PT84138B - Bomba de fragmentacao - Google Patents

Bomba de fragmentacao Download PDF

Info

Publication number
PT84138B
PT84138B PT8413887A PT8413887A PT84138B PT 84138 B PT84138 B PT 84138B PT 8413887 A PT8413887 A PT 8413887A PT 8413887 A PT8413887 A PT 8413887A PT 84138 B PT84138 B PT 84138B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
fragmentation
box
charge
grooves
rings
Prior art date
Application number
PT8413887A
Other languages
English (en)
Other versions
PT84138A (pt
Inventor
Avraham Rosenberg
Joseph Eyal
Seev Willy Zalmon
Original Assignee
Israel State
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Israel State filed Critical Israel State
Priority to PT8413887A priority Critical patent/PT84138B/pt
Publication of PT84138A publication Critical patent/PT84138A/pt
Publication of PT84138B publication Critical patent/PT84138B/pt

Links

Landscapes

  • Drilling And Exploitation, And Mining Machines And Methods (AREA)
  • Pressure Welding/Diffusion-Bonding (AREA)

Description

Descrição geral da invenção
A presente invenção proporciona uma granada de fragmen tação que compreende:
uma caixa substancialmente cilíndrica para conter tuna carga de material explosivo e tendo uma primeira extremidade aber
-3ta e uma segunda extremidade subtancialmente fechada;
um corpo de fragmentação que envolve a referida caixa e compreende pelo menos um anel de fragmentação que é munido de uma pluralidade de ranhuras orientadas axialmente, estando estes anéis de fragmentação montados entre um primeiro e um segundo ele mento terminais sem ranhuras, sendo o referido primeiro elemento terminal anelar e estando colocado adjacente à referida primeira extremidade da citada caixa de um modo que impede um desprendimen to num sentido de afastamento da referida segunda extremidade da caixa, e sendo o referido segundo elemento terminal colocado adja cente à segunda extremidade da referida caixa;
um elemento para ligar conjuntamente o referido segundo elemento terminal e a referida caixa; e um elemento para vedar a citada carga de material expio sivo dentro da referida caixa.
Quando o corpo de fragmentação compreende dois ou mais z ~ z Λ aneis de fragmentaçao, todos estes aneis tem, de preferencia, o z mesmo raio de curvatura. As ranhuras axiais do anel ou dos aneis de fragmentação podem ser formadas no lado interior ou no lado exterior dos mesmos.
De acordo com uma das formas de realização da presente invenção, a granada de fragmentação tem uma única finalidade e a carga de material explosivo dentro da referida caixa é vedada por uma placa terminal.
De acordo com uma outra forma de realização da invenção, a granada de fragmentação tem uma finalidade dupla, isto é, pode ser utilizada contra pessoas e contra armações, e a referida caj;
ga de material explosivo dentro da caixa é configurada como uma carga perfilada e é vedada por meio de um forro cónico cujo dia metro diminui afastando-se da referida primeira extremidade da caixa.
De acordo com uma das características da invenção, a pa rede terminal do elemento de carga e o elemento terminal adjacen te do corpo de fragmentação têm furos alinhados dentro dos quais se coloca um rebite tubular por meio do qual a caixa longitudinal e o elemento terminal adjacente do corpo de fragmentação são f^ xados um ao outro.
