PT84917B - Processo para a estampagem duma chapa - Google Patents
Processo para a estampagem duma chapa Download PDFInfo
- Publication number
- PT84917B PT84917B PT84917A PT8491787A PT84917B PT 84917 B PT84917 B PT 84917B PT 84917 A PT84917 A PT 84917A PT 8491787 A PT8491787 A PT 8491787A PT 84917 B PT84917 B PT 84917B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- sheet
- plate
- stamped
- adhesive
- blank
- Prior art date
Links
Classifications
-
- G—PHYSICS
- G09—EDUCATION; CRYPTOGRAPHY; DISPLAY; ADVERTISING; SEALS
- G09F—DISPLAYING; ADVERTISING; SIGNS; LABELS OR NAME-PLATES; SEALS
- G09F7/00—Signs, name or number plates, letters, numerals, or symbols; Panels or boards
- G09F7/16—Letters, numerals, or other symbols adapted for permanent fixing to a support
- G09F7/165—Letters, numerals, or other symbols adapted for permanent fixing to a support obtained by a treatment of the support
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B44—DECORATIVE ARTS
- B44B—MACHINES, APPARATUS OR TOOLS FOR ARTISTIC WORK, e.g. FOR SCULPTURING, GUILLOCHING, CARVING, BRANDING, INLAYING
- B44B5/00—Machines or apparatus for embossing decorations or marks, e.g. embossing coins
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B44—DECORATIVE ARTS
- B44B—MACHINES, APPARATUS OR TOOLS FOR ARTISTIC WORK, e.g. FOR SCULPTURING, GUILLOCHING, CARVING, BRANDING, INLAYING
- B44B5/00—Machines or apparatus for embossing decorations or marks, e.g. embossing coins
- B44B5/008—Machines or apparatus for embossing decorations or marks, e.g. embossing coins in layered material; connecting a plurality of layers by embossing
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B44—DECORATIVE ARTS
- B44B—MACHINES, APPARATUS OR TOOLS FOR ARTISTIC WORK, e.g. FOR SCULPTURING, GUILLOCHING, CARVING, BRANDING, INLAYING
- B44B5/00—Machines or apparatus for embossing decorations or marks, e.g. embossing coins
- B44B5/009—Machines or apparatus for embossing decorations or marks, e.g. embossing coins by multi-step processes
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B60—VEHICLES IN GENERAL
- B60R—VEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- B60R13/00—Elements for body-finishing, identifying, or decorating; Arrangements or adaptations for advertising purposes
- B60R13/10—Registration, licensing, or like devices
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Physics & Mathematics (AREA)
- General Physics & Mathematics (AREA)
- Theoretical Computer Science (AREA)
- Lining Or Joining Of Plastics Or The Like (AREA)
- Shaping Of Tube Ends By Bending Or Straightening (AREA)
- Printing Methods (AREA)
Description
Também se refere a um dispositivo para realizar o pro cesso na prática e a combinação duma chapa em branco e da folha reflec· tora da luz para empregar com o mencionado processo.
A presente invenção refere-se ao processo para a estampagem de chapas, particularmente chapas com o número de registo de veículos.
Conhecem-se processos para estampar uma chapa com o número de registo de um veículo, nos quais os caracteres a estampar são pressionados de encontro a uma chapa em branco previamente pintada, de tal modo que o material da dita chapa se projecte, através de partes cortadas de forma correspondente, numa folha de um material reflector que está fixa a uma das arestas da placa, tendo até à data sido sugeridos muitos métodos e meios para a fabricação de tais placas. Deverá ser
considerado que tais instalações se baseiam substancialmente numa operação única de estampagem de placas na qual os caracteres estampados possuem uma côr diferente da côr de fundo da dita placa.
