclui um dispositivo de reciclagem, que inclui bandejas situadas debaixo do tapete, a partir das quais electrobombas elevam de novo o fluido para a parte superior da camada, para um dispositivo de chuveiro composto por distribuidores situados na parte alta da máqui na, e que vertem o fluido em forma de cortina uniforme e trans versai sobre a camada de bagaço. A alimentação de bagaço realiza- se através de um parafuso sem-fim de distribuição, realizando-se também a extracção do bagaço através de um outro parafuso sem-fim.
presente invento é aplicável, por exemplo, para esgotamento de bagaços em adegas.
863
Ref: 87=2212
-2MEMORIA DESCRITIVA
OBJECTO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se, a um difusor contínuo para esgotamento de bagaços, polpas e produtos similares, cujas características determinam um notável aumento na sua funcionalidade e eficácia, conjuntamente com uma simplificação construtiva máxima.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Os difusores contínuos conhecidos apresentam problemas múltiplos e variados, com origem fundamentalmente nos seus dis positivos de tracção e accionamento, assim como de extracção, donde resulta uma extraordinária complexidade construtiva, um alto consumo e um baixo rendimento.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
A máquina da invenção difere substancialmente das conheci das, especialmente nos seus dispositivos de tracção e accionamento, assim como também de extracção, tendo sido concebida ba seada numa construção de grande simplicidade e cujo funcionamento em função do trabalho a realizar, apresenta uma série de garantias e seguranças não observadas até hoje nos difusores conhecidos.
Como características gerais e preponderantes do difusor que a invenção propõe, podemos estabelecer as seguintes:
Todas as partes em contacto com os produtos sólidos e líquidos foram concebidas para uma preservação total da corrosão (em meio alcalino quente), são construídas em aço inoxidável, inclusive a corrente de arrasto.
A estrutura de toda a máquina é metálica e apoia-se numa base por meio de pés reguláveis, para o seu perfeito nivelamen to.
A alimentação e a extracção faz-se por meio de parafusos sem-fim em tubos, com tampa estanque.
conjunto mecânico foi concebido de maneira a aliar uma
863
Ref: 87=2212 grande robustez e simplicidade de manutenção, factores básicos em todas as máquinas destinadas à indústria agroalimentar.
São de destacar como elementos essenciais e diferentes das máquinas deste género que existem actualmente:
- 0 dispositivo de extracção de panos inclinados em dente de serra e entalhados, que permite um maior caudal de reciclagem.
- 0 dispositivo de corrente e roldanas de tracção.
- A forma exterior do túnel estanque.
- 0 melhor esgotamento, com maior comprimento de máquina em função de lima melhor extracção e esgotamento.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A descrição do difusor da invenção será feita com referên cia ao conjunto de desenhos anexos, onde se representou um exemplo de concretização preferida, que não tem qualquer carácter limitativo, mas simplesmente explicativo, podendo ser objec to de variações de detalhe em tudo aquilo que não altera funda mentalmente as suas caracterí sticas e finalidades próprias.
Nos desenhos:
as figuras lei1, mostram uma vista geral e de conjunto, a figura 2, mostra uma vista em corte pela linha A-B da figura 1', as figuras 3 θ 3', mostram uma vista parcial do dispositi vo de accionamento e transporte interior, a figura 4, é um detalhe do passo normalizado de corrente e tapete.
CONCRETIZAÇÃO PREFERIDA DA INVENÇÃO difusor contínuo da invenção é uma máquina onde o trans porte do bagaço se realiza a velocidades muito lentas sobre um tapete, cuja porosidade está calculada de acordo com o produto que se transportar.
bagaço desloca-se num túnel, completamente estanque, do qual se extraem vapores de álcool, cujo tratamento será expll-
863
Ref: 87=2212
-4cado posteriormente.
dissolvente de extracção é água quente que dissolve, por passagens sucessivas através da camada, os produtos a recuperar e cuja temperatura é regulada em função das extracções que se querem realizar.
número de andares de extracção é predeterminado, mas po de ser diminuido conforme o tipo ce produto que se desejar extrair, a rapidez de trabalho e a boa qualidade da extracção.
A dissolução dos produtos a recuperar obtém-se pela dupla acção da lavagem descontinua, em contra-corrente, e da osmose que se realiza nas camadas durante a extracção.
Os tartaratos são extraídos por lavagens com água quente. Alcança-se uma extracção de 80/86$ do ácido tartárico potencial e restos de álcool nos bagaços inferiores a 0,02° GL.
funcionamento do difusor contínuo da invenção requer es sencialmente a vigilância dos dispositivos de alimentação e ex tracção, verificação do bom funcionamento das bombas, a análise do esgotamento do bagaço e enriquecimento das águas que se transformam em água-pé. Esta vigilância deve ser feita por uma pessoa competente que vigie também outras máquinas.
A descrição da máquina é feita considerando separadamente os diferentes dispositivos que a compõem:
a) Accionamento corpo, que é totalmente fechado, leva no seu interior um tapete móvel formado por panos em dente de serra dispostos transversalmente à máquina, com uma separação entre eles de 6 mm. Estes panos, sobre os quais se apoiará a camada de bagaço (9), são suportados pela mesma corrente. Todo o tapete é accionado por um jogo de rodas dentadas com o seu respectivo eixo transversal, que por sua vez é accionado por um conjunto electromotriz, com uma regulação de velocidade variável numa gama suficientemente ampla para poder manobrar às diferentes condições de velocidade tangencial, do tapete de acordo com as exigências do processo de esgotamento, formando tudo isto o conjunto mecânico de tracção.
Este conjunto situa-se na extremidade (12) de saída do bagaço da máquina e é provido com um dispositivo de segurança
863
Ref: 87=2212
-5e arranque progressivo, consistindo numa embraiagem manual que desliga totalmente a tomada de força do eixo do tapete, sendo operado em sentido inverso durante o arranque.
Na extremidade oposta à entrada de bagaço (1) da máquina, está disposto o equipamento tensor do tapete consistindo num jogo de rodas para a corrente, montado num eixo transversal estando o mecanismo de tensão montado em ganchos em ambos os lados do dite eixo.
b) Dispositivo de reciclagem dispositivo consiste num conjunto bandejas ou tremonhas de recolha (22), situadas imediatamente debaixo do tapete de transporte; estas bandejas são vedadas lateralmente na sua periferia por serem soldadas às paredes laterais da máquina e entre si, estando unicamente abertas na sua superfície superior para receberem a água-pé que provém da camada de bagaço, levando um escoador de saída, na sua parte mais inclinada para ligar à sua correpondente electrobomba (17), para a sua elevação de novo para a parte superior da camada; estão também providas com níveis (18) e termómetros (19) dispostos na parede exterior da máquina para controlo.
c) Dispositivo de chuveiro dispositivo consiste num conjunto de distribuidores situados na parte superior da máquina, correspondendo cada um a uma das bandejas descritas anteriormente. Estes distribuidores são bandejas em V que recebem a água-pé elevada pela bom ba de cada bandeja inferior e a vertem em forma de cortina uni forme em toda a secção transversal da camada de bagaço.
d) Entrada de bagaço
Efectua-se a través de uma caixa alimentadora situada na parte superior da máquina, extremo de tensão, que no seu interior leva um elemento de distribuição (2) para actuar sobre o talude natural formado pelo bagaço vertido. Este dispositivo de distribuição consiste num parafuso sem-fim com passos com dois sentidos inversos a partir do seu centro e disposto trans versalmente à máquina. Pode ser equipado com dois comandos eléctricos que dêem ordens de paragem e marcha ao elemento de
86β
Ref: 87=2212
-6alimentação de bagaço à máquina, parafuso sem-fim, tapete tran_s portador, etc. (recomenda-se aqui um parafuso sem-fim horizontal anterior e como dispositivo de entrada na máquina, a fim de se evitar possíveis saíoas de vapores alcoólicos).
e) Saída de bagaços
Ê formada por um parafuso sem-fim (23) com saída controlada disposto na parte inferior da máquina, extremidade de accio namento, com limpeza da peneira com jacto de água contínuo e recolha por bomba de água de lavagem com recirculação da mesma.
f) Túnel estanque
Trata-se de um túnel formado por nove módulos de dois metros de comprimento, sete dos quais são de esgotamento, um de accionamento e o último de tensão ou carga.
número de módulos de esgotamento será variável e dependerá da matéria prima utilizada e do grau de esgotamento que se desejar.
Estes módulos têm a sua estrutura vigas I normalizadas correspondentes à capacidade da máquina e o seu túnel estanque ou periferia de chapa de aço inoxidável levando na sua parte superior, um tecto, visores de inspecção (5), pontos de iluminação (6), etc.
Estes módulos quando unidos entre si, formam o conjunto total da máquina e cada unidade inclui todos os dispositivos e acessórios correspondentes, tais como bandejas de água-pé, distribuidores, etc., a fim de que o conjunto ao ser montado fique completo, com todos os dispositivos no seu interior.
A união entre os módulos é feita por meio de parafusos que unem os machos de peças de ligação correspondentes. Levam entre si juntas de borracha que garantem a estanqueidade entre módulos, como se fossem flanges.
g) Saída de água-pé
Está disposta na última bandeja (extremidade de tensão da máquina) consiste num equipamento de electrobomba de duas unidades, uma para o serviço e outra de distribuição para o envio de água-pé aos depósitos de aprovisionamento.
Foi já suficientemente descrito 0 objecto da invenção, só
863
Ref: 87=2212
-7resta juntar que na concretização se poderão introduzir todas aquelas modificações que não alterem a sua essencialidade e que podem dizer respeito a mudanças de forma, matéria utilizada, proporções, etc., e, em geral, a todas aquelas que tiverem um carácter acessório ou complementar, devendo ficar todas elas incluídas no âmbito das reivindicações anexas.