Se for desejado, o referido rebite tubular pode alojar uma carga reforçadora adicional.
Descrição resumida da invenção
Para uma melhor compreensão da presente invenção, a mes ma sera a seguir descrita mais em pormenor com referencia aos de senhos anexos cujas figuras mostram:
a fig. 1 - Uma vista de cima, parcialmente em corte, de um anel de fragmentação previamente munido de ranturas, utiliza do para formar uma granada de fragmentação de acordo com a presen te invenção;
a fig. 2 - uma vista de frente do anel da fig. 1; e a fig. 3 - um corte longitudinal axial através de uma granada de fragmentação com finalidade dupla, de acordo com a pre sente invenção.
-5Descrição de uma forma de realização específica
Como se vê nas figs. 1 e 2, um anel metálico 1 é munido, no lado interior 3, de uma pluralidade de ranhuras 2. A formação previa das ranhuras do anel, da direcção axial, proporciona zonas de enfraquecimento de modo que as forças dirigidas radialmente causam uma eficiência extremamente elevada de fragmentação radial.
A granada de fragmentação 4 de acordo com a presente in venção, ilustrada na fig. 3, e tendo uma finalidade dupla, isto é, podendo ser utilizada contra pessoas e contra blindagens, com preende uma caixa longitudinal 5 tendo uma primeira extremidade aberta 6 e uma segunda extremidade fechada 7. A caixa 5 é envol vida por um corpo de' fragmentação 8 que compreende uma pluralida de de aneis ranhurados de fragmentação 9 do tipo mostrado nas figs. 1 e 2, tendo estes anéis o mesmo raio de curvatura e sendo empi. lhados uns sobre os outros. Os aneis 9 são montados entre um pri meiro e um segundo elementos 10 e 11 sem ranruras, tendo o primei ro elemento sem ranhuras 10 uma forma anelar e situando-se adja cente à primeira extremidade 6 da caixa 5 enquanto o segundo ele mento 11 sem ranhuras tem a forma de uma tampa anelar e se situa adjacente à segunda extremidade 7 da caixa 5 em cima de uma par te cónica deste elemento 11.
segundo elemento 11 sem ranhuras, pertencendo ao co£ po de fragmentaçao 8, e fixado firmemente na caixa 5 por meio de um rebite tubular de fixação 14 que e colocado em furos alinhados existentes no elemento 11 e na caixa 5, e compreende uma saia co.
nica 15 e uffla cabeça anelar 16.
A caixa 5 de forma substancialmente cilíndrica contém uma carga 17 de material explosivo, vedada por um forro metálico cónico 18 formando uma parede interior cónica e deixando uma ca vidade 19. Uma extremidade substancialmente cilíndrica 20 do forro interior cónico 18 compreende uma nervura exterior periférica 21 formada integralmente e estando em associação com uma ranhura ane lar 22 situada adjacente à primeira extremidade 6 da caixa 5 e retendo o forro cónico 18 em posição. A carga explosiva 17 e o forro 18 são assim formados como um conjunto de carga perfilada que, como se sabe, produz, quando da sua detonação, um jacto axial que penetra blindagens.
De acordo com uma forma de realização alternativa da pre sente invenção, a carga explosiva 17 pode preencher substancialmente todo o espaço interior da caixa 5, e pode eer vedada por meio de uma placa terminal circular e substancialmente plana, co locada e fixada convenientemente na primeira extremidade 6 da cai. xa,