Uma instalação deste tipo é, por exemplo, descrita na Patente Sul-Africana Na.83/6064, a qual divulga um método e uma instalação em que a folha do material reflector, em que uma das faces é revestida com um material adesivo sensível à acção do calor, é fixa λ chapa em branco, antes de se iniciar a operação da estampagem, numa primeira fase de aquecimento, fixação essa que é feita nas áreas que não irão conter os caracteres estampados. A placa e a folha de material reflector são entfio estampadas de uma tal forma que as zonas da dita folha que est&o imediatamente colocadas na periferia de cada caracter estampado sejam cortadas e removidas, apés o que a folha restante é fixa à placa por meio de uma segunda fase de aquecimento.
A finalidade da primeira fase da operação térmica é providenciar chapas em branco às quais irão parcialmente aderir as folhas de material reflector, e que poderão ser utilizadas sempre que a subsequente operação de estampagem tiver que ser efectuada numa fase mais tardia e num local diferente ao que se realizou a primeira fase da operação. A instalação assegura do mesmo modo que, durante a subsequente operação de estampagem, a folha e a chapa se encontram na posição exacta que se exige para se obter um bom produto acabado. As placas em branco contendo o material reflector parcialmente aderido podem ser produzidas em série numa fábrica sendo depois distribuídas por vários retalhistas onde a operação de estampagem prépriamente dita poderá ser realizada em conformidade com as exigências de um cliente em especial sem se necessitar que a pessoa encarregue da estampagem se preocupe com o facto de assegurar a exacta localização da folha e da chapa.
A razão das folhas estarem apenas parcialmente aderidas à chapa é para assegurar que as zonas a cOrtar não adiram à dita * ζζ ί
$ chapa quando tiverem que ser retiradas antes da operação da estampagem.
Um dos problemas surgidos com a instalação que descrevemos, está no facto de que sempre que as chapas em branco e as folhas de material reflector a elas parcialmente aderidas têm que ser guardadas durante um certo período de tempo antes de serem estampadas, o adesivo na restante folha é muitas vezes espontâneamente activado o que, evidentemente, pode ocasionar a colagem das zonas que se iriam retirar à dita chapa antes de se proceder à estampagem, pelo que é usualmente substancialmente difícil proceder & sua descolagem.
Um outro problema que poderá surgir com este tipo de dispositivo é que por vezes a folha de material reflector parcialmente aderida à chapa se desloca da sua posição exacta em relação & dita chapa em branco antes de se proceder à estampagem.
Deste modo, é um dos objectivos da presente invenção fornecer um processo e meios para estampar uma chapa, particularmente uma chapa com um número de registo dum veículo, em que os mencionados problemas possam ser ultrapassados ou pelo menos minimizados.
Segundo a invenção é fornecido um método para estampar chapas, particularmente chapas com o número de registos de veículos, caracterizado por compreender as operações que consistem em se arranjar uma chapa em branco e uma folha de um material cuja face operativa pretendida tem uma côr que contrasta com a côr da referida chapa, e cuja face oposta contém um adesivo activável, folha essa que possui exactamente as mesmas dimensdes e a mesma configuração que se pretende que a chapa estampada tenha; se colocar a folha sobre a chapa na posição exacta que ela deve ocupar na chapa finalmente estampada; se estamparem na chapa os caracteres necessários de maneira que o material da folha seja cortado ao longo das periferias dos caracteres estampados; se removerem da chapa as partes cortadas da folha; e se activar o ade5 aÍTO de tal modo que faça a folha aderir à chapa.
Dever-se-à considerar que com este dispositivo o retalhista, que terá de proceder à operação da estampagem, poderá ser fornecido com stockagem de chapas em branco e folhas de material reflector tendo ele apenas que os juntar aos pares na posição exacta pretendida antes da operação de estampagem própriamente dita. Este tipo de instalação poderá assim obviar os problemas que acima se mencionaram existentes nos dispositivos até agora utilizados.
Ainda segundo a presente invenção a chapa em branco inclui uma formação de retenção que demarca exactamente a área da chapa onde a folha deve ser colocada, antes da operação de estampagem.
Tal formação de retenção compreende de preferência um rebordo que se prolonga em volta da periferia exterior da chapa.
processo da presente invenção inclui igualmente no seu âmbito a associação da chapa e da folha com a configuração mencionada*
Pelo processo da presente invenção o adesivo da folha é activável por acção do calor e a operação de activação do adesivo compreende o aquecimento da chapa estampada e da folha que a recobre até atingir uma temperatura pré-determinada.