Claims (8)

  1. 66 863
    Refa. 87=2212
    -8- REIVINDICAÇÕES Ia. - Difusor contínuo para esgotamento de bagaço, polpa e prcdutos similares, caracterizado per compreender um corpo totalmente fechado, provioo no seu interior de um tapete móvel formado por panos inclinados em dente de serra dispostos em sentido transversal e convenientemente separados entre eles, sobre estes panos suporta-se uma camada de bagaço sendo por sua vez suportados pela mesma corrente, sendo accionado todo o tapete por um jogo de rodas dentadas com o seu respectivo eixo transversal que por sua vez é accionado por um conjunto electromotriz, com uma regulação de velocidade variável numa gama suficientemente ampla para poder manobrar às diferentes condições de velocidade tangencial, de acordo com as exigências de cada caso.
  2. 2a. - Difusor de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por todo o conjunto mecânico de traeção estar localizado na extremidade de saída de bagaço da máquina e ser provido com um dispositivo de segurança e arranque progressivo, consistindo numa embraiagem manual que desliga totalmente a tomada de força do eixo do tapete, sendo operado em sentido inverso durante o arranque.
  3. 3a. - Difusor de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado por na extremidade oposta à entrada de bagaço na máquina, ser disposto o equipamento tensor do tapete, consistindo num jogo de rodas para a corrente, montado num eixo transversal estando o mecanismo de tensão montado em ganchos em ambos os lados do dito eixo.
  4. 4a. - Difusor de acordo com as reivindicações 1 a 3, caracterizado por incluir um dispositivo de reciclagem que consiste num conjunto de bandejas ou tremonhas de recolha, situadas imediatamente debaixo do tapete de transporte, vedadas lateralmente na sua periferia por serem soldadas às paredes laterais da máquina e entre si, estando unicamente abertas na sua superfície de superior para receberem a água-pé que provém da camada de bagaço, levando um escoador de saída na sua parte
    66 86β
    Ref-. 87=2212
    -9mais inclinada, para ligar à sua correspondente electrobomba, para a sua elevação de novo para a parte superior da camada, estando também providas com níveis e termómetros para controlo, dispostos na parte exterior da máquina.
  5. 5a. - Difusor, de acordo com as reivindicações 1 a 4, caracterizado por incluir um dispositivo de chuveiro composto por um conjunto de distribuidores situados na parte superior da máquina, correspondendo cada um a uma das bandejas descritas na reivindicação anterior, sendo tais distribuidores bandejas em V que recebem aq^ua-pé elevada pela bomba de cada bandeja ( inferior e vertem-na em forma de cortina uniforme em toda a secção transversal da camada de bagaço.
  6. 6a. - Difusor, de acordo com as reivindicações 1 a 5, caracterizado por incluir uma caixa alimentadora, através da qual se efectua a entrada de bagaço, situada na parte superior da máquina, extremidade de tensão, provida no seu interior de um elemento de distribuição para actuar sobre o talude natural formado pelo bagaço vertido, consistindo este dispositivo de distribuição num parafuso sem-fim com passos em dois sentidos inversos a partir do seu centro e disposto transversalmente à máquina, podendo ser equipado com dois comandos eléctricos que transmitam as ordens de paragem e marcha ao elemento de alimen ( tação de bagaço e à máquina.
  7. 7a, - ^ifusor de acordo com as reivindicações 1 a 6, caracterizado por a saída de bagaços ser constituída por um parafuso sem-fim com saída controlada disposto na parte inferior da máquina, na extremidade de accionamento.
  8. 8a. - Difusor de acordo com as reivindicações 1 a 7, caracterizado por o túnel estanque ser constituído por um túnel formado por nove módulos iguais, sete de esgotamento, um de accionamento e outro de tensão ou carga, estando providos na sua parte superior de visores de inspecção e pontos de iluminação e formando, quando unidos entre si, o conjunto total da máquina, realizando-se a união por meio de parafusos que unem os ma chos de peças de ligação correspondentes e levam entre si juntas para garantir a estanqueidade entre os módulos.
    66 863
    Ref8.:87=2212
    -109δ. - Difusor, de acordo com as reivindicações 1 a 8, caracterizado por estar prevista, disposta na última bandeja na extremidade de tensão da máquina, a saida de água-pé que consiste num equipamento de electrobomba de duas unidades, uma para o serviço e outra para a distribuição de água-pé aos depósitos de aprovisionamento.
    Lisboa, 19
    Por TALLERES OVÍDIO MARTINEZ, S.A.
    16 14 15
    FIG.-r eres
    X\e,í
    FIG.-2
    Α-Β e^es
    23 12
    Ovidio MaviivieZj 6.R-
PT86170A 1987-07-03 1987-11-19 Difusor continuo para esgotamento de bagaco, polpa e produtos similares PT86170B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES8701957A ES2004741A6 (es) 1987-07-03 1987-07-03 Difusor continuo para agotamiento de orujo, pulpa y productos similares