Para a detonação da carga explosiva 17 há uma carga adi cional reforçadora 23 colocada num furo axial formado no centro do rebite tubular 14. A carga reforçadora 23 é de ura tipo já co. hhecidoepode ter a forma de um conjunto que compreende placas de retenção e urna carga explosiva firmemente compactada. Quando do funcionmaento, a carga reforçadora 23 é detonada por meio de um mecanismo convencional que compreende uma cavilha percutora e uma carga primaria e que forma uma parte do conjunto da cabeça da gra nada (não mostrada) montado em cima do elemento terminal 11 e do rebite 14.
A montagem da granada de fragmentação 4 mostrada na fig.
pode ser realizada fixando-se a caixa 5 - cuja primeira extremidade aberta ainda não foi deformada - no elemento terminal 11 z por meio do rebite 14. A seguir, colocam-se os aneis de fragmen tação 9 envolvendo a caixa 5 e empilhados um sobre o outro, e de pois disso coloca-se o anel de base 10. Uma vez montado o anel de base 10, a primeira extremidade 6 da caixa 5 é deformada median te um processo de rolamento, para formar a ranhura periférica 22 e a parte cónica da caixa 5, de modo a associar-se com o bordo interior anelar e periférico 12 do elemento 10.
Terminada a operação de rolamento, o oonjunto da carga reforçadora 23 é colocado na cavidade central do rebite 14 e is to pode ser realizado quer utilizando uma carga reforçadora num conjunto previamente formado, ou colocando a carga localmente.
A cavidade central do rebite 14 pode ser munida de elementos (nao mostrados) tais como um escalão, para reter o conjunto da carga reforçadora 23 em posição.
Neste momento, a granada de fragmentação é invertida e uma carga explosiva 17 é vertida para dentro da caixa 5. A seguir, coloca-se o forro interior cónico 18 e realiza-se uma operação de deformação a frio, comprimindo-se a extremidade substancialmen te cilíndrica 20 do forro 18 de modo a'formar integralmente uma nervura exterior periférica 21 que fica alojada na ranhura anelar 22 da caixa 5.
Da descrição anterior compreende-se facilmente que a gra nada de fragmentação de acordo com a presente invenção se distin gue por uma eficiência excelente e reprodutível da fragmentação,
-8tanto na direcção radial como na axial. A fragmentação radial é facilitada pela forma ranhurada de cada um dos anéis de fragmen tnção que constituem o corpo da granada; e no caso de haver dois ou mais destes aneis, a fragmentação axial é predeterminada e exi ge muito pouca energia exactamente pelo facto de o corpo da granada ser constituído por uma pluralidade de anéis separados.
Embora algumas formas de realização particulares da pre sente invenção tenham sido descritas e ilustradas anteriormente, deve compreender-se que podem apresentar-se facilmente aos enteji didos na matéria diversas modificações e variações e, por conse. quência, entende-se que as reivindicações devem ser interpretadas de modo a incluírem tais modificações e aquivalentes. Deve notar-se particularmente que, em vez de se utilizar anéis de fragmen tação formados com ranhuras no lado interior, e também possível, de acordo com a presente invenção, utilizar anéis de fragmentação munidos de ranhuras no lado exterior ou em ambos os lados.