Preferencíalmente, tal aquecimento deverá ser realizado enquanto a chapa e a folha são mantidas numa condição de pressão reduzida de tal forma que leve a folha a ser mantida por cima da chapa mediante aspiração.
Ainda pelo processo divulgado pela presente invenção a folha é feita dum material reflector de luz e a chapa é préviamente pintada duma determinada côr, como por exemplo de preto.
Ainda segundo o processo da presente invenção a estampagem da chapa e da folha e o seu subsequente aquecimento é realizado segundo a maneira e a instalação divulgada na atrás mencionada Patente Sul-Africana com o N5.83/6064.
Descrever-se-á seguidamente uma das formas de realização da presente invenção ã laia de exemplo e com referência aos desenhos em anexos, nos quais:
- A Figura 1 ilustra uma perspectiva diagramática alargada de uma chapa em branco e uma folha de material reflector de luz segundo o processo da invenção.
- A Figura 2 representa um plano diagramático de uma chapa estampada de acordo com o processo da invenção.
- A Figura 3 ilustra uma secção recta da chapa representada na Figura 2, vista pelas linhas III:III da dita Figura 2j e
- As Figuras 4 a 6 representam perspectivas diagramáticas da instala^· ção utilizada na realização do processo da presente invenção.
Nesta forma de realização do processo da invenção há uma chapa em branco (1) que é previamente pintada de preto e que se pretende que seja uma chapa com o número de registo dum veículo. A chapa (1) é feita de metal fino e de dimensões padrão e inclui um rebordo (2) que se prolonga periféricamente e que define uma área (3) de dimensão e configuração pré-determinadas.
Existe igualmente uma folha (4) feita dum material reflector de luz. Uma das faces (5) da folha (4) define a sua área que se pretende operativa na chapa com o número de registo do veículo, enquanto que a face oposta (6) é revestida com um adesivo sensível à acção do calor. A folha (4) possui uma dimensão e configuração tais que assenta exactamente na área (3) na chapa (1), de tal forma que a margem exterior da folha (4) atinja a margem interior do rebordo (2) por todo o comprimento da sua periferia.
A fim de se estampar os caracteres (geralmente indicados por 7) na chapa (1), utiliza-se uma prensa (8) (figura 4) que é similar à prensa utilizada na operação de estampagem de acordo com o atrás mencionado método da Patente Sul-Africana, N2.83/6064.
A prensa (8) inclui um elemento que se mova hidraulicamente (9) que está adaptado para encaixar uma peça situada entre si e um elemento estacionário (10) da dita prensa, durante a operação da estampagem.
Os cunhos (11) utilizados na operação da estampagem são igualmente similares aos utilizados na referida Patente Sul-Africana, N2.83/6064. Um destes cunhos está detalhadamente ilustrado na Figura 5 com as suas partes afastadas.
Cada um dos cunhos (11) compreende dois elementos ligados articuladamente (12 e 13) entre os quais a chapa (1) pode ser ensaduichada.
Cada cunho (13) inclui uma formação em relevo ou punção (14) que em dimensão e configuração corresponde a um dos caracteres (7a) que se pretende estampar na chapa (1). A punção (14) está adaptada para encerrar os elementos (12 e 13) um de encontro ao outro e passar num rebaixo (15) existente no membro (12).
A extremidade interior do rebaixo (15) inclui uma margem cortante (16) por toda a extensão da sua periferia, a qual pode co-fun8
c-tonar com a punção (14) no corte do material da folha a retirar (4).
A base (17) do rebaixo (15) pode ger revestida com um material resiliente flexível tal como borracha, que se pretende que vá facilitar a remoção da parte da folha (4) que ê recortada acima dum caracter estampado (7). A face operativa(lâ) do membro (12) é igualmente revestida com um material resiliente flexível como a borracha, por exemplo, a qual poderá ceder durante a operação de estampagem.