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86170A PT86170A (pt) 1988-12-15
PT86170B true PT86170B (pt) 1993-09-30

Family

ID=8251604

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86170A PT86170B (pt) 1987-07-03 1987-11-19 Difusor continuo para esgotamento de bagaco, polpa e produtos similares

Country Status (2)

Country Link
ES (1) ES2004741A6 (pt)
PT (1) PT86170B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
ES2004741A6 (es) 1989-02-01
PT86170A (pt) 1988-12-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3128206A (en) Apparatus for a wet finishing process for continuous sheets of materials
FI68095C (fi) Tvaettanordning foer traemassa.
NO153403B (no) Fremgangsmaate og apparatur for vasking av cellulose.
US4479370A (en) Full counterflow mini-bath open-width fabric washer
US2592983A (en) Apparatus for separating cooking liquor from pulp
US4151093A (en) Stockwasher
JPS6331278B2 (pt)
FI63791B (fi) Foerfarande och anordning foer tvaettning av fibermassa
PT86170B (pt) Difusor continuo para esgotamento de bagaco, polpa e produtos similares
US2001208A (en) Cylinder paper machine
US2621506A (en) Wool degreasing machine
US2355243A (en) Paper pulp stock washer
US3795578A (en) Composite steam chamber for use on a traveling pulp mat
US3780863A (en) Liquid filter
US3505835A (en) Apparatus for the continuous liquid treatment of fabrics
DE116009T1 (de) Kontinuierlicher gegenstromapparat zum waschen von holzpulpefasern und verfahren.
US2810625A (en) Method of fibre scouring and washing
US3024189A (en) Method of and apparatus for purifying sewage
US1410814A (en) Apparatus for making nitrocellulose
US1832472A (en) Tained in sugab flants
US1359043A (en) Dyeing-machine
US1649960A (en) Feed device for film-forming machines
US3729174A (en) Apparatus for preparing wash solution
FI90258B (fi) Laite paperimassan nestekäsittelyä varten
SE422817B (sv) Anordning for att tvetta pappersmassa eller liknande

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930310

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19970930