Claims (9)

  1. Reivindicações
    1. Granada de fragmentação compreendendo uma caixa substan cialmente cilíndrica (5) para conter uma carga (17) de material explosivo e tendo uma primeira extremidade aberta (6) e uma segun da extremidade (7) substancialmente fechada, caracterizada por compreender um corpo de fragmentação (8) que envolve a referida caixa (5) e compreende pelo menos um anel de fragmentação (9) mu nido de uma pluralidade de ranhuras (2) orientadas axialmente, estando estes aneis de fragmentação (9) montados entre um primei ro e um segundo elementos terminais (10, 11) sem ranhuras, tendo o referido primeiro elemento terminal (10) uma forma anelar e sen do colocado adjacente à referida primeira extremidade (6) da cai, xa (5) de tal modo que impede um desprendimento num sentido de afastamento da referida segunda extremidade (7) da caixa (5), e sendo o referido segundo elemento terminal (11) colocado adjacen te à segunda extremidade (7) da citada caixa (5); um elemento (14) para ligar conjuntamente o referido segundo elemento termi. nal (11) e a referida caixa (5); e um elemento (18) para vedar a referida carga de material explosivo (17) dentro da citada cai. xa (5).
  2. 2. Granada de fragmentação de acordo com a reivindicação
    1, caracterizada por os referidos anéis de fragmentação (.9) serem munidos de ranhuras formadas no lado interior dos mesmos.
  3. 3. Granada de fragmentação de acordo com a reivindicação
    1, caracterizada por os referidos aneis de fragmentação (9) serem munidos de ranhuras formadas no lado exterior dos mesmos.
  4. 4. Granada de fragmentação de acordo com a reivindicação
    1, caracterizada por os referidos anéis de fragmentação (9) serem munidos de ranhuras formadas tanto no lado interior como no lado exterior dos mesmos.
  5. 5. Granada de fragmentação de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizada por compreender pelo menos dois aneis de fragmentação (9) com raios de curvatura iguais.
  6. 6. Granada de fragmentação de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 5 e tendo uma única finalidade, caracterizada por a carga de material explosivo, situada dentro da referida ca^ xa, ser vedada por meio de uma placa terminal.
  7. 7. Granada de fragmentação de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 5 e tendo uma finalidade dupla, para ser uti lizada contra pessoas e contra blindagens, caracterizada por a referida caixa (5) ser vedada por meio de um forro conico (18) cujo diâmetro diminui na direcção de afastamento da extremidade aberta (6) da caixa portadora (5) pelo que se forma uma carga ex plosiva perfilada.
  8. 8. Qrmada de fragmentação de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por o referido segundo elemento terminal (11) sem ranhuras do corpo de fragmentação ser fixado na referida segunda extremidade (7) da caixa (5) por meio de um rebite tubular (14) que é colocado em furos alinhados do referido elemento (11) sem ranhuras e da caixa (5).
  9. 9. Granada de fragmentação de acordo com a reivindicação 8, caracterizada por o referido rebite (14) alojar, numa cavida de central, uma carga refoçadora adicional (25).
    - rfpr;ehh
    Resumo da Invenção
    -11Bomba de fragmentação
    Descreve-se um projéctil de fragmentação tal como uma granada ou uma pequena bomba com finalidade simples ou dupla, pa ra um projéctil de carga, que compreende um corpo de fragmentação que envolve uma caixa que contém uma carga explosiva,.compreen dendo eete corpo de fragmentação um ou mais anéis de fragmentação munidos de ranhuras que se estendem na direcção axial.
    Quando a granada tem um finalidade dupla, para ser uti lizada contra pessoas e contra blindagens, a carga explosiva dan tro da caixa é vedada por meio de um forro cónico.
PT8413887A 1987-01-19 1987-01-19 Bomba de fragmentacao PT84138B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT8413887A PT84138B (pt) 1987-01-19 1987-01-19 Bomba de fragmentacao

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT8413887A PT84138B (pt) 1987-01-19 1987-01-19 Bomba de fragmentacao

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT84138A PT84138A (pt) 1987-09-18
PT84138B true PT84138B (pt) 1994-09-30

Family

ID=20083976

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8413887A PT84138B (pt) 1987-01-19 1987-01-19 Bomba de fragmentacao

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT84138B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT84138A (pt) 1987-09-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5083424A (en) Heat shield configuration with low coolant consumption
US4745864A (en) Explosive fragmentation structure
US2734456A (en) sweetman
US4644867A (en) Shell case with non-compressible fragments metallurgically bonded to the casing
US2839997A (en) Shaped charges
BRPI0607157B1 (pt) Projétil
EP0273994B1 (en) A fragmentation bomb
US4738184A (en) Double layer armor
EP2045569B1 (en) Shrouded bomb
US3081704A (en) Rod producing warhead
JPH028699A (ja) 破片ジャケットを備えた弾丸
US4503776A (en) Fragmentation body for fragmentation projectiles and warheads
US4979443A (en) Liner for a warhead with protruding central portion
CA2527043A1 (en) Kinetic energy rod warhead with lower deployment angles
PT84138B (pt) Bomba de fragmentacao
US3516359A (en) Centrifugal spiral band locking device,especially for self-destroying fuzes
US3741123A (en) Multi cylinder shell of fragmentized metal
US631703A (en) Shrapnel shell.
US2458576A (en) Fragmentation bomb
WO2005036090A3 (en) Kinetic energy rod warhead with isotropic firing of the projectiles
US4850171A (en) Modular furnace lining and hardware system therefor
US3404782A (en) Flare rack assembly
CN214502241U (zh) 起爆具注装模具
ES2312715T3 (es) Procedimiento para la fabricacion de un penetrador de blindaje.
US1632147A (en) Dummy bomb

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940316

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19950930