No dispositivo, a folha (4) está localizada na área (3) da chapa (1) de forma a sobrepôr exactamente a dita chapa, isto é de forma a que a margem exterior da folha (4) atinja a margem interna do rebordo (2) ao longo de toda a sua periferia. 0 número e tipos de cunhos (11) necessários à legenda que se pretende estampar na chapa (1) são então fixados, na sequência desejada, à chapa (1) e à folha a ela sobreposta (4), colocando-se a peça já composta num tabuleiro (19) (Figura 4) o qual está adaptado para deslizar num trilho para dentro duma abertura definida entre os membros da prensa (9 e 10), quando a prensa (8) está na sua posição de não-funcionamento.
tabuleiro (19) passa então pela dita abertura, accionando-se a prensa (8) a fim dos seus membros (9 e 10) encaixarem a peça a trabalhar entre si e aí estamparem os caracteres (7) pretendidos na chapa (1). Simultâneamente, a margem cortante de cada cunho (11, corta o material da folha (4) ao longo das periferias dos caracteres estampados (7).
Quando após a estampagem o tabuleiro (19) é retirado da prensa (8) ficando os cunhos (11) na posição de abertos, as ditas partes recortadas da folha (4) que aderirem às faces operativas das punções (14) podem ser daí retiradas com relativa facilidade. Devido às aberturas dos recortes na folha (4) que correspondem aos caracteres estanrpados (7), a folha (4) permanece na posição exacta que lhe é exigida em relação à chapa estampada (1).
A chapa (1), cuja face operativa passa a constituir os caracteres de côr preta estampados em relevo (7), projectando-se através de aberturas na folha (4) de formato correspondente, é então feita passar através dum aquecedor (20) (Figura 4), o qual é mostrado na Figura 6 com mais detalhe, aquecedor esse que é similar ao da dita Patente Sul-Africana N®.83/6064.
aquecedor (20) compreende um compartimento (21) que pode ser fechado por meio duma tampa (22).
compartimento (21) está ligado a uma extremidade dua tubo (23) cuja outra extremidade está ligada a uma bomba de vácuo ou similar, por meio da qual se poderá reduzir a pressão dentro do compartimento (21). Descobriu-se uma bomba que pode originar um vácuo de aproximadamente 70 K pa em dois minutos dentro dum compartimento (21) apropriado.
compartimento (21) está dotado, na direcção da sua extremidade aberta, com uma plataforma (24) que inclui uma pluralidade de aberturas (25) pelas quais o ar acima da plataforma (24) pode ser aspirado desde a plataforma inferior (24).
Uma folha fina (26), de material resiliente como a borracha por exemplo, está articuladamente ligada ao longo de uma das suas arestas à extremidade superior do compartimento (21). Quando a folha (26) é articulada à, plataforma (24) poderá ser aspirada de forma a ir ao seu encontro, quando a aspiração é aplicada ao compartimento (21) da maneira atrás referida.
A tampa (22) está dotada no seu interior com quatro lâmpadas (27) as quais, quando estão acesas, podem fazer aumentar a temperatura do compartimento (21) até se atingir um pré-determinado nível. 0 inventor descobriu uma instalação tal que pode fazer aumentar a temperatura dentro do compartimento (21) para aproximadamente 70 - ÍOO^C no espaço de 15 segundos.
Após a operação de estampagem, a chapa estampada (1) e a folha (4) encontram-se situadas no aquecedor (20) na plataforma (24); a folha (26) é articulada de forma a ir encaixar com elas; a tampa (22) está fechada; aplica-se a aspiração à abertura de saída (23), e ligam-se as lâmpadas (27) durante o período de tempo necessário. A folha (26) é então devidamente aspirada de encontro & chapa (1) e folha (4), de forma a fazer com que a folha (4) seja firmemente pressionada para baixo de encontro à chapa (1). Simultâneamente, o aumento da temperatura dentro do compartimento (21) causado pelas lâmpadas (27), activa o adesivo do reverso da folha (4) de forma a que esta folha (4) fique firmemente fixa à chapa (1).
Após a chapa (1) e folha (4) terem recebido o tratamento respectivo no aquecedor (20), a bomba de vácuo e as lâmpadas são desligadas retirando-se o produto acabado que compreende a chapa estampada, logo que a sua temperatura tenha decrescido o suficiente para poder ser manuseado com segurança.
inventor descobriu que o processo agora descrito pode originar um excelente produto, mesmo quando se utiliza um trabalho não especializado na operação de estampagem.
Dever-se-á ainda considerar que o processo e sistema divulgados na presente invenção pode obviar, ou pelo menos minimizar, os problemas encontrados nas instalações até agora utilizadas e que atrás foram mencionados.
Será ainda de ter em conta que não existem dúvidas quanto ao facto de serem possíveis de efectuar muitas variações num método, sistema, instalação e tipo de artigos a estampar de acordo com o método descrito na presente invenção sem se partir do panorama das reivindicações que se irão seguir.
Claims (12)
- Ι®.- Processo para a estampagem duma chapa, particularmente duma chapa com o número de registo dum veículo, caracterizado pelo facto de incluir as operações que consistem em se arranjar uma chapa em branco e uma folha dum material cuja face operativa pretendida tem uma côr que contrasta com a cor da referida chapa e cuja face oposta contém um adesivo activável, tendo a mencionada folha exactamente as mesmas dimensões e a mesma configuração que se pretende que a chapa estampada tenha;- se colocar a folha sobre a chapa na posição exacta que ele deve ocupar na chapa finalmente estampada;- se estamparem na chapa os caracteres necessários de maneira que o material da folha seja cortado ao longo das periferias dos caracteres estampados;- se removerem da chapa as partes cortadas da folha; e- se activar o adesivo de tal maneira que se faça aderir a folha à chapa.
- 2#.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a chapa em branco incluir uma formação de retenção que demarca exactamente a área da chapa em que a folha deve ser colocada, antes da operação de estampagem.
- 3®,- processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de a formação de retenção compreender um rebordo que se prolonga em volta da periferia exterior da chapa
- 4#,- Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o adesivo da folha ser activâvel por acção do calor e a operação de activação do adesivo compreender o aquecimento da chapa estampada e da folha que a recobre até uma temperatura pré-determinada.
- 58·- Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto de o aquecimento se realizar enquanto a chapa e a folha são mantidas numa condição de pressão reduzida de tal maneira que se faça com que a folha seja mantida por cima da chapa mediante aspiração.
- 6*.- Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de a folha ser feita dum material que reflecte a luz e a chapa ser previamente pintada duma côr particular, por exemplo, de preto.
- 7*.- Dispositivo para a realização do processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de compreender uma prensa em que se insere um cunho em que figuram em relevo os caracteres a estampar na chapa de registo de matrícula.
- 8®·- Combinação duma chapa em branco que se pretende venha a ser estampada, particularmente uma chapa com o número de registo dum veículo, com uma folha dum material cuja face operativa é duma côr que contrasta com a côr da chapa e a face oposta contém um adesivo activável, caracterizada pelo facto de a chapa ter as dimensões exactas β a configuração que se pretende que a chapa estampada tenha.
- 9»,- Combinação de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo facto de a chapa em branco incluir uma formação de retenção que demarca exactamente a área da chapa em que a folha deve ser colocada antes da operação de estampagem.
- 10#.- Combinação de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo facto de a formação de retenção compreender um rebordo que se prolonga em volta da periferia exterior da chapa.
- 11#·— Combinação de acordo com qualquer das reivindicações 8 a 10, caracterizada pelo facto de o adesivo ser térmicamente activável.
- 12#.- Combinação de acordo com qualquer das reivindicações 8 a 11, caracterizada pelo facto de a chapa em branco ser préviamente pintada duma côr particular e a folha ser dum material reflector da luz.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
ZA863750 | 1986-05-20 |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT84917A PT84917A (en) | 1987-06-01 |
PT84917B true PT84917B (pt) | 1990-02-08 |
Family
ID=25578411
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT84917A PT84917B (pt) | 1986-05-20 | 1987-05-20 | Processo para a estampagem duma chapa |
Country Status (3)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP0246880A3 (pt) |
AU (1) | AU7324687A (pt) |
PT (1) | PT84917B (pt) |
Families Citing this family (6)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FI85956C (fi) * | 1989-11-27 | 1992-06-25 | Harri Olavi Vaarala | Foerfarande och medel foer att goera maerkning i ett arbetsstycke. |
US5227194A (en) * | 1990-01-24 | 1993-07-13 | Sierra E Jose L De | Reflecting vehicle license plate and sign and method of making same |
ES2064195B1 (es) * | 1992-04-30 | 1997-11-16 | Samar T Ind | Procedimiento de fabricacion de placas o letreros rotulables por embuticion de caracteres o signos. |
FR2694897B1 (fr) * | 1992-08-19 | 1994-11-25 | Fabricauto Sa | Ensemble de deux plaques métalliques, dont l'une est encastrée dans l'autre par estampage, et son procédé de fabrication. |
ES2127072B1 (es) * | 1995-09-07 | 2000-01-16 | Samar T Ind | Nueva placa de matricula y similares. |
ES2800225B2 (es) * | 2019-06-21 | 2022-09-01 | Ind Samart Sa | Placa de matricula |
Family Cites Families (2)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FR2395562A1 (fr) * | 1977-06-23 | 1979-01-19 | Sep | Procede de fabrication de plaques de signalisation et plaques obtenues |
AU1874083A (en) * | 1982-09-08 | 1984-03-15 | Buffalo Corp. Ltd. | Embossing plates |
-
1987
- 1987-05-20 PT PT84917A patent/PT84917B/pt not_active IP Right Cessation
- 1987-05-20 AU AU73246/87A patent/AU7324687A/en not_active Abandoned
- 1987-05-20 EP EP87304491A patent/EP0246880A3/en not_active Withdrawn
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
AU7324687A (en) | 1987-11-26 |
PT84917A (en) | 1987-06-01 |
EP0246880A2 (en) | 1987-11-25 |
EP0246880A3 (en) | 1988-11-30 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT84917B (pt) | Processo para a estampagem duma chapa | |
US3368741A (en) | Envelope with removable pressure adhesive identification label | |
US4670085A (en) | Apparatus for peeling print sheets from disposable sheet portions of film unit assemblies | |
ES2256284T3 (es) | Una etiqueta laminar, asi como un metodo y un aparato para producirla. | |
US1151461A (en) | Process for making printing-plates. | |
EP0238546A1 (en) | Disposable film packaging and holder for it. | |
US3517106A (en) | Picture mounting means and methods and materials therefor | |
US2438828A (en) | Stencil assembly with removable backing and facing sheets | |
ES272534U (es) | Modulo compuesto habitable e hinchable. | |
US2493159A (en) | Apparatus for removing a protective sheet from a card aperture and for mounting a selected microfilm therein | |
US5419589A (en) | Apparatus and method for carrying imprints of body portions | |
US2599859A (en) | Paper holder for making photographic enlargements | |
US3771440A (en) | Process of preparing a printing plate for accurate registration | |
EP1380470A2 (en) | Universal registration plate holder | |
US3395431A (en) | Casket lid with upholstery and method of construction | |
US2036682A (en) | Photographic printing device and method of printing | |
US3732134A (en) | Jewelry piece and method | |
EP0105643A1 (en) | Method of embossing plates and apparatus therefor | |
DE3682114D1 (de) | Roentgenfilmkassette fuer ein tageslichtsystem. | |
US1575720A (en) | Lantern-slide mounting | |
BR7904623A (pt) | Sistema registrador para alinhamento de uma placa de impressao flexivel no ajustador | |
USRE30476E (en) | Devices for the fold-free stretching and holding of liquid crystal films | |
US3389477A (en) | Printing plate alignment device | |
US3616084A (en) | Patch-applying device for data cards | |
ES2544334T3 (es) | Procedimiento de fabricación en pequeñas series de manguitos tubulares estirables y manguito tubular estirable |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
MM3A | Annulment or lapse |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 19940131 |